Universitário se recusa a fazer trabalho sobre Marx e escreve carta

João Victor Gasparino da SilvaJovem diz que foi uma forma de protesto por universidade sem doutrinação.

Universidade na qual ele estuda não vai ser pronunciar sobre o caso.

Por Géssica Valentini

Do G1 SC, 02/10/2013

Um estudante universitário de Santa Catarina se recusou a fazer um trabalho sobre o cientista político e economista alemão Karl Marx e resolveu escrever uma carta ao professor do curso de Relações Internacionais e divulgar o conteúdo na internet.

A carta, segundo João Victor Gasparino da Silva, de 22 anos, foi uma forma de protestar. “Queria uma universidade com o mesmo espaço para todas as ideias e ideologias, sem proselitismo, sem doutrinação”, explicou. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na qual o jovem estuda, disse que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Segundo João Victor, que estuda Relações Internacionais, o pedido do professor foi para que os estudantes respondessem três questões sobre a teoria de Marx.

Ele contou que chegou a pensar em responder de forma neutra, mas mudou de ideia. “Algo me segurava, nem cheguei a considerar dar a minha opinião no trabalho. Até que veio a ideia da carta”, disse.

Conforme o estudante, o protesto não foi contra o professor, mas foi uma forma de demonstrar descontentamento em relação à academia. “Faz tempo que estou indignado com o que vem acontecendo em nosso país. Os meios acadêmicos e culturais cada vez mais fechados, os intelectuais de direita cada vez mais lançados ao ostracismo. Resolvi ser a voz de brasileiros que não encontravam espaço para se manifestar, seja por falta de meios, seja pelo próprio medo”, disse.

Ao escrever a carta, o estudante disse que já sabia que iria divulgar na internet, não seria apenas destinada ao professor da disciplina. “Uma amiga blogueira do Maranhão sugeriu divulgar na internet, ela se encarregou disso.Se nosso país realmente tivesse um meio acadêmico e cultural ideologicamente equilibrado, não seria tão necessária esta carta“, argumentou.

Confira abaixo a íntegra da carta


Caro professor,

Como o senhor deve saber, eu repudio o filósofo Karl Marx e tudo o que ele representa e representou na história da humanidade, sendo um profundo exercício de resistência estomacal falar ou ouvir sobre ele por mais de meia hora. Aproveito através deste trabalho, não para seguir as questões que o senhor estipulou para a turma, mas para expor de forma livre minha crítica ao marxismo, e suas ramificações e influências mundo afora. Quero começar falando sobre a pressão psicológica que é, para uma pessoa defensora dos ideais liberais e democráticos, ter que falar sobre o teórico em questão de uma forma imparcial, sem fazer justiça com as próprias palavras.

Me é uma pressão terrível, escrever sobre Marx e sua ideologia nefasta, enquanto em nosso país o marxismo cultural, de Antonio Gramsci, encontra seu estágio mais avançado no mundo ocidental, vendo a cada dia, um governo comunista e autoritário rasgar a Constituição e destruir a democracia, sendo que foram estes os meios que chegaram ao poder, e até hoje se declararem como defensores supremos dos mesmos ideais, no Brasil. Outros reflexos disso, a criminalidade descontrolada, a epidemia das drogas cujo consumo só cresce (São aliados das FARCs), a crise de valores morais, destruição do belo como alicerce da arte (funk e outras coisas), desrespeito aos mais velhos, etc. Tudo isso sintomas da revolução gramscista em curso no Brasil. A revolução leninista está para o estupro, assim como a gramscista está para a sedução, ou seja, se no passado o comunismo chegou ao poder através de uma revolução armada, hoje ele buscar chegar por dentro da sociedade, moldando os cidadãos para pensarem como socialistas, e assim tomar o poder. Fazem isso através da educação, o velho e ‘’bom’’ Paulo Freire, que chamam de ‘’educação libertadora’’ ou ‘’pedagogia do oprimido’’, aplicando ao ensino, desde o infantil, a questão da luta de classes, sendo assim os brasileiros sofrem lavagem cerebral marxista desde os primeiros anos de vida. Em nosso país, os meios culturais, acadêmicos, midiáticos e artísticos são monopolizados pela esquerda a meio século, na universidade é quase uma luta pela sobrevivência ser de direita.

Agora gostaria de falar sobre as consequências físicas da ideologia marxista no mundo, as nações que sofreram sob regimes comunistas, todos eles genocidas, que apenas trouxeram miséria e morte para os seus povos. O professor já sabe do ocorrido em países como URSS, China, Coréia do Norte, Romênia e Cuba, dentre outros, mas gostaria de falar sobre um caso específico, o Camboja, que tive o prazer de visitar em 2010. Esta pequena nação do Sudeste Asiático talvez tenha testemunhado o maior terror que os psicopatas comunistas já foram capazes de infligir sobre a humanidade, primeiro esvaziaram os centros urbanos e transferiram toda a população para as zonas rurais. As estatísticas apontam para uma porcentagem de entre 21% a 25% da população morta por fome, doenças, cansaço, maus-tratos, desidratação e assassinadas compulsoriamente em campos de concentração no interior. Crianças também não escaparam, separadas dos pais, foram treinadas para serem ‘’vigias da Revolução’’, denunciando os próprios familiares, quando estes cometiam ‘’crimes contra a Revolução’’. Quais eram os crimes? Desde roubar uma saca de arroz para não morrer de fome, ou um pouco de água potável, até o fato de ser alfabetizado, ou usar óculos, suposto sinal de uma instrução elevada. Os castigos e formas de extermínio, mais uma vez preciso de uma resistência estomacal, incluíam lançar bebês recém-nascidos para o alto, e apanhá-los no ar, utilizando a baioneta do rifle, sim, isso mesmo, a baioneta contra um recém-nascido indefeso.

Bem, com isto, acho que meu manifesto é suficiente, para expor meu repúdio ao simples citar de Marx e tudo o que ele representa. Diante de um mundo, e particularmente o Brasil, em que comunistas são ovacionados como os verdadeiros defensores dos pobres e da liberdade, me sinto obrigado a me manifestar dessa maneira, pois ele está aí ainda, assombrando este mundo sofrido.

Para concluir gostaria de citar o decálogo de Lenin:

1. Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual;
2. Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação em massa;
3. Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais;
4. Destrua a confiança do povo em seus líderes;
5. Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo
6. Colabore para o esbanjamento do dinheiro público; coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no Exterior e provoque o pânico e o desassossego na população;
7. Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País;
8. Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;
9. Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes, nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não-comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa;
10. Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa.

Obrigado, caro professor, pela compreensão.

Ass.:  João Victor Gasparino da Silva

Fonte: G1 

Em tempo, leia também:

Requião: Esquerda brasileira foi abduzida pelo pragmatismo

 

Discurso do senador Roberto Requião (PMDB/PR) feito no dia 30/03/2012 no Senado da República

Faz quase um ano que morreu, em Paris, o militante e escritor espanhol Jorge Semprún. Ele foi um dos intelectuais e dirigentes políticos mais fascinantes do século passado e início deste. Lutou na Guerra Civil Espanhola, contra os fascistas; participou da Resistência Francesa, contra o nazismo; conheceu os horrores dos campos de concentração de Hitler, ao ficar preso em Buchenwald. E, por muitos anos, correndo o risco da prisão, tortura e morte foi o principal dirigente clandestino do Partido Comunista na Espanha ditatorial do generalíssimo Franco.

Quando já estava no fim da vida, perguntam a Semprún se se arrependia de alguma coisa.

Ele mesmo formula a pergunta e responde:

“Arrependo-me e renego ter sido militante do comunismo estalinista? Não. Creio que naquele momento havia uma justificativa para tal”.

“Arrependo-me de não haver saído do Partido Comunistas em 1956, ano dos movimentos anti-estalinistas populares na Polônia e na Hungria? Não. Porque sou espanhol. Se fosse francês, teria sido o momento de romper. Mas na Espanha, quaisquer que fossem os crimes de Stalin, lutar com o Partido Comunista contra Franco valia a pena”.

Por fim, querem saber se a palavra-de-ordem “o bem é roubar o pão e reparti-lo bem”, usada pelos prisioneiros de Buchenwald, continuava válida. Ele responde. “Não. Essa fórmula não a repetiria hoje. No entanto, o bem, desde sempre, é repartir. E é possível repartir melhor. O absurdo da situação é que se pode repartir melhor”. E não se faz.

Essas reflexões finais de Jorge Semprún deveriam dar o que pensar a todos os que se dizem de esquerda em nosso país, especialmente ao partido que, com frequência, reivindica, se não o monopólio, pelos menos a co-autoria da posição.

Fonte: VIOMUNDO 

87 Comentários

  1. Taí um belo exemplo do absurdo que está acontecendo em muitos locais do Brasil.

    O rapaz não faz ideia do que seja marxismo e muito menos o que é esquerda e direita política, mas no momento em que pode falar sobre isso (através da análise de Marx pedida pelo professor), ele dá piti e diz que isso é “doutrinação ideológica”, numa atitude típica de analfabeto funcional que campeia no sistema educacional brasileiro. É caso clássico de indignação burra. Claramente ele não faz ideia do que seja doutrinação e muito menos ideologia. Mas como isso virou mantra entre alguns segmentos de nossa sociedade, usemos o termo pois é bonitinho e parece dar a impressão de intelectualidade e inteligência.

    Aliás, se ele faz o curso de Relações Internacionais, o mínimo que vai estudar são as relações econômicas e sociais que caracterizam as ações entre pessoas, povos, países, instituições. Obrigatoriamente vai passar tanto por Marx quanto por Adam Smith, entre outros muito mais radicais do que estes.

    Lamentável e vergonhoso. Se eu fosse o professor era zero, não pela indignação vazia, mas por simplesmente não dominar o conteúdo. Aliás, é provável que ele considere conteúdo do curso “doutrinação ideológica” também. Incapaz.

    E depois vem a grande desculpa: “…os intelectuais de direita estão sendo jogados no ostracismo”. Realmente, quem não tem nada a dizer, ou fala e defende pontos de vista que estão muito afastados da realidade imediata das pessoas, tem a tendência de ser ignorado. O que ocorre aqui é o direito de espernear.

    E aos apressados:

    – Ideologia: termo criado na antiguidade clássica (Grécia), através principalmente da filosofia de Platão. Utilizada posteriormente em várias formulações teóricas, sejam liberais, sejam comunistas/socialistas, entre outras. Conceito baseado no fato de que os homens sempre IDEALIZAM (imaginam) qualquer ação/conceito antes de executá-la .(materializar). Exemplo: quando se diz “cavalo” cada um de nós imagina o que é um cavalo; apesar de que estas percepções (sobre o que É “cavalo”) sejam diferentes de uma pessoa para outra, o conceito “cavalo” é compreendido.
    – Doutrina: processo pelo qual uma IDEIA OU CONCEITO é determinado/estabelecido a revelia da vontade de um grupo social, e que determina(rá) seu comportamento, apesar de ser implantado sem o seu consentimento, concordância ou participação, e que exige aceitação completa e irrestrita de seus princípios. Exemplo: todas as leis religiosas são doutrinas.

    • é por isso que quem estudar esquerda direita centro ,e o que tiver de estudar vai ser muito mais competente que um troxa que quer apenas estudar o que ele se sai melhor
      quem não gosta de álgebra ,vai pedir para fazer apenas equações
      quem não gosta de substantivos vai pedir para estudar apenas sinônimos
      ai fica fácil para qualquer acéfalo conseguir diploma é só falar que não acha certo que é testemunha de jeova e não pode trabalhar doar sangue e etc e tal rsrsrsrs
      entrou na faculdade sem saber as matérias do curso ,vai ser mula assim só la aonde judas perdeu as meias!!!!!!!!!

    • Roberto, NEM VC SABE muita coisa sobre marxismo… se soubesse não estaria fazendo panfletagem barata em nome de algo que conhece superficialmente… isso sim, é indignação burra… esse CACHORRO LOCO acima, então, é de dar dó… apedeutismo em ação, se isso é possível…

      • zoinho azul veio defender outro playboizinho mimado que quer pular o conteúdo das matérias da faculdade rsrsrs
        mais o que se esperar desse apátrida entreguista rsrsrs
        se ele não gosta de estudar essa matéria vai fazer outro curso tranca a matricula e para de encher o saco dos outros
        zoinho azul sempre defendendo o indefensável ,não cansa de perder todas que disputou?
        deve ser por isso que essa turma que se acha elite mas sempre foram apenas os índios querendo serem ingleses odeiam que o povo tenha educação de qualidade
        e querem agora diminuir matérias depois essa mesma corja de apeudatas da direitalha nojenta e caquética ,vao querer queimar livros também rsrsrs
        para de ser ridículo o zoinho azul vocês estão descontroladas e o jovem brasileiro percebe isso .
        e pior que o muleque disse que esta defendendo o mundo com essa atitude ,mentira esta defendendo ele mesmo e seu própria incapacidade de saber transpor as dificuldades dos currículos do curso que esta fazendo
        resumo o muleque BOMBOU E JUNTO LEVOU TODOS PUXA SACO DE GRINGO VIRA LATAS COM ELE. e você zoinho foi junto.

    • por LUCENA.
      .
      .
      .
      Não seria melhor dizer que: “não sei,não quero saber e tenho raiva de quem sabe”…. ?…a máxima da ignorância.
      .
      O jovem mancebo procurou de uma forma bem peculiar,que aliás é muito utilizado pelos americanófilos,a ignorância como meio de protesto,afinal a ele convêm ser ignorante e ao mesmo tempo procurara tecer valores sobre algo que não domina direito,muitos assim como ele não procura sabem de nada sobre o socialismo,comunismo e as lutas de classe más sempre com argumentos tosco mas,mesmo assim, buscam colocar as suas estapafúrdias explicações como essa ai.
      .
      (…)um governo comunista e autoritário rasgar a Constituição e destruir a democracia, sendo que foram estes os meios que chegaram ao poder, e até hoje se declararem como defensores supremos dos mesmos ideais, no Brasil. Outros reflexos disso, a criminalidade descontrolada, a epidemia das drogas cujo consumo só cresce (São aliados das FARCs), a crise de valores morais, destruição do belo como alicerce da arte (funk e outras coisas), desrespeito aos mais velhos, etc. (…)
      .
      Até onde se sabe, a única vez no Brasil em que precisou de golpe (jogo sujo) para colocar um governo foi em 64,utilizando falsas bandeiras,como o Gérsio Mutti adora,utilizando até a inflação por exemplo,foi justamente a ala mais conservadora e corrupta da época,onde governou este país com intolerância da ditadura e na hiperinflação galopante.
      .
      A desfaçatez dessa gente é gritante em falar da sua hipocrisia,o pobre rapaz nem se que sabe a história e conturbada política brasileira e tem a coragem de entrar na histórica e sempre conturbada política colombiana,será que ele sabe que os grupos para militares (extrema direita colombiana também é narcotraficante,de onde vei Uribe,o açougueiro colombiano ?…claro que não,por ai se tira…Hahahha.
      .
      Na meca dos americanófilos,lá as grandes renomadas universidades estudam Max e com certeza esse docente não escaparia de uma nota negativa.
      .
      .
      ************************************************
      .
      O pior analfabeto é o analfabeto midiático.
      .
      (*) por Celso Vicenzi
      (**)fonte:Outraspalavras – [ outraspalavras.net/posts/o-analfabeto-midiatico/ ]
      .
      .
      .
      Ele ouve e assimila sem questionar, fala e repete o que ouviu, não participa dos acontecimentos políticos, aliás, abomina a política, mas usa as redes sociais com ganas e ânsias de quem veio para justiçar o mundo.
      .
      Prega ideias preconceituosas e discriminatórias, e interpreta os fatos com a ingenuidade de quem não sabe quem o manipula. Nas passeatas e na internet, pede liberdade de expressão, mas censura e ataca quem defende bandeiras políticas.
      .
      Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. E que elas – na era da informação instantânea de massa – são muito influenciadas pela manipulação midiática dos fatos.
      .
      Não vê a pressão de jornalistas e colunistas na mídia impressa, em emissoras de rádio e tevê – que também estão presentes na internet – a anunciar catástrofes diárias na contramão do que apontam as estatísticas mais confiáveis. Avanços significativos são desprezados e pequenos deslizes são tratados como se fossem enormes escândalos.
      .
      O objetivo é desestabilizar e impedir que políticas públicas de sucesso possam ameaçar os lucros da iniciativa privada. O mesmo tratamento não se aplica a determinados partidos políticos e a corruptos que ajudam a manter a enorme desigualdade social no país.
      .
      Questões iguais ou semelhantes são tratadas de forma distinta pela mídia. Aula prática: prestar atenção como a mídia conduz o noticiário sobre o escabroso caso que veio à tona com as informações da alemã Siemens. Não houve nenhuma indignação dos principais colunistas, nenhum editorial contundente. A principal emissora de TV do país calou-se por duas semanas após matéria de capa da revista IstoÉ denunciando o esquema de superfaturar trens e metrôs em 30%.
      .
      O analfabeto midiático é tão burro que se orgulha e estufa o peito para dizer que viu/ouviu a informação no Jornal Nacional e leu na Veja, por exemplo. Ele não entende como é produzida cada notícia: como se escolhem as pautas e as fontes, sabendo antecipadamente como cada uma delas vai se pronunciar.
      .
      Não desconfia que, em muitas tevês, revistas e jornais, a notícia já sai quase pronta da redação, bastando ouvir as pessoas que vão confirmar o que o jornalista, o editor e, principalmente, o “dono da voz” (obrigado, Chico Buarque!) quer como a verdade dos fatos.
      .
      Para isso as notícias se apoiam, às vezes, em fotos e imagens. Dizem que “uma foto vale mais que mil palavras”. Não é tão simples (Millôr, ironicamente, contra-argumentou: “então diga isto com uma imagem”). Fotos e imagens também são construções, a partir de um determinado olhar. Também as imagens podem ser manipuladas e editadas “ao gosto do freguês”. Há uma infinidade de exemplos.
      .
      Usaram-se imagens para provar que o Iraque possuía depósitos de armas químicas que nunca foram encontrados. A irresponsabilidade e a falta de independência da mídia norte-americana ajudaram a convencer a opinião pública, e mais uma guerra com milhares de inocentes mortos foi deflagrada.
      .
      O analfabeto midiático não percebe que o enfoque pode ser uma escolha construída para chegar a conclusões que seriam diferentes se outras fontes fossem contatadas ou os jornalistas narrassem os fatos de outro ponto de vista.
      .
      O analfabeto midiático imagina que tudo pode ser compreendido sem o mínimo de esforço intelectual. Não se apoia na filosofia, na sociologia, na história, na antropologia, nas ciências política e econômica – para não estender demais os campos do conhecimento – para compreender minimamente a complexidade dos fatos.
      .
      Sua mente não absorve tanta informação e ele prefere acreditar em “especialistas” e veículos de comunicação comprometidos com interesses de poderosos grupos políticos e econômicos.
      .
      Lê pouquíssimo, geralmente “best-sellers” e livros de autoajuda. Tem certeza de que o que lê, ouve e vê é o suficiente, e corresponde à realidade. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o espoliador das empresas nacionais e multinacionais.”
      .
      O analfabeto midiático gosta de criticar os políticos corruptos e não entende que eles são uma extensão do capital, tão necessários para aumentar fortunas e concentrar a renda. Por isso recebem todo o apoio financeiro para serem eleitos.
      .
      E, depois, contribuem para drenar o dinheiro do Estado para uma parcela da iniciativa privada e para os bolsos de uma elite que se especializou em roubar o dinheiro público. Assim, por vias tortas, só sabe enxergar o político corrupto sem nunca identificar o empresário corruptor, o detentor do grande capital, que aprisiona os governos, com a enorme contribuição da mídia, para adotar políticas que privilegiam os mais ricos e mantenham à margem as populações mais pobres. Em resumo: destroem a democracia.
      .
      Para o analfabeto midiático, Brecht teria, ainda, uma última observação a fazer: Nada é impossível de mudar. Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
      .
      ************************
      .
      Eu já vi todo tipo de atos como protesto, a de fome,a de sexo, más de ignorância é a primeira vez….Hahahahha
      .
      O único perigo para este pobre rapaz, é gostar de continuar fazendo o seu inussitado protesto para sempre e terminar como alguns mamíferos que eu conheço aqui no Plano Brasil…hahahhaah…ficaram eternamente na resistência,que fim cruel…Hahahhaha

      • ERRATA.
        .Foi erro histórico em afirmar que :
        .
        “(…) Até onde se sabe, a única vez no Brasil em que precisou de golpe (jogo sujo) para colocar um governo, foi em 64;utilizando falsas bandeiras,como o Gérsio Mutti adora,utilizando até a inflação por exemplo,foi justamente a ala mais conservadora e corrupta da época,onde governou este país com intolerância da ditadura e na hiperinflação galopante.(…)”
        .
        .
        Devemos nos lembrar da imposição da república por parte dos militares e da elite conservadora escravocrata;que baniram na cena publica brasileira a monarquia.
        .
        Naquele tempo,havia alguma peculiaridades similar com a ditadura de 64,enquanto essa tinha no Araguaia,uma guerra, já na época dos primórdios da república, tiveram os canudos porém,a carnificina eram a mesma,o exército de um lado e a resistência de outro lado,na época antiga queria a volata da monarquia e o outra mais recente a implantação do comunismo.

  2. Não podemos continuar seguindo este caminho. Estamos a caminho da guerra de classes, da ditadura socialista que atrasa e isola a Russia, Coreia do Sul e Cuba, por exemplo.
    Ruim é que nossa direita tão currupta quanto, não oferece nenhuma opção legítima, mas outros Collors e FHCs.
    E o pior de tudo isso, é que ao contrário das ditaduras de direita, essas, socialistas, nunca acabaram. E ao contrário das ditaduras de direita, as ditaduras socialistas não criam “Comissões da verdade”. Ao contrário, todos os opositores fugiram do país ou “sumiram”.
    Não devemos ter medo de expressar nossa vontade, de repente ficamos com medo de dizer que somos contra esse socialismo que está se agigantando no Brasil.

  3. Marx está para a filosofia, para a economia e para a política como a bola de futebol americano está para o vôlei, o basquete e o futebol…

    Um jovem de coragem. É isso que os estudantes tem que fazer: recusar-se a trabalhar as teses esquerdopatas. BOICOTE ao ensino esquerdista nas escolas e universidades!

    E o principal papel cabe aos pais: FISCALIZE o que seu filho, principalmente adolescente, está estudando! Chegue junto dos professores dele! COBRE dos professores e da escola uma educação desideologizada! Na pior das hipóteses, MUDE-O DE ESCOLA! É melhor um filho que não aprenda NADA do que um que aprende LIXO IDEOLÓGICO GRAMSCISTA!

    É só mudando a JUVENTUDE que mudaremos esse país. É só doutrinando a juventude a pensar com a própria cabeça, e não com teses estapafúrdias do séc. XIX, que sairemos da desgraceira em que os 30 anos de empulhação socialista nos jogaram.

      • Depois que o che virou artigo de consumo em camisetas, bonés e chaveiros, os ESQUERDALHAS perderam a fé no capitalismo de vez, pois o mesmo faz riqueza até sobre imagens de carniceiros… rsrsrsrsrs…

    • Eu discordo um pouco de vc Vader,Mark é leitura obrigatória para qualquer pessoa que queira se formar em Economia,História e Filosofia,esse jovem será um péssimo academico,por pensar dessa forma,independente da forma como a pessoa pensa,estudar e aprender com o outro ou com o seu inimigo é algo fundamental,imagine se os grandes filosofos,estrategistas,renegassem seus opoentes ou pessoas que divergisse,Eu me lembro que no auge da guerra fria os Americanos davam bolsas e empregos para os especialistas que se formasse em Russo e filosofia na área do Socilismo Útopico( Claude de Saint-Simon, Charles Fourier,cito esses dois pois os mais conhecidos),poucos sabem mas a primeira vez que a palavra socialismo foi pronunciada foi na França,passando para o Socialismo Real(Mark),esse radicalismo desse jovem me enjoa,mostra imaturidade,e pior a criatura estuda Relações Internacionais,meu Deus.

      Para Intelectuais do calibre desse jovem os meios academicos estão fechados mesmo.

      • Não existe ideologia de mocinhos e bandidos,veja qual foi a ideologia de extrama direita que causou mais mortes e barbareis na humanindade,Nazismo,o socialismo sovietico causou mlhes de mortes,tb,aonde há poder,dinheiro,cobiça há desvios de carater e conduta,o poder corrompe amigo,seja qual lado for.
        Entã vamos parar de querer jogar esse jogo de mocinhos e bandidos,Mark o homem mal.
        Esse sujeito é um pessímo exemplo,e um modelo de academico a não ser seguido.

      • Barca, me diga uma coisa, o que se aproveita de Marx em uma realidade humana que não seja utópica ???… NADA, NEVER, NECAS… serve apenas para teorizar, mal e porcamente, conjecturas de ordem econômica e social sob uma óptica desconstrutivista e decadente da sociedade humana buscando erigir uma nova ordem que, mesmo Marx não sabia onde daria… o comunismo/socialismo marxista não deu certo e nunca dará porque não apresenta os meios para se atingir o fim determinado pela sua ideologia… manda que se construa uma sociedade proletária mas não fornece os ditames necessários para tal uma vez que despreza a natureza humana e coloca em seu lugar, para pensar pelo ser humano, uma entidade que não tem existência própria, o proletariado, como se o mesmo fosse capaz de se manter unido e unívoco em suas determinações e realizações… é de fato desconhecer o homem… estaria mais para uma paródia do conhecido “reino dos céus”, mas aqui na terra onde habita o homo terribilis… o rapaz, tema do post, teve personalidade própria em escolher e isso não lhe será tirado…

      • Putz… e depois de escrever este monte de nada ainda quer me provocar, falando que eu não conheço o Marxismo. Aliás, de onde você tirou isso? Do Éter (conceito filosófico, conhece?)?
        Olha a pérola:”…o comunismo/socialismo marxista não deu certo e nunca dará porque não apresenta os meios para se atingir o fim determinado pela sua ideologia…”.
        Ninguém, nem mesmo os que não concordam com o marxismo, jamais afirmaria uma coisa dessas.
        Seu argumento é igual a internet: virtual. 😉

      • Explique-me porque, então, minha afirmação não é correta… argumente, posicione-se, cite, demonstre, aponte, conceitualize, proponha, mas não bata e saia correndo… isso sim, é coisa de moleque…

      • pessoal me desculpem mas vcs estão errados discordo de vcs, concordo totalmente com o barca, uma pessoa que queira ter uma boa visão politica, estratégica, filosófica, sociológica ou sei la o que nao pode ficar atrelado a um so “tema”, tem que expandir o conhecimento até para a formação de suas ideias(isso é básico é obvio), se ele vai gostar ou nao das ideias de Marks é outra historia eu mesmo ja li vários livros que nao me identificava(nao corresponde do que eu acho o que é o melhor(ideias)), e ja li vários outros que me identifiquei mais, o que este universitário fez foi puramente besteira.
        sds a todos

      • Caro Barca:

        Como diz Olavo de Carvalho, quando sua mulher está sendo estuprada você não pára para perguntar ao estuprador porque ele está a fazer aquilo. Você vai e mata o cara.

        O socialismo/comunismo tem que ser banido de qualquer estudo sério, tanto quanto foi banido o estudo dos fundamentos do nazismo.

        O estudo do comunismo/socialismo deve ficar restrito à história, como objeto de curiosidade. E só.

        Saudações.

  4. Cara ridículo..

    Alias não me atrevo dizer nada sobre Karl Marx, se o professor pediu um trabalho sobre Karl ele tem de fazer e ponto final, tem graça agora, imagina os alunos se recusando a fazer um trabalho sobre o Estado Novo porque não concordam com as ideias populistas de Getúlio, francamente ¬¬

    • Concordo em termos, se um professor de história pede um trabalho sobre o nazismo, ele se refere a um fato histórico a ser analisado.

      mas ao que parece , o que levou este cidadão a se revoltar, e a nitida apologia ao marxismo cultural,e seu terror revolucionário que os formados em ciências sociais hoje fazem em sala de aula.
      E esta foi a forma de expressar seu descontentamento que ele encontrou.

      e expressar descontentamento ainda e augo permitido no gigantesco estado brasileiro correto ? ( eu acho)

  5. E eles continuam promovendo a dissolução da sociedade para, segundo a Doutrina dp Caos, aplicar sua doutrina. Vejam os ataques as religiões, a promoção de sub-culturas, a promoção das cotas (verdadeiros privilégios anticonstitucionais), a superposição da vontade de minorias sobre a grande maioria da sociedade, a transferência da responsabilidade do estado para o cidadão (veja o exemplo do trânsito, onde o governo culpa o cidadão por ter comprado seu carro), etc. Mais recentemente temos vistos integrantes.socialistas badernando a PUC e a USP, na tentativa de implantar seu regime paleolítico na estrutura administrativa dessas instituições.
    Acordem, não concordo com a política norte-americana para o mundo mas não há nada pior do que o socialismo. Vou ter que votar em um bandido da direita para não ter que cair em uma ditatura do proletariado.
    Abraços.

  6. E todos eles levantam a bandeira da democracia e da liberdade de expressão. Vá a Cuba, vá à Venezuela, vá à China. Procure isso por lá.
    Hipócritas que usam a miséria de uns e a riqueza de outros para implantar esse regime retrogrado que não desenvolveu as sociedades onde foram implantados.
    E muito me estranha esses que falam em democracia e mortos pela ditadura não falarem nada dos 23 milhões mortos na China ou dos outros tantos milhões mortos na Rússia.
    Acorda, nós queremos sair da idade da pedra.

    • Muito me estranha é que os boçais ESQUERDALHAS venham advogar para essa infâmia chamado socialismo… é de enojar…

    • Eu acho tb que vc poderia perguntar a esse padre sobre o papel da Igreja Católica na Idade Média,as queimas na fogueira,o atraso no pensamento,as guerras promovidadas por ela que seifaram milhoes de vidas,proporcionalmente a população da época,um verdadeiro genocidio,as vendas de perdão,mas vou te dar um exemplo,quando os Cristãos tomaram Jerusalém,eles promoveram um genocidio de judeus e Mulçumanos,pois o Papa disse que quem fosse lutar pela terra Santa teria tdos os pegados perdoados,seja qual fossem,conhecimento amigo deve estar a disposição de todos,e não querr excluir ou disprezar,pessoas que pensam assim se asselham as pessoas que apoiaram a grande queima de livros em Nurenberg pelo Nazistas!

      • Barca, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa…vc está fazendo como alguns que não possuem sua capacidade, que eu sei que vc tem… não siga eles… vc é bem maior que isso… não estamos tratando de idade média e nem igreja, e somente porque um padre testemunhou contra o comunismo/socialismo vc está escandalizado ???… ele, como cidadão não tem o direito de se expressar, tanto contra como a favor ???… vc tem todo o direito de contesta-lo, mas não de buscar subterfúgios para isso… não me queira mau… apenas para ajuda-lo a se posicionar melhor… e lembre-se: nazistas eram nacionais SOCIALISTAS… saudações fraternais…

      • Salve AA na resistência,

        Na boa, acho que seus comentários tem evoluido. Ao menos tem prourado o debate.

        Você está correto quando diz que o cidadão tem o direito de se expressar, isso é fato.

        Mas, vejo uma atitude vazia deturpada por parte do jovem e de certa forma até arrogante, numa atitude de se achar melhor que os demais

        Acho que ele queria seus cinco minutos de fama. Conseguiu.

        O correto seria ele como aluno, embasar seu o trabalho com referências, pesquisa, documentários, fatos, contestando os ensinamentos que julga ser “doutrinário”. Não é assim a regra do jogo para quem quer a graduação?

        De repente provar sua teoria/pensamento/sentimento/ideologia/tese/etc num TCC (por exemplo).

        Olha só…. Sou cristão, defendo o criacionismo, mas, convivo com o evolucionismo, tenho que aprender, conhecer, para defender o que penso. não posso simplesmente achar que sou o dono da razão (isso sim seria radicalismo).

        Tenho que buscar bases reais para educar meu filho, jamais poderei ensianá-lo a afrontar seus professores por defenderem ideais/ensinamentos que se chocam com o que ele pensa (ou pensará no futuro… espero).

        Concordo com os colegas acima. Este jovem é um péssimo acadêmico e um péssimo exemplo para os demais universitários brasileiros.

        Entenda, não estou defendendo Max, a esquerda ou qualquer outra coisa. estou simplesmente REPUDIANDO a atitude infantil do João Victor.

      • Negativo barca, eu estudei sobre a inquisição, primeiramente devemos ver o assunto dentro de um contexto histórico, era idade media europeia, a igreja na verdade botou um pouco de ordem na barbárie. ele instituiu na verdade o julgamento legal, com direito a defesa do acusado, antes era linchamento publico mesmo(lembre-se idade media)
        .A INQUISIÇÃO FOI UM MARCO CIVILIZACIONAL e qualquer um que tenha um conhecimento mínimo de História consegue perceber esse FATO com a clareza do meio-dia. O problema é que comunista toma a própria ignorância como régua do mundo, em vez de aprenderem com quem sabe mais (não estou falando de mim, estou falando de Césare Cantu),mas os professores marxistas, que entre outras coisas prega o ateismo como politica de estado ( o que e bem diferente de estado laico, onde se pode ter ate uma religião oficial, mas ela deve respeitar as demais crenças e não interferir diretamente no estado) preferem ficar regurgitando o vômito fecal de professores marxistas embasados em livros do MEC.

      • Eu não estou defendendo a Inquisição, só estou demonstrando que há uma distorção dos fatos, querer a inquisição de volta é maluquice, é algo que fez parte de um tempo, se você estudar o autor citado, vai entender melhor a questão. um erro grave na história é o anacronismo, que é o que mais ocorre entre as aulas de história nas escolas.Na inquisição que surgem os princípios da ampla defesa e se não me engano, do devido processo legal. A inquisição teve mais gente absolvida do que condenada.
        mas vamos comparar em numeros,
        A Inquisição matou 974 pessoas em 100 anos de história.Obvio que e uma realidade lastimavel, e uma mancha na historia da igreja (reconhecida pelo papa João paulo II, que pediu perdão em nome dos catolicos antes de sua morte.) mas vamos nos ater ao contexto histórico, era isso ou a barbarie dos linchamentos publicos comandados por beatos fanticos.

        Enquanto isso a revolução francesa (s que foi onde nasceu o termo direita e esquerda, a direita do rei, conservadores, a esquerdado rei, reformistas) matou cerca de 20 mil pessoas em um periodo de dois anos.

      • No século XVIII, as desigualdades sociais na França poderiam ser notadas nos mais diferentes meios e hábitos daquele povo. Até na hora de sofrer algum tipo de punição, os membros da nobreza desfrutavam de privilégios que não se estendiam às outras parcelas da população. Em geral, os nobres poderiam ser executados pela ação de uma espada ou de um machado. Em contrapartida, os populares morriam esquartejados, enforcados ou eram queimados vivos.

        Essa situação se transformou no ano de 1789, quando os membros do Terceiro Estado realizaram um protesto exigindo a elaboração de uma constituição para o país. Do ponto de vista político, o estabelecimento de um novo conjunto de leis seria elaborado para que os antigos privilégios nobiliárquicos fossem extintos e que as leis fossem igualmente aplicadas entre todos os cidadãos da França. Foi nesse momento que a guilhotina apareceu em terras francesas.

        Tendo sua invenção atribuída ao médico e político Joseph Ignace Guillotin, a guilhotina não apareceu como um método de execução usado para amedrontar os inimigos da revolução. Na verdade, diversos relatos históricos dizem que versões primitivas da guilhotina existiam ou foram experimentadas há muito tempo. Na verdade, a função de Joseph Guillotin foi aperfeiçoar o instrumento e propor o seu uso para a realização de uma execução rápida e indireta.

        Do ponto de vista moral, a utilização da guilhotina foi inicialmente defendida para que todos os condenados à morte tivessem uma mesma pena e que o executor da ordem não tivesse que sujar suas mãos de sangue. Com isso, podemos ver que a introdução legal da guilhotina visava justamente cumprir os anseios por igualdade que inspiravam os revolucionários franceses. No ano de 1792, com a aprovação do rei Luis XVI, a guilhotina foi oficializada como instrumento oficial no cumprimento da pena de morte.

        O que inicialmente seria mais uma conquista pela igualdade, acabou se transformando em uma terrível máquina de execuções sumárias. Com a radicalização do processo revolucionário francês, a execução pela guilhotina acabou sendo vulgarizada de modo assustador. A partir de 1793, aproximadamente cinquenta guilhotinas começaram a funcionar ao longo de seis horas diárias. Entre suas mais famosas vítimas estiveram o próprio rei Luis XVI e Georges Danton, um dos líderes populares da revolução.

        Em menos de um ano, estima-se que as guilhotinas empregadas na Revolução Francesa tenham matado cerca de vinte mil acusados. Tal banho de sangue ao mesmo tempo em que mostrava o terror imposto na fase popular da revolução, atestava a falta de um projeto coeso o suficiente para estabilizar as tensões que tomavam o país. Desse modo, a proposta de natureza humanitária do doutor Guillotin foi seriamente corrompida de seus objetivos originais.

        Apesar de todo esse estrondo, a guilhotina ainda perdurou muito tempo para que deixasse de ser empregada como instrumento de execução. Somente em 9 de outubro de 1981 que o presidente francês François Mitterand assinou o decreto que extinguia o emprego da pena de morte no país. Desse modo, a guilhotina foi definitivamente aposentada de seus rápidos e terríveis serviços.

      • A esquerda também tem seus representantes no clero e são piores inimigos da igreja do que os ateus materialistas (e ao que consta, alcançaram o poder em 2012)… eles é que deturparam o papel que a inquisição tinha na chamada idade média… o que eles não falam é que somente católicos eram julgados pela inquisição por heresia… aquela corriqueira imagem de velha sendo queimadas como bruxas é pura demagogia esquerdalha… criaram esse mito para sujar a barra da igreja católica… não vejo a esquerda reclamar das execuções islâmicas por lapidação contra mulheres que supostamente tenha traído seus maridos e basta a palavra de dois homens para manda-la para o buraco… a esquerda sempre jogou com dois pesos e duas medidas… não a toa são a sinagoga de satanás no mundo… usam de hipérboles e tergiversação o tempo todo… como seu mestre chifrudo… “rodei, rodei por todo o mundo”…

      • E ja que começamos a contar o numero de mortos caro Barca, eu tenho uns aqui :
        A China lidera o ranking, com o número de mortes estimado em 65 milhões de pessoas. Em seguida, aparecem a União Soviética, com 20 milhões; o Camboja, com 2 milhões; a Coreia do Norte, com 2 milhões; países africanos, que somam 1,7 milhão; o Afeganistão, com 1,5 milhão; países comunistas do leste europeu, com 1 milhão; Vietnã, com 1 milhão; a nossa América Latina, com 150 mil, entre outros.

    • Putz Capa,
      O Padre Paulo Ricardo é um problema pra falar sobre isso.
      Eu até uso um vídeo dele e do PC Siqueira nas minhas aulas, um como contraponto ao outro, sobre os motivos das manifestações de Junho, em que os dois chegam a mesma conclusão (errada) sobre os motivos que levaram as pessoas a realizarem as manifestações. O objetivo no caso é mostrar o estrago que pessoas pouco preparadas no assunto (no caso os dois), podem tirar conclusões completamente opostas e apresentarem suas suposições como verdadeiras e absolutas, procurando, a partir desse ponto, identificar como teorias/conceitos são apropriadas por sujeitos na sociedade.
      Se interessar, vão os dois links abaixo

      Padre Paulo Ricardo (YouTube)
      https://www.youtube.com/watch?v=U3nSNiwNt8o

      PC Siqueira (MasPoxaVida)
      http://maspoxavida.blog.br/page/3/

      • Roberto, não me diga que vc é o estereótipo esquerdalha de professor ginasial que veste camiseta vermelha com foto do che, barbudinho e cabeludo ???… rsrsrsrsrssrs…

  7. Socialista = alguém que leu Marx
    Anti-socialista = alguém que entendeu Marx.
    E quem leu Marx mesmo ? pelo menos conhece uma das mais celebres frases do “jenio” comunista.
    “A última etapa da revolução proletária é a constituição do proletariado como classe dominante… O proletariado servir-se-á da sua dominação política para arrancar progressivamente todo o capital da burguesia, para centralizar todos os meios de produção nas mãos do Estado, isto é, do proletariado organizado”

    A proposta do comunismo jamais foi o fim do capital, ou do estado, mas exatamente o contrario, como tudo pertenceria ao estado, este ja não existirá com entidade distinta, mas a própria sociedade será o estado, um estado monstruoso, inchado e cheio de parasitas acomodados em cargo publicos. Se o estado engole a sociedade, não e o estado capitalista que desaparece, mas a sociedade livre,que a sociedade dominada, esmagada, anulada não sinta mais o peso da dominação pelo capital, mas sim capital estatal, não muda o fato da desigualdade, que se combate com empreendedorismo e universalização de oportunidades e conhecimento.
    Em um estado estatal comunista, a sociedade esta apenas exausta e estupificada o bastante para servir como operarias no formigueiro socialista.

    • Capa Preta, onde é que eu assino?
      Vamos lembrar Cuba? Para expulsar os yankes que transformaram Cuba em seu prostíbulo particular, os socialistas no poder roubavam dos ricos e distribuiram aos pobres.
      Tua mansão pode acomodar mais seis famílias, toma.! E por aí vai. Quem não tinha nada ou vivia à margem da sociedade teve um aumento na qualidade de vida. E quando não havia mais nada para pilhar e distribuir? Alguém sabe responder? Claro, todos sabemos. Quando não havia mais nada para distribuir, a ditadura já estava implantada e Cuba estava estagnada na idade da pedra novamente.
      O Brasil segue o mesmo caminho, só que disfarçado para sobreviver aos novos tempos. Agora temos bolsas, cotas, que pilham nossos direitos e distribuem aos proletários.
      Isso vai continuar até a implementação total do regime, aí, quando não houver mais nada para distribuir estaremos enviando nossos médicos para mendigar empregos em paises africanos ou asiáticos.

    • Vixxxxx…

      “A proposta do comunismo jamais foi o fim do capital, ou do estado, mas exatamente o contrario, como tudo pertenceria ao estado, este ja não existirá com entidade distinta, mas a própria sociedade será o estado, um estado monstruoso, inchado e cheio de parasitas acomodados em cargo públicos.”

      Então me diga para que servem, dentro do conceito do comunismo, os “conselhos”? Acredito que saiba o que são e qual a função dos “conselhos” dentro da teoria comunista.
      Você nem viu a incoerência em “… mas a própria sociedade será o Estado…”. Ora, se a sociedade é o próprio Estado, então não há de fato Estado, coisa que estudos/leituras incompletas desta teoria produzem (principalmente das obras de Marx).
      O que você apresenta acima é uma mistura de senso comum e leitura/estudo incompleta. Um Frankenstein.
      E o Estado é realmente a sociedade, seja ela capitalista ou comunista.

      • Você não entendeu, o marxismo defende o gigantismo do estado, e o coletivismo fanático, desrespeitando a valor individual de cada cidadão dentro de um estado democratico de direito.

        Marxismo Cultural, não é ter Marx como um líder popular, mas sim fazer silenciosamente o que ele tanto pregava. Hoje em dia, os valores tradicionais são postos a baixo, a desmoralização da religião, a quebra dos valores tradicionais. Isso é “desalienar” na lógica revolucionária, isso é acabar com a superestrutura que mantém o capitalismo e a livre iniciativa. Isso é Marxismo Cultural e é o que acontece hoje em dia. A direita tem como viés defender os três pilares da civilização capitalista ocidental; O direito Romano, a Filosofia Grega e os valores Cristãos… Não é obrigar o mundo a ser cristão, o ideário de liberdade religiosa e de consciência existe. Mas se utiliza de alguns valores cristãos e esses valores são imprescindíveis para a sociedade meritocrática . E o Marxismo Cultural serve para por tudo isso abaixo através de N movimentos, e seus idiotas úteis.

      • Conselho, nesse caso tinha a mesma função que assembleia deliberativa, pois Marx acreditava que “o comunismo só pode ser realizado pela ação direta das massas trabalhadoras”… ora, a principio parece lógico e incontestável que Marx acatava a ideia de que estado e sociedade são a mesma coisa, mas um olhada mais acurada mostrará que por essa lógica a sociedade em questão não poderia ser o estado pois Marx afirmava que “o estado é o comitê da burguesia”, logo toda e qualquer expressão de estado terminaria em uma elite governando, o que de fato constatou-se na figura da NOMENKLATURA russa que governou o estado soviético por mais de 6 décadas pisoteando as massas trabalhadoras… então sua crítica, Roberto, cai por terra ao adentrarmos com mais profundidade essa questão, pois o estado não representa a sociedade como um todo mas simplesmente uma coletividade política… aprenda então a discernir entre sociedade e coletividade… saudações…

      • Agora me diga Roberto, dentro desta logica de “conselhos de classe’ em que nação historicamente o comunismo funcionou onde foi testado como sistema de politica de estado?
        E não me diga que “o comunismo marxista nuca foi posto em pratica” porque SIM, ele foi testado e retestado em inumeras experimentações sociais mundo afora, e pelo que sei, com consequências desastrosas.
        Agora me aponte o porque disto ?

  8. Esse é o problema do pessoal de extrema direita do Brasil.Tem discursos radicais e vagos,não se sujeitam a mudanças e insistem em defender ideias já comprovadamente falidas!O PT que era de extrema esquerda se tornou um partido central e isso favoreceu a seu governo.Este estudante não entende nada de Marx e do socialismo,todos os fatores negativos que ele listou também são encontrados em sociedades puramente capitalistas como os EUA e países europeus!

    • IBZ, estou na dúvida se você é alienado ou muito mal intensionado.
      Porque você não parece conhecer o que é um “discurso radical” e muito menos o que é “idéia comprovadamente falida”, mas não adianta ficar discutindo isso aqui. Eu morei nos EUA, França, Austrália e Escócia, e conheço o Japão, Canadá, México, África do Sul, Portugal, Espanha, Malásia, Nova Zelândia e Noruega. Não estou no campo da teoria, vi e convivi com sociedade desenvolvidas. A melhor maneira de você entender isso é se voluntariar para trabalhar na Rússia, China, Coréia do Norte ou Cuba, Venezuela e Bolívia. Depois a gente toma uma para discutir idéias comprovadamente falidas.

    • EU FICO COM MAU INTENCIONADO… e, com certeza, não nos sujeitamos a mudanças para pior, para servirmos a uma ideologia idiota aplicada por espertos… e sociedade capitalistas estão ricas e poderosas, enquanto quem leu e aplicou Marx em sua terra tá falido e fazendo seu povo escravo passar fome… muito obrigado, mas dispenso suas considerações… de elas ao CACHORRO LOCO do pé de poodle acima…

  9. é apenas um moleque ,que não consegue fazer a matéria e fala que não vai fazer porque ele se diz de ideologia diferente
    então quem não gosta de matemática escreve uma carta
    quem não gosta de ciências escreve outra carta , e acha que assim se ve livre da matéria
    agora fica fácil eu gosto de texto mais não gosto da matéria de verbos ai quando tem uma prova de verbos eu vou e escrevo uma carta falando que verbos não é interessante ,e quero passar de ano
    mais um perreco que quer ganhar diploma sem estudar !!!!
    e o pior que tem gente que vai achar certo ele estudar apenas o que ele quer e nao o currículo que existe na faculdade
    ele quando entrou na faculdade sabia o curso que teria varias matérias que englobam vários temas ,se ele não é capaz então CAI FORA TRANCA A MATRICULA ,
    gente fraca assim já basta os vira lata de americano puxa saco de gringo

    • Ele é que escolhe o que vai estudar,realmente é um jovem dotado de uma capacidade de retardo mental impressionante.

      • zoinho azul você escreve umas dez vezes em cada post ,mas na realidade juntando as dez não convence nem uma criança ,apenas a turma dos urubologos que não se sentem parte da nação brasileira
        fico pensado quando você vai perceber que já perdeu a guerra
        para de ser revanchista e defender o que não presta para sociedade ,talvez assim tenha mais joinhas e curtidas no seu facebook rsrsrsrs

  10. “Faz tempo que estou indignado com o que vem acontecendo em nosso país. Os meios acadêmicos e culturais cada vez mais fechados, os intelectuais de direita cada vez mais lançados ao ostracismo. Resolvi ser a voz de brasileiros que não encontravam espaço para se manifestar, seja por falta de meios, seja pelo próprio medo”

    Indignado com o que meu jovem,últimamente os chamados grandes teoricos da direita para deixar mais fácil de se entendido,são calados pela imprensa,pois ela não tem interesse de chama-los para o debate,ela chama os teoricos que falam em cuba,metem lenha no PT,é um roteiro,falem mal do PT,associem o PT a cuba,ao comunisto e ao chaves,pronto,ai vc aparece na midia,agora apresentar ideias novas eles nã estão interessados em mostrar pois não vende e dá audiencia.Aposto logo logo que esse jovem vai aparecer em algum programa da Globo.

    Antigamente vc tinha homens brilhantes dos dois lados,cito 2,Roberto Campos e Celso Furtado,eu sou um admirador do Roberto Campos assim com o Furtado.

    E hj temos os Jobor´s da vida,temos militantes de direita fanatizados aonde tudo gira em volta de Cuba,Fiedel e outros,propostas neca!

    • Barca, talvez seja porque Cuba e Fidel seja o prato do dia, todos os dias, para os socialista.
      Nos anos 80, um moleque de fraldas, que não havia sentido a ditadura no couro, ia para escola fumar maconha e pregar o socialismo. Ele ia de sandália,porque tem que parecer do povo, usava a tradicional bolsinha pendurada no ombro, que sempre parecia estar vazia ou ter somente seus cigarrinhos do capeta. Ficamos colegas porque tínhamos idéias para discutir, nem sempre concordávamos um com o outro, mas era um papo meio intelectual para nós jovens. Um dia resolvemos criar um grêmio estudantil, e ele queria liderar, A idéia era politizar os jovens da escola e mostrar os malefícios da corrupção. Mas ele logo veio com o nome do grêmio, queria que fosse Tche Guevara. E aí começou a querer implantar as idéias paleolíticas dos socialistas.
      Pronto, destruiu o sonho de tentar mostrar ao jovens motivos para lutarem. Agora, lutar por uma ideía comprovadamente falida em Cuba, Rússia, Coréia, etc? Por que não se inspirar na Noruega, na Finlândia, no Canadá, ou na Austrália? Por que querer doutrinar os jovens em um regime que só trouxe assassinatos e miséria para as sociedades que os adotaram? Você percebe quando encontra um paleolítico revanchista quando se senta ao lado de alguém que só fala de Tchê, Lenin, Marx e outros assassinos. Ou alguém que culpa o rico por sua pobreza. Talvez seja por isso que as pessoas logo ligam Brasil à Cuba, Tchê Guevara, etc.

    • Visita do então presidente Lula e a então ministra Dilma ao Vietnã em 2008, quando se encontraram com um general herói de guerra:
      -“…Lula ainda pediu para tirar uma foto ao lado do general para enviá-la a Fidel Castro.”
      -“- Tem um amigo nosso que está doente, que é o Fidel Castro, e quero levar esta foto para mandar para ele.
      Talvez seja por isso que ligamos PT à Cuba e a Fidel.
      Esta pessoa e este país são a referência deste governo. E eles querem o mesmo para nós brasileiros. Um Brasil com a cara de Cuba e todo o seu desenvolvimento social, cultural, liberdade, democracia e bem estar que o regime cubano possa nos proporcionar.

      • São todos esquerdistas, fumadores de maconha mas querem ir pro Havai ser artista de cinema… rsrsrsrsrs… assim até eu, Melkor… rsrsrsrsrsrsrs… ve se eles querem ir morar em havana… dispensam no primeiro convite… como vc disse, mostre-nos as vantagens do socialismo que talvez eu me torne um socialista… mas cadê as vantagens ???… rsrsrsrsrsrs…

    • Barca

      Eu ainda incluiria nessa lista o Cláudio Lembo (vice do Serra quando foi governador em SP), que apesar de não ser descrito como intelectual, é um bom analista de direita. Mas como você diz, a imprensa quer é que se fale de Cuba, bolivarianismo, etc. Prato cheio principalmente para aquela turma da USP São Carlos que não sai do GloboNews Painel..

  11. Bom, é incrível como esses fósseis vivos se consideram os únicos nacionalistas do Brasil. Ser pró-capitalismo virou sinônimo de entregar o Brasil para o demônio e grande satã EUA. Mas ser pró-socialismo é ser pró-Brasil. Será? Ou será pró-Cuba, pró-China, pró-Coréia do Norte?
    Por falar em Coréia, em qual das duas a população vive melhor? A capitalista ou a que vive o regime de guerra de classes sociais?
    O povo da Coréia do Sul é mais desenvolvido porque ao contrário de atribuir ao rico a sua pobresa, eles foram estudar e trabalhar. Em vez de ficarem chorando sua miséria, aprederam com o passado e olharam para o futuro.
    Os paleolíticos esquerdistas focam o tema sempre no grande satã, os EUA, mas fingem não saber que o Japão também é capitalista, a Escócia, o Canadá, a Austrália, a Espanha, a Noruega, a Suécia, a Finlândia, entre outros, também são capitalistas.
    Acho que o zoinho amarelo, e não azul, resumiu tudo em seu comentário. Me mostrem uma, uma única maldita ditadura comunista/socialista que deu certo, me mostre uma nação vivendo sob o regime socialista que deu certo, uma única nação que tenha qualidade de vida, igualdade de direitos, liberdade, competitividade, etc, e eu também levantarei a bandeira socialista.
    Esses caras vivem da desgraça dos outros, ficam reclamando e colocando a culpa de sua miséria em quem é rico. Querem nivelar o mundo por baixo. Distribuir a pobresa. Depois que não tem mais nada para distribuir só se mantem no poder através de ditadura.

    • E repito, ditadura comunista não tem fim e não tem comissão da verdade. Ou você foi assassinado ou ainda será. Basta ser contra o proletariado.

  12. Esse cara tem mais é que fazer o trabalho escolar que lhe foi pedido pelo professor,

    isso vale nota, portanto nota ZERO pra ele … cara ridículo.

    Está me parecendo aquele caso da fogueira do Maracanã … serviu pra aparecer… no

    mínimo ele já arrumou emprego de vereador.

    • Amigo stadeu no nosso tempo,se não fizessemos o trabalho que o professor nos mandou fazer,ganhavamos um beloooooooooooooo 000000000.

      • Realmente. Barca, no tempo que a esquerda ainda não tinha a hegemonia cultural plena e os conservadores ainda conseguiam algum sucesso na educação forma… hoje vcs tem o marcos bagno a desconstruir até a língua portuguesa… a esquerda conseguiu tudo isso que vc falou sozinha… meus parabéns…

  13. Amigo acho que vc está batendo ovos na batedeira e pensando em usar esses ovos para fazer uma feijoada,niguém aqui está falando em ser ou nã nacionalista,de ser vendido ou não,até porque eu sou um dos primeiros a criticar essess adjetivos,o que está em debate é a importancia de MARK no contexto acadêmico,se vc pegar os grandes livros que mudaram a Humanidade,vc vai ter a BÍBLIA e o Capital de Karl Mark,até hj teoricos de todas as correntes debatem esse livro e seu significado,não existe faculdade no mundooooooo aonde nã seja obrigatorio a leitura desse livro,da Soborne a Oxford,esse livro mostrou séculos antes algumas das maiores crises do capitalismo,se vc procurar hj entre os livros que banqueiros,empresários e homens de negocio leem,vc vai ver O Capital de Karl Mark.

    Vamos a algumas colocações de Marks

    “Os donos do capital incentivarão a classe trabalhadora a adquirir, cada vez mais, bens caros, casas e tecnologia, impulsionando-a cada vez mais ao caro endividamento, até que sua dívida se torne insuportável. (1867)”

    Vc não acha que essa colocaçã de Mark se aplica aos dias de hj.

    “A imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas.”

    “O que distingue uma época económica de outra, é menos o que se produziu do que a forma de o produzir.”

    Aplicável aos dias de hj

    As revoluções são a locomotiva da história.”

    Aplicasse as revoluç~es ao lngo da história,des da Revolução Industrial,Burguesa,Russa,Tecnológica (essa na qual vivemos).

    • Amigo Barca, retirei um trecho do texto do seu link.

      ”’Reinterpretando Marx

      Mas o sociólogo Heinz Bude, que realizou um seminário sobre o renascimento do interesse por Marx na Universidade de Kassel, advertiu que as obras de Marx precisavam ser interpretadas sob uma nova luz.

      Bude acha que Marx não pode mais ser lido como um teórico do socialismo e da igualdade. Essas ideias, segundo ele, “deixaram um longo rastro criminoso na história da humanidade”.

      Em vez disso, Marx deve ser lido como um teórico da liberdade, afirma Bude. “Como alguém que hoje pode mostrar às pessoas que elas nunca devem aceitar a ordem atual do mundo e sim continuar procurando melhores alternativas”.

      Autora: Christel Wester (md)
      Revisão: Carlos Albuquerque ”’

      • Entendo que o Capitalismo Selvagem e/ou Socialismo falharam e que são duas formas que continuam a privilegiar as elites e aumentam o fosso separatista de classes sociais.
        Entendo que a educação , profissionalização, produção e distribuição de renda diminuirão os atuais problemas sociais que assolam o mundo.

      • Entendo que vcs da esquerda sabem tudo isso e não aplicam, logo são coniventes com o descalabro social que se aprofunda cada vez mais… por falta de poder é que não é… não fazem porque não querem… qual seria o motivo dessa morosidade ???…

  14. Parasitismo e o que ocorre no socialismo , onde uma minoria burocratica suga o estado gigante, enquanto a maioria se fode de trampar para bancar a farra estatal.
    Vcs não estudam tanto história ?
    Leiam sobre a URSS, ou vejam a china conteporanea de partido unico comunista, uma minoria curte as bonanssas do milagre economico, enquanto quase um bilhão de escravos trabalham ate 16 horas por dia produzindo ching lings, por menos de 1 dolar a hora

  15. Vamos estudar então a revolução marxista/ lenilista
    Vocês sabem de onde veio a expressão ” Comunista come criancinha” ?
    Lênin, a partir de 1919, iniciara uma política de confisco de grãos dos camponeses, que gradualmente levaria uma crise de fome em massa na população. A tentativa de planificar a economia, através do controle de distribuição de alimentos, mediante apropriação forçada dos grãos dos camponeses, a fim de abastecer as cidades, gerou não somente revolta e uma feroz guerra civil no campo, como uma diminuição gradual da produção de cereais na Rússia. Os camponeses foram proibidos de vender livremente seus excedentes e os bolchevistas, exigindo cotas de produção acima das possibilidades do campo, empobreceu-os radicalmente, gerando escassez de alimentos. Os bolchevistas, através de uma incrível violência, torturando, matando e saqueando os agricultores, não somente confiscavam tudo que o camponês tinha, como não poupavam nem os grãos guardados para a o replantio de novas safras agrícolas. As regiões mais ricas da Rússia, como Tambov e outros arredores de Moscou, outrora grandes exportadores de cereais, por volta de 1920, ameaçava perecer pela fome. Os comissários da Tcheka, em memorandos direcionados a Lênin e Molotov, relatavam a incapacidade dos camponeses de oferecem seus grãos, já que não somente o campo tinha se desestabilizado, como simplesmente a produção agrícola decaído. No entanto, sabendo dessas informações, Lênin radicalizou o processo, obrigando cada vez mais os camponeses a darem suas cotas de produção onde eles não existiam mais. Antonov-Ovsenko, em uma carta sincera a um correligionário do partido, dizia que as exigências bolcheviques para a agricultura, em milhões de puds de cereais, eram tão além das expectativas da população, que ela simplesmente morreria de fome. E, de fato, foi o que ocorreu. Por volta de 1921 e 1922, 30 milhões de russos foram atingidos por uma crise de fome monstruosa, prontos a perecerem. O país caiu num caos completo. Rebeliões explodiam por todo a Rússia e arredores. Os marinheiros de Kronstadt se rebelaram e fizeram alianças com os camponeses insurretos e esfomeados. E a fúria da população era tanta, que os ” comissários do povo” perdiam o controle de várias cidades russas, já que eram massacrados pela turba enraivecida. Numa dessas cidades, os grãos de alimentos confiscados apodreciam na estação ferroviária, enquanto a população morrendo de fome, enfrentando os tiros dados pelos soldados do exército vermelho, saqueavam tudo quanto viam. Em algumas cidades como Bachkiria, Pugachev e Novouzenki era comum pessoas se alimentarem de cadáveres roubados nos cemitérios e até mesmo de cadáveres de parentes que haviam acabado de morrer. Nos arquivos da Revolução Russa de 1917 o pesquisador Orlando Figes, da Universidade de Cambridge, encontrou o seguinte relato: “…um homem condenado após ter devorado várias crianças confessou: -Em nossa aldeia ,todos comem carne humana, apenas não revelam. Há inúmeras tavernas na vila e todas, servem pratos à base de crianças. Em Pugachev havia bandos de canibais e de negociantes de carne humana, que davam, preferencia à carne de crianças por ser mais tenra…”.

  16. Não conheço a pessoa de João Victor Gasparino da Silva, mas, pelo pelo libelo por ele escrito, de péssimo estilo, sei que é um inimigo das letras, e devido ao motivo da revolta, que é um preguiçoso aluno…

    Preguiçoso e infantil… Pois, para poder criticar algo, antes, é preciso conhecer com profundidade o conteúdo que deverá vir a ser criticado. No entanto, verifica-se, que o redator da ridícula missiva nada entende do que fala, ou diz pensar…

    Karl Marx é um filósofo central do século XIX. Não é possível estudar o século XX sem passar por ele, isso não pode ser motivo de discussão, principalmente, na academia… Saber, conhecer e aprender deve ser o objetivo maior do acadêmico, e nada mais triste é perceber que dão voz à mediocridade, em detrimento do esforço e da genialidade.

    Se o aluno João Victor Gasparino da Silva crê que o estudo de “O Capital”, dentre outras obras de Karl Marx é algo dispensável na Academia, então, que promova a solução das crises cíclicas do sistema capitalista, o mundo está a espera disso…

    Por fim, gostaria de lembrar que reunião em Davos, logo após a crise de 2008, tinha na entrada do recinto de palestras e debates um gigantesco banner com a imagem de Marx… Ele ali estava como um lembrete para os financistas do mundo, ali reunidos, que o sistema capitalista não consegue afastar-se das crises, mesmo como esforço titânico de Keynes…

    😉

    • Caro Ilya, neste ponto concordo integralmente contigo.
      É importante conhecer e muito bem a obra de Marx. Pois somente lendo é possível questionar, e conforme bem disse o Capa Preta acima, quem realmente compreende Marx perceba a verdadeira roubada que é o socialismo.
      Quem me dera que todos os estudantes de história realmente entendessem o que foi a União Soviética de Lenin e Stalin. Quem me dera que conhecessem o regime cubano sem as fantasias promovidas pela internacional comunista! Quem me dera que percebessem o que o Maoismo fez com a China nas décadas de 50 e 60…
      Algum comunista pode me explicar melhor o que a população conquistou com esses regimes? Sou todo ouvidos…

    • Caro Ilya, neste ponto concordo integralmente contigo.
      É importante conhecer – e muito bem – a obra de Marx. Pois somente lendo é possível questionar, e conforme bem disse o Capa Preta acima, quem realmente compreende Marx perceba a verdadeira roubada que é o socialismo.
      Quem me dera que todos os estudantes de história realmente entendessem o que foi a União Soviética de Lenin e Stalin. Quem me dera que conhecessem o regime cubano sem as fantasias promovidas pela internacional comunista! Quem me dera que percebessem o que o Maoismo fez com a China nas décadas de 50 e 60…
      Algum comunista pode me explicar melhor o que a população conquistou com esses regimes? Sou todo ouvidos…

      • Caro Guga…
        Os comentários nas colunas costumam ter vida própria, e com frequência derivam para assuntos outros, que o post originário… Quando entro na coluna para comentar, tento me ater ao post. Faço sempre que possível.

        No entanto, vou aqui opinar sobre a URSS…
        A URSS foi uma história de sucesso, posto que de 1921, data do fim da guerra civil, a 1961, quando Gagarín foi ao espaço, houve um intervalo de apenas 40 anos, portanto, quatro décadas que ilustram a saída de uma economia agrária, desprovida de tecnologia, para uma sociedade industrial de ponta; Se isso não é uma história de sucesso, então não sei o que pode ser…

        O nosso amigo Cachorro Louco, vulgo Capa Preta, postou uma foto de uma família recorrendo ao canibalismo… Pois é… Após a Revolução de 1917 o mundo inteiro acorreu em socorro aos pobres partidários do Tzar… A jovem república socialista combateu invasores ingleses, nórdicos e até mesmo tchecos, além das forças russo brancas, e as venceu. O processo, no entanto, provocou fome… Mas, esta fome deve ser debitada ao intervencionismo imperial do Sr. Winston Churchill…

        Fato é que foram os russos, socialistas, aqueles que desbarataram a maior máquina de guerra da história humana… Quer se queira, ou não, foi uma bandeira vermelha, com a foice e o martelo, aquela que hasteada no topo do Reichstag, testemunhou a queda da capital símbolo do Terceiro Reich. Este feito, nodal para o mundo que vivemos, foi obra do esforço dos cidadãos da antiga URSS.
        É algo para ser lembrado, com respeito, e jamais esquecido.

        😉

      • Se formos aprofundar o estudo sobre o papel dos socialistas na criação da URSS e durante o tempo de sua existência, sua tese,caro Ilya, não dura um minuto e não vale um centavo… é só pedir que começamos a demolição de seus castelos de areia…

      • Ok, meu caro, vamos opinar sobre a URSS…
        Em 40 anos uma sociedade agrária enviou um cosmonauta ao espaço.
        Quais as liberdades experimentadas por essa população? Podiam questionar o ensino que seus filhos recebiam do Estado? Podiam caminhar pelas ruas de Moscou à noite? Podiam viajar para fora do país? Podiam opinar? Podiam ascender graças ao esforço pessoal e ao trabalho?
        O Stalin que combateu o nazi-fascismo e hasteou a tal bandeira no Reichstag, foi o mesmo que até 1941 foi o maior fornecedor de matéria-prima para o estado nazista. Foi o mesmo que provocou a morte de milhões nos Gulags e de fome no campo.

    • Inimigo das letras, caro Ilya é o Sr. Marcos Bagno, um bosta de um dito linguista laureado pelo seu querido partido, o pt, porque desenvolveu uma mentira em que considera a existência de uma luta de classes no uso corriqueiro da língua pátria… tudo que os ESQUERDALHAS DESCONSTRUTIVISTAS da sua laia queriam… ele, sim, vem praticando o impensável em termos de doutrinação ideológica dentro do sistema educacional nacional… é o (ir)responsável por aquela doutrina que considera a norma inculta como aceitável para os padrões educacionais nacionais… para ele, nós podemos praticar essas excrescências: nóis fumo; nóis vai; prela; desce pra baixo; sobe pra cima; bicicreta; prastico; muié; o importante é desaculturar a população, logo a mais carente, que não tem acesso a mecanismos que lhes defenda dessas engenharias sociais que perpetuam a ignorância e o desconhecimento na base pobre da população brasileira, para que os poderosos possam gozar de uma estabilidade social… não ensinar a norma culta aos desvalidos e aos simples é eternizar sua estratificação social na parte mais necessitada da sociedade… é isso que vc e seu partido tem demonstrado praticar… o jogo dos poderosos contra uma sociedade pobre, ignorante e indefesa…

  17. Os esquerdistas se arrogam na arte de cantar aos quatro ventos as supostas realizações de sua ideologia durante o século passado porque sabem que para desconstruir suas MENTIRAS é necessário paciência e tempo e um grande conhecimento sobre o tema para desenrolar o novelo de farsas e desinformações que já vão para mais de 300 anos… é sobre essa carcaça fétida que eles impõe aos noviços as suas verdades e impedem que os mesmos vejam em que armadilha se meteram… mas nós estamos acostumados a desatar até nós gordios e não será essa malta de ESQUERDALHAS despreparados que irá nos derrotar… Ego Certa bonum certamen

Comentários não permitidos.