Rússia fornecerá ao Irã S-300 modernizados

Rússia fornecerá ao Irã S-300 modernizados

A Rússia e o Irã irão retomar as negociações sobre o fornecimento de sistemas de mísseis, informa o jornal russo Nezavisimaya Gazeta.

No entanto, de acordo com uma fonte militar da edição, em vez dos S-300 PMU-1, o contrato para o fornecimento dos quais já foi assinado, mas não foi cumprido, a Rússia poderá fornecer ao Irã os sistemas de mísseis de defesa aérea mais modernos.

Trata-se dos complexos S-300VM Antei-2500. Teerã está pronto para desistir de pretensões financeiras contra a Rússia, que surgiram após o cancelamento do contrato anterior, no caso da retomada das negociações sobre o fornecimento dos complexos.

Anteriormente, as informações similares tinham aparecido na mídia, no entanto, o Kremlin os refutara quase imediatamente.

Fonte: Voz da Rússia

20 Comentários

  1. O que vocês acham deste vídeo?:

    http://www.youtube.com/watch?v=fvrjM0uDkqI&list=WL318BF8BD9E3C9E64

    WikiLeaks revela o Ninho de Cobras entre Israel e a Rússia

    Publicado em 13/03/2012

    WikiLeaks reveals the Nest of Snakes between Israel and Russia.

    Segundo a fonte do WikiLeaks, há quatro anos, aconteceu um acordo entre a Rússia e Israel. Nesse acordo de cobras, a Rússia traiu o Irã, amigo e parceiro comercial, e entregou a Israel os códigos dos mísseis Tor-M1 vendidos aos iranianos. E Israel traiu seu cliente, a Geórgia, como já é de costume, e entregou aos russos os códigos das aeronaves não tripuladas (denominadas UAV), vendidas aos georgianos. Entre 2005 a 2007, a Georgia comprou aviões israelenses, lançadores múltiplos de foguetes, e outros veículos e equipamentos militares que foram usados no conflito armado entre a Geórgia e a Ossétia do Sul.

    A relação entre Israel e a Geórgia começou a florescer após o colapso da União Soviética. Estabelecimento dos contatos entre os dois países começou com “Eduard Shevardnadze”. O desenvolvimento das relações económicas com as repúblicas do Cáucaso fazia parte da estratégia israelense. Israel estava entrando em novos mercados, bem como o interesse em novos contratos para a venda de armas, na época era muito alta.

    Desde que “Mikhail Saakashvili” chegou ao Poder na Geória, começou uma curva acentuada para a militarização. Com a deterioração das relações russo-georgianas, o estabelecimento de defesa do país tem mostrado uma série de iniciativas para a aquisição de armas e munições através dos EUA, Europa Ocidental, e Israel. “David Kezerashvili”, um judeu, foi nomeado Ministro da Defesa da Geórgia, que também contribuiu para o estabelecimento de contactos comerciais com os israelenses. Na véspera da guerra de agosto, houve conversações sobre a possível compra de tanques “Merkava MK-4”, que são iguais ao russo T-80 em termos dos parâmetros.

    Com o início das hostilidades na Ossétia do Sul, o fornecimento foi suspenso. Novos contactos no sector da defesa foram congelados. Durante este período, a Rússia manifestou sua preocupação sobre a venda de Israel das aeronaves UAVs, fuzis e sistemas de artilharia para os georgianos. E Moscou foi ouvido em Tel Aviv.

    No entanto, os georgianos tiveram alguns problemas com o pagamento dos fornecimentos militares anteriores, que levaram ao aumento das tensões entre os países. Em outubro de 2010, em Batumi (no sudoeste da Geórgia), os empresários israelenses “Zeev Frenkel” e “Ronnie Fuchs” foram presos por suspeita de suborno. O governo de Israel levou o caso como uma armação. Eles acreditavam que o objetivo era de se recusar a pagar a dívida de acordo com os contratos militares.

    Vale ressaltar que a publicação deste artigp no website WikiLeaks, coincide com a visita do ministro do Exterior georgiano “Grigol Vashadze” a Israel.

    • William, isso pode ser verdade eu ja disse RUSSIA é aliada de ISRAEL(israel faz o jogo muito bem feito, parabéns a eles).

  2. Tudo isso só forçará os yankes a descobrirem como ludibriar os s300/400/500… questão de tempo, se já não alcançaram êxito… nada é eterno em tecnologia…

    • Tecnologicamente, sempre existem brechas nas barreiras de defesa anti-mísseis, mas no momento qualquer país do mundo está muito distante de alcançar sequer igualar defesas ao sistema Russo. O melhor sistema de defesa dos EUA, o Patriot, é comparado (com derrotas) ao sistema S-300…imagina o que significa o S-400 e o temível S-500.

      • “O melhor sistema de defesa dos EUA, o Patriot, é comparado (com derrotas) ao sistema S-300”

        Isso tem uma justificativa simples, os EUA não competem com os russos na fabricação de SAMs!
        Os Estados Unidos acreditam, na superioridade aérea e não sentem a necessidade de desenvolver ADs semelhantes aos S-400 e S-500. Se você pesquisar bem verá que eles estão interessados mais em sistemas anti-míssies como THAAD do que em sistemas anti aéreos como o Patriot.

        “(com derrotas)”
        Sim os S-300 possuem várias vantagens sobre os Patriot, mas sabe você qual dos dois sistemas tem melhor resitência a ECMs ou ECCMs?
        Sabe qual tem maior chance de abater um alvo com apenas um disparo?
        Digo isso pq acho que para dizer qual sistema é melhor é necessário muito conhecimento que nós não temos.

        Também lembraria que os EUA possui o sitema AEGIS com quase 500km de alcance e altitude máxima de engajamento superior a 200km. Isso já prova que em termos de tecnologia anti-aérea os americanos não estão muito atrás dos russos e em muitas áreas estão até na frente.

    • Furtividade é o segredo. No caso dos sistemas russos, um conjunto completo, com várias baterias variadas, radares de toda a sorte, e obviamente, em mãos capacitadas podem tornar um ataque aéreo convencional impensável em custos. Porém vale lembrar que o Iraque também tinha uma defesa aérea de aterrorizar qualquer um, e ainda assim caiu. Defesas aéreas sem radares capazes, e principalmente, sem uma ala aérea capaz de repelir agressões, é simplesmente inútil. Principalmente com as aeronaves furtivas se tornando lugar comum na atualidade. Mas só para constar existem vários meios hoje, para se repelir aeronaves furtivas(é mais uma junção de meios e táticas).

  3. Se o Irã quer comprar e a russia tem para vender, então que se concretize a compra e venda…

    O Irã tem tanto direito de comprar armas de um fornecedor externo quanto a Arabia Maldita…

    Quando os EUA Comseguirem LUDIBRIAR os s300, a Rússia ja vai estar com os S 500 operacionais…..

    • Os americanos estão se preparando para enfrentar os s-300 a mais de 30 anos. Além de possuírem várias partes do sistema e contar com informações de países da ex-união soviética, existem muitos métodos de enganar e saturar as defesas desses SAMs.
      E se caso não consiguissem ludibriar o S-300, eles ainda tem aeronaves furtivas e mísseis de cruzeiro também furtivos.

      Não serão meia dúzia de baterias de S-300 que irão amedrontar os americanos.

      • Não é questão de amedrontar, é o custo/benefício que conta, se não for muito fácil ou muito necessário os EUA não atacam, a exemplo da Líbia e o próprio Irã.

      • “se não for muito fácil ou muito necessário os EUA não atacam”

        Na minha opinião se for muito nescessário os EUA atcariam sim. O que os impede de atacar são motivos políticos, geopolíticose e conômicos e não por causa de sistemas de defesa aérea russa.
        Se o Irã estiver perto e construir a bomba, eu acho, queos EUA e Israel atacariam sim, com ou sem S-300.

  4. ““Merkava MK-4″, que são iguais ao russo T-80 em termos dos parâmetros.”

    Bá, dizer que o Merkava 4 é igual ao T-80 em termos de parâmetros é muito exagero.
    São tanques totalmente diferentes, sendo o merkava é muito mais resistente e ainda possui a capacidade de levar tropas.

  5. Amigos,

    Um ponto a ser abordado é exatamente o que será fornecido… O S-300VM ( uma evolução do modelo S-300V ), salvo engano, poderia operar com uma variedade de mísseis com alcances distintos da série V anterior. Portanto, até haver acesso a essas informações, é impossível dizer o nível de ameaça real desse sistema a ser entregue aos iranianos… Evidente que se deve considerar que os iranianos estariam recebendo o melhor dentro da variante VM ( com mísseis 9M83ME ). Mas, como sempre os russos fizeram ao longo da história, há uma possibilidade de não fornecerem a cereja do bolo. O próprio S-300MV já não seria o que há de melhor da família S-300…

    Seja como for, o S-300MV é um produto de respeito. Saber mais acerca de sistemas anteriores pode realmente ser útil, mas está longe de constituir um conhecimento completo acerca do que será fornecido ao Irã, cujos mísseis são completamente diferentes daqueles do sistema grego, por exemplo… Encara-lo de frente, sem sobra de dúvidas, pode ser um erro… Contudo, como o amigo Deagol já lembrou anteriormente, existem métodos para contorna-lo; como é com qualquer sistema de defesa aérea, aliás…

      • “então quer dizer que quem tem que comemorar são os sionistas”

        Acho que os S-300 mais modernos fornecem um execelente obstáculo par Israel, não apenas pela capacidade de derrubar caças, mas sim pq cria uma grande mudança no ambiente eletrônico.

        Novas técnicas de ECM, Táticas e inteligência eletrônica terão que ser utilizadas e mesmo assim podem falhar, mas é quase certo que mesmo com 5 ou 6 baterias de S-300 Israel consiga destruir seus objetivos dentro do Irã mesmo sem a ajuda dos americanos.

        Claro que não podem dominar o território persa,mas sem dúvidad podem aniquilar as instalações de enriquecimento de urânio e as fábricas de mísssie balísticos. Só isso já seria uma vitória.

        Essas análises de plataforma contra plataforma, como F-15I contra S-300 são perda de tempo pois não sabemos sobre a interação eletrõnica dos dois sistemas.Não sabemos como o Irã irá usar seus SAMs e nem como os israelense irão utilizar seus F-15 e F-16.

        Devemso analisar as guerrras como um evento de sistemas diferentes, sendo que cada sistema contém diversos equipamentos, multiplicadores de força, pessoal bem treinado, logística, inteligência e etc. Além de objetivos bem definidos e boas estrátégia o que vence a guerra é um conjunto de de fatores e não um sistema sozinho.

Comentários não permitidos.