Mais uma “bomba” sobre a espionagem da NSA na América Latina

Vyacheslav Ossipov

A Agência Nacional de Segurança praticou a espionagem em todos os países da América Latina. O jornalista Glenn Greenwald fez esta declaração por telefone aos participantes da Sexagésima Nona Assembleia da Associação Interamericana de Imprensa, que se realiza em Denver, estado de Colorado.

Glenn Greewald, antigo colaborador do jornal The Guardian, que publicou os materiais do antigo funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA, Edward Snowden, prepara agora novos desmascaramentos dos serviços secretos americanos. “Posso prometer com certeza absoluta que haverá mais notícias, de importância idêntica às que já foram publicadas”, – declarou o jornalista. Ao responder à pergunta se dispunha de mais “bombas informativas” sobre a espionagem na América Latina, Greenwald respondeu que “ainda existe muito daquilo que será divulgado, incluindo dados sobre a Argentina, Venezuela… sobre todos os países do continente”. “A Agência de Segurança Nacional realiza muitas operações de espionagem na América Latina, especialmente na esfera de atividade econômica dos países da região e dos seus governos”, – acrescentou o jornalista.

Segunda-feira eclodiu o escândalo por causa da intercepção em massa de conversas telefônicas de cidadãos franceses pela Agência de Segurança Nacional. Ao comentar este evento, Greenwald especificou que o jornal Le Monde dispõe desta informação desde há muito. “A decisão sobre o tempo e a forma de publicação foi tomada exclusivamente pelo próprio jornal”, – disse o jornalista ao responder à pergunta sobre a coincidência do tempo da publicação do artigo e da visita do secretário de Estado norte-americano John Kerry a Paris.

Na segunda-feira, o Le Monde publicou vários materiais, fornecidos por Edward Snowden. De acordo com estes dados, no período de 10 de dezembro de 2012 a 8 de janeiro de 2013 a Agência de Segurança Nacional interceptou 70,3 milhões de conversas telefônicas e de cartas eletrônicas de cidadãos franceses.

O ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, chamou o embaixador americano em Paris e exigiu explicações.

Ao intervir em Paris perante jornalistas, John Kerry declarou que estas ações foram uma parte de uma operação destinada a garantir a segurança dos cidadãos americanos. O secretário de Estado acrescentou que os EUA irão realizar uma série de consultas com a França a fim de preservar o equilíbrio entre os legítimos interesses dos EUA na esfera de segurança e os receios dos aliados a respeito da violação da inviolabilidade da vida privada.

O ministro do Interior da França, Manuel Valls, qualificou as ações da Agência de Segurança Nacional de “chocantes”.

Na declaração do Palácio do Eliseu, em que se faz balanço da conversa telefônica entre François Hollande e o presidente dos EUA Barack Obama, diz-se que o presidente condenou com veemência esta atividade, que é inadmissível nas relações entre amigos e aliados. “O presidente exigiu que a parte americana apresente esclarecimentos e informe, quais as informações que podem ainda estar à disposição do antigo colaborador da CIA Edward Snowden”. A França pretende que o problema da espionagem eletrônica americana contra os países europeus seja discutido na cúpula da União Europeia, a realizar nos dias 24 e 25 de outubro. A respetiva declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores da república, Laurent Fabius.

Há duas semanas que uma comissão parlamentar especial brasileira está a estudar a questão, pretendendo esta encontrar-se com Edward Snowden e obter dele informações sobre a envergadura da espionagem eletrônica. Eis o que diz o senador Ricardo Ferraço, um dos membros desta comissão.

“Nós temos dois objetos nessa comissão de investigação. Nós precisamos de um modo objetivo e concreto tentar alcançar o cerne dessas denúncias, a denúncia de que esta espionagem não teve como foco o combate ao terrorismo mas sim o interesse econômico em torno de informações estratégicas de empresas brasileiras, informações estratégicas do governo brasileiro, como questões ligadas ao leilão do Pré-Sal do Campo de Libra, informações estratégicas da Petrobras, eventuais disputas e conflitos entre empresas brasileiras como no caso da Embraer e da Bombagi. São vários os exemplos, a concorrência pelo fornecimento da Força Aérea Brasileira… Enfim, nós precisamos de informações seguras e concretas. Até aqui, o correspondente do The Guardian, o jornalista Glenn, teve um papel importantíssimo que foi desmontar esse esquema que viola o sigilo das pessoas, que viola o sigilo do país, viola o sigilo da própria Presidência da República. Outro sentido da nossa comissão de investigação é, de fato, fazer um outro diagnóstico sobre as fragilidades do nosso sistema de proteção cibernética, considerando que essa é uma realidade e que nós precisamos ampliar os investimentos”.

No seu Twitter, Glenn Greenwald fez saber que, proximamente, iria publicar a informação sobre a espionagem dos serviços secretos americanos também contra a Espanha.

Neste mesmo Twitter, na página do antigo presidente do México Felipe Calderón foi colocada a sua mensagem ao ministro das Relações Exteriores do México em que o presidente solicita que o governo do país declare um protesto aos EUA por motivo da espionagem praticada contra Calderon durante o seu mandato. As respetivas informações foram publicadas pela revista alemã Der Spiegel e pelo canal de televisão brasileiro O Globo. Destes documentos decorre que os serviços secretos dos EUA interceptavam toda a correspondência da administração de Calderón e espionavam também Enrique Peña Nieto durante a sua campanha eleitoral.

Que dizem a isto os EUA? O Departamento de Estado vem sempre com a mesma resposta. “Cada situação diplomática é especial e nós realizamos conversações a respeito de cada caso concreto”, – declarou a chefe do serviço de imprensa do Departamento de Estado, Marie Harf.

 

Fonte: Voz da Rússia

 

22 Comentários

  1. Quando esses dois paspalhos, Greenwald e Snowden, se derem conta que foram dois inocentes bem úteis em um jogo muito maior, aí será tarde….

    • O fim de tudo eu ja sabia a anos TIRELESS.
      Ate a Inglaterra buscara tirar o dela fora e no final oes EUA estarão sozinhos com sua poderosa maquina de guerra sem ter dinheiro para movimenta-la e tomarão um sacode do mundo.
      Por muitas decadas póvos e almas clamam por justiça.
      Voce lembra dessas maluquices que eu falava né?Ainda tem duvidas?

  2. Ué, não era só o Brasil que fica nevosinho com a espionagem?
    Não era apenas nações de quinta que descobriam que seu país era espionado através de reportagens?
    Por um acaso o negocio da espionagem não era apenas para desmascarar o PT e o governo brasileiro?
    E os EUA não é o país que mais respeita acordos internacionais?
    Antes quem falasse algo dos EUA sobre essas coisas era taxado de louco, paranoico, petralha, comunista, bolivariano entre outros e agora?
    Quem defende um país que rouba segredos industriais e pólicos (de seu próprio país) é o que, traidor ou imbecil?

    A mascara caiu meus caros, essa é a vaca-dorada que muitos adoram, olhem e chorem!

    • Claro Carl! E você acha que Rússia e China igualmente não espionam e não procuram roubar os segredos industriais alheio? Banânia que não se cuide pois é bem capaz dos chineses se apropriarem de nossa tecnologia para exploração de petróleo em águas profundas…..

      • Eu não duvido que a Russia e a China assim como Alemanha, Inglaterra e França roubam segredos políticos e econômicos. A diferença é que eles não se dizem a nação de exemplo da moral e dos bons costumes… os EUA se fazem de santos, mas não passa de uma nação de safados, corruptos e ladrões ainda pior que os chineses, russos, franceses, ingleses, alemães entre outros!

    • Carl durante a licitação do SIVAM fizeram a mesma coisa com Europeus o que gerou ate investigações e guerrinhas de inteligencia mas a manipulação falou mais forte e acalmaram-se hemorroidas.

    • Uhahuauhauhuhauhauhuhauhahuauh

      Foi assim que os EUA cresceram ao longo de sua história,..

      Roubando, pilhando, matando índios, saqueando nações e chantageando o mundo…

      E usando o mesmo ardil que os persas usavam com os satrapas: sempre pagando meia dúzia de passa fome com BAG BANANA pra fazer patrulha …..

      Huuauhhuauhauhhuahuauh

      O rei e seus bobos da corte (Tirelless, Vader e congêneres) estao nus!

      Só que eles nao tem humildade pra se tocar disso

      • Eles aprenderam com Anglos meu caro que se tornaram o maior dominador da Terra a custas de saques pilhagens e genocidios.

  3. Resta-me apenas encaixar Greenwald e Snowden no que eu ja sei.
    Ate onde os Russos vão heim pois basta Americanos lhes convencerem que a China é o demonio a ser batido para eles com Americanos partilharem o mundo não é!
    Todas as entidades ativistas que vemos encrustadas em nossa sociedade pregando um mundo saudavel e ate a abolição de fronteiras e nacionalidades não passa de um jogo duplo de dominação total,afinal como eles mesmos afirmam TODAS AS OPÇÕES ESTÃO SOBRE A MESA.
    Jogam de todos os lados para garantirem vitoria.

    • Concordo 1maluquinho, Verdade…as opções estão sobre a mesa. Veja o caso aqui em nosso país da invasão do laboratório Royal. Como se destrói um laboratório, quebram equipamentos caríssimos, inutilizam pesquisas e levam os animais e ninguém é preso, ninguém é responsabilizado?
      Que país é esse? Onde está a Lei? É o fim.
      Me desculpem, eu não me sirvo para ser o tal politicamente correto, mas fazer remédios é preciso e pesquisas em animais são indispensáveis. Investiga a vida dos familiares destes ditos ativistas se eles não tem familiares tomando remédios. Onde está a Lei?
      Por isso, um exemplo, da penetração destas ONGs que recebem dinheiro, seja diretamente ou por intermédio até mesmo de empresas transnacionais, disfarçado de ajuda.

      • Pois é Alberto e Mariano.
        O etilico Russo pai da perestroika ao provar o opio do capitalismo foi logo tambem crescendo o olho em nossa Amazonia.
        Pregam que os Chineses são os demonios e todos invejam suas prosperidades e oram a seus Deuses que eles naufraguem.
        A China jamais saiu de suas fronteiras para implantar expansionismo e muito pelo contrario,ate pouco tempo por seculos sempre foi vitima de cobiça e oportunistas externos.
        O mundo teme a China.A Russia e a India tem tratado de reciprocidade militar por medo da China.
        Os Chineses apenas buscam terem poder de dissuasão o que é direito de todas as nações.
        Não se iludam,ONGs,Ativismos,embora tendo argumentos convincentes não passam de ferramentas manipuladoras de persuasão.
        Embora influenciem nossos jovens e parte de nossa sociedade estamos fazendo com eles o que pensam fazerem conosco,os usando e mais na frente vão todos de ralo.
        Apesar de termos bandidos no governo,militares péla sacos que querem apenas beneficios,estabilidade e coçarem os sacos,temos uma grande parcela de nosso povo paranóica quando algo toca nossa soberania.
        O pior de todos os demonios é o pacato tomado de ira.O Brasileiro é violento,sadico e sanguinario e os gringos sabem disso.
        Embora maqueiem tudo o povo esta abrindo os olhos e quando esse povo realmente se irar contra tudo contra a gente a humanidade jamais esquecera nossa gente.
        Escreva o que digo para não esquecerem e lembrarem-se.

  4. Pois é 1maluquinho, na sua lucidez, você que já leu o livro, sabe direitinho do que se trata…A antiga URSS e os EUA já tiveram uma aliança desconfiada por debaixo do pano, o que, para melhorar a estabilidade do sistema, culminou na destruição do império soviético e a entrega ao bêbado de plantão…Hoje eu não sei direito que pito toca Putin… Uma coisa é certa os “comunistas” chineses jogam independentemente este jogo e eu vaticinei isto há uns quarenta anos atrás baseado no livro, que me foi lido na PUC/RJ, logo que lá cheguei.

  5. Até pq, os Russos sabem q depois da queda do império,e o soerguimento da china como há > potencia militar do planeta, a sibéria será o seu alvo…antes vem taiwuan,as ilhas em disputas, a cobrança por via militar ao japão pelas atroci// da IIWW…quem viver verá.Sds.

    • A China não pretende tomar nada da Russia meu camarada.
      Quanto ao Tibet é estrategico a China do ponto defensivo.
      A China não tem tendencia expansionista e ao longo dos seculos sempre foram uns guerreiros de merda onde todos que la chegaram implantaram o terror neles.

  6. HMS_Tireless, os americanos pisaram na bola, e pisaram feio, não tem nem como se desculpar, ficou uma dor, uma decepção que vai levar muito, mas muito tempo para ser esquecido. Esperto é o Vader que sumiu, deve estar vestido de cigana, Sandra Rosa Madalena.

  7. acabou de sair na tv que a presidente da Alemanha ,aquela da bund@ incomivel ,como já dizia o srcozi
    acabou de falar que os yankes estavam grampeando o celular da gordinha ,e ela já teria dado um chega pra la democrático no Obama
    mas para alguns sem noção puxa saco de gringo os estados unidos so espionavam o brasil .
    mas como tem puxa saco de gringo que gosta mais dos estados unidos do que do próprio pais em que nasceu ,complexo de vira lata!!!!!!

  8. Ao intervir em Paris perante jornalistas, John Kerry declarou que estas ações foram uma parte de uma operação destinada a garantir a segurança dos cidadãos americanos. O secretário de Estado acrescentou que os EUA irão realizar uma série de consultas com a França a fim de preservar o equilíbrio entre os legítimos interesses dos EUA na esfera de segurança e os receios dos aliados a respeito da violação da inviolabilidade da vida privada.

    .

    Falando serio agora…

    Deixando qualquer resíduo de ideologias ou idéias pre concebidas de lado…..

    Os estados unidos acham que o mundo é retardado?

    Ou será que eles pensam que todo mundo comunga da hostia deles?

    Pfffff

Comentários não permitidos.