A Indonésia consegue, mas, isso para o Brasil – “Seria um pesadelo logístico”

su-30mk2 Indonésie 1 Su-27 Su-30 MK 12345 35 Sukhoi Series Fighter Jets of Indonesian Air Force - TNI-AU Indonesian Air Force (Indonesian Tentara Nasional Indonesia Angkatan Udara, TNI–AU) (3)

Sukhoi Su-27 e Su-30 MK2 da Força Aérea da Indonésia

Mais uma pérola: — “Até a bitola dos parafusos fabricados na Rússia é diferente dos nossos. Mas, mesmo assim a Indonésia consegue”.

Imagem um tanto quanto eu diria…, emblemática.

69 Comentários

  1. O comando da FAB e preguiçoso, se uma força de combate não puder se adaptar a novas realidades,não souber se reciclar em seus dogmas ele estará fadado ao fracasso, e e o que edta acontecendo.

    • Isso chama-se falta de compreenção do que é realmente assimetria.
      So tem péla sacos mal acostumados,preguiçosos e ortodoxos.
      Contentam-se unica e exclusivamente em reverem infinitamente a mesma pelicula velha do Mickey Mouse e tem ejaculações anais assim.
      Um pais que não dispõe de uma forças armadas versatil,adaptada,criativa e adequada a sua assimetria pode transformar tudo em grupo de escoteiros e cantarem Akela faremos o melhor que fica mais bonitinho.

      • Não fale merda… toda nossa indústria mecânica ou de base tem formatação ocidental, desde tornos até conformadoras de chapas, perfis e tubos, sitemas opto-elétrico-eletrônico e até pneus… mudar tudo isso por causa de míseros 36 caças, ainda que fossem 136, é ir contra o bom senso… não adianta… o próximo caça, a despeito de quem for, vai ter que ser ocidental… senão corremos o risco de, em poucos anos, temos caças frankensteins, onde a carcaça é russa, o motor é americano, os pneus asiáticos, os sistemas judeus e os pilotos venezuelanos… rsrsrsrsrsrsrs…

  2. É aquela velha história, pra que dificultar se a gente pode facilitar? 🙂

    Se a gente pode ter caças que já estão nos padrões do ferramental e da cadeia logística, industrial e de manutenção da Força Aérea Brasileira, pra que iríamos adquirir caças em que até as tomadas e os parafusos são de padrões diferentes do ferramental que JÁ TEMOS?

    Para gastar mais dinheiro? Pra ter que literalmente jogar fora ou doar pra algum vizinho todo o ferramental do PAMA-SP, por exemplo?

    Sinto muito, mas não dá para concordar com a posição do nobre editor.

    A Indonésia PRECISA de uma força de caças variada, pois possui inimigos REAIS nas suas fronteiras e mesmo dentro delas. Inimigos estes com interesses conflitantes tanto com a Rússia como com os EUA, e que portanto em caso de conflito podem gerar embargos tanto de um como de outro (mesmo caso da Índia, por exemplo).

    Aliás, apesar das compras recentes de caças russos, os carregadores de pianos de sua Força Aérea continuam sendo o F-16 e o F-5… Acho que isso diz tudo não?

    Mas claro, o Brasil sempre pode querer fazer o mais difícil. Mas que o governo seja claro, e informe a população do risco que corremos de a FAB ter que ficar pedindo benção aos russos a cada vez que formos fazer manutenção pré-vôo (primeiro escalão) num caça. Do risco de termos que mandar os motores de nossas aeronaves para a Rússia a cada vez que um deles falhar, como faz a toda-poderosa China até hoje. Do risco de termos que chamar um técnico russo a cada vez que for ligar uma APU num caça, porque as tomadas e voltagens são completamente diferentes de tudo o que temos aqui no Brasil.

    É como eu disse em outro comentário:

    A FAB não trabalha com ideologias, ela trabalha com NÚMEROS. estatísticas e valores.

    Ela SABE que não será capaz de dar manutenção num caça russo, em que até as tomadas de energia e parafusos são de padrões completamente diferentes dos ocidentais. Ela sabe que, se isso acontecesse, teria que trocar TODO seu ferramental (o PAMA, por exemplo, teria que ser jogado fora quase inteiro para ser adquirido outro, o que evidentemente custaria muitos bilhões de dólares a mais).

    Vejam o exemplo do F-5: a FAB hoje desmonta ele inteirinho e faz a sua manutenção integral quase que sozinha! Agora, só pra ficar num caça ocidental, peguem o exemplo do Mirage-2000: está sendo APOSENTADO porque a FAB simplesmente não tem condições de dar manutenção nele sem a ajuda francesa, o que custaria muuuuuuita grana! Ora, se já é IMPOSSÍVEL para a FAB manutenir um caça francês, que dirá de um RUSSO!

    O que o pessoal precisa entender de uma vez por todas é que a FAB é uma força aérea OCIDENTAL e, mais que isso, uma força aérea FUNDADA em padrões americanos. Toda sua doutrina e cadeia logística, todo seu ferramental, são fundados em padrões americanos. Não se muda isso do dia para a noite, em um governo, nem com bilhões de dólares. Basta ver o que os venezuelanos passam com seus Su-30: até para fazer manutenção de primeiro escalão eles tem que pedir pelo amor de Deus para os russos ajudarem, e pagar uma nota por tudo.

    É claro que conseguimos ter Su´s na FAB, mas a pergunta é: VALE A PENA?

    Não, não dá para dizer que valha a pena.

    Aliás, e a propósito, quase não temos problemas de embargos com os russos né? Que o digam os nossos produtores de carne bovina e suína (duas das indústrias que mais alimentam a pouquíssima alta no PIB que tivemos nos últimos anos)…

    • Suas colocações tem fundamento Vader, mas vamos abrir o leque de discussão, nos temos apenas 4 dezenas de F5, não e nenhum absurdo logistico insubstituivel assim, não para uma das 10 maiores economias do planeta.

      E quanto ao pós venda logistico russo, concordo, e uma porcaria mesmo, mas nada que um contrato que vise a instalação de um parque de manutenção completo não amenize, O Irão opera ate hoje aeronaves estadunidenses,com embargo e tudo devido a este fator.Que e muito melhor que a falacia do ToT irrestrito não concorda.

      E como bem disse o autor da materia, metade do mundo,ate a Indonésia opera aeronaves russas, se a 8° economia do mundo não puder operar 36 míseros caças, sejam quais forem, e melhor fechar logo a conta da FAB.

      • Amigo Capa Preta, sejamos realistas, até porque o Bravphil-PuTânphia só existe na cabeça dos lobotomizados pela ideologia PeTralha: nós não conseguimos manter 12 Mirage-2000 voando! E isso porque são aeronaves ocidentais!

        E sempre foi assim: aposentamos nossos Mirage-III por pura obsolescência com milhares de horas de vôo de sobra! Ora, porque não voamos essas horas com os caças antes de termos que aposentá-los? Porque a FAB jamais teve GRANA pra voá-los como seria necessário!

        Nós temos uma Força Aérea que moderniza F-5 da década de 70 porque os governos simplesmente não compram os caças que a Força precisa para cumprir sua missão constitucional!

        Isso não irá mudar meu caro: nosso governo e sociedade, e aqui pouco importa de que partido, não dá a mínima pra Defesa Nacional.

        Se a história de 70 anos ensinou alguma coisa à Força é que o cobertor foi, é e será sempre CURTÍSSIMO.

      • Apesar de tetar ser otimista, e crer que um dia teremos um governo nacionalista, não tenho argumentos para discordar de ti caro Vader, o brasileiro medio não liga nem para o que seus filhos estão fazendo na escola, que e na verdade um deposito gramscista de crianças e adolecentes, quanto mais para uma força aérea, ou soberania :/
        E sem um povo atuante neste campo, seremos sempre segunda divisão soberana,.

        saudações Vader.

      • Vader, se o problema da FAB , sempre foi ” GRANA ” como diz voce, porque a FAB deu opção de três caças : Rafale , SH -F-18 e Gripen NG , como sendo opções que atenderiam as necessidades da FAB ? Ora, o Rafale não é muito mais caro de manter e operar que o Mirage- III ? Eu prefiro crer que o, problema não é ” GRANA “. O problema foi a incompetência do alto comando da fôrça em não apresentar o melhor caça! Em outras palavras : ” O VENCEDOR ” !!!

      • Aurélio, o ÚNICO critério para estar na short-list era transferência de tecnologia firme e segura. Todos os três fabricantes que se comprometeram nesse sentido estão na short-list.

        Na época os russos se negaram (se depois voltaram atrás são outros quinhentos, mas processo não anda pra trás, só pra frente). Por isso foram cortados.

        Todas as demais análises foram feitas após a definição da short-list.

    • É o seguinte, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come… não confiamos nos americanos e dos russos temos medo de tomarmos uma dedada maior ainda…. estamos muito bem. O Brasil a muito deveria ter corrido atrás disto… estou falando de no mínimo 30 anos atrás. Agora estamos aí de pires na mão sem saber se vamos receber um peixe pra comer, mesmo que cheio de espinho, ou se se vamos receber uma cobra. É, letargia aliada a nossa boa e velha corrupção e tranquilidade do ‘deixa pra depois’ ou ‘deixa pro próximo, que se vire’…. combinação explosiva. Se o Brasil fosse ali pelo oriente médio agente já estava na época da pedra porque até nossas cuecas já teriam sido levadas. É muita competência.
      Aqui leva-se anos pra reasfaltar uma rua cheia de buracos…e quando asfaltam a primeira chuva leva os bons e velhos ‘remendos’ feitos nas coxas… o cara vaia um hospital ver uma perna ruim e amputam a outra que estava boa…. imagina se falar em defesa… acho que os loucos somos nós que achamos que vai dar certo… como dizia o tio Raul, a solução é alugar o Brasil.

      http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=d3iI-ktX2WI

      A solução pro nosso povo
      Eu vou dá
      Negócio bom assim
      Ninguém nunca viu
      Tá tudo pronto aqui
      É só vim pegar
      A solução é alugar o Brasil!…

      Nós não vamo paga nada
      Nós não vamo paga nada
      É tudo free!
      Tá na hora agora é free
      Vamo embora
      Dá lugar pros gringo entrar
      Esse imóvel tá prá alugar
      Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!…

      Os estrangeiros
      Eu sei que eles vão gostar
      Tem o Atlântico
      Tem vista pro mar
      A Amazônia
      É o jardim do quintal
      E o dólar dele
      Paga o nosso mingau…

      Nós não vamo paga nada
      Nós não vamo paga nada
      É tudo free!
      Tá na hora agora é free
      Vamo embora
      Dá lugar pros gringo entrar
      Pois esse imóvel está prá alugar
      Alugar! Ei!
      -Grande Solução!…

      Nós não vamo paga nada
      Nós não vamo paga nada
      Agora é free!
      Tá na hora é tudo free
      Vamo embora
      Dá lugar pros outro entrar
      Pois esse imóvel tá prá alugar
      Ah! Ah! Ah! Ah!
      Nós não vamo paga nada
      Nós não vamo paga nada
      Agora é free!
      Tá na hora é tudo free
      Vamo embora
      Dá lugar pros gringos entrar
      Pois esse imóvel
      Está prá alugar…

      Está Prá Alugar Meu Deus!
      Nós não vamo paga nada!
      Nós não vamo paga nada!
      É tudo free!
      Vamo embora!

    • Concordo com a maioria de seu comentário Vader, menos na perte da carne Brasileira. É fato notório o descaso dos nossos governos com setores essenciais da nossa segurança sanitária alimentar, os Estados e o governo federal não fazem o menor esforço nas questões sanitárias relativas a agricultura e pecuária, é um verdedeiro “empurrar com a barriga”. Vocês não fazem idéia do teatro que é quando alguma delegação russa vem fazer uma visita ao Brasil, do dia para a noite reativam postos de fiscalização e aparecem dezenas de fiscais no plantão, até carrinho de pipoqueiro é fiscalizado, mas quando os russos vão embora, tudo volta ao normal…

      • Não duvido nada disso que vc contou prezado.

        Mas o fato é que outros países compram a carne brasileira sem maiores entraves (senão não seríamos o maior exportador mundial), enquanto que a Rússia fica erguendo barreiras sanitárias as mais estranhas, para dizer o mínimo.

        Saudações.

    • Salve nobre comentarista Vader.
      .
      [“A FAB não trabalha com ideologias, ela trabalha com NÚMEROS. estatísticas e valores.” – Vader]
      .
      Talvez…, e, se assim for…, já esta passando da hora de ela começar a trabalhar como — ‘arma para a defesa da soberania do território do Brasil.’
      .
      Deixa essa coisa de números para a fazenda, que é a sua área, e que ela FAB, se concentre na sua; buscar o melhor e não o mais fácil custe o que custar, como arma para a defesa do Brasil.
      .
      E isso pode ter de passar pela busca de outros meios para sair de debaixo da mão pesada do governo americano que não demonstrou até hoje, qualquer reconhecimento desta força subserviente aos seus equipamentos e humores (interesses).
      .
      E, por favor, embora ele não esteja sendo oferecido ao Brasil, comparações entre o SU-35 e o F-18, a meu ver não precede, cada um na sua classe, e o caça a ser comparado com o SU-35 é somente o F-15, e não é sem causa que ele nunca nos foi oferecido.
      .
      Salvo o Canadá (que é frutinha dos EUA), qualquer outro aliado de respeito para os EUA se quer foi cogitado o ( poderoso F-18 ), mas sim, o F-15.
      A referencia a ser batido como caça de superioridade aérea é o caça F-15, e um F-18 com toda sua parafernália tecnológica para lhe conferir ‘o mínimo para esta função’ não suportaria 5 minutos [otimismo] de combate com um F-15.
      .
      Saudações,
      .
      konner

      • Colega, o nível do seu comentário é excepcional e esclarecedor… trás à tona o que infelizmente alguns não conseguem digerir, e eu não quero com isto ofender alguém. O ser humano é livre.

        “E isso pode ter de passar pela busca de outros meios para sair de debaixo da mão pesada do governo americano que não demonstrou até hoje, qualquer reconhecimento desta força subserviente aos seus equipamentos e humores (interesses).”

        “Salvo o Canadá (que é frutinha dos EUA), qualquer outro aliado de respeito para os EUA se quer foi cogitado o ( poderoso F-18 ), mas sim, o F-15.”

        Claramente existe sim uma subestimação à inteligencia do povo brasileiro e algumas pessoas parecem amar esta situação.

      • Caro Konner, respeito sua opinião, mas permita-me discordar.

        Num mundo ideal o governo fornece os meios e a força o opera. Ponto. Na minha opinião pessoal a FAB não deveria ter nem que dar manutenção nas suas aeronaves: terceiriza tudo para a iniciativa privada ou para outro órgão do governo…

        Infelizmente sabemos que não é assim que funciona, em lugar nenhum do mundo, mas muito menos no Brasil. Há uma série de questões a serem postas, e o FATO é que a Força é uma máquina completa e complexa, que não é composta nem de longe só de pilotos (fosse assim e o único cargo na FAB seria este…). Eles são apenas uma engrenagem da máquina toda: há os engenheiros, os técnicos de manutenção, os infantes, enfim, toda uma gama de gente voltada para o cumprimento da missão constitucional.

        Sempre lembrando o provérbio: soldados pensam em armas, oficiais pensam em táticas, generais pensam em LOGÍSTICA.

        Me desculpe, mas a Força Aérea Brasileira não tem nada de subserviente aos interesses de quem quer que seja. A Força é um órgão de Estado que tem uma missão constitucional a cumprir e busca fazê-lo do modo mais realista e EFICAZ sabendo das limitações suas, do seu governo e do país. Se alguém por um acaso foi subserviente com quem quer que seja (o que discordo em relação aos americanos) foram os governos, não ela FAB, até porque não tem poderes para tanto.

        No mais, sinto em lhe desenganar, mas o F-15, mesmo das versões mais modernas, com o RCS enorme que tem (tal qual o Su-35, diga-se por importante) seria, na minha opinião, com armas iguais, presa tranquila para o Super Hornet, ao menos em sede de combate BVR.

        É quase que uma questão matemática: por conta de seu baixo RCS o Super Hornet poderia plotar o F-15 em seu radar AESA muito antes de ser plotado por este, dispararia seu AIM-120D Block II muito antes de o piloto do F-15 disparar o seu, e o piloto do F-15 só ficaria sabendo que foi engajado quando o IFF disparasse, já estando o míssil na NEZ. Aí iria ser um inferno para o piloto do F-15 desengajar, enquanto que o piloto do SH já estaria manobrando para se evadir.

        Aliás, exercícios como este entre USAF (F-15) e US Navy (F/A-18E) são comuns e não raro o F/A-18E sai vencedor de tais embates.

        Sim, são caças de classes e tamanhos diferentes, mas o SH só precisa acertar UM míssil para tirar o poderoso F-15/Su-35 de combate. E é assim, diga-se, com qualquer aeronave do mundo.

        Por fim, pontuo que não existe essa de que o F-15 jamais nos foi oferecido: a FAB sim que JAMAIS manifestou interesse em ter um caça de superioridade aérea dedicado, vale dizer: o F-15 não constava da Request For Information (RFI) enviada à Boeing, e com razão.

        Porquê? Simplesmente porque o F-15 é uma aeronave de hora de vôo CARÍSSIMA para o que a FAB precisa. A FAB neste momento de sua história precisa de uma aeronave com a qual ela possa construir uma doutrina para o Séc. XXI e, para isso, tal aeronave precisa VOAR, ou seja, precisa ser MINIMAMENTE ACESSÍVEL.

        Nós não estamos em guerra, nem há previsão de entrarmos na próxima década: não precisamos de uma aeronave superpoderosa para AGORA (até porque se este fosse o caso eu aconselharia a tentar comprar era o F-22, e não o F-15). Só que precisamos ter uma boa aeronave para proteção e para desenvolver uma doutrina e cadeia logística e de manutenção nacionais, desenvolvendo nossa indústria para um dia não mais precisarmos de ninguém ou diminuirmos nossa dependência do estrangeiro ao mínimo essencialmente necessário. Para isso, o Boeing F/A-18E Super Hornet é bem mais que o suficiente.

        É como eu já disse:

        A FAB e apenas ela sabe onde lhe aperta o calo.

        Saudações e bom trabalho.

      • Caro Vader…, permissão concedida.
        .
        Contudo, a réplica diante de sua nova argumentação não poderia ser outra se não, a já feita no meu comentário acima. — Comentário: 10 de outubro de 2013 at 12:04
        .
        Para a essência do que tenta informar em sua nova retórica, não a nada a ser alterado em meu comentário anterior, nem mesmo uma vírgula.
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • Konner, a posição desconfiada da FAB não seria por ter sido ela varias vezes preterida durante os últimos 20 e poucos anos no tocante a orçamento ???… logo, penso eu, se ela, a FAB, raciocinar em temos econômicos, porque enumeras vezes faltou verbas para ela tocar seus projetos e mesmo continuar operante, melhor ter um caça de manutenção barata que um super-hiper-mega que não saia do chão… saudações…

      • Caro Konner,

        A questão é que esse números nunca podem ser deixados para trás… De nada adiantaria ter o melhor equipamento do mundo se não se pode sustenta-lo…

        E custos sempre terão um teto, e será esse teto que determinará o que poderá ou não ser gasto. E determinará quantas aeronaves poderão ser operadas…

        Apesar dos russos serem barateiros no valor da aeronave em si, é lógico supor que seu custo operacional ( do Flanker ) equivale a sua performance. Aí vem mais uma questão: O que valeria mais? Ter doze Su-35 em Anápolis, ou pelo mesmo custo operacional poder manter uma quantidade maior de aeronaves em operação em outras bases do país, garantindo pronta resposta nas áreas de interesse e poupando a força de onerosos deslocamentos…?

        Veja que não menosprezo as qualidades do Flanker ( inclusive já defendi a adoção do Su-30 como uma alternativa para a FAB ), mas deve se ter em mente todas as particularidades advindas da implantação de uma aeronave como como essa, o que iria requerer alguns milhões de reais a mais, que seriam essenciais em outras áreas…

      • Caro _RR_.
        .
        Afinal, não sou nenhum irresponsável.
        .
        Porem, tê-los em conta ( os números ) não é deixar que eles decidam.
        .
        Só o que peso, é que tenham um pouco mais de audácia, afinal, não se pode ser um homem das armas se não a tivermos.
        .
        Está mais do que óbvio que alguma coisa tem que mudar, estamos tomando decisões e fazendo escolhas como se estivéssemos no inicio do século passado.
        .
        O mundo mudou, o Brasil é outro neste novo mundo, já não serve mais ao Brasil meios militares medianos ou paliativos, o momento é para os de visão além do alcance e audaciosos.
        .
        Os desafios que se avizinham para o Brasil não poderão ser respondidos pelo poder militar quando baterem a porta, no momento em que estes se fizerem presentes já devemos estar preparados, caso contrario dependeremos da troca “chantagiosa” que se apresenta nestas circunstâncias, ( e os abutres sabem bem tirar vantagem destes momentos ), e isso por que, porque não nos preparamos quando tivemos a janela de oportunidade para isso. [AGORA]
        .
        Que adianta andar com um “canivete” na cintura, quando só ando no meio de gente que possuem “facões”?
        .
        Se este for pesado demais para eu andar com ele todo o tempo na cintura, guardo-o na garagem em casa, mas, se um destes que carregam o seu todo o tempo tentarem alguma coisa, eu ainda posso corre e pegar o meu na garagem, ainda tenho uma chance.
        .
        É ingênuo esperar uma declaração de guerra para se preparar para um conflito, levam-se décadas para aparelhar uma força, e se começar por canivetes o máximo que alcançará em décadas será um mote deles.
        .
        Prefiro começar com facões, pois em décadas terei muito deles e se pelo caminho conseguir mais recursos, ao final poderei ter até alguns “sabres de luz.”
        .
        No caso de um conflito armado, prefiro ao meu lado um civil com uma Gatling, do que um sniper portando um Mosin-Nagant.
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • Caro Konner,

        Concordo que uma capacidade de defesa não se constrói da noite para o dia… Contudo, sempre se deve pensar em como ter essa defesa. Deve se projetar cenários baseados em criterioso estudo de ameaça, para somente assim dimensionar adequadamente as forças armadas com o equipamento e treinamento que sejam realmente necessários… Caso contrário, é simplesmente perder tempo e dinheiro…

        No mais, infelizmente não há como escapar aos números… Eles sempre decidirão o que pode ou não ser feito… Evidente que dinheiro não pode faltar, mas sempre haverá um limite do que se pode gastar… E como sempre haverá um limite, deve-se trabalhar dentro dele, nunca deixando de observar projeções de gastos futuros ( o que implica na escolha dos meios ).

        Melhor ser um exército modesto, porém bem treinado e amparado, do que um monstruoso exército que nunca terá o suficiente… Existem diversos exemplos na história de forças armadas menores ( porém bem organizadas, treinadas e equipadas ), que impuseram derrotas a inimigos muito maiores…

        Minhas saudações.

      • Perfeito!

        e…..

        Dinheiro… temos bilhões e bilhões para isso… os políticos ladrões que o sugam sabem muito bem dos recursos desviados da… publicidade-ministérios fúteis-nióbio-outros minerais-indústria automobilística-saúde-esportes-regalias parlamentares-regalias de Brasília etc.

        É duro observar bons comentaristas acreditarem na tese de pilantras políticos de que não temos recursos para ampliar as FA brasileiras.

        Por exemplo: Marcos Valério andou dizendo, em off, que os desvios do mensalão que foram apurados, não passam nem perto do real valor que é surrupiado dos brasileiros.

      • Excelente comentario Konner.
        É preciso principalmente a FAB se conscientizar que versatilidade,inovação e adaptação são essencias estrategicas e que ortodoxia é idiotia.

      • Tem que falar isso para quem paga as contas… se os petralhas não liberarem o caixa não vai ter caça p… nenhuma… nem mesmo de maderit…

      • — Resposta ao comentário: 11 de outubro de 2013 at 13:01
        .
        Ora amigo R_R_ …!!!
        .
        Tecnocrata especializado em equipamentos militares, por favor, não me venha com suas “chorumelas”.
        .
        Clausewitz em – “Os Povos em Armas”: — ”Qualquer nação que utilize o Poder Militar inteligentemente ganhará, via de regra, alguma superioridade sobre aqueles que desdenham sua utilização”.
        .
        Até no que tange ao poder dissuasório maior poder aéreo é fundamental.
        .
        Crendo na superioridade da defesa e das capacidades defensivas frente ao ataque e capacidades ofensivas, a argumentação de Clausewitz comumente é sintetizada na noção de que o melhor ataque é uma ‘maior capacidade no poder de contra atacar’ para se defender.
        .
        Mais precisamente, Clausewitz demonstra a ‘superioridade em se defender’ enquanto elemento de dissuasão, e enquanto tática de combate, pois ela permitiria desde o desgaste do invasor em uma guerra de atrito até a possibilidade de escolha do momento correto para contra-atacar as forças adversárias.
        .
        Muito antes do que abater os inimigos no solo, a tarefa da FAB é o – DOMÍNIO DO AR — a SUPERIORIDADE Aérea.
        .
        A ação tática é consequência ou resultado dessa capacidade.
        .
        O verdadeiro destino da FAB é a CONQUISTA DO AR (espaço), o ataque ao coração do inimigo e a destruição de sua vontade de combater, ou impedir que ele (inimigo), utilize o nosso espaço para tentar fazê-lo.
        .
        O ‘PODER NACIONAL’ só existirá quando houver de fato o ‘PODER AÉREO’.
        .
        E para o Brasil, HOJE, NESTA HORA, o meio melhor que se nos apresenta A SORTE para chegarmos o mais perto possível de a FAB cumprir sua função, — é o aparelho de fabricação russa SUKHOI SU-35 — COM SUAS RESPECTIVAS ARMAS E CAPACIDADES.
        .
        O resto é ‘Política’ ou ‘Embromação’.
        .
        Saudações,
        .
        konner

    • Mas barbaridade!!!!!
      Usar como ponto fraco o fato de ter de trocar as chaves para mudar os parafusos é muita cachaça.
      Na área de eletrônica quantos plugs (tomadas) existem? Alicates específicos de crimpagem, por exemplo? Isto é comum. Cada equipamento tem seu material de manutenção.
      Se é por aí, como quer defender, compra avião com motor de fusca…
      Me lembro muito bem que a vinte anos os fabricantes de calçados brasileiros para vender aos EUA tinham que pagar o valor de 70% do par de sapato, no porto dos EUA, para entrar a mercadoria nos EUA…No final das contas quem mais ganhava com o calçado brasileiro não era nem o Brasil(produto exportação é isento), nem o empresário local (margem de lucro baixa) e sim os EUA, pois para poder vener lá dentro tinha-se que pagar a entrada, o valor era limpinho…
      Vem com esse papinho de Mirage e peças… Quem sabe as peças dos F18 vai sair de graça, vem vários kit de brinde…????
      Conta outra novela…Vader, tua conversa é prosopopéia flácida para acalentar bovinos.
      Tu recebe comissão para defender tanto os EUA, ISRAEL?

      • Acorde cidadão, não se trata de chaves para parafusos: visite o PAMA-SP e veja a gigantesca quantidade de material de apoio PESADO é necessário simplesmente para se retirar um motor de F-5 do caça (isso porque o operamos há 30 anos).

        Ou você acha que se retira o motor e as asas de um caça supersônico usando o macaco do borracheiro da esquina e a chave de boca comprada na loja de 199?

        Oras…

        Aqui na minha terra a gente chama gente que nem você de “PARPITÊRO”: não sabe nada de nada, não tem a menor idéia de como funciona a coisa, e vem falar borracha…

        E o ParTido, tá te pagando por comentário ou por plantão pra vir aqui e ficar me agredindo gratuitamente?

        Quanto à sua historinha dos sapatos, bem válido comparar sapatos com caças supersônicos de última geração… Só um PARPITÊRO pra fazer algo assim…

        E você nunca ouviu falar de imposto de IMportação não cidadão? Pois experimente trazer um carro fabricado no exterior para o Brasil para ver o quanto você vai pagar pelo luxo de ter um automóvel que não foi montado (porque aqui se não fabrica nada: só se monta kits) pelas grandes montadoras amigas do PT…

        Você vai achar 70% uma delícia de alíquota…

    • Mas barbaridade!!!!!
      Usar como ponto fraco o fato de ter de trocar as chaves para mudar os parafusos é muita cachaça.
      Na área de eletrônica quantos plugs (tomadas) existem? Alicates específicos de crimpagem, por exemplo? Isto é comum. Cada equipamento tem seu material de manutenção.
      Se é por aí, como quer defender, compra avião com motor de fusca…
      Me lembro muito bem que a vinte anos os fabricantes de calçados brasileiros para vender aos EUA tinham que pagar o valor de 70% do par de sapato, no porto dos EUA, para entrar a mercadoria nos EUA…No final das contas quem mais ganhava com o calçado brasileiro não era nem o Brasil(produto exportação é isento), nem o empresário local (margem de lucro baixa) e sim os EUA, pois para poder vener lá dentro tinha-se que pagar a entrada, o valor era limpinho…
      Vem com esse papinho de Mirage e peças… Quem sabe as peças dos F18 vai sair de graça, vem vários kit de brinde…????
      Conta outra novela…Vader, tua conversa é prosopopéia flácida para acalentar bovinos.
      Tu recebe comissão para defender tanto os EUA, ISRAEL?

    • As ferramentas comuns, guindastes, suportes, são de uso universal, servem em qualquer equipamento.

      Algumas estruturas podem pedir ferramentas especiais, que normalmente são adquiridos junto com a aeronave.

      Os equipamentos de testes mais complexos, normalmente, são fornecidos em kits, junto com as aeronaves adquiridas.

      Assim, para testar o computador de bordo, é fornecido uma caixa que simula diversas condições de vôo, verifica o funcionamento do equipamento no avião e indica eventual peça que necessita ser substituída. É praticamente um kit de testes deste para cada sistema da aeronave.

      Cada aeronave tem seu kit. São raros os kits que podem ser utilizados em diferentes caças.

      O mesmo vale para os simuladores de vôo. Os mais completos são específicos de cada aeronave.

      Por essa razão, creio que a maior dificuldade na aquisição de caças russos continua sendo o idioma, pois muito pouco dos equipamentos poderiam ser aproveitados, é tudo da segunda guerra mesmo.

      Para ter ideia, o computador do simulador de vôo do F103 não possuía teclado. É anterior a fita cassete, ao disquete, ao HD, usa uma fita contendo furos para guardar o programa, o sistema operacional.

      Já estamos acostumados com manuais e indicações em inglês e francês, mas não em russo. Idioma completamente distinto do nosso, não tem uma única palavra que seja parecida.

      • Outro PARPITERO… tem que falar pros petralhas aumentarem o soldo dessa gurizada contratada para agir na net… tem que melhorar a qualidade dos mesmos… os comentários dos mesmos são deploráveis… o pessoal do partidão tem que entender que isso é investimento… como são miseráveis !!!…

  3. Acho eu que o que emperra mesmo a aquisição de aeronaves russas, não e nem a FAB, mas sim o fator marinha, que pretende adquirir uma aeronave de mesmo modelo que o FX, para operar embarcadas, e os Sukois são verdadeiroos trobolhos para isto.( a MB mau consegue operar meia duzia de A4)

    Acho a marinha ( opinião minha) deveria deixar de lado um porta aviões de faz de conta, vive na doca, e sai para o mar duas vz por ano para dar uma voltinha. e se reinventar também, para mim seriam muito mais efetivo, ter duas bases de aeronaves de assa fixa, como O SU 34 ou F18, em pontos estratégicos do litoral, do que uma belonave com aeronaves embarcadas, que mau consegue se defender e consome uma enormidade recursos.

    • Empalado, até avião de papel voa… o deles, um pouco melhor, de maderit, não deve ser caro de manter… e força aérea até a Bolívia tem… rsrsrsrsrs…

  4. CAPA PRETA
    10 de outubro de 2013 at 10:47

    O comando da FAB e preguiçoso, se uma força de combate não puder se adaptar a novas realidades,não souber se reciclar em seus dogmas ele estará fadado ao fracasso, e e o que edta acontecendo.===== Falou é disse camarada; seriam ótimos em n FAB…ficaria bem + aguerrida e apta p defesa. Sds.

  5. Parabéns aos indonésios. Aviões novos e de pronto uso para toda situação. Não vamos nem falar em seu PIB e área geográfica, mas já que estamos aqui vamos falar sim…
    PIB da Indonésia = cerca de 1 trilhão de dólares, 15º lugar, per capita U$ 4.657, 122º lugar; Brasil cerca de 2,5 trilhôes, 7º lugar, per capita U$ 12.078, 53º lugar.
    Área da Indonésia = cerca de 1.900.000km², 15º lugar; Brasil, mais de 8.000.000km², 5º lugar.

    Estranho, com maior nível de pobreza… eles podem e nós não!

    Idioma dos indonésios não é russo, nem português, nem inglês. Contudo possuem aviões militares tanto do Brasil, como da Russia, como dos USA. Será uma desvantagem operacional e econômica, contar com equipamentos e fornecedores de toda parte? Ou será uma política de não encoleiramento, e maior independência?

  6. Konner

    Pior é saber que até a Força aérea da Eritréia possui o Flanker.No mais alguns comentaristas são caso perdidos, eivados de sua doutrina ideológica são como míopes que não enxergam dois palmos à frente.São absolutamente incapazes de falar mau do patrão seja ele de esquerda ou direita, do EUA ou da Rússia.
    Nunca questionei a qualidade de caças dos EUA, pois eles tem um histórico invejável mas Russos , Alemães , Franceses ,Ingleses e Japoneses também tem excelentes contribuições que a turma não admite sequer enxergar.Isso beira ao fanatismo tolo ou coisa bem pior.
    Enfim, agradeço ao espaço democrático (que não é invenção americana,para tristeza de alguns rsrsrrsrs) e pela paciência do Edilson e de toda a equipe por escutar todas as nossas abobrinhas que publicamos diariamente.

    Um abraço

  7. Na boa … ate q se bata o martelo por algum vetor .. sigo acreditando no SU-35 na FAB ….um forte Lobby russo nesse momento .(confiança BRAS X USA abalada )..pode sim mudar o rumo…..afinal .. voltamos a estaca ”zero” …podem ate me criticar .. mais entre um caça russo com um certa independência de uso e manutenção .. versos.. o atual comando da FAB … .. fico com o vetor Russo (PAK SU-35/34)… .. sem pensar 2x …. chega de Ideologia barata ….nem como aliado de 1 nivel os EUA nos tratam .. n tem o pq desse ”tratamento” diferenciado …

  8. se o brasil querer ele pode ter qualquer caça ,de qualquer marca fabricante e etc e tal ,
    tudo é politica desde o governo e até a fab ,
    e sinceramente acho que esse valor da aquisição desses caças para o brasil isso é dinheiro de pinga ,já virou uma patifaria coisa de muquirana da parte do governo e da parte da própria fab

  9. Caro Vader, concordo em parte com seus comentários e para adicionar ao debate, parece que a Marinha do Brasil não pensa como a FAB ao trocar trinta anos de trabalho com os IKL alemães por projetos novos com os franceses …. aqueles mesmos que não são confiáveis! …
    Os russos precisam de parceiros estratégicos na AL, nada melhor que um contrato BEM FEITO que traga adaptação e nacionalização dos equipamentos que forem comprados, mesmos que sejam em grande parte somente montados aqui.
    Se formos seguir a mesma doutrina e pensamento de trocentos anos atrás, continuaremos voando caças americanos da década de 70 e velharias francesas de segunda mão! O Brasil tem capacidade de fazer qualquer coisa, basta seriedade e investimento… uma Embraer da vida poderia ser envolvida numa parceria com qualquer fornecedor externo e futuramente (com GARANTIA de investimento e estratégia SÉRIA de nosso governo) projetar e construir um caça nacional adequado à nossa realidade técnica, econômica e logística! Mas sabe quando isso irá acontecer, baseado em todos estes governos descomprometidos, corruptos e populistas que tivemos até hoje?…. NUNCA!
    Caro Capa Preta… que caça em comum que a Marinha quer e pra qual porta aviões? Não temos PA pois o que está aí, desdentado e obsoleto não serve para uma guerra real e em termos de asas fixas…. não conseguimos prover em completo ao velho SP sequer os Skyhwaks projetados na década de 60!
    Tento ser otimista mas cada vez mais fico pasmo com os rumos de defesa e estratégia de nosso país! Parece que se formos atacados um dia o governo pedirá pro fantasma e Simon Bolívar espantar os inimigos.
    Abraços,

    • Caro Henrique, não conheço muito de Marinha nem de subs, mas tenho para mim que a Marinha foi entubada com os Scorpene. Uma decisão da qual ela ainda se arrependerá amargamente no futuro. Quem viver verá.

      Mas ainda assim se trata de material ocidental, coisa bem diferente do caça soviético.

      No mais, não precisamos voar caças americanos da década de 70: basta COMPRARMOS caças americanos atuais e modernos.

      Mas estamos há 16 anos discutindo o que comprar. E o FATO é que não compramos NADA: nem americano, nem não americano.

      Ora, a culpa disso é dos americanos? Claro que não.

      A culpa é NOSSA. E apenas nossa. E de TODOS nós, brasileiros.

      A culpa não é da FAB. Não é da COPAC, não é do AC, não é do TB Saito. A culpa não é do Min Def, nem sequer é dos políticos.

      A culpa em última instância é NOSSA. Fomos nós que colocamos eles lá.

      Sds.

      • Entubados ao quadrado com os Escorpenes… de pleno acordo!!
        Quanto a sermos culpados, concordo em parte pois nosso ensino e capacidade cívica/crítica vem sendo desmantelado há décadas justamente para que o grosso da população possa ser manipulado por “benesses” dos governos.
        Se o país tivesse políticas de estratégia permanentes e não eleitoreiras, já teríamos nossos próprios caças (baseados no conhecimento adquirido com os F5s e projeto dos AMX), nossas próprias fragatas (baseadas no desenvolvimento das Vospers), nossos próprios submarinos (baseados no desenvolvimento dos IKLs), etc…etc… mas não se dá sequência a nada por aqui! E esses argumentos de ToTs… pra comprar meia dúzia de equipamentos ninguém no mundo vai dar a receita “de graça” !
        Abraços,

  10. Sabem porque estamos prospectando no pré-sal onde temos de descermos de 4000 mil a 6500 mil metros ? Porque obtemos linhas de credito Chinesa e atravez disto podemos criarmos tecnologias,adequarmos maquinario e ferramental e ate mesmo criarmos tanto ferramental quanto maquinario.Se não fosse isso o pré-sal ainda não teria sido divulgado e o manteriamos por mais tempo em segredo nos arriscando que os simpaticos amiguinhos do norte que não reconhecem nossa soberania sobre as 200 milhas o abocanhassem.

    • Se os EUA reconhecessem as 200 milhas, Cuba poderia explorar petróleo na costa americana, concorda comigo caro Maluco?

      E não é apenas os EUA que não reconhecem tal limite. Um monte de gente no mundo não o faz, inclusive, salvo engano, a adorada “parceira estratégica” da PeTralhada, a França, bem como a China amiguxa.

      Eles estão defendendo o deles. Cabe a nós defender o nosso.

      • Tu usa esse papinho entre nações limitrofes proprias para justificar tua filosofia capaxo Yankee meu caro Senhor Feudal kkkkk Então entre os tres patetas tambem não tem jeito por dormirem na mesma cama né rsrs rsrs

      • Amigos, explorar petróleo em alto mar exige um apoio logístico intenso e complexo. Ninguém vai explorar (seja perfurar ou produzir) petróleo em nossa plataforma continental sem que haja bases de apoio, navios de apoio, heliportos de apoio para troca de tripulação constante, recebimento de rancho, água ou qualquer outro insumo.
        O próprio suporte às plataformas que estão perfurando ou produzindo no pré-sal, a 250-300km da costa já é algo extremamente oneroso e complexo … de onde qualquer outro país iria prover o necessário suporte a isso.. de paraquedas? Nosso maior calcanhar de Aquiles não é nossa costa e sim nossas fronteiras terrestres, em todas as frentes! Haja visto a livre circulação na Amazônia e todo tipo de contrabando, guerrilheiros e outras coisas que cruzam nossas fronteiras do entorno.
        Abraços,

      • Nossas fronteiras são sim uma peneira, mas a meu ver, não são uma ameaça a segurança nacional a nível estratégico militar. São uma ameaça em termos de segurança e bem estar civil. Nelas entra e sai de tudo, desde armas, drogas, guerrilheiro, etc. Mas uma ameaça direta militar, não vejo com muito vulto, mas sim para questões civis, pois essas ameaças poderiam ser resolvidas ou amenizadas pelo uso intenso de ação e investigação policial. Colocar as forças armadas para fechar as fronteiras, só aproximariam as mesmas do crime organizado, fazendo com que elementos do crime se infiltrem em nossas linhas, expondo as mesmas a mais corrupção.
        Nossos vizinhos não possuem estrutura logística para ameaçar nossas fronteiras a nível militar, e se os mesmos fizerem algum esforço de preparação, seria notado facilmente, pois não somos os únicos a negligenciar as fronteiras, nossos vizinhos são assim para pior. Por isso falo que uma guerra com nossos vizinhos seria muito limitada, pois nenhum deles possuem ou logística ou estoque de munição para tanto.
        Mas nossa costa sim é uma ameaça. Qualquer potencia estrangeira poderia bloquear nossos portos e destruir nossas plataformas de petróleo, em um único golpe, destruiria a principal fonte energética de nossa logística e paralisariam nosso comercio que é 95% marítimo. Forçando nosso governo a mesa (ou a maca) de negociações em situação totalmente desvantajosa.
        Nossa marinha e força aérea não seriam parias a uma potência naval que acossassem nosso litoral. Nossos meios navais de superfície são poucos e desatualizados, nossos submarinos são razoavelmente bons, mas são poucos e nossa FAB nem é equipada para ataque anti naval. O exercito que é o nosso melhor meio, graças á capacidade de mobilização, nem poderia servir a nada, nossos possíveis inimigos não teriam a necessidade de invasão.
        Todos pensam que a Amazônia está exposta, mas seria um pesadelo logístico de invadi-la, mesmo para uma potência militar, mas uma ação em nossa costa seguida de bombardeios de uma limitada gama de alvos estratégicos faria nosso governo abrir as pernas a qualquer exigência estrangeira.
        Ainda bem que isso não é um cenário provável á curto prazo, mas se o Brasil quer se projetar internacionalmente deve estar preparado para isso. Tendo meios de dissuadir possíveis ataques.
        Devemos separar as ameaças civis das militares, ambas necessitam de meios diferentes.

        Abraço.

      • Também não deixa de ter uma certa razão Rudel. A grande questão é, quem nos atacaria ou bloquearia? Somente uma potência como os EUA poderia fazer isso e competir em termos de marinha com eles…. esquece!!! Nunca teremos a capacidade naval deles, nem que este país se torne sério! O que de repente não me expressei bem foi o fato de termos que melhorar nossa capacidade aérea, esta sim faz a diferença em qualquer conflito e foi provada em todas as batalhas modernas. Sem força aérea não adianta ter nem exército nem marinha e a mesma cobre todas as soberanias (aérea, terrestre e naval). Uma coisa que vc citou, que nossa FAérea não tem capacidade naval…. perfeito… sequer temos mísseis anti-navio nos inventários da FAB. Uma força área totalmente desdentada para um cenário do século XXI e bastariam dois porta aviões nucleares americanos bem guarnecidos em nossa costa que nosso espaço aéreo seria facilmente fechado.
        Abraços,

      • É isso mesmo. Estamos muito vulneráveis.
        Eu ainda acho que até a marinha francesa é capas de nos botar de joelhos.
        Em minha opinião, o melhor meio de dissuasão é por força aérea em conjunto com submarinos. Pelo menos é o melhor custo benefício. A perspectiva de perder um PA já inviabiliza a empreitada.
        Abraço.

      • SU34 FULBACK,BRAHMOS,ASTROS 2020,PANTSIR,TOR mas os simpaticos emplumadinhos da MB e da FAB querem NAe sucatão Americano e Top Gun chipado.
        A quem servem estes,ao Brasil e aos Brasileiros ou aos reptilianos???

  11. Boa tarde nobres companheiros.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo bom debate neste site. Mesmo que com opiniões bem polarizadas. O que é muito saudável.
    Leio seus comentários todos os dias, mas nunca opinei em nada, até hoje.

    Para começar, o fato de a Indonésia conseguir operar aeronaves de procedência russa não possui relações com a capacidade ou não da FAB. Porque a mesma não tem como prioridade a defesa de nossa soberania ou qualquer outra coisa com nome bonitinho pra propagandear na TV e na internet.
    Nossas forças armadas nunca tiveram uma capacidade compatível com nossa importância como nação. Seja no sec. 19 ou agora.
    Saímos da guerra do Paraguai com forças modernas, mas só no qualitativo, não no quantitativo, assim como na 2ºGM, em que tínhamos equipamento e doutrinas modernas, mas sem quantidades significativas em nada.
    No regime militar, nossas forças tiveram um moderado progresso, mas longe de representar uma defesa eficiente e quantitativa para nossa nação. Lembre-se, que nunca tivemos uma defesa eficiente.

    Nossas forças têm apenas três objetivos:
    – Defender o Governo em caso de revolta interna;
    – Defender nossa nação em uma guerra limitadíssima de fronteira contra um débil vizinho encrenqueiro;
    – Defender seus salários e pensões, sendo esse o principal objetivo. (mais de 80% do orçamento)

    Não se iludam, apesar de nossas forças armadas terem muitos bons soldados. Elas não são constituídas em suas maiorias e comandadas por eles. Muitos, mas muitos oficiais estão lá apenas pelo emprego publico estável.
    Bons soldados abandonam ou se acomodam frente á letargia, preguiça e corrupção.
    Não se esqueçam da primeira mulher piloto de caça, vejam que ela só usou a farda para pular de categoria em outro emprego publico.
    Não pensem que nosso militares são cavalheiros honrados em sua maioria. A corrupção já toma conta de nossa Defesa. Não esqueçam o escândalo de salários desviados na FAB em mais de um bilhão de reais á dois anos. Ninguém mais fala nada.

    O Brasil deveria já estar equipado com novos vetores ainda nos anos 80. Nessa época os jaguares deveria já operar Mirrage 2000 (ou outro de mesma categoria) novos e delegar a os antigos em outra função (já modernizados é claro). Isso sem falar nos armamentos, sempre temos nossos caças desdentados, e os poucos mísseis que possuímos, não aquentariam poucos dias de combates, talvez nem horas…

    Todos culpam os políticos, mas nós sempre fomos governados por corruptos, leiam a historia do Brasil, nunca foi diferente.

    O Brasil não tem plano estratégico para nada. Não só na Defesa, mas em nada mesmo.
    Nossos KC-137 estão dando baixa, Tem alguma coisa pra substituir?
    Nossos F-2000 vão dar baixa, Tem alguma coisa pra substituir?

    A Culpa é dos políticos, é também. Mas a culpa também é da FAB, pois essa letargia, essa preguiça, essa comodismo não justificam em nada questões políticas, pois governos vêm, governos vão e a nação e o povo ficam. Assim como a FAB.

    Esqueçam os Petralhas ou Tucanalhas. Esses vêm e vão. A FAB é assim á muito tempo e vai continuar assim, pois eles só querem seu salário em dia e seus benefícios.

    Conheço sargentos do EB que me garantem que se o Brasil entrar em guerra hoje, mais da metade dos oficiais não possuem preparo algum. Um deles, com 23 anos de carreira, usou pela primeira vez um equipamento completo de combate só na Copa das Confederações pra vigiar um ônibus em Brasília, de uma comitiva da FIFA.
    Tem um caso de um General de Brigada (é comandante, não menciono onde) que precisa de cinco serviçais exclusivos para lhe servir o almoço nos conformes da etiqueta fina francesa. Todos os dias. Imagine essa boneca no campo de batalha, vai ser que nem os generais franceses capturados em 1940 em pleno banquete matinal.

    Pessoas como nós, que se preocupam com a defesa de nossa nação, são infelizmente uma minoria irrisória. Ainda mais divididos por ideologias, pois na política brasileira, ideologia só serve em época de campanha eleitoral, passa essa época, os políticos são todos amiguinhos, enquanto os partidários se digladiam em discussões, eles repartem o orçamento…

    Se alguém se ofendeu, me desculpe, não foi essa a intenção.
    Só não levo FÉ nenhuma na defesa brasileira.
    O Brasil precisa de reformas urgentes, mas quem é capaz e fidedigno para isso?????
    Mas isso é outro assunto.

    O Brasil pode operar caças russos, assim como pode operar chineses, americanos, suecos, franceses. O importante e que esses estejam em um plano estratégico amplo. O que não existe hoje e nem vejo perspectivas disso.

    Obrigado pela oportunidade.

    • rudel ,primeiro parabéns pelo que escreveu , segundo entre sargentos e oficiais existe sim um abismo ,tem muito sargento que da de 10 a zero em um oficial ,mas tem oficial que da de 10 a zero em outros sargentos ,
      tem muito guerreiro no exercito e não tem diferença de patentes pode ser qualquer patente tem os mocorongos e pode ter os guerreiros
      terceiro a fab é a que esnoba dinheiro marinha gasta e o exercito paga ,a fab sempre foi a elite mais elite das forças armadas ,então parte dos seus comentários tem razão
      mas outra parte não pois do jeito que você fala é quase a bandeira banca de rendição , pois o seu erro é apenas perceber os daqui e não o do mundo inteiro ,sempre existe a mesma dificuldade que temos aqui todos os países tem guerreiros ,servindo do lado de mocotrevas ,o brasil não esta sozinho
      quarto sobre você dizer que uma minoria se importa com defesa eu não concordo pois quase todo o efetivo e mais todos o nb ev e etc e tal isso só para falar de quem esta envolvido diretamente nisso fora a nação brasileira ,se importa sim pois em caso de guerra nos que estaremos na linha de frente ,então não vai dar para ficar parado pois é o nosso que esta na reta o civil ele pode ficar mais tranquilo pois apenas em uma guerra gigante ele seria convocado ,mas para os ativa e os nb jamais poderá deixar de tentar melhorar as forças amadas ,pois quem vai ser convocado ,com o que tiver em mãos são justamente esses .
      e sobre o estrelado que é servido como um lord ,eu sou um que acho que todos tem que ser formados desde a base não se pula hoje uns são formados nos quarteis outros são formados em escolas ,outros entram por concurso publico ,isso privilegia os pipocas se infiltrarem e seguir carreia ,eu acho qu todos tem que começar como soldados e ir passando as provas militares cfc cfs e por ai em diante ,essa da elite vir por um lado e os humildes por outro é uma coisa importada dos estados unidos ,melhor se fosse como era na monarquia ,já teve uma matéria aqui no plano brasil ,o brasil poderia imitar a suíça é interessante também
      ai eu quero ver um lord conseguir estrelas ,o que vai ter é apenas guerreiro faca nos dentes.
      a eu também não quis ofender ninguém !!!!!!!!!

      • E de tanto olhar os outros que estamos assim. Isso sim é um erro. Nosso país só compra armas se os vizinhos compram antes. Por isso sempre estamos um passo atrás. Isso é comodismo. Temos que olhar e preocupar conosco.
        Existe um ditado, o gramado do vizinho só é mais verde para o invejoso.
        Temos que parar de querer só agradar a vizinhança.
        Se não fossemos uma minoria, “Defesa” seria debate de campanha política…
        Não me entenda mal, gostei de sua critica.
        Abraço.

    • Excelente Rudel não somente moralisação e ética mas acima de tudo mudança de sistema,fim de previlegios,regalias e tambem da estabilidade.
      Temos multidões de centenas de milhares que se importam com o Brasil e não teem oportunidade.
      O caso Brasil adentrou segurança publica dado o alto indice de banditismo generalizado instalado em todo pais.
      Infelizmente para mudar-mos tudo isso so é possivel lavando nossa terra com o nosso proprio sangue.

  12. Não consigo lembrar o nome do mulato tupiniquim que é analista estrategico do pentagono o qual inclusive lançou o termo Baleia Branca ao referir-se ao Sub Nuclear Brasileiro.
    Assim como a FAB sente-se esquadrão de eliteb avançado da USAF a MB sente-se flotilha aristocratizada da Royal Navy e ainda acham que o dinheiro do contribuinte Brasileiro é esterco a abudar suas hortas aficcionadas.
    O Brasil pagou a Inglaterra para ter espetiase de construir Fragatas e pagou a Alemanha para ter espertiase de construir submarinos e o que vemos é que eles nem priorizam e nem valorizam seus quadros tecnicos de engenheiros e especialistas e muito menos seu estaleiro militar.
    Querem portarem Sig Sauer transparente,Desert Eagle e etc..ou seja nossa propria Marinha desvaloriza a capacidade e o produto nacional valorizando o estrangeiro e a iniciativa privada.
    Que porra de pais é este onde um Napoleãozinho de merda que ainda sente-se elite distinguida de seu proprio povo tem desejos proprios fora da realidade nacional e totalmente desfocado da realidade assimetrica nacional.
    Sera que essa minoriazinha aristocratizada e soberba fantasia viver um mundo aparte ou por traz de tudo isso tem tambem o imundo virus da corrupção e da drenagem dos cofres publicos.
    A pouco tempo vazou informação de alto oficial da MB sobre o roubo de milhares de toneladas de cobre detectado em 2012 de dentro do arsenal de Marinha no RJ que logo foi abafado e virou segredo de Estado.
    Fica facil entender-mos porque as tres mumias paraliticas permanecem nos comandos das forças mesmo respondendo a IPMs,investigações militres.
    Eles morreram e seram embalsamados em seus postos transformando-se em tres novos El Cids a fazerem curvarem subordinados SIMPLESMENTE PORQUE FAZEM O JOGO da Quadrilha dos Irmãos Petralhas e seus privados miquinhos amestrados.
    Agora enquadrem-me na LSM cambada de traidores do Brasil.
    De norte a sul desse pais so tem FDPs a rifarem a soberania do Brasil e a segurança nacional.
    Deveriam todos serem passados a fio de espada.

    • Caro 1maluquinho, o problema do Brasil é sua corrupção histórica herdada desde o descobrimento. Nada aqui foi conquistado e sim trocado, herdado ou negociado no sistema toma lá .. dá cá! Esta foi a herança maldita dos portugueses que se perpetuou no sentimento de estar aqui de passagem, de pilhagem e até hoje grande parte dos brasileiros ainda não se sentem .. brasileiros! Parece um país de turistas que sempre deixam ou esperam que os outros resolvam o problema… nada mais usual que as inutilidades que estão no comando das FAs sigam a doutrina cultural da colônia brasililis.
      Abraços,

      • Henrique somos um povo que nasceu escravo e nos doutrinaram sutilmente meu caro.Ate a nossa jovem historia foi adulterada.
        Veja Argentinos,eles naturalmente tem gostos refionados e requintados digo naturalmente porque não foi a colonização Esponhola que os forjou e sim as influencias Italiana e Francesa que tiveram.Em nosso caso tudo o que aqui chegou vindo de um povo rude sem cultura foi a escoria do que tinham e se livraram descarregando na colonia.
        Ja citei a tempos a diferença entre America do Norte e America Latina que é consequencia da colonização enquanto no norte foi expansionista e no sul extrativista.
        No nosso caso Brasil as injustiças e covardias foram tantas ou ate mais que a Espanhola contra Astecas,Maias e Incas.Nossos nativos por não aceitarem submeterem-se a escravidão foram dezimados e sobraram apenas 3%.
        E mais na frente o golpe Republicano que impediu-nos de continuarmos sermos uma potencia em ascenção.
        Voce se curvaria para um Rei que nasceu rico e foi educado a ser estadista e lider militar com conhecimentos gerais ? Mas se curva para analfabetos boçais e sem escrupulos que lhes roubam e lhes agridem e lhes matam se simplesmente manifestar-se contra indecentes imposições.
        Então meu caro o problema do Brasil não ´[e somente a falta de cultura do povo e a falta de vergonha na cara politica mas todo um sistema escravagista e desumano em detrimento de minorias elitizadas que vende os Brasil e escraviza e mata os Brasileiros.
        Então vemos que não basta apenas implantarmos a ética e eliminar-mos o crime mas acima de tudo a necessidade urhente de se mudar todo um sistema e so assim teremos a possibilidade de evoluirmos nos desenvolvendo de forma justa e igual.

    • corrupção só não tem lá na lua ,em marte por enquanto não existe corrupção ,mas quando o ser humano chegar por la pode ter certeza corrupção assassinatos ,inveja ,ostentação e tudo mais que os dez mandamentos falam contra
      o brasil estava bem pior que a uns 15 anos atrás melhorou ,mas não é ainda o que a quinto maior pais do mundo merece ,mas já foi muito pior
      o que esta faltando é a escolha dos caças a mais atrasada que já virou palhaçada por parte do governo ,oposição ,das própria fab , e das outras forças armadas pois sem defesa aérea fica difícil para os pé de cão ,e sempre que vem esse assunto de caças a incopetencia disso tudo vem a tona
      mas o mundo é todo corrupto ,e cruel sanguinário ,irmão mata irmão desde o começo ,se fosse apenas no brasil era fácil resolver era apenas ir embora ,mas o mundo inteiro é cão ,então não adianta chorar o leite derramado ,

      • Caro PDC… concordo que corrupção tem em todo o lugar mas a diferença é como ela é punida quando descoberta e comprovada! Na China… bala na testa e conta pra família, na Rússia… Sibéria, nos EUA…. algemas, prisão e seu dinheiro e bens vão pro estado, no Japão a vergonha é tanta que … harakiri …. enquanto que no Brasil….. VC VIRA CELEBRIDADE!!!!
        Abraços,

      • Perfeito Henrique e ainda postam nas redes sociais com a lingua de fora kkkk….curte ai…compartilha ai…mundo vasp kkkkk

Comentários não permitidos.