China intensifica corrida pelo petróleo sul-americano

Chineses expandem troca de créditos por petróleo de Equador e Venezuela e vão participar de concorrência do pré-sal no Brasil. Interesse, porém, não é só econômico: Pequim quer também apoio político dos países da região.

Na mitologia chinesa, o dragão representa a energia do fogo e a transformação. E a China pode ser comparada a um dragão – faminto e à busca, cada vez mais, de recursos naturais como o petróleo. Segunda maior economia do mundo, o gigante asiático vem tentando intensificar sua aproximação de países como Brasil, Venezuela e Equador à procura de matérias-primas para garantir suas altas taxas de crescimento e sua segurança energética.

A dependência de Pequim de matéria-prima estrangeira se nota, por exemplo, nos contínuos créditos chineses em troca do petróleo da Venezuela e do Equador, além do interesse de três estatais do país em participar do primeiro leilão do pré-sal brasileiro, marcado para outubro deste ano.

“Como a China chegou ‘atrasada’ à disputa internacional de hidrocarbonetos e as principais reservas de petróleo já estavam sendo exploradas por empresas ocidentais, o país desenvolveu uma estratégia que prioriza a penetração em países onde não há forte competição externa de empresas ocidentais”, afirma Henrique Altemani de Oliveira, professor de relações internacionais da Universidade Estadual da Paraíba. “Assim, ela evita confrontação com os EUA e as potências europeias.”

Por trás da necessidade de petróleo para ajudar no crescimento econômico também está uma estratégia geopolítica da China: a obtenção de apoio de diferentes países sul-americano.

“O apoio político dos países da América do Sul, como também os da África, apresenta-se como um trunfo mais do que importante nos fóruns negociadores internacionais que utilizam o princípio do voto quantitativo. O interesse quanto à América do Sul cresce de importância quando ainda se considera que a região está na área de influência dos EUA”, diz Altemani.

Crédito por petróleo

China e Venezuela vêm expandindo a cooperação comercial nos últimos anos. Desde 2007, o gigante asiático emprestou cerca de 41 bilhões de dólares ao país sul-americano – crédito que está sendo expandido de forma recorrente. Em setembro passado, o presidente Nicolás Maduro visitou o presidente chinês, Xi Jinping, e reforçou a cooperação.

A Venezuela paga os créditos por meio de petróleo – exporta cerca de 310 mil barris por dia para o país asiático por meio da estatal PDVSA. Os yuanes recebidos são utilizados em projetos assistencialistas do governo, em obras de infraestrutura e no financiamento de importações de produtos básicos e grandes projetos petrolíferos.

“A China tem assegurado o seu abastecimento de petróleo por mais de dez anos com a Venezuela, que conta com a maior reserva mundial de petróleo pesado”, diz Ana Soliz Landivar, do Instituto Alemão de Estudos Globais e Regionais (Giga), em Hamburgo. “Uma das características da China é assegurar o seu abastecimento por meio do desembolso imediato de créditos em troca de contratos a longo prazo com um preço fixo por barril de petróleo.”

Parceria com Equador

O Congresso do Equador autorizou, no início de novembro, a exploração de petróleo no Parque Nacional de Yasuní, na Amazônia. A extração de petróleo no parque, que possui a maior reserva de petróleo do país e uma das maiores biodiversidades do mundo, teria sido motivada também por pressão da China.

De acordo com especialistas, o Equador depende cada vez mais dos empréstimos enviados por Pequim. Desde 2008, quando decretou moratória de parte de sua dívida externa, Quito passou a ter nos chineses seus principais credores. A China anunciou em julho, inclusive, que vai investir na construção de uma refinaria no Equador, no valor de cerca de 12 bilhões de dólares, para suprir a demanda interna de derivados do país sul-americano.

“A aproximação chinesa em relação aos países sul-americanos pode ser prejudicial se não for negociado de maneira a preservar as riquezas naturais e a cultura tradicional associada ao meio ambiente”, diz Thiago Gehre Galvão, pesquisador do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). “Mas pode ser positiva se a presença chinesa for moderada por contratos que protejam os interesses dos países da região e sua sociedade, empresas e empregos.”

Na briga pelo pré-sal

Três estatais chinesas se inscreveram para participar do leilão do megacampo de petróleo Libra – o primeiro da camada pré-sal, a ser realizado em 21 de outubro. As empresas chinesas Sinopec, Sinochem e CNPC (China National Petroleum Corporation) vão disputar com outras oito companhias o maior campo descoberto, até agora, no pré-sal.

Estima-se que o campo de Libra tenha de 8 a 12 bilhões de barris, sendo que, atualmente, as reservas brasileiras comprovadas correspondem a cerca de 15 bilhões de barris. O prazo do contrato será de 35 anos, não renováveis, e espera-se que a vencedora do leilão realize um investimento de cerca de 200 bilhões de dólares durante a exploração do campo.

A participação obrigatória da Petrobras, de no mínimo 30% do consórcio vencedor, desanimou grandes multinacionais, como as americanas Exxon e Chevron, além das britânicas BP e BG, mas não as estatais chinesas, que confirmaram o interesse pelas gigantescas reservas de petróleo do país.

“São restrições que, para empresas privadas, significam controle e risco de interferência na gestão. O caso chinês é diferente, pois a participação deles é feita por conta do interesse estratégico de longo prazo”, diz o economista Evaldo Alves, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). “A China entra na disputa não apenas com o objetivo de ter lucro, mas para obter mais uma fonte de suprimento.”

 

Fonte: DW.DE

55 Comentários

  1. Com a colaboração da corja bolivariana e do dócil e servil entreguismo dos petralhas aqui, os chineses não terão muita dificuldade em conseguir o seu intento…

    • Não é bem assim amigo HMS_TIRELESS,cabe lembrar que além dos chineses os japoneses estão com a mesma sede que os Chineses,a poucos meses atrás veio ao Brasil uma delegação japonesa ao brasil falar dos investimentos,os Indianos tem uma parceiria em um mega campo que vai ser anuncioado com 1 bilhão de Barris,a Chevron não tem experiencia e fez aquela M na costa do RJ e foi punida,e ficou mimi,há tb os riscos desse tipo de exploração,e elas que não quiseram entrar no leilão não tiveram a coragem e o capital,depois que o petroleo jorar,elas voltam.

    • Esse servilismo, juntamente com o antiamericanismo infantil de alguns será a o tapete pelo qual os gafanhotos destruirão até o último grão de riquezas desse país… sem falar na corrupção escancarada da esquerda no poder… e ainda assim, não podemos sequer tocar no assunto que os ESQUERDALHAS se ofendem prontamente… mas como não se ofenderiam se lutamos exatamente contra os seus ideais de servidão aos euroasiáticos… alegam que somos servis aos anglos, mas qndo os dentes do dragão lhes arrancar um bife sentirão falta da águia… assim foi com os poloneses e demais países satélites da antiga URSS… perguntem a eles se preferem ser vassalos de comunistas ou ser sócios de capitalistas…

    • HMS TIRELESS me mostre algum governo Brasileiro na história do Brasil que tenha dificultado alguma coisa ate hoje todos que estiveram no poder só souberam é dificultar a vida do povo Brasileiro.

    • Voce prefere Tireless o modelo antigo né onde Anglos alem de terem total dominio sobre as conseções ainda levam nosso petroleo 30% abaixo do valor internacional de mercado ou seja o petroleo é extraido no Brasil e aplicado la fora e nós ainda o compravamos processado.
      Todas as materias referentes a este assunto ou desconhecem ou decretaram algum silencio pois não se fala que se hoje estamos prospectando no pré-sal em um campo na bacia de campos e noutro na bacia de santos é graças a investimentos Chineses.Se hoje temos o mais moderno laboratorio oceanico-petroquimico é graças ao investimento Chines.
      A China deu em 2012 ao Brasil 20 bilhões de dolares dos quais 12 bilhões de dolares fora para a Petrobras.A China construiu em 2012 12 mil kilometros de estradas de ferro no Brasil.
      Tem horas que percebemos que muitos pensamentos e opiniões expressadas aqui neste espaço não tem nenhum comprometimento com o Brasil e seus interesses e não passam apenas de retoricas ideologicas.
      Nós não deveriamos mantermos apenas 30% do controle como esta sendo proposto mas 50% ou 51% e ainda com poder de veto.Quem quiser lucrar no Brasil que se enquadre a nossas exigencias pois de sanguessugas ja nos bastam as que temos por ai.

  2. Engraçado, tava lendo exatamente sobre a estratégia Chinesa para a Eurásia quando vi essa matéria. Os sinos não brincam em serviço, e pra cada pérola do colar do Índico é um pedala que o Obama leva, cada hora em um lugar diferente.

    Quantos espinhos mais Washington vai ter que engolir até entender que chinês é que nem sabão, quanto mais aperta mais escorrega?

    • Gostaria que voce dissesse o que esta lendo sobre a estrategia chinesa para a Eurasia. Porque tambem estou lendo sobre o assunto, mas nao limito ler sobre a estrategia chinesa, que uma reacao a estrategias norte americana de usar qualquer meios necessarios para prevenir que outra nacao surja que possa desafiar o dominio que os EUA ora exerce na Eurasia. A estrategia chinesa e uma resposta a estrategia norte americana que foi formulada pela primeira vez na decada de 1980 no livro O Grande Tabuleiro de Xadres.Voce leu porventurea WHO AUTHORIZED PREPARATIONS FOR WAR WITH CHINA, escrito por Amital Etzioni, http://yalejournal.org/2013/06/12/who-authorized-preparations-for-war-with-china. Como diz Craig Paul Roberts, no artigo THE TWO FAUX DEMOCRACY THREATEN LIFE ON EARTH, no site paulcraigroberts.org/, se o Jornal Yale, sabe que os EUA estao preparando uma guerra nuclear contra China, os dirigentes da China nao o sabem e por isso eles estao se preparando tambem.

      • Eu não tenho aqui o link do artigo, mas era um sobre as relações dos EUA com o Talibã no fim da década passada/inicio dessa e as relações da guerra do Afeganistão e com os gasodutos e oleodutos que se planejavam passar por lá, além das relações China-Paquistão-Irã-India e toda a geopolítica do óleo naquela região da Ásia com ex-repúblicas soviéticas. A matéria esta no site http://www.globalresearch.ca/ , mas não tenho o link exato dela. É uma matéria mais antiga.

        Mas eu também já li alguns artigos sobre a estratégia do colar de pérolas que os EUA planejam fazer no Índico para estrangular a China, e a reação desta por meio da integração euroasiática. Mas não li nenhum desses dois artigos que você citou, vou ler ambos aqui, obrigado pela dica.

  3. Os chinas só estão se criando porque os EUA estão corrompidos por dentro pela esquerda fabiana, hoje representada na figura maior do presidente obamis… mas na hora que acordarem o bicho vai pegar… questão de tempo…

    • A china defende seus interesses,se derem mole pra eles eles entram, cometem estrupo e ainda bebem toda cerveja, os chineses qquerem resolver tres problemas cruciais, garantir o fornecimento de minerais ,garantir a raçao do seu povo e promover a distribuiçao de boa parte de sua populaçao para as terras alem mar,achar que os EUA serao os grandes prejudicados com o dominio chines e´´puro engano ,com uma china poderosa,quem vai ter que ceder espaço domestico para eles serao os terceirosmundanos ,os EUA so irao entervir caso as açoes chinesas os prejudiquem,mas como so chinas nao sao bobos, irao evitar escaramuças com o socio MUY AMIGO YANKEE !

    • Bibelozinho da vovó criado a coalhada tu é outro papo enlatado o mesmo disco arranhado de sempre.
      Disfarça e da uma olhadinha debaixo da cama tem um diabinho vermelho de pinto duro esperando voce dormir pra te mandar a naba todinha e voce sonhar sexta-feira 13 kkkkk

      • Que bunitinha ,a cabeça de pinico lhe caiu bem pois alem de ter a caixa craniana preenchida por fezez vermelhas vc possui uma dificuldade enorme em debater opinioes contrarias utilizando apenas argumentos racionais sem TENTAR ofensas pessoaiskkkkkkk, vai precisar melhorar seus argumentos sr RECHEIO de pinico ,pois alem da dificuldade em argumentar sem ser vulgar, gastas enorme tempo digitando testamentos enormes para tentar faser-se entender, sei da sua necessidaade de estar em evidencia,alias todo narcisista sofre deste mal, por isto eu na minha condiçao de SER superior a vc ,lhe consedo o perdao kkkkkk

      • Terapode deixa de ser bundão que não me referia a voce ou voce esta papando tambem o toinzinho do bibelozinho da vovó criado a coalhada.

      • Sua inteligência, Carl, está no mesmo nível do seu senso de humor… muito ruim… fraquiiiinha !!!…

    • Menos Blue Eyes. Os Chineses já são donos de quase metade das ações das grandes empresas americanas… Hoje a China não quer que os EUA quebrem, mas é questão de tempo para darem o tombo sem sofrerem um grande prejuízo com isso. Os EUA não tem mais como reagir, somente com uma guerra contra a China, mas isso hoje a comunidade não aceitaria, não tem motivo, então terão de ficar quieto e lentamente dobrar seus joelhos. Cabe ao Brasil e qualquer outro país manter sobre controle os investimentos Chineses. Os Chineses estão fazendo com os países que precisam de investimento, praticamente, o mesmo que os EUA fizeram a 50 anos atrás, dando dinheiro fácil, vide Equador. A questão é ser firme e coerente na negociação e não ficar com todos os riscos do negócio para si e deixar todo lucro para eles.

      • Ento oque eu disse bate com sua informaçao, a china,queiram ou nao,veio pra ficar ,o problema eque eles irao tambem adquirir açoes de empresas brasileiras ,a difrença esta na na capacidade latrina de agir com ameaças as futuras tentativas de dominio total pelos chineses, paises como russia e EUA possuem condiçoes belicas e intelectuais para fazerem frente a isto,ja a banania nao, nao adianta as tietes aegumantarem que isto nao vai acontecer, basta um passeio pela historia humana e verao que todo imperio tem como incentivo para existir a vontade de dominio,com a china nao vai ser diferente ,temos exemplos recentes, a URSS so nao dominou geral porque teve um contra ponto atraves dos EUA,o mesmo se pode dizer em relaçao Ao contra ponto sovietico aos EUA,,constatando isso ,nao e´´dificil perceber que o futuro que aguarda os terceirosmundanos sera menos confortavel , estas observaçoes nao possuem a intençao de tentar justificar uma aproximaçao com os EUA, a ideia e´´lembrar que a birrinha contra os yankess vai deixar o gigante retardado de quatro para os chineses, nao existe preconceito contra os Hans,nao ha uma Filia favoravel aos americanos, basta pensar sem paixoes a favor de A ou B, ea esquerda banania continua chuuuupannndo !

      • A China aceita enquadrar-se nas novas normas Brasileiras de maxima de 30% de ações ou associações.
        Voces falam é muita merda.
        Se eles invadem mercado é porque paises não tem politicas e fiscalizações alfandegarias corretas.
        No caso do Brasil se agrava por não termos a minima chance sequer de competirmos com eles.
        Brasileiro é tão babaca que acha que os outros são obrigados a terem espiritualidade e compaixão dos coitadinhos e se rebaixarem para competirem de igual para igual com os incompetentes.
        Capacite-se e dispute pois o mercado não quer so melhores produtos mas sim melhores produtos com preços melhores.
        Os EUA que são infinitamente mais desenvolvidos que esta merda aqui tem seu mercado interno quase que todo preenchido por mercadorias Chinesas.
        É facil acusa-los de escravisadores de seu proprio povo e de competidores desleais mas é praticamente impossivel competir com eles então XUPA ESSA INHÃMA QUE SAI COALHADA.

      • Caríssimo Alberto, a mesma coisa diziam qndo o Japão comprou um grande estúdio de cinema americano na década de 80… todos diziam que o Japão comprariam os EUA e que invadiriam o país e que os americanos iriam ser seus serviçais… essa tese é defendida pelo 1maluco, onde o mesmo diz que os chinas irão fazer o mesmo com os yankes e o resto do mundo, inclusive aqui… será ???… eu duvido… se assim fosse, americanos não precisariam entrar em guerra contra a China, pois grande parte de suas indústrias tem como proprietários americanos e suas corporações… sob esse raciocínio bastava isso que o partido comunista chinês abriria as pernas para os yankes e isso não se verifica…

      • Voce tem mente deturpada ou tem a tolice de achar que teu papinho TFP faz a cabeça de alguem.
        Yankees ja são capaxos de Chinas senão morrem de fome e quanto a China e o Brasil os caras aceitam pagarem nossos preços e submeterem-se a nossas leis e exigencias.
        Voce que não passa de um vendido prefere o sistema antigo não é onde teus idolos Anglos levam nossas riquesas a preço de banana e ainda nos condicionam e nos escravizam.
        A tua mentalidade pertence ao seculo passado e vive atormentado por demonios vermelhos e reptilianos amarelos com medo que saiam debaixo de tua cama e te vandalizem o tonho.

    • Blue Eyes faz me lembrar uma piada sobre os portugueses que se ouviam quando era jovem: “O dia que Portugal acordar, Que acontece? Torna dormir outra vez, o raio” EUA, tal qual ocorreu com o Imperio Britanico, esta morimbundo, perdeu o vitalismo, acostumaram-se nos ultimos 30 anos viverem na base do que o resto do mundo produz. O dollar esta capengando, e pode implodir a qualquer momento. So resta duas alternativas para os yanques: gerra termunoclear contra China e Russia, guerra que embora alguns neoconservadores na administracao de Obama acredita que os EUA podem vencer, nao e seguro que isso ocorra. Os EUA podem tambem ser destruido. A outra alternativa e forcar as corporacoes norte americanas que hoje investem na China, Brasil, India, etc repatriarem seus capitals e retransferirem as fabricas que montaram nos paises onde a mao de obra e baratas para os EUA. Mas a razao pela qual essas corporacoes transferiram seus investimentos industriais para o exterior e precisamente o alto salario que se pagam nos EUA. Se os americanos aceitarem o mesmo nivel de vida que um chinez e indiano sao forcados aceitar pode ser que o capitalismo volta florescer nos EUA. Senao, e guerra termunuclear, ou desaparecimento dos EUA como a grande potencia do seculo XX e comeco do seculo XXI. Talvez essa seja a razao pela qual a democracia esta desaparecendo dos EUA e este esta se tornando num estado policial, tal qual os paises que os EUA intervem porque sao dirigidos por ditadores. Hoje li quase 6o paginas de escritos do Crag Paul Roberts, republicano, da dministracao do presidente Ronald Reagan. Quando leio Roberts, um economista que sabe a situacao que passa os EUA, so posso rir quando leio comentario otmistas que se escreve sobre os EUA nas paginas do Plano Brasil.E so brasileiros que acreeditam que o Tio Sam ainda tem o vigor de outrora.

      • Talvez suas análises, caro JOJO estejam corretas se assentadas sobre as teses dos autores que costumas ler… mas isso não significa que eles estejam tão bem informados assim… não me parece lógico que um país que possui todos os fundamentos que faltam aos demais grandes atores do teatro global da geopolítica, aqueles que realmente fazem diferença, venha a perder o posto de líder porque outros estejam se preparando para enfrenta-lo e não possuam todos os ingredientes para tal empreitada… penso que o ÚNICO país que teria condições materiais de enfrentar os EUA seria justamente o BRASIL, por possuir os predicados materiais necessários a tal empreita, isso se não levarmos em conta que nosso povo não tem condições culturais, educacionais e muito menos tecnológicas necessárias a tal enfrentamento… como sabiamente disse o Farol da Alexandria, nos contentaríamos em ser apenas um Canadá dos trópicos, ricos, mas frouxos… pois não temos a coesão social necessária para unirmos forças contra um inimigo externo… se brincarmos, apanhamos até de países sul americanos… não temos projeto de nação… as máfias que sugam o povo brasileiro não deixam que isso aconteça para que continuem nessa mamata…

      • O BOSTÉRICO DISSE…”não me parece lógico que um país que possui todos os fundamentos que faltam aos demais grandes atores do teatro global da geopolítica, aqueles que realmente fazem diferença, venha a perder o posto de líder porque outros estejam se preparando para enfrenta-lo e não possuam todos os ingredientes para tal empreitada”…
        Quais todos os fundamentos que faltam aos outros os EUA os teem todos e em numeros tão expressivos que se traduza em dependencia total de suas misericordias.
        Industrias e comercio so existem com clientes e consumidores.
        Generos e grãos americanos dariam apenas para manterem ate medio prazo seu pais e nunca nutrirem a Europa senão ambos agonizariam bem rapido.
        A manipulação economica deixa de existir se paises chaves emergentes a boicotarem de diversas formas.
        então meu caro bostérico essa guerra moderna economica esta apenas se iniciando e sua duração é impossivel prospectar e teu mundo Blue tem o maior inimigo possivel que chama-se TEMPO.
        Note como Ocidentais reduzem orçamentos inclusive de defesa enquanto emergentes reforçam.
        Note tambem a cartada estrategica de emergente ficarem alimentando a ansiedade Ocidental por bilionarios contratos que jamais se firmarão ou mesmo serão interrompidos.
        XEQUE MATE Xupa essa inhãma que sai coalhada bostérico kkkkkkk

  4. Vamos parar com esse negocio de esquerda e direita, o assunto é bem mais interessante que essa briga do seculo passado.

    Se os chineses querem nosso petróleo, ótimo é para vender mesmo.
    O que me deixa furioso é a falta de visão do nosso povo e do governo. Imaginem se o Brasil tivesse emprestado esse dinheiro a Venezuela e ao Equador entroca de seu petróleo. Poderíamos vender esse petróleo todo aos chineses ou qualquer outro a preços muito interessantes e ainda ganharíamos mais peso politico tanto regional (por se o grande irmão que “ajuda” os vizinhos) como mundial (por controlar imensa quantidade de petróleo).
    Mas o culpado não é só o governo (que é muito incompetente mesmo!!!), o povo brasileiro também tem muita culpa por não exigir políticos melhores! É muito triste ver uma vantagem dessa se perdida assim para os chineses.

    Mas tem o outro lado, se o governo faz uma coisa dessas os trolls e PIGs atacariam o governo dizendo que bolivariano, corrupto, negligente com os problemas do nosso país, que esses países não pagariam suas dividas e outras besteiras.
    Se de um lado temos um governo burro e/ou covarde e de outro uma parte da população pronta para sabotar o próprio país, aí a coisa fica feia mesmo.
    Que Deus tenha piedade de nossa gente!

    • esse negocio de esquerda versus direita briga do seculo passado. Voce acertou quase em cheio. Digo quase porque voce nao esta totalmente correto. So existe realmente duas ideologias no sistema capitalista. A ideologia burguesa, nas suas diversas variacoes,. que inclue facismos, nazismo, islamismo radical ou nao, zionismo, indusimo, liberalismo, neoliberalismo, libertarianismo, socialismo, estatal, democracia social, estalinismo, consrvatismo, radical ou nao, todas defendem o sistema capitalismo, que esta podre. A outra ideologia, comunismo verdadeiro, praticamente nao tem influencia. Foi derrotada pelos estalinismo e democracia social a servico do capitalismo. A classe operaria esta inteiramente dominada pelos v arios tipos de ideologia burguesa. Dai o impasse que o mundo se encontra no momento. O capitalismo esta num beque sem saida a nao ser atraves de guerra termunuclear.

      • JOJO, essa sua falácia tem dono… Noam Chomsky… eu o vejo com vejo vc, um Quixote dos tempos modernos, lutando contra as grandes corporações como que com moinhos de vento… as vezes sou incitado por ideias parecidas com as que ele defende, tal como o fim do estado como interventor das relações sociais e internacionais… mas dai eu acordo e deixo de ser utópico (anarquista)… em seguida me lembro de Teacher e Reagan e vejo que eles foram mais pragmáticos em buscar o estado mínimo do que o não estado ou o estado leviatã… nem oito nem oitenta… saudações…

      • Adepto de Noam Chomsky? Moi? Tu me faz lembrar um filme do Glauber Rocha,onde um cangaceiro diz pra um criolo,Tu ta nos cafundo da ignorancia ameu respeito.Sorry Blue Eyes, Errou completamente. Rejeito completamente a hipocrisia de Chomsky. Diz rejeitar o sistema mas e catedratico de uma unicversidade cujo objetivo e formar propagandistas e ideologistas do sistema capitalista. Filosoficameente, sendo eu influenciado por Karl Marx, quando tive que ler alguns livros de Chomsky em Linguistica, ja em 1973 ou 74 ,julgava ser ele um idealista,aquem naoqueria perder meu tempo lendo.Mas tarde tentei ler alguns de seuslivrospoliticos,mas nunca consegui sair do prefacio.Ohomem e boring! Desde que me tornei um comunista em 1973, risquei do meu projeto viver de trabalho intelectual.Meu trabalhoe e manual,ganho pouco, nesta semana tive um corte nomeu salario de 23% porque business onde trabalho em Londres esta em dificuldade. Naotenhoideologia de subir na escala social vida,para subir na vida social,uma pessoa ou tem que ser puxa saco, vigarista,ladrao,oportunista, sonegador, traficante, trabalhar para Estado e deixar se corromper. Soem caso muito raro,a escolha de profissao vai permitir uma pessoa subir na escala social da vida. Quando digo que soexiste duas ideologias,a ideologia burguesa,com suas multiplas variacoes,do nazismo, facismo,liberalismo,socialismo, sionismo,islamismo,indusimo,stalinismo,domocracia social e a doutrinas comunista,quero dizer issoporque so nosos comunistas,poderia dizer so eu, talvez oultimodos dinossauros, afirma que a unica saida para a humanidade dessa crise economica,social domundo e a ditadura doproletariado,um conceitoque praticamente todo mundo esqueceu o seu significado. Pra terminar, Ja leu sobre o papel importantissimo que os catolicos de Bavarkia tiveram na formacao do Nazismo? Pouco a pouco a tese que diz nazismo/fascismo e comunismo ser dois lados de uma moeda cae por terra. Li uns bons livros sobre o assunto.

      • Então vc concorda comigo que a esquerda ocidental, hoje, é mais vendida ao capital que os burgueses não atuantes, aqueles que acreditam no capitalismo mas não o vivem em sua intensidade, ou seja, os assalariados… consomem mas não sabem fazer o jogo do “inimigo espantalho” que precisa existir para que os esquerdóides possam ainda acreditar que resta uma esperança fora do capitalismo… esse “espantalho”, para sobreviver, recorre a organizações que, por sua vez, subsistem de “doações” dos mega capitalistas… olhe como tudo é entrelaçado… então não passa a ser absurdo que o ícone da esquerdalha latina, lula, tenha sido condecorado por Soros e ainda tornado sua família bilionária… as grandes corporações precisam criar heróis que representem as massas mas que na realidade não as liberte, somente prometa, prometa e prometa mudanças que NUNCA acontecerão e assim cristalizem o status quo… sob esse aspecto, não teria como vc, esquerdista idealista, conviver com a esquerda atual sem ser chamado de dinossauro… eles realmente não tem a mesma fé que vc no socialismo… eles, a esquerda atual, gostam mesmo é de dinheiro e poder, mas para mantê-los no alto da pirâmide… saudações…

      • Eu diria que a esquerda e um dos bracos do capital. Quando um braco cansa, e outro ocupa o espaco, ambos a servico de preservacao do capitalismo. Na minha opiniao o que destruiu o comunismo foi a democracia social e o stalinismo.

      • Creio onde diz Teacher e Reagan,voce quer dizer Thatcher. Admira Reagan,mas parece desconher Craig Paul Roberts,um dos formuladores do Reagonomics.

    • Uma pessoa que acredita na existência do “PIG” não tem moral intelectual para pedir a ninguém que deixe de levar em conta a dicotomia esquerda/direita… eu conheço bem o que pensam tipos como vc, caríssimo… falta a ti maior frequência aos bancos escolares e bibliotecas… caso tenha dificuldade no acesso a essas instituições, tente o autodidatismo “internético”, mas não se fie em fontes ESQUERDALHAS para não continuar desamparado ideologicamente… saudações…

      • Parasse que vc frequenta bastante fontes de direita (extrema direita) só que é meio tapado e não consegue entender que direita de verdade (seja qual for) não lambe o rabo de nenhuma nação estrangeira. É só mais um entreguista alucinado tentando espalhar suas ideias absurdas.
        Quanto ao PIG, não são uma super organização, são apenas canalhas mentirosos, vendidos, preguiçosos (alguns não querem nem pesquisar sobre o que falam) e muitas vezes simpatizantes de partidos ou ideologias… toda essa gente espalhada sem uma organização central. Por exemplo, se vc fosse um jornalista seria automaticamente um membro da PIG, pois acumula vários itens para tal.
        Agora vai tomar seu “remediozinho” antes que comesse a espumar pela boca…

        saudações

      • É preciso que junte os dois para tentar achar um modo de desfazer a imagem que tem como dois pervertidos desmiolados… se esforcem mais… vcs não enganam ninguém como um pouco de discernimento… são dois burros…

  5. A china defende seus interesses,se derem mole pra eles eles entram, cometem estrupo e ainda bebem toda cerveja, os chineses qquerem resolver tres problemas cruciais, garantir o fornecimento de minerais ,garantir a raçao do seu povo e promover a distribuiçao de boa parte de sua populaçao para as terras alem mar,achar que os EUA serao os grandes prejudicados com o dominio chines e´´puro engano ,com uma china poderosa,quem vai ter que ceder espaço domestico para eles serao os terceirosmundanos ,os EUA so irao entervir caso as açoes chinesas os prejudiquem,mas como so chinas nao sao bobos, irao evitar escaramuças com o socio MUY AMIGO YANKEE !

  6. por LUCENA
    .
    .
    .

    O Brasil continua com os mesmos erros do passado,só exportando commoditie.
    .
    Com o pré-sal,o Brasil deveria exportar o petróleo refinado,atraindo para cá refinarias e siderúrgica(caso dos minérios), por exemplo.
    .
    Há aqueles que se importam com a cor a coleira que usam más, a outros que se importam em usar a coleira, independente da cor desta.
    .
    Só mentes fracas e os fracassados que se importam com a cor do diabo,o Brasil não merecia algo tão fútil como seu morador….rsrsrsr.
    .
    Como se não bastasse os americanófilos, há também os sinófilos;contudo para mim, estes e os políticos safados; são tudo farinha do mesmo saco.

  7. Jogando as regras do jogo democracia/soberania/responsabilidade/parceria, que seja bem vinda a China e outros investidores que vejam no Brasil um lugar para desenvolver e ganhar um dinheiro , da mesma forma a Dilma foi nos EUA chamar investidores e aqui mesmo neste blog foi aplaudida, uma raridade.

    O resto é chororô de zoião.

  8. É como o Brasileiro que chegou num porto Portugues e perguntou :
    -Quem é o presidente desta merda?
    E lhe responderam:
    -É Joaquim Manoel!
    E ele retrucou:
    -Ah é!Então fala pra ele que eu caguei na cabeça dele.
    O Portugues indignou-se e disse:
    -Quando eu for ao Brasil vou fazer a mesma coisa.
    Ao chegar ao Brasil o Portugues desembarcou na praça Maua e viu um grupo no canto da doca fumando crack e lhes perguntou:
    -Quem é o presidente desta merda?
    E logo lhe responderam:
    É o CRLH.
    Ai o Portugues disse:
    -Ah é!Então fala pra ele que eu caguei na cabeça dele.

  9. Frequento diariamente este site, assim como outros de matizes diferentes, a fim de manter uma visão equilibrada da realidade. Partilho, com a grande maioria das pessoas que aqui escrevem, o enorme amor pelo meu pais. Amor este que foi o “leit motiv” de uma vida longa de lutas na área tecnológica. Descendo de uma família com muitos militares graduados, tanto pelo lado materno, quanto paterno, mas isso não impede que eu condene crimes cometidos, como a tortura, infelizmente presente, ainda hoje, contra os menos favorecidos de nosso povo.

    Infelizmente certas maldições do passado tendem a encobrir as muitas coisas boas que foram criadas durante o regime militar. Coisas estas que não me impedem de menciona-las quando escrevo em outros sites de esquerda. Nunca me deixei pautar por “caixas pensamento”, que foram criadas por intelectuais espertos para limitar o pensar da humanidade dentro de certas margens aceitáveis pelos esquemas de poder. Os prêmios Nobel são exemplos notáveis de tal prática, nas ciências exatas, na medicina, na economia (como ficou evidente recentemente) e na política (o Nobel da Paz).

    Por outro lado, venho a lamentar a existência de fortes preconceitos plantados em nós por manipuladores com o intuito de dividir os brasileiros. Vejamos:
    -Governos nacionalistas de Getúlio e Juscelino plantaram as sementes de grandes empresas estatais que foram multiplicadas e fortalecidas durante o período de governos militares.
    -A armação dos choques do petróleo e a posterior elevação dos juros nos EUA serviram para por de joelhos as economias emergentes.
    -A partir do governo Costa e Silva há uma guinada mais nacionalista do regime militar, que parte para um modelo de capitalismo de estado. Como consequência surgem inúmeras “startups” de tecnologia, defesa, pro-álcool, empreiteiras, etc, todas gravitando o poder de compra do governo federal.
    -A ciência pura brasileira foi comprometida como consequência da emigração forçada de muitos pesquisadores de esquerda. Entretanto, a tecnologia e a ciência aplicada desenvolveram-se muito graças a um eficiente processo de formação de mestres e doutores.
    -Com a queda dos militares, correntes entreguistas triunfaram inicialmente, em detrimento da esquerda nacionalista, e assumiram os postos de mando com o apoio integral da mídia e de correntes mais atrasadas das elites dominantes.
    -A Constituição de 1988 traz em seu bojo muita coisa boa, porém picota o governo federal (com medo de novo fortalecimento do estado) em favor de recursos carimbados para estados e municípios.
    -A “picotagem” dos recursos dissemina a corrupção por todas as instâncias do Estado Brasileiro.
    -Procede-se, em seguida ao desmonte do estado, em nome da doutrina que emana do poder imperial do norte.
    -A improvável eleição de Lula ocorre em meio a um pesado acordo de bastidores que tenta garantir que tudo continue como dantes (FHC e sacanagens mais) sem punição para a bandalheira da privataria.
    -Lula cumpre os acordos a risca, porém começa a construção de uma grande classe média, para apoiar a reconstrução industrial do pais.
    -Não satisfeitos, os patifes de sempre, se aproveitam de uma tentativa de José Dirceu de criar alguma governabilidade usando o “mensalão tucano” para integrar legendas de aluguel a base governista, quitando dívidas de campanha destas, e partem para o golpe com a estória do Ali (Lula) Babá e os quarenta (armaram até o número) ladrões.
    -Lula vence o golpe com o apoio popular e parte, no segundo governo, para uma mais agressiva política de reconstrução da nação.
    -O pré-sal surge como trabalho do grande brasileiro Guilherme Estrela dentre outros. A Petrobrás recebe grande impulso. Recupera-se maior controle acionário (controle patrimonial que estava perdido por conta de ações na NYSE) desta.
    -Surge campanha violenta de descrédito na mídia para desvalorizar a Petrobrás e afastar possíveis investidores desta no planeta.

    À luz desta longa e entediante, porém necessária, resenha de fatos chegamos aos dias de hoje com uma empresa de petróleo sentada em cima de U$ trilhões de óleo nobre e sem recursos (porque devido à desvalorização orquestrada das ações da empresa, esta não conseguirá levantar os capitais necessários para as instalações de extração). Neste preciso ponto é que entra uma China cheia de dinheiro (que iremos necessitar – diga-se Petrobrás – para explorar os outros enormes campos) e precisando de suprimento garantido de energia.

    Neste ponto eu paro para que vocês pensem bastante por si sós, confiando em um governo, que apesar das calúnias difundidas por nossos inimigos, esta trabalhando o que pode, dentro das condições de contorno, para reconstruir o pais e avançar. O ideal na política habita a cabeça dos fabianos e serve aos inescrupulosos de sempre…

    • ESQUERDA NACIONALISTA ????
      Onde existe isto.Esquerda é internacionalista meu caro.
      esquerda nacionalista existiu so nos primordios da URSS.
      Aqui é terra de indio ganancioso e o poder serve apenas para enriquecer correligionarios e simpatizantes,tambem aos contribuintes do esquema.
      Aqui no Brasil a esquerda comunista provou das beneses do capitalismo e nem se entitula mais comunista e sim social-democrata e de democrata so tem o nome.
      Na America Latina existem somente carteis inclusive politicos mas todos tem um ponto encomum,fazem o jogo dos dominadores enquanto proclamam em palanques frazes impactantes para iludirem tolos.
      Acho que aprenderam essa tecnica de pastores protestantes e assim fica facil compreender suas aproximações,compactuações em detrimento de especiais beneficios que gerem apoios.
      Ideologia aqui serve apenas para formar legiões de iludidos escravos a desenvolverem conscientizações manipuladas.

      • É duro. Pois saiba que o contrário é que é verdadeiro. Nossa direita, que esteve no poder até recentemente, sempre foi entreguista. Vide processo de privatizações. A esquerda criou Petrobrás, leis trabalhistas, justiça do trabalho, Caixa, etc…

      • Tá roubando meu discurso, MELANCIA safado ???… vc é outro esquerdopata trangenico que quer acender uma vela para a direita e outra pra esquerda corrupta e devassa… desse do muro ESQUERDALHA… vc fica desafiando a esquerda e pode não ter para onde ir, porque a direita não aceita figuras desqualificadas com tu… vai acabar tendo que puxar saco dos doentes de sempre que não deixam de tentar reviver o morto-vivo do socialismo marxista… tanto é que só pedem e postam loas a um mundo que não mais existe… adoram temas ligados a Rússia que nem comunista é mais e tem por norte um antiamericanismo infantil e doente… são todos uns BABACAS… lembre eles que a China aplica o CAPITALISMO DE ESTADO… é que não gostam de enxergar o óbvio…

      • Quanto ódio. Ficou louco. Está tomando seu remedinho direitinho. Virou DIREITALHA malucão, kkk.

        O retardado, hoje, esquerda e direita não tem mais nada a ver com comunismo e capitalismo.

        Esquerda é altruísmo, solidariedade, compaixão, igualdade, justiça, etc.

        Direita é egoísmo, mas também é premiar a livre iniciativa, a criatividade, o esforço pessoal.

        Os escandinavos encontraram o meio termo. Trata-se do estado de bem estar social.

        Um país capitalista com uma ampla base social e serviços públicos de qualidade.

        Estude o assunto e deixe de ser chato.

      • Em tempo:[]

        Paulo David “Até onde vão os antipetistas?

        Costumo falar que o maior mal do brasileiro é o antipetismo. Muito pior do que a indiferença, alienação e desprezo pela política – ou, pra usar um termo quase fukuyamísitico, “antipolítica”. E um caso metonímico de quão irracional é o antipetismo, temos o caso da solidariedade de José Serra ao caso de espionagem de Dilma – que vou tratar ali na frente.

        Vamos às definições. Ser antipolítico é abster dos embates, é desacreditar que algo feito no campo da política dê frutos – ou que seja minimamente eficiente em algum termo -, é optar por tirar de si a responsabilidade de posicionar-se acerca da realidade pública, sentindo-se impotente diante de um sistema de influências já hermético. Ser antipolítico é acreditar que o mundo não tem jeito mesmo, não temos escapatória, que não aceitar tudo do jeito que está e viver nossas vidas como toca a música. Na realidade, é uma covardia sincera e racional, ainda que extremamente ingênua, pueril e danosa.

        O antipolítico é um estrato, no qual encontramos aqueles que acreditam em nenhum dos políticos (e que votam em Nulo nas eleições, achando que desse jeito a Revolução está a caminho), aqueles que acreditam que a politicagem (e todo o jogo de influências e interesses) é o grande mal da sociedade (e criticam desenfreadamente todas as movimentações de políticos, buscando “a real motivação” por trás de tudo)….e há também os antipetistas (que são vazios de valores e morais, exceto por recriminar tudo que venha do PT). Vamos a eles:

        O PT tem como base constituinte uma movimentação popular notoriamente revolucionária de esquerda, claramente contra injustiças aos trabalhadores. Por esse motivo, os estratos sociais que mais estavam próximos eleitoralmente ao PT no final da década de 1980 eram trabalhadores de classe C e intelectuais de esquerda. Não à toa, a movimentação eleitoral muitíssimo bem trabalhada pelo PT depois dos governos de FHC foi movimentar seu discurso para abranger também uma parcela da população mais pobre – e naturalmente mais conservadora – até que, em 2002, alcançasse a presidência.

        A vitória de Lula em 2002 foi significativa e celebrada fortemente por seus eleitores. Com o passar dos anos de governo, surgem o escândalo do “Mensalão” e os primeiros indícios de que a política econômica liderada pelo ministro Palocci seguiriam as mesmas linhas traçadas pelos estrategistas de FHC. A mídia – com as mãos atadas ideologicamente e por interesses comerciais à oposição – fizeram uma abordagem agressiva e contrária a, principalmente, o primeiro caso, alegando que este seria “o maior escândalo de corrupção do país” (importante fazer o comparativo com outros casos de corrupção referentes ao governo federal nos governos FHC, como o da Sudam, que custou cerca de R$215mi, o caso do Banco Marka, cujo montante girou em torno de R$1,8bi, a Máfia dos Vampiros, que envolveu R$2,14bi, e o campeão caso do banco Banestado, que movimentou ilegalmente US$19bi, ante R$55mi “do maor escândalo de corrupção do país”).

        O que, antes, era sonho e expectativa de uma política diferente, repleta de ideais de justiça e igualdade com Lula e o PT, se transformou em decepção e sensação de “mais do mesmo”. Os petistas frustrados passaram a se sentir órfãos politicamente – e daí começa a ganhar corpo o antipetismo que já existia, como resquício da Ditadura Militar, que afirmava ser “contra os comunistas” (“ou anarquismo, onde nem sequer existe socialismo”). Hoje, os antipetistas buscam seu ninho político, ainda sem uma legenda exata – alguns se encontram nos tucanos, outros no PSOL, e outros ainda estão em dúvida e “migram” de acordo com o candidato que aparece; assim como foram em 2006 os eleitores de Heloísa Helena (PSOL), em 2010 de Marina Silva (PV) e, ao que tudo indica, os eleitores de Eduardo Campos (PSB) em 2014.

        Em tempo: há uma distinção entre o antipetista e o opositor do petismo – a motivação do primeiro é a crítica e diferenciação pura e simples, sem aprofundamentos políticos de propostas alternativas, é o “sou contra, porque não gosto”; a do segundo é mais “profissional”, por assim dizer, é uma oposição consciente, com valores e objetivos políticos distintos do ódio ao PT – o discurso de um antipetista é “não gosto do que o PT faz aqui, então o melhor é o contrário, seja ele qual for”, enquanto que um opositor pensa que “faço desse jeito, diferente do PT, portanto, não sou petista”***.

        E quando os argumentos e posições políticas tomam-se embasados por um sentimento – o ódio – é evidente que nada bom deve vir. É o caso recente da solidariedade exposta por José Serra em sua página do Facebook à espionagem da qual a presidenta Dilma foi alvo.

        Os seguidores e amigos antipetistas do tucano se posicionaram ferozmente, alegando que era uma “decepção” que o ex-governador tenha se posicionado desse jeito, sendo simpática à presidenta petista. Chegaram a dizer que foi um erro ter confiado um voto a ele nas últimas eleições. Outros ainda se mostraram descrentes, dizendo que o perfil havia sido hackeado.

        De tudo que foi dito, o que mais me surpreende é o fato de que, já que houve “decepção”, significa que de fato era necessário haver vigilância, espionagem e cerco à privacidade da presidenta. O antipetista, graças a sua relação emocional com o PT, chega a valores e posições que decerto não são pensadas a finco – arrisco dizer até mesmo que ele nem crê de fato naquilo que acredita, ou seja, no caso da espionagem americana, se fosse um político outro (não da base aliada ao PT), ele seria contra as posturas da NSA.

        E é exatamente por essa fragilidade ideológica que afirmo que o antipetismo é o mal mais danoso na política brasileira – como forma de opor-se ao PT, toda e qualquer posição é válida, inclusive a mais desumana ou autoritária; a noção de cidadania é obtusa. É o que vejo no caso do Programa Mais Médicos – mas isso fica pra outro post

        *** Por questões eleitorais, o opositor do petismo acaba optando por um discurso antipetista, como forma argumentativa e retórica para alcançar os eleitores antipetistas. Muitas vezes por isso o opositor do PT acaba alcançando uma feição muito borrada similar a de um antipetista – é o caso, na minha opinião, do confuso Serra na candidatura da eleição presidencial de 2010, que mesclava discursos agressivos fundamentados com outros infundamentados.”

        http://borbasazarite.com/ate-onde-vao-os-antipetistas/

        Política: um sistema anti-frágil » Até onde vão os antipetistas?
        borbasazarite.com
        Costumo falar que o maior mal do brasileiro é o antipetismo. Muito pior do que a…
        Ver mais

    • MARIANO no começo voce desenvolve bem mas do meio em diante revela intenção denominacuional.
      Meu a constituição não foi so picotada para tirar o total poder do governo mas manipulada para favorecer entreguistas e corsarios externos.
      Quanto a Tucanalha e os Petralhas meu caro recuso-me a comentar pois pra mim ambos não passam de Organizações Criminosas.
      Mas amiguinho não existe argumento possivel capaz de inocentar demonios e ainda transforma-los em herois.
      O Brasileiro hoje vive conectado interagindo,buscando e comparando por si mesmo e tirando conclusões.
      Deveriam todos serem submetidos a juri popular e os condenados serem passados a fio de espada pois não passam todos de traidores do Brasil e do povo Brasileiro.

  10. 1maluquinho, não seja preconceituoso. Existem esquerdas como a o PCdoB de inspiração chinesa e a corja do antigo PCB, de origem soviética, que era nitidamente internacionalista. Basta ver que esse pessoal hoje está com a direita mais entreguista (ao mercado – diga-se EUA). Lembre-se que a antiga União Soviética moveu mais de um milhão de homens para a fronteira da China e retirou todos os seus técnicos das fábricas chinesas quando rompeu com Mao Tze Tung, deixando o pais quase na falência. Se Mao não tivesse feito, anteriormente, uma enorme mobilização popular, teria caído. Por outro lado, tem direitas nacionalistas e entreguistas (alinhamento com os EUA). O bom exemplo eram os castelistas que se impuseram graças ao apoio norte-americano e o que se consolida após Castelo no poder militar. Os primeiros queriam eleições imediatas e a restauração da “democradura” das elites banqueiras e latifundiárias. Os posteriores estavam mais alinhados com elites industriais paulistas e ai renasce o capitalismo de estado alimentando projetos industriais avançados em parceria com empresários paulistas. Lembre-se que rompemos o acordo militar com os EUA e criamos, pela primeira vez, nossa indústria de defesa (que hoje, sob o governo do PT, começa a decolar, após uma quase destruição durante os governos Collor e FHC). Imagine se não tivessem ocorrido os “acidentes” com Castelo e Lacerda…Quem leu o livro das conspirações entende muito bem porque a China seguiu o caminho que seguiu e porque o governo mundial dissolveu a União Soviética para evitar o risco de auto-destruição de si mesmo.

    O que importa, no momento, para o Brasil, não é o restabelecimento do modelo protecionista de outrora em um mundo que está muito globalizado. É importante manter certo controle do estado sobre o processo industrial e investir pesado na educação de massa em todos os níveis. Buscar talentos onde quer e em que classe eles se encontrem e abrir espaço para que estes desabrochem. A classe empresarial tradicional está viciada a benesses (é por isso que São Paulo está sentido isto de forma mais aguda) e dificilmente terá competitividade no futuro. Temos que criar novas lideranças empresariais (claro que em São Paulo também) capazes de colocar a nação brasileira em seu caminho de glória. Temos muito a contribuir para um mundo melhor!

    • O meu caro esquerda no Brasil é uma vergonha tem problema de identidade.
      PCdoB nem existia e passou a existir apartir de dessidencia do PCB.
      PT nem existia,não passavam de um bando de arruaceiros as portas de fabricas a se descabelarem e depois sentarem a mesa aceitando qualquer vantagem patronal.
      Lideranças empresariais?Sejam elas qquais forem serão corporativistas e puxarão a sardinha apenas para lucros e contratos e tão nem ai pra mais nada.
      Necessitamos é jogarmos tudo o que aqui existe relacionado ao sistema na PIRA DA DEPURAÇÃO e acabarmos com partidos e politicos instituindo sistema proprio totalmente profissional.Extinção de regalias,previlegios e ate da ESTABILIDADE.Fazendo um sistema profissional onde quem se sobressai progredindo,criando e não como antes apenas furando o olho dfos outros ou usando suas cabeças de degraus para subir na vida.
      Nada deu certo,capitalismo,comunismo e socialismo e democracia são essencias existem so no imaginario.
      Se eu tivesse o poder dessa bagaça em um ano eu acabava com tudo o que destoa passando o rodo geral e apartir dai nem precisava cagar fora do pinico pra ir de ralo bastaria cagar na beiradinha do mesmo que ja dançava.
      Não existe forma possivel de mudar tudo e nem mesmo de conscientizar o que não teve fundamento a não ser com um choque profundo de ordem primeiro para so entrar com social e melhorias quando estivesse adequado.
      Acontece que para fazer isso teria-se que cortar na propria carne e tudo e todos perderiam alguma coisas pois sem assim não se tem como fazer-se a verdadeira justiça e promover igualdade.

      • Temos multidões de milhões meu camarada que se importam com o Brasil e os Brasileiros e anseiam oportunidades enquanto um monte de mocorongos preguiçosos,relaxados e mal acostumados e omissos justificam omissões a baixos salarios

Comentários não permitidos.