Japão e EUA revisarão pacto de defesa e instalarão novo radar de mísseis

Os ministros de Defesa e das Relações Exteriores do Japão e dos Estados Unidos chegaram a um acordo nesta quinta-feira para revisar a aliança militar dos dois países pela primeira vez em 16 anos e instalaram um novo sistema de radar em solo japonês destinado a melhorar a detecção de lançamentos de mísseis balísticos.

Em reunião realizada em Tóquio, os ministros das Relações Exteriores e Defesa japoneses, Fumio Kishida e Itsunori Onodera, e os secretários de Estado e Defesa dos EUA, John Kerry e Chuck Hagel, aprovaram uma revisão da aliança pela primeira vez desde 1997 para adaptá-lo às mudanças no panorama de segurança da região.

O novo pacto deverá ficar pronto antes do final de 2014. As quatro autoridades também confirmaram a instalação de um sistema de radar na base Kyogamisaki, da força aérea japonesa, situada no litoral de Kioto, no Mar do Japão.

O lugar foi escolhido pois se um míssil for lançado pelo regime norte-coreano com alvo em Guam ou Havaí, dois pontos estrategicamente importantes para os EUA, os projéteis sobrevoariam esta região do Japão.

Este radar, capaz de rastrear com precisão a trajetória de um míssil balístico, permitirá às forças americanas lançar projéteis de terra firme ou do mar para interceptar um míssil.

Além disso, a informação detectada pelo radar seria transmitida imediatamente às tropas do Japão caso o objetivo for seu território.

Na declaração conjunta publicada após a reunião, os quatro ministros pediram novamente que a China “desempenhe um papel responsável e construtivo para a estabilidade e prosperidade regional”.

Os Estados Unidos também se comprometeram a melhorar sua presença militar no Japão e por isso enviará ao Japão nos próximos dois anos dois esquadrões de aviões Osprey, um avião de patrulha marítima P-8, aviões não tripulados e caças F-35.

Aeronave tripulada mais sofisticada do mundo para fugir de radares, o F-35, que ainda se encontra em desenvolvimento, será entregue ao Japão em 2017. Será a primeira vez que Washington utilizará o caça fora dos EUA.

Após o encontro, ambas as partes confirmaram além disso que a transferência de milhares de fuzileiros americanos que estavam na ilha japonesa de Okinawa para Guam começará na primeira metade da próxima década.

asb/dk

EFE

Fonte: Terra

15 Comentários

  1. Se existe um povo idiota e babaca é o Japones que toma na tarasqueta com sorriso de orelha a orelha.
    Uma civilização que em seus milenios de historia jamais haviam perdido uma unica batalha.
    Desde os primordios da humanidade atravessavam o mar do Japão sobre toras de arvores remando com galhos e implantavam o terror por todo o sudeste Asiatico.
    Um belo dia de sol tomaram duas nuks por dentro da cara e viraram o povo mais covarde,cagão e capaxo de toda a historia da humanidade.
    Embreve furingos Japoneses serão servidos com Yakisoba.

      • Exato,
        O que ocorre com os inteligentes, corajosos, e hoje educados japoneses não é capaxismo, mas…
        Apenas algemas que é pior ainda que certas coleiras voluntárias.
        Depois da conduta japonesa belicista, brutal e invasora do início do século passado, os americanos agem como polícia no Japão mesmo.
        Porém, tudo muito protocolar e cheio de sorrisos, tentando disfarçar para comunidade internacional desatenta essa dura realidade dos filhos da Terra do Sol Nascente.

        E pelo jeito essa ofensiva relação policial USA sobre o Japão é para sempre.

    • Japones nao e babaca nem idiota. E povo vencido. Perdeu a guerra e foi conquistado. Ainda hoje e um pais militarmente ocupado, tal qual a Alemanha. Ou voce acredita que as bases militares ianques naquele pais e resultado de acordo entre duas nacoes iguais. Ai seria babaquice.

    • Só esqueceu de dizer que hoje o Japão é um dos países mais desenvolvidos do mundo. Com uma das maiores qualidades de vida, com excelente educação, com alto índice de industrialização, grande expectativa de vida e, mesmo sendo conjunto de ilhas quase sem riquezas naturais, conseguui ser uma das maiores economias do mundo!

      Sem contar que ainda são um dos países mais avançados tecnologicamente.

      • Um pais cuja economia esta estagnada por quase vinte anos, desde que foram forcados pelos ianques assinar o chamado Acordo de Plaza em 1985, quando foram obrigado a valorizar o YEN contra o dollar, uma valorizacao de quase 100%. As mercadorias japonesas se tornaram muito cara perderam competicao, e o Japao se estagnou e nunca mais se recuperou. Os EUA tentam fazer o mesmo com China, mas esta nao e um pais ocupado militarmente, portanto um pais independente.

    • realmente maluquinho depois da derrota o japao esta de cabeça baixa ,eles confiando nos americanos viram apenas um boi de piranha
      falaram que iria acabar com a energia nuclear ,mas depois de ganhar as olimpiadas ate fukuchima eles estão querendo reativar

    • 1Maluquinho, a presença Americana no Japão é pra garantir que os Japoneses não ponham seus sabres pra fora contra seus vizinhos.

      Os EUA e TODA vizinha asiática agradecem pelo longo sono do Samurai.

  2. Se a China passar a melhorar os salários de seus trabalhadores, criando uma classe média cada vez maior, incorporando mais e mais pessoas, não tem para ninguém. Serão 1 bilhão de novos consumidores. Oito vezes mais populoso que o Japão. Pode chegar, no prazo de 40 anos, a um PIB de 30 trilhões de dólares. Duas vezes os EUA.

    • Se a mao de obra chinesa se tornar muito cara os as corporacoes norte americanas, ocidentais e japonesas que hoje investem na China, precisamente porque a mao de obra la e barata, eles transferirao suas industrias para paises onde a mao de obra ainda e ainda mais barata. Bangladeshe, Vietnam e porque nao, quando nao tiver mais nenhum outro lugar para Africa. Que horror!!! O sistema capitalista so superou a crise economica de 1960 e 1970, crise cuja razao principal foi o declinio na taxa de lucro, quando devido a implosao da Uniao Sovietica e a abertura economica na China apos Deng Shao Ping as corporacoes fecharam as fabricas na Europa, Estados Unidos, e ate mes mo o Brasil e foram para China, e em menores proporcoes para o Leste Europeu. Se na China o proletariado conseguir impor um aumento de salario para equipara-lo com o que e pago pelo mesmo servico no Europa Ocidental e EUA, podes crer, Adeus China’s Industrial Development. Welcome Desindustrializacao.

  3. “Ai né ele chegou e disse -Fica quietinha e não grita hihihihihi E eu fiquei né hihihihihi Ai né ele pegou abaixou minhas calças e disse que eu era um sushi né hihihihihi e eu gostei né hihihihihi.
    O povo mais inteligente da Terra e tambem o povo mais guerreiro da Terra o povo Alemão ja se cansou de viver condicionado e de bancar falidos e ja da mostra de suas insatisfações de serem eternamente tratados como derrotados.
    Ataquem e invadam meu pais e que leve milenios enquanto eu não eliminar um a um ate que não reste nenhum meu espirito jamais se acalmara.
    Quando o sorriso de uma criança vira armadilha explosiva a espalhar miolos e visceras o amor patrio se faz entender por usurpadores.
    Gueichinhas são estupradas por Marines e seu povo covarde ainda agradece.Tipico de milenar civilização fadada a sempre ser derrotada pela furia dos homens e pela propria natureza.

Comentários não permitidos.