Messiah
Plano Brasil
Desenvolvido para ser o supra-sumo do conceito de BMPT (Tanque de Apoio de Combate), baseado no chassi dos famosos carros de combate T-72, o Uralvagonzavod Terminator II chega ao campo de batalha, mais moderno que seu antecessor Terminator I e disposto a “não deixar pedra sobre pedra”!
A ideia de conceber um BMPT bem armado e bem protegido na Rússia surgiu na primeira guerra da Chechênia. Ainda sem o estabelecimento de uma doutrina de combate urbano eficiente e a ausência de um veículo dedicado ao apoio à tanques e tropas, os russos sofreram pesadas perdas em território hostil, visto que eram utilizavam contra os insurgentes os pesados MBT’s e suas blindagens convencionais, o resultado foi pouco satisfatório, porém a experiência adquirida foi valorosa.
Embora essas perdas não pudessem ser inteiramente atribuídas à tecnologia, tornou-se claro que um veículo de combate anti-pessoal dedicado iria fornecer uma assistência valiosa em um ambiente urbano. Canhões Antiaéreos (AA) autopropulsados foram utilizados como uma solução temporária. No entanto, estes veículos não são eram bem protegidos e não possuíam a mesma capacidade de transpor obstáculos como um tanque principal de batalha (MBT). Diante disso, foi previsto que o novo veículo de combate deveria ser construído sobre um chassi de tanque e oferecer o mesmo, ou melhor, proteção de um MBT, porém, com a mobilidade de um transportador de tropas.
O Terminator II é um novo veículo blindado, destinado a apoiar as operações dos tanques e da infantaria, principalmente em áreas urbanas. O objetivo principal é neutralizar possíveis ameaças de uma infantaria inimiga ou combatentes insurgentes. Os veículos de combate BMPT Terminator, podem mudar a tática de combate e aumentar significativamente a eficiência de unidades de tanques. É um veículo anti-pessoal versátil, que pode engajar múltiplos alvos. O Terminator II deverá entrar em serviço com o exército russo durante os próximos dois anos.
O veículo é protegido por uma armadura passiva e reativa. O interior está equipado com revestimento de Kevlar que protege contra armas de fragmentação. Também está equipado com proteção NBC (Química, Biológica e Nuclear) e sistemas de supressão de incêndio automáticos. Como requisito inicial o Terminator II é montado sobre o chassi do T-72, conferindo-lhe uma blindagem equivalente a de um MBT. (com previsão também, para ser montado sobre o chassi do T-90).
Possuindo agora uma nova torre com armamento montado externamente. O Terminator II é equipado com dois canhões de 30 mm, dois lança-granadas automático de 30 mm controlados remotamente por sensores AGS- 17D ou AGS – 30, quatro lançadores de mísseis anti -tanque Ataka -T e uma metralhadora coaxial 7,62 mm. Os canhões de 30 mm têm um sistema dual de alimentação e pode disparar uma grande variedade de munições, incluindo projéteis: HE- T, APDS , HE- FRAG e AP- T. Os mísseis Ataka -T podem ser equipados com conjunto HEAT , HE- FRAG ou ogivas termobáricas . O Ataka -T tem um alcance máximo de 5 km. O veículo pode engajar três alvos, ao mesmo tempo, à medida que cada arma visa separadamente.
Ademais o veículo foi remodelado de forma que a tripulação que anteriormente era composta de 5 tripulantes contasse agora com somente 3 tripulantes, isso em decorrência da tecnologia embarcada que diminui a carga de trabalho da tripulação, vale ressaltar ainda que o Terminator II utiliza o mesmo computador de tiro do T-90. O veículo ainda conta com um sistema de baterias independente que fornece energia aos sistemas, deixando assim o veículo mais silencioso.
Especificações Técnicas do Veículo:
Armamento Principal: 2 canhões de 30mm 2A42
4 lançadores do míssil 9M120 ATAKA-T
Armamento secundário: 1 metralhadora PKTM no calibre 7,62mm
2 lançadores de granadas AG-17D de 30mm
Motorização: V-92S2 diesel – 736kW (1,000hp)
Suspensão: Barra de Torsão
Velocidade Máxima: 65km/h (em vias pavimentadas); 40km/h (em terreno acidentado)
Peso: Entre 47 e 52 toneladas (variando de acordo com a configuração do carro)
Comprimento: 6,96m
Largura: 3,46m
Altura: 2,10m
Tripulação: 3 operadores
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/18Y5GPk” standard=”http://www.youtube.com/v/byXX4c8CB6o?fs=1″ vars=”ytid=byXX4c8CB6o&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep2294″ /]
Ô meu Brasil!! Cadê voce?!!
Segundo a reportagem da Defense Update, os dois lançadores de granadas foram removidos nessa nova versão do terminator, bem como a tripulação foi diminuída para três.
(…) The weight of the BMPT72 was reduced by four tons to 44 tons. The crew count was also reduced, from five to three, with the removal of two grenade launching positions. (…)
http://defense-update.com/20130927_bmpt72-unveiled-at-rae-2013.html
Ta aí um veículo que eu nao gostaria de dar de cara!! KKK
ficou ‘assustador’ mas a ideia é essa mesma.
so brincando um cadinho:
ta melhor q o batmovel, rsrsr
serio msm, seria um otimo CC para COIN, penso eu.
Caro Sopa.
Esta dormindo em berço esplendido, assim como estava dormindo quando nos foi oferecido participação no T-50, e no Su-35. Dormindo como estava quando não fez a escolha do FX-2. Dormindo como esta agora ao promover o sucateamento da nossa aviação de combate.
Acho que só vai acordar quando e se acontecer algo excepcional, como uma agressão armada externa. Acho que só assim pois agressão virtual nos já estamos sofrendo a anos e nossos iluminados de Brasília não fizeram nada de concreto. Só barulho.
Dizem que cada povo tem o governo que merece. Mas em termos de defesa, acho que nenhum povo merece um governo como o nosso.
Babei rsrs.
Mais lendo a matéria eu pensei em outro blindado, o PUMA da KMW. Pois ja que adquirimos Leopards e temos um centro de manutenção da fabricante alemã no RS, eu pensei porque não produzir o PUMA aqui no Brasil como nosso BMPT?.
Segue o Link do Alemão:
http://landcombatcb.blogspot.com.br/2010/03/projekt-system-management-puma.html
Boa ideia. 😀
Mas não vai rolar,temos que ter um governo interessado,que queira criar competição internacional do mercado de armamentos.
Bem colocado Sayd, o ferramental e doutrina adquiridos para os Leopards pode ser atualizado para o PUMA. Uma configuração interessante seriam os Leopard II + Puma + Gepard.
Particularmente não sou fã do chassis/conjunto do T-72 haja visto a falta de proteção interna adequada para a munição (não sei se resolveram isso ou resolverão com o chassis/conjunto do T-90) o que é notado quando atingidos por RPGs perfurantes – viram um belo show de fogos de artifício.
Mas que o Terminator II ficou invocado com essa torre… e como !!
Abraços,