China Fornecerá sistemas de defesa Anti Aérea FD-2000 / HQ-9 para a Turquia

FD-2000  HQ-9 SAM4

Informações Red Dragon (Taiwan)

Tradução E.M.Pinto
As autoridades Turcas informaram que o conglomerado de defesa Chinês  Precision Machinery Import and Export Corporation (CPMIEC) vencou o contrato de US$ 4 bilhões para o fornecimento de sistemas de defesa antiáerea de longo alcance conjuntas (T-LORAMIDS).
O sistema de mísseis chineses FD-2000 / HQ-9 derrotou na concorrência o norte americano Patriot Advanced Capability-3 (PAC-3) e PAC-2, o sistema  russo S- 400, e  o franco-italiano Eurosam Samp-T .
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/14PECAT” standard=”http://www.youtube.com/v/LevmLOTLq5Y?fs=1″ vars=”ytid=LevmLOTLq5Y&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5010″ /]
Os detalhes do contrato ainda não estão claros, ams esta é uma importante vitória da indústria de defesa Chinesa pois conquista asism um tradicional aliado  comprador de armas ocidentais especialmente pelo fato da Turquia fazer parte da aliança do tratado do Atlântico Norte.

52 Comentários

  1. Tem momentos que só o o Planobrasil para proporcionar, se esse contrato se confirmar eu acho que vou ter um infarto, de tanto riso! Putz EMPinto, você é o cara kkkkkkk

      • Putz, então quer dizer que além de usar peças de reposição made in china escondidamente nos seus caças, a OTAN agora vai ter parte de seu escudo balístico made in china?!

        A parte mais legal, é que um dos derrotados na concorrência era o justamente o Patriot, sistema padrão da OTAN. Os americanos devem ter feito uma proposta muito da fuleira para perder esse cavalo mais do que encilhado. Ou será que a Turquia se cansou e tá começando a pensar em abrir as asinhas?

      • Sistema de defesa aérea de longo alcance
        Nota 1: Este artigo é sobre o sistema de defesa aérea de longo alcance e de cruzeiro (Cruise) mísseis também pode ler o artigo com o título. Nota 2: Em junho de 2012, ele começou a sair com este projeto. Liberdade em uma carta para a decisão sobre a Turquia para declarar $ 4 bilhões de defesa aérea Nota 3: 23 de agosto de 2012 em Missile Defense Turquia Marchas para este projeto em um artigo intitulado Como evitar a escrita da crise de 2001. Nota 4: Neste projeto, como um integrador selecionado pelo SSM Aydin Software e Indústria Eletrônica procurar um artigo intitulado. Ao escrever estas palavras, em 2013, a Lockheed Martin vai projetar seu próprio eu acho, e eu acho que vai Milsoft’a Link16 em software. empresa chinesa ganhou o concurso, e eu estava errado :). Aqui há um artigo questionando como combinar o sistema de radares da NATO. Nota 5: 28 Em setembro de 2012, a necessidade de longo alcance de defesa aérea Analistas questão em um artigo intitulado debatido se realmente precisamos desse sistema caro. Nota 6: Em 26 de outubro de 2012, o sistema de defesa aérea de alta altitude na Turquia está passando por sua mente sobre? artigo intitulado sistema caro que realmente discutido ou não precisamos. S. Coréia move-se para atualizar o sistema de defesa Patriot pelos 909 milhões de dólares na Coréia do Sul a partir de um artigo intitulado sistema PAC-2, apenas 40 por cento a taxa de sucesso teria que passar, devido ao sistema PAC-3 pode ler. Ens de tanto dinheiro, então eu não acho que a nossa lüksümüzün. Nota 7: 04 janeiro de 2012 o relatório de uma decisão surgir novamente em janeiro de 2013 na Indústria de reunião Executiva de Defesa. Sistema de Defesa Aérea de Longo Alcance? Turquia tentando montar uma cabeça de sistema de defesa aérea de longo alcance , bem como um resumo do que eu sei e que eu li aqui confusão ediyor.Ben continua a escrever istedim.Kısaltması T-LORAMIDS (Sistema de Defesa Antimíssil turco Long Range Air e) é um sistema de pensamento para a criação deste projeto contra aviões e mísseis. Este sistema foi estabelecido dentro do sistema de escudo antimísseis da NATO confundido com o outro. Embora ambos os sistemas são utilizados para a defesa aérea pela T-LORAMIDS recursos nacionais de fora do país edilecek.Bu binayen necessidade urgente de ter mais de dois projetos que são irmãos do projeto. Siglas T-MALADMIS (Inglês Médio Altitude Air Defence Sistema de Mísseis) e T-LALADMIS (Turco Baixa Altitude Air Sistema de Mísseis de Defesa), esses dois projetos serão estabelecidos nos sistemas de defesa aérea de médio e de baixa altitude. Com recursos nacionais destes dois projetos está prevista no país é gerada por ROKETSAN. começou em 2013, um software que é HISAR para MALADMIS Aselsan. estudos no início de 2007 SSİK (Defesa Indústria Comitê Executivo) foi a decisão. Nos meses que se seguiram à RFI (Request for Information) foi publicado. RFI (Request for Information – RFI) documento, a resposta é que as empresas são as seguintes:

  2. O título da matéria poderia ser também:
    OTAN põe as mãos em tecnologia de defesa anti-aéra chinesa através de falsa concorrência internacional promovida pela Turquia.
    E de quebra, tecnologia russa também, porque esse sistema é um genérico.
    Na guerra fria, quando não se podia comprar material do inimigo, a OTAN tinha que contar com a deserção de algum soviético ou chinês para por as mãos em algum equipamento, como caças e seus radares, mísseis, etc.
    Hoje não. Hoje é só ir à feira.
    Em contrapartida, os chineses poderão ver em suas telas exatamente o que os norte-am, hram, hram, quero dizer, os Turcos, estarão vendo.

    • Matou completamente a charada Melkor! Outra coisa que as tietes do Foro de SP se esquecem é que esse mesmo sistema é igualmente usado pelo Irã….

      • Eu tava pensando nisso… é o que parece mais razoável… tinha pensado em preço, mas por 4 bi dá para comprar muita coisa ocidental, mesmo que não em qntidade… saudações…

    • Outra visão, seria que a Turquia não confia inteiramente em seus sócios ocidentais, que até hoje são contrários ao seu pedido de integrar a comunidade econômica européia.

      Nesse caso, a Turquia estaria dando uma no cravo e outra na ferradura.

    • Kkkkk

      Vc acredita que a Turquia vai gastar uma fortuna so pros yankees terem acesso a material dos chinas?

      Hauahahauahauahuahauahauhauahauahauhauahauahu

      Nao sei pq, mas lembrei agora do desespero do Tirelless quando Irã conseguiu capturar um Sentinel sem disparar nenhuma bala, só com tecnologia russa…

      O coitado do Tirelless entrou em parafuso, e mesmo quando Obama admitiu a perda do Drone, os americanopatas inventaram que ” Os EUA perderam o Sentinel de propósito pra ter um motivo pra invadir”

      • To esperando a invasão até hoje,

        Conformem-se americanatas…

        Os Estados unidos da Amerreca sao passado

        O tempo deles passou

        Acontece com qq imperio

    • Melkor seu comentario alvoroçou Bostéricos kkkkk
      A um ano e pouco atraz a Turquia havia cogitado apreciar armamentos Russos e Chineses o que gerou reação da turma da OTAN.Eles chantagearam a Turquia ameaçando-a deixa-la sem suas proteções antecipadas e de satelites ficando vulneravel a ataques de misseis.
      Se essa noticia se confirmar veremos uma decisão soberana de pais independente.
      Ja a algum tempo a Turquia trabalha nos bastidores intimamente com os BRICS e so cego não enxerga isso.
      Quando o mato pega fogo cada um corre para lugar seguro kkkk.
      Assim como é natural as aproximações da Turquia,Indonesia ao grupo dos BRICS embreve veremos a Alemanha ter esta tendencia pois não lhe restara outra alternativa e não sera fonte de alimento a famintos.
      A Geopolitica e a Geoestragia no mundo esta mudando mas apaixonados aficcionados de carteirinha ainda murmuram que Elvis não morreu kkkkk De 2009 pra ca so levam bola nas costas kkkkk E vem muito mais por ai kkkk Morreram aos poucos kkkk

  3. Se for verdade que derrotou o S-400, fato que eu não acredito muito.
    Temos uma prova de que as tecnologias russas repassadas para os chineses já estão prejudicando as exportações da própria Rússia.
    Muita gente avisava que isso iria acontecer.

    Pelo menos agora os americanos vão poder estudar mais de perto a capacidade anti-aérea dos chineses, assim poderão elaborar contramedidas melhores.
    Digo isso pq para derrotar o Patriot e o S-400 esse FD-2000 / HQ-9 deve ser o máximo da tecnologia chinesa.

    Outro fato importante é que a derrota do sS-400 demonstra que o “melhor” SAM russo pode não ser tão mais avançado e revolucionário como muitos pensavam( inclusive eu).

    • Na verdade a notícia está equivocada o concorrente russo foi o S-300PMU2. A questão do S-400 parece que é igual à do Patriot, que concorreu com a variante PAC-3, e a Turquia queria os sistemas mais novos.

    • DAEGOL sabe meu caro embora não divulgassem pois a midia Brasileira é comprada e vendida durante avaliações de plataformas de defesa aereas o EB havia ficado impressionado e muito interessado nos sistemas Chineses e então tiraram a responsabilidade da decisão do EB e transferiram-na para o EMCFA que logo foi declarando que iria tambem consultar a MB e a FAB.
      Eu fiquei com o pé atraz pelo historico de subserviencia da FAB e MB a Anglos e pensei que entraria areia na escolha do sistema de defesa aerea a escolhermos e me preocupei mais ainda com o SISDABRA e o SISFRON e tambem com Alcantara e o projeto aeroespacial.
      Bem penso que deveriamos ter bom senso e deixarmos preferencias e simpatias de lado e usarmos exemplos como a propria China e a India que passaram a serem potencias atomicas,aeroespacial e militares graças a tecnologia Russa.
      E meu caro não se iluda,se a China fechar esse acordo tenha a certeza que ela tem garantias pois a mesma não quer a todo custo como a Russia tornar-se player exportador de armas e vende apenas para quem lhe agrada ou para quem lhe é estrategico.
      Tem caroço nesse angu.

  4. Interessante .. seria esse sistema semelhante ao S-300 (por um preço mais em conta )?? ou quem sabe ate mesmo o S-400.??. e se for.. pra q então a China estaria interessada no S-400 russo ja possuindo esse sistema ?? um pouco estranho e surpreendente .a escolha (nesse caso a ”quantidade venceu a qualidade..e o q acho ) e o primeiro de muitos contratos q os russos vão perder ..sistemas semelhantes .. com diferenças em alguns casos ”’gritantes” no preço entre um e outro … e ainda querem vender SU-35 pra China … q seja a escolha e deles

  5. A principio, seria uma resposta aos S-300 gregos, mas a escolha pode ter outras motivações…

    Mesmo que a Turquia faça parte da OTAN, as necessidades turcas são bem peculiares, tendo que garantir a segurança do acesso do Mar Negro ao Mar Mediterrâneo ( o que os colocaria em contado direto com os russos ) e sendo rivais dos gregos ( abastecidos por russos, franceses e americanos ). Os turcos também tem rusgas com os israelenses, que são apoiados pelos americanos. Assim sendo, a escolha de um sistema anti-aéreo ocidental ou russo poderia terminar condicionando a defesa aérea turca totalmente a fornecedores aliados de seus rivais…

    No final, os chineses terminaram sendo a opção viável para um sistema desse nível…

      • KONNER e _RR_ então voces acham que essa escolha foi simplesmente como pirracinha né kkkkkk.
        Não se esqueçam que Sirios e tambem Sauditas odeiam Turcos e outros Arabes tambem.
        A Turquia vive em conflito de identidade onde uma minoria sente-se Europeia e é discriminada por Europeus e uma maioria Islamica,multi-etnica que sente-se prima de Arabes e tambem é discriminada por eles.
        kkkkk logo a Turquia causa furor uterino na Europa e Oriente medio kkkkk.
        Hummm porque tradicionais vendidos a Yankees estão descambando pro lado da China heim Ex:Paquistão,Turquia,Arabia Saudita.

      • Se pensam ser a Turquia uma escolha alternativa estão saindo das mãos do passarinheiro e indo direto para a panela.
        Em raciocineo semelhante o Brasil buscou parceria estrategica com a França para dizer que não era da obita nem dos EUA,nem da Russia e nem da China,mas os tempos mudaram e a França assumiu o papel da Inglaterra e passou a ser fiadora dos EUA.

  6. Todo mundo com AAA de respeito menos o Brasil… Mas o Pantsir vem vindo… vem vindo…

    Na selvageria e gana comercial dos chineses, contratros são detalhes. a primeira remessa já deve estar até sendo montada em solo turco, antes mesmo da última assinatura.
    Os importadores de maquinas chinesas que o digam. Eles estão dando de 10×0 na nossa enrolada e cansativa burocracia.

    Contudo, depois desta matéria: http://www.planobrazil.com/radares-chineses-do-equador-com-problemas/, fico na dúvida da seriedade do SAC deles.

  7. Os caras da OTAN estão loucos com o resultado desse contrato. Já afirmaram que o sistema chinês não vai poder funcionar integrado aos sistemas da OTAN para que não haja vazamento de informações. Imagina os técnicos chinas “regulando” a assinatura radar de F-35 e F-22 durante exercícios da OTAN?

    Achei bastante corajosa a atitude da Turquia. E olha que a maioria dos experts que acompanhavam o processo achavam que os russos e os chineses estavam lá só como forma de forçar os outros a baixar o preço. Aí os chinas chegaram e disseram:

    – Se é pra brincar, vamos brincar “à vera”. Vendo por R$1 bilhão a menos.

    • “Mais e a Otan e os Patriot, num era melhor não?”

      Cada sistema de armas é melhor de acordo com a necessidade do cliente.
      Nesse caso parace que o Patriot não foi o melhor.
      Não sabemos quais foram os requisitos da Turquia para essa compra, a única conclusão que podemos tirar é de que o HQ-9 tem boas qualidades e deve ter se saido bem nos testes apresentados. Mas um outro fator importante pode ter sido o preço.

      Assim como comprar um carro, ninguém pode dizer qual é o melhor carro do mundo, mas cada um pode dizer qual é o melhor para si próprio.

      O Patriot ter pedido não prova que ele é inferior, mas prova que para as necessidades turcas ele não era amelhor opção. o mesmo vale para o S-400 ou outras versões do S-300, dúvido que o HQ-9 seja superior ao modernísssimos SAM russos, mas para os turcos, por algum motivo, é.

  8. Ai meu, não pera, aí o rim da Vadia!
    Até os turcos, até então completos vassalos dos EUA, quase tanto quanto as putinhas que comentam em sites/blogs defendendo o direito legítimo dos EUA de assassinarem seres humanos para gerar empregos nos EUA, agora estão se voltando para a nova superpotência mundial.

    • Pelo visto as sempre frequentes lesões sofridas no reto andam cada vez mais prejudicando o raciocínio de tão ciosa e obediente curica, a mesma que indubitavelmente tem bandeiras da China e do Irã em seu quarto e dorme abraçadinha ao boneco de pelúcia do Ahmadinejad.

      Entretanto, a seviciada empreguete do Foro de SP se esquece que, uma vez incorporada ao inventário turco, Os EUA terão pleno acesso ao sistema. Melhor ainda se for instalado perto de incirlik, onde existe uma base aérea da USAF. Não haverá dificuldades para os pilotos dos F-16 ali baseados desevolverem eficientes medidas evasivas. Da mesma forma, também a biblioteca de ameaças dos sistemas de guerra eletrônica da OTAN ganharão um importante reforço.

      • Legal… Que dizer que a turquia vai gastar uma pequena fortuna só pros EUA vai ter acesso a um equipamento que com certeza éinferior ao que é usado pelas forças armadas da China …..

        Deixa de ser puxa saco Tirelless… Vc ta mais perturbado do que na época que o Irã derrubou o Sentinel…..

        Os patriots perderam a concorrência

        Simples assim…

        Vc acha Q a China vai fabricar pra sempre equipamentos ruins que soltam pecinhas?

        Vc acha que a Rússia vai sempre viver na crise econômica dos anos 90?

        As coisas mudam…
        A China investiu demais em educação nas ultimas décadas….

        É lógico que ia chegar uma hora em que os materiais deles teriam qualidade pra concorrer em nível internacional

        Vc ta parecendo puta traída, que nao aceita que o cafetão tem outra amante e vive se enganando pra nao querer enxergar a realidade

        Muda de vida, menino

        A hegemonia do império yankee acabou……

  9. Só uma questão interessante, no vídeo, não vi qualquer menção ao S-400, somente ao S-300. Sem contar o fato dos Chineses estarem estudando a compra do S-400, não faria sentido comprar um material se você tem um produto nacional genérico.

  10. Não acredito que tenha derrotado de fato os demais sistemas em uma competição…

    A Turquia escolheu ele pelo preço mesmo, custos de operação e manutenção mais baixos e por fazer o mesmo trabalho dos outros, com margem de erro aceitável!

    Vamos ver… mas derrotar os S-400 é brabo hein.. nem os Patriot conseguem!

    Valeu!!

  11. Devo admitir que o comentário do RR foi muito bom.
    Existem alguns detalhes importantes que não podem deixar passar em branco;
    1. segundo o vídeo o sistema russo na concorrência era o S-300 e não o S-400 (como o Lucas Senna já avisou)

    2. seguindo o raciocínio do colega RR, se o sistema chinês é equivalente aos seus concorrentes ou pouco inferior, mas atende bem aos requisitos do operador e ainda por cima lhe da um certo grau de liberdade então os turcos fizeram muito bem.

    3. achar que os chineses vão vender exatamente o mesmo sistema que usam é ser muito inocente, vão vender um míssil muito bom mas provavelmente com velocidade e alcance diferente, hardware e software (toda certeza totalmente diferente)

    4. mesmo que esse sistema seja muito eficiente e caia nas mãos dos EUA (aqueles canalhas) os chineses já estão tentando comprar algo muito mais avançado, chamado S-400 enquanto os russos estão trabalhando em algo ainda mais incrível chamado S-500.

    • Cal,

      Apenas complementando o raciocínio do amigo, a variante FD-2000 é específica do HQ-9 para exportação… E pelo que sei, o sistema chinês aceita mais de um tipo de radar de busca. Logo, é possível que alguns componentes do sistema FD-2000 não sejam os mesmos do HQ-9 original…

    • CARL que grau de liberdade tera em um sistema generico que usa tecnologias e equipmentos dos outros ? Nenhum pois estaras condicionado a unico fornecedor e irritara os outros.
      Foi justamente este pensamento que deixou avalistas do EB com a pulga atraz da orelha.
      Não entendo muito destes armamentos mas o EB havia avaliado uma plataforma Chinesa que utiliza misseis genericos Israelense e Italiano e que são usados a tempos pela FAB e MB.Dizia-se que alem de mais barata tinha a capacidade de atingir aeronaves acima de 15 mil metros.O que desmotivou nossos avalistas foi o fato de usarem genericos de tradicionais fornecedores nossos.Então a mais sabia escolha foi mesmo o Pantsyr com repasse de tecnologia e liberdade de criação coisa que jamais os Russos fariam com os Turcos.

  12. De vez em quando surge estas pérolas! Que quebram qualquer prognóstico…

    Era de se esperar uma turquia com uns patriot. Aí nem russos venceram.. mas os china!… Pelo menos o Brasil não vai entrar nesta.

    Até agora das poucas aquisições que o Brasil fez não fez M!…

    subs da frança… uns componentes britanicos pra a marinha de superficie… tanques alemaes… helicopteros de transporte/ataque pra a fab… só falta agilizar isso daí!…..

    E mais! Como se o brasileiro nao fosse capacitado. Viram a nova lancha da PF?

    Feita num estaleiro brazuca, tem até componente anti-radar…

    http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/12412/DGS-888-Patrol—Primeira-embarcacao-militar-blindada–com-propulsao-hidrojato-a-diesel-e-sistema-antirradar/

    Mas os P..tos do congresso… que nao vao ganhar nada mesmo de promoverem empresas que nao tenham qualquer ligação… ou influencia em seus negocios!…

    ESTÃO CAGANDO E ANDANDO… http://www.youtube.com/watch?v=X9TavvKYFkM

    • “Até agora das poucas aquisições que o Brasil fez não fez M!…”
      Correto X-TUDO
      O governo Brasileiro esta tomando decisões com os pés no chão por causa da crise mundial e ajustamentos da nossa economia.

  13. “Melkor
    27 de setembro de 2013 at 17:35

    O título da matéria poderia ser também:
    OTAN põe as mãos em tecnologia de defesa anti-aéra chinesa através de falsa concorrência internacional promovida pela Turquia.
    E de quebra, tecnologia russa também, porque esse sistema é um genérico.
    Na guerra fria, quando não se podia comprar material do inimigo, a OTAN tinha que contar com a deserção de algum soviético ou chinês para por as mãos em algum equipamento, como caças e seus radares, mísseis, etc.
    Hoje não. Hoje é só ir à feira.
    Em contrapartida, os chineses poderão ver em suas telas exatamente o que os norte-am, hram, hram, quero dizer, os Turcos, estarão vendo.”

    mas senhor Melkor os equipamentos militares que são exportados pelas indústrias/países não são normalmente downgradeados?! não são normalmente propositadamente mais inferiores dos que oss nacionais?!

    • “mas senhor Melkor os equipamentos militares que são exportados pelas indústrias/países não são normalmente downgradeados?! ”

      Nem sempre são downgradeados, um bom exemplo são os Sukhoi 30MKI que a rússia vendeu para a ìndia que eram muito superiores aos SU-27 que a própria Força Aérea Russa usava.
      Outro exempo bom são os F-16 bloco 60 que os EUA venderam para os Emirados Árabes que são muito mais capazes que os F-16C/D que os amercanos usam.

  14. de qualquer forma isto representa uma perda de mercado bélico cada vez mais crescente para os estadunidenses…..até pra seus aliados mais diretos/chegados estão perdendo mercado…os russos e chineses estão chegando com tudo/botando banca nestes últimos tempos…

  15. Ora ora…

    Um membro da OTAN comprando material chinês?

    É pra matar de ódio bilial os americanopatas…

    Ps.: vcs acreditam mesmo que a Turquia vai gastar uma pequena fortuna só pros USA ter acesso aos equipamento chineses?

    Tomem vergonha na cara americanopatas… Especialmente voce Tirelless….

    Estao adotando aquela mesma posição na época que o Irã derrubou o Sentinel…

    -Primeiro, disseram que era mentira, que o Irã tinha feito uma maquete do Sentinel pra enganar todo Mundo

    -Depois, quando os EUA confirmaram que Irã tinha conseguido capturar o sentinel, disseram que os EUA perderam o sentinel de propósito pra ter um motivo pra invadir o Irã

    Inventaram mil contorcionismos verbais mas nao admitiram que o Irã tinha a tecnologia necessária pra caputurar um drone americano

    Eu eim….

    Meu povo… Vocês só nao sao mais ridículos por falta de espaço

    Ja era… Os EUA sao passado… O futuro é a China e sua aliança com Rússia…..

    • Rafinha, cresce… deixa de ser parvo… nem vou me alongar… todos já conhecem suas moagens… não convencem mais… só servem para dificultar o surf pela página… saudações…

    • Ótima chance deles de aproveitarem a Onda do crescimento do Brics… oferecendo ToT de verdade de muito material tecnologico de que o Brasil necessita!… Mas pra isto precisa um governo NACIONALMENTE BRASILEIRO… e não originário das CUCUIAS… OU DAS CUCUIAS DO NORTE…

      • X-TUDO mesmo que nos oferecessem ToT completa quem confia que não venham com cadigos malweres e chipadas.
        Melhor mesmo é sairmos fora deles em defesas aereas,aviação de caça e aeroespacial.

      • Mas isto pode acontecer de qualquer tot!

        É a oportunidade deles puxarem pro lado deles o Brasil…e nada fazem! O Obama só aparece aqui em poucas oportunidades… pra usar papel higienico de ouro!… e dar um afago nos cachorrinhos… E trazem pra cá o presidenciavel derrotado!.. No lugar… Deste jeito só vão continuar afundando mesmo!…

        É a máfia lá e a máfica cá!… Deus salve os americanos! Tanto do norte como do sul!

  16. Então as Libelulas esvoaçantes dos pantanos da Florida começão logo a viajarem na maionese da especulação discovery channell né kkkk Quem sabe para os senhores não é o simpatico EUA quem esta bancando essa so pra esmiuçar genéricos né kkkk Quem sabe assim descobrem como evitarem jameamentos Ching Lings kkkkk
    Cada uma eita povinho que gosta de fantasiar e iludir-se kkkkkkk

    • Antiamericanismo infantil… ve se franceses, alemães, japoneses ou chineses ficam se rasgando toda porque foram espiadas de cueca na mão… rsrsrsrsrs… eles simplesmente se preparam para eventualidades…
      Chora bananeira, chora… rsrsrrsrsrs…

Comentários não permitidos.