7 Comentários

  1. “É cara pra manter”.. além de tudo, “não tem avionica ocidental” e os “sistemas delas não podem conversar com os nossos”

    (/ConversaMoleVaderiana mode OFF)

  2. Como veículo de combate até não vejo muita utilidade em usar motocicletas, pois embora tenham agilidade, oferecem pouca proteção aos soldados.

    O ideal seria uma moto off-road elétrica, silenciosa, com visão noturna e baixa emissão IR, aí sim teríamos um veículo de reconhecimento eficiente para operar dentro do território inimigo. Se não me engano, já ouvi falar que os americanos estão trabalhando em uma motocicleta assim, mas não tenho certeza.

    Poderiam ser construídas com materiais compostos e até RAM para dificultar a detecção por radares de solo.

    • Deagol,

      Creio que teria, no máximo, uso para funções policiais.

      Uma viatura blindada seria muito mais útil para prover reconhecimento em zonas contestadas.

      • Caro, RR

        “Uma viatura blindada seria muito mais útil para prover reconhecimento em zonas contestadas.”

        Não sei, mas acho que uma viatura blindada é muito menos discreta e mais fácil de detectar, embora possa carregar muito mais sensores e armas.
        Acho que uma motocicleta, além de ser mais ágil, seria bem mais discreta se fosse silenciosa e tivesse assinatura reduzida.
        Mas é só uma opinião.

        Sds.

      • Caro Deagol,

        Concordo. Uma motocicleta pode ser mais discreta e é, sem sombra de dúvidas, muito mais ágil. Acredito que poderia ser até útil para unidades de infantaria ( é sempre bom ter uma metralhadora a mais que possa chegar a qualquer lugar rapidamente ); ou talvez forças aerotransportadas, provendo-lhes um meio de transporte ligeiro que poderia ser acomodado em qualquer aeronave cargueira; e em tarefas de ligação…

        Contudo, pode colocar o condutor e seus parceiros em risco, caso se tente fazer uso dessa agilidade ( mesmo com o carrinho lateral, ainda é um veículo de estabilidade reduzida )… Também não creio que seja um veículo para todas as situações climáticas; que encare tudo…

        É útil em estradas ( seja asfalto ou de terra batida, como no vídeo ), mas em uma zona de terreno acidentado, creio que seu uso seria bem mais problemático do que seria com uma viatura de quatro rodas…

        Em suma, creio que até poderia ser empregado por forças de reconhecimento, mas de maneira limitada…

        Saudações!

Comentários não permitidos.