Brasil e Rússia fortalecem cooperação técnico-militar

Amorim (esq.) e Choigu (dir.) concordaram em elaborar tratado internacional para proteção das redes de informação – Foto: AP.

Em visita ao Brasil, o ministro da Defesa russo, Serguêi Choigu, discutiu uma ampla gama de questões com seu homólogo brasileiro, Celso Amorim. Além dos laços políticos já estabelecidos em encontros anteriores e no âmbito do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os dois países focaram nas perspectivas de cooperação técnico-militar.

Na véspera da chegada do ministro da Defesa russo,  já se falava na mídia sobre a assinatura do contrato de compra do sistema de defesa antiaérea Pantsir-S1 pelo Brasil, que prevê também a transferência da respectiva tecnologia. Também foi anunciado o fornecimento dos sistemas de mísseis antiaéreos portáteis russos Igla-S durante a atual visita, o que acabou não acontecendo.

A expectativa é que, dentro de um ou dois meses, especialistas militares brasileiros cheguem à Rússia para iniciar a fase final das negociações. O documento que irá formalizar o acordo deverá ser assinado, segundo projeção do Ministério da Defesa brasileiro, em meados do próximo ano.

Amorim declarou que a aquisição de sistemas de defesa antiaérea e de helicópteros MI-35 (das 12 aeronaves compradas, 9 já estão na Força Aérea Brasileira), apelidados de “tanques voadores”, será o primeiro passo rumo a novos projetos mais ambiciosos.

Os ministros da Defesa discutiram também a questão da formação e treino conjunto dos oficiais na base nas academias militares dos dois países, inclusive a possibilidade de troca de experiência entre os militares das Forças Aerotransportadas da Rússia e do Exército brasileiro.

mi35

Nesse contexto, Choigu propôs o intercâmbio de informações referentes à segurança em grandes eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, que ambos os países irão receber nos próximos anos. O ministro russo convidou observadores brasileiros para acompanharem os Jogos Olímpicos de Inverno 2014, em Sôtchi. Amorim, por sua vez, retribuiu o convite sugerindo que especialistas russos compareçam na Copa do Mundo no Brasil, em junho do ano que vem.

Planos conjuntos

O projeto FX-2, que prevê o reequipamento e modernização da Força Aérea Brasileira, também não foi esquecido. Amorim ressaltou que a licitação para a compra de caças está na reta final e, por isso, não é mais possível a inserção de novos participantes. No entanto, o ministro brasileiro demonstrou disposição para desenvolver conjuntamente o avião militar de quinta geração T-50.

Também foi proposta uma parceria para o desenvolvimento de aeronaves de ataque e treinamento com base nos Yak-130, além da criação de grupos de trabalho para questões da segurança cibernética e espacial.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/H7jga8″ standard=”http://www.youtube.com/v/yg-X8orZ-Sg?fs=1″ vars=”ytid=yg-X8orZ-Sg&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7890″ /]

Nesse aspecto, ambas as autoridades concordaram em iniciar a elaboração de um tratado internacional para proteção das redes de informação. “Estamos comprometidos com uma parceria estratégica focada no desenvolvimento conjunto de novas tecnologias”, declarou Amorim.

Fonte: Gazeta Russa

 

18 Comentários

  1. Esse é um momento em que precisamos ficar de olho aberto nestas negociações. Os russos poderão provar se querem mesmo ser nossos parceiros ou trata-se de outra coisa.

    • Entendo sua desconfiança Willian, esse é o procedimento correto.
      Por outro lado não estamos fechados a negócios e tecnologia , veja que segundo a promessa o FX-2 vai ser definido com os candidatos do short list, o submarino nuclear e convencionais mais os helicópteros são franceses, o Guarani é italiano , tudo isso é tecnologia ocidental , o que vejo então é a possibilidade de abrir uma nova porta para a absorção de tecnologia russa … longe claro de envolvimentos ideológicos.
      Como sempre digo não negociamos soberania , a tecnologia pode ser até marciana.
      Abs.

  2. Claro que gostariamos de saber de cada palavra ditas nessas reuniões, porém aquele amigo não confiável está a espreita, sempre cheio de terceiras e quartas intenções.
    Portanto, vamos seguir cheios de especulações, previsões e poucas certezas sobre nossa Indefesa.

    Certo mesmo sobre nossa aviação militar é somente eternas promessas.
    E Amorin está se saindo muito bem nessa missão de Ministro da Defesa Vaselina.

    Vou morrer assistindo da janela de meu apê o Forevis-5 se transmutando em carrapato dos céus brasileiros.


    Promessas……………promessas…………………………………………………………..

  3. O que acho interessante é que um pais com mais de 8.5 milhões de km², quase 200 milhões de habitantes, uma das 10 maiores economias mundiais com uma das mais fartas biodiversidade e reservas minerais, …etc… só fala em comprar pra defesa “grandes” quantidades de meios…..
    12 MI35 (9 até agora), meia dúzia de Pantsir-S1 (vamos ver quanto tempo isso será discutido), dois SeaHawk para a Marinha, 36 caças (discutidos há mais de 15 anos e nada), três NaPOcs e por aí vai…
    Em um conflito real não dá pra usar fotoshop ou computação gráfica pra multiplicar equipamentos …
    E ainda querem uma cadeira permanente no CS da ONU.
    Abraços,

    • Henrique, a estrategia dos governos revanchistas, nunca foi guerra convencional, ou tética convencional, mais sim a estrategia do entreguismo mesmo.
      Entrega um pouquinho para cada um, Terras na Amazonia e o pré sal para chineses, industria automotiva para europeus japoneses e americanos, agricultura e pecuaria para russos e asiaticos, pecuaria para russos etc.
      Assim todo mundo tem interesse aqui, e quem quiser meter a mão em tudo que se entenda com os outros. ou seja, CONTINUAMOS COLONIA, com politica aristocrática feudal. So que agora uma colonia globalizada.

      Aos militares, de mãos atadas( os generais da Amazonia vivem alertando sobre o entreguismo da politica indigenista),só resta investir em taticas de guerrilha, e guerra não convencional.

  4. tudo o que vem sendo feito no Brasil nas últimas décadas é de mentirinha. Nós , povo, nao sabemos dos bastidores da política. mas deve ser fato que o Brasil está “manietado” pelos EUA. Existe alguma ameaca clara de invasao da Amazonia ou perda da soberania nacional caso o país OUSE tornar-se independente, o que o país NAO É!! Toda a tecnologia que queremos desenvolver é barrada pelos Americanos com participacao e apoio dos G-8. Agora vem a Rússia oferecendo negócios COM transferencia de tecnologia e este pedaco de lixo do Celso Amorim fica “fazendo doce”. Todos sabem que a transferencia de tecnologia da Europa Ocidental e dos EUA nao é real. Isto é uma mentira que só os Brasileiros muito desinformados acreditam. O que a classe política (ladroes) Brasileira quer é negócios e propinas.Porisso a Dilma está insentando de impostos os projetos da Indústria Bélica Nacional onde a Oldbrecht agora se meteu mesmo sem ter um pingo de tecnologia na área. A Oldbrecht é uma velha amiga dos governos Federais fazendo obras superfaturadas e dividindo o lucro do roubo dos cofres públicos com os políticos no Senado e Congresso. A mesma coisa ocorre com nossa Mineracao e indústria tecnologica, como a Embraer, por exemplo. NAO SE ILUDAM!! Nossos políticos sao prostitutas, se vendem pra quem paga mais. A Rússia oferece ao Brasil SOBERANIA mas nao paga propina, porisso só vende foguetinho de 20 Km de alcance. Eqto que os Franceses recebem o projeto do Sub-Nuclear pagando centenas de milhoes de Euros em propina. Lemvrem-se… Na guerra do golfo os Franceses sabendo dos códigos fonte dos sistemas antimisseis Iraquianos de fabricacao Francesa colocaram estes fora de combate. Os Franceses estao lá na Guiana, tomam a Amazonia de assalto junto com os Americanos instalados na Colombia. e há ainda muito, muito mais pra dizer , mas adianta???

    • GilGalil tu te esqueceu do Paraguai que me parece estar cedendo uma area em seu teritório para uma base USA o brasil esta sendo cercado mas não se preocupe pois apesar de tanta traição tenha certesa de que vem uma surpreza muito grande para os traidores da patria nossos governantes se cagaram perna abaixo literalmente e seus patrões tambem,A SURPREZA SE BAZEIA EM SE NÃO FOR NOSSO NÃO SERA DE NINGUEM ESTA SEUPREZA SE REFERE AO NOSSO TERITÓRIO.

  5. E temos que aumentar ainda mais essa cooperação, os BRICS precisam de forças armadas fortes e comunicativas, e o armamento russo, se também fabricado sob licença por aqui, pode trazer essa “padronização”, vendo as forças armadas da China e Índia, e as da própria Russia obviamente.

    Contrapor o extra poder militar da OTAN pelo mundo com vários player regionais é uma opção muito valida, e ainda mais se em caso de comoção grave seja possível que se unam em uma única aliança internacional, e unidos é possível fazer um novo balanço global em prol de um mundo multipolar, onde ninguém domine completamente… e assim acabam as guerras como as do Iraque, e também as guerras como as da Síria… mas os BRICS não devem ter um poder pra suplantar militarmente a OTAN, pois traria desequilíbrio também, então o melhor é o equilíbrio armado, do que o poder hegemônico ou o de alianças militares internacionais.

    E esse Yak de treinamento no Brasil seria uma excelente substituição dos AMX nos próximos anos… melhor esperar pra ver a coisa assinada né… de boas intenções as forças armadas do Brasil estão cheias!!

    Valeu!!

  6. O Brasil não entende de nada em tecnologias, o governo só sabe ficar sondando a opinião de meia dúzias de Especialistas de: Usp, Unicamp, e etc..
    Não sei ao certo o verdadeiro potencial dessa aliança, fato esse que poderá ser positivo ou negativo ao nosso país. Entretanto tal ação é confiar equivocadamente em terceiros, além de que não sabemos as intenções alheias externas.
    Pra ser sincero os Americanos estão muitos anos avançados em relação ao nosso país, e não acredito que o Brasil possa defender-se de qualquer espionagem avançada nesse aspecto. Visto que eles dispoem de muitas técnologias secretas como por exemplo: Visão Remota, nanotecnologias secretas, e etc.. hahah.
    Esses governantes são uns amadores na minha opinião.

  7. o que me parece mais interessante para o brasil ,alem dos equipamentos anti-aéreos russos, e o Yak-130, ja que estamos sem um Lift de transição desde a retirada dos xavantes ( se em que transição para que ? não teremos caças)

  8. Pelo andar da carroagem os Russos estão com as mãos no SISDABRA e SISFRON e de lambuja entram de sola em aeroespacial.
    Capa Preta sossega meu caro os caças são o menos importante.O mais importante agora e estão maquiando é a defesa aeroespacial,SISFRON onde as defesas aereas e os caças por ultimo entram nisso de forma sincronizada.
    Ja podem ate mesmo terem acertado tudo e cozinharem em segredo.
    Porque a isteria de caças agora,quem ira nos invadirem?Te afirmo que nem uma coalizão da OTAN e os EUA vão meterem a cara agora com a gente pois por traz do angu do Brasil agora tem caroço grosso.
    Necessitamos apenas de caças agora para patrulharmos e interceptarmos téco-técos.Eu gostaria de ver nosso A29 e o Yak130 trabalhando juntos.
    Se conseguissemos a conseção do YAK130 com liberdade de integração o transformariamos num caça leve,rustico e adequadissimo a emprego Amazonico.

  9. ### Na véspera da chegada do ministro da Defesa russo, já se falava na mídia sobre a assinatura do contrato de compra do sistema de defesa antiaérea Pantsir-S1 pelo Brasil, que prevê também a transferência da respectiva tecnologia. Também foi anunciado o fornecimento dos sistemas de mísseis antiaéreos portáteis russos Igla-S durante a atual visita, o que acabou não acontecendo.###

    kkkkkk A esquizofrenia especuleira kkkkk supunhetamos que derrepentelho piruacaso o mundo seacabaço!Que ku farias,que vaginas ku heim?
    O cara veio assinar o contrato do Pantsir de di Igla e podem terem tratado outras coisas tambem e tudo continuar sendo mantido em sigilo.
    Em todas visitas desta envergadura ao final sempre tem uma coletiva para a imprensa internacional e onde ela esta heim! kkkkkkkkk O que tem de bostéricos acometidos de ulcerações intestinais e palpitações peidabundarias voces não tem ideia kkkkk
    A jogada ja foi dada e não é nem mais questão de tempo e sim de estrategia para mostrar aos suplicantes por contratos e seus governos que TOMARAM UM XEQUE MATA kkkkk
    Cozinhemos todos por mais um pouco pois a ansiedade torna a agonia do defunto atraente.

  10. kkkk dentro de 2 meses especialistas Brasileiros cheguem a Russia para negociar kkkkk o que vai é uma equipe militar para ser preparada a passar o aprendizado aos demais kkkkk Especuleiros unidos com recepitaculos leiteros abastecidos jamais serão rompidos kkkkk

  11. 1maluquinho
    21 de outubro de 2013 at 15:44

    Pelo andar da carroagem os Russos estão com as mãos no SISDABRA e SISFRON e de lambuja entram de sola em aeroespacial.
    Capa Preta sossega meu caro os caças são o menos importante.O mais importante agora e estão maquiando é a defesa aeroespacial,SISFRON onde as defesas aereas e os caças por ultimo entram nisso de forma sincronizada.
    Ja podem ate mesmo terem acertado tudo e cozinharem em segredo.
    Porque a isteria de caças agora,quem ira nos invadirem?Te afirmo que nem uma coalizão da OTAN e os EUA vão meterem a cara agora com a gente pois por traz do angu do Brasil agora tem caroço grosso.
    Necessitamos apenas de caças agora para patrulharmos e interceptarmos téco-técos.Eu gostaria de ver nosso A29 e o Yak130 trabalhando juntos.
    Se conseguissemos a conseção do YAK130 com liberdade de integração o transformariamos num caça leve,rustico e adequadissimo a emprego Amazonico.=== Sem esquecer da CB-90 p o EB/MB(FN) , os caças Su-35″S” q vem c radar AESA e o VLS c os satélites geoestacionários ..o foguete de hj poderá ser o missil de amanhã…espero q isso seja exta/ assim..q marte te ouça…sds.

  12. Interessante.
    Tantos chefes de Estado em diversos momentos declararam algo sobre nossa soberania na Amazonia todos cedentos para abocanha-la e ate os Russos estão nessa.
    A Chinas repudiada pelo mundo como os novos ciganos que alimentam economias para não falirem jamais declarou algo de modo intervencionista que nos possa ser ameaça.
    Dentro de nossas forças armadas principalmente o EB tem uma forte corrente que prefere uma maior aproximeção do Brasil com a China do que com a Russia.
    É ate natural entendermos isso mas nos atrelando aos Chineses estariamos condicionados a eles pois sofreriamos todos os tipos de dificuldades com outros paises.
    Enquanto o brasil não tiver a coragem de quem mostra ao mundo que mesmo não tendo armas nucleares e desvantagem belica seus filhos morrem por sua patria todos sempre acharão possivel nos persuadirem ou nos aliciarem.
    Voces deveriam agradecerem a Deus por eu não ter poder nenhum pois estariam todos é fodidos.Em um ano eu mudo este pais e que os tribunais internacionais depois me julguem como o que quiserem pois não existe maior honra e gloria possivel a um ser humano que a de lutar e morrer se preciso for por sua propria liberdade e a liberdade de seu proprio povo e pais.
    Daniel foi o maior personagem Biblico e porque?Porque mesmo tendo origem nobre tinha a humildade de unicamente tudo fazer pela liberdade e bem estar de seu povo.A ele foi dada a honra que nem Jesus teve,a de escrever sob orientação e selar o livro que sera lido pelo Cordeiro.

Comentários não permitidos.