SUCESSIVOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NOS 21 ANOS DO REGIME MILITAR BRASILEIRO (31/03/1964 a 31/03/1985)

Presidentes Militares 1964 a 1985

“Números servem para dimensionar. É a partir de números confiáveis que podemos tomar decisões sensatas. Na formulação de políticas públicas está mais do que clara a necessidade de dados que dimensionem corretamente os problemas para que se possam desenhar soluções adequadas.” Ilona Szabó, coordenadora da Comissão Global de Política sobre Drogas e Democracia

“O Brasil em três momentos foi pensado em longo prazo e planejado estrategicamente. No governo Getúlio Vargas, no governo Juscelino Kubitschek e com os militares.

Os militares, com todos os defeitos de visão política que tiveram, pensaram o Brasil estrategicamente, porque construíram o Proalcool, construíram o pólo petroquímico, construíram um sistema de telecomunicações razoável.

Nos planos decenais dos militares, o Brasil era pensado para períodos de dez anos. O defeito é que hoje o Brasil é pensado apenas de mandato em mandato.”

Se você não pensar para gerações, você não constrói nada.” Luiz Inácio Lula da Silva, ex-Presidente da República

 

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1dY0xIK” standard=”http://www.youtube.com/v/td1ywn3SoWc?fs=1″ vars=”ytid=td1ywn3SoWc&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4056″ /]

Regime Militar (1964 a 1985) – Lula faz elogios a Médici e Geisel durante cerimônia

Preâmbulo por, Gérsio Mutti

Caros senhores, Editores e Comentarista do Blog Plano Brasil, a data oficial do Descobrimento do Brasil é 22 de abril de 1500. Dessa data até 7 de setembro de 1822, decorreram 322 anos de Brasil-Colônia; e de 7 desetembro de 1822 até o dia de hoje, contam-se 191 anos de Brasil-Independente.
Somente daqui a 131 anos, portanto em 2144, o Brasil-Independente estará empatado com o Brasil-Colônia. Com certeza, nenhum de nós estará aqui!
A partir dessa curiosidade contábil, o Brasil-Independente contemporâneo pode ser analisado por três abordagens:
Primeira abordagem: Devemos à Família Imperial Bragança, nas pessoas dos Imperadores do Brasil, Pedro I e Pedro II, a unidade territorial do país, que se encontra intacta no tempo, ontem e hoje;
Segunda abordagem: Devemos a Getúlio Vargas, a idéia atual de Brasil-Nação-Unida-e-Soberana. Nesse sentido Getúlio Vargas, a despeito de todas as críticas, foi um “estadista” e esse reconhecimento já faz parte da História do Brasil; e
Terceira abordagem: O Brasil foi pensado em termos de longo prazo e planejado estratégicamente, nos governos de Getúlio Vargas, Jucelino Kubitschek , e no período do Regime Militar (1964 a 1985), nas palavras do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Em tempo, sobre a matéria postada no Plano Brasil, de segunda-feira, 09/09/2013:  HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA: HÁ 30 ANOS, FOI NOTÍCIA NA ZERO HORA DE PORTO ALEGRE (RS), “GOVERNO BRASILEIRO VETA A COPA DO MUNDO NO BRASIL”, o filho do Presidente, João Figueiredo (1979-1985), Paulo Figueiredo, conta do porque o seu pai se recusou a trazer a Copa do Mundo para o Brasil .

“O Velho (João Figueiredo) não concordava que o país dispendesse quase 1 bilhão de dólares (valor abissal para os números daquela época) para tentar satisfazer o caderno de encargos da Fifa, principalmente diante do quadro de enorme dificuldade financeira que o Brasil atravessava. Uma situação cambial dramática, resultante de um aperto histórico na liquidez internacional – taxa de juros internacionais de 22% a.a, barril de petróleo a 50 dólares no mercado spot –  agravada pela necessidade de se dar continuidade a um importantíssimo conjunto de obras de infraestrutura. Muitas delas iniciadas, diga-se de passagem, em governos anteriores, mas que não poderiam ser paralisadas por serem realmente de vital importância para a continuidade do nosso desenvolvimento.

Para se ter uma idéia: produzíamos apenas, em 1979 (quando houve o segundo “oil shock”) 164.000 barris de petróleo por dia, contra uma demanda de 1,2 milhões. Um forte investimento nos programas de prospecção e mudança no perfil do refino, associado à criação e implementação do Proácool, permitiu que em 1985 se atingisse uma produção de 640 mil barris/dia , fora a triplicação das reservas cubadas de gás, e ainda tivéssemos grande parte da bacia de Campos instalada (o que, sem medo de falar bobagem, até hoje garante o abastecimento do nosso carro ou o óleo diesel do nosso busão.)

Realmente, era contrastante com o que se fez (ou melhor, o que NÃO se fez) nos governos seguintes :

– várias hidrelétricas, começando por Itaipu – até hoje é a segunda maior do mundo, além de Tucuruí, Balbina, Sobradinho, etc, todas com as suas gigantescas linhas de transmissão; conclusão da expansão de todas as grandes siderúrgicas (CSN, Usiminas, Cosipa e outras – que fizeram o Brasil passar de crônico importador para exportador de aço) ;

– conclusão das usinas de Angra 1 e 2; um programa agrícola que permitiu que ainda hoje estejamos colhendo os frutos da disparada de produção de grãos – graças à Embrapa, ao programa dos cerrados e ao programa “Plante que o João garante”;

– um salto formidável nas telecomunicações, até então ridículas;

– multiplicação da malha rodoviária – a mesma, praticamente, na qual hoje ainda rodamos, só que agora sucateada e abandonada; inauguração de dois metrôs : Rio e São Paulo; instalação de vários açudes no sertão nordestino ; e,         

– o que não vejo ninguém da mídia mencionar (até porque não lhes interessa) : a construção de 2,4 milhões de casas populares, mais do que toda a história do BNH até então, e muito mais do que a soma de todos os outros governos (?!) que sucederam.”

Em tempo, preparativos para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil de hoje, em 2013:

“O Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil foi chamado à sede da Fifa, na Suíça. É que o orçamento já estourou em mais de US$ 10 milhões. Terá que dar explicações dos gastos, mas pedirá mais dinheiro.” Coluna do Anselmo Gois, O Globo, Rio, Página 26, Sábado, 28/09/2013

 

Recomendo leitura complementar, sobre os avanços da ciência brasileira no período do Regime Militar (1964 a 1985).

Com a Palavra os senhores Comentaristas do Blog Plano Brasil.

LEITURA COMPLEMENTAR:

 

HISTÓRIA POLÍTICA E CULTURAL DA CIÊNCIA BRASILEIRA NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR, por Elias da Silva Maia / Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011

A pesquisa tomará como base o corte cronológico 1964/1985, problematizando precisamente os anos 60 e os anos 70.

O fim do governo de Costa e Silva e a entrada do governo Médici, (1968 a 1974) são marcados por três iniciativas para o desenvolvimento científico no país, são elas as reformas universitárias; a institucionalização da pós-graduação; a criação da carreira de dedicação exclusiva, portanto todas ligadas às universidades. Podemos perceber que essas iniciativas fixaram os pesquisadores aqui no país e aumentou significativamente o financiamento nas áreas da ciência e da tecnologia.

Visando uma delimitação mais precisa tomaremos como base a história da UFRJ nesse período, quando é possível identificar um processo de modernização e instrumentalização dos seus laboratórios.

O desenvolvimento cientifico nos institutos e departamentos da UFRJ no final da década de 60 e início de 70 contou com esses instrumentos científicos que equiparam seus laboratórios. Esses instrumentos entre outras coisas eram fruto de acordos bilaterais que pretendiam solucionar problemas ligados ao desenvolvimento cientifico e tecnológico do país.

É fato que inúmeros instrumentos foram enviados para varias instituições em todo o Brasil, eu mesmo tenho encontrado através de visitas pelo país que muitos institutos de pesquisa e departamentos não só universitários, ainda possuem esses objetos, inclusive alguns ainda em uso.

Ao longo das décadas de 60 e 70 sucessivos acordos foram assinados e seguiam a mesma lógica de intercâmbio e cooperação cientifica. O primeiro acordo aqui identificado foi o Acordo Básico de Cooperação Técnica com a Republica Federal da Alemanha, o acordo foi elaborado em novembro de 1963, mas firmado através de decreto em maio de 1964 já dentro do regime militar.

Um outro acordo cultural feito com a Republica Federal da Alemanha no final dos anos 60 foi concretizado em janeiro de 1971. No artigo 1º. As partes se propõem a promover o intercambio educacional, cultural e cientifico, o 4º. artigo é mais específico e propõe a aproximação entre as universidades, estabelecimentos de ensino superior e demais instituições culturais e cientificas, assim como intercâmbio de professores e cientistas. No 8º. Artigo recomenda que haja facilidade de entrada de instrumentos científicos entre outros materiais de caráter cultural.

Questões finais

Não resta dúvida que o projeto idealizado pelos militares deveria levar em conta o aperfeiçoamento humano e a modernização nas áreas da ciência e da tecnologia, já que esses elementos seriam fundamentais para o desenvolvimento nacional.

Alguns campos do conhecimento desempenharam papel de destaque e se constituíram como conhecimentos estratégicos para o controle dos recursos naturais e para o próprio desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil.

Além disso, havia a preocupação com o aumento do nível de profissionalização que surgiria com melhor aparelhamento dos laboratórios.”

Para ler toda a matéria de Elias da Silva Maia, acesse o link da fonte da leitura complementar acima.

62 Comentários

  1. Praticamente tudo que temos pronto hoje em termos de infra estrutura, se deve a estrategia e feito dos militares.
    Os militares (seu regime) fizeram a maior Revolução Industrial do século XX. Pegaram um país com o 45º PIB do mundo e, 21 anos depois, entregaram aos civis com o 10º(décimo) PIB mundial. Estamos há 24 anos sob autoridade civil e ainda continuamos em 10º lugar.

    Outras coisinhas que os militares fizeram (tire suas conclusões):
    Criação de 13 milhões de empregos;
    A Petrobrás aumenta a produção de 75 mil para 750 mil barris/dia de petróleo;
    Estruturação das grandes construtoras nacionais;
    PIB de 14%;
    Construção de 4 portos e recuperação de outros 20;
    Criação da Eletrobras;
    Criação da Nucleobras e subsidiária;
    Criação da Embratel e Telebras;
    Usina Angra I e Angra II;
    Indústria aeronáutica, naval, bélica e automotiva;
    É restabelecida a autoridade por 21 anos;
    Pró-alcool (95% dos carros no país);
    Construída as maiores usinas do MUNDO: Tucuruí, Ilha Solteira, Jupiá e Itaipú;
    Exportações crescem de 1,5 bilhões de dólares para 37 bilhões;
    Rede Asfaltada de 3mil para 45 mil KM;
    Fomento e financimento de pesquisa: CNPq, FINEP e CAPES;
    Cursos de mestrado e doutorado;
    Programa de merenda escolar e alimentação do trabalhador;
    Criação de várias Universidades
    Criação do FGTS, PIS, PASEP;
    Criação da EMBRAPA (70 milhões de toneladas de grãos);
    Duplicação da rodovia Rio Juiz de Fora e da Via Dutra;
    Criação da EBTU;
    Implementação do Metrô em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza;
    Criação da INFRAERO, proporcionando a criação e modernização dos aeroportos brasileiros (Galeão, Guarulhos, Brasília, Confins, Campinas – Viracopos, Salvador, Manaus);
    Implementação dos Pólos Petroquímicos em São Paulo (Cubatão) e na Bahia (Camaçari);
    Prospecção de Petróleo em grandes profundidades na bacia de Campos;
    Construção do Porto no Maranhão;
    Construção dos maiores estádios, ginásios, conjuntos aquáticos e complexos desportivos em diversas cidades e universidades do país;
    SNI;
    Polícia Federal;
    Código Tributário Nacional;
    Código de Mineração;
    Zona Franca de Manaus;
    IBDF Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal;
    Conselho Nacional de Poluição Ambiental;
    Reforma do TCU;
    Estatuto do Magistério Superior;
    INDA Instituto de desenvolvimento agrário;
    Criação do banco Central (DEZ64);
    SFH Sistema Financeiro habitacional;
    BNH Banco Nacional de Habitação;
    Construção de 4 milhões de moradias;
    Regulamentação do 13º salário;
    Banco da Amazônia;
    SUDAM;
    Reforma Administrativa, Agrária, Bancária, Eleitoral, habitacional, Política e Universitária;
    Ferrovia da soja;
    Rede Ferroviária ampliada de 3mil e remodelada para 11 mil KM;
    Frota mercante de 1 para 4 milhões de TDW;
    Corredores de exportações de Vitória, Santos, Paranaguá e Rio Grande; Matriculas do ensino superior de 100 mil em 1964 para 1,3 milhões em 1981;
    Mais de 10 milhões de estudantes nas escolas (que eram realmente escolas);
    Estabelecimento de assistência médico sanitária de 6 para 28 mil;
    Crédito Educativo;
    Projeto RONDON;
    MOBRAL, criando projeto de alfabetização de jovens e adutos.;

    Centenas de pontes
    Dentre tantas, a Ponte Rio Niterói, construída entre 1969 e 1974.

    Eles tinham um projeto de nação, tentaram dar unidade a uma país fragmentado pelo multicuturalismo.

    Cometeram erros sim, ao se perpetuar no poder por longos trinta anos, deixar cobras marxistas se criarem na guerra cultural, e nas instituições e ensino com seu veneno gramscista, e no gigantismo do estado.

    Mas devemos muito a eles, se hoje não temos umas Farcs, no coração do Brasil, se deve a eles terem passado o cerol geral no Araguaia.

    • Pra mim um dos mais importantes de todos esses foi o BNH!!

      E o BNH funcionou tão bem que a Elite decidiu acabar com ele… essa coisa de pobre ter casa própria não pode né, pobre tem que ser favelado e morar em barraco.. clássico ódio social!!

      Todos os demais também foram e tiveram suas positividades, como o Banco Central como autarquia publica e não uma instituição privada como é o FED e o Banca D´Itália, que é o Banco Central da Itália.

      Mas o mais importante foram as estatais, e sobre elas todas a Embratel que foi vendida como uma telefônica qualquer, o que não era… foi coisa de traição do FHC mesmo!!

      Valeu por lembrar Capa Preta!

      • Em relação ao Entregando Henrique Cardoso eu concordo, não por ter aberto o sucateado setor telefônico ao iniciativa privada, MAS POR TER VENDIDO NOSSOS SATELITES, E ENFIADO O DINEHIRO NA TOBA. algo que os militares criticaram na época, devido se tratar de um setor estratégico para a soberania da nação.

    • E Capa Preta,

      Estamos como 7° economia do Mundo, assim pra corrigir, e com o governo FHC caímos da 10° pra 12°… quando o Lula pegou o poder e o Brasil só cresceu até hoje, mais do que nos governos militares e em toda a história desse país!!

      Foram os últimos 10 anos de governo o PERÍODO QUE O BRASIL CRESCEU MAIS ECONOMICAMENTE EM TODA A SUA HISTÓRIA!!

      Assim, pra lembrar, certas pessoas só sabem o que leem na mídia elitaria!

      Valeu!!

      • O Brasil cresceu da 10° para 7° economia mundial, mais opor ter surfado na onda da alta das commodities, do que pelo pragmatismo economico.

        Mas parece que estamos sendo levados de volta a realidade, vide o caso das empresas do do cafetão de materias primas do partidão Eike batista, da silenciosa desindustrialização, e da volta da inflação causada pela mesma, devido ao estimulo do consumo pelo credito facil, sem estimulo a produção.

        (Se bem que nisto os militares cometeram os mesmo erros)

        E também pelo fato de países tradicionais da Europa estarem estagnados, e alguns em franca recessão .

    • por LUCENA.
      .
      .
      .

      Parece que Gérsio Mutti é chegado a uma ditadurazinha né ! …gostaria de saber, oquê a lógica maxweloide, diria sobre tudo isso…Rsrsrsr.
      .
      Nestes panfletóide do Gérso,o ilustre psdebista;ele dá um salto quântico entre a era da hiperinflação,onde as distorções sociais eram extraordinária para a era do Lulinha e o seu governo hobiwoodiano,aquela onde se rouba dos ricos para dá aos pobres…rsrsr….e assim, livrando a cara do governo de FHC,aquele americanófilo que desmantelou o estado brasileiro.
      .
      A grande maioria das estatais,que o pulguento teve o imenso trabalho para elencar afinal ,tal façanha só poder ser feito por aqueles que tem tempo ocioso,foram vendidos a preço de banana ou simplesmente fechado,Engesa por exemplo;no governo daquele americanófilo juramentado do Fernando Herique Cardoso.. 🙂
      .
      Más as informações do Gérsio Mutti com as sua bandeira falsas,que é uma característica dos seus famosos panfletoides,só são valorizado pela casta dos sem-noção,pois se vê uma gritante necessidade de agradar os correlegionários dos FHC,onde se deu a maior e mais extraordinária desmantelamento de estatais que fora criado no tempo da ditadura militar,na época onde a hiperinflação e o nível de pobreza eram altíssimo assim com é o nível de desfaçatez dos americanófilos com as sua hipocrisia,como sempre.. 😀
      .
      .
      Políticos safados e americanófilos são tudo farinha do mesmo saco e isso é muito sério ! … 😀 😀 😀 😀
      .

      • Caro Helvecio Filho,
        digo, Lucena

        Alôoo!!!, para de surtar nos seus comentários e aterrissa na realidade dos fatos. Atenha-se à proposta da matéria, que a fiz, após ler a entrevista que o filho do ex-Presidente da República, João Figueiredo, deu à Tribuna da Imprensa (http://heliofernandes.com.br/?p=68441).

        Inteirando-se do assunto, explore-o em toda a sua profundidade e, se for o caso, contradiga. Não viaje e permaneça focado, pois o debate é linear! Só isso!

        Se eu fiz uma resenha, pautado na entrevista acima, sobre o pensar do filho do ex-presidente, enquanto Presidente da República (1979 a 1985), nem quero pensar o que o Helvecio seria capaz de escrever na carta dos leitores criticando o Jornal Tribuna da Imprensa (http://heliofernandes.com.br/?p=64844), pelo espaço concedido.

        Provavelmente o Helvecio nem saiba o papel da Tribuna da Imprensa no período de 1964 a 1985 (http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/55494/stj+mantem+indenizacao+a+tribuna+da+imprensa+por+censura+durante+regime+militar), pois, quer ver, na época estava também em outra, “viajando na maionese” (daydreaming) para além do infinito; lá onde ele resgatou a expressão “salto quântico”.

        Caro Helvecio, menos! Bem menos! O meu preâmbulo diz respeito sobre os “avanços tecnológicos” nos 21 anos do regime militar; não tem nada a ver com a era FHC e seus simpatizantes e desafetos do PT.

        Também, à Dr Bagno, não me rotule como psdbista. (http://www.midiasemmascara.org/artigos/movimento-revolucionario/13686-a-nova-velha-reductio-ad-fascistum.html). A sua pretensa assertiva errou feio o alvo!

        Quanto aos meus “artigos panfletários” (???), para usar o seu palavreado, não vai me dizer que à época dos seus estudos, passou batido pela matemática, e, consequentemente, detesta os números; era só o que faltava!

        Saudações,

        Gérsio Mutti

    • O PEN51 (Partido Ecológico Nacional) vem aí. Assisti a entrevista do seu presidente, Adilson Barroso, achei interessante pois, mesmo sendo partido pequeno já falam em estratégias de defesa. No desenrolar da entrevista fiquei sabendo que teve passagem pelo PRONA, gostei. Tem boas influências, ainda irei ficar observando, mas já temos algum sinal.

    • O Brasil era um país eminentemente agrário até os militares governarem… em pouco mais de uma década saímos dessa situação e passamos a ser um país desenvolvido industrialmente e urbano… fizeram isso mais rápido do que a China fez em 60 anos… não tem pra ninguém se formos comparar… agora os ESQUERDALHAS estão fazendo exatamente o contrário, desindustrializando o país e o tornando um fazendão… é um desgoverno a olhos vistos… tamos na merda… rumo a venexuela bolivariana, rica em recursos e com um povo paupérrimo… VIVA A ESQUERDALHA BRASILEIRA que consegue ser pior que a cubana…

      • Não é de tudo correto Blue Eyes…

        O Getúlio inicio a industrialização de fato, e não estou com isso tirando o mérito da família Matarazzo, Gerdau e outros imigrantes no inicio do 900, mas ele trouxe a industria de base como pagamento pela nossa participação na 2° GM, e o Juscelino trouxe a industria com alto valor agregado, foi com ele que iniciou-se a industria mecânica no país, e sem industrias de BASE e MECÂNICA não se tem industrialização alguma… e tudo um processo evolutivo, mas é correto afirmar que foram os militares e o Delfin Neto que trouxeram a MAIOR PARTE da industrialização brasileira, pois trouxe a industria de consumo e substituição das importações!!

        Pra quem não sabe da história industrial da família Gerdau no Brasil desde 1901, tem um link deles mesmos, muitos pensam que foram importantes somente os Matarazzo, mas não é assim, e existem outras famílias de imigrantes também, tem suíços, Belgas (Havelange e outros), etc:

        http://www.gerdau.com.br/relatoriogerdau/2012/ra-br/download/RelatorioAnual2012LinhaDoTempo.pdf

        Link com a relação pessoal e industrial da Bélgica e suas famílias com o Brasil:

        http://www.diplomatie.be/saopaulo/default.asp?id=63&mnu=63

        Valeu!!

  2. Obvio que foram cometidos excessos, foram Pouco mais de 400 mortos e desaparecidos, comprovadamente, foram 293 pessoas. Mas atenção: isso inclui as que morreram na guerrilha do Araguaia: gente que estava armada, para matar ou morrer. Dá para saber até a distribuição dos mortos segundo as tendências: bem diferente dso regimes Argentinos com mais de 10 mil, Isso indica o óbvio: a tortura e a morte de presos políticos no Brasil eram exceções, embora execráveis, e não a regra. Regra ela foi no Chile, na Argentina, em Cuba (ainda é), na China (ainda é), no Caboja, na Coréia do Norte, na União Soviética, nas ditaduras comunistas africanas, européias… Só a ALN-Molipo deu cabo de quatro de seus militantes. Em nome do novo humanismo…
    Mas não cabe contar numemos de mortos, barbaridade e barbaridade.
    mas apenas para a gente aqui do PB refletir, quando foram os anos de chumbo ?

    O que devemos as instituições terroristas de esquerda como PCB ,VPR
    VAR-Palmares ,PCBR ,MR-8 ,MNR ? o que devemos ao traidor do Lamarrca, e ao psicopata do mariguela
    A criação do comando vermelho ?

    A Wanda com todo seu revanchismo na presidência, nos deixando com defesa praticamente amingua ?

    O velho capa preta fez aqui o levantamento de alguns numeros:

    o número de homicídios no Brasil aumentou em 259% nas últimas três décadas( fim do regime militar, inicio do regime revanchista), pulando de 13.910 em 1980 para 49.932 em 2012. O que é chocante para muitas pessoas é que o Brasil não possui disputas territoriais, movimentos de emancipação ou guerras civis, religiosas, raciais ou étnicas.
    A taxa de homicídios aumentou 124% no período de 30 anos, subindo de 11,7% para 26% de assassinatos por grupo de 100.000 habitantes.
    O estudo revela que entre 2004 e 2007, 192.804 pessoas foram assassinadas no Brasil, ultrapassando as 169.574 pessoas mortas nos doze maiores conflitos armados do mundo durante o mesmo período.
    Deste numero, nem 8% dos casos são esclarecidos.
    Fora o numero exorbitante de assaltos, roubos, etc.

    Eu acredito que os anos de chumbo, nos vivemos hoje.

    • Justas palavras, amigo… a ditamole militar perto da DEMOCRADURA esquerdalha atual foi um passeio ao parque… hoje morrem 50.000 brasileiros TODOS OS ANOS vitimas da violência amparada pelos governos da esquerda nacional… uma lástima…

  3. E o que devemos ao MST ?

    Este comet fantástico mostra bem:

    “a favelização do campo vem ai
    Tomando terras que já produzem que estão mais próximas aos centros consumidores para isso.
    Constatação: em países que tomaram essas medidas houve, como se pode constatar em livros de história, grande desabastecimento por causa da desorganização que segue ao se tentar mudar o sistema de produção de alimentos de forma abrupta, fome e mortes são consequências. Na União Soviética, época de Lenin, 5 milhões pereceram quando estatizaram a produção agrícola, na china de Mao outros milhões morreram tanto de fome por desabastecimento como por violência no trato das desapropriações de terra. Há outros exemplos como Camboja, Coreia do norte e a Venezuela que apesar de ser tropical não se abastece sozinha por ter desorganizado o setor produtivo agrícola.
    Conclusão: Apesar de não ser reconhecido, o governo militar pós 64, fez a reforma agrária quando nos anos 70 do século anterior promoveu a marcha para o oeste levando agricultores do Sul, Sudeste e Nordeste para o centro oeste e sul da Amazônia, ocupando terras improdutivas, garantindo a presença de brasileiros nas ricas terras do centro do país e garantindo grande produção de grãos para o Brasil, o que é constatado hoje com a grande capacidade de exportação de grãos que se possui aqui. Tudo isso sem ter que incomodar os agricultores que já produziam para manter o abastecimento evitando os traumas e mortes de uma reforma agrária comunista.”

  4. Como pode ser observado, até São Lula reconhece o trabalho realizado pelos golpistas fardados que assaltaram o poder no Brasil.

    Ninguém contesta seu nacionalismo. O que se contesta é a ilegalidade. Se pretendiam ocupar a Presidência da República, deveriam fazer com o Marechal Henrique Batista Duffles Teixeira Lott, disputar as eleições.

    Não há dúvida de que a administração do Brasil no modelo adotado pelos golpistas fardados combina mais com o petismo do que com a oposição.

    A atual coligação presa pelo desenvolvimento nacional, pela retomada das grandes obra, contudo ainda de forma tímida.

    Lula deveria ter criado uma grande empreiteira estatal no início de seu primeiro governo. Livre dos entraves licitatórios essa grande empresa disputaria as licitações, evitando ou reduzindo os desvios gerados pelas formações de cartéis. Assumiria as obras eventualmente embargadas, concluindo-as nos prazos previstos.

    Se o plano realizado pelos golpistas houvesse sido realizado com a eleição do Marechal Lott, dentro das via legais, sem o assassinato e perseguição de brasileiros, teria tido muito mais sucesso.

    Os militares estão montando um partido político, cumpre caminharem junto dos trabalhadores e dos empresários nacionais que presam a geração de empregos e riquezas.

    Chega de governos voltados para a especulação e privatização de nossas riquezas públicas.

    Só criando riquezas reais um país e cuidando para que todos, indistintamente, sejam por elas beneficiados, se torna verdadeiramente rico.

    • Em tempo:

      o Marechal Lott, já na reserva, foi postulado candidato à Presidência da República pela coligação governista PTB/PSD que elegera JK em 1955 e dera sustentação ao governo deste e recebeu apoio de Juscelino.

      Porém fora derrotado por Jânio Quadros. Após isso tentou ainda permanecer na vida pública. Em 1961 declarou-se contrário à tentativa de golpe planejada pelos ministros militares para impedir a posse de João Goulart após a renúncia de Jânio e foi de extrema importância para a Campanha da Legalidade de Brizola ao aconselhar a buscar apoio em chefes militares nacionalistas locais. No caso, os generais de Exército Oromar Osório, comandante em Santiago, e Peri Constant Bevilacqua, comandante em Santa Maria.2 Para assegurar a legalidade fez um importante manifesta as forças armadas:
      “Aos meus camaradas das Forças Armadas e ao povo brasileiro.
      Tomei conhecimento, nesta data, da decisão do Senhor Ministro da Guerra, Marechal Odílio Denis, manifestada ao representante do governo do Rio Grande do Sul, deputado Rui Ramos, no Palácio do Planalto, em Brasília, de não permitir que o atual Presidente da República, Sr. João Goulart, entre no exercício de suas funções, e ainda, de detê-lo no momento em que pise o território nacional.
      Mediante ligação telefônica, tentei demover aquele eminente colega da prática de semelhante violência, sem obter resultado. Embora afastado das atividades militares, mantenho um compromisso de honra com a minha classe, com a minha pátria e as suas instituições democráticas e constitucionais. E, por isso, sinto-me no indeclinável dever de manifestar o meu repúdio à solução anormal e arbitrária que se pretende impor à Nação.
      Dentro dessa orientação, conclamo todas as forças vivas do país, as forças da produção e do pensamento, dos estudantes e intelectuais, dos operários e o povo em geral, para tomar posição decisiva e enérgica no respeito à Constituição e preservação integral do regime democrático brasileiro, certo ainda de que os meus camaradas das Forças Armadas saberão portar-se à altura das tradições legalistas que marcam sua história no destino da Pátria´´.
      Por conta destas atitudes recebeu uma prisão de 12 dias, sendo três dias na inóspita Fortaleza da Laje. Por fim, após o Golpe Militar de 1964, residindo em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, foi declarado inelegível por falta de domicílio regular pela Justiça Eleitoral ao se lançar em 1965 a candidato ao governo do então estado da Guanabara.

      Se o plano idealizado e realizado pelos golpistas houvesse sido executado com a eleição do Marechal Lott, dentro das via legais, sem o assassinato e perseguição de brasileiros, teria tido muito mais sucesso. Infelizmente, o golpista Jânio Quadros venceu as eleições com as forças políticas que pariram nossa atual oposição.

      Só criando riquezas reais e cuidando para que todos, indistintamente, sejam por elas beneficiados, um país se torna verdadeiramente rico.

      Ps:.

      Jânio foi eleito presidente em 3 de outubro de 1960, pela coligação PTN-PDC-UDN-PR-PL, para o mandato de 1961 a 1965, com 5,6 milhões de votos – a maior votação até então obtida no Brasil – vencendo o marechal Henrique Lott de forma arrasadora, por mais de dois milhões de votos.

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_Teixeira_Lott

      • Dois pontos: Voce esqueceu o General Machado Lopes comandante do Terceiro Exercito. Ainda me lembro sua mensagem lida nos radios, onde dizia que o Terceiro Exercito desacataria ordens do Ministro do Exercito. Conheci quando no exercito, um Sargento que soldado em 1961 tinha sido ordenanca desse General. Presenciou a reuniao do Alto Comando to Terceiro Exercito, onde os coroneis cujo nome nao mais me recordo, praticamente forcou o General Machado Lopes se tornar um rebelde. Segundo ponto, Creio que Janio Quadro foi uma figura tragica na politica brasileira. Sua tragedia foi ter sido apoiado pela UDN. Janio era nacionalista, anti comunista na verdade, mas nacionalista. Dizia ele, “Vou fazer como Gamal Abdal Nasser fez no Egito, vou meter todos esses comunistas na cadeia mas vou fazer uma politica intgernacional independente. Seu erro. Meter comunista na cadeia sim. mas politica nacional independente? No way Janio, get out of here!

    • são lula, é brincadeira!!!!
      os únicos safados que conheço é: genoino, lula, Dirceu, palocce, etc……….
      alias, o PT já deixo de ser um partido politico, hoje é FACÇÃO CRIMINOSA.

      .

      quanto as privatizações, é melhor, pois, empresas do governo, hoje, são apenas cabide de emprego, e antro da roubalheira petralha.
      .
      a dilmona ta no caminho com suas concessões de porto e a infraero.

      • Facção criminosa, que eu saiba é o PSDB, que até acordo com o PCC, faz…
        É uma facção criminosa poderosa, pois os seus escândalos não são publicados, e os poucos processos, esquecidos e arquivados… Barbosa que o diga.

        Pois é coxinha Caio… Por mais que você tente, não conseguirá entregar este país aos americanos. Aconselho mudar-se logo para lá.

      • São Lula para mais de 60 milhões de eleitores, kkkkk. Preparem-se para mais uma tunda eleitoral, kkkk.

        TREM PAGADOR

        E-mails, agenda e depoimento de secretária ao Ministério Público revelam como operava Jorge Fagali Neto, o homem da propina no escândalo do Metrô de São Paulo

        Alan Rodrigues, Pedro Marcondes de Moura e Sérgio Pardellas

        Uma disputa travada na Justiça do Trabalho revelou como opera um dos principais agentes do propinoduto montado por empresas da área de transporte sobre trilhos em São Paulo para drenar dinheiro público dos cofres da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô paulista. Trata-se do consultor Jorge Fagali Neto, indiciado pela Polícia Federal sob a acusação de receber e intermediar o pagamento de propinas da multinacional francesa Alstom a autoridades do PSDB paulista. ISTOÉ teve acesso ao depoimento e a uma série de e-mails comprometedores entregues ao Ministério Público, em junho de 2010, por sua ex-secretária Edna da Silva Flores. A documentação deixa clara a proximidade de Fagali Neto com agentes públicos e o seu interesse em contratos do Metrô paulista e da CPTM. Nas mensagens, o consultor revela, por exemplo, preocupações com a obtenção de empréstimos e financiamentos junto ao Banco Mundial (Bird), BNDES e JBIC que viabilizem investimentos nas linhas 2 e 4 do Metrô paulista.

        O material entregue por Edna ao Ministério Público demonstra pela primeira vez a ligação direta de Fagali Neto com os irmãos Teixeira, Arthur e Sérgio, apontados como lobistas do esquema Siemens e responsáveis por pagar propina a políticos por intermédio de offshores no Uruguai, conforme revelou reportagem de ISTOÉ em julho. Em um trecho de seu depoimento ao MP, Edna diz que os três mantinham “relacionamentos empresariais” e “atuavam antes da assinatura de contratos” com o governo de São Paulo. Copiados por Fagali em uma série de e-mails envolvendo contratos com as estatais paulistas de transporte sobre trilhos, os irmãos Teixeira também têm seus nomes citados na agenda pessoal de Fagali Neto. Em uma das páginas da agenda, está registrado um encontro com Sérgio Teixeira, hoje falecido, às 11 horas na alameda Santos, no Jardim Paulista, região nobre de São Paulo. Em outra, constam o telefone, o e-mail e o nome da secretária de Arthur Teixeira.

        A ex-funcionária narra também os cuidados do antigo chefe com eventuais investigações. No período de 2006 a 2009, em que trabalhou para Jorge Fagali Neto organizando o seu escritório, ele a mandava se ausentar do seu gabinete quando precisava se reunir com clientes. Também a pedido de Fagali Neto, ela comprou quatro celulares para que os aparelhos fossem usados por ele apenas para tratar de negócios. O consultor acreditava que assim dificultaria interceptações policiais. A espécie de “faz tudo” da empresa era proibida até de mencionar ao telefone os nomes de representantes de companhias às quais Fagali prestava consultoria. Ela ainda recebeu orientação para se referir a personagens do círculo de negócios do consultor por apelidos. José Geraldo Villas Boas – também indiciado pela PF por ter participado do esquema de corrupção – era chamado de “Geólogo”. O temor do consultor em não deixar rastros era tão grande que ele fazia questão de pagar tudo em espécie. “Ele sempre mantinha algumas quantias em local desconhecido em sua casa”, disse. A ex-secretária afirma no depoimento que ele costumava emitir, por meio da empresa BJG Consultoria e Planejamento Ltda., notas de R$ 260 mil e R$ 180 mil, mesmo tendo apenas ela como funcionária. Pelo jeito, dinheiro não faltava para o operador do esquema do propinoduto tucano. Em 2009, o ex-secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo (1994) e ex-diretor dos Correios (1997) na gestão Fernando Henrique Cardoso teve uma conta atribuída a ele com mais de R$ 10 milhões bloqueada por procuradores suíços. Procurado, o advogado de Fagali Neto, Belisário dos Santos Jr., diz que os e-mails foram obtidos pela ex-funcionária por meio de fraude junto ao provedor. Ele, no entanto, não quis se pronunciar sobre o teor das mensagens.

        (…)

        Clique aqui para ler “Conceição acha o Cerra no metrô da Alstom”.

        Aqui para ler “IstoÉ: tucanos de SP construíram um propinoduto”.

        E aqui para ler “IstoÉ: Cerra, Alckmin e quem é quem no trensalão”.

      • Bosterico o que a tua esquizofrenia ideologica BOSTADA neste teu post tem haver com a materia kkkkkkkk És um forte candidato ao premio Bostel do ano o generico ao Nobel kkkkk

      • Maluquinho, só existe dois lados. O post mostra QUEM está do outro lado. Deixaram em parte o governo federal, pois ainda estão espalhados por agências, tcus, tribunais, mps, etc. Governam ainda os principais estados. Mas o pequeno refresco já permitiu um gigantesco avanço para o país. Esse ano temos 4,6 milhões de alunos matriculados e se profissionalizando no PRONATEC, programa com verbas de 14 BILHÕES. O governo paga tudo, o curso, o transporte, o lanche, o uniforme e os livros.

    • Meu caro, o seu partido petralha esta privatizando tanto qnto os tucanos e pior, empresas de tecnologia militar… e agora,???… rumo a venexuela favelada…

      • Concessão não é privatização, estude o assunto melhor. Mas só para facilitar, lembro a redução do preço da energia, possível porque as hidrelétricas concedidas forma incorporadas ao patrimônio público após o fim do prazo de concessão, pois seu valor foi embutido no preço da tarifa paga durante o prazo da concessão.

        A Vale do Rio Doce nunca mais será de todos nós.

  5. Não faltarão bostericos enluarados e peidabundarios desbotados todos a extravasarem seus produtos de suas veias caganicantes kkkk.
    Como dizia Odorico Paraguaçu “é uma necessitude incontistérica analfézes fétidante.

  6. Nossa os militares fizeram muita coisa, pena que entregaram o país na bancarrota à democracia !

    Os militares fizeram muita coisa pena que essas benesses nunca chegaram ao povão ,o principal interessado nessas maravilhas !

    No papel tudo esta bem feito,bonito etc ,etc mas naquela época poucas pessoas conseguiam ter um segundo grau o país era( e creio que infelizmente ainda seja) um país de analfabetos,ter um carro ou um telefone era impossível para o cidadão comum,a Petrobrás vendia como hoje os seus produtos de má qualidade por preços exorbitantes e o pro álcool é até uma boa ideia porém não podemos confiar devido ao sistemático problema de desabastecimento !
    O Brasil não é só Rio e São Paulo que diga de passagem também não são nenhuma maravilha e até hoje parece que governantes não viram isso !

    Os militares ficaram 21 anos no poder e fizeram só isso ! Pois bem o Governo Lula tirou 20 milhões de brasileiros da linha da pobreza em cinco anos, e não sou eu quem esta dizendo isso e a FGV ! Imagine se Lula ficasse 21 anos no poder,nós iriamos ultrapassar os EUA em pouco tempo ! rsrsrs !

    Governo Lula tira 20 milhões da linha da pobreza em cinco anos, aponta FGV

    Cerca de 31 milhões de brasileiros subiram de classe social entre os anos de 2003 e 2008. Entre eles, 19,4 milhões deixaram a classe E, que traça a linha da pobreza no país, tendo a renda domiciliar inferior a R$ 768,00; e outros 1,5 milhão saíram da classe D (de R$ 768,00 a 1.114,00). Com isso, houve uma queda acumulada de 43% no grupo dos mais pobres neste período.

    Ao mesmo tempo, a classe AB, que representa o grupo com renda domiciliar mais elevada (superior a R$ 4.807,00), ganhou 6 milhões de pessoas. A classe C (renda familiar entre R$ 1.115,00 e 4.807,00) é a maioria da população e recebeu 25,9 milhões de brasileiros nos últimos cinco anos.

    A constatação faz parte de um estudo divulgado na segunda-feira, 21 de setembro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com base nos dados de 2008 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), apresentada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    De acordo com o economista da FGV Marcelo Néri, responsável pelo estudo, esse movimento foi puxado principalmente pelas políticas de transferência de renda do governo federal, como o Bolsa Família, que traz como impacto direto a melhoria na renda do brasileiro pertencente à camada mais baixa. Ele acredita que as transferências de renda no momento atual de crise podem contribuir para a retomada da economia.

    “Se eu reajusto o Bolsa Família, a grande beneficiária é a classe E. Se eu aumento o salário mínimo, por exemplo, quem mais ganha é a classe D. Já se faço reajuste das aposentadorias acima do [salário] mínimo quem ganha mais é a classe AB”, diz Néri. “Por isso defendo mais reajustes transitórios ao Bolsa Família do que reajustes permanentes ao mínimo e muito menos ganhos de pensões acima do mínimo, que não beneficiam nem a classe média brasileira.”

    Para ele, as políticas de renda têm impacto totalmente diferente em termos de desigualdade e de pobreza e na situação atual têm efeito diferente sobre a demanda. “O pobre consome toda a renda dele e, neste momento em que a gente está precisando de um ataque contra a crise, eu diria que o Pelé é o mercado interno e o seu companheiro de ataque é o Tostão do Bolsa Família. Essa é a dupla eficiente que está permitindo ao Brasil sair da crise ou não ter entrado tanto nela”, diz.

    Néri destacou, ainda, que desde 2001 o Brasil vive um processo de redução da desigualdade. Neste período, a renda per capita dos 10% mais pobres da população subiu 72%, enquanto a dos 10% mais ricos cresceu, aproximadamente, 11%. De acordo com o economista, essa melhora no indicador foi impulsionado principalmente pela renda do trabalho.

    “Acho que essa redução de desigualdade foi a grande conquista da década. O fato de ser puxada em cerca de dois terços pela renda do trabalho significa que o brasileiro está gerando sua própria renda. O que temos observado é um boom no mercado de trabalho”, ressaltou Neri. Segundo ele, os programas sociais ou aposentadorias foram responsáveis pelos outro um terço do movimento.

    Agência Brasil

  7. “””aros senhores, Editores e Comentarista do Blog Plano Brasil, a data oficial do Descobrimento do Brasil é 22 de abril de 1500. Dessa data até 7 de setembro de 1822, decorreram 322 anos de Brasil-Colônia; e de 7 desetembro de 1822 até o dia de hoje, contam-se 191 anos de Brasil-Independente.
    Somente daqui a 131 anos, portanto em 2144, o Brasil-Independente estará empatado com o Brasil-Colônia. Com certeza, nenhum de nós estará aqui!”””]

    Mas que visãozinha miope heim pois não sabe distinguir o periodo de 1822 ate 1889 quando passamos de uma potencia em ascenção para uma Republica de RATAZANAS DÉSPOTAS<TRAIRAS E BANDIDOS DE TODOS OS TIPOS.
    Porque muito impõem esta epoca como se fosse o periodo intertestamentario biblico onde tudo o que ocorreu não tem valor,não é citado e muito menos lembrado !
    Façam o que vierem a fazerem,iludam,deem bolsismos,pintem suas bundas com todas as cores do arco-iris e promovam-se a supra-sumos ate de coco de gato.
    JAMAIS HOUVE UM ESTADISTA MAIS COMPROMETIDO COM A MODERNIDADE,O DESENVOLVIMENTO E COM COMPROMETIMENTO PURO,JUVENIL E INCONDICIONAL SERVIL AO BRASIL E AOS BRASILEIROS DO QUE D.Pedro II.

    • Pena que permitiu que a escravidão grassasse por todo o seu império e não se precaveu contra os golpistas de sempre, filhos das capitanias hereditárias.

      Tivesse aliado o progresso científico e material ao progresso social, não teria sido derrubado.

      • Wallfredinho tu perdes a oportunidade de ficar quietinho e não sobrar pra voce mas voce pede NABA então la vai.
        Voce acabou de memonstrar que não entende nada de historia e que não passa de um manipulado por aquilo que implantaram na cabeça.
        D.Pedro II era abolicionista.Acontece que a elite da epoca aquela que dava sustentabilidade ao Brasil chamava-se CLASSE LATIFUNDIARIA que tinha na ,mão de obra escrava sua galinha dos ovos de ouro.
        Como D.Pedro II precisava do apoio latifundiario pensou ausentar-se para Isabel proclamar a abolição achando que assim não perderia o apoio latifundiario.
        Ao proclamarem a abolição a elite tramou com deputados trairas e militares déspotas deporem o governo.
        Isso voce não aprende no colegio Walfredinho porque a historia que lhe ensinaram foi adulterada e manipulada.
        O Brasil tinha a segunda esquadra de guerra,segunda marinha mercante,segunda moeda mais forte.
        Iniciava-se a industrialização,ja tinhamos estradas de ferro,iluminação publica e muitas outras modernidades que muitos paises Europeus não tinham.
        Antes de pensar em externar suas bosteridades ideoligas intere-se sobre fatos atravez de pesquisa de fontes idoneas não denominacionais senão sera apenas um tolo a ouvir uma aulinha basica.

      • O que adianta ter a segunda esquadra de guerra, segunda marinha mercante,segunda moeda mais forte e ser refém da classe latifundiária? Existe uma grande distância entre o que os livros ensinam da verdade.

        O Imperador foi escravocrata e diretamente responsável pela manutenção da escravidão no Brasil, último lugar no mundo a abolir esse sistema.

        Como vc mesmo disse, sequer teve coragem de fazer isso.

        Pior, o exército, em seguida mostrou que tinha mais compromisso com a classe latifundiária do que com seu comandante, o rei, mentalidade que perdura até hoje em boa parte da tropa.

  8. no texto junta os 21 anos de regime militar vai junto jucelino ,getulio vargas dom Pedro e a turma da monica
    ai fica fácil eles falam 21 mais ai tem quase 100 anos
    o governo atual esta apenas a 10 anos e sem maldade fez mais que os 100 anos desses nomes todos que foi citado no texto
    mas eu gostei que tiveram que colocar o lula no texto para valida-lo
    mas o texto é bom para ajudar a dar mais uma força para turminha puxa saco de gringo que ultimamente a uns 10 anos só toma na cabeça
    e não acerta nada em geopolítica
    e parabéns por usar o estadista lula para validar o texto ,mas não se esqueçam o lula não é perfeito ele é curintianu ,então nem tudo ele acerta !!!!!!

  9. Isso tudo a custa de empréstimos mirabulantes do FMI. Quem tiver dúvidas só pesquisar pelo Sr. Delfim Neto, homem responsável pelas negociações entre o Regime dos militares e o FMI, aliás, pagamos essa dívida até hoje e em forma de juros…a dívida mesmo é impagável.

    Outro detalhe é referente ao número de mortos pelo Regime Militar Brasileiro, não importa se uma pessoa matou 1000 e a outra matou 1, assassino é assassino independente da quantidade!

    Qualquer Regime Socialista teria militarizado o Brasil muito mais do que os militares brasileiros fizeram e com desenvolvimento social, coisa que os militares pouco se importaram.

    • Meu caro os militares na segunda metade de seu periodo de governo deram uma banana para o FMI,BM e tambem para os EUA.
      Quanto a classificação de assassinos voce acha que so milicos mataram né e que mataram tantos inocentes não foi !
      Sabe amiguinho na minha familia tinham militares ate altos oficiais inclusive chefe militar,tornando-se ate ministro ate adido militar e do outro lado seus filhos e netos todos de tendencias revolucionarias.
      Nasci e cresci vendo isso e te digo que os dois lados foram usados por externos.E mais nossa juventude foi iludida no romantismo revolucionario vindo a cometerem crimes de comuns bandidos para uma revolução que nunca veiuo para eles e que na verdade esta ate hoje em contas bancarias estrangeiras de pessoas que eles sequer nem sabiam que existia.
      Essas foram as verdadeiras vitimas não os conhecidos bandidos que hoje anistiados estão ai na vida publica nos roubando mas aqueles que apenas nutriam anseios de juventude e foram iludidos e perderam suas juventudes.
      Se voce é este da foto meu caro voce não viveu esta epoca apenas ouviu falar dela contada sob uma versão.

  10. Sobre o artigo que César Pereira postou:

    “Se eu reajusto o Bolsa Família, a grande beneficiária é a classe E. Se eu aumento o salário mínimo, por exemplo, quem mais ganha é a classe D. Já se faço reajuste das aposentadorias acima do [salário] mínimo quem ganha mais é a classe AB”, diz Néri. “Por isso defendo mais reajustes transitórios ao Bolsa Família do que reajustes permanentes ao mínimo e muito menos ganhos de pensões acima do mínimo, que não beneficiam nem a classe média brasileira.”

    O articulista só faz a constatação, mas quem paga a conta? No caso das aposentadorias, todos contribuem para a previdência e apesar de deficitária, ao menos ela é patrocinada por seus próprios usuários.
    Agora, mesmo que você ganhe o teto máximo de aposentadoria de que país ele está falando? Aposentado no Brasil é classe AB? Só perguntando 🙂

    Reajustes de salário mínimo quem paga é a iniciativa privada.

    E quem paga a conta do bolsa família? Alguém é claro que vai ter que pagar a conta.

    Políticas públicas de distribuição de renda como o bolsa família, sem NENHUMA contrapartida, que seja a colocação de filhos na escola, é só esmola. E esmola não trás nenhum beneficio nem a quem recebe e nem para quem dá. É humilhante, é um cabresto eleitoral, sendo a forma mais vil de politicagem, lembrando coronéis mantendo o controle com dinheiro e favores. Agora colocar esse povão todo em frentes de trabalho, pagando um salário e quem sabe qualificando não seria melhor?

    Os governos pós militares deveriam ter investido em infraestrutura, como fez Franklin D. Roosevelt, contratando uma massa enorme de desempregados, pagando um salário, que trazia dignidade a quem recebia, como também os benefícios de tirar os EUA de uma recessão que já durava 10 anos. Claro, os anti americanos vão gritar as pampas, mas desde o período militar não foi feita nenhuma obra de envergadura na infraestrutura, ferrovias do século 19, estradas da morte por todo o país, portos ineficientes (um contêiner leva 21 dias para ser liberado em Santos, 2 dias em Roterdã).

    Lembrado que obras de infra estrutura na maior parte das vezes é tocada por mão de obra pouco (quando nada) qualificada .

    E o grande canal de transposição do Rio São Francisco: “A obra que ia acabar com a seca no sertão nordestino?” segunda essa besta que discursa no vídeo. Só as partes feitas por militares terminaram, dentro do prazo e abaixo do orçamento. Mas mesmo essas partes estão se deteriorando, porque as obras estão paradas! E a seca desse ano no nordeste é a maior dos últimos 50 anos!

    Tirar da pobreza dando dinheiro não resolve! Pode até ter um efeito temporário, mas uma hora a conta vai chegar e quando o país não puder honrar essa farra?

    Mas voltando a pauta do artigos postados, os militares fizeram muito pelo Brasil? Com CERTEZA!

    Deveriam ter assumido o governo do Brasil na marra?
    NUNCA! Não deviam ter dado golpe algum para começar.

    A luta contra qualquer um que quisesse tomar o governo através da luta armada, deveria ser dentro dos limites legais e humanitários, sou admirador dos militares, de sua abnegação, seu amor a pátria, seus valores e por isso mesmo não aceito que alguns deles, que não são com certeza representativo dos ideais em que acredito, tivessem torturado e matado. Não creio que haja justificativa, nem para a tortura, nem pelos ASSASSINATOS, SEQUESTROS, ASSALTOS, cometidos pelos esquerdistas que para mim não passam de bandidos comuns. Para lidar com eles, a polícia e cadeia!

    Golpes de qualquer natureza são deploráveis, são a pior atitude a se tomar, mesmo que parecesse a época o único caminho a tomar. Aquela besta do Brizola já articulava um golpe da esquerda, talvez o erro dos militares foi não deixar ele ter tentado. Enfim, já que deram o golpe, que seguissem o plano e 6 meses depois convocassem novas eleições e uma constituinte. Mas radicalismo, de esquerda ou direita só trazem m…., e eles ficaram tempo demais! Assim como já passou o tempo do PT, é hora de renovação. A alternância do poder é que trás benefícios, por mais que os militares fossem competentes, sua atitude de não largar o osso trouxe como consequências a destruição dos ideais liberais e conservadores. Só fez com que ficasse a pecha de que ser da direita é ser a favor de ditaduras, NADA mais longe da verdade!

    Renovação e alternância de governos. O perdedor serão as esquerdas, caso não haja essa alternância, veja só a ojeriza que o PT já causa a uma grande parcela da população! Os militares ficaram 20 anos, o PT já está a 12 e quer ficar para sempre! Uma hora a coisa fica insustentável e o que menos quero são mais 20 anos de ditadura. Aos que perdem algum tempo lendo isso, comecem a pensar que está na hora do PT dar um tempo, se renovar, limpar suas sujeiras e ao povo brasileiro cabe dar esse tempo a esse partido. Aqueles do PT que ainda acreditam nos ideias de ética, deveriam começar a limpar suas fileiras, pois só o projeto do poder não se sustenta! Apenas cria esses mostrengos, corruptos, mentirosos, que dizem estar lutando por uma “NOVA ORDEM”, mas estão enchendo seus bolsos de prata e fazendo todos vocês de besta (e a nós também, mas pelo menos enxergamos isso).

  11. Por mais que tentem mitigar o ato vil ocorrido em 1964,fazendo comparações com tantos outros semelhantes, ocorridos mundo a fora isso jamais vai apagar essa cicatriz na história do Brasil !
    A meu ver ha dois episódios mais lastimáveis na história do Brasil, um é a escravidão e o outro é a ditadura militar entre outros !

    Por mais que digam o contrário uma democracia ruim jamais será pior que qualquer ditadura, em 64 o bravo exército de Caxias, João Candido e de tantos outros heróis muitos deles escravos que lutaram por uma pátria que nem era sua ,foi ferido de morte pela pior das traições ,aquela que nasce no seio da instituição, por aqueles que juraram defender a lei e a ordem e a democracia do Brasil !
    Que houve em 1964 foi um ato covarde destituiriam um governo eleito para favorecer uma nação estrangeira no caso os EUA e jogaram o país no caos !
    Muito que defendem esse período ou desconhecem ou fecham os olhos para as atrocidades ocorridas nesse pesadelo que durou 21 anos ,as guerrilhas foram conseqüências dos atos dos próprios golpistas embora muitos tentem culpá-las pelo caos que se abateu sobre o país !

    PS: Eu tenho um grande respeito pelo Sr. Lula,por sua trajetória política sem igual nesse país,mas se eu estivesse no momento em que Lula vez elogios a um general golpista dos tempos da ditadura eu diria a ele:
    _Presidente o senhor deve estar bêbado, não sabe que diz !

  12. Então era para ficar 21 anos no poder só roubando?
    Regime é o caramba o nome certo é DITADURA (cruel, covarde e safada)!
    Essas PUTAS maconheiras de fardas foram os responsáveis pela queda da qualidade do ensino, precisavam de brasileiros burros para conservar o poder.

    Sim no período da DITADURA foi tudo lindo e só avanço e por isso mesmo foram expulsos, porque tava tudo muito bem. A divida externa não estava lá nas alturas, não existia crime organizado (as favelas do Rio foram dominadas pelos criminosos em plena ditadura, é mas estava tudo muito bem), as nossas forças armadas estavam em uma situação maravilhosa (para matar civis) com seus F-5 (usados) e Mirage-III (que só no Brasil, talvez por falta de manutenção ou porque a gravidade aqui seja mais forte caia como gostas de chuva), não podemos esquecer dos nossos grandes blindados armados com canhões 105mm (muito caro munição 120mm, mas economicamente, nossa estávamos incríveis).

    Algumas lembranças maravilhosas da DITADURA;
    1 – A ideia do que era preciso fazer crescer o bolo (a economia) para depois
    redistribuí-lo para a população não se confirma no plano social. Os pobres
    ficaram mais POBRES e os ricos mais RICOS, sendo o país um dos que apresentam um dos maiores índices de concentração de renda a nível mundial (engraçado isso quem defende a DITADURA não lembra).

    2 – A população com baixos salários, contidos pela política econômica e pela
    repressão, passou a conviver com o desemprego e as suas graves consequências
    sociais, como aumento da marginalidade, das favelas, da mortalidade infantil. (época boa)

    3 – O PIB brasileiro crescia a uma taxa de quase 12% ao ano, enquanto a inflação beirava os 15% aos 20%, isso até 1973 quando se mostrou totalmente insustentável, os empréstimos eram tão grandes que o governo já não podia mais rolar a divida como antes. (grande milagre do crescimento)

    O grande trunfo da ditadura foi o tal “Milagre Econômico” (1969 a 1973, rápido não né?), mas para essa tal milagre acontecer os empréstimos foram gigantescos e foi justamente no governo Lula que a divida com o FMI (principal financiador de milagres) foi finalmente paga.

    Até o Maluf quando esteve no poder fez grandes obras, mas o que realmente isso quer dizer? Outro em seu lugar não teria feito? E sem roubar?
    A ditadura se gaba por algumas conquistas, mas e se fosse um governo civil será que não teria feito muito melhor e sem a privação de direitos?

    Criticar o governo do PT e elogiar o período da DITADURA por conquistas econômicas, sociais e até militares em um mesmo texto é sintoma de muita ideologia.

  13. Os militares hoje são chamados de golpistas, mas não era isso que a sociedade daquele tempo achava, tanto é que foram maciçamente apoiados e fizeram governos edificantes e progressistas em todos os sentidos… hoje temos uma DEMOCRADURA implantada pelos verdadeiros golpistas de outrora que se arvoram em defender direitos desde que esses direitos não sejam contra o seu projeto de limpeza dos cofres públicos pelos seus políticos e seus asseclas… a história vai saber diferenciar os patriotas e o lobos… aliás, já está começando… mesmo com todo o esforço da esquerda canalha brasileira em reescrever os fatos, nada segura o pesquisador honesto em chegar a verdade… podem espernear ESQUERDALHAS e PETRALHAS… NADA, nadinha vai mudar o fato de que vcs são a ESCÓRIA dessa nação e que estão levando a pátria para o fundo do poço… a venexuela já não tem volta e aqui, até a rede “grobo” já baixou as calcinhas para os petralhas… tamos no sal…

    • PERDERAM. Durmam com isso, kkkkk. Em 2014 vamos para 16 anos de PT na Presidência da Repúclica e PAC3, com quase 2 trilhões em obras programadas, kkkk. Até 2018 vamos entregar os primeiros submarinos scorpene, centenas de navios, vários estaleiros, várias refinarias, entre elas a quinta maior do mundo, no Maranhão, a Ferrovia Norte-Sul, em bitola larga, a transnordestina, vários novos portos, inclusive os primeiros para transatlânticos de nossa história. Vamos levar água para o agreste nordestino, obra que deveria ter sido realizado no primeiro império. Dezenas de novas plataformas marítimas e campos de produção de petróleo, Milhares de médicos em todos os municípios brasileiros, centenas de novos campus universitários e escolas técnicas, 6000 creches, só para começar, Trem-bala cruzando o país, como na china. Novos satélites, muitos lançamentos de foguetes, novos cabos. Banco do BRICS. Primeiros projetos de integração do Mercosul, com Venezuela plenamente integrada (fim dos boicotes no abastecimento). Todas as principais rodovias duplicadas. Dezenas de KC-390 cingrando os ares, inclusive integrando o patrimônio dos Correios do Brasil, SISFRON, É uma lista sem fim…. kkkk.

      E o mais importante, juros no padrão internacional, próximos a ZERO por ano.

      TUCANOS, preparem-se, pois toda a sua incompetência será revelada, kkkkk.

    • Perfeito amigo, ate porque intervenção militar não e golpe, e esta previsto na constituição federal. E tem o intuito de proteger a nação de governos populistas.
      Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

      • Em tempo, golpista, sempre golpistas.

        Foi só se deparar com a realidade nua e crua, que a opção de golpe já foi lembrada.

        O PT só deixará o governo em duas condições, deixando de melhorar a vida de seus eleitores, ou sendo vítima de mais um golpe de estado.

        Mas é bom os golpistas lembrarem da Venezuela. O golpe pode sair pela culatra e os golpistas serem presos ou deportados para Miami, o que não chega a ser uma opção ruim, kkkk.

      • Tem razão o Petê sai do poder por dois caminhos.

        pelas urnas, ou se tentar impor uma politica anti-democrática bolivariana tosca aqui, desrespeitando a constituição brasileira, ai as forças armadas devem cumprir seu papel constitucional.

      • O PT não precisa radicalizar, pois está ganhando o jogo. Quem quer virar o tabuleiro está do outro lado.

        Mas não se deixe enganar. as forças armadas também estão repletas de petistas, prontos para responder aos eventuais golpistas, E esse confronto na síria é uma amostra do que pode acontecer se tentarem um auxílio alienígena. Terão que enfrentar a UNASUL e os BRICS.

  14. Patriotismo,que patriotismo ?
    Nacionalismo ideologico ?
    Nacionalismo patriotico prima por unidade diferentemente de tudo o que orbita ideologicamente.
    Doutrinaram o Brasil e os Brasileiros a nos dividirmos nos fracionarmos e quando pensamos em coletivo pensamos em grupos,classes minorias.
    Grupos,classes e minorias não é unidade e sim fração e nem mesmo pode representar maioria.
    Essa era a diferença poiserros aparte pensavam em unidade.
    Primaram por desenvolvimento tecnologico e industrial e dividiram avanços e conquistas com o meio academico e industrial.
    Se preocuparam com a seguraça nacional criando as reservas todas acentadas sobre areas riquissimas para serem preservadas da ganancia.
    Ate mesmo as 200 milhas foi criada para proteger nossas riquesas marinhas.
    Ja citei algumas vezes que satelites Americanos ja haviam rastreado todo territorio nacional e levantado todo nosso potencial mineral e energetico.Alguma potencia interceptou e nos repassou informações.Então quando nosso governo percebeu que tinha sido usado por Americanos e que suas intensões sobre o Brasil iam alem da manutenção geopolitica continental se apartaram deles,pararam de pagarem a divida externa,fizeram as reservas,as 200 milhas e buscaram onde foi possivel ate no leste Europeu e ate no submundo do contrabando o que fosse necessario para que desenvolvessemos tecnologias.
    Falando sobre o golpe militar pra mim foi um erro do ponto de vista ideologico como tambem foi um erro do ponto de vista ideologico a guerrilha pois ambos tinham na mente somente ideologia.
    Se ainda hoje existem criminosos desta epoca por ai tanto de um lado

  15. Patriotismo,que patriotismo ?
    Nacionalismo ideologico ?
    Nacionalismo patriotico prima por unidade diferentemente de tudo o que orbita ideologicamente.
    Doutrinaram o Brasil e os Brasileiros a nos dividirmos nos fracionarmos e quando pensamos em coletivo pensamos em grupos,classes minorias.
    Grupos,classes e minorias não é unidade e sim fração e nem mesmo pode representar maioria.
    Essa era a diferença poiserros aparte pensavam em unidade.
    Primaram por desenvolvimento tecnologico e industrial e dividiram avanços e conquistas com o meio academico e industrial.
    Se preocuparam com a seguraça nacional criando as reservas todas acentadas sobre areas riquissimas para serem preservadas da ganancia.
    Ate mesmo as 200 milhas foi criada para proteger nossas riquesas marinhas.
    Ja citei algumas vezes que satelites Americanos ja haviam rastreado todo territorio nacional e levantado todo nosso potencial mineral e energetico.Alguma potencia interceptou e nos repassou informações.Então quando nosso governo percebeu que tinha sido usado por Americanos e que suas intensões sobre o Brasil iam alem da manutenção geopolitica continental se apartaram deles,pararam de pagarem a divida externa,fizeram as reservas,as 200 milhas e buscaram onde foi possivel ate no leste Europeu e ate no submundo do contrabando o que fosse necessario para que desenvolvessemos tecnologias.
    Falando sobre o golpe militar pra mim foi um erro do ponto de vista ideologico como tambem foi um erro do ponto de vista ideologico a guerrilha pois ambos tinham na mente somente ideologia.
    Se ainda hoje existem criminosos desta epoca por ai tanto de um lado deveriam irem a juri popular e serem julgados pelo povo Brasileiro pois ambos mancharam de vergonha a nossa historia ao derramarem o sangue Brasileiro.
    Chega a ser um estupro a democracia ver quererem fazer uma justiça de um prato so quando deveria ter dois e com um olho caolha que so olha para um lado quando deveria ser sega.E pior ainda,lutavam contra a ditadura militar para implantarem a ditadura do proletariado e se tivessem vencido hoje não teriamos nossas liberdades e nem estariamos aqui falando sobre este assunto.
    A todos voces tanto os vendidos a Americanos quanto os Bolivarianinhos de merda tenham a certeza que a grande maioria nos Brasileiros não é representada por nenhum de voces e nem tampouco os aceita.
    Calem vossas bocas e escondam vossos rabo dentro de vossas bundas.

    • ESSA FOI A GRANDE MENTIRA! João Goulart era um bem nascido, muito rico e cheio de terras, como seus cunhado Brizola. Nenhum dos dois eram comunistas ou pretendiam implantar um sistema comunista no Brasil. Eram apenas como Lula, queriam um país mais igual, sem pobreza e miséria.

      Nossa luta é antiga, entre abolicionistas e escravocratas.

      Querer que alguém seja obrigado a trabalhar apenas para não passe fome e tenha o que vestir, é ser escravocrata.

      Todo ser humano tem direito a muito mais do que isso. Se querem contratar os serviços de outrem, que paguem um salário digno.

      • Bost[érico o que João Goulart temm haver com meu post ?
        Walfredo esse teu papo enlatado de lider sindical que inflama massas comigo não cola porque no fim senta na mesa e faz o jogo em beneficio proprio.
        João Goulart e Brizola eram dois romanticos que apenas queriam fazerem reforma agraria e justiça social,reivindicações comuns de todo aquele que busca melhorias.O que se sucedeu depois foi o interesse externo que influenciou tanto um lado quanto outro.
        Nem João Goulart e nem Brizola jamais foram comunistas.
        O meu post na tem haver com tua diarreia sistematica ideologica e nem sei porque perdi meu tempo em responder-te.
        Se pensas que vai fazer a cabeça de alguem aqui perde tempo e se serve para aliviar-se do furor uterino peidabundario entendo tua esquizofrenia.
        kkkkk

      • Então estamos de acordo. O golpe foi instigado e financiado de fora.

        Nunca houve perigo real de instalação de um regime comunista no Brasil.

        Nosso interesse é comum a todos os brasileiros. Nossos inimigos, em termos econômicos, estão lá fora.

  16. Por que a reforma do Aeroporto de Guarulhos, feita pelo Exército, acabou antes e custou muito mais barato?

    Militares entregam obras do Aeroporto de Guarulhos antes do prazo e devolvem R$150 milhões ao governo.

    O general de brigada Wagner Oliveira Gonçalves, diretor de obras do Departamento de Engenharia do Exército e o tenente-coronel Carlos Alberto Maciel Teixeira, comandante da equipe de soldados e oficiais – do destacamento de Guarulhos – que concluíram a reforma do aeroporto de Guarulhos, foram amplamente elogiados pela procuradora-geral da Justiça Militar, Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz. Os militares conseguiram o que parece impossível, neste país, entregaram uma parte da obra em tempo recorde antes do prazo previsto e ainda economizaram R$ 150 milhões, conseguindo uma economia de mais 30% no custo das obras que estavam orçadas, inicialmente, em R$ 430 milhões . Dinheiro que foi devolvido a união e poderá ser utilizado em outro lugar. As obras tocadas pelo exército são a reforma da pista principal com 3.700 m e 45 m de largura, que já foi entregue em dezembro (antes do prazo); e a terraplenagem e preparação do pátio de aeronaves do Terminal Três do Aeroporto, numa área de 300 mil m2, que deverá ficar pronta até o início do próximo ano, com seis meses de antecedência, segundo o coronel Carlos Alberto Maciel Teixeira. Comandante da equipe militar, que atualmente conta com aproximadamente 80 homens. Apesar de conviver com cortes em seu orçamento, dificuldades, duras criticas e de ainda carregar o estigma de ter sido o algoz do povo na época da ditadura, o Exército Brasileiro, mostra o seu valor, ao deixar claro que dentro de sua estrutura tem muita gente competente, honesta e de grande valor. Neste momento em que o Brasil passa por um período obscuro e vergonhoso, onde a maioria dos homens envolvidos com dinheiro público não se mostra idôneo e preparado, os militares dão exemplo e um show de cidadania aos políticos brasileiros. Mostrando que a coisa pública pode ser gerida com honestidade e eficiência, desde que se coloque a frete de sua gerencia pessoas competentes e de boa índole.

    http://jornalcomunidadeurgente.blogspot.com.br/2012/07/militares-entregam-obras-do-aeroporto_31.html


    Agora me perguntem, ou melhor perguntem ao partidão :
    E A DELTA hem ?

    • É óbvio que qualquer obra realizada diretamente por uma empresa estatal ou um órgão público sai mais barato do que feita por um empreiteira privada.

      Por isso defendo que os armamentos sejam, em parte desenvolvidos e produzidos dentro das bases militares. Boa parte, sob o mais absoluto sigilo.

      Mas é importante lembrar, que só existe obra para o exército fazer porque o governo petista fez com que sobrasse pelo menos um pouco do nosso dinheiro para ser gasto com elas.

      Antes, 100% sumia, e o pouco de nosso patrimônio, construídos por várias gerações de brasileiros, inclusive durante os governos militares, foi dilapidado, roubado, surrupiado, privatizado com nosso próprio dinheiro.

  17. Por favor apaguem o primeiro dos meus ultimos dois comentarios porque saiu incompleto e o segundo era o que eu queria postar para não ficar retrucado.
    Obrigado.

  18. Vamo lá então.
    Primeiro gostaria de deixar claro que só quem viveu pobre durante a ditadura conheceu (e viu), o temor que surgia nas pessoas quando se mencionava a palavra RAPA (rádio patrulha). E isso era porque era muito comum pessoas presas sumirem no éter. Aliás, a maioria do país era pobre na época.
    Mas voltando aquela bela lista lá de cima, elencada com toda boa vontade algumas façanhas dos governos militares, cabe ressaltar:

    – Pesquisem sobre a digníssima Sra. esposa do Figueiredo (não lembro o nome) e vejam como o exemplo de controle de gastos jamais passou por alí enquanto ele era presidente (talvez por isso ele preferisse cavalos à pessoas);

    – O Proalcool só vingou porque os árabes no Oriente Médio quiseram dar uma lição no paíse ricos do Ocidente por terem auxiliado Israel em 1973. Aumentaram absurdamente o preço do petróleo de um dia para outro literalmente, e a vaquinha base da economia mundial foi pro brejo. Como éramos extremamente dependentes de petróleo, criaram o Proalcool. Se não fosse isso o álcool combustível nem existiria. E pra quem não sabe, a gasolina era racionada na maior parte do tempo da ditadura. Depois descobriram que aumentar o preço com frequência dava mais resultado (e mais grana via imposto), então abandonaram a estratégia de racionamento.
    Aqui cabe mais uma informação: como o álcool detonava o motor dos carros (corrosão), pesquisadores brasileiros, com dinheiro do governo, conseguiram desenvolver fórmulas lubrificantes para evitar o desgaste. Então o motor durava mais! Sabe quanto a indústria automobilística pagou de royalties para o Brasil por isso? Nada.

    – É, criaram realmente as usinas. Que demoraram décadas além do prazo previsto de finalização e, quando entraram em operação, mal cobriam a demanda. Fora aquele “exemplo” de acordo feito com o Paraguai para construir Itaipú. E sobre as siderúrgicas, vamos dar o nome a quem merece: Getúlio Vargas. O resto só fez a obrigação de concluir a tarefa.

    – Conclusão de Angra 1 e 2??? Rapa, quem terminou Angra 1 de fato foi FHC. E Angra 2 funciona a meia boca até hoje. Agora, do ponto de vista estratégico foi uma boa sacada. Pena que a histórica corrupção e incompetência pública nacional acabou com ela.
    “Plante que o João garante”… hehehe… desse eu lembro bem da propaganda. Pena que tirou um monte de pequenos agricultores do Centro-Oeste e interior do Nordeste para dar espaço as grandes propriedades. Daí, hoje em dia, a turma torce o nariz pro MST e ninguém sabe porque. E depois tinha grande ênfase em soja e milho, coisas que não estão na nossa cesta básica, mas são ítens de exportação, o que no final das contas era o objetivo do programa pra poder gerar superávit na balança comercial, já que internamente nosso mercado não gerava dinheiro suficiente para pagar os empréstimo que o Delfim Neto pegava no FMI.

    – Telecomunicações: bem, quase não existia isso em 1964. Então qualquer coisa era melhor do que existia.
    Aliás, que se faça justiça aos Índios brasileiros, que operavam dezenas de telégrafos no interior do país e até hoje não foram reconhecidos por isso. Quando a Telebrás chegava com o orelhão no interior do país (o que demorou horrores), desativavam os telégrafos. Sem telégrafo não existia Brasil a 40 anos atrás.

    – Multiplicação da malha rodoviária. É verdade, eu diria até que eles criaram a malha rodoviária brasileira. Só que foi daquele jeito deles, pensando no deslocamento militar e não em integração nacional. Se pegarem um mapa rodoviário brasileiro poderão notar que as cidades do Rio e São Paulo foram transformadas em conexões (Hubs) entre norte e sul do país na estratégia mais absurda do mundo. Pra sair do Sul e ir até Minas até pouco tempo atrás tinha-se que, obrigatoriamente, pegar a marginal Pinheiros e Tiete. Um absurdo.
    Lembrando também o mais importante: as estradas foram subdimensionadas. Criadas para suportar cerca de 35 ton de carga (uma merreca) e com pista simples de mão dupla. Isso é pensar no futuro?
    E lembro dos açudes também, criados em cima da miséria do sertanejo que pegava uma pá e enxada, abrindo um buraco enorme no chão (pagos pelo governo federal), esperando que aquilo enchesse quando, e se, chovesse. Sarney fez isso também. Também tinha máquina sim para construir açudes e foram usadas, operadas pelas empreiteiras contratadas pelo governo federal… ganha um doce quem adivinhar o nome das empreiteiras.
    Quanto aos metrôs… bom, é como eu disse antes sobre as estradas: subdimensonado. Coisa pra inglês ver. Por isso não dão conta do transporte público de Rio e São Paulo até hoje.
    Só mais uma coisa sobre as estradas: na época o governo federal tinha uma campanha chamada “Governar é abrir estradas”. Só que por conta disso, acabaram com a maior parte da malha ferroviária que existia por imposição das indústrias automotivas que iriam se instalar no Brasil. Moro em uma cidade que tinha ferrovia. Até o final da década de 1960. Depois abriram uma rodovia e FECHARAM E DESTRUÍRAM A FERROVIA!!! Gênios.

    – BNH!!!
    EU MORO EM UMA CASA DO BNH!!!
    ADQUIRIDA POR MEU FINADO PAI E ESPÓLIO DA FAMÍLIA!!!
    UMA BELEZINHA!!!
    Mas, só ficou boa depois que meu pai gastou os tubos para melhorar ela depois de entregue, porque foi feita igual a cara do empreiteiro. Aliás, o pessoal da COHAB 13 e Cidade Tiradentes lá na zona leste de São Paulo também conhece o BNH. Construíram um monte de conjuntos habitacionais e mandaram a ralé morar lá no cafundó, em apartamentos com paredes mais finas do que os dedos da minha mão. Adivinha quem foi um dos grandes governadores que se utilizaram do BNH? Aquele que rouba, mas faz! Aquele que diz: estrupa, mas não mata! O rei do piso, Paulo Maluf. Por isso ele ainda é rei em São Paulo. Um exemplo de democrata.
    Construir casas com o padrão de qualidade BNH foi/é uma vergonha. Do mesmo jeito que é utilizar o BNH (que foi uma boa idéia realmente) como contraponto ao “Minha casa, Minha Vida”.

    E depois são os “esquerdopatas” que estão tentando “fazer a cabeça” de nossas crianças nas aulas de História!!!

    Gsuis…

  19. Buaa… Buaa…

    Engraçado. Algo está faltando!!!… simples 😉 Só isto explicaria tamanho revanchismo!…

    Uma coisa que estou governo no governo PT. A transposição do Rio São Francisco. Que já se encontra em fase de conclusão.

    Uma obra estilo governo militar 😉 Como foi itaipu… Angra… 😉

    E fora muitas outras… mas a pergunta que faço é. A troco de que?…

    Daqui a 10 anos… quanto devem ter mudado nas liberdades individuais…

    Se pelo menos viessem com ideologismos que preste! como por exemplo um povo erudito russo! Um dos povos que mais lê livros!… Mas não!… Só valorizam A DEDADA mesmo!… na hora de votar!… E na hora do pão-e-circo!!

    Acho que nem na hora do pao-e-circo porque… ingresso a 400 reais! Kkkk =b

    No país do futebol tratar assim o povo que tanto ama este esporte!…

    O fato é que a situação como se encontra é boa pra muita gente! A MESMA desde governos anteriores. 😉

    Mas na panfletagem é lindo!… O povo chega à presidencia!… ACORDEM!… A Familia do cara ta MILIONÁRIA… Virou consultor de sociologicos!… No topo hierarquico de muitos conglomerados!.. Na construção dos panoramas estratégicos!…

  20. Quando dólares falam mais alto

    Engana-se quem pensa que já se conhecem todos os fatos relacionados com o golpe civil militar de 1964 que derrubou o Presidente constitucional João Goulart. Nos últimos meses, graças ao trabalho das Comissões da Verdade, sejam estaduais ou a Nacional, muito fato novo vem sendo divulgado.

    Mas um fato desta semana, protagonizado por João Vicente Goulart, ao ouvir uma denúncia do então Major do Exército Erimá Pinheiro Moreira, poderá mudar o entendimento de muita gente sobre a ocorrência mais negativa da história recente brasileira. O alerta tem endereço certo, ou seja, aqueles que ainda imaginam terem os golpistas civis e militares agido por idealismo ou algo do gênero.

    O Major farmacêutico em questão, hoje anistiado como Coronel, servia em São Paulo em 31 de março de 1964 sob as ordens do então comandante II Exército, General Amaury Kruel (foto). Na manhã daquele dia, Kruel dizia em alto e bom som que resistiria aos golpistas, mas em pouco tempo mudou de posição. E qual foi o motivo de o general, que era amigo do Presidente Jango Goulart, ter mudado de posição assim tão de repente, não mais que de repente?

    Mineiro de Alvinópolis, Erimá Moreira, hoje com 94 anos, e há muito com o fato ocorrido naquele dia trágico atravessado na garganta, decidiu contar em detalhes o que aconteceu. O militar, que era também proprietário de um laboratório farmacêutico e posteriormente convidado a assumir a direção de um hospital, foi procurado por Kruel no hospital. Naquele encontro, o general garantiu ao major que Jango não seria derrubado e que o II Exército garantiria a vida do Presidente da República.

    Pois bem, as 2 da tarde Erimá foi procurado por um emissário de Kruel de nome Ascoli de Oliveira dizendo que o general queria se reunir com um pessoal fora das dependências do II Exército. Erimá indicou então o espaço do laboratório localizado na esquina da Avenida Aclimação, local que hoje é a sede de uma escola particular de São Paulo. Pouco tempo depois apareceu o próprio comandante do II Exército, que antes de se dirigir a uma sala onde receberia os visitantes pediu ao então major que aguardasse a chegada do grupo.

    Erimá Moreira ficou aguardando até que apareceram quatro pessoas, um deles o presidente interino da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), de nome Raphael de Souza Noschese, este já conhecido do major. Três dos visitantes carregavam duas maletas grandes cada um. Erimá, por questão de segurança, porque temia que pudessem estar carregando explosivos ou armas, mandou abrir as maletas e viu uma grande quantidade de notas de dólares. Terminada a reunião foi pedida que a equipe do major levasse as maletas até o porta-malas do carro de Amaury Kruel, o que foi feito.

    De manhã cedo, por volta das 6,30 da manhã, Erimá Moreira conta que mais ou menos uma hora e meia depois da chegada no laboratório ligou o rádio de pilha para ouvir o discurso do comandante do II Exército. Moreira disse que levou um susto quando ouviu Kruel dizer que se “o Presidente da República não demitisse os comunistas do governo ficaria ao lado da “revolução”.

    Erimá Moreira então associou o que tinha acontecido no dia anterior com a mudança de postura do Kruel e falou para si mesmo: “pelo amor de Deus será que ajudei o Kruel a derrubar o Presidente da República?”

    Ainda ouvindo o discurso de Kruel, conta Erimá, chegaram uns praças para avisar que tinha uma reunião marcada com o general no QG do II Exército.

    Na reunião, vários militares, alguns comandantes de unidades, eram perguntados se apoiavam Kruel. “Eu não aceitei e pedi para ser transferido”.

    Indignado, Erimá Moreira dirigiu-se a um coronel do staff do comandante do II Exército para perguntar se o general Kruel não tinha recebido todo aquele dinheiro para garantir a vida do Presidente. “Me transfiram daqui, que com o Kruel no comando eu não fico”.

    “Aí então – prossegue Erimá Moreira – me colocaram de férias para eu esfriar a cabeça. Na volta das férias, depois de um mês, fiquei sabendo pelo jornal que o Kruel havia me cassado”.

    A partir de então o Major e a família passaram maus momentos com os vizinhos dizendo à minha mulher que era casada com um comunista. “Naquela época, quem fosse preso ou cassado era considerado comunista”.

    “Algum tempo depois contei esta história que estou contando agora ao General Carlos Luis Guedes, meu amigo desde quando servimos em unidades militares em São João del Rey. Fiz um relatório por escrito e com firma reconhecida. O General Guedes tirou xerox e levou o relato para a mesa do Kruel. Em menos de 24 horas o Kruel pediu para ira para a Reserva. Fiquei sabendo que com o milhão de dólares que recebeu do governo dos Estados Unidos comprou duas fazendas na Bahia”.

    Ao finalizar o relato, o hoje Coronel Erimá Moreira mostrou-se aliviado e ao ser perguntado se autorizava a divulgação desse depoimento, ele respondeu que “não tinha problema nenhum”.

    Nesse sentido, sugerimos aos editores de todas as mídias que procurem o Coronel Erimá Pinheiro Moreira para ouvir dele próprio o que foi contado neste espaço. Sugerimos em especial aos editores de O Globo, periódico que recentemente fez uma autocrítica por ter apoiado o golpe de 64, que elaborem matéria com o militar que reside em São Paulo.

    http://www.diretodaredacao.com/noticia/quando-dolares-falam-mais-alto#.UlBMS5WsbKw.twitter

Comentários não permitidos.