Embraer compra a totalidade das ações da Atech

A Embraer fechou contrato para a aquisição da totalidade das ações da Atech, empresa nacional de sistemas que atua na área de Defesa

Desde 2011, a Embraer Defesa & Segurança já era dona de 50% das ações da Atech.

A Atech presta consultoria, suporte técnico e logístico, e desenvolve sistemas de tecnologia para as Forças Armadas. A empresa foi responsável, por exemplo, por desenvolver, para a Aeronáutica, o sistema usado para o controle do tráfego aéreo.

“A associação entre as duas empresas tem sido extremamente positiva, criando diversas oportunidades de negócio e contribuindo para ampliar o portfólio de produtos e serviços nas áreas de sistemas, defesa e segurança e controle de tráfego aéreo, complementares ao negócio aeronáutico”, disse em nota Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa & Segurança.

“Além disso, o fato de poder contar com o reconhecimento internacional da Embraer ajuda a reforçar o posicionamento da Atech no mercado brasileiro e no exterior”.

Fonte: Folha

20 Comentários

    • Pra mim está na hora é de fazer a Avibras ficar mais competitiva e ser concorrente da Embraer em todos os campos… essa coisa de monopólio não me agrada, mas pra eles sim agrada!

    • “produza o caça supersônico logo p o BRASIL”

      Sim ,a Embraer pode vir ate a produzir um caça para nossa nação, se o governo deixar de ser revanchista, e apoiar tal desenvolvimento, senão ela gasta bilhões neste desenvolvimento, e vir uma Engesa/ Osorio da vida.

      • Nem me fale de Engesa porque aquilo lá é caso de polícia na minha concepção.

        Osório: Primeiro MBT Legitimo brasileiro!

        A Engesa deveria ter tido aporte governamental e deveria estar na ativa até hoje. Eu não consigo mensurar o que já teríamos. Ia ser uma uva pra exportação.

        No fim o próprio país perdeu… e muito.

        E tem uns e outros por aí que duvidam da capacidade da engenharia brasileira:

        Em Julho de 1987, o protótipo com o canhão de 120mm seguiu para a Arábia Saudita, para a nova fase da competição. Os quatro veículos se confrontariam em vários testes. Os veículos eram: O Britânico Challenger [1], o Americano M1 Abrams [2], o Francês AMX-40 [3] e o Brasileiro EE-T1 Osório.
        Os testes consistiam em: 2.350 km de rodagem, sendo 1750 km em deserto. A guarnição que operaria o tanque era do Exército Saudita, escolhida por sorteio. Neste teste, analisar-se-ia também o consumo de combustível que deveria ser no máximo de 2,1 km/l em deserto e 3,4 km/l em estrada.

        Rampas: Superar trincheiras de 3m de largura; arrancada, partindo do repouso em rampa de 65% de inclinação, rodar em rampa lateral de inclinação 30%, aceleração e frenagem no plano e em rampas.
        Resistência e manutenção: Remoção e colocação de lagartas em 40 minutos (10 para a retirada, 30 para a colocação), 6 horas com motor em funcionamento constante e veículo parado, 6 km de marcha-a-ré e reboque de um carro de combate de 35 ton por 15 km. O Osório rebocou o Abrams, muito mais pesado do que 35 ton.

        Tiro: 149 disparos. 82 com veículo e alvo estacionados a 4000m de distância; os demais com veículo estacionado e alvo em movimento e veículo e alvo em movimento a 1500m de distância.

        Foram reprovados os dois veículos europeus na disputa (O Challenger e o AMX-40), e o Osório, juntamente com o Abrams foram declarados passíveis de compra. Sendo que, aparentemente o que mais impressionara nos testes fora o Osório, mostrando-se superior ao Abrams, e mais barato.

        A euforia brasileira foi enorme. O contrato chegou a ser preparado com previsão de se construir inclusive uma linha de montagem na Arábia Saudita. Militares Sauditas vieram ao Brasil para receber treinamento em tecnologia de blindados. O Exército Brasileiro estava exultante, pois o contrato incluía no preço final um acréscimo de 10% para o Exército Brasileiro (assim, a cada dez unidades vendidas para os sauditas uma seria entregue ao Exército Brasileiro, paga pelos Árabes). O negócio era da ordem de bilhões de dólares. Cada unidade do Osório de série custaria 1,2 milhões de dólares.

        Em 1988 em Abu Dhabi, o Osório tornou a derrotar os mesmos três adversários acrescidos do C-1 Ariete Italiano, mostrando sua competência. Os únicos veículos de sua categoria contra os quais o Osório não competiu foram os tanques russos. Como a guerra fria vingava, não havia muitos tanques russos para se fazer comparativos.
        Para atender a essa futura demanda, a Engesa planejava expandir seu parque em cerca de 1.200 metros quadrados, aumentar seu maquinário, expandir seu quadro em 500 ou mais funcionários, trazendo empregos, divisas e tecnologia. A vitória e as vendas para os sauditas eram dadas como certas, e uma pré-série começava a ser construída, para exportação. Outros mercados ainda eram sondados: O Iraque se interessou no veículo, tendo inclusive o ministro da defesa iraquiano vindo ao país para conhecer o carro.

        Isto me remete a um pensamento: os americanos sabem do que somos capazes se tivermos o devido investimento e respeito… A Embraer e a Petrobras são provas disto. Só não vamos adiante porque não damos sequencia em nada e o AMX é prova desta letargia porque só agora está no nível que deveria estar desde sua concepção.

      • A culpa do lula ter enriquecido as nossas custas não é dele, é nossa, principalmente de idiotas como vc… vai te catar walfredo… como pode ser tão vendido assim ???…

      • Fato.

        Infelizmente não há vontade PolíTica para se produzir um caça nacional. O PT e o pensamento esquerdista em geral destruiu a tal ponto os valores da cultura brasileira legados por nossos antepassados que o povão hoje só quer saber de PuTaria e futebol. Todo mundo aqui vive em clima de carnaval oba-oba copa-do-mundo e de “o último que sair apague a luz”.

        Também, com um ParTido que só pensa em se perpetuar no poder e em moldar a sociedade a seu projeto, quem vai se preocupar em planejar um Estado-Nação?

        Precisamos resgatar os valores tradicionais do país, antes de querer produzir caça. senão não vai dar em nada a iniciativa.

      • Lucidas palavras, amigo Vader… isso os ESQUERDALHAS não querem… depois vem com mimimi petralha dando uma de vítima duzamericanus maus, dos vampiros, da mula-sem-cabeça, do saci… rsrsrsrsrs… fazer o que se tem que fazer, NADA… só retóricas na ONU… rsrsrsrsrsrs… POVO BOM DE DISCURSO… trabalhar em prol do povo, só a ANGELA MERKEL… veja o molusco, a ultima vez que pôs a mão sobre uma bancada foi na década de 1970… depois que se aposentou por causa de um mísero dedinho, ficou de boa eternamente… hoje o cidadão tá cardíaco, diabético e o INSS não aposenta o cara… no máximo dá afastamento por 3 meses para “readaptação”… BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS… mas com um governo ESPERTO até demais….

      • Escrevi o contrário do que pensei, desculpe. O correto é que vamos para mais 5 anos de PT, então é bom construir um melhor relacionamento com o comando supremo das forças armadas, senão vai continuar montando em calango, kkkkk.

      • Vc é mesmo um pulha vendido, amigo… que coisa feia… se vendeu por centavos a essa corja de bandidos e não se preocupou com as consequências ???… é por isso que estamos sempre em voos de galinha… nunca deslanchamos porque temos que carregar nas costas essa malta de bandidos sanguessugas…

  1. Ela tem que decidir logo. Se passar pra 2014… definitivamente eu nao mais acreditarei neste governo!…

    as celulas ja estao mortas!…

    tem guerras batendo a nossa porta!…

    Sera uma VERGONHA UNIVERSAL… inclusive entre seres de outras raças!… Se o Brasil for dividido em vários pedaços!!… Como está acontecendo!!… E se nada mudar definitivamente faltará somente UMA PONTINHA PRA PASSAREM A TESOURA!!…

Comentários não permitidos.