EUA confirmam expulsão de diplomatas e estudam resposta à Venezuela

Embaixada dos EUA em Caracas, Venezuela

Os Estados Unidos confirmaram nesta terça-feira terem recebido ontem à noite uma “notificação diplomática” pela Venezuela que declarava “persona non grata” a encarregada de negócios da embaixada em Caracas, Kelly Keiderling, e outros dois funcionários diplomáticos.

“O governo venezuelano entregou uma notificação diplomática noite passada declarando persona non grata à encarregada de negócios Kelly Keiderling e outros dois funcionários, e “se deu 48 horas para abandonarem o país”, informou a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, em sua entrevista coletiva diária.

Agora, o governo americano avalia possíveis medidas de reciprocidade contra a Venezuela pela expulsão de três de seus diplomatas. “De acordo com a Convenção de Viena sobre as relações diplomáticas, os Estados Unidos podem adotar medidas de reciprocidade, e estamos considerando quais medidas poderão ser adotadas” neste caso, declarou Psaki.

Os EUA negaram sua participação em qualquer “conspiração para desestabilizar o governo venezuelano”. Na entrevista, Psaki fez questão de reiterar que os EUA “rejeitam completamente sua participação em qualquer conspiração para desestabilizar o governo venezuelano”.

Quem são os diplomatas expulsos

Kelly Keiderling é a funcionária de maior categoria na delegação dos Estados Unidos, depois que ambos os países reduziram suas relações diplomáticas ao nível de encarregados de negócios no final de 2010. Os outros dois funcionários americanos são Elizabeth Hoffman, que trabalha na seção política, e o vice-cônsul Dave Moo.

Já a embaixada da Venezuela em Washington está liderada atualmente por Calixto Ortega, também com categoria de encarregado de negócios. A decisão da expulsão dos funcionários americanos foi anunciada ontem pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que assinalou ter informações que vinculavam Kelly e os outros dois diplomatas “a conspirações para desestabilizar” o governo da Venezuela.

EFE

Fonte: Terra

25 Comentários

  1. Maduro pede ‘medidas especiais’ contra mídia e oposição da Venezuela
    O Estado de S. Paulo

    CARACAS – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ampliou nesta terça-feira, 1, uma ofensiva contra a oposição e a imprensa privada venezuelana. Ele também acusou o governo dos EUA de ingerência em assuntos internos do país, após a expulsão de três funcionários da Embaixada americana. Para analistas, Maduro radicaliza seu discurso de olho nas eleições municipais de dezembro, tidas como um referendo dos primeiros meses de governo.

    Depois de o líder chavista ter pedido no fim de semana à Procuradoria-Geral da Venezuela a adoção de “medidas especiais” contra meios de comunicação que, na sua visão, estimulam uma corrida desenfreada às compras ao noticiar a crise de desabastecimento no país, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) criticou o que chamou de “padrão duplo” do governo venezuelano contra a mídia.

    Segundo a entidade que representa os jornais do continente, Maduro ataca a cobertura da imprensa sobre o desabastecimento no país enquanto impede o acesso dos diários venezuelanos a tinta e papel-jornal, insumos básicos para a produção dos periódicos. Ainda de acordo com a SIP, as medidas atingem majoritariamente publicações regionais, como os jornais El Sol de Maturí, Antorcha, El Caribazo e El Caribe. No fim de semana, o jornal Impulso denunciou em editorial a prática.

    “Vários periódicos do país deixaram de ser publicados por falta de matéria-prima”, afirmou por meio de nota o presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa da SIP, o uruguaio Claudio Paolillo. “Por um lado o governo acusa os empresários privados de especular e causar a escassez de produtos de primeira necessidade, mas omite a falta de insumos para a publicação de jornais, sendo que é o único responsável por permitir sua importação.”

    A nova ofensiva chavista contra a imprensa, começou no sábado, com o pedido para a procuradoria tomar medidas contra uma suposta guerra psicológica e midiática. “Isso é propaganda de guerra. A mídia escrita, televisiva e de rádio está promovendo uma guerra psicológica contra a segurança alimentar do povo”, disse Maduro, sobre as reportagens sobre o desabastecimento. “Isso não pode ficar impune”. Segundo o Banco Central da Venezuela, o índice de desabastecimento do país é de 20%.

    Retórica. Maduro voltou suas críticas para os Estados Unidos e setores do empresariado venezuelano. Segundo o sucessor de Hugo Chávez, a diplomacia americana estaria conspirando com a oposição contra o governo. “Querem transformar o Estado de Bolívar na nossa Benghazi”, disse Maduro, em alusão à província líbia na qual a oposição que derrubou o ditador Muamar Kadafi se organizou, com ajuda ocidental. “Não posso permitir que nenhum governo se intrometa em nossos assuntos internos.”

    O chavista acusou líderes empresariais venezuelanos de entidades patronais como a Fedecámaras e Consecomercio de atuar “no limite da legalidade” no fornecimento de alimentos.

    Para o sociólogo Luis Vicente León, do Instituto Datanálisis, o chavismo trabalha com uma estratégia de radicalização do discurso com base nas eleições de 7 de dezembro. “Maduro quer impedir a todo custo que o desabastecimento se torne um tema de campanha. Por isso, ameaça a imprensa com a censura, ou com a autocensura”, avaliou León ao Estado.

    “Isso se insere numa lógica de seu mandato na qual a política é radicalizada, para impedir a oposição de se comunicar com o eleitorado. A eleição está sendo vista como um referendo sobre o governo de Maduro.” / EFE, COM LUIZ RAATZ

  2. Eu sou a favor dessa expulsão por parte de Caracas , uma vez que o governo venezuelano diz ter informações que vinculavam Kelly Keiderling e os outros dois diplomatas “a conspirações para desestabilizar”o país !

    Os acontecimentos recentes só vem a afirma isso pois se o governo dos EUA espiona até um ”parceiro estratégico ” como o Brasil, quem adivinhará oque não podem fazer a um governo que se declara abertamente contra a política dos EUA !
    Seguro morreu de velho !

    • Claro que vc é a favor… estranho seria se não fosse… depois querem criticar os yankes pela suposta “falta de democracia”… rsrsrsrsrsr… façam-me rir… como falou um amigo, queria mais que os EUA deixassem a coisa degringolar para ver até onde os bolivarianos esquerdalhas iriam… e em último caso, invasão… seria a nossa salvação… talvez assim passássemos a ser uma Coreia do sul, um Japão, uma Alemanha…

      • Cara acorda, você está defendendo que a China tenha o direito de intervir na política interna de qualquer país capitalista.

        Imagina se as embaixadas da China passassem a comprar jornais e demais veículos de mídia, treinar policiais e militares, para serem instrumentos de manutenção ou instalação de ditaduras de esquerda pelo mundo.

        Cada povo é soberano para decidir sua forma de governo de de distribuição de sua riqueza.

      • Ultimamente os únicos beneficiados por distribuição de renda no Brasil tem sido os PETRALHAS, pois o NOSSO POVO NÃO TEM AUTONOMIA para decidir nada, pois todos nós sabemos que esse governo petista não nos representa, haja vista os manifestos de junho passado… e o MENSALÃO tai pra todos verem e saberem o quanto esse governo ladrão tem obtido vantagens a custa do suor do povo brasileiro… e não defendi a invasão chinesa em terras brasilis e sim, ironicamente, a americana… quem sabe nossa cultura seria influenciada positivamente pela presença dos mesmos, pois a presença cubana só tem causado mazelas a mente brasileira…. e isso a mais de 50 anos… tanto foi que otários, nos idos de 1968 pegaram em armas achando que iriam refazer o que os crápulas cubanos fizeram em Sierra Maestra, e se deram mau… por óbvio que esse seria o fim dos mesmos, pois que buscaram com as próprias mãos… eis um dos exemplos da má influencia socialista na mente do nosso povo…

      • Cara você é demente mesmo,nunca vi tanto capaxismo !
        Sente prazer em ser um lacaio dos EUA,tenho pena de você !

      • Qual a diferença entre ser invadido pelos EUA ou por cuba ???… capacho vc também é, só que de uma merdinha de uma ilhota cujo povo é refém de um tirano ESQUERDALHA como vc… então vá procurar sua turma, seu bitolado… qndo afirmei isso é CLARO que estava ironizando… mas uma besta da sua qualidade, um mau caráter, tinha que tentar fazer parecer que não entendeu a ironia… típico de mentes corroídas por um discurso falido que tem obtido sucesso em emprenhar mentes terceiromundistas e desaculturadas… volta pro seu comitê PETRALHA e deixe de querer parecer o que vc não é… patriota somos nós que não compramos esse discurso mentiroso e medíocre que vcs ESQUERDALHAS tanto defendem…

  3. Desculpem, mas reproduzo um comentário de um colega e minha resposta abaixo:
    Guga
    1 de outubro de 2013 at 20:12

    Maxwell permita-me ponderar sua argumentação. Existem pessoas que comentam aqui no site que tem uma posição ideológica difícil de aceitar para alguém com o mínimo de bom-senso, porém, ao atacá-los frontalmente (acredite em mim, realmente dá vontade) só fortalecemos o bate-boca gratuito e não estimulamos o debate de ideias e propostas, coisas que eles acham que tem, mas qualquer pessoa esclarecida pode ver que não tem. Vamos minar o coitadismo da esquerda, dos bolsistas e afins, desculpe me meter assim, porém, venho tentando entender o modus operandi do outro lado e percebi que a lavagem cerebral realizada pelos Fabianos é violenta! A maioria das pessoas agem iludidas na boa fé, assim, é nosso papel enquanto pessoas livres desta terrível patologia apresentar a cura aos necessitados. Saudações.

    Maxwell
    2 de outubro de 2013 at 12:44
    Your comment is awaiting moderation.
    Guga, obrigado por suas palavras. Acredito na ponderação, sempre acreditei, só que ultimamente tenho lido tanto lixo, tantas mentiras, que não consigo mais aceitar sem responder a cada um que posso, derrubando cada uma dessas mentiras com a verdade. Como vê, expostos a verdade a tática é sempre atacar a pessoa, xingando, partindo para o pessoal, mas é isso que impede qualquer discussão séria e produtiva e é justamente o que esses sujeitos querem. Na falta da razão, agem conforme a cartilha do totalitarismo, fazem de tudo para impedir que sua voz seja ouvida. Não é bate-boca que procuro, pelo contrário, mas também chega de levar tapas na cara e oferecer a outra face. Uma hora os honestos, os trabalhadores de verdade, os pagadores de impostos tem que reagir, revidando a cada ataque sujo com os fatos e a verdade. ” Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada”

    É a mesma tática usada aqui: “Isso se insere numa lógica de seu mandato na qual a política é radicalizada, para impedir a oposição de se comunicar com o eleitorado”, os totalitaristas impedem o debate, usando táticas de intimidação, ofensas e sarcasmo barato, desviando a atenção do que realmente está em foco. Como esse Maduro, colocam a culpa de tudo na interferência estrangeira, arrumam um inimiga externo, para desviar a atenção dos reias problemas do país. Como as táticas do partido NAZI-FACISTA que governa esse país, ao culpar os médicos pela situação de calamidade em que se encontra nosso sistema de saúde, ao culpar chineses e americanos pelo desempenho pífio de nossa economia. A lista é tão extensa que não dá para colocar tudo nesse espaço. Mas como disse ao colega Guga e repito:

    ” Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada”

    • “Como as táticas do partido NAZI-FACISTA que governa esse país,…”

      Menos Maxwell. Acredito que seria bom você rever o que é de fato Nazismo e Facismo, pois o que acontece no Brasil agora está bem longe disso.

      Sobre os médicos, algumas considerações de quem trabalhou 12 anos dentro do SUS:
      1 – Acho que já escrevi aqui, mas em todo caso vai novamente: mais de 75% da estrutura de saúde do país (privada e pública) é administrada por médicos. Então, quando reclamar que falta estrutura, lembre-se que os administradores são os principais responsáveis por isso;
      2 – Desde o período do governo FHC foi regulamentada a forma de transferência de recursos ($) da União para estados e municípios utilizarem na saúde. Isso engloba desde obras de esgoto, passando por contratação de médicos e até construção de unidades de saúde (hospitais, postos, etc.). É uma boa legislação, principalmente porque atrela a liberação do dinheiro a um planejamento detalhado de como o dinheiro vai ser usado. Inclusive deixa espaço para parlamentares ajudarem no processo. O que acontece? NÃO SE SABE FAZER PLANEJAMENTO NA MAIORIA DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS DO PAÍS. A coisa é tão séria que, no último ano que estive no SUS a uns 7 anos, foi disponibilizado pelo Min da Saúde um curso que ensinava a realizar planejamento visando liberação adequada do recurso. Apenas 20 municípios no país todo mandaram representantes, e ainda hoje a média de participação é essa. Sem planejamento detalhado o dinheiro não é liberado;
      3 – Os médicos estrangeiros irão atuar na “Atenção Básica”, que é o “ramo” mais elementar da atuação de um profissional de medicina. No máximo vai atuar junto aqueles médicos que fazem concurso público porque (1) acabaram de sair da universidade e tem de pagar a estrutura do consultório particular, ou (2) junto a médicos que não tiveram sucesso em suas carreiras privadas e apelam aos concursos do SUS para terem alguma renda extra;
      4 – Existe e sempre existiu, desde 1994, muito dinheiro pra se aplicar em saúde no Brasil. Mas essa grana toda (geralmente mais de 50%), retorna ao tesouro por não ter sido utilizada, ou é bloqueada por mal uso de dinheiro público constatado pelo TCU ou Min Saúde;
      5 – Nossos médicos não gostam de trabalhar em periferia, nem em cidade sem shopping center. Aí o governo faz algo que favorece a população que não dispõe destes serviços contratando gente de fora. Diga-se de passagem, coisa que a Constituição do Brasil o obriga a fazer. A choradeira tem mais caráter político-partidário (e em alguns momentos é puro preconceito mesmo), do que indignação.

      E pra finalizar:

      SE OS MÉDICOS BRASILEIROS REALMENTE ESTIVESSEM PREOCUPADOS MAIS COM SAÚDE PÚBLICA DO QUE COM SUA PRÓPRIA SITUAÇÃO FINANCEIRA, ELES TERIAM PARADO ESTE PAÍS A MUITO TEMPO, E A POPULAÇÃO FICARIA AO LADO DELES.. NÃO FIZERAM PORQUE FORAM CONIVENTES COM A SITUAÇÃO, CRIARAM UMA CLASSE DE PROFISSIONAIS ELITIZADA. OU VOCÊ ACHA QUE FILA PRA TUDO NO SUS É SÓ PORQUE TEM MUITA GENTE PRA ATENDER?

      • Os médicos brasileiros merecem mesmo se danar.

        Com raras exceções (mas as há) são uma corja de mercenários. E pior de tudo, uma clase que sempre apoiou quase que incondicionalmente a PeTralha.

        Merecem tudinho que lhes acontece atualmente.

        Quem não merece tudo isso é o contribuinte brasileiro e a população desassistida.

        Mas nada, repito, NADA justifica se contratar médicos que terão seus salários retidos em Cuba, e que não poderão deixar os quartéis em que estão obrigados, sob pena de deportação. Isso é contra TUDO que preceituam as leis brasileiras e internacionais sobre trabalho.

        Se os médicos cubanos viessem para o Brasil para receber seus salários na íntegra, podendo trabalhar se quisessem, ir e vir para onde bem entendessem, ficar ou ir embora, clinicar na área em que quisessem, etc, nem eu nem ninguém falaria nada.

        Mas do jeito que a coisa foi feita é só uma forma de desviar dinheiro BRASILEIRO pra ditadura cubana.

        É só uma forma moderna de ESCRAVIDÃO.

      • Vamos fazer contas: O servidor brasileiros paga, só de imposto de renda sobre a remuneração 27,5%. Mais 11%¨de contribuição para a previdência. Só aí, já deu 38,5%. Qualquer pai de família separado, paga pelo menos mais 10% por cabeça. Ou seja, tirando o da família, metade do dinheiro já foi. Considere todos os demais impostos, como ICMS, IPI, II, IOF, CONFINS, SID, taxas do lixo, da iluminação pública, Imposto de transmissão de propriedade, etc…

        Acho que eu preferiria receber como médico cubano, kkkkkkk.

      • Menos o Sr. ou “DR”(?) RobertoCR

        As táticas usadas pelo PARTIDO dos TRABALHADORES, são em tudo iguais ou muito semelhantes ao do PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA dos TRABALHADORES ALEMÃES. Repetição de mentiras até que pensem que são verdade, aparelhamento do estado, fundamentalismo, uso de táticas de propaganda suja, censura, violência, sionismo.

        Sei muito bem o que é NAZI-FACISMO, o senhor que deveria rever seus conceitos e enxergar o que é bem claro.

        E sobre o sistema de saúde e os MÉDICOS aqui vão as considerações de quem USA e USOU o SUS por mais de 12 anos:

        1 – EXATAMENTE, quem administra 75% do sistema de saúde são médicos, creio que até mais. São os RESPONSÁVEIS SIM ! Ninguém está negando isso, pelo contrário, lembro que o Sr. Padilha é médico, com especialidade questionada por colegas, mas é formado e o sr. caso seja mesmo médico, TAMBÉM TEM SUA COTA DE CULPA – COMO DEIXA BEM CLARO AO FINAL DE SUA RESPOSTA. Mas colocar a culpa na maior parte dos médicos que trabalha junto a população, sem condições e POR CULPA de algum colega amigo da onça que administra, aí não dá. QUER culpar ALGUÉM, que tal conversar com o Sr. Padilha?

        O eu disse Sr. é que o governo federal tem que ASSUMIR a responsabilidade por seus atos e não empurrar a quem está na linha de frente!

        É o mesmo que dizer que o soldado que morreu é culpado pela perda da batalha por ter levado UM TIRO! O responsável são os oficiais e generais superiores!

        2 – Na maioria dos municípios brasileiros, prefeitos, funcionários, não tem preparo algum para exercer suas funções, faltam-lhes recursos para gerenciamento e não falo em dinheiro (embora na maioria falte dinheiro sim), falo de falta de formação técnica e até formal, alguns prefeitos são quase analfabetos, colocar a culpa nesses pela falta de interesse é um bocado cômodo!

        “O governo disponibiliza um curso!”

        Onde? Em Brasília?

        Se 20 municípios enviaram representantes, cadê o restantes 5544 representantes? São todos folgados? OU será que não FALTOU um melhor planejamento do governo, maior divulgação, ou levar o curso a esses municípios?

        Não é papel do governo central facilitar o acesso dos municípios?
        Nem vou dizer da dificuldade de pequenos municípios em enviar representantes onde for. Se esse governo, QUALQUER governo pretende cuidar da administração da saúde, ou qualquer outro segmento, que comece a enxergar o Brasil sob a ótica do Município do Oiapoque.
        De Brasília sentado no ar condicionado é fácil dizer: “Ah eu botei um curso aí, só não apareceu quem não quis”!

        NOVAMENTE! É responsabilidade do Governo Federal o sucesso de suas iniciativas. DÁ TRABALHO mesmo, mas quem disse que petralha gosta de trabalhar?

        3 – EM ALGUM COMENTÁRIO EU DISSE QUE SOU CONTRA médicos estrangeiros TRABALHAR no Brasil?

        Sou contra a utilização de médicos CUBANOS, trabalhando na função de cabos eleitorais do PT. Ninguém deixou-se enganar pela retórica petista, sabemos muito bem o objetivo declarado de seu partido. A alienação das populações carentes com o uso desses “médicos” cubanos.

        Quanto ao fato de só ESTUDANTES ou FRACASSADOS fazerem parte do quadro de médicos, isso eu não sei Sr., como suposto médico da rede pública deve estar mais informado que eu. Também é interessante saber como deve ser o preparo dos estrangeiros que vem por aí, também são estudantes ou fracassados?

        4 – Qualquer semi analfabeto SABE muito bem que existe dinheiro de sobra no caixa do governo. Esse FATO só reforça o que tenho dito.

        A RESPONSABILIDADE é do governo, em alguns países a não utilização das verbas aprovadas para o orçamento é passível de RESPONSABILIZAÇÃO Legal. Em alguns países se você não usar o dinheiro para o que foi previsto, você pode (e irá) para a CADEIA.

        Mas aqui sabemos onde as verbas FEDERAIS estão: financiando campanhas milionárias, ou pagando deputados para aprovação de leis contra o interesse nacional (mensalão, caso não saiba).

        5 – Nesse ponto CONCORDO inteiramente com o Sr.! Nossos médicos não querem mesmo trabalhar na periferia, as razões como devem ser de seu conhecimento não são só “político-partidárias”, mas amplamente divulgadas, como baixo salários, alta carga de trabalho (ou só metalúrgico que pode reclamar disso?), alvo de violência, tempo de deslocamento, falta de infraestrutura.

        E pra finalizar:
        A maioria dos médicos desse país é trabalhadora e está preocupada com sua situação financeira e com os rumos desse desgoverno, como todo o restante de nossa população. São mesmo uma elite, em qualquer país, profissionais altamente valorizados, sei lá, devia saber disso não é “Doutor”?

        AGORA O SENHOR ESTÁ DIZENDO QUE A CULPA É DO POVO BRASILEIRO? A CULPA É NOSSA DE TERMOS CRIADO UMA ELITE DE MÉDICOS?

        DAQUI A POUCO VAI DIZER QUE CRIAMOS UMA ELITE DE ADVOGADOS, DE ENGENHEIROS, E QUE A CULPA DO EXCESSO DE CRIMINOSOS SÃO DOS ADVOGADOS, QUE A CULPA PELAS FAVELAS É CULPA DOS ENGENHEIROS.

        Que raio de lógica é essa “doutor”? NEM CABE COMENTÁRIO.

    • A internete está cheia de provas da interferência estrangeira na Venezuela, das inúmeras tentativas de golpe perpetradas pelos partidários do norte.

      Com os últimos acordos com os Chineses, quero só ver haver desabastecimento na Venezuela.

      Vão importar tudo da China e vender petróleo. Os estadunidenses e a direita venezuelana vai perdendo uma de suas últimas armas. O monopólio sobre o mercado de consumo e a fragilidade do sistema de energia.

      Inteligente foi o presidente da Colômbia, que tratou de fazer acordos e garantir parte do mercado venezuelano.

      • Parte? 80% da COMIDA da Venefavela é importada da Colômbia… Os colombianos não precisam nem entrar em guerra com os venezuelanos para vencê-los: basta parar de exportar gêneros alimentícios e em uma semana tá todo mundo morto de fome… 😉

        Só tem um “pequeno” errinho no seu raciocínio cidadão: a República Popular (China é a outra, que fica na Ilha de Formosa) também não tem comida pra exportar, posto que importa aos montes, inclusive do Brasil.

      • kkkk Taiwan virou china e china virou República Popular?

        A china não tem alimentos em bruto, mas tem alimentos já processados.

        Se os empresários brasileiros não forem expertos para aproveitar o Mercosul e abastecer a Venezuela, os chineses o farão.

        Navios e dinheiro para isso eles tem.

      • Sim. Todas as “provas” “amplamente” divulgadas e “embasadas” em fatos. Ora Walfredo, onde tem uma prova que diga: “o embaixador dos EUA, de pistola em punho tomou de assalto o palácio presidencial e derrubou Chavez(?).

        Tudo no campo das especulações (fantasiosas diga-se de passagem) de “jornalistas” da esquerda e anti “americanus”. Agora o golpe REAL que o Chavez deu e a cadeia real que ele pegou por isso são fatos bem concretos!

        O desabastecimento é fato! Os apagões são fatos! O fechamento da imprensa livre para esconder é fato! Tudo o mais é especulação.

      • Walfredo, a China não produz comida nem para ela, como é que vai garantir o abastecimento da Venexuela ???… só se irão comer papel higiênico… rsrsrsrsrsrs…

  4. Eu acho mesmo que os EUA deveriam é fechar sua embaixada na Venefavela, e cortar relações diplomáticas e, principalmente, comerciais com a ditadura comunista. Deixar os pobres venezuelanos comerem petróleo, beberem petróleo, fazerem salada de petróleo, limpar o traseiro com petróleo, etc.

    Mas os EUA são muito bonzinhos, e acabarão deixando uma representação diplomática mínima, nem que seja um mero adido de qualquer coisa.

    Isso aí é só o Motô de Bumba, irmão baixinho do Professor Girafales, fazendo sua política interna, que consiste apenas e tão somente em arrumar inimigos externos para culpar pela penúria que a corja comunista levou o país.

    PS: no começo da década de 90 conheci (quase biblicamente, rsrs) uma venezuelana. O que ela contava daquele país era incrível: um país em franco crescimento econômico e industrial. Caracas era uma das melhores cidades do continente para se morar, segura, rica, próspera e pacífica. Maracaibo era um paraíso tropical. A grande aventura da mocidade era pegar um barco e ir até Curaçao, Margarita e outros lugarejos pouco aprazíveis do Caribe, pra passar o final de semana.

    PS2: Os cubanos, com a ajuda das FARC colombianas e dos bolivarianos locais, destruíram aquele país: o próximo passo é tomar umas bombas na cabeça pra aprender a ser gente e ser devidamente conquistado.

    • Sem réplicas ou tréplicas Dr. Vader, na veia! Sortudo, as venezuelanas são recordistas de vitórias no miss universo! Inveja….rs

    • por LUCENA
      .
      .
      .

      “(…) Eu acho mesmo que os EUA deveriam é fechar sua embaixada na Venefavela, e cortar relações diplomáticas e, principalmente, comerciais com a ditadura comunista.(…)”

      .
      (*):tinha que ser o Vader ! 😀
      .
      .
      Ótimo para o governo venezuelano pois,todas as conspirações de golpe de estado ficariam mais difíceis…rsrsrsr…o governo americano detesta e muito,o governo bolivariano da Venezuela para fazer essa bondade, retirando daquele pais, um ninho de americanófilos safado que constantemente, vivem conspirando contra o governo venezuelanos…Rsrsrsr.
      .
      Duvido que o governo americano vinhe-se fazer tal bondade,até as pedras sabem que as embaixadas americanas,não passam de ninho de ratazanas,ou melhor,o rancho da vaca-sagrada para os seus agentes de 5º coluna;para aplicar as suas rateiras e golpes baixo…rsrsrsr…isso se explica porque lá na terra do pato Donalte, não há “golpe de estado”; poque lá não há embaixada americana…Hahahah
      .
      .
      Político safado e americanófilo,são tudo farinha do mesmo saco,ninguém merece tal castigo…Hahahahahh

Comentários não permitidos.