Israel está pronto para agir sozinho contra o Irã

Netanyahu fez um discurso firme contra o programa nuclear iraniano na Assembleia Geral da ONU –  Foto: AP

Israel está pronto para agir sozinho para evitar que o Irã produza uma bomba atômica, declarou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em um discurso na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira.

“Israel não permitirá que o Irã obtenha armas nucleares. Se Israel for forçado a permanecer sozinho, Israel permanecerá sozinho”, declarou a líderes mundiais e ministros na cúpula da ONU.

Netanyahu também afirmou que o presidente iraniano, Hassan Rohani, “é um lobo em pele de cordeiro” e suas palavras a favor de um diálogo sobre a questão nuclear contrastam com as ações de seu país. “Quem dera poder acreditar nas palavras de Rohani, mas não posso”, disse.

O primeiro-ministro israelense argumentou que existem grandes “contradições” entre o que o presidente iraniano fala e os movimentos de Teerã nos últimos anos em relação ao seu programa nuclear. “O Irã quer estar em uma posição de correr para construir bombas nucleares antes que a comunidade internacional possa detectar isso e impedi-lo”, alegou.

Netanyahu também pediu que a comunidade internacional não retire as sanções impostas sobre o Irã até o governo de Teerã dar um fim de forma total e verificável ao seu programa nuclear militar. “A comunidade internacional tem o Irã contra as cordas. Se deseja por fim de forma pacífica ao programa iraniano de armas nucleares não se pode afrouxar a pressão, mas sim mantê-la”, afirmou Netanyahu em seu discurso na Assembleia Geral da ONU.

Além disso, ele afirmou que um Irã com armas nucleares seria uma ameaça mais perigosa do que a Coreia do Norte. “Não importa o quão perigosa seja uma Coreia do Norte nuclearmente armada, isso não é nada em comparação com o perigo de um Irã nuclearmente armado”, disse. “Um Irã com armas nucleares no Oriente Médio não seria outra Coreia do Norte – seria outras 50 Coreias do Norte”, ressaltou.

Um diplomata iraniano presente no encontro da ONU afirmou que o governo de seu país rejeita as alegações de que esteja buscando produzir uma bomba.

Com informações das agências EFE e AFP

Fonte: Terra

Netanyahu critica Rohani e pede que pressão contra Irã continue

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu nesta terça-feira que a pressão sobre o Irã na forma de sanções continue e disse que não se deve acreditar no presidente iraniano, Hassan Rohani, até que seu governo ponha fim de forma verificável ao seu programa de armas nucleares.

“A comunidade internacional tem o Irã contra as cordas. Se o desejo for colocar fim de forma pacífica ao programa iraniano de armas nucleares não se deve afrouxar a pressão, mas mantê-la”, afirmou Netanyahu em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas.

O objetivo de Netanyahu era neutralizar a ofensiva diplomática que Rohani realizou nos Estados Unidos nas últimas duas semanas, reuniões, artigos, atividade em redes sociais e um discurso perante a ONU no qual se mostrou aberto a solucionar todos os assuntos pendentes por meio do diálogo.

O ex-presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, “era um lobo com pele de lobo”, enquanto Rohani “é um lobo com pele de cordeiro”, afirmou o primeiro-ministro israelense.

“Gostaria de poder acreditar nas palavras de Rohani, mas não posso”, afirmou Netanyahu, que denunciou “extraordinárias contradições” que seu governo observa entre o que o presidente iraniano fala e as ações nos últimos anos de Teerã em relação ao seu programa nuclear.

O primeiro-ministro afirmou ainda que no Irã “alguns presidentes são considerados moderados e outros mais intransigentes”, mas “todos servem ao mesmo regime impiedoso” liderado pelo “ditador”, que é o líder supremo da revolução islâmica.

Netanyahu concentrou seu discurso no Irã e leu alguns extratos de um livro de Rohani, no qual supostamente o governante diz ter enganado seus interlocutores europeus sobre o programa iraniano quando era presidente do Conselho Nacional de Segurança.

O primeiro-ministro israelense opinou que as sanções internacionais contra o Irã puseram o regime islâmico sob só “intensa pressão” da população.

Essa é a razão, segundo Netanyahu, da abertura de Rohani. O primeiro-ministro alertou, no entanto, que o regime iraniano “não quer abandonar”, em troca do fim das sanções, “seu programa de armas nucleares”.

“Para prevenir a guerra amanhã, devemos ser firmes hoje. A única solução diplomática que funciona é a que detenha completamente o programa de armas nucleares do Irã e o impeça ter uma no futuro”, disse Netanyahu.

Além disso, o primeiro-ministro garantiu que está disposto a conseguir “um compromisso histórico” com os palestinos e fazer “concessões dolorosas” para isso, mas assegurou que não vê essa mesma disposição nos seus interlocutores.

EFE

Fonte: Terra

45 Comentários

  1. E la vamos nós

    Israel ja ta estudando uma reposta há tanto tempo…..

    ta igual aos 6 meses que faltam pro Irã ter uma arma nuclear…….

    • Deixa o Irã dar um passo mais concreto para construir uma bomba para ver se Israel não ataca tapadinho….Basta lembrar que em 1981 eles atacaram o reato de Osirak e agora em 2007 botaram abaixo um reator sírio…

      • a síria é do lado de israel, o irã , demandaria muito mais trabalho. do jeito que tá, com a síria com s-300 a rodo, duvido que arriscariam entrar e pior ainda: TALVEZ FAZER O URSO RUGIR DE NOVO !!!

      • A Síria ainda não recebeu seus S-300. caso tivesse recebido Israel já os teria neutralizado. E a posse de sistemas antiaéreos modernos não é garantia absoluta de impunidade. A Síria já operava modernos sistemas russos TOR-M1, Bukh e Pantsir em 2007 e mesmo assim a aviação israelense atacou e destruiu o reator nuclear que estava sendo cnstruído com assistência nortecoreana..

    • RAFA,
      Os tempos propalados pelos dois lados são realmente questionáveis… mas será só uma questão de tempo???

      Vamos fazer uma analise geopolítica e militar pra ver…

      Assim que o Irã alcançar a capacidade nuclear, O QUE É UMA QUESTÃO DE TEMPO, acabam essas conversas do Estado Ebraico de querer atacar e matar os iranianos… o mesmo acontecerá com a conversa de Teerã de querer tirar Israel do mapa… o jogo estará equilibrado e “a conversa vendida pelos políticos dos dois países mudará”!!

      Se Israel está com medo de ser destruído por armas nucleares iranianas está delirando completamente, pois os iranianos não são estúpidos pra cometer um suicídio depois de tanto esforço pra se alcançar esse poder de barganha regional, seriam varridos do mapa pelas centenas de armas nucleares de Israel e dos USA, e Tel Aviv sabe disso muito bem!!

      Então a verdadeira razão pra todo esse “latido eterno de Israel contra o Irã, e Vice-Versa”, é que o tempo pra Israelenses pararem o programa nuclear iraniano está se esgotando, e isso todos sabem, até o Irã, e até o conselho de segurança da ONU, e como a Rússia e China não venderam “A PONTE SIRIANA PRA ATACAR O IRÔ, Israel notou que está ficando de fato sozinha pra defender a sua vantagem estratégica nuclear no médio oriente, pois quando o fim dessa vantagem dissuasória chegar com a Nuke Iraniana, eles deverão passar a negociar TUDO DE TUDO NO ORIENTE MÉDIO, e não poderão mais atacar impunemente os vizinhos como fazem à décadas, à parte uma única exceção!!

      E com o dever de negociar com o Irã nuclear, os preços pra manter a paz com os vizinhos árabes aumentará, e isso terroriza Israel, pois seu “Mecenato Yankee” está ficando cada década mais pobre, os sauditas tem os bolsos cheios e serão forçados PELOS USA a ajudar Israel, assim como o Catar e EAU… coisa de manicômio né, pois todos esses países aceitaram Israel mas não querem sua amizade ou companhia no Oriente médio!!

      E os iranianos em 2-3 Décadas após a primeira Nuke produzida, já poderiam ter a capacidade numérica pra jogar de igual pra igual na dissuasão nuclear com Israel, pelo menos nos números, e então aumentar o preço das negociações Geopolíticas regionais… e não se iluda que vai ficar barato isso, ainda mais com a China e Rússia dispostas a não vender o Irã, como VIMOS ISSO MUITO BEM com a resistência das duas Potencias Globais na Síria, mais a ajuda do Irã, principalmente com os guerrilheiros do Hezbollah financiados e armados por Teerã a décadas!!

      Parece que os Três Países (Rússia, China e Irã) se entenderam muito bem pra resistir em tudo e por tudo, já foi confirmado isso CLARAMETNE na Síria, onde parece que CONSEGUIRAM DE FATO impedir a abertura da “Ponte da OTAN contra o Irã” em defesa de Israel… não venderam a Síria na ONU e na Guerra pois QUERIAM DEFENDER O IRÃ A QUALQUER CUSTO!!

      Será um NOVO JOGO DIPLOMATICO REGIONAL PARA O ORIENTE MÉDIO, com o equilíbrio do terror nuclear não só pelos diretos interessados, Israel e Irã, mas também de suas Potencias Protetoras, com seus bombardeiros, submarinos e misseis estratégicos… será um belo jogo geopolítico com novas potencias nucleares e maiores riscos regionais e globais, uma beleza pra quem curte o tema de defesa como nós aqui… parece que a Guerra Fria está voltando… Aleluia!!

      Ou veremos um jogo sujo com ataques não convencionais (Terroristas e Econômicos), mas, se quiserem um pouco de paz duradoura nos fatos, OS DOIS LADOS DEVERÃO APRENDER A CONVIVER NO ORIENTE MÉDIO, se o orgulho, o medo ou a arrogância de Israel e Irã impedirem a convivência, a solução diplomática e o equilíbrio do terror nuclear, bem, é melhor para o resto da humanidade que sejam abandonas pelas potencias e que se matem reciprocamente mesmo… mas a possibilidade MAIS REAL, é que fiquem como estão hoje o Paquistão e a Índia!

      Se um lado parar COM A RETÓRICA DO ÓDIO, e o outro entender e aceitar a abertura para um dialogo, e parar também, começarão a aceitar a existência um do outro, e reconhecer que se querem sobreviver a melhor coisa é a moderação diplomática e não a ameaça de morte… parar com os ataques não convencionais como o terrorismo com seus carros bomba, ônibus bomba em ruas cheias de civis, etc… sejam ataques terroristas dos Iranianos que os do Mossad!

      Ninguém vai salvar o mundo, isso é Claro, pensar o contrario é ilusório, mas somente o fim da pregação do ódio contínuo e a distensão dos orgulhos e sede de vinganças serão capazes de resguardar a sobrevivência das nações do Oriente Médio, tendo o Irã também suas Nukes obviamente, se não tiverem continuará tudo como está, nenhum equilíbrio, somente prepotências de um dos lados, o que tem Nukes!

      Existem aqueles que pregam a prepotência militar do tipo: “Eu te ataco e você não vai poder responder”, mas esses não vêm que é só uma questão de tempo para que respondam à tua agressão… algumas respostas levam décadas, outras somente anos, outras são imediatas, mas é só uma questão de tempo mesmo, nada mais, a história humana ensina isso, sempre!!

      E assim é Tic-Tac… Tic-Tac… mesmo… o fator tempo está do lado de quem agora??

      Valeu!!

  2. Sem os EUA!

    Até podem!

    Sobreviver a contenda!

    É outra história…

    Há 30 anos eu ouço essa ladainha… acho que, só neste ano, é a segunda vez.

  3. Cão que muito late não morde e essa cão não passa de um rira-latas sarnento e pulguento que ja merece uma boa escova a muito tempo.
    Quem é de questão não caga goma e não manda recadinhos,vai e faz.

      • Defendo a co-existência de dois estados, Inclusive com livre trânsito de pessoas e empresas. Até mesmo unidade monetária seria possível. Mas é difícil conseguir isso com esse discurso belicista de Israel.

        Por mais poderoso que seja Israel, uma única derrota lhe será fatal.

        O custo de viver em guerra é astronômico. A paz é possível se os líderes efetivamente a desejarem.

      • walfredo,

        O discurso belicista parte dos dois lados… Contudo, Israel já deu mostras de que pode acenar positivamente se o discurso do outro lado também abrandar…

        Justamente pelo que disse acima, que um único ataque poderia ser fatal a Israel, é que os israelenses são o país na região que na verdade mais precisa dessa paz… A paz é a melhor chance de sobrevivência de Israel…

  4. Esse Benjamin Netanyahu é um boçal mesmo veja como tenta nos enganar com promessas vãs !
    ”o primeiro-ministro (Benjamin Netanyahu) garantiu que está disposto a conseguir “um compromisso histórico” com os palestinos e fazer “concessões dolorosas” para isso, mas assegurou que não vê essa mesma disposição nos seus interlocutores.”
    Quem em sã consciência acreditaria nas palavras de um governo cujos atos sempre foram contrários as suas promessas de paz, que desrespeita as leis internacionais anexando territórios ao seu Estado, Estado esse que nasceu de forma ilegal e imoral?

    Benjamin Netanyahu deveria estar diante de um espelho quando proferiu as palavras que descrevem Hassan Rohani !

    ”O ex-presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, “era um lobo com pele de lobo”

    Podem falar tudo de Mahmoud Ahmadinejad, menos que ele seja dissimulado pois ao contrário do governo de Israel , o ex presidente iraniano sempre deixou claro as suas opiniões e intensões para todos !

    • Cesar Pereira,

      Israel é sim um Estado legal. A partilha da Palestina, aprovada pela ONU em sua resolução 181, garante isso… Evidente que se pode contestar as regiões ocupadas posteriormente, mas não a existência de Israel em si.

      No mais, Israel sempre mostrou vontade sim de seguir adiante com acordos em prol de sua paz. Os acordos com o Egito e a Jordânia são prova disso. Ou seja, a falta de diálogo parte mesmo é dos extremistas que querem por que querem prosseguir nessa cruzada insana de destruir o Estado de Israel.

      • RR já falamos sobre isso e eu concordei com você sobre a criação de Israel pela ONU,que foi ”legal”’ juridicamente ,embora tenha sido uma imoralidade para com os palestinos !

        Deixo aqui um trecho sobre a criação de Israel por parte da ONU,que foi ao meu ver umas das piores coisas feita por essa organização que já nascia dando mancada logo na sua estreia !

        Os árabes protestaram fortemente e questionaram a competência da Assembleia Geral para decidir o futuro da região, alegando que, mesmo após a promoção da imigração em massa de judeus, a população árabe da Palestina ainda representava 70% do povo da região.

        A Comissão das Nações Unidas foi formada por Canadá, Tchecoslováquia, Guatemala, Países Baixos, Peru, Suécia, Uruguai, India, Irã e Iugoslávia. Membros dos países visitaram a Palestina em junho de 1947, para ouvir os projetos dos sionistas e dos árabes palestinos.

        Após três meses de investigação, em agosto de 1947, a Comissão apresentou seu parecer com a tese judaica e a árabe. A tese judaica defendia o estabelecimento de um Estado judeu na Palestina. Segundo essa tese, “a fundação do Estado judeu e a imigração sem restrições estão ligadas indissoluvelmente”. A nação seria um abrigo aos judeus refugiados da Europa que compensariam a diferença numérica em relação à população árabe.

        A tese árabe defendia a independência palestina, reivindicando o direito “natural” da maioria árabe de “permanecer na possessão indiscutível de seu país, posto que está e tem estado durante muitos séculos em possessão daquela terra”. Como argumento, apresentaram os direitos “naturais” do povo que habitou a Palestina, sem interrupção, desde muitos séculos.

        A proposta apresentada pela maioria dos países integrantes Comissão defendia a divisão da região em um Estado árabe independente e um Estado judeu independente e a internacionalização de Jerusalém – por seu valor histórico e cultural para as religiões monoteístas-, após um período de transição de dois anos.

        Ao todo 25 países, incluindo o Brasil, votaram a favor da criação dos Estados independentes, movimento que culminou com a fundação de Israel.

  5. Israel tem poderio bélico e tecnológico mais que suficientes para mandar o programa nuclear iraniano pra estaca zero.

    Mas o recado não foi para o Irã, e sim para os EUA: se os americanos afrouxarem as sanções, Tel Aviv agirá. Simples assim.

  6. Não há dúvidas que Israel pode atingir o Iran.

    Assim como também não há dúvidas que o Iran pode atingir Israel duramente, em retaliação a um ataque sofrido…E este é o papo reto: bateu, levou…

      • Qual? Aquele que voou durante duas horas dentro do espaço aéreo de Israel?

        Inclusive próximo ao reator de Dimona…

      • O aeromodelo do Hizbollah era o tal UAV iraniano?

        Kkkkkk, era tão “perigoso” que a HaAvir não se deu ao trabalho de mandar nem mesmo um teco-teco pra investigar…

      • Sei… era tão inofensivo que o deixaram, como um passarinho! Voar livremente por duas horas nos céus de Israel.

        Para só depois de brincar por 2 horas, abate-lo!

      • Mais um Pastel de vento a serviço de uma ideologia falida….Meu caro, o aeromodelo do Hezbolixo foi detectado e acompanhada pela aviação Israelense, que inclusive tinha o interesse de medir as capacidades dos meios fornecidos pelo Estado fascista iraniano aos seus acólitos. Tanto que foi derrubado posteriormente. Teria sido um fiasco se ele tivesse voltado em segurança para o líbano. Entendeu ou eu preciso desenhar?

        Cuidado que desse jeito, de tanto ficar falando asneira aqui, o Tio Rui vai cortar tua bolsa lan house…rs!

      • “… que inclusive tinha o interesse de medir as capacidades dos meios fornecidos pelo Estado fascista iraniano…”
        ——
        ahãm…sei,sei…
        agora conta outra pastel de podridão!

      • Nao sei pq, mas lembrei agora do VaderFail duvidando que o Irã tinha mesmo capturado um Sentinel

        Mais um FAIL

      • Ah claro, se você acha mesmo que as asas de madeirite que as Indústrias Marceneiras Iranianas apresentaram era mesmo um Sentinel intacto que foi “capturado” pela Nave-Mãe iraniana, parabéns pra você.

        O que os iranianos capturaram foram os restos auto-explodidos de uma aeronave americana que perdeu comunicação satélite e caiu em solo iraniano. Só isso.

  7. israel ,e sua vontade de matar mulçumano e de jogar xiitas contra sunitas não para
    falar até papagaio sionista consegue quero ver enfrentar no peito a peito sozinho sem ajuda de ninguém ,
    o mais engraçado que os defensores dos estados unidos agora tentam desesperadamente acreditar que israel que já falou esse ano em atacar o ira umas cinco vezes ,faça isso pois assim talvez eles acertem uma em geopolítica
    pois até agora eu não vi ainda eles acertarem em nenhum assunto referente a geopolítica mundial é só furada
    o papo reto para os sionista é ou aprende a respeitar os vizinhos ou o feitiço vai voltar para o feiticeiro !!!!!!!!
    esse partido politico de israel faz o lob da guerra do apartaid ,do conflito ,para poderem se perpetuar no poder ,a hora deles esta chegando

  8. Ja tem quase 15 anos que Israel afirma que falta 6 meses pro Irã ter uma arma nuclear….

    Os caras estao caminhando na velocidade da luz … Só pode ser isso…

    Quando mais rápido vc anda, mais lentamente o tempo passa….

    Essa é uma das opções…

    A outra opção é que Israel mente demais e nao passa de um estado terrorista,..

    Eu fico com a segunda opção……..

    • Rafa positron então tu concorda comigo QUE QUEM TEM ARMA NUCLEAR NÃO TEM MORAL PARA PROIBIR OS OUTROS DE TEREM CORRETO.

  9. http://www.youtube.com/watch?v=1hTCyPAEzMI

    Na boa…

    Só com o escudo protetor dos ET’s… é que aquele campo de futebol chamado Israel terá chances! E mesmo assim!… Como em Independence-Day tem como burlar!…

    O Estado de Israel está tomado de refém!… Desde a sua criação pelo grupitxo! Que LUCRA E LUCRA MUITO!!… com o regime de instabilidade na região.. 😉

  10. por LUCENA.
    .
    .
    .

    “Israel não permitirá que o Irã obtenha armas nucleares. Se Israel for forçado a permanecer sozinho, Israel permanecerá sozinho”

    .
    (*) Declaração de Netanyahu a líderes mundiais e ministros na cúpula da ONU
    .
    .
    Declaração do estilo bem populista não é mesmo,deixaria até Hugo Chaves com inveja…Rsrsr
    .
    Netanyahu,deveria se lembrara que Israel só existe porque não esta só,a sua ingratidão pode custar caro ao povo de Israel,pois graças a ONU que o tamulista está fazendo o seu discursalzinho de chefe de quinta categoria. 😀
    .
    Se o sionista acha que pode atacar sozinho porque não faz,é só bravatas !
    .
    Agora,se Israel tiver apoio dos sauditas ai sim,eu acho que a onça vai beber água por lá,mais sozinho, é muito difícil,se nem consegue com o Hamas,Hasbollar imagine contra os persas.
    .
    Aproveita Netanyahu e peça conselhos estratégicos e espiritual aos nossos conhecidos aqui no PlanoBrasil,com certaza alguns afoitos e adimiradores da causa sionista, te mostração o caminho das pedras…Haahahha

  11. Só imaginando, não custa nada mesmo…

    Se os árabes muçulmanos e os israelenses chegassem a um acordo de paz.

    Criassem um mercado comum, ou melhor, uma comunidade econômica juntando Irã, Iraque, Jordânia, Afeganistão, Kweit, Síria, Líbano, Palestina, Israel, Egito, Turquia, Árábia Saudita e Yemem, Líbia, Nigéria, e demais países Africanos muçulmanos ou de fala árabe.

    Teríamos uma das maiores potências do Planeta.

Comentários não permitidos.