Telefones da França foram alvo de espionagem dos EUA, diz jornal

Em meio à visita de Kerry a Paris, chancelaria francesa convoca embaixador americano para dar explicações

A Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, sigla em inglês) coletou 70,3 milhões de registros telefônicos franceses em um período de 30 dias, segundo uma reportagem do jornal Le Monde que fornece novos detalhes sobre a massiva operação de espionagem que provocou indignação entre os aliados mais próximos aos americanos. O governo francês convocou nesta segunda-feira (21) o embaixador americano para dar explicações.

AP

Embaixador americano para a França Charles Rivkin deixa o Ministério das Relações Exteriores em Paris, após reunião

A reportagem, escrita em parceria com Glenn Greenwald , primeiro jornalista a fazer matérias sobre os programas de vigilância secretos da NSA, descobriu que quando certos números eram usados, as conversas eram automaticamente gravadas. A operação de vigilância também coletou mensagens de texto baseada em palavras-chave. A reportagem tem como base registros de 10 de dezembro a 7 de janeiro.

A publicação veio à tona em meio à chegada do secretário de Estado dos EUA, John Kerry, em Paris para diálogos diplomáticos sobre o processo de paz entre Israel e palestinos.

“Esse tipo de prática entre parceiros que invade a privacidade é totalmente inaceitável e temos que garantir, muito rapidamente, que isso não mais aconteça”. disse o chanceler francês, Laurent Fabius, durante encontro em Luxemburgo com seus colegas europeus. Fabius acrescentou que o embaixador americano, Charles Rivkin, foi convocado ao Ministério de Relações Exteriores.

Ele não comentou se havia sido chamado a prestar esclarecimentos e destacou a proximidade das relações entre EUA e França. “Esse relacionamento em nível militar, de inteligência, e forças especiais… é o melhor em uma geração.”

Mais cedo, o ministro do Interior da França, Manuel Valls, disse que a revelação feita pelo Le Monde era “chocante”. “Se um país aliado espiona a França ou espiona outros países europeus, isso é totalmente inaceitável”, disse Valls à rádio Europe 1.

Programas similares foram revelados no Reino Unido e na Alemanha. No Brasil, as revelações deixaram a presidente Dilma Rousseff tão indignada, que ela cancelou uma visita de Estado a Washington e denunciou publicamente a “violação de direitos humanos e liberdades civis”. O Ministério de Minas e Energia e a Petrobras também foram alvo de espionagem da NSA, de acordo com as denúncias.

O documento mais recente citado pelo Le Monde, datado de abril de 2013, também indicou o interesse da NSA em um endereço de email ligado ao Wanadoo – antes parte da France Telecom – e Alcatel-Lucent, a empresa de telecomunicações francoamericana.

Em julho, o Ministério Público francês iniciou uma investigação preliminar sobre a espionagem da NSA depois que a revista alemã Der Spiegel e o jornal britânico The Guardian revelaram a extensão dos programas de vigilância da agência norte-americana, com base em dados fornecidos pelo ex-prestador de serviço da NSA Edward Snowden .

Com AP e Reuters

Fonte: Último Segundo

22 Comentários

  1. A coisa só está piorando… alinhados servem pra isso mesmo, terem seus segredos econômicos e até tecnológicos roubados pelo grande amigo e aliado protetor, para que ELE leve vantagem sobre as tuas costas… e qual a novidade?? sempre foi assim, os mais fortes que tem capachos sempre levaram vantagens coletando informações sensíveis de seus “Seguidores Fieis”, Roma fazia muito isso, assim como o império Ming na China… É assim até dentro da tua igreja ou grupo de reuniões qualquer!!!

    Gerarão danos essas espionagens americanas, pois é esse o objetivo, usar as informações coletadas pra levar vantagens perante as outras nações e empresas não americanas… por isso espionam!

    A França mesmo perdeu um contrato graças a essas espionagens aqui no Brasil mesmo, o do SIVAM, onde se não tivesse empresa americana no Páreo não teria perdido o contrato DEVIDO Á ESPIONAGEM, mas como tinha um interesse americano na jogada, eles denunciaram os bastidores corruptos nas filas da licitação, denunciou as corrupções dos adversários… mas sabemos todos que ATÉ O U.S.A. CORROMPEM pelo mundo afora, NÃO É QUE VÃO DENUNCIAR AS PRÓPRIAS não é mesmo… no fim usam até esse tipo de tática da corrupção pra defender seus interesses, veja os Bilhões de Dólares que sumiram debaixo do nariz do Exército Yankee no Afeganistão, e que muitos dizem que foram pra corromper os clãs dos senhores da Guerra locais, e como esquecer as corrupções de altos membros da comunidade Sunita e Xiita no Iraque depois da invasão, pra defender os poços de petróleo e as refinarias, tudo na “tangente”.

    DEFENDER OS PRÓPRIOS INTERESSES é o ponto, vê se APRENDE BRASIL, sem colocar a mascara de moralismos ou ações politicamente corretas como alguns que querem te manipular sempre fazem por aí… não se deixe enganar pela sua própria parcialidade!

    E o Brasil também perderá muito com essas espionagens, principalmente a Petrobras, pois é pra isso que serve a coleta de informação, pra defender os interesses do espião e não pra fazer justiça ou lutar pela liberdade do espionado, como algumas 5° colunas tentam vender fácil… retorica barata essa!!

    O Brasil precisa urgentemente de uma contra espionagem eficaz, tem que fazer o dever de casa, pois todos os nosso problemas são culpa nossa, e levar prejuízos por que os Americanos vão tirar vantagem das informações que roubaram por aqui seria só mais uma culpa nossa, roubar segredos é uma das técnicas mais antigas da história humana, deixar-se enganar e ser roubado é culpa nossa… precisamos de um sistema de contra espionagem e contra informação que funcione realmente, livre de “ideologias” de direita ou de esquerda, e isso pra agora, já!!

    Lembrem-se… o Pragmático não tem lado, não tem aliado e nunca é alinhado, mas também não é inimigo de ninguém, ele não precisa demonstrar nada, provar nada e nem mesmo precisa acreditar em nada, principalmente na “Verdade Alheia”… todo o resto que foge dessa regra não é pragmatismo, mas propaganda de alguém que usa essa palavra pra te envolver como um tolo!

    Valeu!!

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      Sr.Francoorp.
      .
      Essa postura que a vaca-sagrada faz,ela mesma já fora vítima com os chineses e quem não se lembra da postura do governo americano com relação a bisbilhotice chinesa….quem ?
      .
      Muitos procuraram mostrar que tal fato é normal,sabemos que é,mais quando se trata quem pratica o crime(ato),pois nesta história o que se leva em conta, não é o ato más quem pratica o crime e ai,consiste a hipocrisia de alguns!
      .
      Se fosse a Rússia,China,(que fazem também) a reação seria outra tenha certeza disso.
      .
      .
      abraços.

    • Concordo que devemos correr atrás de um sistema eficiente de contra espionagem, mas é impossível para nós ou qualquer outro ficar 100% protegido.
      Acredito que o melhor que o Brasil pode fazer é entrar nesse jogo e espionar também, se todos fazem então vamos lá. Vamos parar com a hipocrisia e esse papo furado de “politicamente correto”, com essa ideia de paz e amor só tomamos no rabo!

  2. Kkkkkkkk

    E agora?

    O que aquele embaixador seboso, que afirmou que os EUA espionam o Brasil por sua aproximação com os bolivarianos, vai dizer?

    Os americanos e os seus agregados sao muito patéticos…

    Os Vaders da vida ja nem tem mais cara nem argumentos pra tapar o sol com a peneira

    • pois é,positron…Hahahah
      .
      Eu gostaria de perguntar a um americanófilo de plantão em qual categoria está a França;amigo,inimigo ou problema…Hahahahah..eu ainda acho que a americanalhice nem dispensou os seu mais aproximados bajuladores;ingleses,canadenses e australianos…Hahahah

      • Oras, vc não sabe que a França é governada pelo PT e que o governo americano só está espionando essa nação para proteger seus cidadães? Um dia os franceses vão agradecer aos EUA por estarem espionando suas vidas, e esse dia será quando o governo americano mostrar provas que o governo bolivariano francês está roubando fortunas.
        Americano só espiona para defender seu povo e do país que rouba informação…

        helveciofilho – seu comunista

        Desculpe a brincadeira helveciofilho, mas é o que os americalocos tem vontade de falar mas não vão falar.

    • Sempre que eu quero desestressar dou uma passada aqui no PB para me divertir com as bobagens de lavra do ilustre Rafa Tapadinho….e não é que ele sempre me surpreende chafurdando cada vez mais na sua própria indigência intelectual? Ele é tão doutrinado ideologicamente que apenas consegue enxergar dentro das viseiras postas pelos titios Rui e Franklin. Não é à toa que ele acha que a espionagem tem apenas o objetivo de enquadrar a bolivarianada, que apenas os EUA espionam e por aí vai…pena que a realidade não é assim tão em preto e branco como ele pensa senão vejamos:

      A França espiona. E muito. O próprio Julian Assange diz que os serviços secretos franceses são extremamente eficientes. O presidente de uma companha aérea chinesa foi buscar uns jatos da Airbus em Toulouse e quando voltou para o Hotel viu alguns “camareiros”fuçando suas coisas. Sem fala também de muita espionagem eletrônica.

      A França espiona os EUA. E espiona pra caramba! Apenas perde para Russos, Chineses e Israelenses! nesse quesito.

      E agora josé? nada muda! tudo continua como dantes no quartel de Abrantes. A França não vai deixar a OTAN, não vai deixar a UE, não vai romper com os EUA e tampouco vai se unir aos tais BRICS (Brics who?) pois, ao contrário da bolivanianada lobotomizada eles sabem que os interesses geopolíticos vêm em primeiro lugar e a espionagem faz parte do jogo…. Puxa, mas esqueci que para a bolivarianada e arraia muída simpatizante geopolítica é palavrão….

      • Concordo em parte com a sua visão Tireless.

        Espionar faz parte do jogo, mas o desenrolar disso tudo dependerá dos próximos capítulos desta novela que não tem data marcada para terminar.

        Ninguém (nenhum de nós pelo menos) conhece todo o conteúdo das informaçõe que o Snowden possui, e como frisou o Capa Preta o Putin é uma velha raposa da guerra fria. Parece que ele tá dando um nó e não somente no Obama mas em toda a inteligência americana.

        Vamos imaginar (somente um exercício) que seja revelado por exemplo que os EU vendo o crescimento do euro, com um certo receio de que o dólar perdesse sua força e fosse substituido por esta moeda (há algum tempo atrás no auge do euro se especulava isso) e “sabotou” esse crescimento, e que isso foi um empurrãozinho (o catalizador) para alguns países do velho continente descerem ladeira a baixo.

        Sei que foi uma viagem (também estamos aqui para especular, rsrsrsrs, faz parte do jogo), mas, sendo redundante, ninguém conhece a profundidade do que sabe o Snowden.

        Já imaginou qual seria a reação dos aliados americanos?

        Imagino que fariam igual França, para a mídia se diriam indignados, exigiriam explicações, etc, etc, mas na surdina, em secreto…, como poderiam agir?

        E…, se o Capa Preta tiver razão quanto a participação (direta/indireta) da França neste jogo Rússia/Snowden?

        Acho que é muito cedo para dizer que nada vai mudar.

      • Vandrade:

        A julgar pelo que vimos aqui, e se forem confirmadas as informações do traidor Snowden, não creio que esse tipo de informação esteja em poder do mesmo. Basta lembrar que no caso brasileiro ele não soube dizer o resultado prático da espionagem, apenas afirmou que houve.

        No mais, não creio que exista paticipação francesa nesse jogo pois tanto a França como a UE, acho que salvo a Alemanha, estão cada vez mais dependente dos EUA. A meu ver o principal objetivo dessas revelações é tentar atrasar ou inviabilizar a formação da área de livre comércio EUA/UE, que será a maior do mundo e certamente dará a esses países juntos um peso econômico e geopolítico bem mais que os BRICS, por exemplo, além de condenar à morte blocos como o MERCOSUL.

        Outra questão diz respeito à área energética. A UE consome gás russo, fazendo a fortuna da GAZPROM e se submetendo à chantagem russa. Com a recém descoberta e aproveitamento do Shale gas nos EUA e a probabilidade de em 2018 toda a América do norte tornar-se autossuficiente em energia, ja existem movimentos no sentido da UE trocar o fornecimento de gás russo pelo gás norteamericano. Já pensou o baque que será para os russos?

  3. Filhão… quem tem acesso ao bolo de chocolate não ia ficar só em uma fatia… claro que ia abocanhar o bolo todo….

  4. Essa NSA tá parecendo uma galinha com diarréia, por onde passa vai deixando “m”.

    A solução é cortar em 90% essa NSA, imagina só o rio de verba que essa agência deve estar bebendo, e a multidão de funcionários lendo até e-mail de pipoqueiro, não é por nada que no descontrole de montanha de informação fácil obtida por rastreamento de megas computadores, eles estejam pisando na jaca da cretinice por tudo que é lado. Os caras de preto têm que serem podados e voltarem para o foco.

    E terceirizar a segurança nacional só podia dar nisso mesmo.

    O maior problema não é ser traido, é todo mundo saber que vc também foi traido.
    Tadinha da França!
    Bem vinda ao Clube Guampa.

    • Pois é ViventtBR.
      Já imaginou o que aconteceria se cortassem 10% da NSA (em pessoal) quantos Snowden não surgirim.
      Agora não tem mais jeito. Estamos vendo somente a ponta do iceberg, muito mais coisas surgirão.

      • Ótima observação Vandrade.

        Mas botar na rua esse pessoal não dá mesmo. O jeito é transferí-los.

        O governo americano acabou criando um enorme abacaxi.

  5. E assim morreu o FX, os estadunidenses fazem isto desde o Sivam, desobrem podres dos concorrentes, e melam as negociações por meio de chantagem.. E em varios outros assuntos estratégicos, e o jogo,
    Agora alguem acha que a frança não faz o mesmo, que a França, que tem uma colonia proxima de Alcantara, quer que sejamos concorrentes eficientes de seu programa de lançamentos de satelites SPOT/ARIANE, constantemente lançados da Guana francesa ?
    Vamos acordar ou não?

  6. Em tempo, o Edward Snowden foi uma jogada de mestre da Russia ( acredito que franceses também estejam envolvidos) A Bong estava quase levando o FX2 quando beng…na mosca.

    • Começo a concordar com o 1maluquinho.
      Acho que isso é uma jogada dos BRICs, o cara foi para a China, depois Rússia e começou a divulgar as encrecas relacionadas ao Brasil (que se mostrou indignado, etc, etc…).
      Agora minam (minaram) a credibilidade americana não só perante o mundo (mídia) mas principalmente com seus principais aliados e a excepcionalidade americana (como uma nação integra, defensora das virtudes humanas) vai para a latrina.

      • Os russos compraram seu navio multi proposito de onde mesmo ? (Mistral)

        o Putin e uma velha raposa da guarra fria, enquanto o Obamis e um paspalho.

    • Só não esqueça que antes a França não fazia parte da OTAN. Então é até compreensível. Mas de dois anos para cá, a França é membro da OTAN , e aí não há justificativa para a espionagem, por parte dos EUA.

  7. Os tres ultimos primeiros ministro frances e os dois ultimos presidentes, Sarkozi e o presente, agentes das CIA. Qual a surpresa. Preciso citar fontes?

Comentários não permitidos.