‘Guerra’ dos EUA contra vazamentos ameaça liberdade de imprensa, denunciam jornalistas

A guerra do governo Barack Obama contra os vazamentos para a imprensa de informações confidenciais está se transformando em uma ameaça à liberdade de expressão e à democracia, afirmou o Comitê para a Proteção do Jornalista (CPJ).

Em um relatório baseado em consultas a dezenas de jornalistas, o CPJ denuncia que as ações do presidente americano vão de encontro a sua promessa de um governo transparente e aberto.

“Jornalistas e defensores da transparência afirmam que a Casa Branca limita de forma rotineira a divulgação de informações e usa de seus próprios meios para se evadir da investigar a imprensa”, afirma o documento redigido pelo ex-editor-chefe do jornal The Washington Post, Leonard Downie.

“A campanha judicial agressiva contra vazadores de informação e de programas de espionagem eletrônica dissuade as fontes do governo de falar com os jornalistas”, afirma ainda.

Downie, hoje professor de jornalismo da Universidade do estado do Arizona, disse que Obama não cumpriu sua promessa de presidir o governo mais transparente da história dos Estados Unidos.

“A guerra contra os vazamentos (do governo Obama) e outros esforços para controlar a informação são as medidas mais agressivas já vistas desde o governo (Richard) Nixon (1969-1974), quando fui um dos editores envolvidos na investigação do Washington Post sobre Watergate”, acrescenta Downie.

Os jornalistas consultados afirmaram não lembrar de nenhum precedente nesse sentido, enfatizou.

Publicar um relatório sobre os Estados Unidos é pouco comum para o CPJ, que este ano divulgou documentos sobre Mianmar, China e Egito, mas que já não falava do país americano há 19 anos.

Segundo o texto, o atual governo americano iniciou mais que o dobro de julgamentos criminais por supostos vazamentos de informação confidencial do que todos os outros governos juntos.

O informe também destaca um programa que exige dos funcionários federas vigiar o comportamento de seus colegas, assim como o suo de ferramentas judiciais para supervisionar as comunicações eletrônicas dos jornalistas.

O governo tem usado a Lei de Espionagem em sua tentativa de evitar novos vazamentos. Essa lei foi utilizada para processar Stephen Jin-Woo Kim, um funcionário terceirizado do Departamento de Estado que vazou informações sobre as usinas nucleares da Coreia do Norte a um jornalista da Fox News, ou Chelsea Manning, antes conhecido como Bradley Manning, um soldado condenado a 35 anos de prisão por entregar documentos ao site WikiLeaks.

O CPJ indicou ter enviado suas recomendações a Obama.

AFP

Fonte: Terra

29 Comentários

  1. Salve senhores.
    .
    Mas…, ora vejam só …!!
    .
    Não é mais a mascara que cai.
    .
    Eu diria que é a cara mesmo que está indo ao chão.
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • “Em um relatório baseado em consultas a dezenas de jornalistas…”
      ———————————————————–

      O texto é consistente porque se baseia em números, datas e depoimentos de jornalistas .

      Más o vira-lata fanático pela “star and stripes”, pago ou não… está sempre patrulhando e tentando censurar críticas a nação do norte, objeto de sua vã e torpe adoração…

  2. E o antiamericanismo infantil dos ESQUERDALHAS não cessa… também, é o último moinho de vento que sobrou… a guerra de classes e a destruição da burguesia falharam, ou melhor, nunca dariam certo, logo os quixotes não tem outra opção senão pegar sua lança digital e enfrentar a harpia americana de 8 cabeças antes de caírem no ostracismo… rsrsrsrsrs…

    • Salve Blue Eyes, Na Resistência.
      .
      Até o momento só tem o meu comentário e o seu neste post, — você está se referindo a quem chamando de esquerdalha?
      .
      konner

      • não konner o alcolicos anônimos da resistência estava falando olhando no espelho e por isso que ele falou essas coisas ,você sabe né a abstinência faz ele virar esquerdalha ,mas depois de uma doze ele volta a virar direitalha rsrsrsrs
        mais um chute no saco de quem pensava que os estados unidos é um paraiso na terra .
        o discurso dos apaixonados pelo tio sam a cada mês fica mais difícil

      • Não se preocupe, o petista aqui assume, kkkk. Blue, o mesmo nome daquele papagaio brasileiro/americano do filme Rio, kkkk.

        Um DIREITALHA ENTREGUISTA sem saber a razão. Como sempre, com seus ataques ad hominem.

        Nenhuma palavra para justificar o injustificável.

        Imagina se fosse a nossa ABIN sob o comando do governo petista, que houvesse vasculhado as contas das petroleiras, dos ministérios do governo estadunidense e do próprio presidente?

        É crime tentar obter informações privilegiadas. Seja uma empresa que trabalhe da bolsa, com punições gigantescas para os executivos que o façam, seja uma que tente com isso fraudar uma licitação.

        Em uma palavra, é roubo. Roubo das riquezas minerais do Brasil, de ataques a nossa moeda, de prejuízo direto para nossas exportações. É roubo de informações sobre nossos possíveis clientes e fornecedores. É ataque contra nosso programa espacial, tentando obter informações que possam atrasar ou atrapalhar novos lançamentos. E obter informações para pressionar nossos parceiros tecnológicos.

        Isso, é evidente, aplica-se a todo e qualquer outro país, não apenas aos estadunidenses, eles são apenas os mais implicados nessa prática deletéria.

      • As escutas podem ser utilizadas para uma operação cachoeira.

        Para alimentar críticas ao nosso governo na imprensa nativa ou internacional. Atacar e chantagear nossas autoridades para que aprovem leis que sejam desfavoráveis ao país.

        Influir em nosso judiciário, cooptando ministros para influir no resultados dos julgamentos, na administração da justiça eleitoral (Cadê o voto impresso na cédula).

        Pior, como os estadunidenses terceirizam tudo, nada impede que essas informações venham a vazar para outros interessados além de Obama.

        É infindável a lista de maldades que pode advir dessa espionagem.

      • Maldade, meu amigo, é o que OS PETRALHAS está fazendo com o povo brasileiro, alienando-o e vendendo-o aos interesses dos gafanhotos chineses… vão trocar a mão, mas o chicote continua sendo o mesmo… vc não tem vergonha de defender essa gente ruim ???…

      • Seu pensamento é conhecido.

        Mas, o Brasil estaria bem melhor sem os TUCANALHAS, DEMONÍACOS, REDALHAS, TRENSALHEIROS, LADRÕES, CORRUPTOS, PRIVATEIROS, DIREITALHAS, SAFADOS…. kkkkk (resposta padrão para comentários idiotas e agressivos).

      • No seu caso não dá para aplicar ataques “ad hominem” por não se tratar de pessoa física, mas sim um grupo, uma 5a coluna PETRALHA que criou nesse blog uma sucursal da máfia petista para tentar limpar a barra da mesma… quem quiser ser enganado que compre suas farsas… e os PETRALHAS estão incomodados porque tiveram seus planos de entreguismo do petróleo nacional aos gafanhotos chineses desmascarados… é evidente que todos esses roubos que vc citou tem um dedinho PETRALHA e do LULADRÃO, senão como poderia sua família ter ficado bilionária da noite para o dia ???… deve ter tido uma ajudinha dos “amigos” de negócios que mamam nas riquezas do Brasil que pertencem ao povo brasileiro… vc é uma farsa e como tal deve ser tratado…

      • Agressão gratuita detectada: Desculpem os amigos, mas:
        O Brasil estaria bem melhor sem os TUCANALHAS, DEMONÍACOS, REDALHAS, TRENSALHEIROS, LADRÕES, CORRUPTOS, PRIVATEIROS, DIREITALHAS, SAFADOS…. kkkkk (resposta padrão para comentários idiotas e agressivos).

      • O que falei, falei… não me referia a vc, mas reparando melhor agora, o texto foi por vc postado; não tinha observado isso… o texto é por si só antiamericanista e demagogo… infelizmente não há como desvincular a alcunha que usei daqueles que manifestam apoio a tal libelo rasteiro e promovedor de meias verdades… o que está feito, está feito, por mais que não gostemos dos resultados… as vezes atropelamos o gato e por mais que não quiséssemos aquele resultado o mesmo não voltará a vida… se é que me entende… mas só uma coisa, general Konner, tu sabes que não escondo a mão qndo bato… então leve isso em consideração… se fosse para lhe aplicar o epíteto acima, o faria diretamente e nominalmente, pois homem que é homem assume o que faz… então, tu vestiu a carapuça porque quis… saudações…

      • O que vc quer? Que só coloquem matérias falando bem dos EUA?
        Se o texto é verdadeiro então então o que tem de errado em posta-lo?
        Depois fica bravo quando é chamado de vira-lata, mas olha só a sua atitude…

      • Enquanto vcs, que são pagos para defender seus patrões ficam aqui incomodados com os americanos que estão cagando e andando para aquilo que eles sequer conhecem direito, uma vez que não saberiam diferenciar o Brasil da Venezuela, a máfia que lhes pagam agradece, pois a riqueza dos mesmo durante e depois que usurparam o estado brasileiro é cada vez maior, chegando as raias do inimaginável DEZENAS DE BILHÕES… não perca seu tempo com antiamericanismos infantil porque nem nosso governo está realmente preocupado com os americanos, somente se eles resolverem tira-los, ai passam a ser preocupação… o que realmente preocupa nosso governo é qual a próxima oportunidade que terão para se enriquecerem ainda mais… estão é a procura de assessoria que os ajude a desenvolver (não, não é tecnologia aeroespacial) novos mecanismos de desvios de verbas públicas para aproveitarem melhor o tempo que lhes resta no poder… acorda meu amigo… VC ESTÁ SENDO USADO…

      • Não desvia o foco.
        Doa a quem doer se o texto é verdadeiro, deve ser publicado. Isso é imprensa livre! Não tem nada de governo/comunista/direita/esquerda/corrupção é simples divulgação de informação.

        “americanos que estão cagando e andando para aquilo que eles sequer conhecem direito, uma vez que não saberiam diferenciar o Brasil da Venezuela”
        Problema deles se querem viver na ignorância, o fato é que eu não quero e por isso procuro meios de imprensa livres de ideologias e propinas.

      • Fala isso pros PETRALHAS… já compraram até a “grobo”… ou seja, mentiroso, não existe imprensa livre e descompromissada… isso vc diz só para “desviar o verdadeiro foco”… o texto acima é tendencioso sim… gostemos ou não… e toda unanimidade é burra e cega… saudações…

      • 13% dos americanos acham que Obama é o anticristo

        “Mais norte-americanos acreditam que o seu Presidente é o anticristo do que os que acham que a aterragem na Lua foi mentira. Uma das teorias mais populares é de que o aquecimento global é uma invenção.

        Maria João Guimarães, Público

        Uma sondagem a várias teorias da conspiração mostra que 13% dos americanos acham que o seu Presidente, Barack Obama, é o anticristo, enquanto outros 13% dizem não ter a certeza. A teoria é explicada, por exemplo, num vídeo no Youtube (prova de que Obama é o anticristo, com mais de três milhões de visionamentos) e sites de verificação de emails enganosos têm também explicações sobre por que emails com este título são falsos.

        Recentemente, a minissérie A Bíblia, do canal História, provocou polémica: a primeira aparição de Satanás deixou as redes sociais a fervilhar com comparações entre o actor que o personificou e o Presidente norte-americano.
        Segundo o inquérito da Public Policy Polling, que colocou algumas teorias da conspiração em forma de pergunta, a ideia de que Obama é ou pode ser o anticristo não é, no entanto, a mais popular. A que ficou em primeiro lugar foi a de que o aquecimento global é uma invenção: 37% não acreditam que este fenómeno exista.

        Ainda segundo a sondagem, 28% acreditam que Saddam Hussein esteve envolvido nos ataques de 11 de Setembro e outros 28% acham que há uma conspiração de uma elite global para estabelecer uma nova ordem mundial. Há ainda 15% que dizem que o Governo ou os media usam tecnologia para controlo da mente no sinal de transmissão, e 14% acreditam na existência do Abominável Homem das Neves.

        Já a teoria de que Osama bin Laden está vivo é verdade para 11% dos inquiridos, enquanto 7% partilham a desconfiança sobre a veracidade da ida do Homem à Lua. Outros 5% acham que Paul McCartney morreu em 1966, e 4% acreditam que há répteis vivendo disfarçados como pessoas na Terra, preparando-se para assumir o controlo.

        A sondagem pretendeu ainda ver a diferença entre eleitores republicanos e democratas no que diz respeito a algumas teorias.

        Por exemplo, em relação ao aquecimento global não ser um fenómeno verdadeiro, a maioria dos republicanos inquiridos concorda (58%), seguindo-se os independentes (41% concordam) e os democratas (11% concordam).

        Quanto à conspiração para uma nova ordem mundial, 34% de republicanos, 35% de independentes acreditam na teoria, contra 15% de democratas.”

      • Mas…, vejam só…!!!!!
        .
        Ô… sujeito, você tá se achando mesmo né…,!?!?
        .
        Então quer dizer que o ”irmão” lá de cima, do norte…, resolve dar uma CAGADA…, aííí…, vocêêê…, como GOSTA DE COMER…; — eu não posso por no ar e nem fazer um comentário criticando, porque na sua — DEBILIDADE MENTAL — se ô fizer sou, – petralha – !?!?
        .
        Ora…!!!, vá patrulhar sua casa, você pode não saber, mas, a PSIQUIATRIA hoje está bem evoluída, e pessoas com sua patologia já não são mais tratadas com o procedimento da lobotomia, já existe drogas capazes de ajuda-lo no convívio social de forma que para nos isso se torne minimamente suportável.
        .
        Ponha-se no seu lugar…, limite-se a sua turma…, a tenha-se a seu quadrado…, espero ter sido claro.
        .
        Isto não é para ser subentendido (carapuça), estou me referindo a você – Blue Eyes, Na Resistência.
        .
        Conto com sua colaboração, se é que é capaz de me entender, bem…, sua reação de agora em diante irá demonstrar se conseguiu me entender.
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • O que falei, falei… não é porque não concordo com o texto que me oponho ao editor… os que gostam de dizer amém a esse tipo de libelo tergiversante se puseram em ordem unida logo acima, como é de direito deles, para se aproveitarem da situação… vc deve ter percebido que não sou obamista e mesmo assim considero o texto profundamente carregado de antiamericanismo infantil, assim como sua reação ao que eu disse..
        ao que parece, quem tá se achando é vc… como eu disse, não me referi a sua pessoa, mas pode deixar que qndo precisar vc não terá duvidas de quem eu me refiro… já deve ter ouvido falar que quem muito abaixa o c… aparece… não é da minha natureza e não espere isso de mim, e se o seu “quadrado” é esse que aparentemente conta com os colaboradores acima, pode ficar com ele, até porque não sou seu soldado, general… novamente, não reparei que vc assinava o texto e minha assertiva se deu para com todos os que acreditam nessa linha editorial, mas não há de minha parte qualquer simpatia por qualquer espécie de censura a qualquer tema tratado… logo, essa história de que eu quero impedir a exposição de postagens demagógicas é má interpretação de sua parte… aqui não há crianças e quem escolhe se quer ser enganado ou não é o leitor… agora, comentários é pra isso mesmo, colocar posições e não agradar ao editor… saudações…

      • zoinho azul cuspiu no chão e saiu nadando rsrsrsrs.
        faz me rir , a sua defesa !!!!
        zoinho até quando a grama dos yankes vai ser mais verde que a floresta amazônica ?
        isso é o que da ficar vendo filmes de faroeste e rambos 12345 1000mil ,ficou entorpecido para sempre rssrsrsrrs

      • mas senhor Blue Eyes, qual é a diferença entre o governo atual dos EUA e o de cuba/Bolívia/Venezuela hein? eu não vejo diferença nenhuma senhor Blue Eyes…eu não te entendo senhor Blue Eyes…vc esculhamba os petralhas…vc esculhamba os comunistas da america latrina…vc esculhamba os estados comunistas e o comunismo aqui mas paradoxalmente defende com tanto vigor um dos maiores governo comunistas da atualidade…os EUA…vai entender o senhor Blue Eyes…..senhor Blue Eyes?…será o senhor algum petralha enrustido?aquele que sabe que é mas ainda tem receio,vergonha ou medo de sair do armário/admitir/assumir… 🙂

        Fleu…Conta pro Dal..Conta… 🙂

        http://www.youtube.com/watch?v=P_nCw8O1Uco

      • Charles, o Sr., assim como outros que se arvoraram, podem sim, sofrer dessa síndrome… um pequeno surf pelas postagens suas e de outros que sempre apresentam loas aos euroasiáticos como se os mesmos ainda fossem comunistas, e não o são, demonstra o grau de psicose que sofrem… é verdade que os EUA estão sim, mergulhando em uma esquerdização frenética, mas de cunho totalitarista… tudo foi armado para que assim acontecesse… no Brasil não foi diferente… financiaram as esquerdas nos dois continentes para que tomassem conta da política e facilitasse o acesso ao real poder daqueles que lhes deram dinheiro… é uma questão simples de observação… não requer brilhantismo… apenas uma mente lúcida e não alinhada com o pensamento esquerdista… mas isso, para quem usa óculos monocromático, não vai elucidar nada… então não vou mais perder meu tempo, caro Charles… a realidade é como aço… destrói ilusões e tritura boçalidades… saudações…

      • relaxa camarada Blue Eyes…eu estou só de onda/trolagem..eu sou seu fã…tudo acabara bem senhor Blue Eyes…. 🙂

      • não me leve a serio senhor Blue Eyes…pois segundo o tio bosco la na trilogia…aqui é uma assembleia de malucos….nós “antiamericanos” somos malucos…kkkk…….

        🙂

      • Vc falou do Bosco… saudades dele… ele contribuía muito… não tiro a razão dele se mandar… vcs ESQUERDALHAS tomam todo os espaços porque gritam mais do que falam… o PB ta se tornando mais um local assim, sem exceções… sobraram somente alguns que persistem em ser um trigo no meio do campo de joio… mas até esses desistirão… acho que isso aconteceu com o Bosco e provavelmente acontecerá comigo… tá começando a encher o saco… e os piores são os dissimulados, aqueles que propagandeiam nas bordas dos temas e não demonstram a que vieram… que comam o que plantaram… fiz uma pesquisa e cheguei a conclusão que tomaram conta do site… infelizmente…

      • eu esquerdalaha?! 🙂 kkkkk…vira essa boca pra la….eu não sou isso não viu….sou totalmente anti comunismo…

  3. Pois entao: Erraram em terceirizar parte do serviço de triagem de dados ,entao agora tentao estancar a sangria ,espero que tirem uma boa liçao disso tudo,area de segurança nacional deve ser ocupada apenas por CAES militares, o pseudosocialismo de obama juntamente com o faz de conta de liberdade sem restriçoes pode criar situaçoes mais complicadas,chega de dar vida boa a bichinhas tipo lingua solta cacuete !

  4. Saibam que a primeira arma a ser usada em caso de segurança nascional e em um conflito ou em negocios comerciais,é a informação os USA aprenderam isto na segunda guerra quando não deram atenção as informações sobre os Japoneses,um verdadeiro governante só pode dar segurança e direitos a seu povo se desrespeitar o direito de outros povos UM GRANDE LIDER UM DIA COMENTOU SE PREPARE NA PAZ PARA A GUERRA E NA GUERRA SEJA FEROZ POIS SÓ OS VIVOS SÃO VITORIÓSOS.muitos criticão os produtos CHINESES que eles são copias que eles adquiriram por meio de espionagem os Chineses ja falam diferente dizem que foi por meio de informações adquiridas,NÓS TEMOS É QUE NOS DEFENDER E NÃO PERDER TEMPO CRITICANDO TAIS ATOS pois nunca deixaram de ser usados.

Comentários não permitidos.