Após espionagem, Dilma adia decisão sobre caças

Por Daniel Rittner e Leandra Peres | De Brasília

A não ser que haja uma reviravolta no escândalo de espionagem eletrônica protagonizado pelos Estados Unidos, a presidente Dilma Rousseff está praticamente convencida a adiar para 2015 a compra de novos caças à Força Aérea Brasileira (FAB), deixando o capítulo final da novela em torno do projeto FX-2 para um eventual segundo mandato.

Segundo auxiliares diretos da presidente, a decisão já estava muito perto de ser tomada, a favor da americana Boeing. Mesmo com as manifestações de junho e com as dificuldades orçamentárias, Dilma ainda estava disposta a fechar negócio para adquirir um lote inicial de 36 caças F-18 Super Hornet, avaliado em pelo menos US$ 5 bilhões. A revelação de que ela teria sido alvo direto de espionagem pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos mudou completamente o humor de Dilma, que já confidenciou a assessores sua intenção de não assinar nenhum contrato nos próximos meses.

Nas palavras de um auxiliar, se o presidente Barack Obama “tivesse entregado uma pasta com todas as escutas e emails interceptados” de Dilma e da Petrobras, teria sido mantida a visita de Estado a Washington e ainda havia possibilidades reais de levar adiante o negócio. Apenas uma mudança radical de postura da Casa Branca seria capaz de reabrir imediatamente a última fresta para um acordo com a Boeing, mas a chance de avanços em 2014 é “zero” porque “não se anuncia compra de caças em ano eleitoral”, segundo fontes do Palácio do Planalto. Com isso, a decisão fica automaticamente para 2015, em um segundo mandato da petista ou cabendo a quem lhe suceder.

O novo cenário do FX-2, no entanto, não inverte a balança para o lado dos franceses. No governo Lula, a escolha dos caças Rafale chegou a ser cantada pelo ex-presidente brasileiro, quando recebeu o colega francês Nicolas Sarkozy no país, em 2009. De lá para cá, o favoritismo da Dassault – fabricante do jato – se esvaiu, diante da proximidade cada vez maior entre Boeing e Embraer.

O Palácio do Planalto recebeu relatos de que já houve um mal-estar entre a francesa DCNS e a Marinha envolvendo a transferência de tecnologia no contrato para a construção de quatro submarinos de propulsão convencional. O contrato abrange também a parte não nuclear – como o casco – do primeiro submarino nuclear brasileiro. A percepção de problemas recentes desestimula a equipe presidencial a apostar em uma nova parceria de longo prazo com a França, com os caças, numa encomenda inicial de 36 jatos, mas que pode chegar a 124 unidades no longo prazo.

Dilma também recebeu a informação de que o governo indiano, após um acordo para adquirir até 126 caças em um período de dez anos, enfrenta dificuldades na absorção de tecnologia pela Dassault. Essa foi a primeira venda dos caças Rafale a um país estrangeiro e a experiência da Índia é acompanhada com atenção pelos assessores presidenciais.

Os caças suecos Gripen, terceira opção entre os finalistas do FX-2, são vistos no Planalto como um “projeto” e ainda não convenceram o entorno político de Dilma. Até agora, a ofensiva da fabricante Saab não foi capaz de desfazer a percepção de que sua escolha seria uma espécie de tiro no escuro, embora o próprio governo da Suécia já tenha encomendado 60 unidades do Gripen NG (New Generation) – a Suíça adquiriu outros 22 jatos. Os caças têm entrega a partir de 2018.

A Saab busca usar a seu favor o fato de que o caça ainda está em desenvolvimento. Caso Dilma se decida pelo Gripen NG, a fabricante sueca promete a produção de 80% da estrutura do avião no país. Também oferece o financiamento integral para os equipamentos, de forma a aliviar o orçamento da FAB, com o início do pagamento seis meses após a entrega da última das 36 unidades – ou seja, daqui a cerca de 15 anos.

Um dos fatores citados no governo contra uma decisão imediata é a falta de espaço fiscal para encomenda desse porte. O financiamento a longo prazo resolve uma parte do problema, ao evitar desembolso da Aeronáutica nos próximos anos, mas pode ter efeito no cálculo da dívida.

As manifestações populares de junho são apontadas por alguns observadores como mais um complicador, que ajudaram no adiamento do leilão do trem de alta velocidade Rio-São Paulo-Campinas. O Planalto, entretanto, não aponta os protestos de rua como elemento-chave na decisão de Dilma sobre os caças.

O novo adiamento cria um problema concreto para a proteção do espaço aéreo: a FAB conseguiu prolongar a vida útil dos caças Mirage 2000 C/D usados que comprou da França, em 2005, mas o ciclo operacional dos jatos termina inevitavelmente no fim deste ano. Eles serão desativados, em definitivo, e não há mais nenhum caça de interceptação disponível na frota da Aeronáutica.

Para remediar o problema, a Embraer está modernizando e adaptando caças F-5, usados tradicionalmente para defesa aérea e ataque ao solo. Eles complementam, mas não eliminam a necessidade de compra dos novos aviões, que são de múltiplo emprego e de geração superior.

Em 2005, após sepultar a primeira versão do projeto FX, o governo Lula decidiu comprar um lote de 12 Mirage usados para não ficar unicamente na dependência dos caças F-5. É esse o dilema que reaparece agora, fazendo surgir novamente especulações em torno da compra de outro lote de aviões usado, como solução “tampão” até o desfecho da concorrência.

A compra dos novos caças se transformou numa novela que já dura mais de 13 anos e atravessou governos de três presidentes diferentes. Alegando que sua prioridade de gastos era com o Fome Zero, Lula extinguiu o primeiro processo de disputa, batizado como FX. Na época, a Dassault era favorita, oferecendo os caças Mirage 2000/BR. Corriam por fora os russos da Sukhoi.

O sepultamento da primeira concorrência foi até bem vista pelos militares, diante da constatação de que surgia uma nova geração de caças. Isso permitiu, na reabertura da disputa em 2008, quando passou a ser chamada de FX-2, a apresentação de propostas com aviões mais modernos.

Dilma, assim que assumiu, desacelerou o processo de decisão e evitou dar um desfecho nos dois primeiros anos de mandato. Nos últimos anos, havia grande expectativa de que finalmente o martelo fosse batido. Em agosto, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, o comandante da FAB, tenente-brigadeiro Juniti Saito, havia declarado que a decisão da presidente seria tomada “em curto prazo”.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, também vinha dando indicações de que a escolha final estava prestes a ser feita. Depois do anúncio, ainda há negociações até a assinatura do contrato.

FONTE: Valor Econômico Via FNDC

124 Comentários

  1. Adia decisão ? kkkkk esse não é um pais serio.
    Deixa passar o periodo menstrual da Shrek e depois ela troca o OB e senta na vara do Negão.
    Se escolher agora ou mais na frente o F18 eu vou ficar muito puto da vida e ter a certeza que este pais so tem filhas das putas que cagam e andam para o Brasil e para os Brasileiros.
    Bando de safados vendidos isso é o que são todos.

    • Calma petralhinha… a sua dama de ferrugem ainda vai fazer mais cacas do que vc imagina… é só aguardar…

    • Que país é este? Compra de caças não se anuncia em ano eleitoral? Bem pelo contrário. Um presidente que se preze deve pensar em Soberania. Justamente em ano eleitoral o amor a pátria deve prevalecer. Por estas mentes é que Chaves cresceu, pois não aguardava os anos não eleitorais para anunciar compra de armamentos para defesa de seu país. Um governo que se presa anuncia a compra de equipamentos de defesa até mesmo em véspera de eleição. Vai temer o quê, se esta defendendo a pátria e a soberania? Que valor estão dando para nação? Se tem temor em fazer isto que saiam do puleiro e deixem outro comandar o galinheiro.

  2. Como eu disse em outro post:

    Uma matéria finalmente equilibrada do Valor Econômico.

    Alguns pontos de destaque, a se crer na veracidade das fontes:

    1. A compra ficou para as calendas, o que vale a dizer: o FX2 ACABOU! O governo do PT teve 12 anos para resolver a questão e foi INCAPAZ de fazê-lo. Como aliás era previsível de um governo que quando põe as patas no chão a grama morre;

    2. A compra vai acabar caindo no colo do próximo presidente, Dilma, Aécio, Marina ou Eduardo Campos (minha opinião pessoal é que tem tudo para ser este último, não que eu goste disso – aliás, não gosto de nenhuma das opções);

    3. O Super Hornet continua favorito, só que para sabe lá Deus quando e em que formato;

    4. Os franceses estão fora do jogo, por conta dos custos e dos problemas com a ToT do Prosub, além dos problemas na Índia. Coisa que muitos aqui (inclusive eu) e em outros fóruns de debate já vinham alertando, mas que era negada pela caterva esquerdopata;

    5. O Gripen aparece correndo por fora, mas com chances bem menores;

    6. Aquela estorinha RIDÍCULA de caças russos na FAB não passou de boato.

    Tá na hora do TB Saito pedir o bibico. Já deu. Ele teve uma década para conseguir convencer o governo do PT a resolver essa treta e não conseguiu. Pede pra sair Saito.

    A questão agora posta é: as empresas aceitarão renovar suas propostas indefinidamente?

    Honestamente, a se confirmar essa notícia, creio que uma senão todas podem resolver a qualquer momento chutar o balde e mandar o governo do PT à pqp.

    E continuo achando que o caça que o governo do PT merece para apoiar suas PeTralhices globo afora é o JF-17.

    Enfim, fato é que o FX2 como o conhecemos ACABOU. Um novo governo, de outro partido (minha aposta), tanto pode reabrir o túmulo do finado como fazer tábula rasa e recomeçar do zero a concorrência.

    Ah sim, a se confiar na notícia, vem tampão aí.

    Minha aposta é: F-16 dos estoques da USAF, comprados pela própria FAB, sem intervenção PeTralha.

    Saudações a todos.

    • Me perdoem mas…

      PQP hein!… “Minha aposta é: F-16 dos estoques da USAF, comprados pela própria FAB, sem intervenção PeTralha.” Este seria o desfecho mais F…! já pensado. Os mesmos F-16 que estão virando alvos-aéreos de ultima geração na USAF? @@…

      • Pois é meu caro X-Tudo. O que posso lhe dizer é que rola um fortíssimo boato neste sentido, e que (isso é fato confirmado) militares da FAB estiveram muito recentemente no AMARG em Tucson, AZ, para verificar se havia células estocadas em condições de serem modernizadas a curto prazo.

        Pensa comigo: comprar avião velho e reformar no Brasil (ainda que com tecnologia toda israelense, como no caso do F-5, A-1 e A-4) não atrai a atenção da imprensa; não serve de munição para a oposição; não chama muito a atenção da população com os “gastos”; e o governo sempre pode usar o argumento ufanista de que está investindo na indústria nacional, já que a reforma será feita aqui.

        Enfim, do ponto de vista político é uma ÓTIMA escapatória pro governo do PT.

        Posso estar enganado, claro, posto que com esse governo PeTralha nada com relação ao setor militar é certo, mas apostaria todas as minhas fichas na aquisição de 12 F-16, possivelmente Block 30/40, dos estoques da USAF, modernizados na Embraer com auxílio israelense.

        Não é a melhor solução, mas diante da desgraceira toda que virou o programa de reequipamento da FAB, é uma ótima.

        E convenhamos: o F-16 não é o melhor caça do mundo, mas em termos de América do Sul, para defender os interesses da PeTralhada, tá mais do que suficiente.

        Repito o que já disse anteriormente: não é o que a FAB merecia, mas é até mais do que o governo brasileiro merece.

      • X-TUDO ela vai pegar Gripens C/D dos estoques da Saab quer apostar quanto ?
        Se não pegar Gripens usados ela vai de SU30 mesmo e de lambuja o direito de termos aqui uma linha de manutenção e mecanica para concertarmos os da Venezuela.

      • Então tá. A Venezuela compra 36 aviões novinhos e nós compramos alguns usados, mas a manutenção fica conosco.

        Essa conta não fecha. Para ficarmos com a manutenção temos que comprar mais de 100, novinhos!

      • TUDO É SUPOSIÇÃO POR ENQUANTO… NÉ GENTE.

        23 de outubro. Data ideal pra decidir algo como já foi exposto. VAMOS ESPERAR.

        Depois desta data… F…!!…

        Pode puxar um charuto ao som de:

        Ieh Neh Yohhh Ieh Neh Yohh Oh Oh

    • VADER sua kaozada enlatada de procurar persuadir não surte efeito aqui.
      A maioria de nós sabemos quem te paga e sabemos tambem que voce não ama o Brasil e sim teu patrão O IRMÃO CAIM DO NORTE vai pra Disneylandia meu caro kkkkkk

    • A matéria é um lixo, eivada de inverdades, principalmente no que toca a DCNS e a nós.

      O problema do FX-2 sempre esteve na FAB. Todos os outros programas militares avançam. Não são poucos?

      1) KC-390;
      2) LPR-40 (Lancha Blindada – 4 Unidades);
      3) Fuzil Imbel IA-2 (1500 Unidades de testes de Pré-produção entregues);
      4) P-3AM;
      5) Modernização A4;
      6) Míssil A-Darter;
      7) MANPAD Igla (ToT para produção deste pela Mectron);
      8) Pantsyr S1;
      9) Navio Hidrógrafico (Oceânico – Contrução em estaleiros chineses);
      8) Construção da Base Naval de Submarinos de Itaguaí;
      9) Construção do Estaleiro de Submarinos de Itaguaí;
      10) Finalização da primeira unidade da classe Scorpéne para a Marinha do Brasil, em Itaguaí;
      12) Remotorização dos C-130, upgrade e revisão (Digiex);
      13) Entrega do lote piloto da viatura Guarani para o EB;
      14) Encomenda do Astros 2020 para o EB;
      15) Encomenda do Astros FN para os Fuzileiros Navais;
      16) Aquisição de três Navios de Patrulha Oceânica da Classe APA.
      17) Modernização dos aviões A-1;
      18) Aquisição de 50 helicópteros médios EC-725, com índice crescente de peças usinadas no Brasil em sua fabricação.
      19) Aquisição de helicópteros de ataque Mi-35, com mísseis anti carro Ataka;
      20) Aquisição de NDCC usados da Real Marinha;
      21) Míssil de ataque de superfície nacional;
      22) Programa de fabricação nacional do motor do míssil MM-40;
      23) Míssil AV MT-300 Matador;
      24) Programa das Corvetas da classe Tamandaré (I-Mast selecionado);
      25) Renovação de todo o material rodante das três forças, incluindo caminhões militarizados MAN 6X6 e 4×4…
      26) Aquisição de 250 unidades do Carro de Combate Leopard 1A5, mas estoques de peças da KMW;
      27) Aquisição de 36 unidades do veículo AAA Gepard;

      Isto foi o que eu consegui listar de cabeça, de forma breve, sem fazer pesquisa alguma, fiando-me apenas em minha lembrança. Todos esses programas foram concluídos, estão em andamento, ou estão em vias de o ser… Fato é que apenas dois programas subiram no telhado. Apenas dois: FX-2 e KC-X…
      O KC-X pelo fato de a Força Aérea Brasileira ter sido autorizada a realizar uma seleção de aeronaves novas, e ter optado por aeronaves usadas a serem convertidas… Isso causou irritação, pois dinheiro não era problema…

      O FX-2 por ser um programa do qua se quer obter um salto de conhecimento industrial, sujeito à pressões várias, mas principalmente pelo fato de ser um programa eivado de vazamentos e notícias plantadas, muitas delas com notório cunho político, que não merecem, melhor nunca mereceram por parte da FAB atenção devida na forma de notas enérgicas e esclarecedoras, como fez a Marinha com o Prosub, já que esta guerra midiática nasce no meio das idiossincrasias da própria FAB.

      Este governo, que tem o PT à cabeça, foi o que mais investiu em material militar e desenvolvimento da indústria nacional de Defesa. Fato.

      Só não vê, quem não quer…

      Durmam com isso.

      • Agora um pouco de realidade ( remedio amargo para coletivistas fanaticos)

        “Posso afirmar que possuímos munição para menos de uma hora de combate”,
        General Maynard Marques de Santa Rosa, ex-secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa.

      • Substituição de material obsoleto ( ao extremo)
        Aquisição de “4 lanchas” “12 helis de ataque via intermediarios suspeitos”
        e projetos faráonicos com prazo de dez anos que levam vinte devido ao contigenciamento constante de verbas, não significa ganho operacional real.

        O paridão esta desconstruindo nossas forças, com finalidade de instalar uma ‘milicia ideológica no lugar.

      • Que o diga a FNS que não passa disso,PMs escolhidos a dedo e bem pagos para agirem como cães de guarda da Quadrilha dos Irmãos Petralhas.
        Quatro lanchinhas Colombianas enquanto os EUA constroem na surdina desde 2011 uma flotilha de mini-destroyers e mini-corvetas adequadissimas para emprego Amazonico.
        Viva o Saito Jaspion Usaf Medalha o milico mais fiel a CIA.

      • fx-2 sem mais nem menos… sem caças nao existe defesa aérea… e o prosub!… sem mais nem menos nao existe defesa marítima sem fragatas!.. só isto!

        E mais da metade da sua lista foram medidas necessarias PRA MANTER a condição atual das FA…

        KKKKKKK

        É MUITO POUCO PARA O PANORAMA ATUAL.

      • Seu Brasil-PuTânphia é uma farsa meu caro. Vejamos:

        1) KC-390;

        Projeto da FAB/Embraer. Ainda é só um projeto, e de altíssimo risco, como você bem sabe.

        2) LPR-40 (Lancha Blindada – 4 Unidades);

        Nossa, que enormidade não? 4 Lanchas pra Marinha? 🙂

        3) Fuzil Imbel IA-2 (1500 Unidades de testes de Pré-produção entregues);

        1.500 fuzis pro Exército Brasileiro é uma gota num oceano. Lembrando que seu amiguinho Chavez comprou de uma única paulada na década passada UM MILHÃO de AK-47. Só o Chile comprou 3X isso de FN-SCAR, o melhor fuzil de assalto do mundo. Sem falar que o produto da Imbel não é nenhuma maravilha…

        4) P-3AM;

        Velharia modernizada.

        5) Modernização A4;

        Lixo modernizado para a Marinha continuar fingindo que tem uma aviação naval de asa fixa.

        6) Míssil A-Darter;

        Mera promessa, que aliás quando chegar já não vai ser estado-da-arte.

        7) MANPAD Igla (ToT para produção deste pela Mectron);

        Nâo existe nada de concreto assinado ainda. Isso é pura especulação.

        8) Pantsyr S1;

        Mais especulação ainda. E se vier vai ser para lá de 2020.

        8) Construção da Base Naval de Submarinos de Itaguaí;

        Via empreiteira “cumpanheira” e financiadora de campanha de PT Odebrecht, contratada pela DCNS sem licitação. PeTralhada esperta… Isso é só o maior esquema de desvio de dinheiro público para campanha política da história da república. Realmente a PeTralhada descobriu a chave do cofre…

        9) Construção do Estaleiro de Submarinos de Itaguaí;

        Idem anterior.

        10) Finalização da primeira unidade da classe Scorpéne para a Marinha do Brasil, em Itaguaí;

        Finalização????? Ahahahahaha, outro dia mesmo estavam cortando a primeira seção? Ora, não minta meu caro…

        13) Entrega do lote piloto da viatura Guarani para o EB;

        Programa do EB, e uma necessidade de longa data. Nada mais que a obrigação.

        14) Encomenda do Astros 2020 para o EB;

        Encomenda? Nada de concreto foi encomendado ainda pelo EB.

        15) Encomenda do Astros FN para os Fuzileiros Navais;

        Idem anterior.

        16) Aquisição de três Navios de Patrulha Oceânica da Classe APA.

        Compra de oportunidade para tapar buraco na Guarda Costeira PeTralha em que se tornou a Marinha do Brasil.

        17) Modernização dos aviões A-1;

        Finalização de um projeto de 30 anos da FAB. Nada mais que a obrigação, com a ressalva que se trata de um avião limitadíssimo e que, quando a entrega for concluída estará completamente obsoleto contra qualquer ameaça mais séria.

        18) Aquisição de 50 helicópteros médios EC-725, com índice crescente de peças usinadas no Brasil em sua fabricação.

        A cereja do bolo: o pior negócio militar da história do Brasil. Um LIXO de helicóptero, velho, defasado, cheio de problemas, comprado a preço de F-16 Block 50 e distribuído pelas FFAAs sem o menor critério, com a multifamosa transferência de tecnologia de “mim para mim mesmo” francesa. Roubalheira pura.

        19) Aquisição de helicópteros de ataque Mi-35, com mísseis anti carro Ataka;

        Lixo russo adquirido por lobby através de um Senhor das Armas paquistanês. Pelo menos são poucos…

        20) Aquisição de NDCC usados da Real Marinha;

        Lixo inglês. Compra de ocasião para tapar buraco da incomPeTência governamental em prover a Guarda Costeira com material de qualidade.

        21) Míssil de ataque de superfície nacional;

        ????????? Jamais ouvi falar disso aí meu caro, aliás, é tão desconhecido que não tem nem nome, num trolla…

        22) Programa de fabricação nacional do motor do míssil MM-40;

        Aham, os franceses venderam a peso de ouro a tecnologia do Exocet 1, da década de SETENTA, e a PeTralha faz festa… E isso porque a Marinha ameaçou nacionalizar na marra. Mais uma demonstração da boa vontade de nossos “parceiros estratégicos’ (by Lula e NJ)…

        23) Míssil AV MT-300 Matador;

        Um míssil de utilidade tática completamente discutível, com tecnologia mais discutível ainda, e que não passa de mais uma promessa.

        24) Programa das Corvetas da classe Tamandaré (I-Mast selecionado);

        Mais corveta para a Guarda Costeira… para substituir as “Imperial Marinheiro” do séc. XIX…

        25) Renovação de todo o material rodante das três forças, incluindo caminhões militarizados MAN 6X6 e 4×4…

        As montadoras estrangeiras VW, Mercedes, etc, agradecem tremendamente a tara do PT por encher o EB de caminhões… vai faltar é motorista pra tanto caminhão, que serve pra tudo, menos pra GUERRA…

        26) Aquisição de 250 unidades do Carro de Combate Leopard 1A5, mas estoques de peças da KMW;

        Programa exclusivamente do Exército Brasileiro. De mais a mais, é um bom CC e suficiente para a nossa realidade, mas não é nada de outro mundo…

        27) Aquisição de 36 unidades do veículo AAA Gepard;

        Idem anterior.

        Durma com isso…

      • @@… QUER COMPARAR POR BAIXO? WALFREDO…

        Então o Brasil será pra sempre o Reino da Mediucridade!!!…

        Quer defender a mediucridade? @@

      • Também não estou satisfeito. O governo já era para ter comprado muito mais armas, estilo Chaves.

        Mas ainda tenho esperança que os juros venham abaixo, já que metade dos impostos são para pagamento de juros e todo o contingenciamento é para pagar ainda mais juros. O pior é que os bem informados pela veja, folha estadão e globo ainda querem que os juros subam.

        Pagando menos juros sobra dinheiro para tudo. Inclusive forças armadas dignas do nome.

      • Bem se vê na resposta oportunista a índole do contendor, incapaz de argumentar contra o fato de que numerosos programas de equipamentos militares avançam, passa a ínfima pessoa a chamá-los de lixos, entre outros adjetivos…

        Piada.
        Mobilidade estratégica de um exército repousa sobre o material rodante, ou seja, caminhões. Mas, isso para quem nada sabe, pouco, ou nada, significa…

        Mas, quero chamar a atenção para o ódio, a raiva advinda da frustração, pelo fato de ter sido o Partido dos Trabalhadores, na pessoa do então Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, devido a perspectiva de amor ao Brasil e confiança no seu futuro, o garante da iniciativa da construção do majestoso complexo de Itaguaí, orgulho dos verdadeiros brasileiros.

        Aos falsos brasileiros, a pestilência revelada nas palavras de rancor, tão conhecidas.

        Fique com elas, são elucidativas da falta de conteúdo.

        😉

      • Que fatos?
        Fatos eu mostrei.
        Ele foi ridículo, pois não entende o que é mobilidade estratégica, e chama um projeto de míssil como AVMT-300 de “discutível”…
        Piada.

        E o pior é que há ignorantes que o compram…

        Eu fico a rir.

      • Tudo isso so foi possivel depois que LULAdrão descobriu o Brasil né !
        Sabe a capinha do The Economist com o Cristo Redentor como foguete,pois bem pode ser um recadinho da MI5 ele caindo e explodindo e referir-se ao VLS em 2014.

      • São Lula tem seus lugar garantido no coração de milhões de brasileiros que deixaram a pobreza e a miséria. Será lembrado durante milênios, como santo realizador, que realizou milagres em vida, como o de levar água e empregos ao nordeste.
        VIVA LULA, VIVA SEMPRE” KKKKKK.

      • “como o de levar água e empregos ao nordeste.”

        EU NAO LI ISTO.

        CONTINUA! MEU CARO… CONTINUA!

        😉 E quem briga com as oligarquias locais passa sede!!! 😉

        O pessoal nao quer assinar carteira!! Pra receber a bolsa!… Engravidade de 4 crianças pra receber a bolsa! Não plantam mais nada! Porque nao precisam mais! Tem a bolsa!…

        E a educação de base deles.. continua mesma M.. por que? Porque o dedo deles vale mais que suas próprias vidas!!!

      • O numero de analfabetos CRESCEU no governo petralha… tá na net toda… quem quiser tirar a limpo, o IBGE tá com uma pesquisa quentinha, quentinha…

      • A água está chegando, apesar dos tucanos do TCU e das empreiteiras corruptas, e dos partidos corruptos da coligação brigados com os tucanos, mas que são tolerados porque dão “sustentação” ao governo.

      • Ou então como Belzebu, príncipe dos demônios… qnto ao viva, até para cachaça o damos… rsrsrsrsrs… decerto que a pobreza e a miséria são facilmente levados por ESTELIONATÁRIOS… novidade alguma…

      • Não confunda os que se prostituem por bolsismos (bolsa familia,bolsa escola,bolsa dentadura,bolsa camisinha) com a totalidade do povo Brasileiro WALFREDO.
        Acorda para a realidade e aceite que o Minha Casa Minha Vida não é pra pobre e sim pra classe media.

      • RSRSRSRSRSRSRSRSRSRS… ótima… rsrsrsrsrsrsrsrsrs… ele não deve conhecer essa receita nacional… é o sashimi de bronha que ele adora que tá causando esse dilurimento das tripas… rsrsrsrsrsrsrs…

      • Sou um comentarista comum, humilde nas minhas opiniões e informativo sempre que possível. Bem diferente dos doentes ideológicos do Neoliberalismo, que por aqui aparecem nas suas patológicas alucinações.

        Saudações, Walfredo.

      • Vc é diferente dos doentes ideológicos do Neoliberalismo porque vc é doente ideológico do COMUNISMO ???… é isso que eu entendi ???… então é por isso que suas alucinações utópicas são patológicas ???… é, bem diferente MESMO… quem tiver neurônios sadios para escolher que escolha… e sim, vc é muito humilde… verdade !!!…

      • Pare de ver o mundo em duas cores. Existe uma grande distância entre o comunismo e o Estado de Bem Estar Social escandinavo.

        Para premiar a criatividade, a dedicação e estimular a livre iniciativa, não é necessário gerar miséria e deixar milhões desamparados.

        O mundo pode ter um equilíbrio melhor de renda, sem que tenhamos que trocar de sistema econômico ou destruir a república e a democracia.

    • por LUCENA.
      .
      .
      .

      Alguma coisa me diz que vêm aí novidades que vai até surpreender marqueteiros estagiário…Rsrsrsr…
      .

      Provavelmente,novidades que os EUA não vão gostar…Rsrsrsr..a dilminha é vingativa…..isso é no dá com mexeriqueiro….quando se mexer com cascavel…Heheheh…foi abrir o baú de recordações da velha…veio a cobra e…. PAU !…Hahahaha

  3. Não foi esse caso de espionagem quem adiou a decisão do FX2, pois Dilma não havia decidido nada,isso era pura especulação !

    Que me chama mais atenção nessa matéria é o seguinte relato !

    ”O Palácio do Planalto recebeu relatos de que já houve um mal-estar entre a francesa DCNS e a Marinha envolvendo a transferência de tecnologia no contrato para a construção de quatro submarinos de propulsão convencional. O contrato abrange também a parte não nuclear – como o casco – do primeiro submarino nuclear brasileiro.”

    Eu e alguns aqui sempre falamos da necessidade de termos total atenção a nossa ”parceria estratégica com a França” e eu sempre lembrei que a França não nos esta fazendo caridade alguma,pois estamos pagando ,estamos comprando essa tecnologia não há transferência mas sim compra de tecnologia por parte do Brasil !
    Devemos ficar espertos pois ao longo da história a França sempre quis nos roubar e nos passar para trás, Brasil tenha cuidado com a DCNS,que já começou a dar para trás !

    • Meu caro quem mais combatia essa pseudo parceiria com a França aqui era e sou eu e tudo relativo a mesma desde o EC725 e os Submarinos eu sempre falava e todos me combatiam por isso e agora começa tudo a pipocar.
      Quanto a tua Shrek a Dilminha suvaco cabeludo ela não é nenhuma santinha onde depois do mentor dela o LULAdão ter se vendido a Dessault junto com Jobim Dilminha Shrek foi persuadida sim por Jobim que traiu a Dessault e se vendeu a Boeing junto com Saito e influenciavam a Shrek e seus acessores em detrimento de beneficiarem a Boeing usando a Embraer como argumento ou sejam vendem o Brasil e os Brasileiros por uma empresa que jamais foi estatal e que faz o jogo dos Vampiros e é tratada como bibelo mde louça.
      Esse governo a Quadrilha dos Irmãos Petralhas so se diferencia dos anteriores por ter o que MAIS ROUBOU E ROUBA na cara de pau o Brasil e os Brasileiros.

      • Isso eu sei 1maluquinho, falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar, e falar mais é com você mesmo, falar pelos cotovelos, pelo fim do suã e etc,etc,etc!
        Estamos numa democracia pode falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar,!!!! é um direito seu !!!

      • São Lula tem seus lugar garantido no coração de milhões de brasileiros que deixaram a pobreza e a miséria. Será lembrado durante milênios, como santo realizador, que realizou milagres em vida, como o de levar água e empregos ao nordeste.
        VIVA LULA, VIVA SEMPRE” KKKKKK.(Comentário padrão em defesa de São Lula, kkkk).

    • Deixa de ser mané… eles nunca, NUNCA, quiseram comprar NADA… eles não vão armar a FAB, tendo em vista o que planejam para o país… são todos vendidos… se fossem sérios se armariam até os dentes, decretavam o monopólio do NIÓBIO e demais recursos naturais nacionais e mandavam cair para dentro… mas não se esqueça que vc está tratando com PETRALHAS, todos corruptos e vendidos… eles não querem as FAs fortes, antes fracas e aos frangalhos… a nossa REAL força aérea é a venezuelana… quem ainda não entendeu é porque é tapado mesmo ou faz parte da corja de bandidos…

      • Legal né, e defender o país com que e com quem. Metade das forças são traíras tucanos que abririam as pernas para as tropas americanas e se colocariam à disposição para organizar a intervenção, ou melhor, cuidar do governo provisório.

        Para decretar um monopólio do nióbio, do petróleo ou de qualquer riqueza, primeiro temos que estar seguros de que temos condição de garantir esse ato de soberania.

        O fato é que continuamos divididos entre os que querem tudo pra si e os que pretendem uma melhor distribuição da riqueza.

        Enquanto assim permanecermos, não teremos condições de enfrentar um inimigo externo.

      • “O fato é que continuamos divididos entre os que querem tudo pra si e os que pretendem uma melhor distribuição da riqueza.”
        Quer dizer então que o lulinha e o zé dirceu ROUBARAM O PAÍS para dividir com os pobres ???… rsrsrsrsrs… é o hobim luli e o zé morcegão, a “drupra” de cavalheiros errantes (na hora de desviar dindin alheio eles não erram o bolso não) que fazem caridade com dinheiro público ???… rsrsrsrsrs… o fato militonto é que seus ídolos estão vendidos ao sistema internacionalista de Mr. Soros e et caterva… sabe qndo os petralhas irão dar o grito de independência do povo brasileiro ???… NEVER, NUNCA, NUNQUINHA… não dariam um tiro nos próprios pés… eles precisam entregar as riquezas nacionais para poderem separar um pouco para eles próprios… que petralhinha mais bobinho… rsrsrsrs

      • Pare de ver o mundo em duas cores. Existe uma grande distância entre o comunismo e o Estado de Bem Estar Social escandinavo.

        Para premiar a criatividade, a dedicação e estimular a livre iniciativa, não é necessário gerar miséria e deixar milhões desamparados.

        O mundo pode ter um equilíbrio melhor de renda, sem que tenhamos que trocar de sistema econômico ou destruir a república e a democracia.

        Durante o governo LULA todo mundo ganhou dinheiro, inclusive os pobres. O PIB aumentou 4 vezes!

    • Então dois jornalistas que não sabem nada, apenas repetem o que um lobista lhe diz no ouvido, dizem algo, e você toma por verdade?
      Piada.
      A DNCS esta a cumprir, rigorosamente, com tudo que por ventura esteja no contrato. Montou um curso especial para formação de engenheiros brasileiros como projetistas navais de submarinos, bem como a formação e aprimoramento de técnicos industriais brasileiros, para se ter uma idéia, soldadores brasileiros trabalharam no casco do nosso primeiro Scorpéne na França…
      Isso sem falar na Base Naval e Estaleiro de Submarinos de Itaguaí…

      Mas, a vontade de reclamar é forte, não?

      • Quero crer em você Ilya Ehrenburg ,mas devemos ter muita cautela,estar atento a tudo !
        A história nos da muitos exemplos de falso aliados que mudam de lado conforme a conveniência !
        Que a França vez a Argentina na Guerra das Malvinas deixou claro que o governo de Paris não é confiável !

    • “Essa dona/congresso, e são mt lentos p decidir alguma coisa pela segurança do n país..a FAB sucateada, a MB tem 05 subs meia boca, VLS nem se fala…trágico.sds.”

      disse tudo!…

      Mas pra royalties do pré-sal! 😉 … não dormem direito!… $$$

    • A FAB está sucateada?
      Então é por que ela quer. Os C-130 estão todos remotorizados, saiba…
      Agora, se a força se apega ao Bandeirante e gasta na modernização de 6 o valor de vinte, são outros quinhentos, não é mesmo?

      O VLS teve o seu projeto todo revisto desde o acidente, com auxílio de técnicos russos na forma de um convênio…
      😉

    • A Marinha do Brasil possui cinco submarinos IKL-209 1900 operacionais, com novos sistemas de armas da Lockheed, com torpedos Mk-48; Não tem nada de “meia-boca”.
      O VLS está finalizado, com ajuda de técnicos russos.
      Informe-se, antes de espalhar terror de segunda categoria.

      • Por falar em terror, muda esse seu avatar… é feio demais… põe um da xuxa… combina mais… rsrsrsrssrs…

      • Eu prefiro essa: O Brasil estaria bem melhor sem os PETRALHAS,
        TUCANALHAS, DEMONÍACOS, REDALHAS, TRENSALHEIROS, LADRÕES, CORRUPTOS, PRIVATEIROS, SAFADOS COMO A TURMA DO PARTIDÃO… RSRSRSRSRS… (resposta padrão para vendidos canalhas)…

  4. a opção pelo RAFALE. ja ta descartada a algum tempo ….jogaram a toalha .. apostando todas as suas fichas no contrato indiano …
    o GRIPEN..corre por fora ..embora apoie a ideia de caça ”’tampão”’ (ctz seriam mais úteis q velhos f-16 remedados pela Embraer ou outra empresa qualquer) ..acho q existem unidades estocadas do modelo A/B ate alguns C/D na Suécia …o gripen ao meu ver seria o ”tampão” perfeito e só ^^..n o vejo como principal vetor da FAB.. n o acho capaz .(minha opinião)
    SH-18 .era a opção mais lógica .. apesar dos pesares …(sem código fonte .. sem tecnologia transferida …etc etc etc.. )..seria meramente uma compra de prateleira e so …do ponto de vista tecnológico foi e ainda a pior opção dentro do FX (n estou discutindo a qualidade do vetor blz fanboys ? ).pra q desenvolver todo um arsenal (misseis .bombas etc etc etc ) pra depois de tudo comprar um vetor em q simplesmente n poderemos integrar nossas armas(made in BRA) nele .??….. nada de ”brindes” hehehehehe (porta aviões ??… vai sonhando .com um.kitty hawk da vida ) e outra .. qualquer pais com um mínimo de vergonha na cara e ter feito o ”’escândalo” q fez sobre a rede de spy .. descartaria de x a opção ”made in usa ”.seria uma coisa ”simbólica” uma ”leve retaliação .. uma x q Boeing n esta somente de olho somente nesse contrato mais sim na renovação da frota de avião de passageiros..
    …se essa matéria for realmente verdadeira … esqueçam o FX2 .. e esses 3 vetores .. vamos sonhar com o FX3 q pra mim na ordem seriam .das especulações q ja surgiram .a opção Russa .SU-35/ PAK …(se houve de fato .. a compra de tecnologia ..quero mt acreditar na ”’boa vontade russa”’ de vender certos itens ..nada e de graça .. mais quero ver de fato a opção do ”repasse” )…pra mim se for pra comprar caça russo a hora seria agora ….acreditar q a DILMA ira se reeleger ano q vem e forçar um pouco a barra ..qualquer outro candidato a vencer nas eleições ctz ira pela opção americana ..e sem TT alguma .. q seriam o Boeing F-15SE/ Ultra Hornet .como ”o ” caça e com opção via Embraer pra desenvolver um Lift em conjunto (seria a opção mais logica levando em conta q a Boeing e nossa ”parceira” no KC-390…e quem sabe ate num Futuro KC-400 (C-17 hehehehe )..ou o F-35 .. (entrar na fila e espera ).. opção chinesa .. n vai existir .. embora seria uma coisa super interessante uma participação ”chinesa” no ”FX-NAVAL” um ”destróier chinês classe 052-D”ate mesmo o ”C” seria algo fantástico pra MB .. se eu n me engano essa classe rivaliza com as ”KDXIII” sul coreanas …..
    Gripen NG .. em conjunto com o ”new gripen” .. caça de 5 geração da SAAB …quem sabe .. mais uma x vamos pra Historia do caça q n existe
    Rafale ..n acho q va participar
    EF-2000.. ??.. n mesmo .. mais caro q um Rafale ….
    enfim …..eee Brasil ..ta difícil acreditar num futuro melhor …

    • Só um detalhe: não existem mais Gripen A/B nos estoques suecos. Foram todos convertidos para o modelo C/D.

      Quanto ao caça americano, a ToT que foi prometida seria transferida, sem problemas, com garantia dupla (presidencial e congressual) e a Boeing garantiu plena integração das armas nacionais no Super Hornet.

      Sempre lembrando que voamos caças americanos desde a fundação da FAB e que nosso principal vetor até hoje é o Northrop F-5.

      • Voce cantando sempre a mesma musiquinha VADER.
        O Brasil não quer comprar caças e se passam anos e anos e voce e outros batendo sempre na mesma tecla.O Brasi quer comprar tecnologia para fabricar caças e isso os EUA,O Congresso Americano,o Obama e a Boeing jamais cederiam e ponto.
        O Brasil que auto-suficincia tecno-industrial e não é promessinha da Boeing a Embraer de desenvolvimento conjunto que persuadira o Brasil.
        O Brasil cansou de ser enganado,condicionado,,embargado e sabotado pelos EUA.
        NO THANKS GO TO HELL

      • Então me diga você quem cederá essa “tecnurugia” (by Lula) que, como você deve saber do alto de sua enorme experiência, custa dezenas de bilhões de dólares?

        Os franceses amiguxos que estão negando tecnologia no Prosub e à Índia depois de terem prometido mundos e fundos a ambos?

        Os russos bonzinhos que nem sequer na short-list entraram porque se recusaram a passar a tecnologia de seu Su-27 da era soviética? Aqueles que embargam até nossa carne de porco porque não compramos as traquitanas deles?

        Caia na real amiguinho melancia: NINGUÉM transferirá tecnologias que custaram DEZENAS DE BILHÕES de dólares de investimento e décadas de pesquisa para um país instável e perigoso como o Brasil.

        Quem quer “tecnurugia” A DESENVOLVE!

        A parada com o Super Hornet é a seguinte: a melhor aeronave, mais as tecnologias que a FAB pediu na sua RFP e ponto final! Para atualizar o caça daqui a 10 anos e integrar e operar o arsenal nacional sem restrições

        O resto é conversinha “irrestrita” de francês e só cai nela quem é PeTralha sem vergonha ou bocó de nascença…

      • Temos que comprar, mesmo que só tenhamos promessas de transferência de tecnologia. Mas o mais importante e garantir que o mesmo valor seja investido em pesquisas e desenvolvimento de soluções próprias, com boa parte sendo direcionada para iniciativas secretas coordenadas diretamente pelas forças. Não acredito em empresários brasucas, prefiro acreditar nos militares.

      • 16/24 Gripens C/D pra agora .(se houver tal disponibilidade ) .como tampão …. e rumo ao F-X3 .. e mais uma década de sonhos ^^

      • como tampão ainda a possibilidade de SU-30 MK .. ex India estocados na Russia são 18 se n me engano .(e uma opção querendo ou n ) . e os F-15A Israel e USAF ..(caro d + ..estão a nível do F-16 …ou seja .. no bagaço ) .. os EF-2000.Track 1…(Espanha ?? ) .. e assim vai .

      • Caro Bruno, o único tampão que os petralhas irão comprar para a FAB é um Ob tamanho extra GGG… rsrsrsrs…

      • Bem, moderador, se não fazem nada contra isso não vão poder reclamar se isso espalhar pelo site… chumbo trocado não dói…

      • BRUNO a tendencia é essa e ano passado equipe da FAB estava na Europa tratando isso.
        Despistaram dizendo que viam a posiblidade de liasing.
        Mais interessante ainda é uma delegação Tcheca estar agora no CTA e na Embraer e o Jornal Nacional não mostra isso.

  5. Se essa for mesmo a situação ( e já se considera certa a retirada de serviço dos M2000 ), listo algumas possibilidades a serem consideradas para um novo “tampão”; começando pelas que creio serem as mais plausíveis:

    – Gripen C/D: seria uma opção interessante… Todos os Gripens começaram a ser produzidos na metade dos anos 90, o que significa que os exemplares hoje restantes tem considerável vida útil pela frente. Seu custo operacional bastante baixo ( se comparado com outras aeronaves de quarta geração ), o torna ainda mais atrativo. O Problema: poderia acabar com as possibilidades de se comprar algo novo até a segunda metade da próxima década, pelo menos…

    – F-16 de estoques americanos: poderia ser uma opção baratíssima… A depender do pacote, as aeronaves poderiam vir a preço simbólico, com o Brasil pagando somente a revitalização e, caso se julgasse necessário, a modernização das células…

    – F-16 AM/BM: é fato que os europeus uma hora ou outra terão que se desfazer de seus F-16 modernizados para dar lugar a novos exemplares de seus caças de geração 4.5 e quinta geração. Logo, existe a possibilidade de uma negociação para o repasse de aparelhos ao Brasil… Holanda, Bélgica, Dinamarca e Noruega são países que possem F-16AM e que estão prestes a renovar ( ou já renovando ) suas frotas…

    Como possibilidades mais remotas:

    – Su-27 russos: as aeronaves poderiam vir a muito bom preço. Os russos em particular já se mostraram muito ágeis nas entregas a seus compradores. Contudo, aqui entra-se em custo operacional… É certo que o Flanker possui um custo operacional equivalente a sua performance… Readequar toda a logística da FAB para operar uma aeronave como essa também poderia tornar a sua operação ainda mais cara ( e economicamente desfavorável, dependendo do tempo a ser operado… ).

    – Eurofighter Typhoon: Ingleses, alemães e notadamente espanhóis possuem exemplares dos quais poderiam se desfazer sem quaisquer contratempos. As aeronaves Typhoon também são bastante novas, havendo certamente muito tempo de uso para elas pela frente ainda… Mas aqui novamente termina-se por entrar no fator custo. O Typhoon é considerado uma aeronave de operação tão cara quanto o Rafale… Um outro fator inusitado nesse caso, é que o Typhoon já é um caça de quarta geração puro; projetado como tal, e com um upgrade para a geração 4.5 em concepção. Se por um lado isso acabasse com qualquer intenção de compra futura, por outro poderia dar a FAB uma aeronave de geração 4.5, tal qual busca agora, e com prováveis 25 anos de uso ainda pela frente…

    Há, obviamente, outras possibilidades a serem consideradas, tais como a compra direta de uma aeronave ou o leasing…

    Enfim, embora existam todas essas opções, ainda creio que se poderia utilizar somente os F-5M até que se decida por algo realmente novo, sem adquirir qualquer intermediário… É evidente que não é a aeronave mais adequada para intercepções, mas poderia ser utilizada, de uma forma ou de outra… Claro que isso também poderia sobrecarregar ainda mais as células de F-5M, mas para isso também serviriam os exemplares adquiridos da Jordânia…

  6. Eu particularmente torço para a França vou explicar porque a França é um pais pequeno seus recursos minerais são em comparação aos outros são praticamente irisórios,a Suécia tambem é pequena mas perde em tecnologia para a França não acredito que eles colocariam em risco perder uma fonte de recursos como o Brasil,ainda mais agora com esta descoberta do Niobio e das reservas de gaz e petroleo tenho conciencia de que nenhum é confiavel mas tambem tenho conciencia de que os Françeses não são burros MEUS DOIS DESEJOS EVOLUIR COM OS FRANÇESES OU CONFIAR NA EMBRAER e injetar recursos nela para que nossos tecnicos nos mostrem suas capacidades ACREDITO TOTALMENTE NA CRIATIVIDADE DO POVO BRASILEIRO.quanto a Dilma estou decepsionado com sua total falta de coragem para tomar uma decisam que ja deveria ter cido tomada, OLHA QUE EU VOTEI NELA E NAS PROCIMAS ELEIÇÕES NÃO VOTAREI VOU PAGAR OS 14,00 REAIS DE MULTA POIS TODOS OS PARTIDOS E POLITICOS SÃO IGUAIS.

    • Eu acrescentaria os inúmeros novos centros de pesquisa que foram criados no Brasil, como o da Boeing e da General Elétric, fora os novos laboratórios instalados em todas as universidades, mais o programa ciência sem fronteiras.

  7. Sinceramente?! Já passou da hora do Brig. Saito pedir pra sair! O pior que agora nem faz muito sentido ele entregar o cargo como forma de protesto pelo atraso do programa, nem pra isso iria servir. Quer realmente prestar um serviço ao país?! Relembre a honra de seus ancestrais! Deixe uma carta assinada explicando o motivo e cometa seppuku! Será que assim o FX-2 sai?

  8. Esse texto é um lixo. Não houve “problemas recentes” com a França em relação ao Prosub… Isso é desejo de lobista, e não é por outro motivo que está presente em uma matéria feita por jornalistas não especializados, posto que estes jamais cairiam numa esparrela dessas…

    E ficarei por aqui a rir…

    O país tem uma série de programas militares em andamento. Todos eles vultosos… Apenas o FX-2 não desata… O problema, para quem sabe, mora na FAB.
    😉

    • Fala que existe um problema com a transferência de tecnologia mas não diz qual é… sei, ta aí um jornal “serio” que alimenta troll que é uma beleza.

      E concordo com você, também acho que o problema mora na FAB. Por que só os caças não são comprados? Mas é verdade que o governo devia toma providencia e manda pra rua quem atrapalha a compra.

      Por fim, mesmo gostando do Rafale, se o governo acaba logo com esse F-X ao menos a chance dos SU-30 ou Su-35 aumentarão bastante. O que também seria muito bom, então se quiserem acabar com isso é comprarem alguns Su-30/35 que seja.

      • Não são vcs mesmos, da esquerda, que vivem apregoando que sem TT não há acordo ???… claro, desde que seja ocidental, pois russo pode vir até sem asas… todos sabemos que os russos não farão TT em hipótese alguma e por isso não entraram no short list… durma-se com uma pataquada dessas… não entendo esse tesão brazuca pelos russos… nem comunistas mais são… agora time is money por lá… só aqui que os idiotas úteis não veem que o mundo não tá mais no século 20… rsrsrsrsrsrs…

      • Com o perdão da má palavra: és um parvo, ou ser de ma fé.
        A Rússia está envolvida no maior empreendimento de transferência de tecnologia do mundo com a índia, que tem o SU-30MKI como estrela. Além do mais toca conjuntamente com os indianos o projeto T-50, com cinco protótipos finalizados.

        O Short List, conhecido também como Bost List, foi o primeiro capítulo das patentes idiossincrasias da FAB, pois possui um postulante que não garante transferência de tecnologia (F-18E), além de outro que sequer existe, pois é um projeto (Gripen NG)…

        O anúncio da Short List foi adiantado em seis meses, para evitar assinatura entre os governos do Brasil, e da Rússia do Acordo Quadro, ou seja, das Salvaguardas de proteção de tecnologias sensíveis a serem transferidas, posto que uma vez assinadas, e com a presença do SU-35 na Short List, a preferência pelo gigante russo seria difícil de não se realizar.

        Acima estão os fatos.

      • Ué, então os petralhas traíram os russos ???… qnta grana eles levaram nessa ???… vc deve saber… qnto a questão russa e indiana, são realidades distintas, pois nesse caso a geopolítica falou mais alto que dindin… os russos não querem a Índia, seu vizinho orbitando os EUA e sendo pragmáticos, provavelmente consideraram trazer os indianos para perto deles… agora, nós, latinos, satélite dos americanos, eles não entregariam tecnologia tão facilmente assim… pode até ser, mas to duvidando…

    • E a PRESIDENCIA está acima da FAB na cadeia de comando… 😉

      Só isso! Ilya… KKKKK Mas a culpa “não é da presidente”. …

    • Tambem não ouve problemas com o EC725 não né Ilya.
      Quando nossos militares perguntaram aos Franceses sobre sensiveis e codigos fontes que para assinarem o contrato eles prometeram repassar tudo os Franceses mandaram-nos se entenderem com os proprietarios intelectuais das mesmas.
      LULAdrão fechou o contrato para favorecer seu caixa 2 a Petrobras.

      • Francês é tudo bonzinho…

        Pergunta pro cidadão aí quanto custou à Marinha a ToT do propulsor do Exocet 1 da DÉCADA DE 70! Isso porque o Cmd da Marinha só faltou ter que ajoelhar e beijar a p. dos franceses pra conseguir esse lixo defasado

        Francês é tudo bonzinho….

      • VADER sabia que tem marujo preso ate hoje desde a compra do NAe SP quando os verdadeiros culpados por esta cagada não estão presos.Ninguem fala sobre isso alias oficialmente isto não existe.

      • Taí uma questão tão simples de resolver, se fosse verdade. Bastava encerrar o programa e substituir por outro.

        Existe uma infinidade de fábricas de helicópteros pelo mundo.

      • Você Maluquinho, como sempre, não sabe das coisas, de nada, mas desanda a falar…
        Em momento algum houve da parte francesa a indicação para negociação direta entre as empresas e o Brasil, no tocante a ToT.

      • ILYA a França prometeu sim repassar totalmente o EC725 e blefou mentindo e alegando que sensiveis e codigos fontes pertencem a terceiros seus fornecedores.Para o Brasil te-los deveria-se entender-se com eles e ser feito com eles outro contrato.
        O EC725 foi a maior idiotia de um analfabeto bebado que não entende de nada so de dar xiliquinhos e no final fazer o jogo patronal.
        Ilya tua religião vermelhinha faliu ate mesmo na Russia e jamais voce e nem ninguem verão um Brasil comunista.
        Deveriam serem sabios e fazerem um governo voltado realmente para o desenvolvimento e para os Brasileiros ao enves disso apenas roubam pois não passam disto meros bandidos que não amam o Brasil e sim a Internacional Socialista.
        Sabem o que voces conseguirão com isso ? Irão regredir o Brasil ao retorno do capaxismo Yankee e vão todos de ralo.
        Se houve uma falha na ditadura foi a de não terem livrado o Brasil e os Brasileiros destes bandidos que hoje nos roubam.

      • Pare de ver o mundo em duas cores. Existe uma grande distância entre o comunismo e o Estado de Bem Estar Social escandinavo.

        Para premiar a criatividade, a dedicação e estimular a livre iniciativa, não é necessário gerar miséria e deixar milhões desamparados.

        O mundo pode ter um equilíbrio melhor de renda, sem que tenhamos que trocar de sistema econômico ou destruir a república e a democracia. (resposta padrão para quem ainda acha que o PT é comunista, kkkkk).

  9. Além do FX não decolar os números dos outros projetos são muito modestos. Quando existe uma compra de material é sempre diminuta e pouco armadas quando é o caso, de capacidade inferior via de regra, para o tamanho e necessidade do BRASIL. Meia duzia disso, meia duzia daquilo, só pra inglês ver é enganar bobo. Na hora que o pal quebrar não dura nem meia hora de combate, derruba umas linhas de transmissão, interdita a internet, e afunda uma dúzia de corveta armada com canhão, já era. Todo mundo sai correndo. Na minha opinião de bobo a força de defesa tem que ter números respeitáveis de equipamentos no estado da arte, capacidade de identificar ameaça a tempo de usar os meios disponíveis e um grau de adestramento acima de bom pra usa-los com eficiência. É bom para defesa, é bom para indústria e é bom para o desenvolvimento intelectual/econômico do país. Os atrasos são contra tudo isso.
    Enquanto isso os mensalões correm solto por debaixo dos pano…

    • A única Força Armada que o Brasil possui hoje se chama Exército Brasileiro. E mesmo assim, pra lá de meia-boca…

      O resto é sucata que não dura dois dias de combate. Só não vê quem não quer.

  10. Amigos,

    Nem tanto céu, nem tanto terra…

    No meu entender, a questão principal com relação ao FX-2 é: exposição midiática excessiva…

    O FX-2 ganhou por demais os holofotes da mídia e acabou ganhando dimensões que foram muito além de uma aquisição militar. De fato, tornou-se um grande ponto de pressão sobre o GF, que, as voltas com a recente crise econômica e outros gastos corroendo dia a dia o orçamento, terminou por ficar em posição política delicada para decidir o que quer que fosse.

    A rigor, todos os processos de reequipamento levados a cabo com pouca exposição a mídia, foram conduzidos sem que houvesse grande alarde e chegaram a uma conclusão ( fosse qual fosse… ). Por fim, basta observar o mundaréu de reportagens acerca disso nos últimos anos para se verificar que esse raciocínio vale…

    • Isso foi feito propositalmente _RR_ Enquanto os cães se degladiavam por um biscoito corria por fora coisas mais importantes SISDABRA,SISFRON,Defesas Aereas.
      Essa escolha de caças fica atraz disso tudo em prioridade.
      Integrantes da Quadrilha dos Irmãos Petralhas ja negociavam por baixo dos panos entregarem Alcantara aos Yankees,SISFRON e SISDABRA.
      São prostitutas ladras que so enxergam dinheiro,propina.
      O esquema é tão profundo que acabaram ate com oposição pois todo mundo quer mamar 1 kadinho.Levaram a corrupção ate pra caserna e tem milico que pede a Deus que aja forte comoção social e que reine o caos so pra abocanharem de novo e mamarem tudinho.
      Esse Brasil so tem jeito pasando o rodo nisso tudo.

      • Olha a farinha de mandioca… rsrsrsrsrs… se entrasse nela não tava com essa diarreía toda… rsrsrsrsrss….

      • O Brasil estaria bem melhor sem os TUCANALHAS, DEMONÍACOS, REDALHAS, TRENSALHEIROS, LADRÕES, CORRUPTOS, PRIVATEIROS, SAFADOS…. kkkkk (resposta padrão para comentários idiotas e agressivos).

      • Deve ter sido por isso que vc foi banido de outro site, né… eu não to nem ai… então vamos lá, já que é permitido esse tipo de atitude…

        O Brasil estaria bem melhor sem os PETRALHAS,
        TUCANALHAS, DEMONÍACOS, REDALHAS, TRENSALHEIROS, LADRÕES, CORRUPTOS, PRIVATEIROS, SAFADOS COMO A TURMA DO PARTIDÃO… RSRSRSRSRS… (resposta padrão para vendidos canalhas)…

      • O Brasil estaria bem melhor sem os PETRALHAS,
        TUCANALHAS, DEMONÍACOS, REDALHAS, TRENSALHEIROS, LADRÕES, CORRUPTOS, PRIVATEIROS, SAFADOS COMO A TURMA DO PARTIDÃO… RSRSRSRSRS… (resposta padrão para vendidos canalhas)…

  11. agora que a jaca da boing ,caiu na fossa ,os jornalistas da imprensa pig não quer nenhum caça
    mas eu acredito que o governo tem que escolher ainda esse ano e pode ser os rafale

  12. 1maluquinho
    27 de setembro de 2013 at 15:14

    Como Brasileiro gosta de fantasiar e sonhar né o tampão ja esta ai e chama-se F5BR === será A > SACANAGEM C A SEGURANÇA DO N PAÍS, se tal coisa vir a ocorrer…e IIya, nobre amigo, seus comentários procedem, só q a dona/congresso, está contingênciando às verbas p dar prosseguimento ao exposto, ao reequipa/ de n FA; nada irá pra frente desta forma…E isso mostra descaso, pra se dizer o mínimo, ou então, falta de total capacidade de prepara p o pior…o famoso: Qdo a vítima está armada o predador dorme c fome…Sds.

  13. giancarlos argus perdoeme mas tu deves corigir seu portugues NÃO É TAMPÃO É CAIXÃO pois penso eu que não passam disto aquela velharia é uma vergonha.NÃO SEI O QUE PENSAR DE NOSSOS PILOTOS SE SÃO ESTREMAMENTE CORAJOSOS,LOUCOS,AMOR CEGO POR UM GOVERNO QUE NÃO DA O MINIMO VALOR POR SEUS DEFENSORES O QUE FALAR DE TAL CITUAÇÃO.ha mais uma perguntinha qual a diferensa de idade entre os F5 e os Mirage qual o mais velho.e mais capaz se focem modernizados os dois.

Comentários não permitidos.