Presidência da República: “Espionagem serve de alerta para Brasil na compra de armas”

untitled“Alerta!”: Brasil só comprará material bélico de países que assegurem o “uso soberano” dos equipamentos.

Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, afirma que a espionagem dos EUA sobre as comunicações brasileiras serve de “alerta” para o país nas futuras negociações para compra de armamento bélico.

Ao citar a aquisição de baterias antiaéreas da Rússia por US$ 2 bilhões, efetivada na última semana, ele diz que o Brasil só comprará material bélico de países que assegurem o “uso soberano” dos equipamentos.

Marco Aurélio menciona que as denúncias de espionagem deixaram uma “sombra” na relação entre Brasil e Estados Unidos e que a decisão sobre a compra dos novos caças cabe exclusivamente à presidente Dilma Rousseff.

Ele falou ao UOL e à Folha em 18.out.2013.

Fonte: UOL Mais


43 Comentários

    • Então na realidade que foi retaliada foi a FAB e o Brasil, já que o ‘seu governo’ não vai comprar caça nenhum.

      • Deixa de ser chorão Capa Preta.
        A FAB mesmo se retaliou por ter uma cupula capaxo Yankee que pensa mais em agradar Americanos do que nos interesses do Brasil e dos Brasileiros.

      • Nessa eu vou concordar a FAB ta muito mais preocupada em agradar os EUA que os brasileiros.
        Se tantos projetos caros estão sendo assinados menos o FX-2, tudo leva a crer que seja a FAB o culpado de tudo!!!!!

      • E a FAB que assina o cheque ?

        Quem manda ? O governo na FAB, ou a FAB no governo ? se for a segunda opção, so demonstra que este governo e frouxo hierarquicamente.

        O rabo não abana o cachorro, e o tigre nunca abana o rabo, para o lado do sol poente.

      • Se liga Franco, Você acha que se coubesse a força aérea escolher seu caça, ela ja não teria escolhido ?

        não venha tirar a batata quente do colo da sua gerentona não, dela do molusco e do FHC, e graças a todos eles que a FAB esta passando vergonha internacional.

      • Não é isso, os caças sim, mas eu falei dos cheques… o poder executivo não assina tudo, os militares assinam mais de 90% das compras militares… só as grandes é que passam pelo aval do executivo!

    • Chora bananeira
      bananeira chora
      chora bananeira
      a Boeing e a Chevron ja foram embora
      kkkkk
      Para desespero dos baba óvos e borra botas
      xupa essa inhãma que sai coalhada.

  1. Podem bufar à vontade pois a cada dia há mais sinais indicando uma mudança na compra de materiais bélicos os fatos se mostram por si só.Esse cara daí de cima é um radical da extrema esquerda do partido e não sei o quanto a voz dele vale, mas já deputados querendo saber sobre a espionagem da NSA no Fx-2 , aos vassalos sentem-se na cadeira porque a máscara vai cair mais uma vez.

    • Não so isso meu caro mas tambem uma mudança de postura na geopolitica e geoestrategia embora os colaboradores trairas sejam muitos dentro de setores estrategicos.

  2. “” uso soberano…serve de alerta … uso da espionagem… deixaram uma sombra…””

    Me parece frases prontas para justificar o cancelamento da compra do F-18 shornet … na verdade mesmo a atual administração não quer mesmo equipamento americano e lógico que há sabedoria nisso, os próprios EUA conspiram contra si próprios sem muito esforço.
    Então o escândalo das espionagens caíram como uma luva e foram muito oportunas nesse momento, o governo aproveitou e está usando isso .

    Então vai dar Rafale e pronto , aviãozinho de papel não … um tampãozinho russo por enquanto serve.

    http://www.youtube.com/watch?v=yjDQEjd78DU

    • Eles estavam fazendo o jogo dos Yankees sim meu caro STADEU pois eram persuadidos de todos os lados neste pais capaxo.
      Essa esquerda de tão otarios que não desconheciam o submundo da inteligencia de Estado e estão como virgenzinhas recem estrupadas equizofrenizando.
      O Brasil é espionado e manipulado por Yankees desde os anos 50 e os envolvimentos na maquina politica e de segurança é enorme e profundo.
      Em uma democracia como ja cansei de afirmar vermes não somente tem a obrigação de co-existirem em mesmos espaços mas acima de tudo sempre se impõe a vontade da maioria senão inexiste democracia.
      Nossa sociedade,a maior parte de nossos soldados e ate a maior parte de nossos corruptos estão abrindo os olhos para o que sempre soubemos.Não passavamos de medievais cultivadores e extratores a nutrirmos e enriquecermos a Europa Ocidental e os EUA.
      A maioria cansou-se disso tudo e tambem de aturar Brasileiros traidores que sempre nos empurraram goela abaixo seus capaxismos movidos por xenofobia ideologica.
      O exemplo esta na nossa cara.Ate o final da decada de 80 China e India eram muito mais atrasadas que o brasil e hoje eles são potencias aeroespaciais,atomicas e belicas graças a tecnologia Russa que os bostéricos pregam a decadas que eles os Russos não repassam.
      Ou vamos nessa e para a frente ou permaneceremos eternos escravos de vampiros FDPs que falidos vão quererem empurrarem bem mais em nossos rabos.

      • “Não passavamos de medievais cultivadores e extratores a nutrirmos e enriquecermos a Europa Ocidental e os EUA.”

        Mas a culpa é nossa e não deles, por isso não tenho mais tanta raiva dos americanos. Nós somos os maiores responsáveis pelos nossos problemas.

      • Daegol
        Em uma verdadeira democracia a vontade da maioria sempre deve sobressair-se e no Brasil isso jamais existiu.
        Todos que entram no poder fazem o jogo da mafia oculta ou não teem governabilidade.
        Lula perdeu muito ate que aceitou fazer o jogo e se elegeu.
        Do lado militar tambem sempre é imposto a vontade da minoria capaxo e usam da hierarquia para calarem contestações e do slogan exercito de Caxias para formarem submissos.
        Eu prefiro um exercito de Osorio ou como disse Joaquim Barbosa contestando os que diziam servirem a justiça sem importarem-se com as vozes das ruas :”Eu quando deito pra dormir me preocupo sim com a opinião das ruas”.
        Então como podemos culpar um povo onde a maioria é sofrida e trabalha como escravos e não lhes resta tempo nem para entreterem-se e a manipulação não lhes apresentam assuntos e decisões importantes,somente pão e circo.
        No final perderemos todos nós pois esse quadro ja esta terminal e o resultado não sera bom para todos e quebrarão a cara aqueles que pensam que se beneficiariam do caos.
        Por muitos anos vemos nos sites do genero afirmações de que o povo é o culpado,desinteressado,aliciavel,prostituido,sem educação e moral.
        Tolo é aquele que pensa que o pacato é covarde e que ainda existam inocentes no mundo.

    • Carlos Argus, para a Marinha do Brasil, com certeza, seria o excelente MiG-29K e, o que todos esquecem, o Sistema Anti-Aéreo PANTZIR é especialista em derrubar passarinhos da OTAN. Quem compra PANTZIR, não compra Caça OTAN.

      • “Sistema Anti-Aéreo PANTZIR é especialista em derrubar passarinhos da OTAN.”

        E qual passarinho da OTAN ele já derrubou?
        Até agora só vídeos dele derrubando alvos de testes não furtivos.

        Como o PANTZIR se sairia contra armas de assinatura reduzida como as SDBs, JSOWs, JASSMs e aeronaves com ECMs modernos?

        Eu até sou a favor do Sukhoi 35 para a FAB, mas não vejo como caças russos seriam menos vulneráveis a esse tipo de SAM.

    • X-TUDO algo me diz que a madame pode bater o martelo no dia do aviador pela saab e que ja acertamos tambem com Russos em caças.
      Então obteriamos o melhor pacote do FX2 dentro de nossas pretenções pois é o unico que nos vende tecnologia realmente e algo me diz que teremos joint venture com os Russos.Creio que seja no YAK e no SU50.
      Se isso realmente ocorre-se seria a mais inteligente e adequada escolha em aviação de caça.
      Vem ai tambem não so os Pantsir nacionalizado,mas tambem o Parana e o mais importante de tudo o SISDABRA.
      Aguardemos apenas a confirmação se o geoestacionario sera com consorcio Europeu ou se a Russia entra nessa e ainda esta uma comitiva transitando ja a quase um mes no CTA,Alcantara e Brasilia formada por Russos,Ucranianos e Tchecos.

  3. Proposta bélica americana para os brasileiros: Vcs podem comprar tal quantidade X apenas deste e daquele armamento, e só para lembrár-lhes: “Jamais desenvolveremos novos armamentos com vcs.”

    Proposta bélica russa para os brasileiros: Vcs podem comprar a quantidade que quiserem do armamento que lhes for mais interessante, e resaltamos que “estamos abertos ao desenvolvimento compartilhado de novas armas”.


    E aí, independente de ideologias, com qual desses vendedores nossa soberania é mais garantida?

  4. Em tempos de crianças de 4 anos de idade e até menos acessando internet e celulares… de crianças que com 10 anos já sabem mais de sexo que nossos pais e avós…
    …uma época em que adolescentes já conseguem ser milionários, usando este ou aquele talento….
    ….. Os americanos estão ainda tratando a todos os demais países como se fossem otários e cegos para suas eternas manipulações, exatamente como no tempo de nossos pais e avós em que o acesso a informações governamentais não existia.


    O Tio Sam não se acordou, desse sonho antigo de poder fácil e isolado, para a atualidade de um novo mundo em que até os mais pobres países estão questionando os porquês de serem miseráveis.


    Nos séculos XXI e futuros minguém mais quer saber de coleiras. As mulheres, os negros, os viados, os tatuados, os anões, os palestinos, o mico leão dourado, as baleias, os países etc… todo mundo quer ser dono de seu próprio nariz. Acorda USA!!!

    • “até os mais pobres países estão questionando os porquês de serem miseráveis.”

      Acho que muitos dos países mais miseráveis, são pobres devido à sua própria incompetência, como é o caso do nosso Brasil e de vários países da África.

      Existem vários países alinhados aos EUA que são bastante desenvolvidos como Japão, Austrália, Alemanha, Coréia do Sul, Taiwan e etc. Não dá para culpar os americanos por todos os problemas do terceiro mundo, se alguém quer ser dono do próprio nariz então que invista em educação, ciência, tecnologia e em combate a corrupção.

      • Colega Deagol, eu não acredito na incompetência brasileira, porque quando o brasileiro tem acesso real à o resultado é satisfatório, mas no comodismo e no espírito de capachismo que existe nesta nação, que ouve músicas em outra língua sem entender nada, e diz que gosta. Que acha que colégio é perda de tempo e que exalta o funk como algo ‘cultural’. Existe uma ‘sabotagem’ que é plantada na mídia desde a mais tenra infância do brasileiro, nas entrelinhas. Colégios com professores mal pagos. Alunos com instrução mediana vão gerar adultos conformados com tudo. O Brasil vem sendo sabotado a muito tempo e o povo acha que nossos representantes estão lá para serem adorados ao invés de nos servir.
        Pagamos IPVA: não temos uma rua decente pra andar.
        Pagamos imposto em tudo: não temos educação de qualidade, não temos segurança, não temos assistência médica decente: “conformismo”.

        Ninguém dá o que nunca recebeu, isto é fato. Sendo assim temos várias e várias gerações que acham que se tiver cerveja, carnaval e mulher pelada a vida já está ganha.

        O resultado é um Brasil subserviente que não sabe que se não tiver meios dissuasórios decentes pode vir a ser literalmente estuprado, o OM que o diga.

        Quem não ajuda também não precisa atrapalhar… e eu te garanto que tem muita gente atrapalhando nossa nação.

        []s.

      • Acertou na mosca Deagol ao citar alinhamento com os americanos…
        Se não forem nosso amigo então é nosso inimigo…
        Que o digam dezenas de países pelo mundo…. América Central (ainda me lembro da covardia total na invação de Granada – operação Fúria Urgente), África, América do Sul (com a contenção de nossa tecnologia e alinhamento político etc), e Ásia.
        Mas claro que uma dieta com mais cenoura e beterraba pode melhorar a visão.
        Sds!

      • Estamos vendo surgir uma nova sociedade, de muito maior nível de divulgação de informações, o que acaba resultando que até no mais miserável dos países, e no meio de florestas e desertos, os celulares e internet estejam na mão de todos, pobres e ricos..
        E nesse novo mundo, pelo menos os lúcidos, não querem mais saber de comunismo e oligarquias (USA) disfarçadas de democracia.

        Os americanos ainda não se deram conta que estamos já num novo tipo de sociedade, a sociedade da informação, e nesse tipo de sociedade as regras tem que valer para todos… Pois nela os podres mais hora menos hora acabam aparecendo.

        E o tal M.A.G acabou citando o maior podre de nossa história: nós não temos soberania.

  5. Armas compradas no exterior nao ajudaram muito Sadan Hussein, nem Kadafi, ambos gastaram fortunas comprando material belico dos paises mais industrializados. O mesmo sucedeu com Argentina na guerra das Malvinas..

  6. correto o texto ,agora vamos parar de falar e comprar o armamento russo e os caças ,é isso que queremos não apenas ficar ouvindo especulações ,chegou a hora da atitude

  7. Eis que o medieval boçal MAG fala algo consistente kkkkk esse papo não é criação dele.Ele apenas joga no ventilador.
    Então temos um quadro futuro para repensarmos.
    Todos os governos anteriores faziam o jogo Yankee e nossos milicos se davam por satisfeitos em receberem material usado de terceira Americano.Ninguem reclamava né!
    Então meus caros,ano que vem tem Aecio FHC New Generation,Marina Ogueira com Marketing Obama ou a besta nordestina corrupta e colado com corruptos que ela colou.
    Não estpou aqui fazendo propaganda politica mas prognosticando sobre a situação geopolitica e geoestrategica para o Brasil.E todas as importante decisões que temos pela frente,aeroespacial,defesa e riquesas.
    Hoje vemos a possibilidade de implantação de infraestrutura,capacitação,qualificação,desenvolvimenos multiplos com a China como fiadora e a Russia como parceira estrategica.sairmos disso agora é retrocesso pois nossos interesses emergentes estão apenas iniciando-se.
    PUTA QUE PARIU VOU SER OBRIGADO A VOTAR NA OGRA DE NOVO.

      • Meu caro Clober ela é a pessoa certa no lugar certo acercada de pessoas erradas.
        Se ela tivesse a coragem de bicar a bunda de todos,fechar o congresso e a camara e governar apenas com a cara dela seria uma das melhores estadistas que este pais ja teve,porque ela tem o que sempre faltou aos demais,coragem.
        O que castra ela é fidelidade partidaria.
        Eles a colocaram como candidata para a bomba estourar nas mãos dela e depois o chorão ladrão retornaria como salvador..Ela jogou o pepino de lado,ficou calada e tenta tirar leite de pedra dessa bagaça.
        Se a deixassem em paz mesmo sendo Ogra seria o melhor para o Brasil e os Brasileiros ja que não temos opção nenhuma que nos prossiga no caminho que nos leva a liberdade e a nosso lugar de direito.
        Com todas as manipulações que impõem ao Brasil somos o pais que cresce apenas menos que a China e embreve seremos a segunda economia mundial atraz da China e um pais que prima por dialogo e igualdade.Mas da metade do mundo necessita que o Brasil alcance seu objetivo porque nós somos as vozes deles e atravez de nós havera um novo contesto de comunidade de nações.
        Nós tentavamos por decadas conscientizarmos a ONU contra intervencionismos e unilateralismos e agora so esta sendo possivel isto porque Russia e China abraçaram esta causa.
        O Brasil sempre criou ITs diplomaticos.O que aqui criamos vira moda e se o que citei não virava é porque dominadores nunca permitiram.
        A Ogra é o que temos de menos nocivo a nós no momento ate que surja outro ou outra.

  8. Alguém deveria avisar a este boçal, que em questões de defesa, “uso soberano dos equipamentos” se faz de duas formas :

    1°-Não pondo todos os “ovos no mesmo cesto” diversificando fornecedores.

    2°- Investindo em pesquisa e desenvolvimento, a medio e longo prazo, e de forma continua.

    Mas o que este comunista paspalho revanchista, que trabalha no bastidores do partidão, pela internacionalização bolivariana do Brasil, pensa sobre defesa e soberania, não vale uma garrafa de tubaina no buteco da esquina.

    • “1°-Não pondo todos os “ovos no mesmo cesto” diversificando fornecedores.”
      Equipamentos russos e franceses, lembra…

      “2°- Investindo em pesquisa e desenvolvimento, a medio e longo prazo, e de forma continua.”
      Os investimentos estão acontecendo, tímidos, mas estão acontecendo, um exemplo são as compras com transferência de tecnologia que o governo faz e investimento nas empresas de defesa. Não é o ideal mas não é o que vc tenta passar.

      “que trabalha no bastidores do partidão, pela internacionalização bolivariana do Brasil”
      Não chora é feio…
      E porque isso de “revanchista”? Então os EUA podem nos roubar e sabotar (agora e não em um passado remoto) e ficar por isso mesmo, e quem é contra essa palhaçada é “comunista paspalho revanchista”? Graças a Deus que apesar dos pesares não tem gente como vc no poder, ou estaríamos de joelho para a vaca-sagrada.

      • Se eu estivesse no poder, os unicos de joelhos, com o cano de um fuzil na nuca, seriam traidores como o comuna ai da matéria.

      • E os tais investimentos que vc cita não são tímidos, são patéticos, 36 helicopteros, e 4 baterias AA, e um pingo no oceano, para o tamanho da economia e território do Brasil.

        Ate a Polonia adquire equipamentos com mais robustez.

      • e quem é contra essa palhaçada é “comunista paspalho revanchista”?

        paspalho revanchista, e que era guarrilheiro nos anos 70, e hoje chegou ao poder com a clara intenção de desconstruir nossas forças armadas, o caso deste comunista come e dorme do Marco Aurelio Garcia, que ja declarou que defenda a criação de uma força militar lenilista(bolivariana) unificada sulamericana, e não forças armadas soberanas brasileiras.

      • Coloca na lista;
        50 – EC-725
        4 – submarinos
        KC-390
        Missil MT-300
        Missil Piranha B
        Missil A-Darter
        2044 – Guarani
        Fuzil IA2

        Tem muito mais, mas esses já sevem como exemplo…

  9. Issamu
    23 de outubro de 2013 at 19:49

    Carlos Argus, para a Marinha do Brasil, com certeza, seria o excelente MiG-29K e, o que todos esquecem, o Sistema Anti-Aéreo PANTZIR é especialista em derrubar passarinhos da OTAN. Quem compra PANTZIR, não compra Caça OTAN.==== VC está mr certo…apenas p cumprir o acordo de compra dos seus caças rafales “C” c os Franceses….Claro q o MIG 29K e ideal p o n inoperante NAE Sampa, o ‘Opalão'(uso sobre licença do termo ) Sds.

  10. Ja vai para 4 anos que os bostéricos ortodoxos que passaram manteiga no almanaque Disney e o guardaram no tonho repetem as mesmas coisas:
    -Tem que investir em pesquisa
    Não adianta investir em pesquisa se voce não tem o ponto de acesso,o ponto de partida.Tem de ter primeiro o ovo para se ter a galinha que vai botar os demais.
    Os idiotas não conseguem entenderem que o Brasil não esta querendo comprar armamentos e sim ter acesso a suas tecnologias.
    Ao contrario do Manguaceiro Luladrão que era seduzido por dolares e induzido pelo vendido espião Yankee Jobim a Presidenta Dilma bicou-lhe a bunda e tudo o que vem fazendo na area de defesa é para termos acesso as tecnologias das mesmas.Essas negociações se arrastam por muito tempo.Para termos o SIVAM como exigiamos levamos 10 anos de negociações e com muito suborno nos repassaram tudo e ate hoje respondem ações judiciais na justiça Americana.
    O Brasil quer acesso a tecnologia,a Russia esta disposta a negociar com o Brasil o que ela jamais negociou com ninguem.
    A Russia tem no Brasil um estrategico pais seja em geopolitica,geoestrategia e no contesto de que tanto nós quanto eles temos muitos interesses encomuns em variadas areas sem falarmos que os dois são do ponto de vista de paises fornecedores de materias,generos e grãos muito importantes e essenciais a todos.
    Quem tiver o controle sobre energeticos,agua,materias e alimentos sobrevivera neste seculo.
    Estamos negociando com os cars acesso as tecnologias que nos interessam e estamos vendo tambem de uma forma que beneficie os dois paises como as joint ventures.
    Tenham paciencia e cagões não morram de vespera pois as melhores defesas aeroespacial e redes de defesa temos,as Russas e as Chinesas.

    FILOSOFANDO 1 KADINHU
    Supunhetamus
    que derrepentelho
    piruakazu
    o mundo se akabaçu

Comentários não permitidos.