6 Comentários

  1. Isso sim, é uma máquina no state of the art… chupem antiamericanos… rsrsrsrsrs… não há nada igual no planeta…

  2. “Isso sim, é uma máquina no state of the art”

    E o pior é que a maioria dos trolls nem conhece realmente as capacidades dessa aeronave! Falam do que não sabem.
    Quando alguns já começam os post fazendo piadinhas a gente já percebe que eles não entendem nada de aviação militar. Parece que querem rebaixar o Raptor ao mesmo nível do Rafale.

    • Vamos lá, JENIO… sou todo ouvidos… o que vc quer falar ???… eu também sei decorar manuais e pesquisar na net… quer ver ???…

      F-22 Raptor

      O F/A-22A Raptor, é uma aeronave de combate aéreo fabricada nos Estados Unidos, pela Lockheed Martin. Foi o primeiro caça de quinta geração a entrar em serviço.

      Velocidade máxima: 2.410 km/h
      Autonomia de voo: 2.960 km
      Velocidade de cruzeiro: 1.963 km/h
      Peso: 19.700 kg
      Envergadura: 14 m
      Comprimento: 19 m

      Sua missão principal é manter a superioridade aérea no campo de batalha, mas também possui capacidade secundária de ataque ao solo. É o avião caça mais moderno do mundo, não sendo superado por nenhum outro existente.

      Como arma secundária, o F-22 utiliza uma metralhadora M61A2 de 20mm com 480 projéteis. Já no armamento principal, em uma típica configuração de superioridade aérea, o Raptor pode ser armado com dois mísseis ar-ar de curto alcance AIM-9 e até seis mísseis ar-ar de médio e longo alcances AIM-120 AMRAAMs. Para o combate ar-solo, o F-22 pode ser armado com duas bombas de 1000 libras GBU-32 JDAMs e dois mísseis AIM-120.

      É motorizado com Dois Pratt & Whitney F119-PW-100 turbofan com pós-combustão e dois bocais thrust vectoring direcionais. Sua pressão máxima é cerca de 35.000 lbf (156 kN) por motor. A velocidade máxima, sem armas externas, é estimada em Mach 1,82 em modo supercruise. Com pós-combustão, de acordo a Lockheed Martin, ele pode ter velocidade superior a Mach 2,0 (1.317 km / h, 2,120 kmh) e o Raptor ainda pode exceder os limites de velocidade, principalmente em baixas altitudes.

      O F-22 tem oito tanques de combustível internos que perfazem a capacidade de 8200 kg. Com esse volume de combustível, o F-22 tem um alcance de travessia de 3219 km, ou um raio de combate de 759 km. Essa capacidade é consideravelmente maior que a do seu antecessor F-15 Eagle que precisa de tanques de combustível externos para conseguir igualar esse desempenho. O F-22 pode, ainda, ter ampliado esses números com a instalação de até quatro tanques de combustível externos nos cabides sob as asas, porém com sacrifício da sua capacidade invisível.

      A suíte eletrônica instalada no F-22 representa o estado da arte em sistemas e sensores na industria dos Estados Unidos. Seu radar é o Nothrop Grumman AN/APG-77 do tipo AESA (Active Electronically Scanned Array) ou varredura eletrônica ativa. Nesse radar existem 1500 pequenos dispositivos, como células, chamados módulos de transmissão e recepção (TRM) que emitem feixes de radar em diversas direções, simultaneamente, e recebem os reflexos dessas emissões, permitindo uma varredura de 120 º isenta de intervalos como ocorre com os radares de varredura mecânica que emitem apenas um feixe de sua antena que fica se movendo para poder fazer o rastreio de toda a área frontal do caça. Assim a precisão da localização do alvo é muito maior, e ainda, de quebra, há uma maior capacidade de rastrear alvos com pequena assinatura de radar.

      A Cabine do F-22 Raptor é um dos lugares mais desejados do mundo para um piloto de combate, seja ele de onde for. Lá o piloto fica sentado sobre um moderno e eficiente assento ejetavel Aces II do tipo zero zero (O piloto pode ejetar com a aeronave em altitude zero e velocidade zero) fabricado pela Mc Donnell Douglas. Este assento pode ser ejetado da cabine do F-22 a uma velocidade máxima de 1111 km/h. O painel de controle foi desenvolvido para ser de fácil operação e tendo como base quatro grandes displays LCD coloridos multifuncionais e mais 2 mostradores menores.

      ***

      Eu recomendo que vc releia meu coment e veja que não menosprezei o Raptor, MUITO PELO CONTRÁRIO… se vc prestasse mais atenção ao ler veria isso com facilidade… saudações…

      • “Eu recomendo que vc releia meu coment e veja que não menosprezei o Raptor, MUITO PELO CONTRÁRIO… se vc prestasse mais atenção ao ler veria isso com facilidade… ”

        Eu entendi muito bem seu post e quando falei que os trolls subestimavam o raptor não me referia a você, e sim aos russófilos e rafaletes que poluem esse blog.

        Peço desculpas se me expressei mal, mas estava te dando todo o apoio. O Raptor, mesmo com todos os seus defeitos ainda é o máximo, na minha opinião.

        Só diria uma coisa, não decorei manuais da internet. O meu conhecimento vem de livros que eu comprei anos atrás.

        saudações

      • Caro Blue Eyes, Na Resistência.

        Quando comentei que trolls criticavam o raptor não me referia a você e pelo que entendi de seu post você estava elogiando o caça.

        Concordo com o que disse.

        Quanto ao Raptor, uma de suas características menos mencionadas na internet é justamente uma das mais importantes: A alta manobrabilidade em grandes altitudes e velocidades, mesmo que não fosse furtivo ele ainda assim levaria vantagem sobre os outros caças em grandes altitudes.
        Com a vetoração de empuxo ele poderia manobrar com agilidade até no espaço se houvesse oxigênio para os motores.
        Mesmo com seus defeitos acho que o Raptor está em outro nível quando comparado a outros caças e acho que só o PAK chegaria perto em performance.

        Não entendo pq alguns fazem tantas criticas ao Raptor, e o pior é que os seus maiores criticos são justamente os mesmos que odeiam os EUA.
        Por isso às vezes perco a paciência com alguns e acabo exagerando nas palavras.

        Porém esse não é o seu caso, pois partilhamos opiniões semelhantes.

        Vamos continuar a batalha para que os fanboys russos e os antiamericanos cegos não destruam esse blog!!!

        abraço!

      • “Vamos continuar a batalha para que os fanboys russos e os antiamericanos cegos não destruam esse blog!!!” … concordo plenamente e desde já peço escusas pela má interpretação… pelo jeito foi puro caso de fogo amigo… novamente, ninhas desculpas pelo incompreendido acima… saudações sinceras, caro Deagol…

Comentários não permitidos.