Paralisação do governo dos EUA reforça frustração dos americanos

Em Washington e em outras partes dos Estados Unidos, poucos eram capazes de crer no que acontecia enquanto passavam os últimos segundos anunciando a terça-feira (01/10). Até mesmo o presidente Barack Obama esperava que o Congresso ainda pudesse chegar a um consenso antes da meia-noite e evitar a paralisação quase total dos serviços públicos federais.

Em dias normais, a capital americana é marcada pela agitação. Mais de 700 mil funcionários públicos trabalham na cidade e milhões de turistas visitam anualmente os marcos políticos dos EUA. O governo é o maior empregador do país – mais de 2 milhões de pessoas trabalham para o Estado.

Estima-se que 800 mil tenham que, agora, entrar em licença forçada não remunerada. Somente os postos de trabalho absolutamente necessários para manter o país funcionando continuam a ser ocupados.

Muitos dos funcionários públicos que chegaram a ir trabalhar na terça-feira em Washington tiveram de voltar para casa.

“Ao chegar aqui soube que meu empregador estava fora de atividade temporariamente”, disse um deles. “Agora estou esperando que os trens voltem a funcionar e eu possa ir para casa.” Outros se mostram menos calmos: “Os salários daqueles lá em cima também tem que ser cortados. Se não recebemos nenhum dinheiro, eles também não devem receber.”

Posições-chave do serviço público, como escolas, transportes públicos e forças de segurança não foram afetadas pela paralisação. Por outro lado, dezenas de museus, memoriais e até mesmo os zoológicos públicos foram fechados. Especialistas advertem que, somente na região da capital, o fechamento custará até 200 milhões de dólares diariamente.

Maioria contra interrupção

É um novo ponto baixo na luta de poder num Congresso que já não gozava de popularidade. Em todo o país, falta compreensão sobre o fato de os representantes eleitos pelo povo não terem sido capazes de se sentarem à mesa e chegarem a um consenso sobre o orçamento do ano fiscal de 2014.

Segundo pesquisa de opinião da CNN, 70% dos americanos reprovam a paralisação do serviço público, mesmo que por alguns dias. Observadores da política em Washington temem que, atualmente, o clima esteja tão envenenado que até mesmo simples propostas legislativas possam ser instrumentalizadas, com o intuito de prejudicar adversários.

Para Travis Culliton, que na trabalha na Força Aérea americana, a paralisação é mais um sinal de que os deputados deixaram de lado as pessoas que os elegeram. “Acredito que somente muito poucos dos nossos representantes escutam o que as pessoas lhe dizem”, declarou o pai de família, de 41 anos.

Como único assalariado na família, ele, como muitos outros, tem problemas em lidar com os abrangentes cortes orçamentais que atingiu muitos órgãos federais já há alguns meses. Segundo Culliton, a paralisação seria como um chute em alguém que já se encontra no chão.

“Minha família vive do meu salário e temos de ser muito econômicos. Os cortes forçados têm nos levado à ruína. Eu havia acabado de começar a pagar contas atrasadas. A hipoteca de nossa casa ameaça ser executada caso eu não receba meu salário completo este ano”, conta.

Nenhuma melhoria à vista

Culliton responsabiliza os republicanos na Câmara dos Representantes pela paralisação do governo federal. Segundo ele, a oposição estaria usando as famílias de camadas médias como reféns para bloquear a reforma sanitária de Obama. A opinião, segundo pesquisas, é compartilhada por um em cada sete americanos.

“Os republicanos tentaram chantagear os Estados Unidos e o Congresso para revogar uma lei que não conseguiram bloquear de forma legal”, diz um advogado, enquanto está a caminho do trabalho em Washington.

De acordo com estimativas do pesquisador Jacob Kirkegaard, do Instituto Peterson de Economia Internacional, a situação deverá se acirrar ainda mais. Ele diz que o movimento conservador Tea Party, encabeçado pelo senador texano Ted Cruz, assumiu praticamente o controle do Partido Republicano.

Segundo o pesquisador, os membros do Tea Party não se mostrarão satisfeitos até que a reforma do setor de saúde, conhecida como “ObamaCare”, seja revogada.

Analistas já estão de olho no próximo confronto em Washington, que ameaça ter efeitos ainda mais amplos: o debate sobre o teto da dívida. Como democratas e republicanos trafegam de uma crise para outra em velocidade máxima, os americanos provavelmente terão se ajustar para mais uma batalha entre os blocos políticos.

No entanto, caso não se chegue a um consenso sobre a elevação do teto da dívida, as consequências são tão graves, que ambos os lados terão de voltar à mesa de negociações. O limite atual da dívida deverá ser atingido já no próximo dia 17 de outubro. A partir daí, os EUA estariam inadimplentes. A pressão sobre os políticos aumenta a cada dia.

 

Fonte: DW.DE

27 Comentários

  1. Era vidro e se quebrou….

    Só falta cair por terra a outra fraude: defesa da democracia e promoção dos direitos humanos…….

    Ta vendo, Vader?

    Ta vendo o que é que deu a sua torcida pelos Estados Unidos da Amerreca?

    Boca de pereba

    • rsrsrs….. vcs se amam hein?!

      Olha, em um país em que eles chegaram a se matar aos milhares para rachar a nação em duas, você acha mesmo que quando eles não entram em acordo sai alguma coisa? Eu duvido… coitado do Obamis, deve estar passando um estreito lá… dá pra ver na cara dele… até emagrecendo o bicho tá….

      Eles tinham que relaxar mais, seguir nosso exemplo e tocar o “F”…. deixar acontecer… sabe como é…. kkkkkk

    • Cara Rafinha, esse bloqueio de verbas já aconteceu antes, curiosamente num governo democrata também, e no futuro poderá acontecer de novo.

      País sério e democrático é assim: oposição é oposição MESMO.

      No mais ao contrário de você, eu não tenho perebas: não meto coisa errada na minha boca… 🙂

      • Vader , caso o Obama realmente precise, ele tem de onde tirar suco, ( US $ ) . Pode , por exemplo desativar, dois ” Battle Group ” , ficando ainda com oito porta-aviões nucleares, com seus respectivos grupos de batalha, o que é muito mais que o resto das marinhas do mundo junto, em termos de porta-aviões. Pode ainda desativar as bases militares na Itália e Alemanha, só para citar algumas. Mas eu ainda acredito que os congressistas americanos encontrarão uma saída.

  2. Solução para Obamis Falsário sair dessa falta de recursos provocada pela saia justa do Congresso Americano… e tranquilizar a iancada genuina de Filadéfia etc.

    – Revender para a Rússia o Alasca.
    – Passar de novo para o México toda a parte suldoeste do país.
    – Vender para o Brasil toda a parte sudeste verde-amarela da nação.
    – Deixar cair acidentalmente junto de um F-22, cheio de piripacs e caro demais, uma ogiva H em Detroit, que ninguém quer, no Congresso etc e seus fracassados opositores pentelhudos.

    Facinho!!!

  3. Pessoal vamos ajudar os isteits nesses duros dias…
    Vamos fazer uma vaquinha entre os colegas comentaristas e mandar uma ajuda humanitária para eles…
    Quem sabe a gente não consegue mandar um container de jaca, abacaxis e mensaleiros…!?… só coisa boa!!!

  4. “O governo é o maior empregador do país – mais de 2 milhões de pessoas trabalham para o Estado.”
    ———————

    Se este número se referir ao número de servidores ativos (excluidos aposentados e pensionistas), então, o número de servidores públicos federais no EUA é praticamente o dobro
    do número de funcionários públicos federais ativos no Brasil: 1.130.460 em 2012…

    http://www.enap.gov.br/images//130926_cartilha_servidores_publicos_federais.pdf

    Curioso, o discurso da mídia neoliberal nacional sempre faz escândalo com o “empreguismo”, com o cabide de empregos que é o governo federal e sempre louva o exemplo, do governo mínimo e da “eficiência anti-estatal” do governo do EUA.

    No entanto, lá no “paraíso neoliberal”, a máquina estatal tem o dobro de funcionários públicos do que tem o governo federal aqui no Brasil! Durma-se com um barulho destes…

    “Faça o que eu digo e não faça o que eu faço!”

    • Só que a população americana também é o dobro da brasileira.

      E convenhamos: eles tem um trizilhão de interesses a mais para cuidar mundo afora do que nosso patético governo PeTralha…

      E funcionário público lá não tem “estabilidade constitucional” não: se der zica e precisar mesmo mandar embora, o facão passa geral.

      Tenta mandar embora um único servidor público no Brasil pra ver a merda que dá…

      • Negativo.
        A população estadunidense não é o dobro da brasileira…

        EUA:
        População: Estimativa de 2013 316,78 milhões

        Brasil População:
        Estimativa de 2013: 201,03 milhões hab.
        —————————-
        E independente de ser de direita ou esquerda, esta relação população/nº de servidores públicos varia bastante no Brasil, durante o regime militar era muito mais alta do que atualmente!

        Hoje, no governo do PT…O número de servidores civis ativos do Poder Executivo federal é 21% menor do que na 1ª metade década de 80, quando a população brasileira era bem menor!

      • E caro tucano de Campinas,

        o ponto fora da curva foi no desgoverno entreguista de seu correlegionário FHC, que seguindo as orientações do bem fornido de funcionários, governo de Washington, enfraqueceu o estado brasileiro e o próprio país… ao extremo!

      • E caro PeTralha do raio que o parta:

        FHC enxugou o que pôde uma máquina ineficiente e decrépita, apenas para que a PeTralhada que assumiu depois dele arrombasse novamente a boca do balão inflando o serviço público com um monte de gente sem função.

        (Este país é a m. que é porque é assim há 200 anos: um governo faz e vem o outro e desfaz.)

        Uma pena que FHC não fez mais, acabando por exemplo TOTALMENTE com a estabilidade do servidor público civil.

      • Imbecil é assim … So fala tolice

        A estabilidade nao é do servidor…

        A estabilidade é do CARGO….

        Imagine ai um fiscal fazendário indo fiscalizar a empresa do amigo do governador do Estado…

        Se ele achar irregularidades, e entregar tudo pro Ministério Publico, o empresário e seu amigo governador nao poderão fazer nada pra atingir o fiscal justamente pq o cargo dele é estável…..

        Agora imagine se o fiscal nao tivesse estabilidade… Bastaria uma pessoa do empresário e do governador pra que o fiscal fosse tolhido nas suas atribuições fiscalizatorias….

        Na boa?

        Para de falar besteira, menino

        Vc nao entende nem de Direito Administrativo, depois quer entender de tecnologia de caças e submarinos….

        Tosco…

        Só fala merda e nem se toca

        E ainda se acha o tal

      • Imbecil é assim … So fala tolice

        A estabilidade nao é do servidor…

        A estabilidade é do CARGO….

        Imagine ai um fiscal fazendário indo fiscalizar a empresa do amigo do governador do Estado…

        Se ele achar irregularidades, e entregar tudo pro Ministério Publico, o empresário e seu amigo governador nao poderão fazer nada pra atingir o fiscal justamente pq o cargo dele é estável…..

        Agora imagine se o fiscal nao tivesse estabilidade… Bastaria uma pressão do empresário e do governador pra que o fiscal fosse tolhido nas suas atribuições fiscalizatórias…

        Na boa?

        Para de falar besteira, menino

        Vc nao entende nem de Direito Administrativo, nao tem a menor ideia de como o Estado funciona….depois quer entender de tecnologia de caças e submarinos….

        Tosco…

        Só fala merda e nem se toca

        E ainda se acha o tal

        Ps.: apagar o primeiro comentário em virtude de erros …

      • Meu caro, o fato é que sua comparação não tem o menor cabimento. Os EUA são IMENSAMENTE mais poderosos que o Brasil e com interesses que vão do centro do planeta ao espaço interestelar (enquanto nós não soltamos nem traque de São João). Precisam de gente para fazer sua máquina pública funcionar (e ela funciona, FATO).

        Mas a questão remanesce: funcionário público lá não possui ESTABILIDADE. Se trocar o governo e o governante não gostar, e o Sindicato não fizer nada (mas sempre faz, porque lá tem sindicalismo de verdade, não são pelegos igual aqui), é OLHO DA RUA.

        Por derradeiro, não sou contra servidor público concursado trabalhando no lugar certo, ganhando O JUSTO (e nada além disso) e produzindo: sou contra a legião de ASPONES que a Petralha contrata sempre que se mete no poder.

      • MENTIROSO

        MENTIROSO SAFADO ASQUEROSO !

        Se tem alguém responsável pelos marajás do serviço publico federal nao é o Pt….

        Vc ja esta tão doente que nao sabe mais nem o que fala…

        Os marajás do serviço publico foram colocados pelos senhores apoiadores da ditadura militar

        Na época do governo militar nao tinha um concurso publico serio nesse pais…. Eu acompanhei iss de perto

        Quem tinha preferencia nas remoções eram os amigos dos coronéis e militares de alta patente…

        Com a constituição de 1988, eles foram estabilizados….

        Foi justamente com o governo petista que mais concurso foram sendo feitos pra substituir os marajás…….

        A única coisa que se pode colocar sem concurso é cargo comissionado, mas isso é perfeitamente permitido pela constituição e pela lei d pó servidor publico 8112

        O PT nao formou legiões de nada… Até porque a nova constituição exige o concurso publico

        Mentiroso…..

        Cria vergonha….

        Além de ser zicador agora deu pra ser mentiroso?

        Que vc era meio perturbado da cabeça a gente ja sabia…. Mas mentiroso tb?

        Nojo

      • Vader, tem mais: é só comparar o PIB deles com o nosso pibinho , e vêr que êles podem ter este número de servidores , sem problema nenhum. E lá ( nos EUA ) , o servidor faz jus ao nome, lá êle realmente serve ao contribuinte, ao contrário dos nossos, que nem para dar informação correta servem!!!

      • Serve ao contribuinte não Aurelio,serve ao estado.
        La não é esse paraiso todo que nos fazem pensar.
        Aqui temos muitas coisas e ate mais liberdades do que la.

  5. O Patrão tá mal meus caros colegas…

    Vai melhorar?

    Será que a impressora da Casa da Moeda (United States Mint) travou e ninguém sabe consertar?

    Oh!

    Tadinho do nosso querido vizinho titio sam!

  6. por LUCENA
    .
    .
    .
    Lendo essa notícia me lembrei do Gérsio Mutti e os seu panfletos,onde sempre procura nos lembrar do velho e carcomido grito de guerra dos dinossauros que ainda se Vê nos dias de hoje; O quê bom para os EUA é bom para o Brasil ,assim falavam os antigos…Rsrsrs
    .
    Só queria vê também como vai ficar a fabrica dos sonhos dos americanófilos com as sua instituições de propagando como o famosos IDH,e a sua classificação de risco,será que vai continuar inabalada como é a paixão vagabunda dos americanófilos… 😉
    .
    Os americanos sabem que ninguém merecem políticos safados e o mal que eles fazem e lá,a corrupção travestida como lobe,é o câncer que come recursos que seriam muito bem aproveitada se fosse para assistir o trabalhador e o cidadão americano.
    .
    Os banqueiros da jogatina internacional,os sionistas neo-nazistas,os barões do narcotráfico e de armas e por que não os americófilos são tudo farinha do mesmo saco…..OHHH! castigo !…ninguém merece essas escorias 🙂

  7. O governo federal deverá esgotar suas reservas de dinheiro até 17 de Outubro e se os parlamentares dos EUA não chegarem a um acordo para elevar o teto da dívida do país, o governo não será capaz de pagar as suas contas e incumprirá com as suas obrigações legais.

    De acordo com o secretário do Tesouro, Jack Lew, o teto da dívida atual do país é de U$16.700.000000000,00 – O qual será alcançado até 17 de Outubro. Quando o governo estadunidense tiver esgotado todas as medidas extraordinárias a fim de permanecer abaixo do limite da dívida . Depois de 17 de outubro, o governo dos EUA terá cerca de US $ 30 bilhões em dinheiro na mão.

  8. “No caso de um impasse sobre o limite da dívida, isto conduziria a um padrão, ele pode ter um efeito catastrófico sobre os mercados e não apenas financeiros, mas também na criação de emprego, o consumo e o crescimento econômico “, disse o Tesouro em um relatório na quinta-feira.

    “Os mercados de crédito poderiam congelar, o valor do dólar pode cair, as taxas de juros nos Estados Unidos poderiam subir rapidamente, as repercussões negativas poderiam reverberar em todo o mundo, e pode haver uma crise financeira e recessão que poderia ecoar os eventos de 2008, ou pior “, alertou o tesouraria.”

    ———————————————————-
    A economia do EUA depende da sua incrível fabrica de dinheiro continuar a produzir, do ar, moeda virtual…

    • A economia dods EUA depende é do dinheiro Chines meu caro.
      Quando especularem o cambio e afetar a China a China fecha a torneira e a cabrita berra.

  9. O que eu falei ontem aqui em outra materia.
    Basta expremer os ovos deles que eles mesmos começam a se destruirem kkkkk
    Para fechar com chave de ouro por favor Brasil,por favor China,parem de comprarem os titulos podres da divida deles kkkkk
    Xupa essa inhãma que sai coalhada cambada de bostéricos vendidos,capaxos e trairas.
    Aquele que um dia jurou a bandeira Brasileira e hoje é contra nosso programa atomico e auto-suficiencia não passa de um traidor e deveria ser passado a fio de espada para servir de exemplo aos demais.
    American boys go hell

Comentários não permitidos.