Você sabia? O que significa a sigla SPQR?

SPQR

SPQR é um acrônimo para a frase latina Senatus Populusque Romanus, que pode ser traduzida como “O Senado e o Povo Romano”.

A frase era inscrita nos estandartes das legiões romanas e era o nome oficial do Império Romano. Hoje continua presente não apenas no brasão da cidade como em boa parte de seus edifícios, públicos ou privados, e também nas tampas dos bueiros.

Existem diversas versões para o significado correto do acrônimo, dependendo da declinação do ‘R’, que pode ser Romanus (Senatus OU Populus) ou Romani (plural: Senatus E Populus). De toda forma, Senatus Populusque Romanus é a versão presente na Coluna de Trajano.

9 Comentários

  1. “O Senado e o Povo São Roma!” Os nazistas se inspiraram em símbolos romanos quando da concepção de seus estandartes, no caso alemão se a Águia estivesse com a cabeça voltada para a esquerda representava a Alemanha, se a cabeça estivesse voltada para a direita representava os Nazista. Além da inscrição NSDAP ( NationalSozialistische Deutsche ArbeiterPartei) ou Partido dos Trabalhadores Nacionais Socialistas da Alemanha.

  2. Você é como você se vê. Os romanos se viam grandes e o foram…. tem gente aqui na nossa terra que se vê quase um vira-lata, o que é bom é o que vem de fora.

    • Entao e´por isto que o brasil nao passa de um grande circus ,o povo distraido se gaba por ser pacifico ,alegre,descontraido ,hospitaleiro e manso , ai ta armado o grande circu internacional ,culpa do povao que se ve^ como um povo divertidokkkk,meu deus ,a massa nao valoriza mais a familia,nao valoriza uma fe´´racional e pior ,se deixam governar por pessoas que ignoram a honestidade e competencia !

      • O gramscismo da ESQUERDALHA criou esse estado de coisas… agora no poder eles acharam melhor não mudar nada para poderem perpetuar-se no poder… trágico para o povo ignorante… tão na merda achando que tá uma beleza… sem mudanças culturais legítimas o dia não vai nascer feliz para os brasileiros…

  3. Os Saxões se originaram nas florestas entre onde hoje se localiza a austria e a alemanha.Eram um povo muito guerreiro e apos divisões tribos migraram para o norte onde vieram a formarem os povos Vikings e posteriormente migraram para a Grã-Bretanha vindo a formarem o povo Anglo-Saxão.
    Os Saxões eram muito misticos e as RUNAS surgirão entre os primitivos Saxões. A Cruz Suastica não é um simbolo proprio Nazista e sim um simbolo Saxão que representas nas Runas O MARTELO DE THOR.
    Essa mistica absorvida pelos Nazistas migrou com os mesmos para os EUA onde muitos simbolos misticos Runicos e filosofias saxãs tem se percebido.
    Lembram do complexo da US Navy em formato de Suastica ?
    O que mais esta por traz de todo este misterio que os Nazistas desvendaram e que Americanos absorveram heim ?

Comentários não permitidos.