Chefe da Inteligência da Arábia Saudita defende afastamento dos EUA

Príncipe Bandar bin Sultan

O chefe do setor de Inteligência da Arábia Saudita, príncipe Bandar bin Sultan, disse que o reino fará uma “grande mudança” nas relações com os Estados Unidos em protesto contra o que chamou de visível inércia dos EUA na questão síria e a abertura do país em relação ao Irã, disse nesta terça-feira uma fonte a par da política saudita.

O príncipe declarou a diplomatas europeus que os EUA falharam na adoção de ações efetivas na crise síria e no conflito palestino-israelense, estão ficando mais próximos do Irã e não apoiaram o suporte dado pelos sauditas ao Bahrein quando esse país esmagou uma revolta antigovernamental em 2011, disse a fonte. Não ficou imediatamente claro se os comentários atribuídos ao príncipe Bandar têm pleno apoio do rei da Arábia Saudita, Abdullah.

“A mudança para distanciamento dos EUA é grande”, afirmou a fonte próxima da política do reino. “A Arábia Saudita não quer se encontrar mais numa situação em que é dependente.”

Os Estados Unidos e a Arábia Saudita são aliados desde a formação do reino, em 1932, o que garante aos sauditas uma poderosa proteção militar e assegura a Washington suprimento de petróleo. A iniciativa do príncipe vem à tona depois de uma surpreendente decisão saudita, na sexta-feira, de rejeitar integrar por dois anos o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em protesto contra o “padrão duplo” das Nações Unidas.

O príncipe Bandar foi embaixador saudita em Washington por 22 anos e é visto como um linha-dura em política externa, especialmente quanto ao Irã. O reino saudita, de população majoritariamente muçulmana sunita, rivaliza com o Irã, de maioria xiita e aliado da Síria, o que tem amplificado as tensões sectárias no Oriente Médio.

Filho do último príncipe herdeiro e ministro da Defesa, o príncipe Sultan, e protegido do rei Fahd, o príncipe Bandar caiu em desgraça com o rei Abdullah em 2005, após divergências em política externa. Mas ele voltou a ter destaque no ano passado, ao assumir a incumbência de derrubar o presidente da Síria, Bashar al-Assad, dizem diplomatas na região do Golfo. No último ano ele encabeçou os esforços para fornecer armas e outros tipos de ajuda aos rebeldes sírios enquanto seu primo, o ministro de Relações Exteriores, príncipe Saud al-Faisal, atuava no campo diplomático.

“Todas as opções na mesa”

“O príncipe Bandar disse a diplomatas que ele planeja limitar a interação com os EUA”, afirmou uma fonte que acompanha a política saudita. “Isso acontece depois de os EUA fracassaram em adotar ações efetivas na Síria e Palestina”.

“As relações com os EUA estão há tempos se deteriorando, já que os sauditas sentem que os EUA estão cada vez mais próximos do Irã e os EUA também falharam no apoio aos sauditas durante o levante no Barein.”

A fonte não quis dar mais detalhes da conversa com Bandar, que ocorreu nos últimos dias, mas insinuou que as mudanças planejadas teriam amplas consequências, incluindo na compra de armas e venda de petróleo.

REUTERS

 

Fonte: Terra

38 Comentários

  1. As relações com os EUA estão há tempos se deteriorando, já que os sauditas sentem que os EUA estão cada vez mais próximos do Irã e os EUA também falharam no apoio aos sauditas durante o levante no Barein.” === Se essa familia largar esse osso, o q seria bom, possivel/ vai ocorrer um guerra interna, civil, por ideologia…espero estar errado.Um pouco de + liberdade fará bem a esse país.sds.

    • Se o Rafa Tapadinho tivesse metade da sua lucidez não passava tanta vergonha por aqui e outras paragens amigo Gianca!

      • Me diz uma coisa

        quanto tempo vai demorar pra Israel dizer que “faltam 6 meses pra Arabia Maldita ter uma bomba nuclear” ?

        .

    • Concordo Giancarlos,

      Esses caras são mais violentos que o Irã, TEM TODAS AS PENAS DE MORTE QUE TEM NO IRÃ, e mais algumas para a moral e bons costumes… mas sua violência é mais direta, pois nem poder judiciário tem na Arabia Saudita… são alguns “Anciãos” que dizem qual a sua punição pelos seus atos e basta, acabou ali, não tem direito a ampla defesa e nem nada de advogados, contra provas e pericias contraditórias, NADA!!

      Se for falar em ter voto livre pro povo então tua cabeça vai rolar literalmente pra fora do pescoço, e no Irã pelo menos eleições tem.. algumas tem fraude outra não como no mundo inteiro… lembram da Flórida?

      E mais, se for fazer manifestações pacificas, vai preso e a pena são as antigas “Chibatadas”… isso se não rolar sangue durante as manifestações é claro…

      E as mulheres lá não podem dirigir, no Irã mulher é até professora de Universidade ou Politica… Nas Arabias Malditas somente as filhas da aristocracia podem estudar, os demais, o povão é como se fosse no Afeganistão… Sharia das Brabas!!

      Duvido que deixem a asa dos protetores de Washington, pois como já disseram aqui, vai passar a ter material na “Imprensa Livre” sobre a DITADURA dos Saudis… coisa que hoje não tem em lugar nenhum do democrático ocidente com “Jornalismo Livre”, pois os governos não querem que seja apresentada como ditadura, ainda mais violenta que o Irã, mas convidam a imprensa a não falar a fato deles, e se falar, deve ser como “Aliado Regional”, isso sim que é liberdade de imprensa no Ocidente… e os Saudis terão consequências graves por isso!!

      Valeu!!

      • Mais chororô Francoorp? Mude-se para o Irã então já que você tá com peninha dos caras! E falandono “judiciário” iraniano,o que me diz de umjudiciário que adita a denúncia após a prolatação da sentença e primeiro grau? Pior: adita para incluir junto com adultério a acusação de homicídio. Pois é, foi o que o judiciário iraniano fez com Sakineh Ashtiani. É melhor não ter um judiciário a ter um judiciário assim……

        E já que você diz com tanto orgulho que as mulheres podem ser professoras universitárias e políticas no Irã mas omite que lá o testemunho delas tem valor probatório inferior aos do homens. Lá também mulheres são estupradas e depois processadas e mortas por prostituição. Também não podem se divorciar e quando o marido se divorcia não recebem pensão….nossa, que lindeza a democracia iraniana!

        Mas devo dizer que você se supera ao comparar a fraude das eleições iranianas de 2009 ao que aconteceu na Flórida. Absolutamente risível. O que ocorreu na Flórida foram votos que não estavam claros o bastante e demandaram uma decisão controversa. Bem diferente de uma fraude generalizada onde os Aiatolás usurparam a vontade popular para reeleger o fascista Ahmadinejad.

        Em tempo: O Ministro da defesa saudita pode viajar tranquilamente para o exterior. Bem diferente do anterior ministro iraniano, que se colocasse o focinho para fora do paí seria preso em obediência a um mandado de prisão expedido pela INTERPOL por sua participação em um atentado em Buenos Aires.

      • Eu não estou com dó de ninguém… o Irã tem seus problemas, todos tem, eles também tem violência interna, o que esperar de um país TEOCRÁTICO??

        Era só uma comparação entre os dois, o “ALIADO” e o “INIMIGO”, só isso… mas pra você tem o Bom e o Malvado, o Santo e o Demônio, o Preto e o Branco… sim, sim!

        Eu sei que é teu dever “Falar Mal” do Irã sempre que aparecer o tema, mas a minha não foi uma propaganda do Irã, e sim uma reflexão sobre a Arabia Saudita Aliada que ninguém fala nunca na Imprensa Ocidental “LIVRE”!!

        Se puder me falar um judiciário no mundo que não tenha falhas…

        Se me puder falar um país do mundo onde mulher não é estuprada por um homem… mas prostituição lá envolve em prova clara uma “Recompensa em vantagem pelo Sexo Ocasional”… Grana!

        Se puder me falar um país que tenha o voto popular e que não tem Fraude ou tentativa de Fraude…

        O mundo é um pouco mais complicado do que a simplificação ideológica tenta vender!!

        Valeu HMS!!

      • E desde quando você fez ou faz alguma reflexão meu caro Francoorp? Em verdade você apenas tenta cansar o interlocutor com uma prosa prolixa e vazia. Sem falar em tentar atribuir aos outros os pecados que comete, que são justamente a tentativa de reduzir o mundo ao preto e branco. isso ficou muito claro em sua risível simplificação de que as o Irã seria um paraíso se comparado à Árábia Saudita. Todos sabemos que a Arábia Saudita é uma teocracia medieval, e a própria imprensa ocidental encarrega-se de mostrar isso com riqueza de detalhes. Ocorre que os Sauditas jamais negaram isso. Bem diferente dos iranianos, que são hipócritas.

        No mais, ao mostrar toda a sua ojeriza pela imprensa livre, sempre emprestando risíveis adjetivos tais como “golpista”,você diz exatamente quem é….

      • Bem, o meu curriculum mostra o contrario do que diz, basta procurar… MAS O SEU É UM PONTO DE VISTA, só isso, não é uma verdade absoluta, alias não existem verdades absolutas como quer passar a entender sempre!!

  2. se eles fizerem isso, Já, já eles deixam de ser príncipes e reis, e a exemplo de todos os outros, a mídia internacional passa a chamá-los de ditadores e começa a mostrar todas as atrocidades que as potências fingem não conhecer. E a nossa imprensa vai no vácuo, claro.

  3. Não vai demorar muito pra algum trilogiense da vida começar a chamar a Arábia Maldita de “bolivariana” … dirão que os árabes são petralhas que sofrem de “antiamericanismo infantil” e que recebem propina na compra de armas….

    dirão tb:

    O PT O PT O PT O PT

    O Lula O Lula O Lula O Lula

    “É caro pra manter”
    “Vão entubar as Forças Armadas”
    “Nossos sistemas não conversam com os deles”
    “Estão recebendo propina”

    bé bé bé béééééééééééé

    ¬¬

    • rafa você sozinho vence tipo uns 6 deles ,são fracos e deslocados ,pois para eles eles não se sentem brasileiros ,a auto estima deles é mais baixa que suvaco de cobra ,´rsrsrs
      mais pega leve rsrs pois os caras ficaram quase uma semana sem postar nada !!!!

  4. Esse comentário é de grande lucidez.
    Ele que pare de falar bobagens se não pode ser eleito o próximo tirano do pedaço.

    • Exatamente! Para ele largar de ser besta! Quem brinca com capital e a imprensa judaico-cristã-ocidental se ferra!…rs!

  5. Ex-embaixador e atual chefe do serviço secreto é um príncipe, sobrinho do “rei”.
    Saud al-Faisal, também sobrinho do “rei” é o ministro das relações exteriores.
    Taí um tema legal para quem não conhece e se interessar, a criação do Reino da Arábia Saudita, pela potências ocidentais.
    A história do rei Abdul Aziz bin Saud (Saud, daqui vem o nome Saudita) e seu conlúio com os anglo-americanos para manter sua ditadura travestida de monarquia.
    A ditadura sunita da Arábia também está por detrás desse complexo, e de difícil solução, problema que envolve a paz no oriente médio.

    • Melkor:

      Vou lhe dizer a minha opinião. Trata-se na verdade de ciúmes, dor de cotovelo e ressentimentos por parte dos sauditas. Eles estão “mordidos” com os EUA pelo fato de não terem até o presente recebido um apoio mais incisivo em seu apoio aos terroristas que infernizam a Síria e também pelo fato da administração Obama estar distencionando em relação ao Irã.

      ENtretanto, não creio que vá ocorrer afastamento e tampouco ruptura entre os países. Os interesses de ambos estão umbilicalmente ligados no Oriente Médio. Os Sauditas precisam dos americanos na retaguarda em caso de conflito com o Irã (além de um bom fornecedor de armas) e também os EUA precisam dos sauditas que, como os israelenses e os turcos, são as pedras angulares na projeção e manutenção dos interesses americanos na região.

      Em tempo: Você notou que as queixas quanto ao distencionamento em relação ao Irã são semelhantes às de Netanyahu?

  6. Bandar “Busch” continua disparando pra todo lado. Principalmente depois que a Arábia Saudita perdeu o controle sobre seus sabujos na Síria e, talvez, o controle de boa parte do mundo islâmico. Está se achando a cereja do bolo.

    Aos editores
    Agora pode ofender comentaristas gratuitamente? Já vi muita coisa absurda nestes blogs sobre geopolítica/defesa, mas achei o fim da picada essa insinuação ridícula feita ao Rafa_positron. Passou do limite do que pode ser considerado como crítica razoável a um ponto de vista a comparação com zumbis. Nem o Vader que tem um discurso duro e que é considerado por muitos como reacionário (e de quem eu discordo em praticamente tudo), ousou passar desse limite fazendo esse tipo de insinuação. Mas tenho que admitir: o Vader usa argumentos, o que faz toda a diferença.

    • Resolveu tomar as dores do Rafinha foi Roberto? E por que, antes de me criticar, você não não foi criticar os insultos repetidos ad nauseam et extra pelo Zumbi? Cadê a sua coerência meu caro? Ou você vai dizer que todo o xingatório repetitivo do Rafitcha são “argumentos”?

    • RobertoCR,

      Concordo, o ídolo dos Trols usa argumentos, não concordo com as opiniões tendenciosas dele mas há conteúdo.

      • Isso é verdade, ele tem conteúdo mesmo, Verdade!!

        Criticas de nível com bons raciocínios são sempre bem aceitas e escutadas… ele é diferente do Pinico Preto que só prega ódio politico e slogans… pecado, tinha potencial nele, no inicio até tinha raciocínios lógicos bons, mas depois a politica subiu na cabeça e virou mantra!

        Valeu!!

    • Ignora, rapaz…

      Faça como eu: as coisas inúteis que nao nos trazem engrandecimento, nós devemos simplesmente extirpar …

      Lugar de lixo é na lixeira

  7. Os sauditas reclamam do tratamento “dual” da ONU em relação à Síria porque eles são os sunitas, minoria na Síria.
    Mas parecem não se lembrar que eles próprios entraram no Bahrein para massacrar o levante xiita, que por sua vez são minoria no Bahrein.
    Quando as galáxias se alinharem e os xiitas se unirem aos sunitas, eles começarão as guerras entre os clãs, entre etnias, e por aí vai, isso nunca acaba.
    E usam o escudo dos direitos humanos, crimes de guerra, armas de destruição em massa, etc.
    Aliás, talvez acabe quando o petróleo acabar.

  8. eu já havia lido em outro site esse príncipe mocotreva soltar os cachorros nos estados unidos
    o que significa isso a corda ira estourar para o lado mais fraco ,que pode ser o dele mesmo ,pois os gringos não estão dispostos a uma guerra nuclear contra a russia
    agora os sauditas querem bomba nuclear reclamam com os gringos por não possuírem ,
    acho que os americanos estão certos de se afastarem deles ,pois o bin laden era primo desses caras

Comentários não permitidos.