A Guerra não acabou! “F-X2: Lobby turbinado da Boeing em Brasília (DF)”

Donna-Hrinak

“A presidente da Boeing no Brasil, Donna Hrinak, refez a sua estratégia com o slogan: “Boeing e Brasil. Oportunidades infinitas”, reuniu-se com dois ministros de estado, além de solicitar uma audiência com a Presidente da República, Dilma Rousseff.

Será que dessa vez bater-se-á o martelo?


F-X2: Lobby turbinado da Boeing
A Boeing teme que a revelação de que o governo brasileiro foi alvo de espionagem dos Estados Unidos possa prejudicá-la na concorrência para a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira, projeto orçado em 10 bilhões de reais no qual ela participa com o modelo F-18 Super Hornet.

Para tentar reverter a desvantagem, a fabricante americana reforçou seu lobby.

A presidente da empresa no Brasil, Donna Hrinak, reuniu-se nas últimas semanas com dois ministros e solicitou uma audiência com Dilma Rousseff.

Uma réplica da aeronave será exibida a empresários no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

E uma campanha publicitária foi lançada, com outdoors espalhados por Brasília com o tema: “Boeing e Brasil. Oportunidades infinitas”.

Fonte: Veja via Defesa Aérea & Naval (DAN) 

170 Comentários

    • nessa altura do jogo, qualquer caça (novo) serve e ta muito bom.
      .
      mas oque vai acontecer é o seguinte; a fab ira comprar mais caças f-5 usados ou da jordânia ou da suiça.

    • Na verdade ter ou não ótimos caças, e em quantidade compatível com o tamanho da encrenca subcontinental brasleira, é meramente um detalhe bobo, que sabiamente vem sendo desconsiderado pela consciente FAB (força ausente brasileira) já que: Nossos governantes vem a anos incentivando o secretíssimo desenvolvimento de uma poderosa arma chamada………………………………………………………………………… Soft Power. Que meda!!!!
      huashaushaushuhasuhaush!!!!!!!!!!!!!!!

  1. Espero q ñ…vender e manter os mesmo no chão por ñ enviar às peças de reposição no tempo combinado ,ou seja, embargo branco.Os Russos nos vendem os seus caças Su-30MK2s ou os Su-35 e com transferência de T&T…sai fora do n irmão caim do norte dona, afinal, ñ são confiáveis…Sds.

    • Enquanto você fala essas asneiras meu caro petralha o teu partido, após descapitalizar a Petrobrás, vai entregar o campo de libra de bandeja para os chineses. Petralha é tudo burro mesmo….

      • Que eu saiba é uma licitação, basta quem quiser pagar mais. O que não pode é grampear o ministério para tentar obter melhores informações que os concorrentes.

      • Onde anda a contra-inteligência do governo? Você não sabe porque não existe meu caro! Se os canadenses grampearam o Ministério é porque ele estava desprotegido.

        E quanto à libra, vamos lá: O modelo de partilha instituído em 2010 pelo iluminado de garanhuns que vocês tanto idolatram torna a exploraçao não muito atrativa para as grandes empresas de petróleo. Ao mesmo tempo o governo mexicano mudou as regras. AS empresas simplesmente se mandaram para lá. Restaram no Leilão apenas estatais e metade delas é chinesa. E a presidente da Petrobrás esteve na China esse ano. Você são todos entreguistas mesmo…

      • Não é questão de contra-inteligência é questão de ética.
        Uma convenção determinou que seria um servidor único para agilizar o desenvolvimento da web no mundo.
        , Os servidores globais q estão nos EUAs não são dos americanos..estão lá por tinham q estar em algum lugar e pq os americanos se fizeram (falsamente) confiáveis para protege-los.
        Ou seja..
        os americanos convenceram a todos para adotar uma criança, e depois q ela cresceu, a estuprou.

      • Ética entre nações… rsrsrsrsrsrsrs… os petralhas desconhecem essa palavra e vc pede ética em relações comercias… é muita ingenuidade…

      • Vc ta se contradizendo., falou que o modelo “exploraçao não muito atrativa” e ao mesmo tempo fala em “entreguismo”..
        E não tem apenas chinesas na concorrencia.
        As americanas cairam fora pq a Russia aceitou intermediar o encontro dos parlamentares da CPI com Snowden…Como as americanas devem ter culpa no cartório..sairam.

      • Tireless concordo contigo que não este governo mas os anteriores tambem foram todos zero a esquerda quanto ao quesito segurança nacional.
        Quanto a Libra não se iluda meu caro pois alem das regras terem mudado e não é mais a mamata de Campos os Anglos sabem que seriam descartados e passariam a maior vergonha então vieram com esse k-o.
        Nem tudo o que Snowden dispõe sera do conhecimento publico e ele não escolheu a Russia por acaso assim como o outro reporter queima rosca não escolheu o Brasil por acaso.
        O tabuleiro esta na Russia e as pedras se movem no Brasil com Russia e China observando.
        O leilão de Libra sera um sussesso e muitos são os interessados que entrarão com o risco e o investimento e nós com a tecnologia e juntos dividiremos os lucros.Nada mais justo.
        Mamarem nosso petroleo 30% abaixo do valor internacional de mercado e mais todas as vantagens que tinham nem Anglos e nem ninguem mais tera.

      • Primeiro, o pré-sal, Libra existe por causa do iluminado São Lula do Brasil, que apostou como nunca na Petrobras, não na pretrobrax.

        Com os tucanos nós nem ficaríamos sabendo de sua existência.

        Petróleo é uma riqueza finita. Não é vantagem vender petróleo.

        A vantagem é vender gasolina e derivados, que custam até 40 vezes mais.

        Ou seja, temos que concluir nossas novas refinarias, pois havia 30 anos, isso mesmo, desde a saída dos militares, que não se fazia uma refinaria no Brasil. Aprendemos a importar gasolina e derivados e exportar nosso petróleo.

        Os tucanos preferem leiloar 100% do campo, privatizar 100% do petróleo que possa ser retirado de uma determinada região, recebendo um valor imediato e fixo.

        O governo prefere ser sócio da exploração, vender apenas o direito a participar da exploração. Contudo mantendo o poder de dizer quando e quanto petróleo pode ser extraído e vendido, bem como, por qual preço.

        Se o preço internacional for bom e nós estivermos precisando vender, ótimo, fazemos a extração e a venda, partilhando o custo da extração e o lucro da venda. Se o preço internacional for ruim ou não estivermos precisando do dinheiro, diminuímos ou encerramos a extração, mantendo o petróleo guardado em nosso subsolo, para quando for necessário ao país.

        A Malásia extraiu e vendeu todo o seu petróleo no passado por dez dólares o barril, hoje ela importa pagando mais de 100 dólares.

        Estamos investindo 280 bilhões, dinheiro suficiente para mandar os primeiros brasileiros para marte. É um dos maiores planos de investimento do globo.

        No entanto, as descobertas não param. Acabamos de achar outro pré-sal em Sergipe. Pense na Amazônia.

        A associação com os chineses, em um campo, fornecerá os recursos para a conclusão de mais refinarias. Mas para isso, os chineses devem pagar mais que os demais interessados.

      • Lula nem era espermatosoide no ovo direito do pai dele e Libra ja existia caro bostérico.kkkkkk
        Ja sabiamos tudo o que tinhamos inclusive as enormes jazidas de xisto existentes no Alto Rio Negro ate a fronteira com a Venezuela.
        Tu so fala merda Walfredo e merda recheada de babaquices partidarias.
        Em um site frequentado por pessoas aficionadas em geopolitica,geoestrategia,assuntos e tecnologias militares voce é um tolo em pensar que vai se criar com tua retorica sindical kkkk

      • Aonde o PSDB fez um governo com projeto de nação melhor do que o do PT ? Tem as resposta ? O PSDB somente estabilizou a moeda, mas isto porque já tinha muitos exemplos de insucesso de governos anteriores. Mas a custo de muita recessão.

      • Apresentei dados e argumentos bem fundamentados. Recebi um ataque ad hominem. Ou seja, o desqualificado não soube apresentar um único argumento contrário ao que eu disse, então, me xingou. Quem é o bostérico?

      • Quem é o bostérico? Você meu caro petralha, militantezinho partidário de meia pataca! Você não não apresentou argumento algum, apenas fez propaganda político-partidária!

      • Mais um ataque ad hominem. Vocês realmente são uns desqualificados. O que vcs fazem se não propaganda partidária contra o governo? leia o que escreve seus antas.

      • O problema é justamente este meu caro bostérico seus lampejos de sabedorias apodrecem quando voce embute teu papinho mideologico sindicalista de terceira que ja deu no saco de tanta repetição.

      • O problema bostericozaço, é que vcs não conseguem admitir que o país mudou, que vcs já eram. São passado. Um passado que o povo brasileiro quer esquecer. Tenho dó de bossais como vcs. Trabalham como jagunços e bajuladores da casa grande, comendo seus restos, sempre na esperança de um dia serem aceitos pelos ricos e poderosos.
        Patéticos!

      • Olá! pequeno tucano.

        Mais uma eleição perdida…

        Como é bom ver vocês perdendo as penas…

        Sem rumo, sem sentido e sem projetos….

        Patéticos….

      • Patético é vc, PETRALHA… e mal informado… os petralhas e tucanhalhas agora estão unidos contra a marina verdolengalenga… atualize-se Sr. Ed Morte… rsrsrsrsrs…

      • Desculpe se magoei seus sentimentos… mas tenho uma notícia chata.

        Vem por aí mais 2.000 médicos cubanos e acho que tem um palestino no meio.

        Inflação cai de novo. Catastrofistas, agora, só para 2014

        Bye, Bye! Eleição!

      • Patético é ser um militantezinho pago como você meu caro! Você não tem perspectiva e nem futuro na vida. Ganha 30 reais por mês para ficar trollando aqui e em outros espaços. Você tira gosto com cachaça e calabresa frita enquanto os teus amados líderes partidários comem caviar e tomam champanhe. Um dia, quando o tempo passar você vai ver que foi vergonhosamente usado…

  2. Contanto que não sejam os kibes voadores Kfir…

    ——————–

    Colombia perde seu terceiro Kfir após a modernização

    Uma aeronave Kfir da Força Aérea Colombiana – FAC, se acidentou na base área de Palanquero base aérea na região do Médio Madalena no departamento de Cundinamarca.

    A Base de Palanquero em Bogotá está localizada no município de Puerto Salgar em uma área perto do rio Madalena, no noroeste do departamento de Cundinamarca. A Força Aérea confirmou que o avião biplace de treinamento FAC 3003 sofreu uma falha mecânica. Os dois tripulantes escaparam ilesos da aeronave após manobra de ejeção. Um deles é o Tenente Juan Carlos Pinilla, filho do general Tito Saúl Pinilla, que foi comandante da FAC. O Pessoal de segurança de voo da FAC foi ao local para determinar a causa do acidente.

    Esta é a terceira aeronave Kfir, dos 24 que adquiriu a Força Aérea Colombiana, que se acidenta.

    O primeiro caiu em 20 de julho de 2009 em Cartagena. Foi o 3004 Fac bombardeiro de lutador, que caiu ao tentar pousar no aeroporto da capital Nuñoz Rafael Bolivar. A tripulação estava ileso.

    A segunda, a Fac 3005, caiu 30 de setembro de 2010, em área rural de Santa Helena del Opon, em Santander, tinha descido Fac 3005, durante a realização de operações de reconhecimento. Felizmente, a tripulação ejetou e escapou ilesa.

    O Kfir é um caça bombardeiro supersônico multifunção produzido em Israel, tomando por base o Mirage 5 Francês. O Kfir, no entanto, não é uma mera cópia. O projeto evoluiu e possui diversas melhorias em relação os Mirage originais. Estas incluem os novos aviônicos de fabricação israelense e de propulsão para uma versão do motor General Electric J79 ao invés do motor SNECMA Atar 09C da Mirage. Tanto Israel como os Estados Unidos utilizaram o Kfir, mas hoje somente Colômbia, Equador e Sri Lanka o utilizam.

    Em 1989, o governo colombiano comprou 12 Kfir C.2 e um Kfir TC.7 segunda mão, anteriormente operado pela Força Aérea de Israel, que foram recebidos entre abril de 1989 e 1990. Em Janeiro de 1990, todos foram modernizados Kfir C.2 para C.7 standard, proporcionando-lhes a capacidade de reabastecimento em voo capacidade. Capacidade esta somente utilizada após a aquisição em novembro de 1991 de um avião-tanque Boeing 707.

    Em fevereiro de 2008, o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, fechou com Israel um contrato de aquisição de 13 aviões Kfir C.10 e a atualização dos 11 existentes ao padrão C.10 padrão. A Colômbia ficou assim dotada de uma frota de 24 caças Kfir C.10.
    ———————————–
    Hangar do Vinna, com informações de O Caracol, El Tiempo e Radio Santa Fé
    ————————————

    • Alvez8O,

      Não creio nessa possibilidade… Até mesmo porque, mesmo a variante atual do Kfir pouco ou nada acrescenta em relação ao F-5M, e provavelmente seria mais cara de operar… Seria uma aquisição interessante na década passada, mas não agora.

      Mesmo a proposta do Kfir block 60 não creio que seja muito interessante, haja visto o desenho totalmente ultrapassado da máquina…

  3. Se sair o F18 vencedor é porque não interessa aos pseudo governantes a soberania do país e sim, apenas, a reeleição.
    Tudo carta marcada…
    Aos heróis do passado; civis pagadores de impostos e soldados (buchas de canhão); hoje otários, meus pêsames.

    • Quando o assunto é segurança nacional o buraco é mais embaixo meu caro e se os vendidos ensistirem se ferram bonitinho porque a unica coisa na vida que consegue fazer o Brasileiro se revoltar de verdade é quando tocam na nossa soberania e na segurança nacional.

  4. Bom se o Brasil quer dar um resposta a altura e ainda sair bem disso tudo,o Governo deveria meter a faca na Boeing,pedir mais por menos,e os E.U.A querendo limpar a barra bancaria a Boeing,se eu fosse a Dilma,me sentaria com a Boein e pediria:

    Vc fizeram uma proposta para a Índia no valor de 10 BI de Dólares,por 128 caças,bom eu ia comprar o F-18,MAS O CASO DE ESPIONAGEM VEIO A TONA,ENTÃO O GOVERNO AMERICANO TERÁ QUE REPARTIR O CUSTO POLITICO COMIGO,EU DOU 9 BI DE DOLARES POR 130 F-18SH SILENT,ARMADOS E COM PEÇAS DE REPOSIÇÃO E OS CÓDIGOS FONTES VCS NOS ENTREGAM DENTRO DE 8 ANOS,PARA DAR TEMPO DO F-35 SER O PRINCIPAL VETOR,E PAGO 5 A VISTA,E O RESTANTE 4 BI EM OITO ANOS A JUROS DE 0%.

    Eu duvido que os E.U.A não bancariam a Boeing,para limpar a barra!

    • Espero que os estadunidenses consigam chegar a um acordo, corrijam seu fluxo de caixa, para que o dólar e sua economia sejam preservados.

      Contudo, no improvável senário de uma nova crise, o Brasil deveria aproveitar a liquidação e comprar o máximo de ações de empresas de tecnologia, adquirindo o controle ou parcelas significativas que permitam a gestão conjunta.

      Lula perdeu excelente oportunidade de adquirir controle acionário parcial sobre a Boeing, GM e GE, para manter apenas títulos do tesouro americano. Essas empresas americanas, pelo tamanho de suas operações no Brasil, deveriam conter nossa presença em seu controle.

      O governo brasileiro poderia também, vender ações da estatal controladora em nossa bolsa, ou seja, todos os brasileiros poderiam se associar, comprando, indiretamente, ações da Boeing, GM e da GE.

      Tenho certeza que os estadunidenses iriam parar de nos ver como seres inferiores e passariam a nos respeitar um pouco mais, pensando duas vezes antes de direcionar seus esforços de espionagem para nosso país.

  5. Com toda lambança de espionagem feita pelos nossos “amigos parceiros estratégicos” definitivamente, o capitão Boeing foi abatido.

  6. Chega quase a ser engraçado…. não, realmente é uma piada, e vejam, uma piada que pode ser levada à sério….eu não duvido de mais nada. Deus nos ajude.

    • Seria um desrespeito ao povo brasileiro comprar os caças americanos depois de tanta sujeira. Vale ressaltar que compramos helicópteros americanos que estão parados por problemas de transferência de tecnologia. Nessa altura, acredito que vamos empurrar com a barriga pondo durex nos F-5, remodernizando novamente de novo os A-1 até uma novo fx-3…triste, mas é o mais possível dos cenários, quem nos dera ter aceito entrar no programa PAK-FA.

  7. os caças americanos não são ruins ,MAS o congresso americano iria embargar peças e etc e tal ,então sobrou o rafale e o gripen ,pronto escolhe um dos dois e para de chorar 8bi pagando em pedaladas por anos ,é dinheiro de pinga para o brasil
    ou melhor dilma sai de cima do muro e se alia militarmente com os brics e compra os CAÇAS RUSSOS

  8. Invente !!! tente !!! faça um 2014 diferente.
    Desespero… a gente vê por aqui.
    Politicamente é um preço que a Dilma não irá pagar por melhor que seja a proposta da Boeing.Tecnicamente esse caça não me agrada , mas minha opinião não conta muito para a FAB.Esta concorrência será cancelada e reaberta só em 2015.

    • Se eles venderem um pedaço da Boeing também, montando uma unidade de produção brasileira, eu faço o negócio. Também compro parte das empresas que prestam serviços para a NSA, kkkk.

    • 2015 ???… rsrsrsrsrsrsrsrsrs… se ela ganhar é que não sai nunca… vamos passar a usar STs no lugar dos bicudinhos logo após eles se desintegrarem… com os esquedalhas no poder não teremos aviação de caças, ainda mais nacionalizados ou com TT… DUVIDO…

  9. Ora, que boa notícia. Não tá morto quem peleia. A antiamericanalha vai ter que sibilar suas cretinices mais alguns anos, kkkkk…

    Levando-se em conta que as propostas venceram para o FX2 há alguns dias essa ofensiva publicitária só pode significar que a proposta da Boeing foi revalidada. Isso porque ninguém iniciaria ofensiva publicitária se as propostas já estivessem vencidas.

    Se é verdade que o Rafale está fora do FX2 desde abril, restam só o F/A-18E e (talvez) o Gripen no certame.

    Começo a achar que é capaz de a Boeing vencer as outras pelo cansaço, kkkk…

    Vai Wanda, não dizem que você é “macho? Pois seja “homem” e decida logo essa porcaria. E decida logo pelo melhor.

    Mas continuo achando que caça bom para o governo PeTralha fazer suas PeTralhices globo afora é o JF-17. De preferência “made in Argentina”, que é pra favorecer os “cumpanheros” de UNASUL e Merdosul…

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      ..Licitação vencida pelo cansaço,
      ..Boeing com a camiseta suada da treta toda, participa até de concurso camiseta molhada, mas leva pra casa a taça.

      ..Jf-17 importado dos hermanos,
      ..o esqueleto de Santos Dumont não se aguentou, saiu corrento de dentro do mausoléu, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, e gritou para o último dar descarga.

      ..Merdosul,
      ..confraria caganística de honoráveis membros do trópico de capricórnio: Argentina (a peidona), Paraguai (o penico, ora de férias para limpeza), Brasil (o cagão)

  10. O FX2 já era! Agora vai ser uma compra direta, do dia para a noite.

    A Dilma, no mesmo dia que fez seu discurso contra a espionagem, reuniu-se com empresários americanos para pedir investimentos no Brasil, principalmente em gestão.

    Ou seja, apesar dos malucos que temos por aqui, o partidos dos trabalhadores conduzindo a maior coligação partidária de nossa história, é muito pragmático.

    Deu a resposta necessária às espionagens inexplicáveis na relação de nações amigas, mas manteve as portas abertas para negociações futuras, por exemplo, incluir a ABIN na troca de informações entre agências governamentais, podendo fiscalizar os fiscais.

    As cartas estão na mesa, leva quem oferecer a melhor proposta. Mas os americanos estão devendo, terão que oferecer mais por menos.

    • “o partidos dos trabalhadores conduzindo a maior coligação partidária de nossa história,”

      Nada pior do que um militantezinho partidário da arraia miúda, lobotomizado que é, achando que os outros também o são…..maior coligação partidária da história que nada! É sim a maior BASE ALUGADA da história, onde estão também Paulo Maluf e Fernando Collor. Você é uma piada Walfredo…

      • Cada um vê com os olhos que tem. Vai dizer que a base que dava apoio ao PSDB e ao projeto de reeleição do FHC trabalhava por profunda cooperação e programação partidária. Me poupem.

      • Pow meu cro pelo que demonstra ate o teu olho cego trazeiro encher né e cago e ando para pt ou psdb pra mim são todos merdas de uma unica bunda e voce ainda sente-se vitima de perseguição tipico de subversivo quando cai na cadeia mas quanto esta por cima não pestaneja em explodir o que é contrario.
        Tua ideologiazinha de merda perdeu a oportunidade de fazer a diferença quando passou a ser mais corrupta e mais bandida do que aqueles que por decadas apontaram e culparam.
        O maior filho da puta de todos é aquele que não tem a humildade de reconhecer incapacidades e erros e justifica-se apontando os outros como faziam quando caiam nas mãos da repressão deixavam de serem unidos e se dedavam.
        O Brasil e o povo Brasileiro são muito mais importantes do que recalques e anseios de vingança.Hoje nossas forças armadas não tem a minima capacidade de defenderem nossa soberania e interesses porque tua Quadrilha dos Irmãos Petralhas tem recalque dos caras por terem lhes comidos os rabos e tem a idiotia de pensarem ser possivel terem ´propria milicia e propria forças armadas.
        Se vier a acontecer de o Brasil vir a ser invadido sabe o que acontecera?Tanto essa quadrilha safada como a anterior e os privados previlegiados que fazem parte desse sistema filho da puta serão todos perseguidos e executados antes de nos batermos contra externos.
        Aos Brasileiros o que é dos Brasileiros e as ratazanas chumbinho.

    • Walfredo voce perde a oportunidade de ficar quietinho e não falar merda mas sempre quando não caga na entrada voce caga na saida.
      Tudo neste pais inclusive orgãos e entidades que deveriam terem liberdade de ações pois lidam com segurança nacional estão erroneamente subordinadas ao poder politico.
      A maior parte dos comandos,das chefias ao inves de preocuparem-se com assuntos de Estado e de segurança nacional se preocupam para não magoarem o poder bandido pois precisam trabalharem e manterem-se em seus cargos.
      Se temos entidades do meio de informação de Estado que compactuam mesmo indiretamente com os Vampiros temos principalmente a Inteligencia do Exercito Brasileiro que caga e anda pra politicos bandidos e identifica anglos e OTAN como provaveis adversos.
      Não pense que em todo lugar se faz conchaves e se compactua com ilicitos como no teu sindicato bandido.
      Antes do inicio da cupula do G20 Dilma estava reunida a portas fechadas com os governos de Russia e China em um complexo governamental Russo guardado com o supa-sumo da segurança Russa e ti garanto que não tratavam do embargo de carne ou unicamente da crise Siria.
      Se um grandão deseja bater num fortão folgado o que ele faz para ter razão ? Ele manda um fracote folgar com o cara né ! Entendeu ?
      O cara la na Russia com o tonho protegido e o outro aqui no Brasil queimando a rosca tudo isso faz parte de um jogo estudado e meticuloso e pra bom entendedor o pingo é letra e os Vampiros ja sacaram isso e tudo deles conosco agora sempre na vespera de alguma coisa tera uma nova revelação a fude-los.
      Xupa essa inhãma que sai coalhada e milico Brasileiro que for capaxo mude-se do Brasil porque o Brasil mudou e pessoas desse tipo não tem mais espaço aqui seja qual for a ideologia que estiver no poder.

      • Se a inteligência do exército acredita na existência de mensalão e que os acusados são culpados, ela é tão anta quanto todos os demais desinformados que agridem seus colegas por não terem cultura suficiente para defender uma ideia sem agredir as pessoas.

        A inocência dos acusados já foi provada, todos os recibos do suposto desvio de dinheiro estão disponíveis na internete. O ato de esconder as provas que desmontariam a tese da acusação em outros inquéritos sob segredo de justiça já veio a tona (procure inquérito 2474 no google). Só a desinformação ou a má-fé sustenta ainda o mentirão.

        O PT é e sempre será o partido da ética na política.

        A política não é espaço para sonhadores. Só governa quem faz maioria, quem determina os atores no Congresso é o povo. A responsabilidade pelos maus políticos é dos maus eleitores.

        Se não gosta dos parlamentares, faça como São Lula, monte um partido, rode o Brasil, concorra quantas vezes for necessário, até convencer milhões a votar em você. Então será a sua vez de fazer os acordos necessários para governar.

        Bons ou maus, foram os acordos de Lula que nos trouxeram até aqui. Brasil sétima economia do globo.

        Ninguém é ladrão porque pensa diferente do dono do jornal ou da rede de tv.

        Esses mesmos que atacam Collor, Sarney, Renan, Maluf, foram responsáveis pela eleição deles, bem como são seus sócios em empresas de comunicação.

        O Brasil vem mudando sim, agora a oposição está dividida entre os tucanos e dois ex-ministros do lulismo.

        Não sei se o exército está realmente contra os americanos e europeus. O mais provável é que sua ação reflita a posição do governo, de equidistância e preservação dos interesses nacionais na busca de uma nova governança multilateral.

      • E a 5a coluna sai em defesa do INDEFENSÁVEL… japonês, até meu vizinho de 12 anos sabe o que foi o MENSALÃO PETRALHA e quem são os culpados… não tem mais volta… o dia que o pt for o partido da ética significa que chegamos mesmo ao fundo do poço da enganação e que sofremos de hemorróida nos zoios e zovidos… como diz o maluco, vc perde a chance de ficar caladinho e afundar ainda mais a já derrubada imagem dos petralhas… serviço ingrato esse que te deram… tentar alavancar a carcaça fétida e decadente do partidão na net… se vc fosse mais esperto teria abandonado a missão ao dar uma zapiada pelos blogs de noticias e lido alguns coments… vc tá recalcitrando contra os aguilhões, filho… junte essa sua tropa de infiltrados midiáticos e tente uma abordagem do tipo midia ninja… quem sabe dá certo… rsrsrsrsrsrsrs… em tempo: o pt só governou e governa porque encheu as burras do sistema bancário nacional e dos investidores estrangeiros com juros imorais… se não fosse isso já tinha pulado…

      • Não haverá anulação completa do julgamente ò ignorante Petralha! Os embargos infringentes apenas são cabíveis em caso de condenação não unânime! E apenas a parte que já transitou em julgado já garante sete anos e meio de cadeia para o Capo Zé Dirceu!

      • Meu caro ignorante. Um processo judicial não é estanque. Uma nulidade pode implicar na nulidade de outros procedimentos ou processos. Por exemplo, se for decidido no julgamento dos embargos, que o dinheiro não era público, que não houve mensalão, todos os demais réus serão também absolvidos. O que é correto, pois o único crime, inclusive confesso, foi o uso de caixa 2, ou seja, doação ilegal para a campanha. O que é crime, mas não é formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, peculato, concusão, e vários outros delitos, que só por pressão da mídia e dos obamas e cachoeiras, com a cooptação de ministros, pode resultar em condenação.

      • Quando bandidos legislam sobre as leis o problema é serio não é mesmo e ate a força bruta se faz instrumento de justiça.Voce desconhece isso né kkkk Ta no mundo de Alice pois pensa que estar no poder representa propriedade de algo né kkkk Aguarde so mais um pouquinho bastando transgredir a constituição para a festinha começar de ARROMBA e dessa vez ate o final sem saidera.

      • “O PT é e sempre será o partido da ética na política.”

        Ora, você vai falar o que pra um cabra que diz um troço desses?

        É só um militonto pago. Não tem isenção para opinar para nada.

        Cidadão, começa que partido e ética na mesma frase não se combinam, e não é nem aqui e agora: é em qualquer lugar do mundo em qualquer tempo.

        O PT não é mesmo muito pior que os outros: só elevou a roubalheira e a desfaçatez ao “estado-da-arte”. Maluf, Collor, Sarney, Renan, FHC, eram todos amadores perto do PT.

        Os PeTralhas são bandidos e ladrões profissionais. Essa a diferença.

      • Cara desculpe minha franquesa mas alem de ser um babaca ainda tem a coragem de vir defender bandido ladrão safado que rouba ate merenda de crianças e remedios de idosos.
        Walfredo pega o PT e guarde-o no rabo meu camarada.
        Eu não sirvo a Deus politico nenhum e estou cagando e andando pra todos eles.
        Pra mim politico bom é politico morto.,
        A bandeira do Brasil não é vermelha e nem tem unica estrela então meu caro fodasse o Lula,a Dilma,o Genoino,o Marcos Valerio,o Cachoeira e etc..
        Voce esta certo a maioria do povo Brasileiro esta errada em pedir as prisões desses canalhas.
        De Brasileiros como voce o Brasil não precisa.
        2014 chegara e 2014 não passara,e isso não se refere a resultado eleitoral.Espere para ver.
        Aquele que defende bandidos compactua e bandido é !

      • Defendo e defenderei qualquer inocente. Sempre. Eu li os autos, não estou falando do que não conheço. Dinheiro da Visanet não é público. Não houve desvio de dinheiro do banco do brasil. Não houve compra de votos de parlamentares. O único crime cometido foi utilização de caixa 2 de campanha, o que não dá nenhum dia de cadeia no Brasil.
        O resultado eleitoral será uma esmagadora vitória do partido dos trabalhadores, do PMDB e demais coligados. Seguida da maior derrota eleitoral da direita de todos os tempos, ficando na terceira posição, humilhante, com próximos 10% do eleitorado.

      • Você não leu os autos coisa nenhuma seu petralha burro! Não tente nos enganar vigarista! O discurso furado de que o dinheiro da visanet não é público é tão patético que até um acadêmico de direito desmonta a tese furada. Caso você não saiba petralha a VISANET , embora de fato privada, recebe recursos do banco do Brasil, uma sociedade de economia mista com participação majoritária da união, e a Lei 8429 estende os atos de improbidade administrativa aqueles praticados em empresas privadas onde o estado detenha alguma participação por menor que seja…

        O amigo Vader está correto! o teu partido é de bandidos profissionais. E você é só um bostérico usado para fazer propaganda…

    • Eu tb penso de certa forma parecido com vc amigo walfredo,continue assim,vc tem uma boa visão das coisas e quanto ao Maluquinho não esquenta com ele,afinal ele faz jus ao Nick Name dele.

      • O lado petrasex dos defensores do mensalão é o mais despudorado… eles não escondem que de fato são a 5a coluna dos irmãos PETRALHAS na net… o Walfredo então, é dado ao masoquismo explícito… rsrsrsrsrs… ele deve usar uma cinta-liga vermelha e quer por que quer que lhe demos umas chicotadinhas… rsrsrsrs…

      • Isso mesmo, bora repetir umas mentiras 1 milhão de vezes até ela virar verdade, assim as gerações seguintes se perguntarão, será que era verdade? Ou mentira? Mas nos que vivemos os fatos sabemos o que é, não somos tapados.

    • kkkkkkkkk,apae ,vc se supera a cada perola digitada ,se vc dissece que a petralhada lidera a maior quadrilha organizada incluindo o PCC eu seria obrigado a concordar com vc ,mas valeu pela piada, Bozo esta feliz em ver seu aluno se destacando !

  11. Eita Dilmão…

    Já que gosta de brincar de comunistinha tinha que cancelar essa meleca e comprar o SU-35.

    Já li que o o custo para manter o su-35 é consideravelmente maior do que o custo dos “finalistas” do FX2. Sabem se isso procede pessoal?

    E sabem qual é o negócio feito pela Venezuela no su-30 MKV? Qual é o total de aeronaves e quantas já entregues?

    • Em geral, em aeronáutica, peso significa custos.

      Outra coisa que em regra significa custos é a ESCALA de produção.

      Partindo desses pressupostos imagine quanto os dois Saturn 117S/AL-41F1A do Su-35 gastam de combustível de aviação para manter as 25 toneladas no ar em vôo supersônico com pós-combustores.

      Sem contar que tal caça não passou nem da fase de pré-produção, possuindo menos de 30 unidades construídas. Não tem escala, portanto.

      E sem contar ainda que russo não transfere tecnologia e que mesmo a China tem que mandar seus motores para a Rússia para manutenção.

      Imagine quanto não sai a hora voada desse bicho.

      Não. Não é para a FAB.

      • Não transfere tecnologia?
        E para a Índia, não vale?
        Desculpe Vader, eu não devia falar a verdade, sei que você não gosta.

      • Transfere tanta tecnologia que eles, mesmo tendo a maior frota de Su-30 do mundo, estão patinando com o Tejas ha mais de 20 anos, e decidiram importar dos yankees malvados o F404-GE, para instalar no Tejas. Que coisa não? Vai entender esses indianos…..

      • Carl,

        O que os indianos estão fazendo, no caso do PAK FA, é investir em um projeto conjunto com os russos… Não se trata, portanto, de uma transferência tecnológica em si, e sim de um desenvolvimento conjunto com custos compartilhados, de modo que muitas tecnologias terminam naturalmente desenvolvidas e/ou absorvidas no processo…

        No mais, não é mesmo costume dos russos uma transferência irrestrita… Historicamente, desde a era soviética, os russos no máximo permitem a produção sob licença de alguns produtos ( como é com a maioria, aliás ), o que permite ( ou pode permitir… ) a absorção de algumas tecnologias de menor importância; normalmente restringindo-se a produtos que nunca foram os “diamantes” de sua industria bélica… Os chineses que o digam, estando até agora as voltas com seus motores aeronáuticos de grande desempenho…

      • _RR_
        Nada mais justo de quem queima a mufa,gasta o que não pode e cria né !
        Ao Brasil eles oferecem o mesmo e muito mais basta escolhermos a forma de lhes pagarmos.
        Ao Brasil eles aceitaram transferir-nos o que quisermos se pagarmos o preço das coisas.Se estivessemos na filosofia passada dos militares te garanto que pagariamos e obteriamos tudo o que quisessemos,mas a filosofia atual não é subornar para obter e sim ser subornado para abrir as pernas e fazer o jogo.
        Então a realidade é esta os safados tanto do meio politico como do meio militar (comando) querem mamarem em quem lhes der mais grana mas temem a reação das ruas pois TODO MUNDO e nesse contesto não inclui-se apenas o povo mas a grande maioria de nossos guerreiros estamos todos de saco cheio de tantas patifarias e safadezas e pouco nos importa as cores das bundas dos bonecos e somente o que o Brasil ira absorver para ter auto-suficiencia tecno-cientifica.
        Nada é inegociavel,tudo tem seu preço e a melhor moeda de barganha temos,nossas riquesas,potenciais e nosso mercado interno e externo que dentro de 10 anos sera o mais prospero do planeta.
        Voce acredita nas manipulações dos vampiros e nisso inclui-se tudo desde FMI,BM e agencias de classificação pois cansam de afirmarem que teremos o menor crescimento entre os BRICS e somos o pais que mais cresce depois da China com toda a crise mundial e manipulações especulativas.
        O Brasil nasceu pra ser potencia e nenhum capeta impedira isso.

      • “O Brasil nasceu pra ser potencia e nenhum capeta impedira isso.”

        Não quero ser potência não 1Maluquinho, só quero (e quero para os meus nacionais também) ter o padrão de vida de um japonês ou de um finlandês da vida….
        🙂

      • Viva o Sultão de Brunei la a porra toda é dele e ele dá tudo de graça e o povo o ama e ninguem conspira contra ele.
        Então povo é povo em todo lugar né,basta encher o rabo do cara de pão e vinho ai incha e entala e ele sente-se alimentado,satisfeito e ao mesmo tempo embriagado.
        O problema do Brasileiro é que ele nasceu escravo e foi doutrinado a um furar o olho do outro e se caguetarem para sobreviverem.
        Nada em nenhum lugar onde um pensamento de unidade existe prospera e se perpetua porque sempre havera um filho da puta achando que tem e deve morder mais que os outros.
        Então a solução alegre ejaculante para 200 milhões de bostericos sem cultura,sem educação inclusive moral é o bolsismo né !
        Basta dar-lhes a sensação de um supusitorio geladinho que todos rebolam gostosinho.Mas a essencia que é aquela que ainda não se ve mas que sabemos que existira deixa a bagaça para os otarios que sobrarem.
        Me refiro a algo muito mais importante do que padrão de vida porque isso é momento e momento passa mas sim aos Brasileiros que ainda virão e que não teem culpa de nossas incopetencias e de nossos egoismos individualistas.
        Ensinaram aos idiotas que eles tem todos os direitos para assim empurrarem em seus rabos sem que reclamassem e ainda rebolassem mas jamais disseram aos idiotas que para eles terem direitos eles teriam tambem regras e metas.Fizeram os idiotas acreditarem que tudo de bom e essencial da vida provem do Estado.É a mesma manipulação usada nos estelionatos coletivos induzidos nos templos deste pais onde sua moedinha transforma-se na visão do ilusicionista em semente e voce otario acha que a sua moedinha-sementinha vai lhe dar boa colheita e lhe garantir sua velhice alem de comprar-te com todos os direitos do paraiso um lugarzinho garantido no céu kkkkkkk

      • Eu ja citei isso aqui vou citar mais uma vez.
        Quando os protestos na Turquia atingiam maiores dimensões eu inusitadamente me vi conversando com um Turco no Facebook primeiramente indagando-o em seu idioma e posteriormente em ingles.O cara ficou desconfiado de mim e passou a escrever-me em portugues e quando lhe respondi e ele teve a certeza que eu sou Brasileiro a conversa fluiu.
        Então coloquei a ele que deveriam aproveitarem o momento e aproximarem a Turquia dos BRICS.Ele ficou um tempo reflexivo e me res´pondeu que debateria isso com seus companheiros e foi então que me revelou ser um componente da liderança do movimento deles.
        Eu ja cansei de dizer aos Brasileiros que anseiam por dignidade,melhores serviços e etica publica que a grande maioria não passa de bolsistas que anseiam alguma vantagem para retornarem batucando e comemorando com cerveja e bunda.
        Deus foi perfeito e generoso com o Brasil mas nele alocou um povinho de merda onde o escravagismo perdura e a mente serviçal capaxa é realidade.
        Quando pensamos em melhorias pensamos em grupo,classe,corporatismo,minoria.Somos incapazes de pensarmos em unidade pois fomos formados de forma distinguidora com uma minoria elitisada civil,uma minoria aristocratizada militar e tudo o mais é apenas mão de obra escrava.
        Meu DNA formou-se de um filho bastardo de um senhor portugues com uma escrava que nem sobrenome tinha e isso o impediu ate mesmo para alistar-se como voluntario a defender o Brasil na guerra do Paraguai mas sua determinação foi tão grande que inventou um sobrenome e na primeira btalha do Tuiuti ja tinha a patente de Alferes lhe conferida por bravura.Um homem que do nada acumulou todas as medalhas e honras possiveis lhes prestadas pelo proprio Imperador e pelos primeiros dois presidentes.
        Somos pacificos sim mas quando em guerra somos temidos guerreiros onde ate mesmo os Nazistas declararam que os piores inimigos que enfrentaram foram os Russos e os Brasileiros.
        Aquele que ama sua Patria ama tambem seu povo e esse pensamento jamais pode ser de grupos,de elites,de classes ou de minorias e sim de unidade onde se soma para se multiplicar.
        Aquele que pensa em subtrair ou dividir não tem mais espaço no Brasil para individualismos ou nos tornamos unidades ou nos destruiremos porque dividir-nos não existira mais.

      • A Índia monta seu Su-30MK SOB LICENÇA. É bem diferente de transferir tecnologia.

        Informe-se antes de dizer besteiras meu caro…

      • Nada foi transferido para a india,em alguns projetos houve uma miscelania de tecnologias,russos fazendo uma parte e india outras,depois monta-se o produto e nada mais, a china so conseguiu produzir copias de produtos russos porque eles fizeram E R,se houvesse tot nao haveria necessidade de copia sem autorizaçao,entao deixemos de hipocrisia intencional !

      • Deixa de ser safado seu moleque! Agora não sei se você é mais hipócrita ou mais burro. teoburro!

        Vou responder a você e a todos de uma vez.

        Todos os senhores se lembram do F-X indiano onde o participante para te seu avião vendido precisava transferir tecnologia. Pois muito bem o MIG-35 estava lá e adivinha ele é russo (o que, não sei, me faz pensar que eles transferem tecnologia). Outro exemplo é o PAK FA onde até podem transferir pouca tecnologia, mas transferem (pouco não significa nenhuma).

        De todos o que me surpreende é você velho colega _RR_, sempre bem informado, devia saber que os russos e indianos tem muitas parcerias como um novo cargueiro para 20 toneladas (contrato assinado em 2012), a Índia também domina o ciclo de montagem do Su-30MKI (isso não é o mesmo que transferência de tecnologia propriamente dita, mas claro que se absorve muita conhecimento também).
        Por fim não vamos esquecer do míssil Brahmos um míssil russo-indiano.
        No final das contas acho que os russos transferem tecnologia e os senhores não…

      • Caro Carl,

        Todos esses projetos são parcerias, nas quais ambos estão contribuindo para fazer dar certo… Indianos e russos estão entrando tanto com dinheiro como conhecimento… Não haveria, portanto, uma transferência de tecnologia pura e simples. Seria um compartilhamento de informações. E tem que ser assim… Qualquer país que queira fazer algo, tem que fazer junto, do zero, compartilhando tudo o que tem…

      • Vc esta enganado sr lulante, estas parcerias atuais entre russia e india contempla algumas migalhas de tot, e se vc no alto de sua sapiencia se esforçar vera que a 100000 anos que india compra tranqueira russas e somente agora ela engatinha na produçao de meios proprios,estas tots propostas pela mae aos indus se da pela necessidade de grana no projeto, grana esta que ta curta na russia ,entao e´normal que se proponha parceria a qualquer necessitado, tirando isto,os eslavos nao sao imbecis para vender tecnologias que eles tiveram trabalho para roubar dos alemaes e americanos ,me desculpa mas vc ta errado ao quadrado ,saude e paz pra vc irmao kkkkkkk

      • Quanta besteira, te mostrei que os russos transferem tecnologia e vem com esse papo de que “só agora”, se liga fedelho. O fato é que pagando eles transferem até o rabo. O míssil Brahmos é o maior exemplo, mas se quer negar o obvio tanto faz, não vai mudar nada.

      • kkkk isso mesmo Carl pagando eles dão ate a bunda porque precisam muito de dinheiro para tocarem seus projetos e manterem sua maquina.
        Mas acontece que essa Quadrilha safada no poder não sabe subornar e espera ser subornada para fazer o jogo de quem lhes der maais.

  12. Em aeronáutica existe o termo comunalidade , sendo o Su-35 membro da família Flanker o mesmo carrega alto índice de comunalidade , inclusive as Saturn 117S/AL-41F1A.
    O F/A-18 também possui duas turbinas,sem contar com o Kit Snowden que basicamente é o olho que tudo vê, o ouvido que tudo escuta e sabe exatamente onde cada caça se encontra.
    Os EUA sempre produziram e sempre produzirão excelentes caças , isso é inegável,porem tem um histórico de intervenções para fazerem valer seus interesses.
    Somos um país rico em recursos e a ganância da classe dirigente dos EUA por recursos baratos sempre será uma ameaça a nossa soberania.
    Temos que fechar acordo militar com nações fora do eixo da OTAN.Não quero um número irreal da caças dois punhados de caças já estariam de bom tamanho.

    • Isso aí é que nem aquela história da SAAB e do Gripen NG: quando é para dizer que é um projeto novo, é porque é tudo diferente do anterior; quando é para dizer que existe comunalidade (e portanto os custos são baixos), é porque é tudo igual ao anterior…

      A verdade é a seguinte; não tendo 100% de comunalidade, pouco importa: 80 ou 0% o processo de manutenção certificada é virtualmente o mesmo, ou seja, tudo diferente.

      O F/A-18 embora seja bi-motorizado tem uma das turbinas de jato mais produzidas da atualidade, com mais de 1.500 unidades entregues. Um motor que é reconhecidamente poderoso, econômico, silencioso e pouco fumacento. E em constante upgrade.

      O resto são considerações ideológicas às quais não vou perder tempo discutindo.

      • Realmente ,talvez vc tenha razão, 80% é igual a 0%.
        Os russos que expulsaram Napoleão e Hitler de seu território estão completamente errados em sua logística de caças e equipamentos bélicos.Os T-34 eram muito inferiores(situação inversa quando se compara o Su-35 ao F/A-18) panzer Tiger, mas os primeiros eram baratos ,fáceis de produzir e qualquer um que soubesse operar um trator saberia pilota-lo.E o T-34 acabou vencendo a guerra.
        As 117S/AL-41F1A são turbofans de alto desempenho e não deixam nada as análogas ocidentais , a mesma conta com empuxo vetorado ,coisa que que os reatores do F/A-18 nem em seu sonho mais surreal imaginam ter.

      • Não estou discutindo a doutrina soviética de material e emprego, estou discutindo o fato de o Su-35 não ter comunalidade com as outras aeronaves Flanker, bem como o também fato de que não ter precisamente 100% de comunalidade implica em ter que ter processo de manutenção certificada totalmente distinto, o que equivale a dizer que os custos são de uma aeronave nova, no caso, sem ESCALA (30 e poucas aeronaves montadas).

        Quanto ao tal empuxo vetorado, é excelente para dar piruletinha em Le Bourget e alhures, jamais tendo sido até hoje comprovada sua utilidade em combate. Serve também para encarecer o preço, e muito…

      • Bom assim dizem os russos eles falam que o Su-35 é uma aeronave totalmente distinta do Su-27.Mas não precisa ser nenhum gênio pra ver que existe comunalidade entre as células.
        Quanto a escala de produção não se fique tranquilo por que a Rússia já encomendou seu caças e a China arregalou os olhos no mesmo , resta saber se Rússia libera.
        Quanto ao empuxo vetorado o F-22 também possui , agora este vc não critica porque ele reluz como o sol e cada estrela da bandeira americana é em si uma galáxia cheio de explendor.

      • “Mas não precisa ser nenhum gênio pra ver que existe comunalidade entre as células”

        Porque meu caro? Porque o desenho é parecido? Ou o amigo consegue enxergar o que está dentro do caça? Meu caro, até o MOTOR é outro! E isso porque os motores sozinhos responde por até 40% dos custos de manutenção de um caça.

        “Quanto ao empuxo vetorado o F-22 também possui”

        O sistema americano é completamente diferente do russo, são placas de cerâmica de alta resistência que se movimentam em duas dimensões, e não o escape inteiro do motor em três dimensões. Aliás, tais placas estão lá no F-22 muito mais para diminuir a assinatura no espectro IR do que para vetorar empuxo em manobras de combate real.

        O empuxo vetorado é um luxo desnecessário mesmo no F-22. Tanto é assim que o F-35, novo caça de 5a geração americano, já não o possui, por conta da relação custo-benefício.

        A propósito, o Gripen, aquele cacinha sueco monomotor muito desdenhado por aqui, consegue fazer a mesma manobra “Cobra de Pugachev” para a qual os russófilos babam sem precisar de empuxo vetorado algum, mas apenas mediante o uso de seus canards.

      • És um caso perdido , nos ilumine e nos mostre o Gripen Pugachev , que por sinal é um excelente caça e o pessoal da Volvo fez excelentes alterações na mesma se nçai me engano até conseguira atingir o super cruzeiro.Os motores do Flanker são uma evolução de uma longeva dos Al-31F que se iniciaram em 1981.Os motores General Electric F404 ,que equipam o Hornet não FORAM FEITOS EXCLUSIVAMENTE para o mesmo ,tal qual os da família Saturn Al-31F.Cara não viaja na maionese não existe essa de fazer um motor para uma caça só.Pare de desinformar não se gastaria dinheiro para fazer um motor exclusivamente para o Su-35 , isso é economicamente inviável.
        Pra resolver a questão se existe comunalidade ou não entre os caças da Família Flanker devemos perguntar ao nosso companheiro Rustam, ele certamente sabe mais do que ambos.

      • Purissima sorte, em ambos os casos o inverno deixou o inimigo de quatro,so tiveram o trabalho de espeta-los ! Com meias verdades se conta uma grande mentira .

    • NovoBrazuk,

      – O Su-35, tal como está, possui comunalidade limitadíssima em relação ao restante da família Flanker… Motorização, certos itens eletrônicos embarcados, enfim…

      Ademais, a short-list do FX deixa claro que a FAB busca por uma aeronave mediada, de desenho avançado, que tenha algum potencial de crescimento futuro, e que possa ser sustentada a longo prazo; e não por algo como Flanker, cujo desenho já pode ser considerado próximo da obsolescência…

      – Num contexto geral, americanos não seriam muito diferentes dos demais… Basta ficar contra os interesses de qualquer fornecedor e não se terá sequer alguma transferência de equipamento…

      – Fechar negócio fora do eixo da OTAN simplesmente não é possível… Em muitas áreas, o ocidente oferece opções que seriam muito mais atrativas no quesito custo/benefício, além de se adequarem melhor as necessidades das três forças…

      • RR

        Discordo , os russos sempre trabalhara na evolução do projeto.Basta ver todos os exemplares da Família Flanker o mais provável é que versões anteriores ao Su-35 sejam elevadas ao mesmo padrão.Se com F-5 se consegue algo que temos imagine com versões do Su-27 modernizadas.
        Uma guinada radical é algo impensável,mas uma mudança gradual de fornecedor é algo que já está em foco,assim espero,pelo menos no exército.

      • Novo Brazuk,

        É bem verdade que essas aeronaves podem ter um desempenho impressionante, mas ainda assim não há como negar a idade avançada de seus projetos… Evidente que se pode conseguir um resultado satisfatório, mas ainda assim não há como se mudar suas características básicas de desenho; não sem um grande reprojeto ( o que determinaria uma nova aeronave ).

        O desenho do Flanker já está se tornando fora da realidade dos próximos anos… A furtividade ( entre outros parâmetros ) se torna parte da essência da guerra aérea; um atributo no qual o Flanker jamais vai igualar desenhos mais modernos, como Rafale e Typhoon… Sendo justo, F-15, F-16 e outros produtos dos anos 70 passam pelo mesmo dilema.

      • Novo Brazuk quase não se fala mas a Russia desde o começo de 2012 oferece todinho o SU27SM3 caça que eles estão incorporando agora e apenas pedem respeito a propriedade intelectual deles.Aceitam repassarem-nos tudo.
        A meu ver seria perfeito para que busca atingir auto-suficiencia e a aeronave pode ter diversas configurações ate anti-submarinos.

  13. Alguém realmente acha q o custo operacional de um F-18 e barato ?? … comparável com um f-16 .. e ate um mero F-5 ?? n n é …a opção por um Flanker se da se formos o desempenho da aeronave … correto seria uma comparação com um F-15 ..(USA X RUS ). qual seria o custo da hora voo de um F-15 em relação ao SU-30/35 ?? … são caças ”top” .será q a FAB pensa ”grande” ??…..o custo de hora voo de um F-35 tb e mais barata de um SU-35 ?? … se paises como ”Gabão” e Venezuela operam esse vetor (SU-30 MKII) … pq o Brasil n ?? … correto seria comparar o F-18 com o MIG 29/35 … hora voo x desempenho ….. acho q sinceramente a opção pelo F-18 esta descartada …pelo custo político . e o Lobby em si de deve mais ao desespero de recuperar um pouco do preju .. afinal a escolha ja havia sido praticamente acertada … e digo mais ..a Boeing pode ter de fato perdido uma reserva de mercado pra seus aviões civis .. e é ai q ta o desespero .. vai perder mercado pra Embraer ( familia 195 para voos domésticos ) e pra AIRBUS ( domestico e internacional … 320/340)..ai se isso se confirmar …..e choro pra todo lado ….. quanto ao F-X2 .. morreu mesmo … ou compramos algum tampão como o gripen e f-16 … ou quem sabe ate o fim do ano surge alguma coisa via gov x gov .. (Russia e Brasil ) Dilma deve fazer uma visita de Estado a Russia ate o fim do ano .. quem sabe ne .(sonha n custa nada … ainda )… mais fato e q ja estamos em ”clima” de eleição…. difícil crer em alguma coisa ”seria” nesse pais … pq ta tensa a situ …

    • Caças como F-15 e Su-35 são aeronaves de grande porte e superioridade aérea.

      A FAB jamais procurou isso (até porque jamais teve em seu inventário um caça dedicado à air sup): o que ela quer é uma aeronave de MÉDIO porte e, acima de tudo, um MULTIROLE, e não uma aeronave dedicada.

      E sim, não tenha dúvida que a hora vôo do Super Hornet é mais cara que a de um F-16, mas mais barata que seus equivalentes Rafale e Typhoon (a Rússia não tem um caça moderno equivalente, uma vez que o MiG-35 não passa de um protótipo).

      • concordo com vc ..as comparações q citei foi no campo USA X RUS .. e seus equivalentes .. mais o SU-35 esta 1 nível acima dos concorrentes do FX-2 .. e ele é MULTIROLE…”pesado” …foi concebido pra isso …ao meu ver vale sim uma aquisição do tipo (pode n ser a mesma visao q o comando da FAB tem .. fazer o q ) ..mais é uma caça q impõe respeito …quanto ao q vc citou e sim verdade q o F-18 e mais barato de manter q seus equivalentes europeus .. porem em termos de desempenho tanto o EF-2000 .. quanto ao Rafale são superiores ao SH .o preço equivale ao desempenho ……e ai q te pergunto .. n e melhor pagar um pouco mais por algo ”melhor” ?? .. afinal a FAB pretende operar um so vetor ….

      • O que é que o amigo considera “desempenho superior”? Taxa de rolagem e arfagem? Razão de subida? Velocidade final?

        Companheiro, por mais que nós aficcionados adoremos aquela idéia romântica de que o melhor caça é o que voa e manobra mais rápido/forte, nada disso é preponderante no campo de batalha moderno, mas sim a ELETRÔNICA embarcada e as ARMAS.

        Os mísseis ar-ar mais modernos fazem curvas a 40G e a Mach 3, sendo sua NEZ (No Escape Zone: área a partir da qual se torna praticamente impossível escapar do disparo sem uso extensivo de contramedidas físicas ou eletrônicas) de DEZENAS DE QUILÔMETROS! Caça ALGUM, NO MUNDO, se compara a algo assim. Por isso que hoje o caça é concebido como um VETOR de armas, e não mais uma arma em si.

        E nesse quesito, ELETRÔNICA, o amigo vai me desculpar, mas nem Rafale nem Typhoon podem ser comparados ao Super Hornet. Não é à tôa que ele é o caça da Marinha Americana: possui o melhor radar, as melhores contramedidas físicas e eletrônicas, a menor assinatura RCS, o mais completo sistema de armas, a mais robusta cadeia logística e de manutenção.

        E mais, é um caça que também manobra maravilhosamente bem, tendo por exemplo o melhor noise pointing de todos os caças ocidentais, e a maior taxa de aceleração até Mach 1, exceto pelo F-35, lembrando que a USAF em uma pesquisa estatística descobriu que em três décadas de operação do F-15 Eagle apenas em duas oportunidades foram usados mísseis em velocidade supersônica (o que importa não é a velocidade final do caça, e sim sua taxa de aceleração).

        Por fim, de se notar que os eurocanards não são apenas mais caros de adquirir: eles são MUITO mais caros. Quase que dá para se adquirir três SH pelo preço de dois Rafales ou Typhoon´s. Isso sem falar no custo da hora-vôo, que tende a ser no mínimo o DOBRO do Super Hornet.

        Não amigo, excetuado alguns poucos quesitos aerodinâmicos, os eurocanards não tem “desempenho superior” ao SH, em hipótese alguma, muito menos para a FAB.

      • nada contra o SH em si …. mais nada muda o fato de q um SU-35 e superior aos SH …e portanto perfeitamente capacitado pra defesa do nosso espaço aéreo

    • Olha, independente de qualquer coisa o foco do FX-2 não é a simples compra de um vetor. Podem reclamar e falar que é sonho ou ilusão, mas FX-2 está ligado, como todos os outros projetos que temos em andamento, à tot.
      Se o FX-2 não existe mais deve-se primeiro entender qual é o novo foco e este ponto ainda não foi discutido abertamente pelas pessoas responsáveis por tal. Sendo assim ou dá-se continuidade na opção (pagando os tubos) por algo que contemple tot ou se vai atrás de algo para ser simplesmente um tampão. Como estamos modernizando bastante coisa acredito que o foco ainda é a absorção de tecnologia (sendo esta sonho ou não).
      Eu trabalho com P&D a muito tempo. Você não descarta as possibilidades na busca do melhor. Você sim examina quais são as possibilidades, impacto e resultados… aí sim você vai para o descarte do que não cabe mais dentro do seu projeto levando em consideração ‘todas as necessidades envolvidas’ que, no caso do Brasil, também envolve dissuasão por este meio. Então com ou sem FX-2 o Brasil tem que ter algo voando.

      • sim o foco do F-X2 sempre foi a tecnologia … e o q o gov quer .. mais n e o q a FAB parece importar .. um 2008 foi assinada um documento na qual o Brasil iria participar do projeto PAK … mediante a compra do su35.. vetor q segundo diziam seria fabricado aki …quase q completamente ..e em 2009/10 a opção pela SU… foi descarada pela FAB .. ?? ate hj n ta claro o pq …EF-2000 e F-16 tinham uma proposta meramente de montagem … descartadas tb….. no restaram a Gripen .. com um caça q n existe e prometendo transferéncia de TT q n era dela SAAB .. e um vetor q n existia … F-18 q desde o inicio a proposta em si era meramente de prateleira .. e o Rafale .. talvez a proposta mais cara de todas prometendo TT irrestrita .. das 3 .. o GOV escolheu o Rafale ( era a segunda opção do gov ..devido ao seu custo …. a 1 era o SU.)….”anunciada” a escolha … a FAB .. deu ”chilique” e voltamos a estaca zero … sobraram as outras 2 propostas acima … gripen .(50% made in USA ). e F-18 ..(a escolha ”final”).e ctz q n haveria transferência de TT por parte dos EUA .. então o pq a FAB .. fez tais escolhas ?? …Há um conflito claro de prioridades .. enquanto o GOV tenta a compra da tecnologia ..ou parte dela .. a FAB trilha o caminho inverso .. priorizando ..uma clara ”ideologia” pela ”origem” do vetor …ai e complicado n tem como dar certo mesmo .. essa e a minha visão

      • Amigo permita-me discordar, a FAB não trabalha com ideologias, ela trabalha com NÚMEROS. estatísticas e valores.

        Ela SABE que não será capaz de dar manutenção num caça russo, em que até as tomadas de energia e parafusos são de padrões completamente diferentes dos ocidentais. Ela sabe que, se isso acontecesse, teria que trocar TODO seu ferramental (o PAMA, por exemplo, teria que ser jogado fora quase inteiro para ser adquirido outro, o que evidentemente custaria muitos bilhões de dólares a mais).

        Colega, veja o exemplo do F-5: a FAB hoje desmonta ele inteirinho e faz a sua manutenção integral quase que sozinha! Agora, só pra ficar num caça ocidental, pegue o exemplo do Mirage-2000: está sendo APOSENTADO porque a FAB simplesmente não tem condições de dar manutenção nele sem a ajuda francesa, o que custaria muuuuuuita grana! Ora, se já é IMPOSSÍVEL para a FAB manutenir um caça francês, que dirá de um RUSSO!

        O que o pessoal precisa entender de uma vez por todas é que a FAB é uma força OCIDENTAL e, mais que isso, uma força aérea FUNDADA em padrões americanos. Toda sua doutrina e cadeia logística, todo seu ferramental, são fundados em padrões americanos. Não se muda isso do dia para a noite, em um governo, nem com bilhões de dólares. Basta ver o que os venezuelanos passam com seus Su-30: até para fazer manutenção de primeiro escalão eles tem que pedir pelo amor de Deus para os russos ajudarem, e pagar uma nota por tudo.

        É por isso que digo: a FAB, e apenas ela, sabe onde lhe aperta o calo.

      • comparar a manutenção de um F-5 com um Mirage-2000 n vale .ja.uma comparação com o A-29.. n seria nada absurdo ^^…e os mesmos M-2000 so estão sendo aposentado devido ao estado da aeronave .. eram tapões de fato (tinha data de validade ”clara” .. apenas 2 anos de uso ).. unidade ja chegaram ”surradas” e cansadas…. e Sim …é ideologia da FAB pensar q so podemos operar caça Ocidental … e q de preferência ABSOLUTA .. seja um vetor de origem ”’made in USA’….vc sabe bem q essa e a verdade ….com o orçamento atual nem F-16 .. podemos manter

  14. Como atualmente o nosso orçamento é muito aquém do adequado(se quer a o mínimo necessário chega, mas enfim…) que sejamos pragmáticos e inteligentes e façamos como Israel. Compra de quem aceita vender as células a um preço camarada e colocar toda a parte de manutenção no país, e principalmente, libere modificações no projeto e libere o código fonte. Dessa forma poderemos trocar os eletrônicos(ou parte deles) pelos nossos e equipar nossos misseis e bombas. Pronto. Muito mais barato e tão eficiente quanto desenvolver as próprias aeronaves. Não é o ideal para alguém do nosso tamanho, mas tendo em vista os constantes e intensos cortes e contingenciamentos orçamentários, é o que podemos fazer hoje.

  15. Essa materiazinha tipo pastel de vendo pois recheio tem nenhum serviu como um supusitorio de xilocaina a aliviar hemorroidas bostéricas.
    Vadiozinho e sua gang de capaxos Yankees assumidos vão terem ejaculações anais multiplas.
    Então a cadela Yankee esta preocupada se as espionagens desfavorecem a Boeing né !
    Comprar caças Americanos alem de não termos vergonha na cara é a certeza de continuarmos eternos capaxos condicionados daqueles que sempre nos espionaram,manipularam,boicotaram,embargaram e sempre foram contra nossos programas atomico e aeroespacial.Os filhos das putas que conspiram para abocanharem nossas riquesas e nos usarmos como seus escravo.
    Dona Dilma isso virou questão de honra de um povo trabalhador que carrega nas costas seu governo corrupto e que banca todas as contas e desenvolve este pais tornando-o mesmo com os escandalosos roubos,descasos e covardias a setima economia mundial e o atual mercado mais atrativo do globo.
    Tenha vergonha na cara e não apenas honre as calcinhas que veste mas sirva ao Brasil e aos Brasileiros enves de ser a sua Quadrilha dos Irmãos Petralhas e a privados e gringos.

  16. Informação nova se realmente for verdade o que vou divulgar estamos perdidos la vai a informação vem de dentro da FAB a Dilminha vem com um tampão 5 caças que seram usados na defesa de Brasilia posso mudar para tampinha PRAZO PARA ESTA INFORMAÇÃO CHEGAR A PUBLICO 45 DIAS.

    • Amiguinho Luiz tudo o que provem da atual cupula da FAB não é digno de ser idoneo e sim denominacional pois a mesma sente-se esquadrão avançado da USAF.

      • Correto caro 1maluquinho,

        Para muito comentarista de Defesa brasileira não caiu ainda a ficha…
        Os caras não perceberam ainda que somos manipulados tecnicamente, economicamente, politicamente etc. E há muito tempo.

        Toda essa história de que o Brasil não precisa de excelentes armas de alto desempenho é pura manipulação do inimigo. Mas as cabecinhas de vento (e nossa FAB têm muitas), algumas até com vários diplomas, não conseguem ter visão mental de raio X. Só olham para o que lhes colocam bem na frente do nariz.

      • Maluquinho desta vez voce pode estar errado vou explicar quando falei TAMPINHA é porque o plano não é esatamente aquizição e sim transferencia de maquinario para a defesa de Brasilia a ideia é enfraquecer tres bases para proteção de brasilia entendeu.

      • Isso entendi meu caro o medo da Dilma não é um Vampiro externo se apoderar do Brasil mas sim ela e todos os outros sentirem sensação da segurança.Teoria idiota que faz o otario achar que esta tudo bem e passear alegresinho ate ser sequestrado,roubado,estuprado e morto.
        A visão estrategica militar desse governinho de merda é tipica de quem desconhece estrategia.É facil entender,eles não tem e nem se baseiam em filosofia e sim em doutrina.
        Doutrina é algo a condicionar pessoas independente de capacidades intelectuais ou psiquicas.É como os cães,voce os condiciona e acaba achando ate que eles pensam.
        Não interessa a essa Organização Criminosa no poder dotar o Brasil de capacidade de defender-se pois odeiam as forças armadas e acham que com suborno,bons salarios,promoções e regalias terão uma policia e uma forças armadas proprias.
        Esses bandidos traidores arrastarão o pais para uma guerra civil onde suas pequenas forças armadas e milicias se oporão contra a maioria do povo e a maioria mal armada de nossos soldados.
        Eles são tão filhos das putas e safados que estavam se vendendo aos Yankees e ainda acham ser possivel pensando assim que se blindarão mas vão é se foderem todos.
        Esses safados bandidos entrarão para a historia como a Organização Criminosa que derramou o sangue Brasileiro e que destruiu um pais rico e com potencial e predestinação de promover um mundo melhor.
        Tenham a certeza que se arrastarem o Brasil para uma guerra civil ela sera a mais sangrenta e horrivel guerra civil que a humanidade ja presenciou.
        Talvez seja mesmo preciso que isto ocorra para trazer humildade que falta para sermos unidade igual e justa.
        A humanidade jamais se esquecera de nós,espere.

    • A quanto tempo Carl eu falo que o FX2 e o MMRA não passam de blefes.
      Aquilo que foi idealizado de forma tecnica tomou conotação politica e agora encaminha-se para uma decisão estrategica e decisão estrategica a nós nesse momento não provem da OTAN.

    • Carlzinho, até parece que as coisas em nível governamental se dão como brigas de cumadres iguais a que acontecem por aqui… lá o buraco é mais embaixo e os cifrões são lá em cima… eu não acho o SH o melhor para nós mas eu posso apostar que o SH tem mais chance que todos os outros na disputa por questões de ordem, digamos, orçamentárias… rsrsrsrsrs… se é que vc me entende…

    • Isso, se não vier uma maravilhosa surpresa por aí. Eu ainda tenho esperança de que algo inimaginável, como nunca antes em nossa história, esteja sendo negociado.

  17. Será mesmo que nossos representantes terão coragem de adquirir este vetor depois de tudo o que já aconteceu?????

  18. 1maluquinho,

    O que os russos provavelmente estão fazendo com os indianos é compartilhar somente o necessário para que possam fazer evoluir partes de um projeto no qual trabalham juntos. No mais, próprio FGFA tornar-se-ia uma variante diferente da russa, com itens próprios, desenvolvidos a parte pelos indianos…

    A rigor, sob pena de prejudicar a própria industria, país algum tende a passar o que possui de melhor; ainda mais em se tratando de itens já prontos ou em fase avançada de concepção ( como é o caso do PAK FA )… Se fosse para o Brasil ter participação no programa russo-indiano, já deveria ter fechado com eles a tempos. Se querem realmente algo dos russos, que se faça um acordo sério para construir algo em conjunto com eles, aos moldes do que está sendo proposto para o Gripen NG.

    • Eles estãopagando por isso _RR_ ou voce acha que a India é otaria.
      A India não é so o mais importante cliente militar Russo não.A India tem pacto militar de reciprocidade com a Russia e os Americanos ja ofereceram de tudo a India para atrai-la e a India sempre os esnobaram.
      A Russia sempre teve as melhores criações e com os Alemães são os povos mas inteligentes da Terra.
      Os Alemães são condicionados por terem perdido a gueera e a Russia sempre teve deficiencia orçamentaria.São um grande pais de povo culto mas com muitos contrastes e problemas.
      A Russia sempre viu no Brasil um potencial investidor alem de termos muitas particularidades em areas estrategicas,mineral,vegetal,agraria,agronoma,energetica.
      Somos dois paises essenciais ao mundo como os EUA tambem são nestes mesmos detalhes,mas o jogo que jogamos hoje é o mesmo jogo que joga Russia,India be demais emergentes.Nem me refiro a China poi a meu ver não é emergente e sim potencia e se encaixa apenas na visão estrategica de peso.
      Se não fossemos idiotas,se não fossemos capaxos,teriamos muito o que aproveitarmos da Russia e se fossemos sabios trabalhariamos com a Alemanha de modo a criarmos e produzirmos o que a eles é condicionado.
      O que falta ao Brasil é visão e atitude comprometida unicamente com o interesse nacional pois o que existe é somente um mundo ideologico paralisado no tempo onde seus controladores estão mais interessados em atirarem merdas uns nos outros mesmo que isto signifique entregarem ou destruirem o Brasil.
      So tem filhos das putas safados meu camarada de um lado e do outro e ja levaram a podridão ate pra dentro da caserna.
      Esmiucem a fundo o caso Cachoeira e verão que tudo vai mais alem do que simplesmente roubo e desvio publico e adentra no contrabando internacional de armas e no trafico internacional de drogas.
      Estão transformando o Brasil em narco-republica e a capital continental dos narco-estados latrinos.
      E não ache que a mão Yankee é mão amiga não meu camarada porque não existe maior contrabandista de armas e maior traficante de drogas do que os Estados Unidos da America.

      • 1maluquinho,

        Os indianos estão gastando junto com os russos e não estão somente pagando. Essa é a diferença… Trata-se de um desenvolvimento conjunto, compartilhando informações nos itens que serão utilizados por ambas as variantes… Russos e indianos estão torrando miolos juntos pra fazer o troço dar certo. Mas mesmo assim, a variante indiana será totalmente distinta no que diz respeito a aviônica, com itens indianos exclusivos. E tem que ser assim. Quem quer algo, ou faz sozinho ou se junta com alguém para fazer, mas ao mesmo tempo garante alguma distinção essencial por questões de segurança; itens esses os quais os russos não poderiam participar justamente por esse motivo…

        Pode até ser que se possa considerar afinidades culturais em um relacionamento de países, mas no geral tem que haver um objetivo comum para haver interesse. Que russos e brasileiros podem fazer parceria, não tenho dúvidas disso. Considero até desejável…

        1maluquinho, todos os povos possuem os padrões mínimos de inteligência para prosseguir a evolução. A evolução, aliás, é algo que não pode ser meramente contido… Sabe-se lá quantos gênios foram perdidos em tantos lugares simplesmente porque não se tem acesso a informação/educação… No mais, não entenda a Russia por União Soviética… Muitos dos gênios que trabalharam a serviço da URSS nunca foram russos de fato. E o que foi perdido não foi recuperado… Somente agora, mais de vinte anos após a hecatombe soviética, é que a Russia começa a dar sinais de recuperação, com as novas gerações… A década de 90 foi virtualmente perdida, principalmente no campo militar. Prova maior é que somente agora os russos põem em prática desenhos para aeronaves de baixa detectabilidade e itens para esse propósito, coisa que os americanos e europeus já fazem a mais de 30 anos…

        Assim sendo, não há como comparar o eixo pró-ocidente com os países do antigo bloco soviético… Basta ver pelo número de patentes que países como EUA registram todos os anos, nas mais diversas áreas… Salvo engano, os americanos tem hoje mais de 100 milhões de pessoas formadas a nível superior; ao passo que a Russia tem 143 milhões de habitantes…! Evidente que volume não significa propriamente qualidade, mas as chances de quem vai criar mais são claras. E assim o conseguem não somente por investimento próprio, mas por investirem pesado em intercambio cultural/intelectual com outros países do ocidente ( e até mesmo do ex-Pacto de Varsóvia ), levando suas empresas a todos os cantos; coisa que a URSS sempre foi mais limitada ao fazer, além de ter perdido o bonde dos anos 90…

      • Eu sei meu caro mas essa filosofia e esses graficos manipuladores estão em colapso meu caro e então o que faremos ? Acompanharemos o fluxo primando pelo que se encaixa a nosso momento ou permaneceremos atrelados a filosofias agonizantes esperando os passos dos outros para segui-los !
        O Brasil deixou de ser secundario meu caro e hoje dentre os emergentes somos liderança.
        Todo um mundo de anseios depende de nossas decisões e posicionamentos.
        Temos a oportunidade de conscientizarmos nações e termos um mundo melhor e igual e isso vai de encontro ao dominio especulador manipulativo ao qual sempre estivemos atrelados e condicionados.
        Lutamos neste momento não por identidade ideologica mas por liberdade e a nossa liberdade é tambem a liberdade de muitos outros póvos que depositam em nós suas vozes e anseios.
        Ser livre e promover a igualdade ou ser secundario condicionado a prover dominadores ?

    • Vejo a possibilidade de ser aceita a melhor oferta.
      Melhor do ponto de vista economico e financeiro e melhor do ponto de vista estrategico-tecnologico e chama-se SU27SM3 de pronta-entrega com repasse total de tecnologia e liberdade de incorporação de armamentos.
      Alem de nos armarmos bem teremos o ponto de partida para a criação de um caça realmente nacional.
      Mas ai fica a duvida e a Embraer,Vendidaer,Montaer,Capaxoer kkkk como ficara na fita heim kkkk
      Avibras e Odebrecht aguardem e a Embraer pra não ficar chupando dedo lambe a fuselagem kkkkkk

  19. Vamos ser otimistas.

    No fim das contas graças a Deus que nenhum dos FXs deram certo.

    Caso contrário, hoje teriamos uma FAB de mentira, mas com a tal mentira renovada, e com a mesma doutrina de Defesa inócua. E já que nada ainda foi feito, pode ser que dessa vez nossa Defesa mude de figura.

    Cabeças pensantes do PB…
    Precisamos de Forças Armadas de verdade.
    Nossas FA com essa sua doutrina voltada para mediocridade de meios e números serve apenas para fingir que existe.

    Ou alguma inteligência presente explique para o Brasil, por que há nações em outros continentes que podem ter armamentos com capacidade de nos atingir, e nós não podemos ter armas com capacidade de fazer o mesmo nelas?

    Por que bombardeiros russos Tu-160 blackjack podem percorrer de alto abaixo as águas internacionais diante de todo litoral brasileiro, e não mandarmos sequer um interceptador acompanhar essa visita indevida?

    Detalhes:
    Tupolev – 160 Blackjack – alcance sem carga máxima e sem reabastecimento: 14.000km; velocidade máxima mais de 2200km/h
    Forevis-5 tem velocidade que não alcança o Tu-160: só 1954km/h e alcance 2470km.
    Mirage 2000 velocidade de até 2394km/h, e alcance de 1480km, porém sua base está a 963km do litoral (http://www.distanciaentreascidades.com.br/distancia-de-canavieiras-bahia-brazil-ate-brasilia-distrito-federal-df), sem chances tbm de mostrar nossa soberania.

    Em setembro de 2008 dois Tu-160 visitaram a Venezuela e andaram percorrendo todo o Atlântico Sul na frente do Brasil. De forma totalmente a vontade. Quando lá no hemisfério norte são escoltados convinientemente por caças da OTAN quando percorrem rotas internacionais, ou seja, lá não é terra de ninguém.

    E nem vamos falar da tal 4ºFrota americana também em 2008. Pura coincidência não é, os dois poderosos mostrando as garras para o Brasil?


    Contudo, mesmo nosso país estando encoleirado, e desprotegido, e sendo monitorado a vontade por nações de além mar, tem crianças fazendo cálculos e mais cálculos de como distribuir 36 ou 100 caças pelo gigantesco Brasil, com mais de 11.00.000km² incluindo o mar para percorrer, numa doutrina de defesa infantil. Mas, essa merreca é contra quem mesmo?

    E batem pé que não podemos ter caças russos… de alto desempenho e capacidade, QUE PIADA!!

    Pois são caros demais para operar, então tá…
    … um Gripem mais um enorme avião reabastecedor, mais escolta para este, sairia quanto mesmo?!!, para cumprir a mesma missão que um só Flanker se encarregaria.
    E não estamos mencionando que o Gripen teria que fazer mais missões por conta da menor capacidade de carga.
    Contudo querem empurrar esse mosquito para o Brasil, e tem gente aqui que engole essa que com ele poupariamos dinheiro. Quando na verdade, por nosso tamanho, teriamos que fazer toda uma enorme doutrina de reabastecedores e gripens atuando juntos para poderem defender a contento nosso vasto espaço aéreo
    . No fundo,isso não passa de mais uma piada!! A favor do nosso eterno encoleiramento.



    Apenas Gripens, e caças médios para o Brasil, favorece demais o inimigo, e para isso eles batem palmas. E se ainda por cima não tivermos mísseis intercontinentais ou bombardeiros estratégicos, aí então eles deitam em rolam em cima de nossa pretensa soberania. E batem mais palmas ainda para seus viralatinhas adestrados.


    Brasil um país cheio de tolos!!!!!!

    • ViventtBR,

      Um Rafale ( só um exemplo ), armado com mísseis BVR, pode ir a 1800km de sua base e retornar… Isso, teoricamente, daria capacidade a FAB de engajar alvos aéreos em toda a ZEE, além de projetar poder por toda a América do Sul. Em outras palavras, uma aeronave média daria sim conta do recado…

      Interessante o dado que postou acerca de velocidade… Velocidade é de fato importante, mas uma aeronave não precisa ser tão veloz para engajar um alvo com sucesso… Um exemplo são as interceptações de Mig-25 soviéticos e iraquianos pelos F-14 iranianos nos anos 70 e 80. Munidos de um míssil excelente como o AIM-54, os Tomcats lograram diversos êxitos. E lembrando que um Tomcat, salvo engano, chegava a mach 1.6 armado com dois Phoenix e dois AIM-7… O míssil hoje é um fator decisivo ( muito mais importante que no passado ). Muito bem armada, uma aeronave pode lograr êxito contra qualquer aeronave que possa ser considerada mais manobrável ou veloz…

      A tese de que uma aeronave de caça menor precisaria de mais viagens para fazer o serviço de outro caça maior era uma verdade absoluta até o aparecimento das munições inteligentes… Se antes se precisava de um esquadrão inteiro, armado com toneladas de bombas para saturar um alvo até sua destruição, hoje uma aeronave armada com algumas armas guiadas pode fazer o mesmo serviço… Evidente que quanto mais carga puder levar é melhor, mas se for possível destruir um alvo com uma aeronave de custo menor ( mesmo que leve menos carga ), essa deve ser a preferência… Hoje, os dois fatores mais importantes nessa questão são alcance e, principalmente, furtividade… E o Flanker é tudo, menos furtivo ( não ao nível das gerações mais recentes )…

      Ataques de caráter estratégico poderiam muito bem ficar por conta de mísseis, e o AV-MT 300 é uma experiência interessante nesse sentido… Nesse campo particular, observemos o que os chineses fazem…

      Como fator máximo de dissuasão, o Brasil já possui diversas capacidades que, de tão sutis, não se percebe… Um ponto o qual já debati diversas vezes aqui mesmo no PB é justamente a capacidade já instalada no país de enriquecer urânio. Mesmo que não se possa enriquece-lo a grau armamento, já se constitui numa ameaça a qualquer potencial agressor… Em curto período, se uma situação exigir, uma arma suja ou de baixo potencial pode ser montada.

      Saudações.

      • Prezado _RR_,

        O foco aqui é sobre aviões, não sobre mísseis e bombas nucleares de urânio, plutônio etc, mas vamos lá…

        Eu, há muito tempo atrás já postei comentário, acho que no saudoso primeira versão PB, sobre a possibilidade de se sequer ter aviões para defesa, mas apenas mísseis de todos os tipos e parâmetros. Igualmente, e dessa vez já foi nesta nova roupagem do PB, também mencionei a confecção rápida e o uso de armas para contaminação radioativa. Nada disso é descartado é claro. Mas o assunto aqui em questão é o FXn e seus possíveis novos vetores.

        Continuando então, e respeitando suas considerações acima, contraporia que:

        Será que os russos não sabem nada de aviação de combate e defesa de grandes territórios? E seus Flankers com alcance de mais de 4500km, radares para alvos aéreos com cobertura de 400km, carga de até 8 mísseis AA de longo alcance, radar e disparos trazeiros, motores vetorados de alta potência e rápidas respostas – bem separados e com abastecimento independentes, circuitos elétrico e hidraulicos redundantes, teto de 18.000m, não são de incrível superioridade aérea? E não foram projetados para grande cobertura geográfica?

        Mas os russos, e toda sua experiência de combates aéreos reais, estão errados não é mesmo?

        Em tempos de paz a propaganda contra e a guerra da concorrência, tentando desacreditar uns aos outros é dura.
        Nos bastitores os americanos não querem saber de jeito nenhum de uma possível aliança Embraer + Sukhoi, e nesse jogo sua Boeing que opera civil e militar são seu cavalo de batalha.

      • Não precisa ser veloz para enganjar um alvo mas precisa ser veloz para evitar ser alvo e para chegar mais rapido tambem.
        Um SU35 tem varias configurações inclusive interceptção de submarinos.Como o SU35 é a menina dos olhos de ouro da Russia poderemos te-lo apenas consecionado e com vantagens de incorporação,logistica e de serviços de manutenção.
        O que mais me chama a atenção é o SU27SM3 que o teriamos totalmente repassado com compromisso de respeito de propriedade o que para nós seria o ponto inicial de criação de caça proprio e o mesmo tambem tem varias configurações.
        O Brasil tem tamanho continental então a necessidade de um caça de superioridade com grande autonomia.
        Eu venho falando que a escolha tecnica passou a ser politica e agora encaminha-se para ser estrategica e estrategica a nós nesse momento não é a preferencia do Saito e da Embraer e sim a Russia que tem sincronizado conosco em multiplos aspectos diante da geoestrategia global.
        Tudo mudou e precisamos deixarmos doutrinas passadas para traz e nos adaptarmos as novas necessidades e interesses do Brasil.
        Assimetria é adaptação,versatilização,criatividade e isso não esta contido em almanaques,manuais,cartilhas e sim em nossos cerebros adequadamente a realidade fisica do nosso meio.

      • 1maluquinho,

        Por mais veloz que seja um caça, ele jamais vai ser mais veloz ou mais manobrável que um míssil… Talvez mais que velocidade, a furtividade ganha força… O PAK FA, Rafale e outras aeronaves das novas gerações seguem essa linha…

        Uma aeronave não precisa ser um monstro que vai a mach 3… Basta que seja capaz de manter elevada velocidade por longos períodos, levando pesadas cargas e mantendo o menor consumo de combustível possível, tendo uma melhor performance em alcance com carga… Algo próximo da velocidade do som já estaria de bom tamanho…

      • Então deixemos caças,navios,helicopteros de lado e nos concentremos somente no que é sutil e tem multiplos empregos que são Submarinos e primemos pelo que realmente traz poder de dissuasão e é capaz de causar pesadas perdas e pessadas baixas a um superior invasor ou coalizão que são defesas aereas e aeroespacial meu caro pois tudo o mais tem sempre algo a opor-se inviabilizando o uso que sempre depende de uma serie de fatores e configurações que despendem tanto a força aerea quanto a marinha que se empregue expresiva parcela somente para proteger.
        A mesma coisa é quando defendem esse NAe que nem meia bomba é sim borracha fraca dizendo que serve para doutrina kkkk.
        Temos que comprometer a esquadra somente para defende-lo e em todas as simulações os Enferrujadinhos lamberam tantas vezes o NAe quanto suas escoltas.
        Então meu caro continuaremos insistindo na velha doutrina porque eternizamos isso como filosofia ou realmente praticaremos assimetria heim !

  20. De tantas réplicas já dá pro Brasil fazer uns esquadrões de vants! KKKKKKKKKKK

    Só besta não vê que … é tudo propaganda. Aí os desdentados acreditam.

    Vai vim o Min. da Defesa Russo.. vamos lá! Pessoal… Força!… 23 de outubro chegando.. (dia do aviador) … Tomara que anunciem uns su-35… ou FX-3KOVISKI! Heueheueh com os cumprimentos da máfia Russa… FX-³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³

  21. Os dias da usurpação comunista de Dilma estão contados

    José Serra, nosso grande líder varonil, decretou o fim do PT para o nosso bem, ninguém mais dorme no Palácio do Planalto, invadido por essa gente comunista, pois já sabem que seu fim se aproxima, Serra é o único que pode tirá-los de lá, aninhado na grande trincheira democrática que é o partido dos homens bons. Trincheira essa na qual se encontra FHC, Andrea Matarazzo, Geraldo, Paulo Afro-descendente, Soninha, Ricardo Sérgio, e outros agregados importantes, que formarão a invencível falange azul para lutar contra as hostes vermelha do petismo. A batalha final em breve começará e só aqueles que estiverem com Serra sairão vencedores.

    Alvíssaras!

  22. Caro ViventtBR ( 10 de outubro de 2013 at 18:46 ),

    Convenhamos que não há como falar a sério sobre aviação militar sem projetar cenários para sua empregabilidade para ataque a nível estratégico. E aí entramos no Flanker… Sem sombra de dúvidas, ele é utilizável para esse propósito, mas acredito que deve se levar em conta o custo/benefício; e em ataques a nível estratégico, mísseis de longo alcance podem se mostrar mais eficientes, sem arriscar um piloto e sua máquina… E se houver a necessidade de um veículo aéreo que sirva como plataforma para seu lançamento ( mísseis de cruzeiro ), uma aeronave média pode fazer esse trabalho, como já foi provado por outros como Rafale e Tornado ( que, aliás, voaram longuíssima distância para realizarem seus ataques no Mediterrâneo )… E creio que qualquer coisa mais pesada que um míssil Storm Shadow exigiria uma aeronave específica…

    Vamos ter em mente que a esmagadora maioria das missões serão cumpridas a distâncias medianas, dentro do território nacional ou ZEE ( no máximo em outros países do continente ); de modo que a projeção de força para fora do continente ou águas territoriais seriam as exceções. E aí entramos na questão custo. Não faria muito sentido ter um Su-35 se outra aeronave menos cara de ser sustentada faria o mesmo serviço. Veja que não estou entrando nos méritos do Flanker em si, mas se houver outro que possa dar conta, então esse converte-se em uma opção… E como custo sempre tem um teto, não se pode esperar que se possa operar uma quantidade maior de Flankers em relação a uma aeronave média…

    Quanto a capacidade da industria aeronáutica russa, não disse o contrário… Evidente que russos sabem o que fazem. Mas será que todas as suas soluções ( aqui falo não somente em relação a aviação ) são aplicáveis ao Brasil? O fato do país ser grande não significa que não deixe de ter certas peculiaridades, que o tornam, a grosso modo, diferente… E eu creio que isso mereça estudo. Não é somente porque é russo que servirá…

    No mais, apenas considero que o Flanker já não é o “estado da arte”. Eu particularmente não me impressiono com toda essa demonstração de força do Flanker, pois ele esconde certas vulnerabilidades que podem ser fatais; a começar pela virtual ausência de furtividade… É claro que acrescentaria muita coisa ao Brasil, mas existem no Ocidente soluções de melhor custo/benefício; em todas as áreas… No meu entender, se o Brasil quer alguma coisa dos russos, essa coisa deveria ser um trabalho conjunto para o desenvolvimento de um novo caça…

    • Caro_RR_,

      Suas colocações acima e sobre o Flanker são razoáveis.
      Mas, um tanto obsoletas…
      Quanto ao quesito tecnologia de furtividade, que na década de 80 e 90 eram causa de muito respeito e temor, já não é tanto assim.
      Novos radares, mais potentes, estão sendo lançados.
      Outras técnicas de identificação do inimigo que não sejam por ondas radar existem e são também continuamente aperfeiçoadas.
      No caso especifico das emanações de infravermelho (IR) por um motor, a única técnica defensiva até agora desenvolvida é o uso de Flares, o que é algo bem rústico e que revela o seguinte… para IR não existe furtividade (satélites buscam IR para identificar lançamentos de ICBMs, e mais coisas hoje quem sabe), só paliativos de defesa.
      Da mesma forma… qualquer transmissão de radiofrequência cada vez está sendo melhor rastreada, o que faz com que a furtividade radar não seja mais a peça chave numa doutrina de ataque e defesa aérea. Apenas um reforço.

      Agora, não me venha dizer que vc sofreu lavagem cerebral e faz suas projeções de defesa para o Brasil, de inimigos ao seu redor.
      Pois se é assim, então é razoável mesmo essas suas reflexões.

      E desculpe, mas não vejo as coisas por esse prisma.
      O Brasil não é ator regional, e tão pouco tem inimigo a altura aqui do lado, ou alguma guerra regional para se preparar.
      Nossa última guerra foi lá na Europa, bem longe daqui, e só fomos lá, enfrentar cara a cara o inimigo que estava em outro continente, porque os americanos nos aparelharam, senão teriamos que engolir o desaforo inteirinho.
      Presentemente, se entrarmos em uma nova guerra, isso se dará é contra alguma das atuais potências (que estão todas em outros continentes), e tendo em vista a localização concentrada de nossas riquezas na faixa litorânea é lá que sofreremos os maiores ataques. Isso á coisa sabida e estudada por nossa marinha. A qual vê a necessidade de enfrentamento dissuasivo a distância, e para tanto é bom termos NAEs.

      Assim, chegamos a seguinte hipótese… digamos que nossa marinha sucumba ao inimigo. Qual seria então o papel da FAB?
      Logicamente que seria atacar o inimigo ainda a distância.

      E inimigos reais que podem se meter a entrar em guerra com o Brasil, quais seriam?

      Paro por aqui. Pois claro que também temos carência de satélites espiões, mísseis de longo alcance, SubNuc em bom número etc.

      Esses meios de defesa pretendidos não servem para o Brasil. A não ser para fingir que tem FA. E dar dinheiro a troco de nada para a industria de armamento.

      Sds!!

  23. Vamos cantar aquela musiquinha pessoal?

    Chora Bananinha, Bananinha chora.
    A Boeing foi embora.
    Banana Bananinha, chora
    Chora, a Boeing foi embora.

  24. Legal é o refrãozinho kkkkk
    Paulista sem pau é lista
    Paulista Paulista pau
    tira o pau do lista Paulista fica sem pau
    kkkkk
    Chora bananeira
    bananeira chora
    chora bananeira
    a Boeing ja foi embora
    kkkk xupa essa inhãma que sao coalhada Obama Bin Laden kkkk

Comentários não permitidos.