Brasil pode comprar complexo russo de defesa aérea

Rússia, Brasil, Peru, Dam, defesa antimíssil, Pantsir

RIA Novosti

Oleg Nekhai

No início da próxima semana uma delegação militar, chefiada pelo ministro da Defesa da Rússia Serguei Shoigu, deve visitar o Brasil e o Peru para manter nesses países uma série de negociações sobre o desenvolvimento da cooperação técnico-militar. Nas negociações no Brasil, provavelmente, será discutida a questão de aquisição de sistemas de defesa aérea Pantsir-S1. No Peru, as negociações incidirão sobre o tema de blindados. Anteriormente, os peruanos já manifestaram sua prontidão de comprar um grande lote de tanques T-90S e dos mais recentes veículos blindados russos.

O ministro da Defesa da Rússia planeja voar para o Brasil em 14 de outubro. Primeiro, deverá ser realizada uma reunião da delegação russa com o ministro da Defesa do Brasil Celso Amorim, o Chefe de Estado-Maior general José Carlos De Nardi, e, possivelmente, com a presidente Dilma Rousseff.

Em termos de cooperação técnico-militar, a América Latina sempre foi secundária para a Rússia em comparação, por exemplo, com a Ásia. Agora é hora de recuperar o tempo perdido, sublinhou em entrevista à Voz da Rússia o chefe do Centro de Análise de Estratégias e Tecnologias Ruslan Pukhov:

“Outro aspecto está relacionado com que agora tanto o Peru planeja comprar armamentos em quantias bastante significants, como o Brasil tem um ambicioso programa de rearmamento. Por isso a Rússia está envolvida lá e ela tem boas chances. Se trata da área de equipamentos terrestres, no Peru, e no Brasil, de sistemas de defesa aérea. Obviamente, o ministro da Defesa Serguei Shoigu fará todos os esforços para promover as propostas russas. Então, a indústria russa de defesa vai conseguir dinheiro, o qual tão pouco será redundante no contexto de uma possível redução do orçamento militar. Outro momento ainda é que o Brasil, juntamente com a Índia, China, Rússia e África do Sul é um membro dos BRICS. É necessário reforçar os laços com esta associação. O Peru é também um jogador regional bastante grande que está ligado à rússia por laços de cooperação desde a era soviética.”

O Brasil mostrou um interesse especial no complexo Pantsir-S1. Este é o mais recente sistema de defesa aérea de curto alcance. Inicialmente, o complexo foi projetado por encomenda dos Emirados Árabes Unidos e destinado para exportação, nota Ruslan Pukhov:

“O segundo país que quis comprar este complexo foi a Síria, e o terceiro foi a Argélia. O exército russo foi o quarto usuário. Atualmente, estão sendo mantidas com vários países, incluindo o Brasil, negociações sobre o complexo que estão em fase de conclusão. O Brasil necessita deste sistema, inclusive a fim de proteger seu céu pacífico de possíveis incidentes, de ataques terroristas no âmbito da Copa do Mundo e da Olimpíada num futuro previsível. Eu acho que as chances de compra do complexo são altas, embora isso não signifique que tudo será assinado agora, durante a visita. Mas será feito mais um passo nessa direção.”

Quanto ao fornecimento ao Peru de um grande lote de tanques T-90S, as chances são bastante grandes. Recentemente foi realizada uma demonstração dessa máquina de combate à liderança militar do Peru. Ela incluiu tiros prático contra vários alvos. O T-90S fez uma grande impressão, nota o editor do jornal Revista Militar Independente Viktor Litovkin:

“Além dos fornecimentos, nós podemos criar no Peru um sistema de manutenção e atualização destes tanques, empresas conjuntas que depois permitirão expandir os nossos negócios nesse país. Além de tanques, a Rússia pode também fornecer os mais recentes veículos blindados BTR-80A, que estão agora sendo fornecidos ao Exército russo. Já foram entregues ao Peru cerca de duas dezenas de helicópteros. Assim que os peruanos têm um grande respeito ao equipamento militar russo.”

Se o acordo de fornecimento de 110 tanques T-90S e um lote igual de veículos blindados será finalizado, seu custo será de pelo menos 700 milhões de dólares. O acordo de fornecimento de sistemas de defesa aérea ao Brasil é estimado em um bilhão de dólares.

9 Comentários

  1. “Eu acho que as chances de compra do complexo são altas, embora isso não signifique que tudo será assinado agora, durante a visita. Mas será feito mais um passo nessa direção.” colocação muito ponderada e penso q correta.

  2. O Pantsir ja esta tudo acertado.
    Nada em defesa necessita ser divulgado.Brasileirio é mesmo um otario que precisa aprender muito em inteligencia de Estado.
    As forças armadas estão esperançosas é no SISDABRA.A oferta Russa do sistema de defesa aeroespacial é muito cara e complexa sim mas tem o aval do EB e forte interesse do Brasil.
    Muitas outras coisas estão sendo tratadas tambem,apenas acertos referentes a formas de pagamentos e configurações pois tudo ja foi mais que estudado e dialogado pelos dois lados.
    Aguardemos.
    PS : O que vai ter de materias especulativas daqui pra frente preparem-se pois as bosteridades apenas estão começando.

  3. 15 Baterias AA Pantsir-S1 divididas entre as nossas forças (8 EB … 5 FAB . e 2 MB ) seria algo fantástico … sonhas n custa nada …^^

    • Teremos mais que isso meu caro pois passarão a serem fabricadas aqui com alto indice de nacionalisação e veremos as plataformas serem empregadas de multiplas formas nas tres armas.

  4. Usaususshuashsuahs!

    Meus comentários sobre o S-400, ainda por aqui perto, mostra a quantas anda essa negociação. Mais uma enrolação sem fim.

    ushaushaushaushuhaus!
    É melhor rir que chorar… pois nossa defesa AAA continua desdentada. Qualquer grande ou média potência pode facilmente nos subjugar. FA de mentira é isso que temos. Ter capacidade de fabricar nossos próprios armamentos é louvável, só que isso demora para quem tem pouca coisa por onde começar, logo temos que fazer compra de pratileira sim, para ontem.Porém, isso é para brasileiros que querem um mínimo de respeito dos poderosos. Bem diferente dessa tremenda galera verde amarela que só falta beijar os pés da estrangeirada.

    • Não fale do que não sabe meu caro pois tudo tramita em segredo e ja de muito tempo percebemos que a blindagem é boa pois neste pais de baba-óvos o que mais tem é vendidos a venderem informações para a midia vendida e comprada e ninguem detecta NADA nadinha de nada mesmo.

  5. Em parte sim, mas digamos que o embargo aos “pig’s” pode modificar o rumo dessas negociações… mas desejo que se concretize , não há no mundo sistema anti aereo melhor que o russo.#chorapatriot

Comentários não permitidos.