Терминатор 2: O exterminador!

Terminator2

Messiah

Plano Brasil

Desenvolvido para ser o supra-sumo do conceito de BMPT (Tanque de Apoio de Combate), baseado no chassi dos famosos carros de combate T-72, o Uralvagonzavod Terminator II chega ao campo de batalha, mais moderno que seu antecessor Terminator I e disposto a “não deixar pedra sobre pedra”!

terminator

A ideia de conceber um BMPT bem armado e bem protegido na Rússia surgiu na primeira guerra da Chechênia. Ainda sem o estabelecimento de uma doutrina de combate urbano eficiente e a ausência de um veículo dedicado ao apoio à tanques e tropas, os russos sofreram pesadas perdas em território hostil, visto que eram utilizavam contra os insurgentes os pesados MBT’s e suas blindagens convencionais, o resultado foi pouco satisfatório, porém a experiência adquirida foi valorosa.

1BMPT30guns

Embora essas perdas não pudessem ser inteiramente atribuídas à tecnologia, tornou-se claro que um veículo de combate anti-pessoal dedicado iria fornecer uma assistência valiosa em um ambiente urbano. Canhões Antiaéreos (AA) autopropulsados ​​foram utilizados como uma solução temporária. No entanto, estes veículos não são eram bem protegidos e não possuíam a mesma capacidade de transpor obstáculos como um tanque principal de batalha (MBT). Diante disso, foi previsto que o novo veículo de combate deveria ser construído sobre um chassi de tanque e oferecer o mesmo, ou melhor, proteção de um MBT, porém, com a mobilidade de um transportador de tropas.

Terminator 2

O Terminator II é um novo veículo blindado, destinado a apoiar as operações dos tanques e da infantaria, principalmente em áreas urbanas. O objetivo principal é neutralizar possíveis ameaças de uma infantaria inimiga ou combatentes insurgentes. Os veículos de combate BMPT Terminator, podem mudar a tática de combate e aumentar significativamente a eficiência de unidades de tanques. É um veículo anti-pessoal versátil, que pode engajar múltiplos alvos. O Terminator II deverá entrar em serviço com o exército russo durante os próximos dois anos.

 O veículo é protegido por uma armadura passiva e reativa. O interior está equipado com revestimento de Kevlar que protege contra armas de fragmentação. Também está equipado com proteção NBC (Química, Biológica e Nuclear) e sistemas de supressão de incêndio automáticos. Como requisito inicial o Terminator II é montado sobre o chassi do T-72, conferindo-lhe uma blindagem equivalente a de um MBT. (com previsão também, para ser montado sobre o chassi do T-90).

Míssil 9M120 Ataka  (Spiral-2)
Míssil 9M120 Ataka (Spiral-2)

Possuindo agora uma nova torre com armamento montado externamente. O Terminator II é equipado com dois canhões de 30 mm, dois lança-granadas automático de 30 mm controlados remotamente por sensores AGS- 17D ou AGS – 30, quatro lançadores de mísseis anti -tanque Ataka -T e uma metralhadora coaxial 7,62 mm. Os canhões de 30 mm têm um sistema dual de alimentação e pode disparar uma grande variedade de munições, incluindo projéteis: HE- T, APDS , HE- FRAG e AP- T. Os mísseis Ataka -T podem ser equipados com conjunto HEAT , HE- FRAG ou ogivas termobáricas . O Ataka -T tem um alcance máximo de 5 km. O veículo pode engajar três alvos, ao mesmo tempo, à medida que cada arma visa separadamente.

terminator2a

Ademais o veículo foi remodelado de forma que a tripulação que anteriormente era composta de 5 tripulantes contasse agora com somente 3 tripulantes, isso em decorrência da tecnologia embarcada que diminui a carga de trabalho da tripulação, vale ressaltar ainda que o Terminator II utiliza o mesmo computador de tiro do T-90. O veículo ainda conta com um sistema de baterias independente que fornece energia aos sistemas, deixando assim o veículo mais silencioso.

Especificações Técnicas do Veículo:

Armamento Principal: 2 canhões de 30mm 2A42
4 lançadores do míssil 9M120 ATAKA-T

Armamento secundário: 1 metralhadora PKTM no calibre 7,62mm

                                                             2 lançadores de granadas AG-17D de 30mm

Motorização: V-92S2 diesel – 736kW (1,000hp)

Suspensão: Barra de Torsão

Velocidade Máxima: 65km/h (em vias pavimentadas); 40km/h (em terreno acidentado)

Peso: Entre 47 e 52 toneladas (variando de acordo com a configuração do carro)

Comprimento: 6,96m

Largura: 3,46m

Altura: 2,10m

Tripulação: 3 operadores

 

 [embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/18Y5GPk” standard=”http://www.youtube.com/v/byXX4c8CB6o?fs=1″ vars=”ytid=byXX4c8CB6o&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2294″ /]

9 Comentários

  1. Caro Sopa.
    Esta dormindo em berço esplendido, assim como estava dormindo quando nos foi oferecido participação no T-50, e no Su-35. Dormindo como estava quando não fez a escolha do FX-2. Dormindo como esta agora ao promover o sucateamento da nossa aviação de combate.
    Acho que só vai acordar quando e se acontecer algo excepcional, como uma agressão armada externa. Acho que só assim pois agressão virtual nos já estamos sofrendo a anos e nossos iluminados de Brasília não fizeram nada de concreto. Só barulho.
    Dizem que cada povo tem o governo que merece. Mas em termos de defesa, acho que nenhum povo merece um governo como o nosso.

    • Boa ideia. 😀

      Mas não vai rolar,temos que ter um governo interessado,que queira criar competição internacional do mercado de armamentos.

    • Bem colocado Sayd, o ferramental e doutrina adquiridos para os Leopards pode ser atualizado para o PUMA. Uma configuração interessante seriam os Leopard II + Puma + Gepard.
      Particularmente não sou fã do chassis/conjunto do T-72 haja visto a falta de proteção interna adequada para a munição (não sei se resolveram isso ou resolverão com o chassis/conjunto do T-90) o que é notado quando atingidos por RPGs perfurantes – viram um belo show de fogos de artifício.
      Mas que o Terminator II ficou invocado com essa torre… e como !!
      Abraços,

Comentários não permitidos.