Irá o Brasil comprar o T-50?

PAK FA Sukhoi T 50

A Rússia está propondo ao Brasil que este adira ao desenvolvimento do caça de quinta geração. O T-50 poderá se tornar no trunfo principal que faça o Brasil pender para uma cooperação técnica militar com a Rússia na esfera da aeronáutica. Potencialmente, a aquisição de aparelhos russos poderá tornar a Força Aérea Brasileira numa das mais poderosas do mundo.

Um caça para o Brasil

Já há muitos anos que o Brasil está escolhendo um caça perspectivo, mas o concurso F-X2 da Força Aérea para o fornecimento de 36 aeronaves ainda não está concluído. Neste momento nele participam os caças Gripen NG (Saab, Suécia), Rafale (Dassault, França) e F/A-18E/F Super Hornet (Boeing, EUA).

O primeiro concurso F-X foi cancelado em 2005 por falta de meios financeiros, mas as razões econômicas continuam a ser válidas ainda hoje, obrigando a adiar a data da escolha do vencedor.

O Su-35 russo não participa do concurso, apesar de não serem conhecidas as razões para a ausência do aparelho russo entre os concorrentes. As companhias russas Rosoboronexport e Corporação Unida de Construção Aeronáutica (OAK). Assim como os representantes do poder central, não perdem as esperanças de obter o “contrato brasileiro” realizando negociações “fora de concurso”.

O Su-35 possui, provavelmente, uma série de vantagens técnicas que permitem considerá-lo como um aparelho ideal para o Brasil. Antes de mais, ele é um avião bimotor com grande autonomia de voo, o que facilita a sua exploração e aumenta a fiabilidade do aparelho em condições de uma rede de aeródromos bastante dispersa e de grandes áreas de sobrevoo, incluindo áreas marítimas.

Pelas suas capacidades em armamento e equipamentos, com o Sukhoi só o Super Hornet pode rivalizar. Mas este tem características técnicas de voo inferiores, inclusive o alcance, a velocidade e a manobrabilidade.

Contudo, considerando as crescentes capacidades do Brasil como uma potência da construção aeronáutica e a forte concorrência, as vantagens técnicas não são suficientes para superar os adversários que competem no concurso F-X2. Mas aqui a Rússia pode ter dois trunfos a seu favor. O primeiro é a disponibilidade de incluir o Brasil na cooperação industrial em torno do Su-35 entregando-lhe a montagem dos “seus” aparelhos e, possivelmente, o fornecimento de componentes secundárias. O segundo é a proposta para um trabalho conjunto no desenvolvimento do T-50.

O projeto de quinta geração

Neste momento a futura aeronave de quinta geração, que está a ser desenvolvida pela Sukhoi, existe sob duas formas. Uma delas é o T-50 russo propriamente dito, criado no âmbito do programa PAK FA (complexo aéreo perspectivo para forças aéreas táticas). A segunda é uma aeronave com uma sigla ainda desconhecida que está a ser desenvolvida com base no T-50 no âmbito do programa conjunto russo-indiano FGFA (Fifth-Generation Fighter Aircraft) e que destina à Força Aérea Indiana.

O Brasil, que tem uma indústria aeronáutica mais forte que a Índia, não tem hoje um programa, próprio ou em cooperação, para o desenvolvimento de um novo caça. Porém, o país necessita de um aparelho dessa classe: as crescentes ambições políticas do Brasil no Atlântico Sul exigem um reforço correspondente.

Na esfera militar naval o Brasil já definiu as suas prioridades tendo começado a desenvolver um submarino nuclear. Na área da aeronáutica militar um aparelho de quinta geração poderá alterar fundamentalmente as capacidades da FA brasileira, e aqui o T-50 será provavelmente a única variante aceitável, tanto do ponto de vista político, como econômico.

Como se sabe, as exportações do caça norte-americano mais potente de 5ª geração, o F-22 Raptor, estão proibidas, enquanto o F-35 perde pelas suas características tanto contra o F-22, como contra o seu análogo funcional T-50. Entretanto, os EUA não manifestam qualquer intenção de incluir o Brasil na cooperação industrial em torno do seu novo aparelho.

Para a Rússia essa cooperação seria igualmente vantajosa. Em primeiro lugar, o crescimento do mercado do T-50 iria criar um “ponto de apoio” adicional para esse avião, oferecendo uma perspectiva competitiva para a indústria aeronáutica. Em segundo lugar, a Rússia poderá estar interessada num intercâmbio tecnológico com o Brasil na área da aeronáutica civil. Aqui ambas as partes já teriam algo a oferecer ao parceiro.

Fonte: Voz da Rússia

70 Comentários

    • Quanto aos caças russos na FAB,
      uma possibilidade interessante seria aquela que o próprio ministro russo, Serguei Choigu, se referiu, um contrato de leasing:

      Um leasing de 12 SU-35, para substituir os Mirage 2000 que estão sendo retirados de serviço…

      Com 12 SU-35 em Anápolis, a FAB teria todas as condições de testar o caça e a logística dos russos.

      Ao fim do tempo de uso contratado, com base na experiência de uso, a força aérea decidiria pela aquisição definitiva ou pelo descarte dos caças russos.

      • Os SU-35 sob contrato de leasing não interfeririam no programa FX-2, que seguiria seu (looongo) curso, seriam um tampão enquanto não chegasse
        o escolhido do FX-2…

        E com isto a FAB formaria uma opinião bem embasada sobre os caças russos, sua operacionalidade/custos, logística, assistência russa, etc… E isto certamente refletiria sobre uma decisão quanto ao Pak -Fa…

      • Gostei!.. Os pilotos se matariam pra ir pro esquadrão jaguar (1ºGDA-Brasília-Ondeestãoosmirage2000hoje)! Kkkkk

        Tinha que mandar pra amazonia… Pra tocar o terror lá próximo da colombia!… KKK

  1. o governo , a oposição ,eles não vao fazer nada ,são um monte de acomodados ,
    aqui em são Paulo até a policia esta se manifestando e conseguindo o que quer
    se depender das forças armadas ficar nessa de ordem unida e quietinha só se manifesta na porcaria dos clubes da elite militar para não investigar os crimes cometidos pelos playbois de estrela
    mas para se manifestar sobre aquisição de material ai fica tudo quieto
    para os soldados é o seus que esta na reta quando ouver qualquer buchicho é o soldado que vai dar a cara a tapa e com essa merreca de equipamento é só lamentos
    esta na hora das forças armadas se manifestar mandar os soldados só de uniforme sem armas para frente do congresso ,pedir para acordarem se manifestar ´pois não é essa o papo de democracia ????
    cade a democracia das forças armadas é so quando é o salario dos estrelas

    • “esta na hora das forças armadas se manifestar mandar os soldados só de uniforme sem armas para frente do congresso”

      O problema é hierarquia. Soldado só faz o que o governo manda, não existe democracia entre militares, só nos EUA.
      Infelizmente se houver manifestação, vai ter que ser civil.

      • legal deagol no papel é isso mesmo ,mas cansei de ver soldado tocando o foda-se no quartel
        se esses políticos vermes e os estrelas colocarem em risco a segurança por causa da sua letargia contecer
        contra força não há resistência
        queremos além da recuperação das forças armadas ,a reforma da mesma
        não ta nada doce não e faz tempo
        fizeram maior teatro e não assinaram porcaria nenhuma ,so teatrinho
        estão fora do compasso os estrelas e o governo ,brasil acima de tudo

  2. A cada matéria aki no PB relacionado ao F-X.. rola uma verdadeira montanha ”russa” de emoções .. pra cima (euforia e ate esperança )..e pra baixo (desespero.e angustia ) …hehehehehe…..parabéns aos editores do blog .. e segue o jogo !!!! ….
    ”Eu acredito no PAK-BR !!!!!” ^^

    • Segura na cadeira, porque o jogo é sujo e pesado, já disse que só comemoro quando ver o emblema da Senta a Pua nos Sukhois.

  3. Ora, depende: vai rolar quanto de caixinha pro ParTido? Dependendo do jabá, pode até rolar uma graninha pros russos tentarem terminar seu protótipo. Lembrando que no governo aparelhado do PT tudo tem que ter uma caixinha de 30% pro ParTidão pagar o marketeiro…

    Mas quem sabe o governo do PT não consegue pelo menos ajudar a fazer o que os russos não conseguem, a saber: industrializar o radar AESA e os aviônicos e produzir um motor definitivo?

    Só não pode dar uma de “ISS” dizer que vai fazer a janelinha e o braço, e depois nem isso conseguir providenciar e acabar sendo expulso do projeto e tendo que ir ao espaço de fuscão soviético…

    (Na verdade, pensando bem mesmo, chego a ter pena dos russos… Mal sabem eles a gelada em que entraram, hehehe…)

    Mas isso é coisa pra 2030 ou mais. Muita gente aqui não estará nem viva para ver o cocar da FAB no agora protótipo russo. E até lá o mundo será beeeeeeem outro (e as aeronaves de combate idem)…

    Enquanto isso, é rezar a cartilhinha russa e rezar pra eles pararem de nos embargar…

    Mas gentileza não confundir com o FX2: até o megalonanico Celso Amorim foi “ENFÁTICO” em afirmar que o FX2 está de pé, com decisão “para breve” e com apenas três aeronaves: Super Hornet, Rafale e Gripen. As chances de reviravolta nisso e aquisição do Su-27 “refurbished” – a.k.a. Su-35 (???) são NULAS.

    (e toca aguentar o mimimi dos russos e das fanzóvskys tentando entubar a FAB com o mais novo “refurbish” do seu caça-bombardeiro soviético de acrobacias…)

    Agora, já que o russo é “parceiro estratégico” (como metade do globo terrestre, aliás, rsrs: até as Ilhas Zamunda e Cucamonga viraram “parceiros estratégicos” do Brasil no governo do PT), e que eles mesmo reconhecem que a indústria aeronáutica brasileira é mais avançada por exemplo que a indiana, porque será que a Embraer vende tão pouco pra eles? Porque será que nossos novíssimos “parceiros estratégicos” (by PT) não abrem seu mercado de aeronaves civis para a gente?

    Mistééééério… 🙂

    Saudações a todos.

    • Salve Vader.
      .
      Só para refrescar: — Rússia propõe à Embraer produzir aviões no país – Link: http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios-geral,russia-propoe-a-embraer-produzir-avioes-no-pais,38017,0.htm
      .
      — Rússia autoriza venda de jatos Embraer no país – Link: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1200683-russia-autoriza-venda-de-jatos-embraer-no-pais.shtml
      .
      — Jato da brasileira Embraer recebe permissão para voar na Rússia – Link: http://gazetarussa.com.br/articles/2012/12/19/jato_da_brasileira_embraer_recebe_permissao_para_voar_na_russia_16973.html
      .
      — Diretor de vendas da Embraer na Rússia comenta trabalho da empresa no país – Link: http://gazetarussa.com.br/ciencia/2013/09/25/diretor_de_vendas_da_embraer_na_russia_comenta_trabalho_da_empresa_no_21883.html
      .
      Saudações,
      .
      konner

      • Konner:

        Isso é muito pouco. Na verdade é sabido que a EMBRAER tem muita dificuldade para emplacar seus produtos por lá. A política do governo russo é muito enfática no sentido de priorizar os projetos locais tais como o Sukhoi Superjet.

      • Salve HMS_TIRELESS.
        .
        [“Isso é muito pouco.”] – TIRELESS
        .
        Talvez para você…, em uma ‘opinião pessoal’…, ‘muito pessoal’…, mas…, no mundo do Business não.
        .
        [“Na verdade é sabido que a EMBRAER tem muita dificuldade para emplacar seus produtos por lá.”] – TIRELESS
        .
        Novamente…, em uma ‘opinião pessoal’…, ‘muito pessoal’…, mas…, no mundo do Business não.
        .
        A menos que tenha em seu poder informações que eu desconheça, — as dificuldades encontradas pela EMBRAER, são as normais para qualquer nova empresa que esta desbravando um novo mercado, — (mercado este com características singulares, diga-se de passagem, devido ao seu passado político recente em termos culturais para novos negócios).
        .
        De fato, que eu sei, a EMBRAER está encontrando na disputa com ‘empresas nacionais’ é um…, digamos…, dentre outras coisas um boato maldoso, lançando duvidas sobre a capacidade dos aparelhos da EMBRAER em suportar mantendo a eficiência, o clima inclemente de baixas temperaturas típico do inverno russo.
        .
        A meu ver algo meio infantil, mas, valido nas disputas por clientes, e outras coisinhas de cunho meramente de disputas empresarial, nada que a EMBRAER já não seja “cascuda” o bastante para administrar.
        .
        Ainda sobre sua opinião: — [“… a EMBRAER tem muita dificuldade para emplacar seus produtos por lá.”] – TIRELESS
        .
        Eu posso apostar que se você procurar vai encontrar empresários russos voando jatos executivos da EMBRAER no território da Rússia, mas eu duvido, que você encontre um único Sukhoi empoeirado em um Hagar no território brasileiro.
        .
        Procure o e-mail do…, – “Diretor de vendas da Sukhoi no Brasil e confirme com ele”.
        .
        Sugiro rever suas fontes de informações e seus conceitos, sobre trocas comerciais e o mundo Business.
        .
        “Se” tem algum governo, ou agentes/instituições de governo, criando empecilho para alguma empresa de aviação…, este não é da Rússia.
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • Matou a Pau de novo Konner, como sempre!!

        O pessoal que quer o Brasil servente dos USA não gosta disso, mas o pessoal que quer ver o Brasil forte junto com os BRICS aplaude!!

        Não é pouco… não é mesmo!!

      • Nossos novíssimos “parceiros estratégicos” não são tão ruins assim, bem, pelo menos não nos espionam nem nos sabotam, tão pouco incentivam golpistas em nossa terra. E olha só, até aceitam fabricas de aviões da EMBRAER em seu solo.

    • Vader, tenho uma teoria… os russos não confiam no Brasil 100% por achar que vamos passar algo aos americanos assim que metermos a mão, o contrário também.

      Mas acredito que com o tempo os americanos perceberam que não passaremos nada. A coisa degringolou por outro caminho. Eles sabem é que se metermos a mão vamos fazer ‘melhor’.

      Este tempo que a China está com as mãos na tecnologia russa de turbinas, se a mesma estivesse aqui e estivéssemos destrinchando ela como os chineses fazem, já teríamos algo igual ou melhor, disto não tenho dúvida.

      Conheci um pessoal que fez uma ferramente pra trabalhar com SGBD (Oracle), pros DBAs darem boas marretadas em um DB. É a melhor ferramenta que já vi pra isto, e veja, é tupiniquim.

      DBA = Administrador de banco de dados (a sigla está em inglês).
      DB = Banco de dados (a sigla está em inglês).
      SGBD = Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados – do inglês Data Base Management System (DBMS) – é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados.
      Exemplo: Oracle = programa (americano) gerenciador de banco de dados relacional, e não somente.

      Não vou me estender pra não encher o s@co de vcs.

      []s.

      • Wilian o papo é esse mesmo enquanto implantam que nós que fazemos doce na verdade o impencilho a concretização é a falta de confiança no Brasil guardar segredos dado o alto indice de capaxos Yankees no meio militar e industrial.

    • Vader

      Sempre esse negocio de propina? Era com o Rafale agora será com o PAK FA? Mais criatividade, sei que são capazes!

      Se o Brasil asseitar a participação no projeto será ótimo, tanto para a defesa como para outras aéreas.

      Mas não precisa se matar de raiva, estamos no Brasil onde nossos governantes que quando não são ladrões de sorte são pessoas altamente incompetentes. Do jeito que esse país é até o SH tem mais chances que o PAK FA. Isso me da nojo!

      • O coitado só faz pegar os mesmos argumentos contra o Rafale e colou contra o PAK fa

        Huahauahuiahuaauhauhauahuahuahuahuahuahauhaauahuahhuahauhaua

        O rapaz é demente mesmo………..

        O coitado nao tem a menor nocao do que fala….

        Kkkkkkkkkkkkkk

        .

    • Vader, mais uma vez infeliz em seu comentário.
      Engraçado que você fala que o Su-35S é uma gambiarra do Su-27, o que mostra total falta de conhecimento por usa parte. A única coisa que embra o Su-27 no Su-35Sé o design. O resto é tudo novo. Materiais compostos, tintura RAM…

      Agora, e o Super Hornet é o que?

  4. Já comentei que não acreditava na oferta Russa em uma parceria com o Brasil e que dava mais credito a uma parceria com a França inclusive dando apoio ao Rafale,mas do jeito que a Russia e a China estam interesados no Brasil não duvido que estejam realmente falando serio neste projeto.PEÇO QUE SE FOR VERDADE QUE DEUS ABENÇOE ESTE ACORDO pois seria maravilhoso para o Brasil.E PELO QUE ESTOU PERCEBENDO O INTERECE DOS RUSSOS E CHINESES NÃO É SÓ LUCRAR COM AS RIQUEZAS DO BRASIL MAS TAMBEM REDUZIR A INFLUENCIA AMERICANA NA AMERICA DO SUL ou como os americanos dizem em seu proprio quintal.

  5. Para o Brasil vender um punhado de STucanos para os USA foi necessário a Embraer implantar uma linha de montagem lá.

    Pergunta… aos torcedores do Vespão,

    A Boeing vai implantar toda uma linha de montagem do Super Hornet no Brasil?
    Por acaso os motores, ou as asas, ou os bancos, ou o radar, ou o assento, ou o canopy, ou a empenagem etc dele são feitos desde sempre no Brasil, como muitos componentes do STucano que sempre foram Made USA?

  6. Acredito que a proposta russa é muito vantajosa para o Brasil,teriamos um caça moderno e estariamos enseridos em um programa de desenvolvimento de um novo caça junto com a Rússia e a India (FGFA) !
    Se a proposta russa for como a matéria diz,acho que chegou a hora de bater o martelo e mandar o FX2 para o espaço !
    É o cavalo arreado passando pela segunda vez ,pode ser um exelente negócio para ambos !

    • Não colega, aí são outros 500.

      Eu e você podemos comprar o carro na mesma concessionária, mesmo modelo, mesmo dia, colocar a mesma gasolina e o que mais você quiser, mas tudo igual.

      A vida do veículo vai ser definida pelo tratamento dado à ele, salvo problemas do próprio veículo.

      Um pode durar 50 anos com a mesma aparência, mesmas peças, e funcionar. O outro pode ter virado sucata no primeiro ano de uso, com direito a motor travado por falta de troca de óleo e outras coisas mais. Só tem um detalhe, em se tratando de avião, ou ele cai ou nem sai do chão.

      Não estou julgando os indianos, só estou dizendo que vai de quem opera o vetor, disto pode ter certeza.

  7. Infelizmente neste Brasil não há um plano de governo de estado, mas sim um plano de poder para um partido, os objetivos e metas traçados não se referem a consolidação de um Brasil melhor, mais justo, mais igualitário, não temos nenhum projeto que vise objetivamente a resolução dos problema nacionais, sejam estes ligados aos gargalos de nossa infraestrutura, de nossa educação, de nossa defesa ou de nossa saúde, o que vemos são arremedos de projetos populistas e paternalista que somente tem um objetivo a manutenção do poder, mesmo que isto indique o sucateamento de nossas industrias, a manutenção de uma carga tributária estratosférica, o analfabetismo informal gritante, a formação de geração inteira de alienados e a proliferação de programas assistencialistas.

    O problema brasileiro é estrutural, precisamos mudar as estruturas e as instituições de poder, precisamos construir um plano de governo para o estado como um todo que busque o desenvolvimento social, econômico e cultural de nossa “terra brasilis” e não apenas uma quimera de projetos que nunca apresentam resultados satisfatórios.

    Enquanto permanecer a atual estrutura de poder, não veremos mudança alguma em nosso cenário de desenvolvimento, continuaremos um pais de bolsas esmolas, onde assola a corrupção e onde o poder se exerce não pelo povo e para o povo mas sim pelo partido e para os correligionários, situação esta que vivenciamos a mais de 30 anos.

    Assim não acredito que veremos uma definição, seja a curto ou médio prazo para o
    malfadado programa FX, posto que o reaparelhamento da FAB é discutido desde a década de 1990 e pasmem até o F-20 Tiger Shark era tido como vetor a ser escolhido, ou seja, o mundo já avançou duas gerações de caça, já estão planejando a próxima geração, e nos ainda não conseguimos decidir a compra de fabulosos 36 caças.

    Desta forma, pelo troar da carruagem o programa FX completará 50 anos e nada estará decidido, nossos governantes desejam longa vida ao programa FX, mesmo que isto indique a morte de nossa FAB, ou seja, não virão Gripens, SHs, Rafales, muito menos SU-35 ou T-50, quem sabe mais alguns F-5 sul coreanos ou F-16 direitos do deserto americano.

    É triste mas é esta nossa realidade

    • Vejo que você não está acompanhando o que está acontecendo no Brasil, em todos os quesitos que você mencionou acima, inclusive em defesa. Primeiramente, quero deixar claro que não tenho nada a ver com o PT ou qualquer outro partido político. Observo o que está sendo feito e nos ultimos 10 anos, não tem pra ninguém, o Brasil melhorou muito em tudo – baixissima inflação, baixíssimo individamento externo, devolveram a Petrobrás ao povo brasileiro, descobriram muito petróleo, restauraram nossa indústria naval, se tornando uma das mais importantes no mundo, a ponto de construirem navios de grande porte e plataformas de exploração de petroleo, cujos índices de nacionalização já ultrapassam os 70% : atacaram de frente e com muita determinação os problema das secas no nordeste, dando um novo alento ao povo nordestino, com grande desenvolvimento do nordeste e inúmeras oportunidades de empregos, fixando o nordestino naquela região: nossa moeda continua forte: nossa economia cresceu somos hoje a 6a. maior economia no mundo com uma população do tamanho daquela da Espanha subindo à classe média: na área de defesa, o GF desenvolveu END, coisa que nem os militares fizeram: nossa indústria de defesa resurgiu das cinzas, estaleiros, submarinos convencionais e nucleares estão sendo construidos, novos veículos militares para transporte de tropas estão sendo desenvolvidos, radares e outros meios de defesa estão sendo desenvolvidos pela indústria brasileira, que hoje está sendo estruturada para se estabelecer de forma definitiva e forte. Meu caro, não importa a côr ideológica, o que importa pra mim é a segurança nacional, o bem estar da nação brasileira, a independência e soberania nacional e nesse quesito hoje o Brasil é muito melhor do que era a 10 anos atrás, não tenho a menor dúvida disso!!! Pode melhorar, pode sim e vai melhorar muito, é só uma questão de tempo. É só o Brasil não cair nas mãos dos vira-latas da direita conservadora que o Brasil vai bem, só precisa de um minimo de nacionalismo. O PT, com um mínimo de nacionalismo já melhorou muito o Brasil, mas seria muito melhor se tivessemos um partido muito mais nacionalista do que o PT. Enfim, a Dilma tem sido uma grata surpresa, está sendo uma grande estadista e administradora. Difícil não considerar os esforços da nossa Presidenta na área de educação, ela conseguiu 75% dos recursos financeiros oriundos da exploração do petróleo do pré-sal. O Programa mais médicos ataca frontalmente um dos grandes problemas da saúde pública, colocando médicos em regiões alienadas pelos médicos brasileiros, muito embora eu saiba que isso não é tudo e é necessário investir mais na infra-estrutura e equipar os postos de atendimento : sem dúvida muito competente e quase 70% das obras do PAC já foram concluídas. Pena que o partido dela não tem forte orientação nacionalista como ela !!!! Todavia, como ainda não existe um partido NACIONALISTA DEMOCRÁTICO E CAPITALISTA, fico por fora, torcendo para que ele um dia ele surja.
      Um abraço

  8. Minha bola de cristal foi comprada na 25 de março, nunca funcionou direito, mas que soa ‘muuuito estranho’ estas notícias e esta aproximação…. a isto soa. Pode ser que algo esteja realmente sendo costurado pelos bastidores e este marketing tem que acontecer pra que a ‘população’ compre o projeto, mesmo que não saiba do que se trata! rsrsrs….

    Olha, o Brasil tem que seguir por algum caminho. O americano parece que fez água. Porque não com os russos? Mesmo que não role 100% do jeito que vislumbramos temos que começar algo, pra ontem.

    Eu tenho fé, vou morrer tendo.

  9. Se for para comprar o Su-35s, como início para a participação no projeto do PAK-FA, que seja com 100% de transferência de tecnologia imparcial para o Brasil do primeiro e com 100% de transferência de tecnologia parcial e gradativa do último também, mais o espaço no parque industrial aéreo russo para a Embraer fabricar seus aviões de médio porte, e futuro alto-médio porte, com até 200 acentos lá e tanto vender para o mercado russo, quanto exportar para toda a Ásia. Vetores como Su-35s Br e T-50 Br – se tiver possibilidade de ser navalizado, melhor ainda -, somados à operacionalidade plena de todos os vetores da família Cruzeiro do Sul, e aos nossos submarinos nucleares e convencionais, darão a Segurança necessária ao Brasil, para que o Estado assegure aos nossos empreendedores liberdade para produzir sem medo de vencer os seus concorrentes do primeiro mundo. Assim, a Embraer poderá conceber, projetar e produzir aviões de alto-médio ( de 120 a 200 assentos ), de grande porte ( 200 -…….) tranquilamente. E que se esse acordo for feito, que se use dinheiro para pagar e não tecnologia. É melhor comprar tecnologia do que trocar.

    Abraços e saudações a todos.

    • O PAK-FA terá uma versão naval, para decolar dos futuros NAe’s da Rússia (inclusive, a Rússia nos propôs a parceria no desenvolvimento dos tais NAe’s).

      Mas como nossos NAe’s futuros deveram ser CATOBAR, nada impede de pequenas mudanças no PAK-FA naval, como trem de pouso reforçado, pois os demais materiais já estariam adequados aos uso no mar.

      Seu peso máximo de decolagem é alto, chegando há 37 toneladas, mas até um F/A-22A, com as devidas modificações para operação no mar, poderia ser lançado de uma catapulta do Nimitz, mesmo tendo peso de decolagem (máximo) de 38 toneladas.

      As catapultas da mesma capacidade irão ser usadas no projeto PA-2, que interessou muito a MB.

  10. Com certeza iria causar um desgaste para o Brasil se simplesmente ignorasse o FX-2 e partisse pra compra dos SU 35 BM e o PAK FA T-50 numa parceria com os russos. Melhor fechar com os franceses, que ficariam muito felizes pela venda de prateleira de 18 Rafales ao Brasil. Os mesmos sairiam muito mais em conta, já que não haveria transferência de tecnologia e os mesmos são tidos como máquinas caras – a oposição política da tucanalhada não iria perder a oportunidade de malhar o GF. Lembrando que os Rafales são de geração 4.5. Seria assim concluido o FX-2, liberando o Brasil para imediatamente fechar uma parceria com os russos no T-50. Talvez essa fosse uma boa alternativa, que evitaria desgastes ao GF e ao mesmo tempo não perderiamos a oportunidade de desenvolver os melhores caças do mundo, até mesmo melhor do que os russos estão fazendo com a India, já que nosso parque industrial de aeronautica é significantemente superior ao indiano.
    Um abraço a todos.

    • Depois das escutas, ninguém tem moral para falar nada. O Brasil está liberado, plenamente, de prestar qualquer satisfação quanto a um possível cancelamento do FX2. Quanto aos franceses e suecos, pode alegar que parte dos equipamentos são americanos também.

      Mas o mais provável é uns tampões do FX2, já sem tanta exigência de transferência e o acordo do T-50 para médio prazo.

  11. Realmente, Walfredo, ninguém tem moral, todavia o PiG e a tucanalhada faz muito barulho, …a essa casta de “brasileiros”, dinheiro não lhes falta pra agitar contra o interesse público. Mas realmente, o que os ianques estão fazendo com o mundo, …realmente mostra que aquele não é um país sério e que não dá a mínima pra contratos, não honra contratos. A OMC que o diga, está inadimplente com o Brasil, não está pagando os +- US$ 150 milhões de dólares mensais aos produtores de algodão do Brasil.
    O que estou sugerindo é que compremos 18 tampões franceses de prateleira – os Rafales chegariam mais rapidamente se não houver transferência tecnológica, já que isso teriamos com os russos, na compra dos outros 18, os SU 34 full back, fechando assim o lote dos primeiros 36, assim teriamos gás pra esperar o restante, chegando da parceria no “T-50”, possivelmente uns 90 do PAK FA T-50 adicionais, e assim completando o total aproximado de 120 caças..
    Com certeza pode-se alegar que os suecos são uns monstrengos recheados de componentes ianques sujeito a embargos, principalmente o motor, além de ser inadequado para o Brasil, pelas distâncias envolvidas, muito fraquinho para interceptação, só pega super tucano e pardal!!!..rs..rs..rs…Já os Rafales contém muito menos componentes ianques e os motores ao menos já são franceses e já são muito menos dependentes de componentes ianques e muito mais facil sair das garras do tio Sam. Enfim, acho que com jeito chegaremos lá, mas não sem muito barulho da midia prostituta.

  12. Senhores mas fiquem calminhos,não tem nenhuma declaração publica envolvendo os dois governos sobre concretizações de nada apenas especuleiros de plantão a expressarem teorias e sensacionalistas a venderem noticias.
    Tudo esta a sete chaves e bostérico nenhum em nenhum meio tem acesso.

  13. Os Russos não brincam. Não transferem tecnologia sensivel nem a pau. É ingenuidade demais achar que irão dar de graça um vetor com tecnologia que desestabiliza o teatro aéreo. Já foram claros: não transferem e ponto. Apenas vendem, como os americanos. Ademais, pra quem conhece aviação apenas por revista, a logistica conta muito sim. A manutençao russa é muito diferente da nossa, de origem ocidental e por módulos. Na FAB, já é complicado a diferença da ferramentaria americana para a européia, que dirá pra russa. O Sabre é um grande helicóptero, mas tem apresentado problemas, parte culpa dos russos, parte não. A amazonia é terrivel, imagine-se pra um equipamento produzido pro frio e clima seco.Todos nós da FAB somos fãs do SU-35; é uma grande aeronave, a melhor em termos técnicos para o país, um salto estratégico, mas teria de ocorrer uma mudança abrupta, custosa e de alto risco pra FAB incorporá-lo. O resto é puro desconhecimento.

    • Não transferem? Está errado.
      E sobre o Su-30MKI? BrahMos? YAK 141?
      Só estudar mais que verá que eles transferem SIM a tecnologia.

  14. Al Carvalho, desculpe mas tenho de discordar de suas afirmativas, pois infelizmente no Brasil dos últimos 30 anos, somente temos visto medidas pontuais, uma espécie de panaceia, para tão e apenas demonstrar que algo esta sendo feito, sem contudo atacar e resolver o problema na sua origem.

    Voce ressalta as glórias obtidas pelo PT em seus quase 12 anos de mandato, mas não podemos esquecer que muitas das glórias citadas foram frutos da manutenção de uma politica que já vinha sido implantada há muito tempo, não sendo errado afirmar que as bases econômicas sobre as quais se assentam a economia brasileira ainda são frutos de Fernando Collor de Mello .

    Discordo quando voce fala dos investimentos em infra estrutura e tecnologia, posto que basta uma rápida leitura para perceber que nossa industria perde competitividade no cenário internacional a cada dia, seja pela falta de investimento no desenvolvimento tecnológico, seja pelo absurdo da carga tributária, seja pela falta de mão de obra capacitada.

    Veja o custo absurdo dos programas militares sejam os helicópteros, submarinos ou VTT, sendo que qualquer auditoria imparcial demonstrariam um superfaturamento em todos eles, ou seja produziríamos mais por menos.

    Nossa industria bélica na década de 80 era uma das mais modernas e atuantes do mundo, estando talvez no mesmo segmento tecnológico da indústria israelense e simplesmente foi sucateada e todo o now how perdido e não falo apenas do Osório, mas sim de diversos programas que existiam e que simplesmente não tiveram continuidade.

    Quanto ao desenvolvimento do Nordeste, creio que voce deveria visitar o Nordeste, pois infelizmente aqui este desenvolvimento falado na televisão e demonstrado como propaganda de governo ainda não é realidade a todos os nordestinos, estando centrado em algumas regiões como Suape.

    Da mesma forma, a irrigação no Nordeste e uma outra farsa, posto que sequer foram concluídas as obras de transposição do Rio São Francisco e os benefícios a população que padece da seca ainda não chegaram e talvez ainda tardem anos para chegar, apenas como exemplo cito Petrolina outrora conhecida como oásis do sertão e maior exportadora de frutas, sendo que hoje o cenário e outro com inúmeras empresas fechadas e diversas fazendas invadidas face a falta de investimento em programas, também convido voce a conhecer alguns projetos de irrigação como Itaparica, Moxoto, Ibimirim, Nilo Coelho e verificar a situação em que estes projetos se encontram, sendo que alguns deles são usados para produção de maconha, mas creio que voce nunca ouviu falar do Quadrilátero da Maconha no Sertão de Pernambuco.

    Também convido voce a percorrer a via férrea Transnordestina para que voce veja o absurdo que se faz com o dinheiro público e o quão prejudicial são estas obras eleitoreiras e populistas, posto que voce poderá ver in loco quilômetros e quilômetros de ferrovia sem trilho, somente com os dormentes instalados, ou pior ainda erros gritantes como diferença de bitola.

    Quanto ao programa Mais Médicos que servirá de plataforma eleitoral do PT vamos aguardar os desastres que ocorrerão e que já começaram com diagnósticos e prescrições de remédios errados.

    Assim nem tudo que e propagandeado na tv e verdade, em tempo afirmo que não sou defensor de nenhum partido politico, pois sou realista em afirmar que o problema brasileiro não é de nome ou de sigla politica, mas sim de estrutura, ou seja somente mudando a estrutura sob a qual se baseia nosso governo e que teremos mudanças efetivas nestes país.

    • Caro rprosa,
      Isso que os tucanos dizem – que o PT apenas se beneficiou da política econômica do governo anterior é pura balela. O FHC governou por 8 anos e era para estar colhendo os frutos de uma política econômica exitosa e deixado o Brasil numa boa e nâo quebrado, com a economia estagnada, com alto índice de desemprego, inflação alarmante, como sempre seguindo a cartilha do FMI, dos EUA, Inglaterra e demais países centrais do capitalismo internacional, além de endividado com aquela instituição financeira. Lembro-me muito bem do vergonhoso US$ 80,00 de salário mínimo e caindo no ultimo dia do governo FHC!!! Sem contar as barbaridades na área de defesa, jã que na crença tucana o Brasil não tem inimigos e por isso deve ficar desarmado e entregar a nossa defesa ao tio Sam. O que restava da indústria bélica nacional, jã decadente mesmo na época dos militares, realmente foi dizimada de vez. Nossa indústria naval, na qual até chegou a produzir uma corveta foi também destruída, passamos a importar navios e passamos a dar empregos no exterior. A política do governo anterior ao do PT era puro entreguismo, mais nada, até porque eles não tem nada a oferecer ao povo brasileiro, exceto subserviência aos países capitalistas centrais às custas da alienação do povo brasileiro, fazendo-o renunciar à soberania nacional, às suas riquezas e a um futuro digno, compatível com a vida da nação mais rica do planeta!!!
      Quanto ao plano de estabilização econômica, os tucanos, na realidade não tiveram nada a ver com isso, quem costurou o plano real foi o Ex Presidente Itamar Franco e sua equipe econômica, lembrando que FHC é um sociólogo que fala mais de uma língua, nada mais, não é economista. Mas o plano de estabilização econômica de nada estava adiantando no governo FHC, a economia estava desestabilizada e caminhando ao caos, rapidamente. Governo Lula soube trabalhar em cima do plano de estabilização econômica com uma política totalmente diferente do governo anterior – crescimento econômico com redistribuiçao de renda. Isso é muito diferente da política tucana que não faz isso. O governo do PT soube muito bem conduzir uma política econômica face uma das maiores crises do capitalismo internacional desde 1929, se estivesse um outro governo no poder, daqueles anteriores ao PT, nós hoje estaríamos vivendo um caos sem precedentes na história deste País. Agora, corrupção sempre houve e os mensalões também já existiam muito antes do Presidente Lula chegar ao poder, como também os propinodutos em São Paulo. Concordo sim que uma reforma política é fundamental, precisamos sim de uma estrutura política e partidária que coíba fortemente a corrupção, fechando as arestas sistêmicas para a corrupção.

  15. Max Machado, você realmente acha que ninguém do FX-2 iria transferir tecnologia para o Brasil? Os EUA, realmente só transferem aquilo que ÊLES acham que o Brasil precisa, só tecnologia irrelevante e na base do 171, só areia, deliberada e tardiamente jogando no peito do já manjado congresso americano que vetou…. Quanto aos suecos, não teriam tecnologia relevante pra transferir, realmente muito pouca coisa. A Saab é uma montadora e o Gripen nada mais é do que um amontoado de partes procedentes de “n” países, principalmente EUA. O que eles sabem e podem fazer a ” Embrair ” já sabe e faz sozinha. Ironicamente, a FAB teria escolhido os Gripens NG,por ser barato, um monomotor muito limitado e incompativel com as dimensões do espaço aéreo brasileiro a ser efetivamente DEFENDIDO e não entregue aos piratas e terroritas caras de pau, os subversivos tradicionais do Brasil, juntamente com a tucanalhada vira-latas. Alí, no FX-2, só a França poderia transferir tecnologia relevante ao Brasil. Com a Russia, a história é quase a mesma da França, exceto que tem ainda mais autonomia na transferência tecnológica, realmente tem tudo que o Brasil precisa, até a geografia favorece ao Brasil, talvez não seja uma boa termos fronteira com a França – Guiana Francesa.
    Creio que é possível a transferencia tecnológica, da mesma forma que a França está transferindo tecnologia no PROSUB, o Brasil teve que comprar 5 submarinos e um estaleiro. No caso dos caças a mesma coisa e de quebra, com certeza haveira a comercialização internacionnal de um novo caça,além do PAK FA BR T-50, fruto dessa ” joint venture ” entre Brasil e Russia, onde ambos os países seriam beneficiados.

    • “Quanto aos suecos, não teriam tecnologia relevante pra transferir, realmente muito pouca coisa. A Saab é uma montadora e o Gripen nada mais é do que um amontoado de partes procedentes de “n” países, principalmente EUA. O que eles sabem e podem fazer a ” Embrair ” já sabe e faz sozinha.” Poderia por gentileza citar algum link… alguma coisa que ajude a corroborar tais afirmações?

      • Caro X-tudo, sem exaustiva pesquisa, só o radar AESA, fabricado pela Selex da Inglaterra equivale a 20% do valor do caça, podendo chegar a 25%. http://pbrasil.wordpress.com/2009/11/10/apoio-do-reino-unido-reforca-a-oferta/
        Quanto ao motor, trata-se do F 414, fabricado pela General Electric USA, 47% dos componentes do caça é de origem norte americana http://aircombatcb.blogspot.com.br/2009_09_01_archive.html. Mas certamente existem muitos outro paises que fabricam componentes para os Grippen. No momento não consigo me lembrar de todos, acerca de 2 anos já vi esse caça esquartejado no Poder Aereo, indicando todas as origens de partes desse caça, realmente é um monstrengo!!! Alí, os vira-latas usavam esse fator “monstrengo”, como um trunfo, uma vantagem do Gripen NG, estupidamente porque o Brasil não ficaria dependente de um só fornecedor, mais de muitos!!! Mas deixa pra lá…
        Quanto a Embraer, provavelmente você já sabe, ela já tem o know-how e know-why na montagem e fabricação de um caça, conhecimento técnico e meios oriundos da montagem de celulas, motores, fabricação do AMX, das diversas aeronaves da aviação civil, fabricada por ela, modernização dos AMX, A-4 , F-5, sistema de armas, aviônica e radares e mesmo dos Super Tucanos. A propósito, hoje, a própria Embrair fabrica seus próprios trem de pouso. Isso é o que a Saab faz com os Gripens. Quando eu encontrar mais informações e/ou links a respeito eu te passo. Certas coisas nem sempre estão escritas,….subintende-se e se chega a uma conclusão, mas baseadas em fatos.
        Te prometo que ainda vou achar o link mais adequado, mas já se pode ter uma ideia pelo que estou te passando agora.

      • Al Carvalho ( 19 de outubro de 2013 at 20:50 ),

        Primeiramente, no caso específico de aeronaves de combate, é extremante improvável que alguém realmente transfira 100% do que possui, sob pena de comprometer sua própria industria. Muitos itens nas aeronaves são secretos, e a transferência desses itens podem acarretar em perda de segurança. Até é possível alguma espécie de assessoria e transferência de outros pormenores, mas o trabalho da parte de quem recebe sempre será maior…

        O fato de haver vários fornecedores pode sim ser uma vantagem, pois impede que se fique submetido a política de um só país; ainda mais no caso de haver mais que um fornecedor para um tipo de peça. E o Gripen desde o berço foi concebido para ter uma arquitetura aberta e modular, aceitando componentes de diversas procedências.

        O verdadeiro controle do equipamento parte de hardware e software desenvolvidos especificamente para a aeronave, de modo que a procedência de outros itens em si tem uma relevância menor. O que importa é que esses itens possam ser integrados de forma independente pelo operador e revisados no país. Por isso se bate tanto de frente com códigos-fonte… No mais, se alguém quer 100% de autonomia em tudo, o único jeito é fazer tudo sozinho…

        Ademais, no caso específico do Gripen NG, a Selex é a mesma empresa que produz e integra o radar do F-5M; uma empresa com a qual o Brasil já tem anos de relacionamento. A motorização pode ser muito bem revisada no Brasil, por uma empresa que seja habilitada. A revisão da célula pode ficar a cargo de algum PAMA e outros itens podem sofrer as devidas manutenções em empresas locais. Ou seja, são condições perfeitamente aceitáveis para a FAB.

        O NG se aprontou como a melhor possibilidade ( na época do inicio do FX-2 ), de um desenvolvimento conjunto de uma aeronave, posto que F-18 e Rafale já eram aeronave prontas.

        Qualquer aeronave montada fora dos EUA ou da Russia é um verdadeiro “Frankenstein”, com peças oriundas dos mais diversos lugares. Fora eles, apenas franceses e Ingleses teriam ( teoricamente ) condições para fazer uma aeronave por si mesmos…

        Por fim, os suecos tem sim muito a oferecer. Não a toa, os radares AESA dos E-99 são os suecos Erieye ( produzidos pela Ericsson Microwave Systems; creio que hoje faz parte da Saab, como Saab Microwave Systems )… O Gripen C também possui radares Ericsson ( PS-05A ), e 40% do seu motor RM-12 ( variante sob licença do F-404 e que possui melhor desempenho ) é produzida na Suécia, incluindo o pós-combustor…

        No que diz respeito a transferência tecnológica, os suecos já estão fazendo…

        http://www.cavok.com.br/blog/?p=56361

      • Caríssimo RR,
        Concordo contigo quanto à improbabilidade de 100% de transferência tecnológica. Ninguém vai querer ficar totalmente vulnerável, por revelar seus segredos. Mas com certeza isso varia de país para país – aquilo que os ianques acham que é o suficiente para o Brasil pode não ser o mesmo com a França ou Russia.
        Quanto ao Gripen NG, nem sequer existe, ainda não saiu do papel. O “barato” pode sair muito caro! Os diversos fornecedores de componentes/partes, para mim é um ponto negativo se adquirirmos esse caça, uma vez que a Suécia não controla seus fornecedores, justamente por serem estrangeiros, mesmo que alguns estejam baseados na suécia. Assim, ficaríamos vulneráveis demasiadamente, dependente de vãrios países que podem nos boicotar o fornecimento de componentes. A política é dinâmica, nossos amigos de hoje podem ser nossos ferrenhos inimigos amanhã!
        Quanto aos caças, acho que o Brasil é digno de coisa muito melhor
        e para ontém, já perdemos muito tempo, temos muita riqueza para proteger, o povo brasileiro, em geral não tem a mínima noção do valor de nossos recursos naturais e como os seus interesses estâo sendo negligenciados, com essa vulnerabilidade na área de defesa. Acho que vão sentir o gosto do petróleo e talvez percebam ou se conscientizem do valor de nossos recursos naturais, financeiros, humanos, mercado e empresariais. Isso vai repercutir forte na educação e saúde, com certeza.
        Um abraço

      • E isto sem falar que a suécia está presente no brasil industrialmente desde a época do império!… Devemos nossos telefones a eles…

        O Brasil possui a maior industria sueca do Mundo, mais do que na própria suécia, somos o maior parceiro industrial deles… palavras até do Lula… quando em 2007.

        O Gripen NG existe… inclusive já brasuca em muitos componentes.. o lado “não existir” deve se referir ao material pronto… já finalizado da linha de produção… mas aí… seria um prato cheio para tentações excusas de segredo quanto à transferencia de tot para o Brasil. Logo a transferencia de tecnologia verdadeira somente o gripen pode nos fornecer. É um enorme engano achar que a complexidade de um caça ainda mais um 4.0… 4.5… a embraer já possui pela a sua experiencia no amx… e caças executivos… porque não há elementos que mostrem isto.

        Os muitos fornecedores. É um fator positivo sim… muitos… maior independencia e facilidade no jogo de cintura… pra negociar inclusive com empresas de pequeno e medio porte brasileiras nao atreladas a conglomerados estrangeiros… e políticas de estado. A suécia é um país neutro, como era a turquia e pretende o Brasil continuar assim.. (pelo menos eu acho…) A Suécia não faz parte da Otan… O Brasil nesta escolha tambem teria a liberdade geopolitica…

        O trem de pouso do gripen é diferenciado… nem todos são iguais!… há elementos nele que o tornam único.

        Ao meu ver se encaixaria perfeitamente na doutrina-táticas-estratégias… que obtivemos… e temos êxito nos mais variados combates simulados internacionais… com a FAB participando.

        A França é beligerante… a questão dos submarinos nucleares nao teve escolha… foi a melhor das pouquissimas… estrategicas propostas… Mas quanto aos caças… o Brasil pode escolher. Caças + submarinos na mao dos franceses?… Da OTAN? Que invade.. cm foi a Libia que hoje todos os lideres mundiais tem uma nova interpretação sobre o ocorrido?…

        Os EUA são controlados e dominados pelo o seu congresso que não mais legisla pelos seus cidadãos… e sim pelos seus grupos excusos…

        a Russia, ao meu ver já se entraria com um outro programa!… Pois nao temos tempo a perder… seria perder toda uma conduta com experiencia e doutrina em material ocidental… pra jogar tudo fora… acho que deve servir como complemento.

        fx-2 gripenNG(nao existe, passaria a existir pra a gente)..

        su-35 tampão… + pak-fa russo.

        mas pessoalmente eu preferiria o f-35… gripenng pro fx-2 e f-35… pela sua capacidade vstol e stealth que eu DUVIDO… que russia e china obtiveram êxito nesta área… como OS EUA que tem o f-117 com mais idade do que a de muitos frequentadores desde blog.

        Mas é um país controlado pelo internacionalismo. Infelizmente. Os próprios americanos estão sabendo disto atualmente.

      • Tem o que se fala na imprensa, e tem o que de fato acontece. A Russia não aceita transferencia de tecnologia, é fato ocorrido na documentação da proposta russa apresentada à COPAC. No mais, vide China e India, que mesmo há anos construindo aeronaves russas sob licensa, não conseguem construir suas próprias, salvo a China que copiou um SU-27 descaradamente e não voa direito, apesar do estratosferico investimento. A Russia, no seu direito de propor, quer grana em troca da cessão da aeronave, sem transferencia de tecnologia, cabendo ao Brasil e India fornecer partes auxiliares, como trens de pouso e outras partes de menor potencial tecnologico. Hoje a India não é sequer coadjuvante no desenvolvimento do PAK FA. É investidor e futuro usuário certo, que na sua posiçao de possuidor de aeronaves russas, nada muda na logistica. Lamento, mas até como militar devo deixar longe a posicao apaixonada compartilhando a visão da nossa Força. É muito investimento humano, logistico e financeiro e alto risco, sem uma necessidade imediata estratégica e pouco ganho tecnologico cru, em knowhow. A prioridade tem de ser autosuficiencia e o parque industrial a médio longo prazo. É lamentável, mas é assim a realidade.

  16. Kkkkkkkkkk
    Esse Vader é um sem vergonha mesmo

    Primeiro, quando o Rafale estava quase certo de vencer o Fx 2, ai ele começou o melindre e choro de sempre:

    “É caro pra manter”
    “Vão entubara a FAB”
    “A hora de vôo é um absurdo”
    ” Jobim e lula estao recebido propina”

    Uhauhauhahuuhauhauhuuaujhuauhauhauhhuaua

    Agora, que existe uma remota possibilidade de o PAK fa entrar na FAB, quais sao os argumentos do Vader?

    “É caro pra manter”
    “Vão entubar a FAB”
    “O PT ta recebendo propina”
    “Os nossos sistemas (SIC) nao vão conversar como deles”

    Huahauhuahuahauhauhauhauhauahuahuahuahua
    Hhaauhauhauhauhauhauahuahauhuahauhauhauh
    Uhuhauhuhahuauhahuahuahuhuahuahuauhahuah

    Respira

    Respira

    Juhaijaijaujaujaujaujaujaujajajaua

    Meu Deus do céu…. O cara é uma piada pronta….

  17. Alias,Vader, o que aconteceu com o seu antigo discursos?

    Opinião do Vader antes de receber a BAG banana:

    ——
    3. Super Hornet: bom e já testado em ataque ao solo, mas derivado de um projeto antigo, grande assinatura radar, caro pra comprar e pra voar, com IRST integrado estranhamente no tanque sob o dorso (não pode soltar o tanque?, coisa esquisita sô…), e ficamos na dependência do sempre muy amigo Congresso Americano autorizar a transferência da tecnologia sensível. Qualquer senadorzinho do meio-oeste pode, por razões comerciais por exemplo (porque o milho ou a soja do Brasil está mais barato e detonando os produtores americanos, por exemplo) bancar uma propaganda de boicote contra nossos caças, e aí toca nossos mísseis ficarem estocados nos EUA, como os chilenos… Potencial inimigo brasileiro num futuro remoto (água da amazônia).

    http://www.aereo.jor.br/2009/02/09/o-rafale-ganhou/
    _______________________________________________________________

    A mesma coisa com o PROSUB… Aplausos e beijos no começo… Depois, mudou o discurso como quem muda de roupa…

    Um cara desses é Homem? Eu to falando “Homem” na atitude e no caráter…

    Pfffff

  18. X- tudo, acho que encontrei o link:
    http://www.aereo.jor.br/2009/08/23/os-fabricantes-do-gripen/

    Realmente acho sobra muito pouca coisa pra suecia e embora alguma coisa seja fabricada na suécia. Embora alguns componentes sejam fabricados na Suécia, podemos inferir que são fabricadas por empresas estrangeiras, baseadas na Suécia. Assim, a Saab está muito longe de poder garantir a transferência da tecnologia de fabricação desses componentes ao Brasil. Essas empresas poderiam migrar para o Brasil, mas a tecnologia nunca seria transferida, a menos que se pague por ela, ao país ou a empresa estrangeira detentora de tais tecnologias e que poderiam se estabelecer no Brasil, como estão na Suécia.
    Espero ter ajudadoa esclarecer o meu ponto de vista.
    Um abraço.

    • Vlw! Al Carvalho

      Eu entendo a sua preocupação…

      E pior… projetos aeroespaciais estão hoje parados por falta de verba…

      Aí vem o governo falar em transferencia de tecnologia…

      E do outro lado os milhões prometidos em contrato pelo o governo não sendo cumpridos…

      É sério esta transferencia?… pra ter seriedade tem que ser pelo o pac?… Ou alguma sigla bonita que tenha analogia com o partido no poder?… As vezes considero tudo uma PIADA…

  19. Apenas exclarecendo, o radar Selex é fabricado por uma empresa britânica e não sueca, certamente há um erro aí, deliberado ou não. A empresa provavelmente está estabelecida na Suécia mas é britânica e a Suécia não tem contrôle sobre a tecnologia da empresa.
    Valeu!

  20. Kkkkkk

    Olha ai a opinião de sua excrescência VADER, quando o Rafale estava prestes a vencer o FX 2…

    ——-
    Parabéns à FAB pelo seu novo presente! Com o baixíssimo custo de hora-vôo desta aeronave, corre-se o risco de nossos pilotos começarem a baixar em massa à enfermaria, com tendinite de tanto pilotar tal aeronave!

    172 MILHÕES DE DÓLARES POR UNIDADE DE RAFALE F3!

    Como somos um país rico, fazemos questão de pagar mais por um caça de 4a geração do que pelo F-35!

    Como somos um país rico, fazemos questão de pagar por um Rafale o preço de DOIS SU-50 (PAK-FA)!

    http://www.aereo.jor.br/2010/02/04/apos-revisao-do-preco-planalto-teria-decidido-por-caca-frances/

    ________________________________________________________________

    Huahuahuahauauhauahuhuahuaha

    Quer dizer, Vaderuxo, que na época que o Rafale quase levava o Fx2, o PAK FA servia de mote anti-França…

    E agora, que o PAK FA tem alguma possibilidade de cooperação com o Brasil, o senhor começa a apontar os seus dedos podres pro caça russo, inventando as mesmas PATACUADAS que proferia contra o caça frances ?

    “É caro pra manter”
    “O GF esta recebendo propina”
    “Querem entubar a FAB”
    “Os sistemas deles nao conversam com o nosso”

    Oras… A possibilidade de cooperação entre Brasil e Rússia no PAK FA pegou Vossa Excrescência tão de surpresa assim, que nao deu tempo ainda de INVENTAR o rol de criticas especificas ao caça russo e o obrigou a copiar e colar as criticas dirigidas ao Rafale para o T 50?

    Huauhuauahhuahuahuauhahuahuhuauha

    Esse cospe no chão e escorrega no próprio cuspe o tempo todo…

    E ainda da taca as ventas no chão….

    E acha que abafa!

  21. Nao se iludam senhores, o trabalho quem é pago pra fazer a sorrateira e subterrânea patrulha MACARTISTA na internet a soldo da BAG BANANA é sempre o mesmo:

    Se o Brasil comprar qualquer bosta que nao seja dos Estados Unidos d’amerreca, vão sempre dizer a mesmíssima coisa

    “É caro pra manter”
    “Éstao recebendo propina”
    “O preço da hora de funcionamento é um absurdo”
    “Vão entubar as Forcas Armadas”
    “Os nossos sistemas só conversam com os sistemas americanos”

    E por ai vai…..

    Serviço porco o dessa gentalha

  22. Eu só levava fé nessa suposta “integração tecnológica-aeronáutica Brasil-Rússia” na época do F-Xinfrim original, quando o João Verdi Leite estava a frente da Avibrás e aquele negócio andava em direçáo positiva aos caças. Andava mesmo, voava até. Hoje, o lugar é uma granja, vive de ARP “Gavião-franga” que não voa, motorzinho de míssil françola e adiantamentos do Astros 2020 — que, de acordo com informações, ficará pronto em 2040. Esse “brima” é muito fraquinho…

  23. Muito se fala na transferência de tecnologia, mas de nada adianta ter transferência total de tecnologia se não tivermos uma política de defesa definida e que não seja objeto das constantes e ininterruptas mudanças orçamentarias em prol do superavit primário.

    Não adianta deter a tecnologia se não vamos fazer uso dela, pois tecnologia infelizmente e um bem não durável, sendo necessário o investimento continuo para que toda a expertise alcançada não seja perdida com o avanço tecnológico constante, como exemplo cito todos os projetos, ferramentais, tecnologia e demais adereços desenvolvidos na década de 80 e que simplesmente foram perdidos por falta de uma politica estratégica, e olha que tínhamos projetos interessantes a serem desenvolvidos como o fuzil LAPA, o Caça Tanques Sucuri, o lancha chamas da Hidroar, Tamoio da Bernardinni, Charrua da Novopeças, entre outros.

    Não há que se falar que o adotaremos uma política de exportação, pois e sabido que para se exportar e preciso primeiro desenvolver testar e usar internamente, bem como com o fortalecimento da China como exportador de material bélico, o mercado dos países de técnico mundo que obviamente seriam explorados pelas industria brasileira fica restrito.

    Assim a necessidade desta transferência total de tecnologia somente se justifica se formos montar uma base de desenvolvimento tecnológico no país com o repasse constante e ininterrupto de verbas, bem como com um plano constante de aquisições, caso contrário, basta tão e apenas a qualificação de profissionais e empresas para que a manutenção dos equipamentos, sensores, motores, turbinas, etc, por ventura adquiridos sejam efetuados em solo pátrio.

    • Meu caro tocás-tes num ponto chave sobre produção de tecnologia… o tal de consumo próprio…. acha visto que o mercado internacional está cada vez mais competitivo com o crescimento exportador da China etc.

      No caso da nossa nova indústria bélica seu principal comprador tem que ser a própria FA brasileira, garantindo sempre uma razoável base interna de compras.

      Porém, e aqui há algo que frequentemente cito: nossas FA são de MENTIRA, e devido aos parcos meios que hoje possuem, comprometem esses planos de produção de tecnologia bélica nacional. Os planos quantitativos citados na END, FX2, PEMAER etc, não só não se prestam a nossa futura defesa, como também não servem como sustentação para uma razoável indústria militar.

      Ou seja, quando falo (em passados comentários) que teriamos que fazer no mínimo a compra de 300 caças e não de 36 ou 120, no caso da FAB e o FXn, essa minha quantificação implica não só na nossa maior possibilidade de defesa, mas também na manutenção de um bom parque fabril de armamentos.
      Logo, essas compras ora planejadas servem unicamente para adestramento das FA e nada mais. A MENTIRA continua, inclusive sobre essa pretendida nova produção nacional de armas de alta tecnologia. Afinal, como essas empresas vão se manter e desenvolver sem uma boa carteira de pedidos.

      Fato recentíssimo e que mostra a mentirada sobre nossa nova indústria de defesa é o caso do novíssimo e magnífico estaleiro de submarinos de Itaguai, que deveria estar sendo preparado e dimensionado para aceitar encomendas de fora. Contudo pelo jeito após esses submarinos planejados serem concluidos vai virar apenas uma grande oficina.
      Quando, era o caso de passarmos a exportarmos submarinos também. Então só com esses submarinos planejados o estaleiro vai se manter? Ou depois vai ficar na lembrança de um dia os ter fabricado?
      Já que sem encomendas internas renovadas, e nem vendas externas, o jeito vai ser parar a capacidade produtiva.


      Nossas FA precisam aumentar seus meios pois assim nossa indústria também aumenta.

  24. Pessoal, o problema deste demorado FX… é puramente da presidencia da república. Começou pelo FH, depois pelos dois mandados de Lula, agora a Dilma. A desculpa é sempre a mesma, ano que vem, teremos eleições…blá,blá,blá. O assunto Defesa Nacional, deveria ser tratado como de importância estratégica em prol do país, mas, enquanto deixarmos que as decisões fiquem nas mãos de presidentes que estão mis preocupados em se manter nos seus cargos, infelismente ficaremos esperando. Infelismente, teremos que catar xepa no deserto do arizona, em busca deuns F16, que foi descartado na época do governo FH, é uma pouca vergonha.

Comentários não permitidos.