“BRACOLPER 2013” é encerrada com regresso de navios estrangeiros aos seus respectivos países

Exercício de manobras táticas sendo realizado em ambiente ribeirinho
entre navios das Marinhas participantes

A Operação “BRACOLPER 2013”, realizada entre as Marinhas do Brasil, da Colômbia e do Peru, foi encerrada, no dia 16 de setembro, após a desincorporação dos navios estrangeiros na tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru), nas proximidades de Tabatinga (AM).

Nessa edição da “BRACOLPER”, foram realizados diversos exercícios operativos, tais como: controle de área fluvial, exercício de tiro em Novo Airão (AM), desembarque ribeirinho, além de exercícios de light lineleap frog, manobras táticas, grupo de socorro externo, grupo de vistoria e inspeção, grupo de presa e decodificação de sinais com bandeiras. Foram visitados, também, os portos de Letícia (Colômbia), Iquitos (Peru) e Manaus (AM).

Fonte: Marinha do Brasil

Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Solimões” realiza sua primeira comissão

AvHoFlu “Rio Solimões” realiza sondagem batimétrica

No período de 28 de agosto a 10 de setembro, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Solimões”, subordinado ao Comando de Flotilha do Amazonas,  realizou sua primeira comissão, após uma período  de inspeção operativa. O trabalho aconteceu no Rio Solimões, nas proximidades da Cidade de Coari (AM).

Construído pelo Estaleiro INACE, em Fortaleza (CE), o AvHoFlu “Rio Solimões” foi incorporado à Armada em 04 de junho deste ano. O meio naval é o terceiro de uma classe de quatro navios e destina-se à execução de levantamentos hidroceanográficos em águas interiores da Bacia Amazônica, com a finalidade da atualização contínua da cartografia náutica das principais hidrovias da região.

Fonte: Marinha do Brasil