28 Comentários

  1. Legal essas fotos do Raptor na chuva e na neve, já que alguns idiotas por aí insistem em dizer que ele “tem medo d´àgua”, rsrsrs…

    E legal também operando AIM-9X, já que muitos duvidam que esse míssil seja operado pelo F-22.

    Chupa que a cana é doce, caterva antiamericanalha… 🙂

    • A questão do medo de água é que todo aeronave com material RAM sofre um problema crônico de deterioração quando exposto a umidade. Foi assim com o F-117 que nas primeiras versões precisava trocar seus painéis de RAM após cada missão, é assim com o B-2, com o F/A-18E/F, foi assim com o U-2, em fim, com qualquer aeronave com algum tipo material RAM. Até nos navios que usam material RAM acontece isso. É devido ao tipo de material usado para para produzir as tintas e placas RAM. E é um problema sem solução. Não quer dizer que ele não opera nesses ambientes, apenas que ele vai precisar de mais manutenção após um operação nesses cenários do que o normal. Aliás todo maquinário humano sofre com perda de vida útil em cenários extremos.

    • por LUCENA.
      .
      .
      .

      Um AIM-9X Sidewinder, em qualquer aeronave trás a esta, um bom poder de fogo,até mesmo para o algodão doce alado; que saiu muito caro para o contribuinte americano que até hoje não mostrou para que vei.
      .
      Até parece que foi projetado por estagiários …Hahahahahah

      • Helveciofilho

        Como iria mostrar para o que veio se o adversário dele desapareceu?
        Pq arriscar um F-22 na Líbia?
        Pq iriam construir mais de 187 Raptor e 20 B-2 se os inimigos agora são países de terceiro mundo mal defendidos que nem podem se defender de um F/A-18EF?

        Raptors e B-2 não tem mais sentido no mundo de hoje! Com que finalidade os americanos deveriam pagar caro por aeronaves sem utilidade prática?
        Em termos demanutenção são dinossauros da guerra fria.

        Do ponto de vista econômico, que interessa ao povo, os americanos fizeram muito bem em cancelar as encomendas dessas aeronaves. Nem todo mundo nos Estados Unidos é admirador de aviação militas, lá eles querem que seu dinheiro seja gasto em coisas mais úteis.

        “algodão doce alado”

        Prefiro acreditar na opinião de pilotos ingleses e alemães que elogiaram muito o avião em simulações de combates BVR. E nos resusltados dos exercícios que a força áerea dos EUA realizou.

        Se o raptor consegue ser furtivo contra os mais modernos SAMs ocidentais e aos Radares de caças com o F-15, Ef-2000 e até outros Raptors ele muito provavelmente será furtivo contra a maioria dos radares russos e chineses.

        Todos os aviões tem problemas técnicos, acredito que o F-22 tenha até mais problemas que os outros, mas mesmo assim em sua função principal certamente é o melhor.O Mig-31 tem algumas vantagens para a interceptação mas não duraria muito em um espaço aéreo contolado por Patriots, Eagles e AEGIS

        Talvezo F-22 tenha perdido alguns dogfights para outros caças ágeis como o Rafale e o Eurofighter, mas ambos são aviões muito bons e não é vergonha nehuma perder para eles de vez enquando.
        Embora eu o considere o “melhor” ou mais capaz interceptador do mundo sei que ele não é invencível nem invísivel e dependendo da situação ele pode ser derrubado como todos os outros. Depende das táticas, dos números e dos multiplicadores de força, da qualidade do AMRAAM e mais uma série de coisas

        “mostrou para que vei.”

        E o mig-31 já fez alguma coisa? e os siubmarinos Akula e Oscar já foram utilizados alguma vez? Demostraram para o que vieram?

        “Até parece que foi projetado por estagiários …Hahahahahah”

        E você estudou o desenvolvimento dos Fulcrums e dos Flanker? Sabe como foi dificil e probelmático desenvolver esses caças?

        Na, boa acho que para falar tão mal do Raptor, Rafale ou Superhornet tem que ter um bom conhecimento sobre avição, e quem entende de aviação saber dar boas explicações.
        .

    • Não é o meu caso, mas muito ainda vão continuar duvidando, porque este aí ainda não é o AIM-9X. Veja o mesmo no site da Raytheon.

  2. Na época foi tamanha a repercusão que expeculava-se até em extinguir o programa!… Teve comunicados das empresas envolvidas… orgãos oficiais dos governos… e boa parte da mídia! Então não foi meia-dúzia de “idiotas” que propagaram isto não! Realmente foi um problema sério! A ser levado em conta. Fora outros! Financeiro… Saúde dos Pilotos!… Que surgiram!…

    Eu adoraria! Ver o F-22 em ação!… Estipularia 2 cenários.. no ártico =b e nas montanhas do Irã de elevada altitude e passíveis de tempestades de areia.

    Sabem informar se já conseguiram por mini-ogivas nucleares em bombas teleguiadas de pequeno porte? Um caça stealth com mini-bombas nucleares!.. @@

    • X-tudo,

      Respondendo a curiosidade do amigo…

      Armas nucleares táticas fazem parte dos arsenais nucleares pelo mundo, armas essas cuja finalidade seria parar uma grande ofensiva. Elas teriam entre 5kT e 0,25kT de potência… Só para efeito de comparação, a bomba que destruiu Hiroshima tinha, salvo engano, 13kT de potência…

      Só a título de exemplo:

      No final dos anos 50, foi concebida uma variante do míssil ar-ar AIM-4 Falcon ( designada AIM-26 ) destinado a ataque nuclear, embora confesso desconhecer se existem variantes atuais do AIM-120 ou outro míssil ar-ar com esse tipo de ogiva… A ideia nesse caso, seria parar uma grande ofensiva de bombardeiros soviéticos…

      • Caro, RR.

        Existem muitas armas fabricadas em pequenas quantidades (secretas) que nunca ouvimos falar delas.

        Eu também não conheço nenhum míssil ar-ar com ogiva nuclear em serviço hoje, mas não duvido que existam uns poucos.

        O que eu sei que existem, na Rússia, são míssies convencionais armados com ogivas de fragmentação de urânio empobrecido para aumentar o impacto dos fragmentos.

        Não sei se ainda produzem ou em qual quantidade foram produzidos, mas tudo indica que existem.
        Se não for boato um míssil com ogiva DU foi encontrado no Iraque. Pena que não consigui mais encontrar a foto na web.

  3. Prontinho com esse míssil o F-22 vai poder acabar com todos os MiG-17 🙂 do mundo.

    Falando serio, demorou para os americanos se convencerem de que o “poderosssso” F-22 não é essa coisa toda e precisam sim dos misseis AIM-9X para combate a curto alcance.

    • Carl…

      Pelo que sei, o AIM-9 já estava previsto para ser incorporado desde o inicio… Inclusive, as baias laterais se destinariam a ele…

    • “demorou para os americanos se convencerem de que o “poderosssso” F-22 não é essa coisa toda e precisam sim dos misseis AIM-9X para combate a curto alcance.”

      Acho que não demorou nada, pois o sidewinder está programado para o F-22 desde o início, tem até uma baia externa para ele especilamente para ele. Não sabia?

      O Raptor tem até canhão para combates à curta distância,Isso significa que ele não é tudo isso? Não é tudo que os pilotos americanos, ingleses e alemães dizem?

      Além disso, é o único caça ocidental com vetoração de empuxo que permite alta manobrabilidade em altitudes extremas ao contrário de uns outros aí que só manobram bem em altitudes médias.

      Engraçado, se o caça não leva sidewinder dizem que ele é imcompleto, se leva significa que “não é essa coisa toda”.
      Brilhante conclusão! Parabéns.

    • Carl

      Quando você diz que o Raptor “não é essa coisa toda” quer dizer o que?
      Para mim não é vergonha nehuma ter perdido alguns dogfights contra o Rafale e Eurofighter, ainda mais pq o EF tem HMDs.

      O que eu digo do Raptor é que ele tem grande vantagem em combates aérea a longas e médias distâncias, que tem grande chance de sobreviver em áereas controlas por SAMs, e que os vetores de empuxo permitem grande manobrabilidade em altitudes extremas.

      Se algum caça pode desviar de um míssil em grande altitude ele é Raptor e provavelmente o PAK-FA também. São aviões que não foram desenhados para baixa altitude, e possivelmente não são muito melhores que os outros até 7 ou 9.000 metros

      O Raptor não é como os outros caças, foi feito para voar e manobrar em altitudes maiores, e em maiores velocidades.
      Ou seja seu perfil operacional é muito diferente de todos os outros caças, sseria uma mistura do perfil de voo do F-15 com o do M-31.

      Sua utilização é diferente dos Eurocanards. Mas isso não significa que ele não pode ser derrubado ou perder a batalha.

      De qualquer forma, eu não sou dono da razão, mas gostaria de entender pq essa vontade tão grande de desqualificar o F-22.
      Ele pode não ser essa coisa toda , mas é de longe o melhor em seu perfil operacional, na minha opinião e de muitos outros inclusive grandes especialistas em aviação militar.

      • Mas não se irrite…

        Só foi uma brincadeirinha, mas com um pingo de verdade.
        O F-22 apesar de se descrito como a arma definitiva dos ares e capaz de aniquilar seus inimigos a dezenas de quilômetros, precisa de misseis de curto alcance e de um canhão. O que isso quer dizer pra você?

        E sim… na foto é um AIM-9M mas também estão fazendo integração com o AIM-9X, não é?

      • “precisa de misseis de curto alcance e de um canhão. O que isso quer dizer pra você?”

        Para mim, significa que ele está preparado para todas as possibilidades e cada vez mais eficiente.
        Não sabe que os míssieis quiados por radar podem falhar ou acabar?

        Se não tivesse canhão e sidewinder x as mesmas pessoas que criticam diriam que o avião é incompleto. Agora pq tem, os trolls vem aqui e dizem que o avião não é tudo isso, sem nem entender o perfil operacional do caça.

        É muita trolagem!!!

        E como tudo que é construído pelo homem o F-22 não precisa ser perfeito, já basta estar muito na frente dos outros.

        Se você tivesse alguma noção sobre a importância dos radares e sistemas de defesa e ataque integrados perceberia que o Raptor tem uma vantagem imensa sobre qualquer outro caça.

      • “Para mim não é vergonha nehuma ter perdido alguns dogfights contra o Rafale e Eurofighter”
        E por que seria uma vergonha pra você? O que você tem com isso? Se alguém pode se orgulhar ou se envergonhar com o F-22 são os americanos.

        “pq essa vontade tão grande de desqualificar o F-22.”
        Então eu não posso nem mesmo fazer uma piada com o algodão doce alado, deveria simplesmente dizer que é perfeito e pronto (quando ta muito longe disso). Errou de blog, aqui existe opiniõeS.
        O que eu disse do F-22 foi muito ” light”, mas basta falar um “A ” desse caixão voador de ouro que lá vem a patrulha tentar censurar.

      • “Errou de blog, aqui existe opiniõeS”

        Opiniões?
        Qual a moral de dar opinião sobre algo que você não conhece direito?

        “Então eu não posso nem mesmo fazer uma piada com o algodão doce alado”

        Acho quem errou de blog não fui eu.
        Precisa vir num blog de geopolítica para fazer piadas sem graça?
        Se que fazer piada faça uma conta no facebook ou no orkut. lá, talvez alguém ache graça nos seus comentários.

      • “CHORA MEU BEM!”

        É, relamente é triste ver um blog sendo estragado por piadistas leigos e sem graça.

        Acha que eu vou chorar pq algum outro burro, acredita nas coisas erradas que você escreve?

        “E o que vc entende pobre diabo da boca aberta?”

        Acho que entendo mais que você, pois posso dar explicações muito melhores que as suas.

        Se não conhece direito o avião não deveria nem se manifestar.

        Mas claro, é trabalho dos trolls e infelizmente temos que aceitar…

  4. Este não é um AIM-9X. Veja o AIM-9X no site da Raytheon.
    Ainda não tinha percebido isso, mas o acesso ao carregamento da baia inferior me parece meio restrito, a menos que as portas abram 180 graus.
    Alguém pode informar?

  5. Este AIM-9″M” é apenas um míssil para treinamento, e possivelmente está sendo usado para treinar a equipe de solo.
    Notem a banda azul na cabeça de guerra. Nesta banda está escrito a palavar Inert, também encontrada na seção do motor foguete.
    É só um míssil de treinamento.

Comentários não permitidos.