S-350E Vityaz, sobre medida para o Exército Brasileiro?

Vityaz (1)
Unidade lançadora 50P6

E.M.Pinto

Plano Brasil

Leia Também:

Vityaz o novo sistema de defesa aérea Russo

“Vityaz” entra em operação em 2013

Sistemas de defesa Russos

 

 

Com vocês, o Almaz S-350E Vityaz…

O Sistema S-350E Vityaz 50R6 é um novo sistema de defesa terra-ar móvel, projetado, desenvolvido e fabricado na Rússia pela indústria de Defesa Almaz-Antey. O desenvolvimento do sistema, teve início em 1990, dese então, uma série de disparos de mísseis e sistemas foram efetuados com sucesso, a Almaz avaliou uma gama de possibilidades operacionais para o campo de atuação do sistema. Em 1998 após inúmeras avaliações, o setup do sistema foi congelado e a Almaz chegou a definição de um sistema que encontra o europeu SAMPT um análogo ocidental mais próximo.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/19qGbJc” standard=”http://www.youtube.com/v/1x_n5yKIRk8?fs=1″ vars=”ytid=1x_n5yKIRk8&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4554″ /]

A princípio chegou-se a especular que o S350 fosse um sistema desenvolvido para exportação. até porque juntamente com a Rússia, a Coréia do Sul , tradicional cliente de produtos ocidentais especialmente dos Estados Unidos, desenvolveu a partir do Vityaz o seu sistema próprio de defesa Anti-aérea KM-SAM Chun Koong. Ademais o Vityaz foi declaradamente um sistema desenvolvido para Bielorússia, desde a sua concepção.

KM-SAM Chun Koong
KM-SAM Chun Koong

É provável que o sistema seja voltado principalmente para o mercado de exportação, porém claramente o S-350 é um sistema que vem para complementar as famílias de sistemas S-300 / S-400. A versão desenvolvida pela Coréia do Sul é simplificada em relação ao Vityaz o sistema também denominado Cheolmae-2 conta com o suporte técnico e assessoria da Almaz Central Design Bureau.

Fontes Russas, rebatem a ideia inicial de que o sistema visa apenas a exportação, para os analistas russos o Vityaz foi concebido para substituir os obsoletos sistemas S-300PS, cuja vida útil está chegando ao fim nos próximos dois ou três anos.

2nlvjbr
Bateria de sistema S50E Vityaz

Esta fontes chegam a afirmar, que o período de evolução do sistema foi necessário para que as tecnologias pudessem ser adaptadas as novas necessidades da defesa e que não necessariamente foram moldadas aos requisitos estrangeiros, mas que isto ocorrera por coincidências operacionais.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/19qG3cG” standard=”http://www.youtube.com/v/La3J-6fKOAk?fs=1″ vars=”ytid=La3J-6fKOAk&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3945″ /]

O Sistema

O novo sistema terá um radar mais avançado e um lançador com capacidade para lançar 16 mísseis o que supera numericamente o sistema por si, já demonstra a superioridade em relação aos apenas quatro mísseis lançados pelo S-300.

Vityaz (2)
Unidade de comando e controle 50K6

Em fevereiro de 2013, o Ministério da Defesa e Almaz-Antey russo anunciou o primeiro teste operacional  de uma bateria do sistema Vityaz 50R6. De acordo com o Almaz, o Vityaz poderia substituir os modelos mais antigos de  SAM, como o S-125, com capacidades adicionais de defesa contra múltiplaos alvos e capacidade anti-mísseis de cruseiro e UCAVS.

De acordo com informações divulgadas em 2003, o sistema pode ser entregue em duas configurações: uma versão otimizada para protegção contra armas de alta precisão, mísseis de cruzeiro, bombas inteligentes e UAVS táticos.
Esta versão seria capaz de envolver simultaneamente até oito alvos.

Vityaz (3)
Unidade lançadora 50P6

Uma versão multi tarefa, que seria composta por um radar e até quatro lançadores com 32 “pequenos” mísseis cada, enquanto que a bateria seria ainda composta por um posto de comando móvel, ligado a um máximo de dois radares e até oito lançadores.

Uma bateria pdrão do sistema é composta por Unidades Lançadoras e veículos de comando-controle, Cada sistema S-350E Vityaz 50R6 normalmente inclui:

  • 03 lançadores 50P6
  • 01 sistema de radar de controle de fogo com alvo e vigilância 50N6A
  • 01 sistema comando e controle do veículo 50K6
  • 01 Estação de retransmissão para a comunicação

Veículos de transporte e apoio 

Vityaz_Hero_50P6_launcher_unit_medium_range-air_defense_missile_system_Almaz-Antey_Russia_Russian_defence_industry_005
Unidade lançadora 50P6 equipado com 12 sistemas de lançamento

O sistema de mísseis S-350E Vityaz 50R6 é montado sobre o chassis padrão dos veículos BAZ-6909, denominado 50P6. O Lançador pode comportar até dois mísseis  em que cada um dos casulos, que podem ser substituídos por um grupo de quatro armas menores e de menor alcance.

O  lançador vertical, pode comportar até doze recipientes tubulares, em duas linhas de seis. O sistemas de mísseis embarcados nas baterias do S-350E Vityaz 50R6 é bastante variável, e abrange basicamente 3 famílias de mísseis básicos sendo a principal arma o míssil 9M96 originalmente projetado para o sistema S-400. 

Mísseis 9M96
Mísseis 9M96

A família de mísseis 9M96, é amplamente utilizada tanto pelos sistemas  S-300 quanto S-400. Este  míssil foi desenvolvido nos finais dos anos 90. É extremamente compacto e possui capacidade de abater outros mísseis de cruseiro ou mesmo e rota terminal de alta velocidade.

Alcance: entre 40-120km Velocidade: 16.000 km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo Massa da ogiva : 26Kg.
Massa total: 333Kg Comprimento: 4.75 M.
Diâmetro: 240mm Sistema orientação: Inercial/designador activo na fase final

A versão básica do 9M96 possui alcance estimado em 40km,  porém á outras versões como a 9M96E que destina-se a exportação e possui alcance de 40km – e altitude de altitude 20km.  A versão 9M96M por sua vez, possui longo alcance, estimado em 120km  e altitude de engajamento de 30km, perfísi idênticos a versão de exportação a 9M96E2.O fabricante produz ainda um modelo de treinamento,  9M96R que possui altitude máxima de 35km.

Os mísseis são orientados por sistema  inercial e utilizando um datalink  e um radar de Banda-X MFMTR para orientação meio curso, o sistema usa ainda um radar de um tipo não revelado. A pequena ogiva de fragmentação 24 kg explosão é projetado para produzir um padrão de fragmento controlado, utilizando vários iniciadores para moldar a onda de detonação através do explosivo. Um fusível radar inteligente é usado para controlar o tempo e padrão de ogiva.

Míssil 9M100 é o segundo da imagem, a sua aparência atual é desconhecida, há muito poucas informações sobre este míssil disponível na Net.
Míssil 9M100 é o segundo da imagem, a sua aparência atual é desconhecida, há muito poucas informações sobre este míssil disponível na Net.

 

51623_Fakel_AAMs_122_26lo

Os mísseis  9M96 cumprem funções duplas de anti-míssil e anti-aérea. O menor 9M100 míssil também pode ser usado contra aeronaves, UAVs e mísseis de cruzeiro. Esta arma é usada para  a defesa em curto alcance e altitude, o sistema é equipado com o míssil 9M100 com orientação por IR.

As informações que dispomos sobre estes mísseis são escassas, porém, dão conta que o seu alcance seria de no máximo 15 km, o que por vezes também é referido como a sua altitude máxima.

Vityaz (6)
Unidade lançadora 50P6

O Vityaz pode ser equipado aina com míssil 9M96E designado como uma arma ‘hit-to-kill‘ o qual não possui ogiva de fragmentação, a sua função é a de abater armas em rotas terminais por impacto direto, ideal, o Míssil faz uso  de canards e vetorização para impulsioná-o e assim alcançar fatores “G” extremamente altos bem como, velocidade angular. Esta função indicam claramente como uma arma destinada a abater mísseis de cruzeiro e MIRVs em rotas terminais.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/19qFShr” standard=”http://www.youtube.com/v/BvDYHFMZ608?fs=1″ vars=”ytid=BvDYHFMZ608&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3311″ /]

25kn8s4
Especificações da bateria de mísseis S 350E Vityaz

Mobilidade e aerotransportabilidade

Os lançadores do sistema S-350E Vityaz são montados no chassi de caminhão BAZ-6909 8×8.  O veículo possui motor, embreagem e uma caixa de velocidades que são montados atrás da cabine. O motor YaMZ-8424,10-033 é do tipo multi-combustível de quatro tempos de oito cilindros em V, movido a diesel e refrigerado a líquido e com uma potência de 470 hp. A suspensão é do tipo barra d etorção wishbone independente, com amortecedores telescópicos.

O sistema de regulação de pressão de ar do pneu  é centralizada e controlada a partir dos bancos do condutor e inclui uma válvula de controle de pressão, válvulas de bloqueio das rodas e dos tubos. A cabine é de um metal estampado e soldado tipo de porta dupla de três assentos. A cabine é montada numa caixa blindada que oferece ligeira proteção balística aos condutores. Equipamentos auxiliares incluem  filtragem dos sistemas de ventilação,  aquecimento, comunicação, e inclusive um sistema de descontaminação e proteção para ataques de armas químicas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Veículo base das baterias Vityaz o caminhão 8×8 BAZ-6909

O veículo BAZ-6909 pode deslocar-se carregado a uma velocidade máxima de 80 km / h, com um alcance máximo de cruzeiro de 1,000 km. O veículo pode enfrentar obstáculos de gradiente de 57%, 38% inclinação lateral, vadeando profundidades de até 1,4 m e trincheiras de no máximo 1,5 m.

A Bateria é aerotransportada, um quesito bastante importante e que foi contemplado desde o início do projeto por conta da adaptabilidade do projeto frente as ameaças e novas realidades de operação.

Pronto para o combate

Vityaz (7)
Unidade Radar 50N6A

Uma bateria padrão do sistema S-350E Vityaz 50R6  inclui um sistema de controle de fogo e abrigo montado com radar integrado que realiza as funções de vigilância e rastreamento de alvos, três plataformas lançadoras de mísseis e um veículo de reabastecimento de mísseis. Todos os três componentes são montados sobre o mesmo veículo de chassis 6 × 6. A carga básica de mísseis por bateria é de 48 armas.

Vityaz (8)
Unidade Radar 50N6A

Cada conjunto lançador do veículo possui duas camadas de seis mísseis prontos para disparo em seus casulos de lançamento vertical. Todos os componentes do sistema de veículos utilizam quatro estabilizadores operados hidraulicamente para estabilizar-se no local de lançamento da bateria.

Cada bateria também tem a sua própria unidade de potência auxiliar. Os veículos componentes usam um Datalink  para transmitir e receber informações do sistema de controle de fogo.
Após o exposto, fica a pergunta, há lugar no Exército Brasileiro para um sistema de defesa Terra-Ar como o Vityaz?

Vityaz (4)
Unidade de comando e controle 50K6
Tipo Lançamento de míssil de peso
Sistema de defesa Terra-ar de curto alcance – 9M100: 3,073 kg
Mísseis – 9M96E/9M96M: 333 kg
– 9M100, Comprimento míssil
– 9M96E ou 9M96M – 9M100: 2,5 m
Usuários País – 9M96E/9M96M: 4,75 m
Rússia, provavelmente Bielo-Rússia Alcance
Propulsão – 9M100: 10 a 15 km max.
Foguete de propelente sólido – 9M96E/9M96M: 1 – 40 ou 120  km max.
Carga explosiva Sistema de orientação
9M96E/9M96M: 26 kg FRAG-HE – 9M100: inercial com IR
– 9M96E.9M96M: inercial com radar homing terminal ativo
Veículos de radar e comando
– Radar multifuncional 50N6A
– Comando 50K6 e veículo de controle

108 Comentários

  1. “Após o lido e visto, fica a pergunta, há lugar no Exército Brasileiro para um sistema de defesa Terra-Ar como o Vityaz?”

    NÃO!!

    Nossa gloriosa Avibrás pode desenvolver um sistema tão capaz ou até melhor do que esses Vityas.

    -Basta ter mais investimentos e principalmente, VONTADE POLITICA!!

    • Eu não acredito Sayd, a Almaz tem trabalhado a mais de 40 anos nos sistemas S250-300 e 400 e só agora pode apresentar uma proposta real para este espectro em que se encontra o S 350E, a nossa indústria passa longe de algo com essa capacidade.
      Seria necessário uns 20 anos pelo menos, para se fazer algo neste nível e até lá já estaríamos novamente defasados.
      Não é crítica a Avibras ou outra qualque rempresa nacional.
      Tecnologia não se desenvolve por discurso ou com proposta, mas sim com trabalho e continuidade, os russos estão penando para manter atualizado o seu sistema de defesa aérea composto por centenas de sistemas de baterias, imagine isso na nossa constante escala de “4”?

      • E.M. Pinto

        Foi por isso que eu escrevi que basta ter mais investimento e vontade politica. Se tivéssemos isso, teríamos bem menos de 20 anos de desenvolver o nosso sistema. Ou poderíamos fazer que nem os chineses: Compramos um sistema deste e fazemos tecnologia reversa, te garanto que em menos de 10 anos nosso sistema estaria em condições de uso. Saudações.

      • A pareceria é a melhor saída, veja o exemplo coreano, seja qual for o modelo e país de origem, o ideal pro Brasil é cooperar no desenvolvimento de uma versão sua.
        reinventar a roda custa caro e demora tempo. os Chineses também fazem muito disso de cooperação, especialmente com os Italianos e Israelenses.
        o PL9 por exemplo é um míssil que usa tecnologias Israelenses e Iatalianas.
        Abraço

      • Dentro dos BRICS, encontramos muitas possibilidades de parceria no desenvolvimento de tecnologia de armamentos.

        São países que não possuem qualquer história de conflitos, ao contrário, abundam exemplos de parceira e auxílio mútuo.

      • Vc e´retardado cara,china e india ja se pegaram no passado,os unicos exportadores de commodites do grupo que nao tiveram istoria de conflito entre as partes sao a banana latrina e a africa negra do sul !

      • RSRSRSRSRSRSRSRS… walfredo, como é mesmo que vc chama os psdebistas ???… TUCANALHAS ???… rsrsrsrsrsrsrs… não sei se vc está sabendo, mas seu partideco tá lambendo o saco dos tucanos e vice-versa EM REDE NACIONAL… rsrsrsrsrsrsrsrs… não to me aguentando… tudo por medinho da tonga da marina verdolenga… rsrsrsrsrsrs… agora tá tudo certo… PETRALHAS and TUCANALHAS unidos por uma causa comum, não permitirem a tomada do poder por outras forças políticas… rsrsrsrsrsrs… vamos lá irmão, post aquele seu bordão que eu tô loco para ver… RSRSRSRSRSRSRSRS… vou facilitar para vc:
        O Brasil estaria bem melhor sem os TUCANALHAS, DEMONÍACOS, REDALHAS, TRENSALHEIROS, LADRÕES, CORRUPTOS, PRIVATEIROS, ESQUERDALHAS, SAFADOS…. kkkkk (resposta padrão para comentários idiotas)… RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS…

      • Concordo com o SR. E.M. Pinto, pois há exemplos do que já aconteceu em parcerias anteriores, acabamos por perder oportunidades por não jogarmos limpo EX. Sistema Marder Roland na década de 1980. A questão da engenharia reversa é fato notório que possa ocorrer porem, em nosso caso temos mais á perder que ganhar.

      • Capacidade nossos engenheiros já mostraram que tem, obvio que não seria do dia para noite, mas sim um projeto continuo de anos ,decadas.

        Mas ai e que pega, nos falta vergonha na cara, patriotismo, e lideranças serias para conduzir a nação, nos sobra populismo eleitoreiro, ai fica dificil 🙁

  2. com toda ctz o S-350E teria espaço no EB …. e pq n na MB .pelos fuzileiros …. embora pra mim .. nossa defesa AA .deveria ser composta pelos Gepard (sim ele e util !! ) Pansyr S1 (curta) ..TOR-M2E como solução real … e existe tb o boato do sistema ”PARANA” (media). e pq n o S-400 (longa) …. e quem sabe uma ”variante do Astros 2020 como defesa AA ….vamos ver ne o q vai ser ate 2020 kkkkkkkkkk

  3. impressionante. ooo se a gnt precisa viu. sera q os nosso kc-390 carregam eles? enfim, tirando esse caminhao q é feio d doer, o s-350 me parece muito bom.

    • Não sei te dizer, mas aparentemente não o seria, porém, para cargueiros como o C17 e Il76-476 isso é perfeitamente possível, talvez até 3 veículos.
      Abraço
      E.M.Pinto

      • obrigado E.M.Pinto, pensei neles. talvez ate um a-400m entao. seria realmente uma dificuldade logistica para nós sem um cargueiro pesado.

        abraços e obrigado

    • O BAZ 6909 pode não ser bonito, mas é uma baita máquina… Tem 450 cavalos e um chassi QT muito robusto… Nossos Pantsyr podem vir com ele, ao invés do cavalo mecânico e chassi Kamaz…
      Sds;

  4. Pravda:

    “O principal fator determinante da eficácia do novo sistema é a sua capacidade de refletir simultaneamente ataques de diferentes tipos de ameaças aéreas a partir de qualquer direção, em todas as altitudes de vôo, em todas as condições meteorológicas, dia e noite e em condições de ruído difíceis.

    O lançador vertical do Vityaz (“Knight”), em combinação com um poderoso radar circular visão multi-função, permite o sistema repelir de forma eficiente ataques vindos de qualquer direção, o que o distingue de seus concorrentes com lançadores inclinados (incluindo os sistema Patriot de defesa aérea do EUA ).”

  5. O S-350E Vityaz tem lugar sim no Exército Brasileiro. Aliás cai como uma luva para a defesa de infraestruturas como hidrelétricas,estações de energia e etc, a bateria é aerotransportada e pode ser feita pelo futuro KC-390, por sua vez a Avibras poderia receber transferência de tecnologia e para diminuir os custos com o S-350E usaria os veículos ASTROS II de chassis 6×6 para os três componentes de radar 50N6A e de comando e controle 50K6 e o ASTROS 2020 chassis 8×8 para as unidades lançadoras 50P6. A dupla Pantsir S1 e Vityaz uma cobrindo a outra daria ao Brasil uma formidável capacidade de defesa as Forças Armadas.

  6. Sayd concordo com voce nossa avibras tem capascidade de construir tal equipamento e superior basta vontade politica e a prova e que quem foi a lua fica nos espionando para descobrir como perfuramos poços de petroleo estranha tal cituação.SAYD EU AINDA ACREDITO NA CAPASCIDADE E NA CRIATIVIDADE DO VERDADEIRO POVO BRASILEIRO,basta vontade e lealdade politica.

    • Tá faltando e muito “lealdade política” por parte desse governo atual e a corja de deputados e senadores em Brasília para com o Brasil e os brasileiros… sem tirarmos essa corja do planalto o dia não vai nascer feliz para nós… ACORDA BRASIL !!!…

      • Mais um que, assim como o melancia maluco tem informações vindas direto da malucolandia in off e que somente eles tem acesso… cadê as fontes, meu irmão ???…

      • o walfedo tem que abrir um site para o zoinho azul ficar mais infomado rsrsrs que decadência o vira lata esta passando

      • WALFREDO o teu idolo LULAdrão observava gananciosamente a Avibras agonizar para presentea-la a Odebrecht.
        Quando viram que com ajuda ou sem ajuda o 2020 seria tocado pois jamais faltou e jamais faltara investidores interessados nos produtos da Avibras é que teu partidão mexeu a bunda e o EB entrou na parada.
        A Avibras jamais se vendeu pra ninguem nem interno e nem externo então lave sua boca cheia de vermes Bolivarianos antes de pensar em tocar no ilibado e honroso nome da Avibras a unica industria de defesa Brasileira que não se vende a Filhos das putas nenhum principalmente a Quadrilha dos Irmãos Petralhas.

  7. Salve Senhores.
    .
    Não sei se é hoje…, mas…, diante desta tão bem elaborada matéria, (parabéns amigo Edilson – ficou muito boa), eu fico a me perguntar, vale apena tanto esforço, porque dá trabalho fazer uma matéria desta, será que alguém que desejamos vai ler, e se ler, vai dar importância aos brasileiros que se mobilizam para ver uma realidade diferente da que temos hoje…??
    .
    Será que não estamos sozinhos.
    .
    Ou será que somos um tipo de “classe de Dom Quixotes” na defesa do nosso querido Brasil…?
    .
    Olha esse “FX”…, seja qual for a decisão final, tem que ser algo extraordinário, para justificar tanto tempo e tanto desgaste, caso contrario, ficará patente tratar-se apenas de descaso ou incompetência mesmo, ou quem sabe, os dois.
    .
    Falei…, falei mesmo…, e, seja o que Deus quiser, melhor…, ‘QUE DEUS NOS AJUDE’.
    .
    Desculpem amigos o desabafo, não sei o que deu em mim.
    .
    Saudações,
    .
    Konner

    • Falou td e falou bonito, paradoxal, o problema é que não temos inimigos e a defesa não é e não será prioridade no governo PeTralha, tuCanalha Rede, Psol etc etc…..

      Maaaaaaaas din din p/ estadios, sambodromos, OGX, XXX nunca há de faltar.

      • E de que governo é prioridade dos militares?

        Ninguém se preocupa com defesa no Brasil nem quem é pago para isso…

        Mas existe um pequeno detalhe nessa historia, foi no governo do LULA (nem digo PT, foi o Lula é não o partido) que EU vi esse país se equipar, pois nem na época da ditadura o Brasil se equipou tão bem como naqueles 8 anos!
        E isso não é mentira ou meio-verdade como alguns colegas de “direita” falam!!
        Agora você ou qualquer um ta convidado a me provar o contrario!

      • Cara não sei qual dimensão vc vive, mas o que as FAs usam hj, F-5, fragatas Niteroi, corvetas Inhauma, A-1, M-113, submarinos Tupi, helis Blackhawk, Super Puma, Lynx,Super Lynx, Super Tucano, Pantera E-99, Sivam etc…. não foram comprados no gov Lula. foram adquiridos NOVOS e alguns já estão velhinhos e precisando de reposição e a unica reposição certa é a dos submarinos. E nem me fale do tempo do FHC que eu não sou partidaro do mesmo, se ele estivesse no gov eu estaria criticando da mesma forma.

      • Em tempo, antes a desculpa era falta de grana, divida externa e o escambau, hj esbanjasse dinheiro em estadios, ajuda ao FMI, Cuba e Africa mas a defesa Óooh

      • Qual dimensão?
        Vejamos então os contratos assinados:
        – 2044 Gurarani
        – 50 EC-720
        – 4 submarinos convencionais
        – 1 submarino nuclear
        – modernização dos F-5
        – (só não comprou o Rafale porque a FAB… kkkk depois é só politico que é ladrão nesse país)

        Para resumir a historia o Brasil durante o governo Lula chegou a ser um dos maiores importador de material de defesa do mundo. Vai lá no Google, confirma você mesmo, não precisa acreditar em minhas palavras :).

      • 50 EC720 a preço de caça, para favorecer amiguinhos, o Rafale seria a mesma safadeza, graças ao bom Deus não foi, o que salva ai são os subs e o Guarani, mas dai a escrever que “nem na época da ditadura o Brasil se equipou tão bem como naqueles 8 anos!” vai uma graaande diferença, tai os equipamentos que eu listei, que foram comprados novos. E quanto ao sub nuclear, rsrsrs, esse esta encomendado desde os anos 70.

      • “Para favorecer amiguinhos”… explique isso, transferência de tecnologia não conta (50%), vão repassar o helicóptero pelo mesmo de uma compra normal preço… caras camaradas em! A é, você é um daqueles diz que não existe transferência de tecnologia nesse processo, mesmo quando empresas nacionais já estão produzindo partes de helicóptero (confuso rsrs).
        A fabricação do submarino nuclear estava praticamente parada (ué você não sabia, é tão bem informado…).
        Mas vai lá no Google, com confiança, sem medo.

    • Desencana Gen. Konner, tenho quase 40 anos, faz 20 anos(Juro) que ouço de governo a governo que vamos trocar o F5 por algo mais moderno.
      Se fosse pelo crédito ou esperança nos nossos governantes, nem sequer estava aqui respondendo a sua indignação.
      Faço isso por gostar de aprender e me interessar pelo tema, não espero absolutamente nada da nossa Presidenta, nem do próximo, assim como não esperava do anterior, é do povo é da cultura,que infelizmente só tem um destino, deixar de existir por conta justamente da sua letargia.
      Grande abraço
      Edilson

      • só tem um destino, deixar de existir por conta justamente da sua letargia.

        A historia foi implacavel com povos assim. Que ficam deitados em berço esplêndido…..até que são acordados pelos invasores

      • Falou tudo chefe, o problema e cultural, o povo brasileiro não existe como nação, não tem unidade, e um catadão multicultural, certa vez eu disse em uma discussão em um churrasco, se alguem ali defenderia a Amazonia brasileira, apenas especulando, e ouvi da maioria um sonoro :

        “QUE SE DANE A AMAZONIA, o que eu quero com aquilo, só tem indio la”

        A maioria do nosso povo detesta o militarismo, principalmente os mais jovens, os mais velhos que dizem gostar, não veem os militares como defensores necessários de nossa soberania ( a maioria não dá a minima para isto) os veem como ‘escoteiros” que vão ajudar em enchentes, ou tapar buracos de estradas.

        O nosso povo em sua grande maioria não da a minima para o brasil como não, para o orgulho nacional, tanto faz quem manda, desde que garanta o samba, futebol e o pancadão, ta tudo certo.

        Pergunte se alguem professor de história sabe o nome de um pracinha brasileiro que lutou contra fascistas e nazistas na segunda guerra ? e verá um sebrante de desdem que seria nitido a quilometros.

        Depois pergunte a este mesmo professor sobre Marx, e seu terror revolucionário, e verá seus olhos brilharem de entusiasmo.

        Acho que o Konner matou a charada, somos “classe de Dom Quixotes” do patriotismo,

      • Esse discurso dos militares contra os políticos de esquerda, pois o mesmo nunca existiu contra os pulhas de direita, é justamente o que afastou e afasta os jovens da carreira militar.

        Transformaram os militares em jagunços dos bilionários, em garantes dos privilégios da Casa Grande. Como se fossem seguranças de shopping.

        A missão dos militares é garantir a segurança do país, de suas riquezas, de seu povo, de todo ele, pobres e ricos.

        A simples existência desse discurso partidário, contra os governos populares, em um saite sobre defesa, já demonstra que a mentalidade de muitos militares ainda é de se voltar contra seu povo, para garantir soluções antidemocráticas possam ser adotadas para garantir a segurança dos privilegiados contra a malta dos famintos.

        Terão que mudar, fazer muitas e muitas missões de paz, construir muitas estradas, fazer muitas missões para levar tratamento médico e dentário. Trabalhar em muitas missões de segurança, para reconquistar o respeito, não o temor, da população mais carente.

        Defender a pátria e ser patriota também é garantir que todos os brasileiros tenham seus direitos garantidos e não apenas alguns. Entre os direitos de todos, nossa constituição assegura:

        Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010)

        Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

        I – relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos;

        II – seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário;

        III – fundo de garantia do tempo de serviço;

        IV – salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

        V – piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho;

        VI – irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;

        VII – garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável;

        VIII – décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

        IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

        X – proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa;

        XI – participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei;

        XII – salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

        XIII – duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho; (vide Decreto-Lei nº 5.452, de 1943)

        XIV – jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva;

        XV – repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

        XVI – remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal; (Vide Del 5.452, art. 59 § 1º)

        XVII – gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

        XVIII – licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

        XIX – licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

        XX – proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei;

        XXI – aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;

        XXII – redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

        XXIII – adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;

        XXIV – aposentadoria;

        XXV – assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)

        XXVI – reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho;

        XXVII – proteção em face da automação, na forma da lei;

        XXVIII – seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa;

        XXIX – ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 28, de 25/05/2000)

        a) (Revogada). (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 28, de 25/05/2000)

        b) (Revogada). (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 28, de 25/05/2000)

        XXX – proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

        XXXI – proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência;

        XXXII – proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos;

        XXXIII – proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

        XXXIV – igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

        Parágrafo único. São assegurados à categoria dos trabalhadores domésticos os direitos previstos nos incisos IV, VI, VII, VIII, X, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XXI, XXII, XXIV, XXVI, XXX, XXXI e XXXIII e, atendidas as condições estabelecidas em lei e observada a simplificação do cumprimento das obrigações tributárias, principais e acessórias, decorrentes da relação de trabalho e suas peculiaridades, os previstos nos incisos I, II, III, IX, XII, XXV e XXVIII, bem como a sua integração à previdência social. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 72, de 2013)

      • E´por estas benecis com a escoria brasileira que se paga um imposto alto nesta bagaça, somente um imbecil como vc pra defender direitos a uma escoria que ja deveria estar sendo esterilizada, mas cada os deveres destes desgraçados preguiçosos achegados a pedra de crak !

      • Parabéns

        Pelo discurso de eugenia e nazista

        KD mesmo os trilogienses que vivem chamando os outros de nazifasistas ?

        Sumiram?

        Olha ai, trilogienses, um irmão decrépito de vcs perdido aqui no plano Brasil…

      • esterilize sua lingua, e por causa de fanáticos racistas como você, que a esquerdalha tem se criado nos meios de debate e pensamento livre,afinal idiotas ogros são um prato cheio para eles justificarem suas amebices marxistas.
        Para mim você tão execrável,quanto os nazistas incubados que dizem combater “o sionismo internacional”( como lhes ensinou titio Adolf )
        para mim um extrema esquerda ( nacional socialista e adepto do terro revolucionário) quanto um extrema direita (racista made in klu klux klan) merecem um canto na mesma lata de lixo.

      • Engano o seu pata de cadela , primeiro nao milito facismo,segundo a esquerdalaha abunda nestes sites da vida porque sao pagos para manter uma patrulha ideologica, a direita nao e´responsavel pela contaminaçao da net, a esquerda objetiva justamente que pessoas como vc que possui serenidade ,passe a culpar tambem a direita pela existencia do cancer esquerdopata bolivarianu e quanto a lata de lixo ,nao se esqueça que hoje tudo e´reciclavel ate o lixo atomico sera´reciclavel graças a tecnologias que estao sendo desenvolvidas na belgica no acelerador de particulas,portando a direita vai voltar e desta vez nao vai havar um lider bicha sabotando a missao, a bicha autriaca e o inverno foram os responsaveis pela nao conclusao do projeto,isto e´historico !

      • Esse seu discurso walfredo é aquele trabalho do ginásio que vc entregou aquele seu professor barbudinho que usava uma camiseta vermelha com a cara do che estampada ???… tá explicado a imaturidade da dissertação… e antes que me esqueça, não podes mais xingar os tucanos, mas eu posso… rsrsrsrsrsrsrs… é a diferença entre um direitista e um ESQUERDALHA… rsrsrsrsrsrs… não tamos amarrados a essa laia imunda de ladrões e congêneres… e volta da terra do nunca, pois nunca ainda é muito perto para nós mandarmos vcs socialetes… rsrsrsrsrsrss…

      • Esquece olhos azuis, o cara confunde ( ou se faz) bem estar social, em uma sociedade livre, que incentiva o merito e a iniciativa, com baboseiras socialista bolivarianas.

        E um caso clônico de lavagem cerebral gramscista.

      • E ainda pos um Control C+Control V da Constituição… que é LIBERAL. KKK

        Por isto os esforços excusos atuais em transformá-la num queijo suíço! 😉

        Quanto à argumentação acima do controlccontrolv … compreende-se o motivo do mesmo não expor muito suas opiniões.

        Militares reprovados pelo povo??? =bb

        Até pra ser soldado-raso a vaga é concorrida!… Se for nas comunidades mais carentes encontrará jovens usando a camisa camuflada que serviu no exército com todo o orgulho!…

        Agora pra dormir tranquilo! KKK

        http://www.youtube.com/watch?v=td1ywn3SoWc

      • Deixa ver se eu entendi ?!!

        Vc associa ser jovem, com ser naturalmente esquerdista comunista ?

        Da onde foi que você tirou tamanha “jenialidade” ?

      • walfredo
        Ta vendo atacou os fascistas… Entenda meu rapaz, a unica ideologia que essa gente asseita é a delas mesmo.
        Agora imagina pessoas assim no poder?
        -Professor não pode falar de comunista ou de qualquer outro tipo de governo que não seja o fascismo.
        -A constituição só vale para quem e quando eles quiserem que vala.
        -Todos devem amar (mesmo que não) o governo deles.

        Isso é fascismo puro o mesmo que dominou a Europa e até mesmo o Brasil (e fez tanta coisa boa que aqui foi expulso pelo povo). Felizmente tanto os comunistas quanto os fascistas são uma espécie em extinção, mentes atrasadas que não souberam se adaptar aos novos tempos e já não encontram mais simpatizantes (graças a Deus).

      • Estudante se recusa a fazer trabalho sobre Marx e ganha visibilidade ao escrever carta-manifesto

        João Victor Gasparino estuda na Univali, em Itajaí

        JOÃO VICTOR GASPARINO EXPLICOU OS MOTIVOS PARA NÃO SIMPATIZAR COM O MARXISMO

        Romí de Lizromi.liz@osoldiario.com.br
        A última semana foi movimentada para o João Victor Gasparino, 22 anos. O estudante da 3ª fase do curso de Relações Exteriores da Univali, de Itajaí, ganhou notoriedade ao escrever uma carta (que deveria ser um trabalho universitário) explicando porque não gostaria de fazer um trabalho sobre o filósofo Karl Marx.

        Primeiro, ele encaminhou o texto para uma amiga do blog Direita Já. Quatro dias depois, o conteúdo foi publicado no blog do jornalista Rodrigo Constantino da revista Veja. A partir dali, o conteúdo contra o marxismo se espalhou pelo país.

        Nascido em Florianópolis, João Victor mora em Itajaí durante a semana, mas não gosta de falar sobre a vida pessoal. Ele afirma que deseja falar só o que tange à carta, à política brasileira e ao cenário acadêmico nacional. Ele frisa que a carta não é contra o professor (que prefere não identificar), mas contra a ideologia seguida pelas universidades.

        Até a noite deste domingo, a reportagem não havia conseguido contato com a universidade para falar sobre o assunto.

        Em que contexto a carta foi escrita?
        João Victor Gasparino — O contexto é a situação da educação em âmbito nacional, não no âmbito da minha universidade, muito menos contra o professor, mas contra o proselitismo ideológico em todo o meio acadêmico brasileiro, direta e indiretamente.

        O propósito era ser um post no Facebook?
        João Victor — Primeiramente seria apenas para o professor, mas repito, não contra ele, apenas expondo minha opinião. Mas uma amiga blogueira do Maranhão, teve a brilhante ideia de publicar na internet, como exemplo.

        Como você avalia a repercussão da carta?
        João Victor — Fiquei contente, porque eu queria um debate nacional. Com certeza, era uma panela de pressão prestes a estourar, sabia que tendo a iniciativa a repercussão seria enorme, tanto que atingi o objetivo de levar ao contexto nacional, pois o debate que levantei é uma questão nacional, que envolve todo o meio acadêmico brasileiro. Nas universidades é claro o meio ideológico e comunista e de poder.

        Você entregou o trabalho que o professor havia pedido? E o professor ficou sabendo que a carta era para a disciplina dele?
        João Victor — Não fiz o trabalho pedido, que era propor três questões sobre Marx. Entreguei a carta como trabalho e o professor já deu nota, mas ainda não vi qual foi.

        Porque você é contra o marxismo?
        João Victor — Minha educação sempre foi pela liberdade, pela vida, pela justiça acima de tudo. Os regimes comunistas se tornaram genocidas, trouxeram miséria e morte. Vejo que o Brasil caminha para ser uma Venezuela.

        Você é filiado a algum partido? Pretende seguir carreira política?
        João Victor — Já fui militante e simpatizei com a esquerda, mas não gostei do que vi. Hoje, sou assumidamente de direita. Já pensei em ser político, mas não há partido de direita no Brasil. Tem o PP e o DEM, mas não sinto que eles sejam “realmente” de direita.

        Quais são seus planos daqui pra frente?
        João Victor — Quero continuar tendo uma produção intelectual voltada à liberdade. Vou criar um blog para expor o que penso sobre a política brasileira e o cenário acadêmico nacional. Sinto que a guerra civil ideológica começou, pois eu apenas expressei o que muita gente gostaria de dizer. Outras pessoas começaram a escrever suas cartas contra a doutrinação socialista universitária e o projeto totalitário na América Latina.

        Confira a carta escrita pelo estudante:

        Caro professor, Como o senhor deve saber, eu repudio o filósofo Karl Marx e tudo o que ele representa e representou na história da humanidade, sendo um profundo exercício de resistência estomacal falar ou ouvir sobre ele por mais de meia hora. Aproveito através deste trabalho, não para seguir as questões que o senhor estipulou para a turma, mas para expor de forma livre minha crítica ao marxismo, e suas ramificações e influências mundo afora. Quero começar falando sobre a pressão psicológica que é, para uma pessoa defensora dos ideais liberais e democráticos, ter que falar sobre o teórico em questão de uma forma imparcial, sem fazer justiça com as próprias palavras.
        Me é uma pressão terrível, escrever sobre Marx e sua ideologia nefasta, enquanto em nosso país o marxismo cultural, de Antonio Gramsci, encontra seu estágio mais avançado no mundo ocidental, vendo a cada dia, um governo comunista e autoritário rasgar a Constituição e destruir a democracia, sendo que foram estes os meios que chegaram ao poder, e até hoje se declararem como defensores supremos dos mesmos ideais, no Brasil. Outros reflexos disso, a criminalidade descontrolada, a epidemia das drogas cujo consumo só cresce (São aliados das FARCs), a crise de valores morais, destruição do belo como alicerce da arte (funk e outras coisas), desrespeito aos mais velhos, etc.

        Tudo isso sintomas da revolução gramscista em curso no Brasil. A revolução leninista está para o estupro, assim como a gramscista está para a sedução, ou seja, se no passado o comunismo chegou ao poder através de uma revolução armada, hoje ele buscar chegar por dentro da sociedade, moldando os cidadãos para pensarem como socialistas, e assim tomar o poder. Fazem isso através da educação, o velho e ‘’bom’’ Paulo Freire, que chamam de ‘’educação libertadora’’ ou ‘’pedagogia do oprimido’’, aplicando ao ensino, desde o infantil, a questão da luta de classes, sendo assim os brasileiros sofrem lavagem cerebral marxista desde os primeiros anos de vida. Em nosso país, os meios culturais, acadêmicos, midiáticos e artísticos são monopolizados pela esquerda a meio século, na universidade é quase uma luta pela sobrevivência ser de direita.

        Agora gostaria de falar sobre as consequências físicas da ideologia marxista no mundo, as nações que sofreram sob regimes comunistas, todos eles genocidas, que apenas trouxeram miséria e morte para os seus povos. O professor já sabe do ocorrido em países como URSS, China, Coréia do Norte, Romênia e Cuba, dentre outros, mas gostaria de falar sobre um caso específico, o Camboja, que tive o prazer de visitar em 2010. Esta pequena nação do Sudeste Asiático talvez tenha testemunhado o maior terror que os psicopatas comunistas já foram capazes de infligir sobre a humanidade, primeiro esvaziaram os centros urbanos e transferiram toda a população para as zonas rurais.

        As estatísticas apontam para uma porcentagem de entre 21% a 25% da população morta por fome, doenças, cansaço, maus-tratos, desidratação e assassinadas compulsoriamente em campos de concentração no interior. Crianças também não escaparam, separadas dos pais, foram treinadas para serem ‘’vigias da Revolução’’, denunciando os próprios familiares, quando estes cometiam ‘’crimes contra a Revolução’’. Quais eram os crimes? Desde roubar uma saca de arroz para não morrer de fome, ou um pouco de água potável, até o fato de ser alfabetizado, ou usar óculos, suposto sinal de uma instrução elevada. Os castigos e formas de extermínio, mais uma vez preciso de uma resistência estomacal, incluíam lançar bebês recém-nascidos para o alto, e apanhá-los no ar, utilizando a baioneta do rifle, sim, isso mesmo, a baioneta contra um recém-nascido indefeso.

        Bem, com isto, acho que meu manifesto é suficiente, para expor meu repúdio ao simples citar de Marx e tudo o que ele representa. Diante de um mundo, e particularmente o Brasil, em que comunistas são ovacionados como os verdadeiros defensores dos pobres e da liberdade, me sinto obrigado a me manifestar dessa maneira, pois ele está aí ainda, assombrando este mundo sofrido.

        Para concluir gostaria de citar o decálogo de Lenin:

        1. Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual;
        2. Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação em massa;
        3. Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais;
        4. Destrua a confiança do povo em seus líderes;
        5. Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo
        6. Colabore para o esbanjamento do dinheiro público; coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no Exterior e provoque o pânico e o desassossego na população;
        7. Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País;
        8. Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;
        9. Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes, nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não-comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa;
        10. Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa.

        Obrigado, caro professor, pela compreensão.
        João Victor Gasparino da Silva.

        FONTE: O Sol Diário

  8. tassios ( 6 de outubro de 2013 at 18:23 ).

    marcio alves do nascimento ( 6 de outubro de 2013 at 18:42 ).

    Dificilmente esse sistema poderia ser transportado pelo KC-390… Todos os seus componentes ( unidades de tiro, radares e unidades de apoio ) excederiam os limites de tamanho e peso da aeronave, que foi projetada para ser um transporte médio, a mesma categoria do C-130 Hércules…

    http://www.embraerds.com/portugues/content/cargo/img/img_performance_medidas_internas.jpg

    Há apenas um sistema de médio alcance que poderia ser transportado em um aparelho dessa categoria: RBS-23 Bamse…

    http://www.youtube.com/watch?v=dqmTpwa8iTc

  9. Sr. E.M. Pinto. Muito obrigado por esta perola, maravilha, creio ser quase perfeito para atender-nos na necessidade imediata, porem creio que tal sistema deve ter valores astronômicos, o curioso é que possivelmente um único sistema com misseis tão diversificados possa cobrir varias camadas aéreas, pelo o menos foi o que eu compreendi.

    • Salve Generson, na verdade quando se fala nos sistemas S 300 e S400, costuma-se acreditar que tal como a grande parte dos sistemas ocidentais, trate-se de um sistema de lançador e um míssil dedicado.
      Os sistemas russos, não funcionam assim, o S 400 usa uma gama de mísseis dedicados as mais distintas funções tal como o S 300, se você observar, vai ver que o Vityaz usa basicamente mísseis desenvolvidos para a proteção das baterias dos S 400 além de outras armas.
      Isto é um fato pouco mencionado e que gera confusão em comparações super trunfo(que eu adoro sem preconceitos).
      Para mim é um sistema interessante que só teria o SAMP-T e o infelizmente cancelado (MEADS) como equivalentes.
      Obrigado a todos pelos apoios, estamos ai pra isso.
      E.M.Pinto

  10. Os russos nos ofereceram uma parceria no desenvolvimento de um programa de defesa AA chamado Paraná, alguém teria mais informações a respeito ?

    Eu acho os sistemas russos AA fantasticos, desde a artilharia de tubos, e inglas, ate os elevados alcances, eles tem uma gama completa de soluções.

    E defesa aerea eficiente eu acredito que deva existir em uma variada rede estrategica, e nisto os russos estão de parabéns.

    • Salve Mestre Capa, na minha humilde opinião, pelo que tenho visto deste sonho chamado PARANÁ, não há senão dois sistemas que se enquadram nos requisitos, o SMAP-T e o Próprio Vityaz, se eesta não fosse a terra das bananas paraiso cubanakan, qualquer um dos dois sistemas antendriam completamente aos requisitos dentro do espectro de defesa curta.
      Há outros sistemas como O Thor M2 o BANSE, o AVENGER, quem sabe Spyder, entre outros, mas eu faria como a Coréia do Sul, desenvolveria algo expansível e passível do “máximo” de nacionalização e aquisição de tecnologia, como fizeram com o seu Vityaz GangnanStyle…
      Talvez desenvolver em conjunto um novo míssil ou algo assim, mas não reinventar a roda, já provamos ser péssimos em engenharia reversa, cadência de produção e quantidades mínimas de aquisição.
      Pra turma do bananal esta é a única saída comprar por comprar vão acabar como os Rolands, lembra?
      Abraçoe obrigado e Konner, somos brasileiros, não desistimos nunca rsrsrsrsrrsrsr

  11. Muito legal a matéria, nos entusiastas militares e geo politicos temos sorte de ter um site nacional tão completo, e feito por quem conhece, parabéns chefe 🙂

  12. E.M.Pinto ( 7 de outubro de 2013 at 9:22 ),

    Primeiramente, parabéns pela matéria!

    Há um outro sistema que mereceria ser acompanhado de perto: Iron Dome… O potencial contra aeronaves é nítido…

  13. Sobre a família de mísseis 9M96 foi descrita, na tabela, a velocidade como 16.000 km/h. Está correto?

    Quanto ao uso pelas forças armadas acredito que seria mais indicado para proteção de instalações estratégicas fixas, como unidades fabris, complexos industriais, aeroportos, portos, etc. No meu modo de ver o Pantsir-S1 é suficiente para a cobertura de unidades militares do Exército justamente pela mobilidade, que me parece maior e menos complexa do que a do S350E. Até por conta do tamanho das unidades de transporte do sistema.

    E temos de lembrar uma coisa: a END prioriza mobilidade dentro de um conceito de “defesa dissuasória”. Para que este sistema se torne realmente móvel no Brasil, e cumpra a função de impedir a “tentação” da agressão, necessitaríamos também de aviões cargueiros bem maiores do que o KC 390.

    Aqui eu acho que caberiam até algumas questões: ficaremos atrelados a aviões cargueiros de 20 ton de capacidade ou há alguma indicação de complementaridade com aviões de maior capacidade? Se há essa indicação, iríamos para que lado: Ilyushin, Boeing, Airbus? Essa é uma decisão política e considerando o atual cenário geopolítico mundial, e sendo meio simplista, acredito que as possibilidades nesse momento seriam mais favoráveis a equipamento de origem russa. Se é pra ser móvel, e com boa capacidade de desdobramento, cargueiros pesados são essenciais.

    No mais, é uma aquisição “pra ontem”.

    Konner

    Concordo totalmente quando, sobre o FX-2, afirma “… seja qual for a decisão final, tem que ser algo extraordinário, para justificar tanto tempo e tanto desgaste”. E é isso mesmo. Não creio que a falta de decisão seja problema de competência ou de falta de recursos (o PROSUB custará uma montanha de grana e está andando). O problema é político e estratégico. Ao atrelar a aquisição dos meios com acordos de parceria estratégica, ficamos a mercê do jogo geopolítico mundial. A pergunta agora é comprar de quem? Talvez esta série de denúncias apresentadas via Snowdem seja a perfeita desculpa para cancelar o projeto por falta de confiança nos fornecedores, mas isso nos joga ou para Rússia, ou para China. Apesar de parceiros no BRICS, onde acho que temos claras vantagens econômicas sobre os demais, estes países tem agenda própria e cobram pesado qualquer tipo de aliança, quanto mais uma que envolva tecnologia militar. Enfim, adoraria ver um SU-35 por aqui, mas a que preço? Por outro lado, num arroubo de ousadia, poderíamos anunciar a criação de projeto próprio, via indústria nacional. Só que demora muito e não temos esse tempo.

    Finalizando, se deixarmos de correr atrás de nossas Dulcinéias, jamais seremos capazes de enxergar o que de fato é nossa realidade.

    Abs

  14. Bela matéria. Parabéns ao PB.

    O THAAD vai deixar tudo isso aí obsoleto. Quem viver verá.

    E muito antes de pensarmos seriamente em antiaérea devemos pensar em proteção do espaço aéreo, ou seja, CAÇAS, que são nossa primeira linha de defesa.

    Saudações.

    • Vader na verdade o THAAD, já configura-se em outro perfil, grande altitude e nim sistema capaz de abater em dois ambientes, extra e intra atmosférico, coisa que não existe em nenhum outro sistema. Os russos pretendem dar esta capacidade ao S 500, mas isso vai demorar.
      O S350E está mais para o SAMP-T, Iron Dome. numa linha de baixa altitude até algo como 35 km.
      mas é um sistema que atua por exemplo em alguns perfis cobertos pelo PAC-3.
      abraço
      Edilson

    • Vader, com este tipo de comentário fica questionável seu conhecimento.
      O THAAD é um sistema de defesa contra mísseis balístico e apenas isso, o mesmo não tem a capacidade de ser usado contra uma aeronave.

      Já o S-350E não, pode ser usado contra qualquer tipo de alvo aéreo.
      Creio que o THAAD será melhor sistema de defesa contra mísseis balístico do que o S-350E, mas o S-350E poderá abater aeronaves e entre outros alvos aéreos.

      Qualquer aeronave, com mísseis de cruzeiro ou bombas com kit de guiagem por GPS com asas planadoras, pode transforar o THAAD em uma pilha de aço retorcido e cinzas, caso não tenha uma escolta anti-PGM ou um sistema de defesa antiaéreo que possa ser usado contra aeronaves efetivamente.

      Por favor, pesquise mais.

  15. Bom dia amigos do Plano Brazil,

    Estava me perguntando se considerando a recém aquisição do Geopard e as negociações em andamento para aquisição do sistema Pantsir S1 + IGLA, se a preocupação não seria a aquisição de um sistema como o S-300 (longo alcance) para cobrir todas as altitudes?

    Meu raciocínio é:

    – Geopard (baixa altitude)
    – Pantsir S1 + IGLA (média altitude)
    – S-300 (alta altitude)

    O que acham?

    • Gepard não serve para esta função,
      porém pegando a sua sugestão
      Seria mais lógico
      Pantsyr
      Morphei ( novo sistema de ponto em desenvolvimento pela Almaz)
      Thor M2
      S350E
      S400

      • E aproveitando esta tendencia de babar ovos de russos,poderia tambem facilitar as coisas e transformar o brasil em uma provincia russia de vez, assim os entreguistas de esquerda teriam orgasmos anais eternos,deixemos de ser hipocritas, as putas de esquerda criticam a dependencia a materias ocidentais ,mas ficam euforicas com a possibilidades de comprarmos armas russas, que putaria e´esta macacada de esquerda ? Vcs querem independencia real ou querem mudar de donos ?

        ===============
        Terapode, modere o linguajar ou terá que procurar algum site do seu nível pra postar as suas ofensas, este é ultimo aviso, não terá outro.
        E.M.Pinto

      • Cara lacraia do Monte das Três Oliveiras… Por favor, entenda:
        – Não queremos ficar a comprar até a eternidade produtos de prateleira, queremos, isto sim, produzir nossos sistemas de mísseis anti-aéreos…
        No entanto, ficar a inventar a roda a cada iniciativa é algo por demais lusitano, se analogia de grotesca jocosidade for ainda válida… Os russos, saiba, possuem ótimos sistemas, e são capazes de trabalhar e vender tecnologias, tal como o exemplo sul-coreano citado no texto…
        Em um conflito, qualquer que seja ele, os seus estoque se mísseis se esgota rapidamente, por isso você precisa saber fazê-los, esse é o caminho que o Irã segue…
        Não tem os melhores, mas tem bons mísseis, e eles são feitos em casa.

        Entendeste agora?
        Ninguém que transformar o Brasil em uma “província russa”… Apesar que nesse caso teríamos um bônus na forma de russinhas lindas…

      • Logicamente vc defende seus interesses financeiros,porque ha aparelhos que fazem as mesmas tarefas sendo produzidos por ISRAEL,frança e ALEMANHA, mas a vontade de comprar algo russo se explica pela necessidade de cutucar a america ,ganhar proprina da mafia eslava e ficar bem na foto com os irmaos castros,se for pra comprar algo por algum tempo que seja de ISRAEL ,pois seus produtos nao ficam devendo nada a russos,nao querendo dar pitaco no blog ,seria interessante mostrar aparelhos do sistema defensivo de ISrael,ate a china idolatrada pela esquerda possui negocios na area tecnologica com os sionistas, o brasil deveria fazer o mesmo,sem neura contra os EUA !

      • Reamente ja li aqui comentarios mais xulos e carregados de palavroes doque este que postei, e me desculpe nao li as outras censuras que me foram dadas, quando se critica ofensivamente os tais americanofilos com frases semelhantes inclusive com ataques pessoais ,nao me lembro de ter lido censuras a respeito dos mesmos, um exemplo e o maluquinho que sempre posta ofensas, porque somente os meus sao censurados acaba sendo um misterio, mas vou moderar nas tais ofensas, so espero nao estar sendo descriminado por ser antiesquerdopata !

      • rsrsrsrs,,, acho que não, amigo… talvez porque há pessoas fora da comunidade que também leem nossas pérolas e podem se escandalizar com um tom mais agressivo… se vc me permitir um conselho, e estou tentando também seguir o mesmo, trocar palavras de cunho ofensivo por algo mais inteligente… não quero expor aqui minhas táticas de guerrilha, mas vc já entendeu… contra essa malta esquerdalha não dá para jogar dentro das regras, mas também não dá para fugir totalmente delas… vc é pessoa capacitada… vai saber encontrar o caminho… vc goza da minha admiração por não ter se contaminado pela mentira sociopata que grassa a cultura mundial… quem não se contaminar vai ser salvo… e a salvação vem exatamente do fato de não entregarmos nossos riqueza cultural a essa bandidagem que quer nos destruir e apagar nossos valores… tenhamos fé e perseverança… o tempo é nosso amigo e leal defensor… para lutarmos temos que saber contra quem, pois o inimigo é dissimulado e perverso… mas eu já o identifiquei… futuramente vc vai saber do que falo… preste atenção às entrelinhas de meus posts… saudações conservadoras…

    • Caros Magnano e E.M.Pinto,

      No meu entender, o Gepard poderia sim ser parte de um sistema de defesa de baixa altura… Existem certas situações nas quais um tiro/canhão pode se mostrar bem interessante. Dotado de um reparo com Igla ( ou outro MANPAD adaptado ), poderia complementar o Pantsir…

      Uma alternativa interessante seria:

      Cobrindo a baixa altura: Gepard/Igla
      Para baixa e média altura: Pantsir
      Grande Altura: Vityaz ( dotado de mísseis 9M96E ) e S-400 ( com mísseis 48N6 e, se os russos liberarem ou houver disposição pra gastar, 40N6 ).

      Evidente que se poderia fazer uma mescla de sistemas, mas isso que postei seria o básico…

      • _RR_,Magnano e E.M.Pinto,

        Eu vi um diagrama do sistema de defesa aérea multi-camadas de Cingapura bastante interessante que poderia ser um exemplo como poderia ser a defesa aérea em camadas no Brasil.

        http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2013/10/ASTER-30.png

        Baixa altura: Gepard/Igla/RBS-70

        Baixa e média altura: Pantsir S1

        Grande altura: Vityaz (com mísseis 9M96E alcance de 40 km e altitude de 20 km e o 9M96E2 de longo alcance de 120km e altitude de engajamento de 35km).

        Que acham?

      • marcio alves do nascimento,

        Interessante a sua sugestão.

        O RBS-70 seria interessante para equilibrar a equação na baixa altura, sendo melhor utilizável em espaço aéreo contestado ( no qual possa haver pesado trafego de aeronaves amigas ), complementando os Iglas.

        Para a grande altura, ainda creio que seria necessário um sistema de maior alcance que o Vityaz… É bem verdade que o um sistema de defesa aéreo sempre será vencido, mas quanto maior o alcance dos mísseis, mais limitadas ficam as opções dos atacantes ( e por tabela também terminam limitados os países que seriam capazes de opor esse sistema ).

  16. então deixa ver se entendi se o governo da dilma continuar ,o brasil poderá adquirir esse meio de dissuaçao já no ano que vem!!!!
    então tá vou votar na dilma ano que vem ,vocês me convenceram !!!

    • A mim não, os neo comunistas, comunistas de outrora, cantavam “quem sabe faz a hora não espera acontecer” mas é só uma musiquinha pra embalar as massas.
      Como eles tem demonstrado, não sabem fazer e pelo que parece estão epserando algo acontecer… só espero que não seja o que eu estou esperando acontecer porque se não, o pelo deles vai ser o primeiro a entrar na sola…
      Abraço

      • ,o que acontece é que as nossas mídias não da nenhum destaque sobre a nossa defesa qual foi a ultima matéria em algum jornal ou canal de tv falando das nossas forças armadas ou de como em alguns setores estão defasadas
        ninguém fala
        mas as coisas estão mudando tanto é verdade que depois do livro branco ,até os sites de defesa estão aumentando
        se os sites de defesa estão aumentando é sinal que os interessados no assunto estão aumentando
        mas volto a afirmar se tivesse um chamativo maior nos canais abertos iria fazer muita diferença ,mas nossa impensa fala mais de israel do que do brasil
        você percebe e tem acesso ao aumento de visitas n site sabe que aumentou também
        nossos políticos todos de todas as siglas vivem e fazem as coisas por votos e etc etal ,
        quanto mais veículos de mídia colocarem o foco em defesa o brasil sera e terá as maiores forças militares no mundo
        não jogue a toalha ,logo agora que começa a sair do papel algumas coisas que estavam só no imaginário desde muito tempo atrás

      • Curto e certeiro, chefe… pena eu não ter esse seu charme ao se pronunciar… eu já sou mais tosco e grosseiro com quem vem tentar me dar o nó… é que eu sou do interior e o meu charme se resume a ser bruto, rústico e sistemático com esquerdistas farofeiros… o negócio é pé na bunda, de preferência com botina… e CACHORRO LOCO nóis manda é bala… a Winchester 22 tá tinindo… rsrsrsrsrsrs… 🙂

    • Desculpa E.M.Pinto, por acabar falando de outros assuntos, na verdade gostei muito da matéria e fiquei pensando como seria bacana se o Brasil comprasse esse sistema não só para o exército, mas também para a FAB (proteção de suas bases) e para a MB (equipar os nossos navios – mesmo que tivéssemos que bancar a adaptação do sistema para ser usado em navios – me parece que valeria apena).

      sds

  17. 2014 tá chegando… e reserva surpresas agradáveis… rsrsrsrsrsrsrs… os PETRALHAS estão tão desesperados que até estão namorando os TUCANOS… rsrsrsrsrrsrrsrs… que povinho mais sem vergonha !!!… e tem idiotas que ainda votam nessa corja… merecem o governo entreguista que tem… depois das eleições esquecem todos os planos de BRASIL PUFTENCIA… rsrsrsrsrsrsrsrs…

  18. PQP ta dando ate vontade de nem postar mais porra nenhuma aqui pois todas as materias se apodrecem com esquizofrenicos bostéricos a diarreiarem suas idiotices ideologicas.
    Sera que voces não se tocam não cambada de babacas.

    • 1maluquinho
      Claro que eles se tocam, mas o negocio deles é justamente desestimular os outros colegas que tem pensamentos diferentes a pararem de comentar, assim ficará mais fácil falar essas besteiras/mentiras sem ninguém para questiona-los.

      Mas é verdade, dota santa matéria essas PORRAS vem com essa maldita historia de governo de esquerda/bolivariano/comunista o que acaba sempre desviando o foco da matéria e sempre acabando em discussão.

      • Essas P.. esquerda/direita tão dominando até este blog agora… Saudades do PB quanto tinha quando necessária a observação em negrito: SE QUISER FAZER BANDERULHA PARTIDÁRIA ESTE NÃO É SEU LUGAR, PROCURE BLOGS DO GÊNERO.

      • kkk o cara chama os outros de vira latas pq não comunga a ideologia dele e depois se faz de santo apartidario, lol.

        apartidario sou eu, que não vota em nenhum do panacas ai propostos.

      • Mas você é mesmo um vira-latas, adora da valor a tudo o que é de fora e menospreza tudo que é brasileiro. Vira-latas é isso.
        E eu não estou dizendo vote nesse partido ou não vote naquele. Mas vc e seu compadres estão dizendo não vote nesse partido (como se o partido no governo fosse o único culpado por todas as desgraças desse país), então como vc não é apartidário e eu sou???
        Não se tocou ainda que vc ta fazendo campanha politica contra o atual partido no governo e indiretamente favorecendo seus adversários… é claro que se tocou, mas esse é seu joguinho.

      • cara não sei quem deve ser eleito, não levo fé em nenhum desses, mas esse lixo que ta ai tem que sair. minha opinião.

        Quem esta tentando pautar a opinião dos outros é vc, eu estou apenas rebatendo a sua opinião, agora me mostre um comentario em que eu critique um equipamento brasileiro, seu mentiroso.

        Vc que é cego pela ideologia e não tem senso critico p/ nada, condicionado dizer amem p/ td q esse governo faz.

        Quanto a campanha politica, fala com o compadre Walfredo & cia.

      • Cara entenda esse blog não é para debates partidários, eu não quero falar sobre partido algum e gostaria que todos parassem com isso.
        Foda-se se o partido é bom ou ruim, não importa!
        E não sou mentiroso, vc critica cada ação do nosso governo, mesmo quando faz algo bom e elogia governo de outros países mesmo quando fazem algo de errado ou criminoso. Então é sim um vira-latas.

      • “Cara entenda esse blog não é para debates partidários”
        “vc critica cada ação do nosso governo”
        Se vc o Walfredo & cia podem elogiar as besteiras feitas, pura propaganda, eu posso criticar.

        Pago impostos e voto aqui, é aqui que tenho que ser critico, tô nem ai com os outros povos, não sou contribuinte/eleitor neles, se fosse, criticava tb, é um direito meu e vc não tem nada com isso, limite-se a responder as criticas, vc não tem o direito de pautar o comentário de ninguém.
        Esquerdalhas como vc são louquinhos p/ censurar a opinião dos outros. Se não for a favor dos Castros, Chaves e Lulas, ai são tds vendidos, traíras, vira latas etc.., não conseguem debater as ideias, ai partem p/ os rótulos, escrevem perolas como, ” pois nem na época da ditadura o Brasil se equipou tão bem como naqueles 8 anos!”e depois lista 2 contratos suspeitíssimos e uma modernização de um vetor comprado em 1975. \o/

    • Esquenta não, maluco… é salutar para a tal democracia que todas as merdas venham a tona e que se mostre a qntas andam o desgoverno no país… se ninguém denunciasse talvez ainda estivessem desviando verbas para os mensalões e afins pelo Brasil afora e vc não poderia usar o seu bordão dos IRMÃOS PETRALHAS… não reclama não que, sem essa disputa o PB iria ficar igual a blog evangélico… é isso que vc quer ???… então compre um manual sobre maquinas de guerra e fique feliz… qnto ao Carl, ele tá reclamando de frescura, pois é o primeiro a defender a esquerdice toda, postando sua posição “equilibrada”… se faz de tonto… deve ser pago pra isso…. pra desestimular a discussão salutar…

      • Tonto é você Blue, não defendo esquerda coisa alguma apenas não asseito gente safada como vc que critica os comunistas/bolivarianos/petralhas de serem inimigos do povo e da democracia, mas vive insinuando seu gosto e desejo por uma ditadura de direita. E nem posso dizer que a direita te paga, pois não jogariam dinheiro fora com um imbecil como vc.

        Se ser a favor de um país democrático é ser de direita ok, sou de esquerda então…

      • Bolsa lan house,saia do armario kkkkk, mas vc ta liberado para fazer ofensas pessoais ,hum ,deve ser um menbro importante do partidao disfarçado de moderado , mas o bom disso eque o povo HUMILDE ,SOFRIDO .TRABALHADOR e P.O. esta sendo destruido devergazinho pela tal çiberdade de expressao implantada pela governada de esquerda,estao sendo consumidos pelas drogas e pela dependencia fisica do estado ,sao vitimas de suas proprias filosofias de vida ao modo LEI DE JERSON, chuuuupa ops,se vira povo amado !

      • Se ser a favor de um país democrático é ser de esquerda ok, sou de esquerda então…

        Nunca serei a favor de ditaduras (esquerda/direita ou qualquer outra), nunca!

  19. Meu pai me ensinou que jamais eu deveria falar grosso em casa e afinar a voz quando saísse na rua.

    O que ele quis dizer é: Não tenha duas caras. Não seja com os fracos o que vc não tem coragem de ser com os fortes…

    Gostaria de ver este sentimento amplo. Assim teríamos assegurado o sentimento que de fato temos o braço forte.

    Por falar em Neo comunistas, comunistas e etc, gostaria de ver onde este sentimento está embutido senão apenas na ideologia de direita que nos entregou de joelhos (para não falar pior). Não sou direita nem esquerda, apenas vou para onde as águas vão estar mais calmas (mais fácil não). Mas gostaria mesmo que a meritocracia funcionasse, mas o que tenho visto é que não estamos preparados para isso.

    Por fim, fora um monte de opiniões que foram expostas, fico imaginando o tamanho dos interesses envolvidos em qualquer compra de defesa.

    Nosso caça já poderia estar a caminho. Se não me engano este chegou a ser anunciado antes do submarino e dos EC, mas quem será que fez o governo recuar?
    Será mesmo que é o governo que não decide? Ou será que tem “forças” que conseguem colocar um governo de joelhos e incapaz de decicir? O resto é tudo contra-informação. Muito parecido com aquelas histórias em quadrinhos que mostravam como as autoridades limpavam a área e desovavam os resquícios em outra área ou tipo filmes de ficção como Tropa de Elite.

    Li outro comentário, sobre a mudança de uns caças (5) de lugar…..

    Por um minuto pensei: puxa, bem que poderiam ser uns 5 SU (já que fora os EUA ninguém tem caças para fornecimento imediato) para ficarem com a FAB para avaliação (fizeram algo parecido com os helis).

Comentários não permitidos.