China está criando armas antissatélite

Vassili Kashin

Os EUA acreditam que três satélites chineses, lançados no verão e que desde agosto vêm realizando estranhas manobras em órbita, fazem parte do programa de desenvolvimento de armas antissatélite, relatou a publicação online Washington Free Beacon. Os três satélites – SY-7, CX-3 e SJ-15 – efetuaram manobras de aproximação, e um deles, dotado de manipulador, capturou com a mão mecânica outro satélite.

As autoridades chinesas anunciaram oficialmente que os satélites SY-7, CX-3 e SJ-15 iriam cumprir missões de pesquisa científica relacionadas com a manutenção de engenhos espaciais. Os testes da mão do manipulador responde plenamente a tal objetivo. Uma ferramenta similar havia, em particular, a bordo das espaçonaves americanas Space Shuttle.

Contudo, a tecnologia de aproximação em si pode ter aplicação militar. A União Soviética desenvolvia outrora satélites interceptadores destinados a se aproximarem de aparelhos espaciais do opositor para os explodir. Para além dos sistemas antissatélite já bem experimentados, que usam mísseis DF-21 e, possivelmente, DF-31 lançados a partir de bases em terra, a República Popular da China pode dispor também de satélites-assassinos ao jeito dos soviéticos. Colocados em órbita num período de crescente tensão bélica, tais satélites podem permanecer ali durante tempo prolongado esperando a ordem de ativação.

No entanto, o fato de aniquilação do satélite por uso de armas antissatélite pode ser provado com facilidade e, do ponto de vista jurídico, é um ato de guerra. A China, talvez, está procurando formas mais flexíveis para reduzir a eficiência dos satélites inimigos através de desarranjar seu funcionamento sem os destruir. As tecnologias que permitem capturar os satélites inimigos mediante o manipulador, alterar sua orientação ou estragar algumas partes, assim como as de geração de interferências podem ser muito mais convenientes. Em certos casos, o opositor inclusive não será capaz de detectar que seu satélite sofreu uma intromissão.

A China vê as armas antissatélite como uma das alternativas para contra-arrestar a supremacia tecnológica americana. A doutrina militar chinesa prevê a implementação simultânea de métodos de guerra radioeletrônica, ataques aos sistemas de comunicação, reconhecimento e comando, bem como realização de ataques nas redes informáticas. Nesse contexto, uma especial atenção aos métodos de supressão radioeletrônica dos satélites do adversário é natural e inevitável. Como resultado, a China já no presente momento tem um programa de criação de armas antissatélite mais sofisticado do mundo.

 

Fonte: Voz da Rússia

 

15 Comentários

  1. Esta denuncia, do EUA… que a China estaria criando armas anti satélites , quando eles próprios já devem ter
    estar criando armas espaciais à muito tempo.

    Isto tem um uma hipocrisia que me lembra um filme que faz uma sátira dos nazistas alemães e do fascismo estadunidense, em que em certa altura do filme, durante uma crise, as potencia reunidas vão revelando suas armas espaciais, antes negadas de pés juntos…!

    O filme:

    “Iron Sky”

    http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-iron-sky-legendado-online.html

    Dá para assistir online, más está lento para carregar…

  2. A China é um ”PLAYER” de primeira grandeza e age como tal ! esta se estabelecendo porque possui competência !

  3. No entanto, o fato de aniquilação do satélite por uso de armas antissatélite pode ser provado com facilidade e, do ponto de vista jurídico, é um ato de guerra. A China, talvez, está procurando formas mais flexíveis para reduzir a eficiência dos satélites inimigos através de desarranjar seu funcionamento sem os destruir. As tecnologias que permitem capturar os satélites inimigos mediante o manipulador, alterar sua orientação ou estragar algumas partes, assim como as de geração de interferências podem ser muito mais convenientes. Em certos casos, o opositor inclusive não será capaz de detectar que seu satélite sofreu uma intromissão.======= Parabéns à CHINA, e lícito o rito de espernear. gritar, o escarceu…qto ao BRASAIIIIIIIIIIIIL…Sds.

    • walfredo,

      Creio que esse mecanismo dificilmente teria êxito… Quaisquer condições atmosféricas adversas e seria problemático…

      Há um programa americano ( não sei em que estado se encontra ), chamado ASAT, que visa o lançamento de um míssil anti-satélite, só que levado por um caça F-15.

  4. para os yankes estarem criticando a china é sinal que eles os americanos ,tem satélites com a mesma finalidade
    foi a mesma coisa sobre a espionagem acusaram a china e depois de uns 4 meses de acusação o caso do snodew veio a publico e acabou com o discurso de acusar a china de espionagem

  5. Incrível como a China evoluiu a sua tecnologia espacial. Enquanto a terra das palmeiras onde canta o sabiá está dormindo em berço esplêndido.
    É deputado recebendo sem trabalhar, ensino religioso voltando a assombrar, ensino deficiente, pastor 171 intolerante presidindo a cdh, impunidade, corrupção generalizada… vou parar por aqui.

    • por LUCENA.
      .
      .
      .
      Só uma pegunta a todos;Porque toda vez que tem uma matéria como essa ai,alguém tem crise de complexo de vira-lata ? 😀

  6. por LUCENA
    .
    .

    (…)” a China já no presente momento tem um programa de criação de armas antissatélite mais sofisticado do mundo. “(…)

    .
    .
    Caramba !……já !
    .
    Das duas uma,ou os ET’s que assessoravam tecnologicamente o tio Sam se bandearam para o tio Low ou;as devassas que o tio Low fez na inexpugnável devassa da vaca-sagrada dos americanófilos estão dando frutos…..Hahahah
    .
    É….cada um tem o seu espião de “pre-sal” que merece,com a palavra os americanófilos de plantão… 🙂

    • CORRIGINDO.
      .
      .

      Das duas uma,ou os ET’s que assessoravam tecnologicamente o tio Sam se bandearam para o tio Low ou;as devassas que o tio Low fez na inexpugnável defesa da vaca-sagrada dos americanófilos estão dando frutos. 😀 😀
      .
      E depois….é eles são tidos os supras da competência da bisbilhotice mundial…..segunda a hipocrisia dos americanófilos.
      .
      Só quero Vê o quê os hipócritas irão falar sobre o Ladrão e a vítima ,neste caso.

  7. LEIAM ISSO :

    Espionagem Norte-Americana pode estar manipulando chip de computadores.

    Com informações da Technology Review

    Que as agências de inteligência dos Estados Unidos e do Reino Unido estão espionando o mundo inteiro todos já sabem.

    A novidade agora revelada é que a NSA (National Security Agency) não está usando apenas programas espiões: a agência norte-americana está comprometendo também o hardware vendido a outros países.

    Reportagens com base em documentos vazados afirmam que a NSA está “trabalhando” com empresas norte-americanas para inserir portas dos fundos secretas em chips e outros materiais para ajudar em seu trabalho de espionagem.

    Segundo uma publicação do MIT (Massachusetts Institute of Technology), especialistas de segurança temem esse tipo de ataque porque hardware comprometido é difícil – e, muitas vezes, impossível – de detectar.

    Os chips manipulados podem fazer coisas de forma invisível para o software em um computador, incluindo os softwares de segurança.

    “Hardware é como um bem público, porque todo mundo tem que contar com ele,” disse Simha Sethumadhavan, professor da Universidade de Columbia, que pesquisa formas de detectar portas dos fundos em chips de computador. “Se o hardware está comprometido de alguma forma, você perde a segurança de uma forma muito fundamental.”

    Uma apresentação na conferência de segurança Black Hat no ano passado mostrou uma maneira de criar uma porta dos fundos em um computador novo de forma que nem mesmo a troca do disco rígido fecharia a porta.

    Uma reportagem do New York Times relata que a NSA inseriu portas dos fundos em alguns chips de criptografia que empresas e governos usam para proteger seus dados e que a agência trabalhou com um fabricante dos EUA, cujo nome não é citado, para incorporar essas portas dos fundos em hardware prestes a ser enviado para um alvo no exterior.

    Só nós podemos

    Mas parece também que o feitiço pode estar virando contra o feiticeiro.

    Segundo a revista, a possibilidade de que o hardware de computadores em uso ao redor do mundo possa estar cheio de portas dos fundos da NSA levanta a perspectiva de que as agências de outros países estejam fazendo a mesma coisa.

    E agora são os espiões que acusam outros pela possibilidade de espionagem.

    A bizarra acusação do tipo “Vocês não podem fazer o que nós estamos fazendo” foca diretamente a China, onde é fabricada a maior parte do hardware usado no mundo.

    Some-se a isto o fato de que, além dos vírus de Estado e da “espionagem oficial”, outros grupos podem encontrar e explorar as portas dos fundos introduzidas pela NSA ou por outros governos.

    Todos os fundos podem ter portas

    Evitar ou detectar todas essas ameaças, evitando a inserção de portas dos fundos no hardware é uma tarefa quase impossível.

    “A fabricação de um chip é um processo global com centenas de etapas e muitas empresas diferentes envolvidas. O processo pode ser comprometido em qualquer uma das etapas,” disse Sethumadhavan.

    Segundo ele, a maneira mais fácil de introduzir uma porta dos fundos em um chip é usar os blocos de IP que os fabricantes de chips compram de terceiros. “Neste momento, há relativamente pouca validação de segurança acontecendo. Você basicamente tem que confiar no vendedor de IP com o qual você está trabalhando.”

    Ele estima que mexer em um bloco para incluir uma porta dos fundos é algo muito barato, custando algumas dezenas de milhares de dólares.

    Inovação Tecnológica

  8. Não sei dizer quem está mais avançado na capacidade anti satélites, mas temos que lembrar que os EUA já são capazes de derrubar satélites de baixa órbita com seus cruzadores AEGIS.
    Não devemos subestimar a capacidade dedefesa dos EUA, existem muitas coisas secretas que não sabemos, acredito que certamente os americanos tem seus próprios planos para destruir satélites inimigos, posssivelmente até os de alta órbita como o GLONASS russo.

    Temos que lembrar que hoje em dia a grande competicão militar está em termos de eletrônica e não exatamente em plataformas.

  9. Nao vejo os satelites militares como um alvo que poderia valer tanto esforço assim para ser destruidos, as melhorias que serao implementadas no B2 ja visam dispansar a dependencia dele por satelites, os EUA ja estao pensando na frente, cabe a china correr atras atropelando a russia ,mas vai estar sempre correndo atras, basta observar que suas tecnologias visam neutralizar as americanas, estao ainda na defensiva, a tecnologia anti-satelite chinesa ameaça e´´as transmissoes do jogo do GALO e de minhas novelas , o resto e resto !

Comentários não permitidos.