Dilma defende volta do Paraguai ao Mercosul, mas Cartes mostra cautela

Presidente paraguaio, Horacio Cartes

A primeira visita de Estado do presidente paraguaio, Horacio Cartes, ao Brasil foi dominada nesta segunda-feira (30/09) pela questão da volta do seu país ao Mercosul, um impasse que já se arrasta por mais de um ano.

Após uma reunião de cerca de uma hora em meio com Cartes, que tomou posse em agosto, a presidente Dilma Rousseff disse que o Paraguai está em processo de volta ao bloco, mas “no tempo deles”. Ela reafirmou que o Brasil tem todo o interesse na volta do país ao Mercosul e que as relações bilaterais se mantiveram “intactas” durante o processo.

“Nós consideramos que essa participação do Paraguai no Mercosul tem um significado muito importante nesse momento e consideramos também que sermos capazes de integrar da Patagônia ao Caribe [fazendo referência à entrada da Venezuela] torna a nossa região um tecido multilateral muito mais forte”, afirmou Dilma.

Cartes, por sua vez, disse que sabe da importância da integração física ampla do Mercosul, mas avisou que o Paraguai quer voltar a sentar “na mesa grande quando as coisas forem úteis” para ele também.

O Paraguai ficou suspenso do bloco por quase um ano como forma de retaliação de Brasil, Argentina e Uruguai pelo processo de impeachment que destituiu, em 2012, o então presidente Fernando Lugo. Após a eleição de Cartes, a suspensão foi revogada.

Reforço a parcerias

Sem a presença do Paraguai, a Venezuela foi incorporada ao bloco e ocupa hoje sua presidência rotativa. Cartes já havia deixado claro, quando tomou posse, que a entrada da Venezuela não estaria de acordo com os acordos internacionais firmados pelos fundadores do bloco, que preveem a aprovação pelo Legislativo de cada membro para o ingresso de um novo país.

“Agora estamos no momento em que o Paraguai consolidou seu processo de normalização democrática superando as dificuldades do passado recente”, disse o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo dos Santos.

Como exemplo da manutenção das relações durante a crise do Mercosul, Dilma citou a conclusão, em outubro, da linha de transmissão entre a usina de Itaipu e a subestação de Villa Hayes, na Grande Assunção.

“Isso é um símbolo de que tudo o que ocorreu não afetou as relações concretas que existem entre os nossos países”, disse.

Ainda que esta tenha sido a primeira visita oficial ao vizinho sul-americano desde 15 de agosto, Cartes já havia tido outros quatro encontros com Dilma no período, frequência que, segundo a presidente brasileira, expressa a vontade dos dois países de aprofundar as parcerias estratégicas.

Além da área de energia, os dois conversaram sobre infraestrutura – citando parcerias na área ferroviária –, além de ampliação das trocas comerciais e programas de combate à pobreza. Segundo o Itamaraty, o comércio entre Brasil e Paraguai fechou o ano de 2012 em 3,6 bilhões de dólares. Até agosto deste ano, o comércio bilateral aumentou 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Fonte: DW.DE

46 Comentários

  1. Sr. MODERADOR, o walfredo está enchendo o site de spam… se ele não concorda com o que falamos que rebata, mas o que ele está fazendo é inaceitável… deve ser por isso que ele foi banido de outro site… não vão fazer nada contra essa atitude dele ???… se assim for, vai ficar insustentável comentar no PB… esperamos atitudes adequadas do Sr. MODERADOR… saudações…

    • Sr. MODERADOR, o Blue Eyes, Na Resistência está enchendo o site de spam… se ele não concorda com o que falamos que rebata, mas o que ele está fazendo é inaceitável… deve ser por isso que ele foi banido de outro site… não vão fazer nada contra essa atitude dele ???… se assim for, vai ficar insustentável comentar no PB… esperamos atitudes adequadas do Sr. MODERADOR… saudações…

      • Ao que me consta não te rebati com spam em momento algum… deixa de ser falso e dissimulado… não precisaria disso, pois sua condição nos dá facilidade de munição… mais um esquerdalha falso e dissimulado…

      • zoinho azul ta pedindo penico ,que coisa feia ,
        pensei que era mais aguerrido ,mas percebo que o tiro de guerra dos cafundós do parana não fez um guerreiro de verdade apenas um puxa saco de gringo ,que esta totalmente exalrido das suas funções de trolagem
        pede a boina rosa zoinho rsrsrsrs
        pede pra sair rsrsrsrs

      • Ai já não é problema meu… não cabe a mim considerar o que vc pode ou não, somente reclamar… se eu fosse agir como vc a cada cutucada dos seus “amigos” iria passar o tempo todo postando spam como vc faz… acho que dá para ser mais inteligente que isso…

      • É WALFREDO os cães ladram mas a caravana não para ,
        se o zoinho azul esta pedindo arrego para você ,significa que o seus textos estão produzindo efeito
        parabéns walfred
        zoinho azul você esta ficando caduco!!!!

    • Se fosse para agir assim não haveria esse espaço… gostamos mesmos é de desmascarar tipos como vc que, mesmo em uma discussão franca apelam para esses subterfúgios… dai pode-se concluir que esquerdalhas não respeitam regras e se preciso for derrubam as mesmas… não dá para trata-los como a uma pessoa normal que tem princípios… o seu princípio é não tê-lo… como disse acima, se for para agir nestes termos que se revogue então as regras que estão dispostas nos termos do site… qnto ao seu caloroso aplauso a quem agiu contra as regras reflete bem quem é vc… cada um que tire suas conclusões…

      • Você fala em respeitar regras, mas acaba de fazer uma agressão gratuita. Escreveu esquerdalhas, ao invés de esquerdista. Custa respeitar um pouco seus colegas de saite?

      • walfredo você esta esperando muito de gente que apoiou o extermínio de cidadãos brasileiros apenas para ser um vassalo de gringo
        walfredo fogo se combate com fogo ele nunca vai mudar ,vira lata velho não aprende truque novo
        é um torcedor dos estados unidos apenas isso ,a grama do vizinho é mais verde que a nossa
        zoinho eleitor do psdbes tas tucanalha ,trensalao ,tucanoduto rsrsrsrs
        fogo se combate com fogo
        eu percebo que muitos que o zoinho azul ataca escrevem e são humildes para demostrar argumentos plausíveis ,ok ,mas os puxa saco de gringo voltam a falar mau do brasil mesmo quando a matéria é dos gringos
        então rapaziada aos alvos a frente fogo avontade
        SEM LUTA NAO HA CONQUISTA ,fogo nos revanchistas adoradores de anglos sionistas

  2. Blue Eyes e Walfredo, a maioridade exige responsabilidade.
    A replicação de posts em matérias desconexas será considerada spam e serão automaticamente bloqueados os seus IP, portanto, peço aos senhores que assim como os outros civilizados colegas, que respeitem o espaço e que sigam as regras dispostas pelo site Leia http://www.planobrazil.com/normas-do-pb/. do contrário suas postagens serão suspensas até segunda ordem
    Obrigado
    E.M.Pinto

    • Eu poderia agir como ele, mas não tenho necessidade disso, além de achar fraqueza de caráter… se a moderação tivesse agido a tempo não haveria necessidade de tal reclamação e incomodo… sei que se os comentaristas agissem com responsabilidade não haveria necessidade da moderação agir, mas nem sempre tratamos com adultos… saudações EMPinto…

    • Estou apenas tentando chamar a atenção para as grosserias do colega. Acho que consegui. Vamos ver se ele modera as agressões gratuitas que posta usando termos como esquerdalhas, petralhas, luladrão, e outros mais.

      • volto a frisar ,que não precisa de moderação ,nem para o wlafredo nem para o zoinho azul
        nenhum dos dois chingou a mae do outro ,moderação é quando o cara começa a chingar o outro ,
        tucanalha esquerdalha, direitalha ,isso faz parte !!!
        como chico Science ,já cantava ,são demônios os que querem tirar o poder braviu da humanidade !!!!!
        e para de ser chorão zoinho azul fica ai pedindo penico parece criança de 80 anos rsrsrsrs

      • Pézinho, meu amiguxo, uma coisa é ganhar a discussão e outra é mecanizar a coisa no Ctrl C e Ctrl V… vc consegue entender a diferença ou quer que eu desenhe ???… no mais, já informamos e o resto não nos pertence… valeu petralhinha…

  3. Seria burrice se voltarem ao Mercosul, que deixou de ser um bloco economico serio, para se tornar palanque de bolivarianismo mixuruca.

    “O voo da galinha”

    A extensa reportagem da revista inglesa “The Economist” sobre o Brasil devia servir como um programa de governo para a presidenta Dilma.
    A revista é reconhecidamente a melhor do mundo em seriedade e profundidade de informação. No entanto, nossa raivosa e arrogante Chefa considerou a matéria uma espécie de “oposição” à sua administração cada vez mais “bolivariana”: “A revista está mal informada etc.” e repetiu os slogans que seus assessores petistas lhe sopram. É tão impressionante isso tudo. O tom geral da matéria deplora, lamenta que o Brasil, com todas as condições para uma decolagem, um “take off”, esteja jogando tudo para o alto, tanto pelo olho nas eleições quanto pela teimosia ideológica de enfiar o país dentro de um programa arcaico e inútil. Claro que os governistas acusarão a revista de “imperialista”, de “neoliberal”, de estar do lado das “grandes corporações” — o mesmo uso que fizeram sobre a espionagem americana na Petrobras (será que descobriram por que a Petrobras comprou uma refinaria no Texas por 1 bilhão e duzentos milhões de dólares que não consegue vender nem por 100 milhões?).
    Essa gente que está no poder bota sempre a culpa de nossa indigência em alguém de fora. Nosso amigo e líder Nicolas Maduro, da Venezuela, disse que a falta de papel higiênico, de comida e de energia é tudo culpa do Estados Unidos. Seguimos sua linha.
    Aliás, preparem-se para uma eventual reeleição da Dilma que, ao que tudo indica, vai partir para o “bolivarianismo” explícito, como já declara o site do PT. Será que a nova Dilma vai se “cristinizar” para a construção do “socialismo imaginário” que justificou o “mensalão”?
    Na realidade, a revista, em seu artigo chamado “Será que o Brasil se detonou?”, praticamente só faz perguntas. “Por quê?” — pergunta a revista o tempo todo.
    Por que, entre os países emergentes, nós temos o pior desempenho? Terá sido apenas um voo de galinha (chicken flight?), pois aproveitamos muito mal a enxurrada de dinheiro que entrou aqui nos últimos anos? Por quê? Por que o governo não ataca os problemas principais, enunciados por qualquer economista sério do mundo, e se detém em remédios demagógicos, como buscar médicos medíocres em Cuba para fazer propaganda socialista nas cidades pobres, como o ridículo trem-bala, como os estádios bilionários para a Copa, que até nosso povo “futeboleiro” condenou nas manifestações? Por que o famoso PAC, com seu “desenvolvimentismo tardio”, não consegue terminar nem 20% das obras propostas? Por que o governo não consegue privatizar (opa: “fazer concessões”) nem rodovias, nem ferrovias, nem aeroportos, sem errar várias vezes, sem conseguir redigir contratos decentes, atraentes? Por que o Rio São Francisco continua parado, com grandes regos secos que o Exército fez? Por que não explicam à população as causas dos atrasos, em vez de gastarem bilhões em propaganda enganosa? Por que o número de carros dobrou em dez anos e as estradas continuam podres e paralisadas? Por que a China acaba de cancelar a compra de 2 milhões de toneladas de soja por causa da dificuldade do “gargalo Brasil”? Por que a maior produção de soja no mundo fica na fila infinita de caminhões porque não há silos, detidos pela burocracia mais atrasada do planeta? Por que a inflação pode se descontrolar de novo? Por que contrataram mais de 100 mil pelegos para boquinhas no governo, em vez de cortar custos da atividade-meio? Por que estimular o consumo, sem estimular o aumento da oferta? Por que os preços no Brasil são o dobro de qualquer país do mundo, sendo que o chamado “Big Mac Index”, a ferramenta de comparação de preços, mostra que nosso Big Mac é 72% mais caro que em qualquer lugar e carros custam 45% mais caro que no México, nos EUA? “Ah… porque a carga tributária é de 36% do PIB e nos outros países semelhantes não passa de 21%”. Então, por que não lutar por uma reforma tributária profunda, em vez de jogadas periódicas premiando uma ou outra atividade? Por quê? “Ah, porque é muito difícil passar no Legislativo…” Mas, por que não usar toda a força da maioria que tem para isso? Por que a agroindústria, tão esquecida pelo governo (que gosta mais do MST), salva-nos todo ano com sua lucratividade? Será que vai bem justamente porque o governo não se meteu? Por que o SUS é a porta do inferno? Por que a educação-zero está impedindo a produção nacional, sem mão de obra para nada? Por que temos o recorde mundial de analfabetismo funcional? Por que será que os investidores internacionais têm medo de vir para cá, ultimamente? Será que é porque eles sabem que nós mudamos regras, não respeitamos contratos nem marcos regulatórios e porque nós queremos lhes enfiar o Estado goela abaixo? Por que será que, de todo o dinheiro arrecadado para as aposentadorias no país, 50% são para pagar apenas 20% dos aposentados (setor público, claro), enquanto a outra metade é para pagar os 80% restantes? Por que somente 1,5% do PIB é investido em infraestrutura, quando no resto do mundo são por volta de 4%? Por quê? Nossa infraestrutura é a 114ª pior entre 148 países.
    Ou seja, continuamos sob “anestesia mas sem cirurgia” (Simonsen). Por quê? Talvez a resposta esteja em Platão e sua carroça. Ele disse que é dificílimo guiar um carro com dois cavalos diferentes — um bom marchador e outro manco e lento. É nosso destino, em um governo dividido entre o “bolivarianismo” e as necessidades óbvias, reais do país. Ao contrário do que proclamam, o óbvio pragmatismo administrativo não é “de direita” não, e seria bom para o crescimento e para reduzir a desigualdade.
    A matéria da “The Economist” tem a boa intenção de nos acordar para a racionalidade; não quer nos destruir, não é da “oposição”. A reportagem da revista, que é lida no mundo inteiro, serve para nos lembrar da famosa frase de Reagan (sim, o reacionário) — perfeita para nos definir: “O Estado não é a solução; o Estado é o problema.”
    Ah, sim; a revista esqueceu de mencionar uma importante força da natureza que nos impele para o erro: a muito esquecida categoria política da… burrice.

    Arnaldo Jabor

    • Esse texto é um PRIMOR… vejamos: ” “Ah… porque a carga tributária é de 36% do PIB e nos outros países semelhantes não passa de 21%”. Então, por que não lutar por uma reforma tributária profunda, em vez de jogadas periódicas premiando uma ou outra atividade? Por quê? “Ah, porque é muito difícil passar no Legislativo…” Mas, por que não usar toda a força da maioria que tem para isso? Por que a agroindústria, tão esquecida pelo governo (que gosta mais do MST), salva-nos todo ano com sua lucratividade? Será que vai bem justamente porque o governo não se meteu? Por que o SUS é a porta do inferno? Por que a educação-zero está impedindo a produção nacional, sem mão de obra para nada? Por que temos o recorde mundial de analfabetismo funcional? Por que será que os investidores internacionais têm medo de vir para cá, ultimamente? Será que é porque eles sabem que nós mudamos regras, não respeitamos contratos nem marcos regulatórios e porque nós queremos lhes enfiar o Estado goela abaixo? Por que será que, de todo o dinheiro arrecadado para as aposentadorias no país, 50% são para pagar apenas 20% dos aposentados (setor público, claro), enquanto a outra metade é para pagar os 80% restantes? Por que somente 1,5% do PIB é investido em infraestrutura, quando no resto do mundo são por volta de 4%? Por quê? Nossa infraestrutura é a 114ª pior entre 148 países.”… PERFEITA ANÁLISE… e fecha com chave de ouro ao afirmar: “O Estado não é a solução; o Estado é o problema.”… só os tolos e alienados que não sabem NADA, acompanham essa malta petista em seus despropérios que só não leva esse país a bancarrota porque temos riquezas incomensuráveis, mas nem isso parece saciar a ganancia PETRALHA …

      • Agressão gratuita detectada: Desculpem os amigos, mas:
        O Brasil estaria bem melhor sem os TUCANALHAS, DEMONÍACOS, REDALHAS, TRENSALHEIROS, LADRÕES, CORRUPTOS, PRIVATEIROS, DIREITALHAS, SAFADOS…. kkkkk (resposta padrão para comentários idiotas e agressivos).

      • Em tempo, você perderam a eleição. Parem de querer governar pelas revistas e jornais, ou pelo STF. Agora, já totalmente desmoralizados, usam revistas estrangeiras. kkkk.

      • Continua, né ???… tá difícil !!!… e quem disse que me referi a vc ???… vestiu a carapuça porque quis… acaso vc é representante dos PETRALHAS ???…

      • Não, mas sou petista, pelo menos até o governo pisar na bola e começar a defender mais os 1% mais ricos do que os outros 99% da população. Detalhe, como o PT eu não sou comunista, sou contra o governo voltado para o benefício exclusivo da extrema minoria bilionária. Sou a favor de que quem trabalhe (empregado ou patrão) ganhe bem, quem especula, ganhe um pouco menos.

  4. Se o Paraguai for esperto ou minimamente “macho” dá uma bela de uma banana pro Merdosul Bolivariano falido e entra pra Aliança do Pacífico, cujos países crescem à média de 5% ao ano.

    Mas com certeza o Paraguai não é tão esperto nem tão macho assim. Vai voltar pro Merdosul falido e continuar lambendo as bolas da canalhada bolivariana.

  5. Memorandum ao Presidente Sr. Cartes,

    Existe aquele pais Bolivariano chamado Venezuela que foge as regras democraticas por estar abaixo da transe esquerdopata Cubana. Mesmo assim hoje esta no Mercosul, junto com a Che Christina e um dia o Mastigador de Coca. Hoje a Venezuela importa ate sabonete, e o Brasil, dormindo no seu explendor de meio-imperialista-que-abraca-Fidel esta interessado no comercio com a Venezuela e que se dane a Democracia Venezuelana. Nao existe um so canal de Televisao na Venezuela que nao esteja no controle do Bolivarianos desvairados pro-Cuba desajustada. E razoavel isso.
    Como dizia meu avo Sr. Cartes: Fique velhaco..
    Preserve o Paraguai contra a malaria Bolivariana.
    Como diria meu avo outras vezes: E pura cascata.
    Nao deixe partidos corruptos serem comprados pelos Venezuelanos como existe no Brasil, nas horas de eleicoes. O Brasil esta podre, “rotten to the core” e e o menos confiavel. Lembre-se que o Itamaraty sao Gerentes do Muro. Mesmo com assassinatos de Cubanos em ampla evidencia esse governo abraca e beija a turma de Marx. Qual o interesse comercial que uma ilhota como Cuba poderia ter. A atracao e ideologica Sr. Cartes e cuidado que tendem a comer a Democracia pelas beradas.

    • NELORE menos sua retorica pró Yankee esta meio defasada hoje Cuba sobrevive da benevolencia do Brasil e o monstro demoniaco Chavez esta morto.
      O professor Girafalius o Maduro caiu de Maduro,Evo,Chirstina e Correa não teem cacueta de liderança e muito menos o anciãozinho Uruguaios.
      Não se iluda o governo Brasileiro é benevolente com eles mas na hora que a Cobra fuma nosso posicionamento é bem diferente.Então meu caro aqui nenhum deles e muito menos teu patrão vão se empreenharem pela bunda.

  6. Cartes o maior contrabandista de cigarros ilegais para o Brasil fora outros negocios escusos que certamente ele tem.
    Alias como tem bandidos sulamericanos na politica né !

  7. agora sobre o Paraguai ,primeiro lugar que o presidente eleito foi para o brasil
    mais um chute no saco dos puxa saco vira-lata de gringo que falaram que o Paraguai iria para o colo dos outros
    não cansam de estar errados ,
    dou menos de 6 meses para o Paraguai voltar para o mercosul ,quando isso acontecer os perrecos vao inventar outra desculpa para esconder a frustração
    mais um erro desses ,no mínimo ingênuos ou melhor dizendo agem de má fé !!!!!

    • alias o Paraguai nunca saiu do mercosul ,foi afastado das responsabilidades ,tipo assim um moleque mal criado ,que esta de castigo
      não adianta espernear os admiradores dos anglo sionistas ,pois o Paraguai aceita o mercosul pois não se toca o certo pelo duvidoso
      eles nunca sairam do mercosul e sim foram afastados das funções de responsabilidade
      o Paraguai ao se estabelecer com suas funções novamente ira mostrar que os vira lata erraram novamente ,isso em menos de 1 ano e meio a prova esta ai chupa entreguistas malditos

      • Seu amiguinho japonês não aguenta a pressão e parte para o spam… rsrsrsrsrs… esse é o tipo de argumentação que vcs possuem ???… rsrsrsrsrsrsrs… típico… por falar em Paraguai, o mesmo foi retirado do merdosul apesar de ser membro fundador e colocaram a Venezuela bolivariana sem anuência do mesmo… se os paraguaios tiverem vergonha na cara mandam os PETRALHAS para PQP e entram para o bloco que mais cresce na AL, ou seja, o bloco de Colômbia, México, EUA, Chile e outros…

      • Zoinho azul voce fal do walfredo mas fez igual aele .sobre o paraguai me desculpa te informarmas eles nao vão deixar o mercosul.sinal que vocenao leu o texto zoinho azul voce torce contra a propria patria tem muitos recentimentos dentro desse coraçãozinho de pedra isso faz mau para sua saude rsrsrsrs pois quem torce contra o brasil sera apenas mais um derrotado

      • No primeiro momento do golpe eu já enviei um monte de mensagens via twitter e face para que membros do governo aproveitassem a oportunidade para destravar a entrada da Venezuela. kkkk. Sucesso total!

        Foi ótimo, pois agora estamos bem mais fortes para negociar com os gringos.

        O Paraguai e todos os países vizinhos são importantíssimos para nossa estratégia no Mercosul e na Unasul.

        Juntos somos uma potência incontestável.

      • Desculpe caro walfredo, mas que “potência incontestável” é essa? Paraguai, Bolívia, Equador … isso já deveria ter sido tudo anexado ao Brasil há muito tempo! São países, junto com outros que não vou citar, que sempre sabotaram o Brasil e não perderão oportunidade se alguma negociata (com os Yankees como vcs falam) aparecer.
        A única real potência industrial e econômica da América do Sul (mesmo com todos os desmandos, falta de justiça e corrupção) é o Brasil… e por favor, parem de defender os populistas do entorno… ELES NÂO GOSTAM DE NÓS BRASILEIROS!!!! Abraços,

      • Sucesso total… rsrsrsrssrs…. QUE IDIOTA !!!… os americanos agora irão meter uma BASE no Paraguai, bem do lado de Itaipu… rrsrsrsrs… isso que é estratégia geopolítica… rsrsrsrsrs… PETRALHAS parvos… rsrsrsrssrs…

      • Agressão gratuita detectada: Desculpem os amigos, mas:
        O Brasil estaria bem melhor sem os TUCANALHAS, DEMONÍACOS, REDALHAS, TRENSALHEIROS, LADRÕES, CORRUPTOS, PRIVATEIROS, DIREITALHAS, SAFADOS…. kkkkk (resposta padrão para comentários idiotas e agressivos).

  8. Nesta página me senti no jardim das aflições… por n vezes fui negado e não recebi visitas… e não me refiro aos adversários… mas o que esperar de seres humanos, demasiadamente humanos ???… mas como diz o acusador: “o bom cabrito não berra”… então essas palavras irão ficar apenas para constatar a natureza hipócrita do homem… “Pugnaverunt ergo bonum certamen”… é o que basta…

Comentários não permitidos.