Angela Merkel cobra Obama por suspeita de grampo

Foto:Adam Berry – AFP

A chanceler alemã, Angela Merkel, telefonou nesta quarta-feira para o presidente americano, Barack Obama, após o governo alemão ter descoberto indícios de que ela teve um celular privado monitorado por serviços de espionagem dos Estados Unidos.

Em nota, o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, disse que a chanceler afirmou a Obama que “condena categoricamente” tais práticas, que classificou como “totalmente inaceitáveis”. O comunicado ressalta ainda que a possível espionagem do telefone pessoal de Merkel representa uma “grave quebra de confiança” entre os dois países.

“Entre amigos e parceiros próximos, como há décadas o são a Alemanha e os Estados Unidos, tal monitoramento das comunicações de um chefe de Estado não pode ocorrer”, afirmou.

O governo alemão disse ainda ter solicitado explicações imediatas e abrangentes sobre o caso envolvendo a chanceler, além de ter voltado a cobrar informações mais amplas sobre a atuação dos serviços de inteligência americanos no país.

“A chanceler também expressou sua expectativa de que os órgãos governamentais americanos esclareçam o possível alcance das práticas de escuta telefônica na Alemanha e respondam às perguntas feitas há meses pelo governo federal”, informou o porta-voz.

Segundo o comunicado, o governo também travou conversas com representantes da Casa Branca e do Departamento de Estado americano em Berlim para esclarecer a situação.

No entanto, o governo alemão não deu detalhes dos indícios que apontam para o “possível monitoramento” do celular de Merkel.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, confirmou que Obama e Merkel conversaram sobre o assunto nesta quarta. Segundo Carney, o presidente americano garantiu que “os Estados Unidos não estão monitorando as comunicações da chanceler”.

Carney, indicou, além disso, que os Estados Unidos seguem “revisando” a forma e os métodos com os quais operam seus serviços de inteligência no exterior.

A magnitude da espionagem dos EUA a seus cidadãos e a Governos estrangeiros foi revelada há alguns meses através dos documentos divulgados na imprensa pelo ex-analista da CIA e da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden, atualmente asilado na Rússia.

Essa espionagem gerou mal-estar e protestos entre os Governos de vários países além da Alemanha, entre eles França, México e Brasil.

 

Fonte: Folha

 

13 Comentários

    • Seguindo essa lógica, só para citar um exemplo, os Vikings ao saquear estuprar e matar outros povos estavam defendendo seus interesses, econômicos, sexuais e sociais.
      .
      Concordo que estavam defendendo seus interesses ao praticar tais atos, apenas não concordo com os meios adotados, como também não concordo com os meios adotados pelos EUA.
      .
      Quanto ao ” quem puder que se defenda deles…” isso será feito, das mais diversas formas e intensidades, por todos os países afetados ou seja: deram um belo tiro no pé achando que podiam tudo, ninguém pode tudo e nem nunca pode. Irão se ferrar.

  1. não era normal porque a Alemanha esta reclamando ,
    o texto fala que estados unidos e Alemanha são parceiros ,retira as bases americano para ver o parceiro marchar para cima de vocês
    e por ultimo a micha dos gringos esta caindo geral !!!!! a desculpa dos entreguistas agora é jogar lixo em todo mundo para poder feder como os gringos estão fedendo

    • E o que você sugere para o impasse Pé de cão ?
      vamos cortar relações com os EUA, expulsar o embaixador deles, chamar o nosso, e estatizar o Ford E a Chevrolet? 😀

      • o governo federal fez a coisa certa colocou o problema na onu e agora as outras nações estão discutindo formas de tirar esse poder e combate-lo
        além de que toda a sociedade brasileira e mundial abrem os olhos juntos até os gringos são espionados também
        mas quem esta com a bund@ na janela é os gringos ,nos vamos passar a mao nela e pronto
        a casa deles caiu ,é isso que importa a bola da vez ,
        o governo brasileiro hoje é espionado na época dos entreguistas não precisva pois os entreguistas mandavam logo um relatório

      • ‘mas quem esta com a bund@ na janela é os gringos ,nos vamos passar a mao nela e pronto”

        Com isso eu concordo plenamente, fantástico comentário.
        Só não concordo com a parte do “na época do revanchismo’
        pois anda estamos nela plenamente.

  2. Claro que patrao tem que fiscalizar o que empregado esta fazendo. Se nao fazer isso, o patrao vai a falencia. Merkel e outra, nao e agente da CIA, mas trabalha para os EUA como capataz. Alemanha nao e pais independente.E pais militarmente ocupado desde 1945.

Comentários não permitidos.