Aumento do efetivo do Exército em mais de 31 mil integrantes

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (25), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 4370/12, do Executivo, que permite o aumento em 31.358 do número de integrantes do Exército. Pelo texto, poderão ser criados 14.014 cargos de oficiais e 17.344 de subtenentes e sargentos.

O texto segue para o Senado, a não ser que haja recurso para apreciação em Plenário.

Segundo a proposta, o limite legal de pessoal militar, fixado há 30 anos, passa de 296.334 para 325.692, o que corresponde a um acréscimo de 9,9%. Esses novos oficiais, subtenentes e sargentos deverão ser incorporados gradativamente ao Exército entre 2013 e 2030, de acordo com um planejamento anual.

Projetos estratégicos
O parecer do relator, deputado Mendonça Prado (DEM-SE), foi favorável. “A proposta atende a projetos estratégicos das Forças Armadas, promovendo o aumento gradual dos efetivos do Exército Brasileiro, tendo em vista as decorrentes demandas de emprego, de criação e de transformação de estruturas da instituição”, afirma.

Segundo o relator, esses novos oficiais poderão trabalhar na implementação do Projeto Piloto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), na criação do Centro de Defesa Cibernética e no desenvolvimento do Sistema Astros 2020, entre outros projetos.

 

Fonte: Agência Câmara Notícias

35 Comentários

  1. vejo com resalvas, sou a favor do serviço militar obrigatório ( leia-se alistamento , que permite o país saber com quantos pode contar em caso de conflito) um país e feito de direitos e DEVERES.

    Mas acredito que inchar mais o contigente, sem levar em conta como se dará isto, se por meio de profissionalização tecnica, ou simplesmente torna-lo mais burocratico, pois segundo um notório general :

    “Temos munição para somente meia hora de guerra”

    Ter um grande exercito mambembe, não acrescenta nada, mas sim um aumento do efetivo de forma inteligente, com capacitação tecnica na arena moderna, (entenda-se guerra convencional e assimetrica)

    Mas concordo que pelo tamanho de nosso território, necessitamos de um efetivo bem maior.

  2. O Brasil possui uma área de 8.511.965 km2, uma população de 185.875.219 habitantes (estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, para 22 de março de 2006), o 6º maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo e um efetivo total nas Forças Armadas de 327 710 militares no serviço ativo, dos quais 296 integrantes do Exército efetivos que não têm sofrido grandes variações ao longo dos últimos anos.

    Em nivel de militar para cada 1.000.000 de habitantes, estamos em 31°, atras ate da Argentina :/ e necessária sim uma atualização, mas que seja adequada as ameaças e missões modernas, não somente um” inchaço de embustes”

    Vale lembrar também outro fator estratégico para o país, e que o efetivo das Polícias Militares dos 26 Estados mais o Distrito Federal, e de pouco mais de 385 mil homens, e pela constituição, os efetivos de Policia militas, são forças auxiliares do exercito brasileiro, que em caso de agressão a nossa integridade territorial, passam a obedecer integralmente ao comando militar do exercito de sua região. Esta e uma bela carta na manga da soberania nacional, o efetivo teria um salto gritante em caso de emergência, com homens perfeitamente adaptados a ordem unida militar.
    Este e um dos fatores do comando de exercito resistir com todas as suas combalidas( pelo ravanchismo) forças de influência, contra a proposta esquerdista de desmilitarização das policias ( que logo após devem propor a desmilitarização do proprio exercito rsrs, de esquerdista eu não duvido de nada)

      • Deu na tv… analfabetismo volta a crescer no Brasil depois de 25, VINTE E CINCO, anos em declínio… eis o governo imbecilizante do pt… a pesquisa levou em consideração os anos de 2011 e 2012 em comparação com os anteriores que já demonstravam uma curva ascendente do numero de analfabetos… só para informar, temos 27,8 MILHÕES + 1 de analfabetos funcionais… o 1 é para vc, caro militonto… rsrsrsrsrsrs… fonte: http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE98Q02T20130927

      • Concordo… FORA ESQUERDALHAS, PETRALHAS E AFINS… rsrsrsrsrs… 2014 será o fim dos petralhas e aí o dia vai nascer feliz… rsrsrsrsrsrs…

      • A policia não tortura pobres, isto e propaganda coitadista barata, para cooptar humildes desinformados, e torna-los buchas de ideologias bestas quadradas.

        A policia como corporação, tem pro principio basico defender a lei, a ordem publica e os direitos basicos do cidadão ( integrigade, propriedade, privacidade etc.)

        Se UM policial cometer o ato de tortura, ele não agiu como policial, mas sim como um criminoso comum, responsavel individual pelos seus atos, a policia como corporação deve ter meios legais para punir exemplarmente o desvio de conduta.

        Mas vocês coletivistas fanáticos preferem ‘jogar a criança fora com a água do banho’ e não e por falta de censo não ,antes fosse, mas sim por interesse de desconstruir qualquer instituição republicana que possa impedir de vocês implantarem seu tão sonhado TERROR REVOLUCIONÁRIO.

      • Matou a pau, caro Fábio… como sempre, os ESQUERDALHAS ficam sem respostas convincentes… assim é fácil demais… rsrsrsrsrs… não dá nem gosto… não aguentam dois minutos de ponderações e saem ganindo… rsrsrsrsrs…

      • O projeto do foro de SP prevê a dissolução da Polícia Militar para pôr no lugar as milícias de bairro, compostas por integrantes adivinha de quem ? Da black bloc, que pra quem ainda não sabe, é financiada pelo PT.

        A implantação das milícias de bairro é a concretização da ditadura comunista. Assim foi feito na Venezuela e em todos os países que estão sob a ditadura comunista do foro de SP.

        Qualquer coisa que a PM faça será motivo de desculpa para o PT criticar a polícia e usar isso como desculpa pra acabar com a PM e colocar as milícias de bairro no lugar.

        Assim, se a PM estiver metendo a porrada nesses desgraçados da black bloc, que é o que deve ser feito, eles dirão que a PM é despreparada, que abusa da violência, que machuca “pobres manifestantes indefesos” e decretará o fim da PM.

        Se a PM estiver aliviando pra black bloc, o PT dirá que a PM não está dando conta de combater os depredadores, dirá que a Polícia Militar é ineficiente e decretará o fim da PM.

        Qualquer coisa que a PM faça será motivo de condenação e usado pra decretar o seu fim.

        O PT segue a cartilha do foro de SP. Daqui pra frente, qualquer coisa que a PM faça, será usado como pretexto pra extinguir a corporação e decretar a ditadura comunista propriamente dita, através da implantação das milícias de bairro.

        As milícias de bairro tem como “xerifes”, bolivianos do tráfico, que são o principal motivo dos black bloc esconderem o rosto, porque eles são índios e é muito fácil identificá-los, e cubanos.

        Eles terão permissão pra entrar em nossas casas a qualquer momento, sem nenhuma autorização judicial, revistar nossas coisas e apreender nossos computadores.

        As milícias de bairro são o fim da liberdade.

        Compartilhe pra que a nossa Polícia Militar saia às ruas pedindo a Intervenção das Forças Armadas antes que a própria PM seja extinta.

        Policiais Militares, chega de obedecer este governo !
        Vamos ficar na Pátria Livre ou morrer pelo Brasil !

        Atitude certa enquanto há tempo !
        Força e Honra !

        Neste vídeo, Graça Salgueiro entre muitas outras coisas, fala sobre as milícias de bairro.

        http://www.youtube.com/watch?v=DGZWfIZClLk

        No RJ já estão tentando dissolver a PM.

        http://www.youtube.com/watch?v=DWmOCIX7pHM&hd=1

  3. Esta é uma etapa burocrática, feita para atender as novas funções do Exército como, por exemplo, a segurança cibernética que está sendo criada agora. Notem que são apenas Oficiais, Subtenentes e Sargentos. Corpo técnico basicamente.

    O que me preocupa é que, nesse rol de projetos de atualização das forças armadas, não vejo muita coisa sendo feita, ou ao menos sugerida, para aprimorar as capacidades de cabos e soldados que são, ao fim das contas, quem carregam o piano.

    Com exceção do programa COBRa, o que se projeta para o combatente? Quais seriam as novas exigências no momento do alistamento, se é que existirão?

    Cabos possuem função importante em veículos blindados, que o Brasil anda adquirindo com tecnologias inéditas por aqui. É suficiente a capacitação atual destes garotos que se alistam?

    O novo fuzil (seja Imbel ou Taurus) está sendo avaliado como? Por oficiais? Por soldados (que são os principais usuário)? Vamos continuar usando botas de modelo da década de 1960, quando existem modelos mais confortáveis e eficientes no mercado?

    O salário do Soldado ainda vai continuar atrelado ao do General?

    Enfim, acho que os programas desenvolvidos atualmente exigirão um soldado muito melhor acostumado a certas tecnologias e com capacidades cognitivas que hoje são inexistentes nas forças armadas. E quando falo em tecnologia não significa saber mexer em um Smartphone ou operar o último console para jogos. É necessário entender essa tecnologia para tirar o máximo de proveio dela.

    Talvez deva-se considerar seriamente a profissionalização também destes componentes, como está se fazendo com o resto da tropa. E acho que essa profissionalização só será possível através de quatro cenários:
    1 – fim do alistamento obrigatório;
    2 – criação de plano para a carreira de Soldado, coisa inexistente hoje;
    3 – alteração do soldo, com a desvinculação salarial;
    4 – mudança na forma de treinamento do soldado, principalmente porque soldado não é “filho do diabo”, não é “bucha de canhão”, não é “o último da fila”. Estas formas doutrinárias são pra lá de arcaicas e mostram o quanto a estrutura de formação de competências das forças armadas é retrógrada. Preparar alguém para situações de tensão extrema não significa colocá-lo numa condição de submissão. Todos os principais e mais poderosos Exércitos modernos já sabem disso a décadas, mas aqui ainda se vive no século XV.

    • Somos anti-comunistas, sem essa de salários atrelados.
      A remuneração precisa dispor de elementos de premiação por desempenho, mérito, sacrifício (distância da família), perigo de vida (missões), técnica (Engenharia de estradas), etc….

      • É o samba do crioulo doido… não to mais entendendo nada… quer dizer então que o Sr. não é COMUNISTA ???… rsrsrsrsrsrs… existe diferença (na prática) entre comunista e petista ???… me esclareça essa dúvida, please…

      • Quem vê o mundo em duas cores é você. Existe uma grande distância entre o comunismo e o Estado de Bem Estar Social.

        Para premiar a criatividade, a dedicação e estimular a livre iniciativa, não é necessário gerar miséria e deixar milhões desamparados.

        O mundo pode ter um equilíbrio melhor de renda, sem que tenhamos que trocar de sistema econômico ou destruir a república e a democracia.

      • A República de Cuba também se acha “democrática” !!!… A chinesa também !!!… e a coreana, do norte é claro !!!… rsrsrsrsrsrs… faz-me rir…

  4. Antes de incorporarmos esses mais 31.000 integrantes ao exército,devemos criar condições mínimas para absorver-los coisa que eu acredito não deva esta acontecendo !
    De nada adianta aumentar o efetivo se não criarmos e modernizarmos as estruturas já existente !

  5. Servico militar tem que ser voluntario. E carreira e nao obrigacao. Exercito de recrutas sao fraquissimos. Obrigatoriedade no caso de guerra eminente. veja exemplos da Russia. Putin quer tornar as forcas armadas profissionais, porque ele sabe muito bem que esse pessoal que fica ali 1 ano ou 2 na hora H so serve pra bucha.
    Paises avancados tem Forcas Armadas profissionais, educadas com no minimo 2do grau. Esse fundo de panela nao serve para nada.

    • Depois que tudo mais falha, família, escola, sociedade, o serviço militar obrigatório é a última oportunidade que o Estado oferece para a formação de um jovem.

      • No caso do governo petralha essa formação é a ultima coisa para o jovem se tornar um walfredo, ou seja, um ALIENADO total… serão mais 31 mil petralhinhas melancias a soldo das FAs… nosso futuro é trágico… prefiro ficar com a família tradicional, núcleo que ainda resiste a engenharia social idiotizante dos ESQUERDALHAS e afins…

  6. É verdade, Capa…e tudo isso sem falar nas violências urbanas e rurais que as Polícias Militares e Polícias Civis, enfrentam diariamente, com as problemáticas regionais de seus estados, as tornam extremamente experimentada. Em caso de Guerra, em cenários urbanos, o Exército não precisaria nem se preocupar com certas ações: Bastaria autorizar às mesmas a empregar certos componentes logísticos como transportadores de tropas sobre rodas e lagartas e o emprego de metralhadoras de maior calibre. Seus serviços de inteligência são extremamente bons também. Ao Exército caberia mesmo cuidas das questões fronteiriças com outras forças armadas. No momento, os melhores instrumentos de contra-terrorismo convencional que possuímos no Brasil é o nosso aparato policial, pois a própria criminalidade banal a qual enfrentam é pior que qualquer ideal totalitarista terrorista enfrentado nos dias de hoje pelos exércitos das grandes potências.

    Lembremos, apenas que os nossos “amiguinhos” da ONU, no ano passado nos recomendaram acabar com elas, as “malditas” e “desumanas” Polícias Militares ( http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/paises-da-onu-recomendam-fim-da-policia-militar-no-brasil.html ). Por que será, hein? Quanta “generosidade” por parte destas potências, hein?

    Abraços a todos e fico feliz que os politiqueiros tenham acordado e mesmo isso não sendo um ato de fortalecimento militar, e sim de compensação de efetivo em proporção com a população do país. Quando o penúltimo limite limite de efetivo legal foi estabelecido, o país tinha uma população com quase a metade dos duzentos milhões de brasileiros de hoje, portanto, o certo deveria ser a criação de um dispositivo capaz de dobrar o efetivo e consequentemente o número e disposição de unidades do país em todo o país, e só a partir de então, adicionar outras unidades e efetivos, ai sim, seria um ato de fortalecimento militar.

    Abraços a todos..

    • Comentário perfeito amigo, a ONU e seus mercenários de embaixadas, querem e nos enfrequecer, usando desconstrução interna para isto, e o que não lhes falta e idiota util revoluciónário de bandeijão para isto.
      Dividir para conquistar, uma tatica tão antiga quanto a própria guerra.

      Vale lembrar que as maiorias das escalas das policias militáres nos estados e de 12 x 36, ou seja dia sim dia não, em caso crise este e outro fator estratégico a nosso favor. basta mudar a escala para 4×2, que teremos milhares de homens treinados em manuseios de armas e ordem unida a disposição.

    • Essa é a realidade… o resto é mero esforço propagandístico dos petralhas para as próximas eleições…

  7. ótima noticia ,31 mil ainda é pouco pois ficar trabalhando o ano todo em 1por1 e as vezes zero por zero
    o correto é 2×2 , os quarteis estão com efetivo baixo ,depois que entrar os mais 31 mil veremos se vai adiantar ,pois ainda tem hoje em dia o planejamento estratégico das usinas de centros tecnológicos então isso significa mais efetivo
    é um começo ,e tomara que não pare por ai
    e fora que esse ano criaram mais uma região , a contagem esta fraca ela pode melhorar!!!!!

  8. Malditos PTralhas, com essa mania de querer um país soberano e sem pobreza, agora além de estarem investindo 1,5 bilhão no novo polo tecnológico do exército, estão aumentando NOVAMENTE o efetivo das forças armadas por causa da expansão em direção a região Norte do Brasil.

Comentários não permitidos.