Defesa & Geopolítica

Tiro de destruição: Governo da Venezuela aprova nova Lei

Posted by

Ivan Plavetz

O governo da Venezuela sancionou a Lei de Controle para a Defesa do Espaço Aéreo, regulamentação que permitirá a derrubada de aeronaves que estejam voando ilegalmente no espaço aéreo realizando atividades ilícitas como o tráfico de drogas, anunciou na semana passada o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Durante uma visita ao Comando Geral da Guarda Nacional Bolivariana (GNB), sediado em Caracas, o mandatário venezuelano declarou que a partir daquela data qualquer aeronave que entrasse ilegalmente no espaço aéreo do país será pacificamente convidada a aterrissar ou derrubada em caso de desobediência.

Vympel R-73 (AA-11 Archer)

A Lei de Controle para a Defesa do Espaço Aéreo foi aprovada em 2012 por ampla maioria pela Assembleia Nacional da Venezuela, contudo, só agora entrou em vigor mediante sua regulamentação.

Esse dispositivo legal estabelece as normas gerenciarão as medidas e ações de controle para defesa integral do espaço aéreo, terrestre e marítimo do país sul-americano.

Vympel R-27ER (AA-10 Alamo)

Esse instrumento jurídico permitirá aplicações de sansões de interceptação, persuasão ou inutilização de qualquer aeronave ou objeto que viole as disposições de navegação aérea, ratificou um comunicado oficial sobre o assunto.

Atualmente, a Aviação Militar Bolivariana (AMB) dispõe de caças Sukhoi Su-30 e Lockheed Martin F-16 como principais vetores de interceptação aérea.

Alguns modelos de aeronaves podem ser empregados como meios complementares de ação, entre eles, os jatos de procedência chinesa Hongdu K-8W Karakorum e turboélices EMB-312 Tucano da Embraer.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

4 Comments

shared on wplocker.com