Morreu o general Vo Nguyen Giap, um dos mais importantes estrategistas militares do século XX

O general Vo Nguyen Giap, herói militar da independência e artífice da derrota dos franceses e dos americanos, morreu nesta sexta-feira aos 102 anos de idade, informaram fontes governamentais e militares.

“Confirmo que o general Giap morreu às 18H08” (08H08), afirmou um dirigente governamental à AFP. Uma fonte militar confirmou a morte.

 

Fonte: Terra

Comentário: konner

O General Giap foi autor de uma série de trabalhos sobre estratégia militar.

Depois de seu importante papel na guerra contra os franceses, o general Giap também é lembrado como o arquiteto da Ofensiva do Tet de 1968 contra as forças dos EUA, quando suas forças atacaram mais de 40 capitais provinciais entrando em Saigon, então a capital do Vietnã do Sul, chegando até a capturar a embaixada dos EUA por um curto período de tempo.

Por supervisionar a Ofensiva do Tet contra forças norte-americanas em 1968, foi frequentemente citado como um dos fatores que levaram à retirada dos americanos.

Depois da guerra, Giap manteve sua posição como ministro da Defesa e foi nomeado vice-primeiro-ministro em 1976, aposentando-se do governo, seis anos depois.

6 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    .
    .

    “(…)Por supervisionar a Ofensiva do Tet contra forças norte-americanas em 1968;o general Vo Nguyen Giap,foi frequentemente citado como um dos fatores que levaram à retirada dos americanos. (…)”

    .
    .
    Esse é o cara,mais um que entrou na minha coleção de figurinhas,onde está também o almirante Isoroku Yamamoto,que Deus os tenham pois, combaterão contra o grane Satã e por isso, viraram santos…todos !

  2. Creio que o livro de Giap, How
    We Won the War pode ser adquirido no http://www.Amazon.co. No QUESTIA escritos de Giap pode ser lido para quem o subscrevem. Textos em ingles.Eu creio que GIAP foi marginalizado pela nova geracao que surgiu apos a morte de Ho Chi Min porque essa nova geracao estava procurando um acomodamento com os EUA, o que era considerado uma anatema para aqueles revolucionarios que foram diretamente influenciado pela revolucao Bolshevique de 1917. Mas confesso que deixei de ler sobre o Vietnam apos 1975.

  3. O Giap Morre mas seu lugar conquistado na história ficará pra sempre…

    Todos os países que possuem florestas tropicais em seus territórios aprenderam muito com esse general, e o Brasil não é diferente, algumas das técnicas usadas no Vietnam também são usadas na CIGS!!

    Militares brasileiros até mesmo visitaram o Vietnã pra conhecer mais de perto suas técnicas de guerra na Selva:

    Outro fato solenemente ignorado pela mídia e que, sem dúvida, mereceria a máxima atenção, por seu grande interesse jornalístico, foi a recente visita de uma comissão de militares brasileiros ao Vietnã.

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/imprimir/3141

    Mas aqui no Plano Brasil também tem um artigo em que cita o uso de algumas técnicas vietcongs na guerra da selva, como o uso de bicicletas:

    Mais recentemente, no ano de 2000, a Divisão de Doutrina e Pesquisa desenvolveu outro projeto empregando a bicicleta para o transporte de carga. Esta idéia surgiu a partir do estudo de técnicas especiais utilizadas pelos vietcongs na guerra contra os USA, no final da década de 60 e início dos anos 70.

    http://www.planobrazil.com/cigs-projeto-bufalo/

    Mas não usem bicicletas soviéticas, pois são robustas demais e assim pesadas ao extremo!

    Então o Brasil tem muito o que agradecer ao General Giap pra aprender técnicas militares pra defender o nosso território, e isso sim que é importante, e não devemos esquecer de seus colegas, o mais famoso deles é sem duvida o Ho Chi Minh.

    Obrigado Vietnã por melhorar até mesmo a defesa do meu país!!

    Valeu!!

Comentários não permitidos.