Alto secretariado da OTAN afirma que os helicópteros Russos são os mais confiáveis e tem prestado inestimáveis serviços no Afeganistão

Mi1713

Rustam (Moscou)

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Segundo citação de Secretário Geral adjunto da OTAN em Bruxelas, o acordo firmado entre a OTAN e as empresas russas para fornecimento e repotencialização dos helicópteros Russos Mi 171 tem sido um sucesso. O secretário destaca ainda a facilidade de conversão de tripulações e pilotos e a confiabilidade das aeronaves em operações em condições adversas, proibitivas para outras aeronaves equivalentes.

Em 19 de setembro passado o Embaixador Alexander Vershbow, Secretário-Geral Adjunto da OTAN, destacou o sucesso da cooperação entre a Rússia e a OTAN nas oeprações de combate às drogas,  prestação de  serviços de transporte para os Estados membros da Força Internacional de Assistência e Segurança no Afeganistão e no fortalecimento da força aérea do país .

Mi 171 (1)

Em seguida, citando Anders Fogh Rasmussen, secretário geral da OTAN, Vershbow deu detalhes da contribuição russa para a reconstrução de frota de helicópteros e  do treinamento das forças militares Afegãs. Segundo ele, a ideia de trazer a Rússia para obter ajuda  nestas operações, foi inicialmente proposta por Rasmussen, que durante a sua visita à Rússia em 2010 e posteriormente ao Afeganistão, percebeu na época que as aeronaves necessitavam de  peças de reposição e de pessoal para as aeronaves Mi-17 e Mi -35.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/18yUskx” standard=”http://www.youtube.com/v/hrj9stcqYLQ?fs=1″ vars=”ytid=hrj9stcqYLQ&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9561″ /]

A Rússia concordou em fornecer peças de helicópteros sobressalentes  à Força Aérea Afegã à preços baixos. Os Russos também concordaram em fornecer o treinamento para os especialistas afegãos na cede da Novosibirsk Aircraft Repair Plant. Através destes cursos  três grupos de dez pessoas (um total de 30 afegãos, o que representa 20% dos técnicos da Força Aérea do país) puderam se especializar na manutenção das aeronaves.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/18yUyIW” standard=”http://www.youtube.com/v/nTuDWPrpo1A?fs=1″ vars=”ytid=nTuDWPrpo1A&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8162″ /]

Em abril de 2013, a Força Aérea do Afeganistão possuia 36 helicópteros Mi-17 e oito  Mi-35. Espera-se que até 2016 as agências de segurança afegãs terão em operação de mais 80 Mi-17.

Mi 171 (2)

Ambos os secretários destacam o cumprimento dos acordos pro parte dos Russos, e destacam que as aeronaves respondem hoje por cerca de 75% do transporte das forças Afegãs, especialmente em regiões proibitivas para modelos ocidentais devido as adversas condições de operação.

Segundo o Secretário hoje 50% das aeronaves são operadas por aviadores americanos e as aeronaves tem obtido índices de operacionalidade superiores aos ocidentais, o que os torna sem dúvidas as mais confiáveis de se operar naquela região.

Mi1713


37 Comentários

  1. Interessante ver no 2º vídeo que os Chinook´s fazem o transporte até um ponto de apoio, dali pra “onde o bicho pega” o transporte é feito pelos Mi-17. A questão da melhor adaptação acredito que deve-se ao tempo que a URSS passou ali no próprio Afeganistão e adquiriu bastante know-how naquele teatro de operações.

  2. a ‘combi’ alada continua bem não? — brincadeiras a parte, os helis russos realmente são feios e robustos, e isso, ninguem mais discute

  3. Nós escolhemos os EC-725 só porque passaria alguma coisa pra nossa industria… e os resultados da “nacionalização” veremos em breve e mais uma vez calará a boca dos detratores!

    Mas o ideal mesmo seria esse aí se fosse uma coisa assim na Prateleirada…

    e os Black Hawk do Brasil, que também foram prateleirada, continuam no Chão??

    • FRANCOORP o teu idolo Manguaceiro em seus delirios etilicos sempre foi influenciado por terceiros e tudo o que escolheu na area de defesa so fez merda.E não venha me citar os Submarinos pois tanto o projeto quanto a parceria ja existia a intenção desde o governo SarneyContinuando…A escolha do EC-725 por LULAdão foi a forma de agraciar sua progenitora e mantenedora Petrobras e serve bem mais ao emprego off-shore do que militar…Lembra que eu sempre afirmava isto ? kkkkkkkk
      Quanto as belezinhas Russas embreve serão construidas aqui numa joint venture que ja foi firmada e que os bastidores são empermeaveis por isso não se detectam vazamentos.
      Vem muito mais por ai mas apenas iremos saber intenções quando as mesmas ja tiverem sido firmadas e em inicio de execuções.
      Neste detalhe o Brasil ate agora esta de parabens pois de tantas fontes capaxas nenhuma delas esta se criando e o maximo que produzem não passam de especulações.
      EU JA SABIA PODE ISSO ARNALDO ?

      • São Lula tem seus lugar garantido no coração de milhões de brasileiros que deixaram a pobreza e a miséria. Será lembrado durante milênios, como santo realizador, que realizou milagres em vida, como o de levar água e empregos ao nordeste.
        VIVA LULA, VIVA SEMPRE” KKKKKK.(Comentário padrão em defesa de São Lula, kkkk).

      • Maluquinho, você vai indo bem, mas acho que deve reavaliar a importância de Lula para a história do Brasil. Nosso PIB aumentou 4 vezes. Ele viajou o mundo inteiro arrumando compradores para nossos produtos. Fechou acordos e costurou o G20. Fora a revolução social em nosso país.

      • Maluquinho,

        Concordo completamente com o tal do OFF shore sobre as armadas do etílico líder carismático nordestino chegado em uma manguaça de engenho mineiro… mas quem não é chegado numa amarelinha que vem lá dos interiores de minas gerais né??

        Mas pelo menos é alguma coisa no desenvolvimento nacional também… e pra mim que venham os dois mesmo, EC-725 3 MI171, com off-set e ToT é claro, o Brasil só tem a ganhar com a concorrência e com as ToT!

        Pelo menos polos modernos e industria local ajudando vamos ter, além obvio de impostos, salários, pensões, e crédito girando dentro da nossa economia, isso é mil vezes melhor do que comprar de prateleirada e ter nenhuma vantagem agregada!!

        Ter uma é bom, duas é ainda melhor!!

        Valeu!!

      • FRANCOORP concordo com quase tudo menos no final quando inumera vantagens pois a maior delas não teremos porque não pagamos por elas que é acesso a sensiveis o que possibilita criações e seremos sempre dependentes de fornecedores externos a complementarmos com secundarios nacionalizados.
        Quanto aos ganhos em impostos,geração de empregos e blablabla eles não são assim tão expressivos que façam diferença significativa arrecadacional.
        A maior fonte de arrecadação neste pais são os impostos do povo como sempre afirmei eles representam 47% de nosso PIB o que nenhuma midia jamais demonstrou a nosso povo.

  4. Huahuahuahauauhauahuhuahuaha

    Hoje é o dia pros americanopatas trilogienses morrerem de ódio…

    É Turquia comprando equipamento “xing ling”
    É declaração OTANiense enaltecendo material russo….

    Qual vai ser a desculpa TIRELLESiana agora?

    Vão dizer que a OTAN esta apenas incentivando seus membros a comprarem material russo pros americanos terem acesso à tecnologia?

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    É FAIL por cima de FAIL…..

    A única coisa que essa gente sebosa tem pra se apegar é aquela reportagem tosca da economist …

    Uhauhauhauauuahuhahuauhhuauhahuuhahauhauhuahh

    Chupa!

    • Hoje é dia do Foro de São Paulo?… Porque brasileiro não é!…

      Não tem notícia alguma!! De aquisição nacional seja americana russa ou ching-ling… sinceramente… eu nao entendo porque os srs. ficam animados… quando é material russo ou americano em evidência… quando se tem um país como o nosso… com todos os problemas evidenciados neste blog… de material… de pessoal… descompromisso… de TUDO.

      • Caro X-tudo, eles são uns idiotas… não porque defendam essa ou aquela nação, mas porque isso não implica NADA para melhorar nossas FAs que estão falidas e desmontadas… se acaso os russos fornecessem material em escala para nós e com TT eu até entenderia essa torcida dos bocós, mas não é o caso… fazem isso mais por antiamericanismo bobo do que por convicção… eu garanto… mas essa infantilidade tem um preço terrível para o subconsciente popular, pois infantiliza o discurso e não deixa prosperar as soluções que precisamos para o nosso país… uma lástima… é pura cretinice de moleques desmiolados e que foram criados por vó… enche o saco mais não agregam nada… saudações…

      • X-TUDO cante comigo a singela musiquinha
        CHORA BANANEIRA:

        Chora bananeira
        bananeira chora
        chora bananeira
        a Boeing ja foi embora.

        Paulista sem pau é lista
        Paulista paulista pau
        tira o pau do lista Paulista fica sem pau.

    • “Vão dizer que a OTAN esta apenas incentivando seus membros a comprarem material russo pros americanos terem acesso à tecnologia?”

      E você dúvida? Esses caras são doidos, vivem em um mundo só deles! Nem mesmo os americanos acreditam tanto nos EUA como esses “americabobos”.

  5. E dá-lhe Kombi…

    Bacha não há nenhum acordo para fabricação no Brasil da linha Mil… Havia o interesse da Odebrecht de levantar um centro de manutenção para helicópteros Mil, o que é bem diferente…

    • Mas a intenção da criação desse centro de manutenção continua em vigor? Era a Petrobrás que iria comprar os Mil Mi-17?

      • Eu não tenho ideia dos planos da Odebrecht no momento, não sei se ele está a levar adiante as intenções…
        Sei que no Brasil temos dois Mi-17 operando na região amazônica, com manutenção feita por colombianos.
        Os colombianos saíram na frente e são referência de manutenção de helicópteros russos na América Latina.

  6. Cadê o Vader , Tirelles , 1 Maluquinho , Blue Eyes , e outros que tem o hábito de classificar material bélico russo de ” lixo ” . Será que estes ” gênios militares ” vão se calar ante o que disse o Alto Secretariado da OTAN ? Senhores: por favor a palavra é vossa!!!

    • Não me ponha nessa,caro lesado… o que eu sempre combati é o discurso pobre e tosco que vcs idiotas tem em ficar agindo como torcedores fanáticos de clube de futebol em relação aos Russos que nunca agregaram nada a história brasileira por puro e infantil antiamericanismo que vcs herdaram de algum idiota esquerdista que lhes fez a cabeça… os tempos são outros e a Rússia hoje é mais capitalista que os EUA, esquerdalha… negar a qualidade do material bélico russo é a mesma coisa que negar a qualidade do material bélico americano… não vai somar NADA as nossas FAs… isso é criancice e cretinice sua e de seus cumpanheiros de sanatório… saudações…

    • Ia comentar mais pra baixo, mas já que você me citou vai aqui mesmo:

      Não é segredo pra ninguém que os militares afegãos desde há muito preferem os helicópteros soviéticos. Isso por um motivo bem simples: operam aeronaves de tal procedência desde o natal de 1979…

      Lado outro, o helicóptero pé-de-boi russo é mesmo o melhor para operar nas terríveis condições do teatro afegão: exige pouquíssima manutenção, e esta além de tudo é barata, pois os afegãos já estão acostumados com ela há 30 anos.

      O Mi-17 é um “fuscão”: você tapa furo de mangueira com chiclete e conserta o motor com arame.

      Pra que que a OTAN iria dar Chinook´s, que custam dez vezes o preço do fuscão soviético, tendo que dar cursos de pilotagem, manutenção, estabelecer cadeia logística, etc, se os afegãos já estão acostumados a lidarem com o fusca soviético, e se sua operação por eles sai por uma fração do custo de se utilizar material ocidental?

      Saudações.

    • Ah, e tem um detalhe: se o fuscão russo cai e morrem uns 20 mujahedeen, não dá nada.

      Já se cai um Chinook a casa cai. 😉

  7. ===”… especialmente em regiões proibitivas para modelos ocidentais devido as adversas condições de operação.”===

    Quem disse isso foi secretário geral da OTAN “Anders Fogh Rasmussen”

    Esse alto representante da OTAN não defende tanto o equipamento ocidental como muitos na blogosfera brasileira.

  8. eu gostei mais do comentário do carl .que diz nem mesmos os americanos acreditam tanto nos estados unidos como os puxa saco vira lata de gringo ,essa eu vou decorar rsrsrsrs.

    • PÉ DE CÃO a pouco tempo fizeram um Recall geral nos EUA e ficaram estupefados com o numero de componentes e peças de origem Chinesa que encontraram em suas maquinas de guerra kkkkk
      La tudo o que voce compra seja o que for ate mesmo marcas conceituadas Americanas seja do que for pegue uma lupa e encontraras bem pequenininho e disfarçado esta singela frazezinha em letras microscopicas MADE IN CHINA kkkkkkkkk

      • É por aí mesmo. Tem general americano morrendo de medo de haver cavalos de tróia nos chips vindos da china, da malásia, da coreia… Mas deveriam também se preocupar com os feitos na Alemanha, no japão, e até na Inglaterra. Agora se for Israelense, é brincadeira, né. kkkkk.

      • 1maluquinho

        É bom lembrar que nos equipamentos russos também são encontradas peças feitas na china e em outos países do leste europeu .

Comentários não permitidos.