Rússia lança testes de voo de novos caças baseados em porta-aviões

Rússia, caça, avião, aviação, força aérea da Rússia, MiG-29k

RIA Novosti

Na Rússia, começaram os testes de voo do novo caça MiG-29K/KUB baseado em porta-aviões, projetado para a Marinha russa.

Em fevereiro de 2012, o Ministério da Defesa da Rússia e a corporação aeronáutica russa MiG assinaram um contrato para a entrega de 24 caças MiG-29K/KUB para a Aviação Naval da Marinha russa.

Os caças MiG-29K (de um lugar) e MiG-29KUB (de dois lugares) são as aeronaves multifuncionais da geração “4 + +”, destinadas para resolver os problemas de defesa aérea e atingir alvos terrestres e navais com armas de alta precisão, com capacidade operacional dia e noite e em todas as condições meteorológicas.

Fonte: Voz da Rússia

4 Comentários

  1. Gostaria que alguém me explicasse quais são as modificações que reduzem a RCS do Mig-29 e do Su-35S.

    No Su-35 até da para perceber uma camada cinza nos bordos de ataque, suponho que possa ser algum tipo de RAM. Fora isso não vejo nada que demosntre que essas aeronaves tem baixa assinatura. Dizem que foram aplicados materiais compostos na fuselagem, só não vi evidências de que isso é verdade.

    http://3.bp.blogspot.com/-xHd0yKfPHng/USf2jCnIUQI/AAAAAAAAF3U/zQ3ptEunfXY/s1600/SU-35S+1668646.jpg

    Nessa imagem, e em outras fotos de alta resolução do novo flanker, é possível perceber as linhas cinza nos bordos de ataque.
    Se alguém souber mais detalhes sobre o assunto eu gostaria muito de saber.

    Obrigado!

    • Deagol,

      Pelo que já li, as modificações, tanto no Mig como no Flanker, consistem exatamente nisso: aplicação de material RAM em algumas partes e, salvo engano, uma camada ( tipo pintura ) de RAM específica para reduzir RCS. O canopi também recebeu tratamento RAM. Pelo que sei, não houveram modificações estruturais de monta no sentido de redução do RCS…

  2. Não tinha reparado na linha cinza no bordo de ataque, bem reparado.

    Em teoria, acredito que o SU-35 se vale mais de outras opções do que de seu próprio RCS.

    Veja abaixo o comentário do especialista militar chinês Liu Linchuan, explicando a aquisição de caças Su-35 para Força Aérea do Exército de Libertação Popular:

    “O Su-35 está dotado de um potente radar PESA Irbis (Radar Passivo de Varredura Eletrônica). A Rússia afirma que o radar é capaz de detectar um alvo com seção transversal de radar (RCS, por sua sigla em inglês) de 0,01 metros quadrados a uma distância de 90 km. Os EUA anunciaram que em alguns ângulos o RCS do F-35 é do mesmo valor, e o RCS do F-22 equivale a 0,001 metros. A empresa Lockheed Martin afirma que o RCS do F-22 frontal é de 0,0001 metros. Mas em alguns países se informa que o RCS do F-35 é de 0,05 metros e do F-22 é de 0,01 metros. Se o radar do Su-35 detecta alvos com RCS de 0,01 metros a uma distância de 90 km, ele pode detectar o F-22, ou na pior das hipóteses o F-35. Por tanto, isso compensaria em grande medida a vantagem da tecnologia furtiva de caças americanas.”

    Sds.

    • Willian…

      Na verdade, pode se dizer que Isso é relativo…

      Evidente que todos os meios possíveis valem para compensar a vantagem stealth, e a analise do especialista chines estaria realmente correta nesse sentido, principalmente se considerarmos o confronto de um contra um. Contudo…

      A aplicação do conceito stealth no espaço de batalha normalmente engloba algum meio eletrônico de interferência, em outra aeronave, para interferir na capacidade de detecção do adversário. Em outras palavras, uma aeronave stealth, sob forte proteção eletrônica de outros meios que estariam a retaguarda ( Growler, Prowler, etc. ), pode lograr êxito em passar despercebido pelos sistemas adversários ( muito embora o ideal seria não depender desses meios em um primeiro instante, para não alertar os adversários com a interferência; sendo justamente por isso que se pensa tanto em ter o menor RCS possível )…

Comentários não permitidos.