28 Comentários

  1. Um é chinês, eternamente em teste. O outro é russo, pro protótipo não ir “pro chom” se o chinês soltar pecinha… 🙂

    • Exatamente Vader. O turbofan chinês vive eternamente em testes. Por isso não abrem mão mão do velho ALF-31 russo. E ainda tem gente que canta a superioridade desse avião…

    • Caro Vader , saberia me informar se, quanto a assinatura de radar, este avião, já está próximo aos aviões americanos ( F-22 , F 35 , F117 ) ?

      • Bom, amigo

        Eu não sou o vader, mas por enquanto nada foi divulgado sobre a assinatura de radar desses novos aviões chineses.
        Devido a menor experiência dos chineses em construir aeronaves Stealth é bem provável que sua assinatura seja maior em comparação com o f-22 e F35.

        Mesmo assim, na minha opinião, o J-20 parece ter mais ênfase em furtividade que o PAK russo. Mas é cedo demais para sabermos qual terá menor RCS.

      • o programa f-22 é um programa morto e enterrado….cita-lo nem vale mais a pena pois os estadunidenses o jogaram no lixo devido ao fato desse programa ser ainda mais caro e problemático em todos os sentidos(fazer,manter,operar…) do que o programa f-35..por isso apenas uma meia dúzia foram feitas….por isso existem apenas uma meia dúzia desses caça…e por isso terminaram sua fabricação…por isso estão correndo atrás de fazer o caça de sexta geração…pois se não fizerem isso ficarão pra trás em relação aos outros….alias, não é a toa que este caça foi taxado de o mais mortal do mundo…realmente eles se tornou mortal “demais”……ao ponto de matar até seus pilotos….rs…e haja coerção e “operação abafa” no pais da “liberdade e da democracia” em relação a estas coisas….engraçado/interessante que quando coisas como esta acontecem em países como a China ou a Rússia sempre são automaticamente taxados de regimes tirânicos e opressivos pelos militantes radicais de direita…é repressão e coisa de regime totalitário/antidemocrático cujo o povo não tem direitos e liberdade…mas quando a “mesma coisa” acontece na terra da “liberdade e da democracia” é traição ou crime por esta gente….é ilegal…é violação de não sei o que….é insubordinação e o escambau…e ainda por cima..se não bastasse tudo…ainda tentam por nas vitimas/pilotos a culpa de tudo…tudo isso mostra/expõem como a vida…os direitos e princípios/valores universais… o respeito a vida/dignidade humana naquele pais tem menos valor/prioridade do que “imagem”…propaganda,publicidade,dinheiro,negócios ou lucros… Onde não há liberdade de informação não há voz de oposição……O voto é facultativo no Irã…Qualquer cidadão com mais de 18 anos pode votar se quiser…Isso é ainda um tabu para as nossas mesas de votação regidas por políticos que se utilizam do velho voto de cabresto….Lá…Não há voto para colégios eleitorais que elegem delegados que votam por nós como há nos Estados Unidos……..Estranha “democracia” essa..onde povo não decide…..

      • E o que isso tem a ver com Stealth?

        Você gostando ou não o f-22 é de longe o caça mais avançado do mundo.
        Muito superior á qualquer coisa que os russos tenham ou irão ter nos próximos anos.

        “por isso estão correndo atrás de fazer o caça de sexta geração”

        Ninguém está correndoatrás de projetos de sexta geração, tanto que os americanos só planejam um novo caça para a segunda metade da década de 2020.

        E o f-22 só foi terminado pq a guerra fria acabou e as necessidades dos EUA passaram a ser outras.

      • esse é o problema senhor Deagol…é “avançado”/caro/problemático demais pra manter ou operar…..simplesmente não presta pra guerra…a não ser/só se for de propaganda…não é polivalente.. não opera todo o inventario/gama de armas como o f-35 e por ai vai…não pode pega chuva…não pode pegar sol…não pode isso…não pode aquilo..é o caça mais cheio de frescuras/restrições que já vi na vida….é o caça mais cheio de limitações da historia aeronáutica….é uma jaca estadunidense senhor Deagol…é a realidade dos fatos….paciência….não é culpa minha……..eu não tenho culpa se o programa não deu certo senhor Deagol….agora vão se indignar comigo porque o programa/negocio dos outros não deram certo é?! agora vão me esculhambar porque os negócios dos outros foram um fracasso/esculhambação é?!…..ora senhor Deagol…eu não tenho culpa senhor Deagol…não é culpa minha os problemas daquela gente…daqui a pouco vão começar a mi culpar pela crise daquela gente aqui……rs…

        “Ninguém está correndoatrás de projetos de sexta geração, tanto que os americanos só planejam um novo caça para a segunda metade da década de 2020.”

        “E o f-22 só foi terminado pq a guerra fria acabou e as necessidades dos EUA passaram a ser outras.”

        senhor Deagol os EUa são a maior potencia global que existe e em todos os campos…eles simplesmente nunca deixarão os outros passarem a sua frente seja no campo que for..o chinês esta em ritmo de segunda guerra mundial em tudo…os russos estão logo atrás no campo bélico já que é a ponta de lança de sua economia…

      • Nunca li tanta bobagem!

        O F-22 não tem obrigação de ser polivalente pq foi projetado para interceptação.

        Segundo a afirmação de que o raptor não pode pegar chuva e sol está completamente errada. além de várias fotos do F-22 sendo molhado ainda há testemunhas que desmentem essa bobagem

        além disso o Raptor já operou no alaska onde há muita humidade e no Oriente médio onde há mito sol.

        “simplesmente não presta pra guerra”

        Pelo visto você é mais um que ignora aimportância dos radares no mundo moderno.
        Nem vou perder mais tempo discutindo essa besteira.

  2. Qual é o russo e qual é o chinês?

    Então os testes das turbinas já estão em estágio avançado, já estão até ousando colocar num caça e voa-lo, não demora muito e colocam as duas e fazem o teste final. Parece que os Chineses não brincaram quando disseram que pretendiam já ter grupamentos com aeronaves furtivas até 2020.

  3. Talvez não sejam “motores diferentes”…
    Mas dois motores iguais, com bocais de vetorização assimétricos (não sei se isto é possivel).

    Em alguns blogs chineses e paquistaneses existem comentários, pelo menos desde o começo de 2012; de que o futuro motor do J-20 seria o ‘WS-10G’, que teria:

    -Maximum Thrust: 155kn (O que seria equivalente ao motor do F-22…)

    -Thrust to Weight Ratio: close to 10

    -Empuxo vetorado controlado (TVC) e “bocal de vetorização assimétrico”…

    Enfim, não sou especialista e pode ser tudo pura bobagem e boataria… Mas estas fotos dos bocais diferentes no J-20 me chamaram atenção para estes comentários publicados cerca de 22 meses atrás…

  4. O outro é americano que apesar de ser o projeto de caça mais caro do mundo,tem mais de 300 problemas com o projeto…ou seja ninguém está livre.

    • todo esse programa F-35 é uma piada sem noção…non cense…caça de 5G já é perna curta/limitadíssimo por natureza…já sacrifica espaço de arma e combustível pra ser furtivo e ainda vão e fazem um treco desse porte ai…….que nem full istélti é….além de ser o programa mais problemático e esculhambado da historia daquele pais….tudo isso custando horrores que nem mesmo seus aliados ricos conseguem todo o dinheiro exigido pra compra-lo nas quantidades fundamentais…

      • ” perna curta/limitadíssimo ”

        Na verdade, o F-35 tem quase 1100km de raio de combate com duas bombas de 907kg e dois AMRAAMs, e isso já é mais alcance do que qualque caça médio.

        Para se ter uma ideia o rafale precisa de dois tanques extras para ter o mesmo alcance com uma carga similar.

        Não adianta confiar muito nesses dados de alcance divulgados na internet, pois cada um fornece os dados sobre seu caça em condições e com cargas diferentes.

      • Enquanto o Pentágono corta gastos o orçamento de defesa da China cresceu 64% em quatro anos….A Rússia cresceu 80%….os peritos do pentágono já detetaram mais de 363 falhas no projeto estadunidense do F-35…como vão comprar aos milhares com esse tanto de defeito???..Encomendar é fácil…..difícil é pagar a conta com a economia aos pedaços…..o relatório do inspetor geral do pentágono apontou que essas falhas podem afetar as qualidades de voo desse veículo e sua fiabilidade bem como levar a um aumento substancial do custo do programa….esse programa simplesmente não tem viabilidade financeira…não tem como sustentar financeiramente tantos erros…..

      • “363 falhas no projeto estadunidense do F-35”

        Por acaso você tem mínima ideia de quantas falhas os programs do PAK-FA e do J-20 Tem?

        Sabe quais as dificuldades que russos e chineses estão enfrentando?
        claro que não, né?

      • “Por acaso você tem mínima ideia de quantas falhas os programs do PAK-FA e do J-20 Tem?

        Sabe quais as dificuldades que russos e chineses estão enfrentando?
        claro que não, né?”

        não é só chinês ou russo que tem/passa dificuldades,problemas ou falhas em seus programas/negócios senhor Deagol…..programas estadunidenses/ocidentais sempre são mais problemáticos ou esculhambados do que os outros por causa de pioneirismo/liderança/supremacia/superioridade/status quo e coisas do tipo…e da mesma forma que nós não sabemos quantos problemas,falhas ou dificuldades os chineses ou russos tem/passam…também não sabemos e jamais saberemos alguns estadunidenses/ocidentais…o que vem a tona é o que escapa…..é o que não tem como esconder ou disfarçar….

      • “o que vem a tona é o que escapa…..é o que não tem como esconder ou disfarçar…”

        Nada disso!!!
        o que vem a tona é que o governo americano declara por obrigação para com os contribuintes.
        Ao contrário do que acontece na China e na Rússia onde o governo manipula informações e mantém altos índices de corrupção.
        .

  5. Mais de 97% das reservas de terras raras do planeta se concentram em apenas um pais… a China…o que deixa totalmente/completamente nas mãos deste pais a segurança econômica dos EUA assim como de seus aliados/potencias-economias tecnológicas e industriais……

1 Trackback / Pingback

  1. Revelado o Maior mistério do J 20

Comentários não permitidos.