Imagem Rustam
leia também
Primeiro navio russo Mistral será lançado à água em 15 de outubro
Primeiro Mistral russo será equipado com lanchas de desembarque franceses
BPCs russos serão fabricados em Lorient-França
Foi retirado hoje da doca o LHD Russo Vladivostok, o primeiro navio de assalto multipropósito do país.
O navio foi produzido em duas seções montadas separadamente na França e na Rússia, a DCNS/STX entrega no prazo o primeiro navio o Vladivostok, já o segundo, o Sevastopol, se encontra em fase final de montagem e deve ser lançado ao mar no verão europeu do próximo ano.
Estima-se que a Rússia ainda adquira outros dois navios da classe, atualmente os estaleiros Russos encontram-se sobrecarregados com a produção de mais de 70 vasos de guerra entre fragatas submarinos e navios menores das mais variadas funções, todos destinados a Marinha Russa.
Por esta razão o primeiro LHD foi feito metade na frança e a outra montada integralmente na Rússia. Contrariando os analistas ocidentais que dão como falida a capacidade de produção naval russa, a produção do Vladivostok e Savastopol demonstrama capacidade russa na produção naval de alto nível. O fato é que nem mesmo nos tempos da guerra fria os estaleiros russos estiveram tão ocupados com a produção de navios de guerra, atualmente esta situação é agravada frente a necssidade criada pelo sucatemaneto da frota militar russa.
A produção do BPC (sigla francesa) ou LHD Vladivostok, sela o amplo acordo de produção técnico-militar entre Rússia e França que abrange todos os espectros da defesa, desde ar, terra ao mar. São esperados por isso, novos contratos para os mais variados navios e meios navais. Não é segredo o interesse de ambos os países em expandir ainda mais as cooperações bilaterais no âmbito da defesa.
O Vladivostok deve iniciar em breve os seus testes de mar e de aceitação, estando logo após isso, à disposição para entrar efetivamente na Marinha russa como o primeiro LHD ou navio de projeção de combate da Marinha Russa.
11 Comments