Sistemas S-300 podem já estar na Síria a postos

Ivan Nikoláiev

Mísseis russos S-300 podem já estar a postos para defender o regime de Bashar al-Assad na Síria, representando sérios problemas a qualquer ação da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Os sistemas russos S-300 são altamente móveis e capazes de atingir diversos alvos simultaneamente, característica essencial no combate a ataques de aeronaves e mísseis em grande escala.

Durante a última cúpula do G20 em São Petersburgo, o presidente russo Vladímir Pútin declarou a jornalistas que já está ajudando o país árabe, enviando para lá armamento. De acordo com o jornal inglês “Daily Telegraph”, alguns componentes do escudo de defesa S-300 já foram entregues à Síria, embora o jornal afirme não estar claro se o sistema completo foi fornecido.

Apesar de um relatório corporativo lançado há cerca de dois meses pela fabricante de armas MMZ Avangard indicar que a companhia não forneceria mais o equipamento até pelo menos junho de 2014 devido à situação instável da região, um ex-comandante das Forças Aéreas da Rússia declarou o contrário à agência Interfax no final de agosto.

“Os sistemas de defesa aéreos sírios podem responder apropriadamente a ataques dos Estados Unidos e de seus aliados da coalizão anti-Síria. Hoje, Damasco tem aproximadamente mil sistemas de mísseis de defesa aérea e mais de 5.000 armas de defesa aérea diversas”, disse.

O país árabe já estaria em posse de sistemas S-200, Buk-M1-2, Buk-M2E, Pantsir-S1E Neva e S-125M Pechora. O ex-oficial não confirma, entretanto, a existência dos S-300 em terras sírias.

“A Rússia não entregou esses sistemas aos sírios no passado, o que foi confirmado por altos oficiais, mas a Bielorrússia ou a China poderiam tê-lo feito entre 2010 e 2011”, completa.

Inadimplência

Em abril, o presidente russo já havia suspendido o fornecimento de armamentos. Uma fonte da indústria militar russa declarou ao jornal “Kommersant” que a interrupção aconteceu devido à falta de pagamento pela Síria.

O sistema S-300PMU2 Favorit é uma versão projetada para defender pontos estratégicos de importância militar contra ameaças aéreas. Ele possui uma área máxima de combate de 200 quilômetros e é mais eficiente contra alvos furtivos em baixas altitudes e em ambientes de difícil rádio interferência.

Para analistas militares russos, o S-300 Favorit tem grande potencial de exportação, pois seria o sistema de defesa aérea mais universal criado até hoje. Segundo eles, os S-300 superam seu homólogo norte-americano MIM-104 Patriot em muitas características cruciais.
Versões modificadas do S-300 são usadas na Rússia, Eslováquia, Bulgária, Croácia, Grécia, China, Vietnã, Venezuela, Argélia e em vários países da CEI (Comunidade dos Estados Independentes).

A história do sistema S-300

Um sistema terra-ar com alcance de 100 quilômetros começou a ser desenvolvido pela União Soviética no final dos anos 1960 devido ao risco crescente de ataques realizados por unidades aéreas. O projeto tornou-se prioritário após o míssil de cruzeiro lançado do ar ALKM ser introduzido na URSS, enquanto o Ocidente trabalhava no SAM Patriot.
Posteriormente chamado de S-300, o sistema de defesa antiaérea é o principal da Rússia desde 1975.

Fonte: Gazeta Russa

 

13 Comentários

  1. O S 300 é um ótimo sistema…. Mas ja esta superado frente aos S 400 e os futuros
    S 500

    De qualquer maneira é uma ótima aquisição pára a Síria…

    • Próxima? Porque? Houve alguma nos últimos 10 anos? 😉

      Da última vez (2007) os mísseis já estavam lá e Israel pintou e bordou por lá…

      E olha que era só Israel hein…

      • É…

        Mas nos ja estamos em 2012

        Sao outros tempos…

        Esses sistemas com certeza foram modernizados depois que Israel expôs suas fraquezas…

        No final, Israel fez foi um favor….

      • Você pratica desinformação, resta saber se por ignorância, ou má fé.
        Fato:
        Em 2007 a Síria não tinha nenhum sistema móvel equivalente ao S-300 PMU.
        Fato:
        As forças armadas sírias estão sendo equipadas com o sistema S-300 no corrente ano (2013).

  2. Eu pensava que o PB estava sem atualização.
    No navegador que eu costumo usar “Chorme” , o PB tá travado no noticíario do dia 25/09.
    Só descobri isso , hoje quando acessei o PB pelo celular , agora em casa estou entrando pelo navegador Raposa em fogo ;D

    • Aconteceu o mesmo comigo a uns 15 dias atrás. Pensei que era engano meu, mas parece que não. E eu só uso Firefox.

  3. Uma coleção impressionante e que não pode ser subestimada… Mas também não é nada com que não se possa lidar. Tudo depende de até onde se estaria disposto a gastar para se destruir isso tudo…

  4. Os arabes pagam os EUA para fornecerem a Israael os ultimos tipos de armamentros que este pais julga necessario para bombardear a cabeca desse mesmos arabes. Quem disse isso foi um ministro da Arabia Saudita, comentando o petro-dolares. Enquanto isso outro pais arabe, a Siria, recebe, ou parece que esta recebendo armamentos superados a 10 anos. So posso rir com esse tipo de noticia.Rio porque nao sou arabe, porque se fosse daria um tiro no ouvido.

    • rsrsrsrrsrsrsrs… não faça isso, amigo… não aguentaria ficar só com os new generation comunistas caviar da UNE, bolivarianos e petralhas… serias cruel demais comigo… rsrsrsrsrs… não aguentaria tanta baboseira e desinformação… contigo, pelo menos, não há assassinato da língua pátria e nem lorotagem… as análises primam pela boa origem e as conclusões são equilibradas e sem falsos sentimentos… se é para ouvir um comuna que pelo menos ouçamos um de verdade e não esses genéricos mambembe… saudações…

Comentários não permitidos.