Revelado o Maior mistério do J 20

J20

Tradução e adaptação

E.M.Pinto

Colaboração

Red Dragon (Taiwan)

 Informações:Qianzhan

Leia Também

Caça Chinês J-20 em voo teste com motores diferentes

J20 demonstra poder de manobra

UM alto oficial do PLA o General Zhu Heping afirmou a imprensa russa recentemente que o protótipo do caça furtivo chines J-20será equipado com as novas turbinas WS-15, um motor capaz de prover 18 toneladas de empuxo. Sem revelar os detalhes técnicos e os avanços da pesquisa e desenvolvimento Heping fez a primeira declaração pública de que o progaram realmente existe e que o seu desenvolvimento visa equipar o caça chinê s com uma turbina nacional de alto desempenho.

WS15

Fontes de Taiwan afirmam que o desenvolvimento do projeto J -20 tem sido considerado satisfatório e que o programa tem atingido importantes saltos no  desenvolvimento da indústria militar da China.

As mesmas fontes relatam que entre os itens em desenvolivemnto avançado, o WS-15 já estaria entrando em testes finais, esta informação pegou de surpresa a comunidade de especialista internacionais que julgavam aind aser necessário cerca de 20 anos para aque a China ainda com apoio extrangeiro, chegasse a desenvolver a sua proópria turbina aeronáutica militar de alto desempenho. Apesar do desempenho e as funções do J-20 sempre serem mantidas em sigilo, as informações acerca do estágio final de desnvolvimento do WS-15 chocaram os especialistas ocidentais e mesmo os Russos, alegamdamente até entãopotenciais parceiros no desenvolvimento.

Porém, a revelação mais surpreendente a cerca do WS-15, é a de que segundo o Major General do Ar Zhu Heping, o motor está sendo integralmente desenvolvido pela China ao contrário do que se especulava.

Até o momento o que os outsiders sabem  a respeito do J-20 é que a aeronave se trata de uma aeronave com excelentes capacidades de manobra, que indicam que o caça  se destina à superioridade aérea. A revelação de que o caça será impulsionado por novo tipo de motor com maior relação peso/potência e capacidade de vetorização de impulso 3D surpreende os especialistas ocidentais e reforça a tese de que o J20 venha a ser de fato o caça de superioridade chinês.

A Tecnologia de motores de aviação tem sido um ponto fraco da indústria aeronáutica chinesa desde muito tempo. Ao se confirmarem as informações, a China tereia resolvido uma séria de problemas de ordem estratégica e dado um salto quantitativo rumo à vanguarda tecnológica militar. Até então os chineses tem sido vistos como “dependentes” do apoio tecnógico russo. A Mída internacional tem com frequência destacado os limites tecnológicos enfrentados pelos chineses e de uma certa forma desacreditado dos seus feitos tecnológicos.

Informações sobre ummodelo diferente de motores testado em um dos protótipos do J 20 foi veiculada aqui no Plano Brasil (imagem acima), porém nenhum forista ou especialistas se aventurou a lançar suposições sobre qual modelo teria sido visto na aeronave.

Porém chama a atenção que, em se tartando da hipótese do motor exposto na foto se tratar do WS-15 é de se começar a dar crédito as informações de que o seu estágio de desenvolvimento ainda que não esteja perto da conclusão, esteja pelo menos em um patamar fora de qualquer especulação feita pelos ocidentais, uma vez que é visível estar sendo testado já no protótipo o que indica um inegável nível de sofisticação e desenvolviemento.

Do que podemos ver e que o rápido desenvolvimento da indústria militar da China e uma revelação como esta põe por terra as alegações sobre as capacidades e níveis tecnógicos defendidas pelos especialistas ocidentais, não é atoa que a repercussão teria causado choque aos especialistas ocidentais e Taiwaneses.

49 Comentários

  1. Estao desenvolvendo este motor a dez anos , nao seria surpresa deque eles conseguiriam dominar todo o projeto,os chineses sao focados ,chegaram pra ficar ,a duvida e´se realmente este caça vai ser de superioridade aerea ou um caça bombardeiro ou um multirolle ,otimo para eles , eu particularmente acho interessante o surgimento de uma china potencia, tirando a gafanhotagem chinesa, a cultura em geral nao e´uma anomalia aos moldes das culturas existentes na somalia,paquistao e afeganistao !

    • Não é uma questão de foco, é justamente o contrário, A China forma engenheiros aos milhões, enquanto o ocidente forma advogados. Eles tem muita mão de obra especializada, o conhecimento não é mantido em guetos, mas distribuído ao máximo. Assim, eles possuem pessoal para tocar milhares de pesquisas ao mesmo tempo, escolhendo os melhores resultados.

      • Finalmente eu consigo concordar com um comentário do walfredo!!…rs
        Só de projetistas a China forma 200.000 por ano enquanto, por exemplo, o Brasil forma em todas as áreas de engenharia (mecânica, elétrica, pesca, corte e costura etc..) menos de 30.000 por ano.
        Este é o diferencial dos Chineses… educação, cultura e disciplina!
        Abraços,

    • Estes motores da série WS10 estão em desenvolvimento a já 26 anos!

      O projeto WS-10 teve suas raízes inicialmente no WS-6 turbofan, que foi abandonado no início da década de 1980.

      E apesar do que diz “a lenda da origem nos Saturn/Lyulka AL-31″…E de que os chineses devem ter estudado muito estes motores russos…
      O WS10 não deriva em suas origens do AL-31, más sim de um motor da indústria franco/estadunidense CFMI, uma empresa de propriedade conjunta 50%-50% da francesa SNECMA e GE Aviation, nos EUA.

      http://archive.is/oCVOm

      O desenvolvimento continuado do WS-10 começou em 1987, pelo Instituto de Pesquisa Aeroengine Shenyang (606 Institute) da China Aviation Industry Corporation e foi baseado no núcleo dos motores CFM56, importados dos Estados Unidos em 1982, da CFM International.

      Por sua vez, o CFM56 teve como base do seu desenvolvimento o motor GE F101, do F16…

  2. Sim Terapode, mas até o momento falava-se do WS-10 uma derivação de motores russos, de menor potência.
    O que surpreende é se for confirmado isso, ele inegavelmente contraria toda a visão ocidental quanto a capacidade deles.
    O mesmo se fala dos russos, de que estariam parados nos anos 90, e eu particurlamente desacredito totalmente destas alegações.
    Sds
    E.M.Pinto

    • Eu, como fã de aviação militar, fico feliz com cada novo projeto que aparece. Mas, sem querer diminuir os chinese,s esse novo motor WS-15 pode ser muito inferior aos ocidentais em termos de confiabilidade e durabilidade.
      Da mesma forma que os motores russos eram inferiores durante a guerra fria e mesmo assim não deixavam de ser usados.

      Porém, se já está sendo testado no protótipo do J-20 é um indicativo de que o projeto do motor já atingiu certa maturidade e é, de certa forma, confiável.

      Parabéns aos chineses.

    • As criticas aos chineses na maioria das vezes se da por motivos ideologicos, no fundo estes criticos sabem da capacidade dos AMARELOS !

  3. Eu desconfio muito que uma aeronave seja stealth, se ele tem canards.
    ???
    Mas o chinos estão de parabéns, eles correm atras do prejuijo, estão fazendo, usando engenharia reversa, desenvolvendo criando.
    O esforço há de ser recompensado.

    • “Eu desconfio muito que uma aeronave seja stealth, se ele tem canards.”

      Talvez não seja stealth como as aeronaves americanas, mas sem dúvida terá menor assinatura que os caças de 4,5° geração. Também seria necessário saber quais materiais foram usados na sua construção. Existem diversos tipos de RAM, e uns são mais eficientes que outros.

      Os materiais absorventes de ondas de radar variam desde compostos de carbono grafite até tintas especiais que absorvem (um pouco) das ondas de radar. Acho que ninguém sabe (o público) onde a tecnologia chinesa se encontra nessas áreas.
      O J-20 ainda é um grande mistério, maior que o PAK-FA.

      • Só fala merda… esse tipo de aeronave não é para ser usada como vc está descrevendo… é para missões de penetração em espaço aéreo inimigo e destruir suas capacidades de defesa para que outros em grande número possam invadir sem sofrer grandes perdas… até eu que não sou da área sei disso…

  4. “Informações sobre ummodelo diferente de motores testado em um dos protótipos do J 20 foi veiculada aqui no Plano Brasil (imagem acima), porém nenhum forista ou especialistas se aventurou a lançar suposições sobre qual modelo teria sido visto na aeronave.”

    ————————————

    Opa! Não sou especialista, más me aventurei sim…

    http://www.planobrazil.com/caca-chines-j-20-em-voo-teste-com-motores-diferentes/comment-page-1/

    Meu comentário em 4 de outubro de 2013 at 4:44, foi:

    “Talvez não sejam “motores diferentes”…
    Mas dois motores iguais, com bocais de vetorização assimétricos (não sei se isto é possivel).

    Em alguns blogs chineses e paquistaneses existem comentários, pelo menos desde o começo de 2012; de que o futuro motor do J-20 seria o ‘WS-10G’, que teria:

    -Maximum Thrust: 155kn (O que seria equivalente ao motor do F-22…)

    -Thrust to Weight Ratio: close to 10

    -Empuxo vetorado controlado (TVC) e “bocal de vetorização assimétrico”…

    Enfim, não sou especialista e pode ser tudo pura bobagem e boataria… Mas estas fotos dos bocais diferentes no J-20 me chamaram atenção para estes comentários publicados cerca de 22 meses atrás…”
    ——————————————————-

    Inclusive o motor que citei,’WS-10G’, estaria instalado para testes no J-20 desde 2011…

    Já o motor WS-15 citado neste post, seria futuro motor do J-20 e sua previsão de estar plenamente operacional no J-20, seria para 2020.

    • “Maximum Thrust: 155kn (O que seria equivalente ao motor do F-22…)”

      o problema é ser equivalente ao motor do Raptor em empuxo seco (isso é que é difícil), fazer um motor mais potente é fácil, basta aumentar o tamanho do pós-combustor.

      • Não encontrei dados sobre a potência com empuxo seco do motor WS-10G. Más tirando uma base por um outro motor da série WS, o do J-15, que possui 89.17 kN com empuxo seco e 135 kN de empuxo com pós combustão = aumento de 51% na potencia com pós combustão.

        É muito provável que ’WS-10G’ com 155 Kn em pós combustão, tenha cerca de 103 ou 104 kn de potencia com empuxo seco ou seja:

        Praticamente os mesmos 104 Kn em empuxo seco do motor do F-22 , o Pratt & Whitney F119, que igualmente tem um aumento de potencia da ordem de 50% com a pós combustão…

  5. Interessante notar que o motor Pratt & Whitney F135, do F-35, apesar de ter 190 KN, não proporciona a capacidade de supercruise para o F-35.

    Já os motores WS10G e WS15 tem a capacidade de supercruise…

    • É parece queo F-35 não terá supercruise, mas em uma recente reportagem foi revelado que o F-35 pode fazer pequenas corridas à mach 1,2 sem o uso de pós combustão.
      Isso seria útil para aumentar o alcance das bombas e mísseis.

      • Exato Deagol! O Supercruise nunca constou dos requerimentos do projeto mas descobriu-se que ele pode voar a Mach 1.2 sem PC ligado por 120 milhas.

  6. Tem (muito) caroço nesse angu! Se até agora os chineses simplesmente não conseguiram fazer engenharia reversa do ALF-31, um motor dos anos 80, como podem ter desenvolvido um motor de nova geração, especialmente se levarmosem consideração que os russos também não conseguiram até o momento?

    • Voce esta errado…

      Ja foi anunciado à exaustão que os russos vão sim construir o novo motor… Mas ele nao vai equipar os primeiros PAK FAS, pois só vão estar prontos por volta de 2020…

      Alias, a russia ja domina basicamente todas as tecnologias de um caça de quinta geração, inclusive os radares….

      • Você tem uma fixação erótica tão grande por mim e pelo Vader que quando não caga na entrada caga na entrada e na saída. É evidente que eu sei que a Rússia está desenvolvendo um motor para o PAK FA, que será o ALF-41. Ocorre seu tapadinho que o desenvolvimento desse motor ainda não foi concluído, tanto que os protótipos voam com o ALF-31 dos Flankers. Ou seja,A liderança ainda pertence aos EUA, que já possuem um motor plenamente desenvolvido na forma do F-119/ F-135.

        E exatamente por ver que os russos, cuja indústria aeronáutica é superior, ainda não desenvolveramum motor dessa categoria que eu tenho absoluto ceticismo quanto ao motor xing-ling.

        E quanto aos radares, não adianta saber fazer se sequer conseguem fazê-lo em escala industrial tapadinho!

    • Acho que vai, caro Vader. Talvez demore um pouco mas um dia essa dependência dos russos vai acabar.

      Do jeito que as coisas andam, em 15 ou 25 anos, os chineses estarão roubando quase todo o mercado de exportações russas, aí veremos o bom negócio que os russos fizeram em transferir tecnologia para a China.
      Já ganharam na Turquia, em breve estarão ganhando na África e depois na América Latina.

      Os BRICs, na minha opinião, serão mais competidores do que aliados.

      Como um representante do governo chinês já nos avisou: A China vai expulsar o Brasil do mercado de produtos manufaturados e que nós devemos é continuar plantando soja e extraindo minérios.
      Sorte da Rússia é que ela é rica em recursos naturais, caso contrário seria engolida pela China.

      • Amigo, no final a China vai ficar sozinha e será destruída… é questão de sobrevivência… e não demorará muito…

    • Vader
      “O grande mistério, que ainda não foi revelado, é se esse motor vai funcionar…” kkkkk
      Nessa agente concorda, não confio em nada do que os chineses falam. E esse motor de 18 toneladas de empuxo… isso é muita coisa. Mesmo os americanos, ingleses, russos e franceses encontram dificuldade para tal feito.
      Vejam o trabalho que os americanos e paceiros tiveram para fazer o motor do F-35, não foi magica, foi muito trabalho de muita gente experiente usando o motor do F-22 como base, e os chineses vem com essa agora hahahah, conta outra que essa ta difícil de acreditar.

  7. Era só má questão de tempo até a China comecar a fazer seus próprios motores…

    Tem gente que acha que a China vai pra sempre fazer coisas de qualidade ruim ou simplesmente nunca vai aprender a desenvolver suas próprias tecnologias…. Ou ainda pensam que a Rússia vai viver pra sempre na crise dos anos 90

    • Sem a menor chance Empalador, melhor não usar essa carta.Se engolirem essa vão vomitar logo, logo.
      Essa noticia é quase impossível de se verdadeira. O motor até pode ter essa potencia toda (coisa que duvido), mas existem outras coisas a serem analisadas como, por exemplo, durabilidade, consumo e confiabilidade. É muito improvável que tenham conseguido fazer um motor tão potente quando outros muito mais experientes tem tanto trabalho.

      (apesar que alguns dados do F-35 foram roubados, mas mesmo assim… é difícil acreditar)

      • Parabéns por manter o bom senso amigo Carl! bem diferente da vergonhosa concubina chinesa que, apesar de sedizente empalador, na verdade curte é levar umas empaladas…

  8. O interessante é que sempre alguém duvidando ou criticando as conquistas chinesas, mas quase toda semana temos alguma surpresa com relação à capacidade militar deles. Certas pessoas não entendem que os Chineses vão continuar incomodando. São disciplinados e deveriam servir como exemplo para o grupinho que comanda o Brasil. Já conquistaram seu lugar entre as grandes potencias, e vem conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional de armas, e isto mostra que a cada dia que passa seus equipamentos estão ficando mais eficientes e confiáveis. Quem dera o Brasil tivesse a capacidade tecnológica e militar que eles tem. Parabéns ao povo chinês.

  9. Eu cansei d dizer. A configuração delta-canard — ta meio delta, rs — possui altissima manobrabilidade. Agora com a possivel adição de tvc 3d as coisas parecem claras q sera um caça de superioridade aerea. Mas..oq tem dentro, se os motores estão realmente em avançado estagio de desenvolvimento, se ele realmente tem baixo RCS, isso, so Deus e os chineses realmente sabem.

    abraços

  10. O vantagem da China, né? e seu legime fechado né? é que dificilmente sabelemos a quantidade desses motoles que já delam ploblemas e ainda falhalão. Mas po tentativa, elo, cópia e loubo eles chegam lá, né?
    Cetamente que topam qualque palada tecnológica… o Comite Cental tá pagando mesmo, né?

  11. Agora to com vontade de come um insecto, né? Alguém de vocês blasileilos gostam de sopa de laclaia?
    Na nossa nave espacial a gente tem cabeça de camondongo desidlatada pala lanchinho… delícia né?

    ushaushuahsuahsu!!!!!!!!!!!!!!!!!


    Brasil meu país amado!

  12. Repetindo meu comentário lá de cima:

    ——————————————————
    Estes motores da série WS10 estão em desenvolvimento a já 26 anos!

    O projeto WS-10 teve suas raízes inicialmente no WS-6 turbofan, que foi abandonado no início da década de 1980.

    E apesar do que diz “a lenda da origem nos Saturn/Lyulka AL-31″…E de que os chineses devem ter estudado muito estes motores russos…

    O WS10 não deriva em suas origens do AL-31, más sim de um motor da indústria franco/estadunidense, CFMI, uma empresa de propriedade conjunta 50%-50% da francesa SNECMA e GE Aviation, nos EUA.

    http://archive.is/oCVOm

    O desenvolvimento continuado do WS-10 começou em 1987, pelo Instituto de Pesquisa Aeroengine Shenyang (606 Institute) da China Aviation Industry Corporation e foi baseado no núcleo dos motores CFM56, importados dos Estados Unidos em 1982, da CFM International.

    Por sua vez, o CFM56 teve como base do seu desenvolvimento o motor GE F101, do F16…

  13. Alguns motores chineses da série WS, como o WS-10A já estão sendo produzidos em massa e plenamente operacionais em caças como o J-15, J-11B e no próximo J-10B…

    -Quatro novos caças Flanker chineses J-11B Shenyang, com motores WS-10A:

    http://i.imgur.com/FBTaB.jpg

    -J-11B voando com o motor WS-10A:

    http://i.imgur.com/uibDi.jpg

    -J-15 com WS-10A :

    http://i.imgur.com/vNgn3.jpg
    ———————————

    Está é faltando informação e sobrando boatos…

  14. Motor WS-10A (com caixa de velocidades na parte inferior) é projetado para alimentar o caça Dragão Vigoroso J-10B. Esta versão do motor turbofan WS-10A é dito ter 13,2 ton de empuxo máximo. Existem vários mecanismos envolvidos próximos do chão.

    http://i.imgur.com/Vf425.jpg

Comentários não permitidos.