Interesse dos EUA na Petrobras iria além da tecnologia

Para especialistas, vigilância sistemática faz parte da necessidade americana de controlar setor estratégico. Washington estaria de olho em como o Brasil supera principais obstáculos da complicada exploração do pré-sal.

Nas últimas semanas, as revelações de que a Agência de Segurança Nacional americana (NSA) espiona sistematicamente a Petrobras abriram uma série de especulações sobre qual seria a real intenção dos Estados Unidos.

A presidente brasileira, Dilma Rousseff, que também foi alvo da NSA, discursa nesta terça-feira (24/09) na Assembleia Geral das Nações Unidas para pedir que ações de vigilância entre países sejam regulamentadas pela ONU. Quando foi divulgada a informação de que os EUA espionaram a Petrobras e a presidente, Dilma disse em nota que, se fossem confirmadas as informações divulgadas pela imprensa, o motivo “das tentativas de violação e de espionagem” seriam “interesses econômicos e estratégicos.”

Para especialistas ouvidos pela DW, por trás da vigilância contínua estaria não uma busca direta por tecnologia, mas um interesse em monitorar o setor petrolífero brasileiro e uma necessidade de controlar.

Segundo os arquivos obtidos pelo ex-consultor da NSA, Edward Snowden (que denunciou o esquema de espionagem da agência), e repassados à imprensa brasileira, os EUA recebem a cada três dias um boletim sobre a Petrobras – seja através de relatórios da embaixada em Brasília, seja a partir de dados obtidos diretamente do sistema da petrolífera. O fluxo teria se intensificado em 2007, com a descoberta do petróleo na camada do pré-sal.

“Eles querem controlar tudo. Existe uma parte do governo americano que quer manter o controle. Simplesmente”, opina o suíço Gregor Erbeli, pesquisador da Universidade de Miami que trabalha há dez anos ajudando a treinar funcionários da Petrobras. “Mas não sei se alguma empresa americana teve o privilégio de ver essas informações.”

Domínio da tecnologia

O pré-sal fez do Brasil a descoberta “mais quente” do setor dos últimos dez anos aos olhos estrangeiros, diz Eberli. Antes da identificação da reserva, dados apontavam que o país tinha entre oito e 14 bilhões de barris de petróleo conhecidos. A partir de 2007, as estimativas passaram a ser de 80 bilhões de barris. Só o campo de Libra teria 13 bilhões, de acordo com Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe (instituto de pesquisa de engenharia da UFRJ). E tirar o petróleo estocado a 7 mil metros de profundidade exige domínio tecnológico – e o custo é alto.

“A Petrobras pode ter tecnologias que as companhias americanas não têm, e isso pode ser uma razão para espionar, mas não acredito que seja o foco principal do governo americano”, afirma James Natland, especialista em geologia marinha da Universidade de Miami. “O setor energético tem, sim, uma coisa que interessaria muito aos americanos: petróleo, muito petróleo.”

Desde a descoberta do campo do pré-sal, empresas americanas, como ExxonMobil e Chevron, reforçaram a presença em território brasileiro. Mas a Petrobras conhece como nenhuma outra a área geológica brasileira. Com base nessa informação, a empresa define prioridades no leilões.

No caso do campo de Libra, o maior do pré-sal, a presidente da Petrobras, Graça Foster, garantiu em audiência no Senado realizada na semana passada (18/09) que nenhuma empresa está tão bem preparada para explorar a região. Foi a estatal brasileira que definiu a locação, perfurou e descobriu e, portanto, tem os dados e a infraestrutura. A ExxonMobil, por exemplo, optou por ficar de fora do leilão.

Luiz Pinguelli Rosa concorda com Foster. “A Petrobras deve ter uma estratégia baseada em tecnologias que se pode usar na água profunda. E os americanos podem ter interesse em ver como ela usa a tecnologia, [e] qual estratégia [a empresa utiliza] em função da geologia brasileira”, assinala.

Procurados pela reportagem da DW Brasil, a Petrobras e governo brasileiro preferiram não se manifestar sobre o tema.

Defesa exposta

Na visão de Pinguelli, um dos maiores especialistas energia no Brasil, o caso de espionagem expôs a fragilidade do sistema de defesa brasileiro. “O Brasil é um país indefeso. Não tem sequer um sistema de controle das informações do governo, uma criptografia no uso dos computadores de elevado nível. Isso deve mudar um pouco, acho que aí deve haver mudança.”

A espionagem poderia já estar prejudicando o país. “O Brasil tem dificuldades em importar alguns equipamentos controlados pelo governo americano, como é o caso da energia nuclear. Há muita dificuldade de importação de equipamentos voltados para o enriquecimento do urânio. Acho que já deve haver prejuizos desse tipo”, opina Pinguelli.

Também durante a audiência no Senado, Graça Foster anunciou que a Petrobras investirá 4 bilhões de reais em 2013 e 21,2 bilhões no período de 2013 a 2017 em tecnologia da informação e telecomunicações. “Temos a cultura da segurança da informação”, afirmou.

Fonte: DW.DE

9 Comentários

  1. Estranho eles foram a lua e espionão para descobrir como furrar um poço de petroleo.Tudo que nossos engenheiros e tecnicos precisam e de apoio financeiro para mostrar seu valor,RECADO PARA FAB,MARINHA,EXERCITO,ainda acredito em voces.

      • Carl eles não roubaram a tecnologia eles fizeram pior o cientista alemão recebeu perdão por seus crimes contra os judeus em troca do conhecimento dos miseis V2 olha que o cara usava os judeus como mão de obra escrava os judeus trabalhavam dia e noite ate não aguentarem mais O CARA ALEGOU QUE NÃO SABIA tu acredita que um enjenheiro constroi tais armas e não vizitaria as fabricas para vistoriar as obras em andamento ainda mais se tratando de armas e emplena guerra para eles se o criminoso tiver algo que eles querem o crime é perdoado ELES NÃO TEM MORAL NENHUMA.

      • luiz sobre o que vc disse sobre Wernher von Braun, ele foi sim um grande cientista, e sobre usar mão de obra escrava de judeus, é claro que é terrível so que na historia da humanidade, frança, inglaterra, EUA e israel cometeram atos tao terríveis quanto este, o mundo meu caro Luiz é extremamente hipócrita, todos tem as mãos sujas nenhum país tem moral para ficar falando do outro.

      • tome cuidado ao ler sobre segunda guerra, “aumentaram” muitas coisas sobre quem perdeu a guerra(alemães, japoneses, italianos), quem ganha conta a historia, os países vitoriosos nao contam as atrocidades que tb fizeram, entende, fica tudo esquecido e o grande vilão se torna aquele que perdeu, toda a culpa é jogada em cima dele(é assim que é a guerra), já imaginou como seria a historia se a Alemanha o japão e a Itália tivessem sidos os ganhadores.

  2. por LUCENA.
    .
    .
    .

    “(…) Para especialistas, vigilância sistemática faz parte da necessidade americana de controlar setor estratégico. Washington estaria de olho em como o Brasil supera principais obstáculos da complicada exploração do pré-sal. (…)”

    .
    .
    .
    Isso soa como uma heresia para muitos americanófilos juramentado por aqui…Rsrsrsr…o quê ?….O menino mais bonitinho( EUA),fazendo cola na prova do menino feiinho (Brasil) da sala de aula ?….Hahahah…
    .
    Agora como sempre,os marqueteiros as avessas de um certo ParTido,vão misturá alhos com bugalhos…Rsrrsrs…só espero que estes marqueteiros também não venham falar dos bolivarianos também….OPS !…..falei Rsrsrsrsr..

    • Ainda não apareceram os marqueteiros… mas tranquilo que aparecerão!

      O Brasil fez sim a lição de casa nesse aspecto e estamos bem mais avançados do que os USA em sistemas e tecnologias de extração submarina…

      Que coisa né, o Brasil se saindo bem onde as companhias americanas são as maiores no setor… isso não agrada entreguista de plantão sempre pronto pra falar mal do nosso país e como disse o amigo, misturar tudo com um tal ParTido por aí pra tentar “popularizar” o entreguismo… pra entreguista o bom mesmo é a Petrobras ser vendida pro Deus do Norte, pra eles, aqui no Brasil temos que ser como o Chile, viver de empresas de serviços e agrícolas, sem produzir nada que tenha valor agregado e tecnológico, uma coloniazinha de nada, desindustrializada.

      Mas na Petrobras por mais que difamem na imprensa golpista e vendida, e nos comentários, não passarão!

      Valeu!!

Comentários não permitidos.