Brasil 2013: “80 anos para alcançar EUA”

Brasil projeção“É preciso lembrar que a renda por habitante cresce menos que a renda do país por causa do crescimento da população.

 — A renda per capita no Brasil hoje corresponde a quase um quinto do que se vê nos Estados Unidos. É um padrão de vida, de conforto para a sociedade e de saúde e educação muito diferente — afirma o economista e professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Marcelo Moura.”

  Preâmbulo, por Gérsio Mutti

Caros amigos Editores e Comentaristas do Blog Plano Brasil, na década de 80 do Século XX, já se comentava que, em termos de renda per capita, o Brasil estava defasado dos EUA exatos 50, anos. Se tomarmos como referência o ano de 1983, passaram-se 30 anos.

Pois bem, agora em 2013 estamos defasados exatos 80 anos, ou seja, nesses últimos 28 anos de governos civis, nos encontramos no mesmo patamar dos últimos 2 anos do último governo militar (1979 a 1985).

Complementando o meu preâmbulo, segue texto da Comunidade Brasileira de Atlanta, EUA:  Brasil Contemporâneo: Nova República – pós 1985 até a atualidade         

Brasil Contemporâneo: Nova República – 1985 até a atualidade 

“Em 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheu para seu sucessor Tancredo Neves, da oposição, tendo como vice José Sarney.

Gravemente enfermo, não pôde Tancredo Neves tomar posse em 15 de março. José Sarney assumiu a presidência interinamente, e em caráter definitivo em 21 de abril, quando da morte de Tancredo Neves.

Já com o ministério formado, Sarney deu curso às linhas do programa da Nova República, tanto no âmbito nacional como no internacional. Em fins de dezembro de 1985, enviou ao Congresso os projetos de convocação de uma Assembléia Constituinte e de um pacote econômico de ampla formulação.

Fato importante foi a eleição, em 15 de novembro de 1985, de prefeitos para as capitais de Estados e territórios, estâncias hidrominerais e municípios considerados de interesse para a segurança nacional.

Em 1986 o governo decretou um conjunto de medidas econômicas de choque antiinflacionário (entre outras, congelamento de preços e salários por um ano e a substituição do cruzeiro pelo cruzado como unidade monetária, valendo este 1.000 cruzeiros), mas sem sucesso a longo prazo. O Congresso, eleito em 1986 com atribuição de órgão constituinte, entregou a nova Carta (a sexta Constituição da história do País), promulgada em 5 de outubro de 1988. Nela, aparecem alguns notáveis avanços em relação às anteriores, principalmente quanto aos direitos civis, sociais e políticos dos cidadãos.

Em 1989, pela primeira vez desde 1961, houve eleições diretas para a presidência da República. O segundo turno foi vencido por Fernando Collor de Mello, do Partido de Reconstrução Nacional, que atacava as elites sociais e enfatizava a modernização econômica do país.

O início do governo Collor foi marcado por reforma na estrutura e divisão dos ministérios, por um plano econômico de impacto (inclusive com a volta do cruzeiro como unidade monetária), que conteve tendências hiperinflacionárias, e por uma forte recessão. A proposta de modernização econômica e administrativa (diminuição de gastos públicos, privatizações de empresas estatais) esbarrou em dificuldades devidas principalmente às divergências entre o Executivo e o Legislativo, levando a uma reforma geral do Ministério, no início de 1992.

Em meados do mesmo ano, denúncias de corrupção no governo geraram forte instabilidade política, culminando com o pedido de impeachment (impedimento) do presidente Collor. Aprovado pela Câmara dos Deputados em 29 de setembro, o pedido foi encaminhado ao Senado, que abriu o processo e afastou o presidente.

Assumiu interinamente o vice-presidente eleito Itamar Franco. No dia 29 de dezembro de 1992, ao iniciar-se a sessão no Senado que julgaria a questão do impeachment, o presidente Collor renunciou e, imediatamente após, Itamar Franco tomou posse definitiva na presidência da República para cumprir o restante do mandato.

Após 100 anos de proclamação da República no Brasil, uma consulta popular permitiu à totalidade dos cidadãos brasileiros optar, quanto à forma de governo, entre a República e a Monarquia, e, quanto ao sistema de governo, entre o Presidencialismo e o Parlamentarismo. Em 21 de abril de 1993, os brasileiros votaram pela República Presidencialista.

No final de 1993, o ministro da Economia, Fernando Henrique Cardoso, apresentou à nação um plano de combate à inflação, a essa altura na casa dos 40 percent ao mês. O plano consistia na criação de um Fundo Social de Emergência (F.S.E.), que reduzia a receita de Estados e Municípios, e a criação da Unidade Real de Valor (U.R.V.), um indexador diário do Cruzeiro Real, a ser posteriormente substituída por uma nova moeda ? o Real ?, implantada em julho de 1994.

As eleições gerais de 1994 elegeram simultaneamente o presidente da República, todos os governadores de Estado, dois terços dos senadores, todos os deputados federais e todos os deputados estaduais.

Fernando Henrique Cardoso, candidato pelo coligação formada pelo Partido da Social-Democracia Brasileira (P.S.D.B.) e pelo Partido da Frente Liberal (P.F.L.), foi eleito presidente da República no primeiro turno, e assumiu a presidência em 1.º de janeiro de 1995.

O início de governo de Fernando Henrique Cardoso foi marcado pelo aprofundamento de reformas: ajustes no plano econômico que mantêm a inflação em baixo patamar, privatização de empresas estatais e reforma da Constituição.

Em 1997, foi aprovada pelo Congresso Nacional a emenda da reeleição para presidente, governadores e prefeitos.

Em 1998 o presidente Fernando Henrique Cardoso foi reeleito para um novo mandato. Desde então, o período é conturbado por desavenças politicas, demonstrando o grau de corrupção de alguns integrantes dos três poderes.

Por outro lado, o plano real, paralisou o crescimento econômico com os juros elevados, o poder aquisitivo da população, reduziu-se a patamares inferiores aos de 1994, e o país entrou em depressão causando enorme desemprego.

A moeda vigente continua se desvalorizando fortemente em relação ao dólar americano, e o país declara a falência gerencial do governo, incapaz de solucionar a demanda energética nacional, apesar dos abundantes recursos hidrícos, solares e biologicos disponíveis no territorio brasileiro.

O país que comemora 500 anos do descobrimento, continua numa posição secundária frente as grandes nações, devido a fraca politica internacional e inespressiva presença no cenário econômico.

Em 2002, foi eleito presidente, o primeiro candidato da classe trabalhista, Luis Inácio da Silva, o Lula.

A ascensão do Partido Trabalhista ao poder, criou grande esperança junto a sofrida população, que após 500 anos de imposição política, despertava para a possibilidade de mudar o Brasil.

O governo trabalhista, falhou durante o primeiro mandato, ofuscado pela velha e estabelicida corrupção enraizada na burocracia nacional, como um câncer maligno, que transforma células sadias em tumor, ao simples contato.

Apesar, da corupção que absorveu parte do Partido Trabalhista, o Presidente Lula conseguiu se reeleger para um segundo turno.

O Brasil, palco da agonia social, protagoniza cenas de violência cotidiana. O jovem, esperança sem esprença, o político da indiferença, o abuso, a falta de vergonha, faz os versos do compositor Chico Buarque tornarem-se mais atuais do que nunca, pois o que não tem governo e nunca terá, o que não tem juizo e nunca terá, é, não obstante, do potencial natural, uma vergonha….

 

Com a Palavra os senhores Comentaristas do Blog Plano Brasil

 

80 anos para alcançar EUA

Por, Lucianne Carneiro, O Globo

 

A renda per capita brasileira pode levar quase 80 anos (79,7) para alcançar a americana, revela estimativa do economista e professor do Insper Marcelo Moura. A projeção leva em consideração um crescimento médio anual de 3% da renda per capita brasileira no período, ao mesmo tempo em que nos Estados Unidos a expansão é de 1,1%. É preciso lembrar que a renda por habitante cresce menos que a renda do país por causa do crescimento da população.

 

— A renda per capita no Brasil hoje corresponde a quase um quinto do que se vê nos Estados Unidos. É um padrão de vida, de conforto para a sociedade e de saúde e educação muito diferente — afirma.

 

Mesmo numa projeção mais otimista, em que se considere expansão de 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) per capita brasileiro e de 1,3%, do americano — taxas médias no período de 2003 e 2008 — o tempo para o Brasil se igualar aos EUA seria de 63,2 anos.

 

Num cenário que seria considerado mais cauteloso, em que se considera média de crescimento da renda per capita no período entre 2002 e 2012, de 2,5% para o Brasil e 0,9% para os Estados Unidos, o tempo para se atingir o nível americano de PIB por habitante chega a quase cem anos (95,1).

 

Indicador mais relevante

 

Moura argumenta que o PIB per capita é um indicador mais adequado para se definir as condições de vida de uma população do que o PIB geral.

 

— Os políticos adoram dizer que somos a sétima maior economia do mundo, mas aqui tem muito mais gente para dividir a riqueza. O que mais importa não é o tamanho da economia, mas o tamanho da economia por habitante: isso reflete melhor a qualidade de vida dos habitantes de um país — defende.

 

O professor reconhece, no entanto, que a população numerosa é um elemento que contribui positivamente para o crescimento da economia. O amplo mercado consumidor acaba sendo um atrativo importante para os investimentos.

 

Pelos dados do Banco Mundial, os EUA ocuparam a 10ª posição entre os países de maior renda per capita em 2012. O ranking é liderado por Luxemburgo, seguido por Noruega, Suíça, Macau, Austrália, Dinamarca, Suécia, Canadá e Cingapura. O posicionamento dos países no ranking de renda per capita não é necessariamente próximo ao da lista das maiores economias mundiais. Hoje, a segunda maior economia do mundo, a China, ostenta um longínquo 79º lugar quando se trata de PIB per capita.

Fonte: O Globo, Página 27, Economia, Domingo, 22/09/2013 

42 Comentários

  1. É um texto um pouco tendencioso.Tudo bem que o governo de Lula e Dilma não foi perfeito e merece muitas criticas,mas a recuperação ecônomica e o desenvolvimento social se deu no período do governo PT.

  2. 80 anos ,eu lembro dos economistas aquela categoria pessimista que falava que a divida externa seria eterna ,o eterno durou ate o governo lula depois não era mais eterna ,essa é a resposta para esses 80 anos para alcançar os estados unidos
    a menos de dois anos a china esses mesmos economistas davam 200 anos para alcançar os gringos hoje esta em 25 anos para a china alcançar os gringos
    e o texto mesmo fala que a renda per capita diminuiu em relação aos gringos pois a população brasileira cresceu em 200 milhões , o próprio texto já faz uma meia culpa
    resumo ate a imprensa pig já esta fazendo a meia culpa antes de terminar uma matéria, gostei da humildade rsrsrsrs

  3. por LUCENA.
    .
    .
    .
    Gérsio Mutti e os seus panfletóides tendenciosos,como sempre busca nos EUA a resposta para todas as mazelas do Brasil,como se lá na terra sagrada dos americanófilos fosse um paraíso.
    .
    Se é para comparar o Brasil no que se refere a problemas sociais,que temos muito,há muitos países que seria um bom exemplo,onde as distâncias sociais sõ muito poucas,se comparado com o abismo social que há no Brasil e na terra do pato Donald.
    .
    Gérsio Mutti com as sua artimanhas já manjada.busca copara os pontos negativos do Brasil com os pontos positivos dos EUA,que hoje já não é tanto assim,basta buscar na internet como se encontra o custo social americano e veremos que lá h´as sua favela subterrâneas com as sus violência com os seus famosos “serious killers”.
    .
    As nossas mazelas como o crime urbano,a pobreza,os corruptos…etc,com muita certeza não será resolvida buscando se espelhar nos americanos,aquela vida mansa que muitos sem noção acham que é a vida do cotidiano de um norte americano que se vê nos filme enlatado hollywoodiano,não condiz com a realidade americana,assim como é nas novela da globo….Rsrsrsr
    .
    S fossemos mostrara como é a vida real de um cidadão americano,basta buscar na internet e teremos uma ideia como é de fato,como um taxa de desenvolvimento social que foge dos padrões do 1° mundo e se aproxima dos de 3º,como é a do Brasil.
    .
    Os panfletos do Gérsio Mutti,só serviu até aqui para iludir as pobres de almas atormentadas,aqueles que ainda acham que os EUA é um paraíso astral na terra,coitados o inferno astral já subiu e ficou por lá……a vaca já fora para o brejo a tempo… 😉
    .
    Se há que comparar o Brasil com outro pais,com certeza tem países de um desenvolvimento social muito melhor e com um abismo social muito menor do que a da vaca sagrada dos americanófilos…Hahahahah 😀

  4. Sempre a velha mentalidade babaca de compararem o Brasil com os EUA como se buscassemos sermos melhores que eles quando na verdade cagamos e andamos para eles e outros quaisquer.Fodam-se.
    Interessante como jamais mostraram em meios especuleiros nenhum que o PIB Brasileiro é 47% carga tributaria e os demais segmentos se subdividem no restante onde o consumo interno é a maior parcela.
    Então o Brasil é o que é apesar de tudo graças ao esforço do povo Brasileiro.
    Com governo,setores publicos,privado e industrias,moralisados,ajustados,sem a ganancia de so lucrar investindo menos para enxugar encargos temos condições de crescermos mais que a China.
    Então porque perder tempo em comparar o Brasil com um pais que depende ate dos dolares gastos por turistas Brasileiros e por impostos pagos por emigrantes Brasileiros !
    A taxa de desemprego nos EUA esta mais alta que no Brasil.
    Nos EUA mais de 30% de sua população vive abaixo do nivel de miseria ou seja na extrema miseria e isso aumenta mais a cada dia.Ninguem mostra ou fala sobre milhões de Americanos que sobrevivem atravez de caridades e doações simplesmente para agasalharem-se e alimentarem-se no maior mercado consumidor do mundo e num dos maiores produtores de carnes,generos e grãos.
    Então porque perdermos tempo de comparamos ou mesmo de lermos argumentos destes tipos ?
    Acha la melhor do que aqui vai pra la então FDP.

    • Vamos nos comparar a quem ???… a bolívia, ao suriname ???… patético… os miseráveis americanos ainda são mais ricos que os “classe média” brasileiros… toma tento melancia… vc sim, é tendencioso aos petralhas, mesmo que embutido…

  5. ”””” Brasil 2013: “80 anos para alcançar EUA” ”””””

    Lamentável esse título e essa comparação no mínimo desinteligente.
    Ao meu entender o Brasil e EUA são nações DIFERENTES e SOBERANAS o suficiente para terem destinos diferenciados para o bem ou para o mal .
    O que é isso , inveja contra-informativa ???
    Viva as diferenças amigo.

    http://www.youtube.com/watch?v=4pEzIyLG5sg

    • Sinto muito, amigo, mas prefiro nos ver atrelados aos EUA do que a bolivia, peru, venezuela e demais latrinos… quem anda com perdedores acaba esfaqueado pelas costas…

  6. Putz cara, eu espero que nós nunca alcancemos o nível per capita atual do EUA. Aquele número significa que 1/3 do mundo está construindo estes valores e não se utiliza deles.

    E que mania de comparar o Brasil com EUA, Troço mais atrasado.

    E estes números do PIB do EUA vão mudar, e muito, nos próximos quinze anos. E vai ser pra baixo. E antes que alguém venha me atazanar, eu tenho muita pena da parte da população que vai ser afetada por isso, que é sempre a mais pobre.

    Só fechando: 10 cidades com mais de 500 mil habitantes declararam FALÊNCIA este ano. E entre elas está DETROIT. Dá pra acreditar que a cidade que mandava no mundo automobilístico a uns 20/30 anos, agora está falida? E as más línguas (dizem por aí) falam que Chicago é a próxima. Só não foi ainda porque o presidente é de lá.

    Então deu né gente. Façamos o nosso aqui que o resto anda sozinho. Chega de imitação.

  7. O pior cego é aquele que não quer enxergar.

    Os números não mentem senhores. Ou, como diria o outro, “é a economia estúpido”.

    Parabéns ao Plano Brasil pela coragem de postar as verdades que doem na caterva PeTralha e vermelhuxa em geral.

    Meu professor de história mentiu pra mim, rsrsrs…

    • A novidade é que o brasileiro médio está devendo até as cuecas e que o crescimento da era molusco foi a base de crédito fácil e não de desenvolvimento econômico propriamente dito… pura ilusão, caro militonto…

  8. Dilma tem que retomar a trajetória de Lula, reduzir mais os juros, fazer mais acordos internacionais para vender nossos produtos, estimular nosso consumo, aumentando a renda dos cidadãos. Aumentar os salários e aposentadorias é muito melhor para a economia do que reduzir impostos.

      • Não vou perder meu tempo lendo sobre liberalismo. Sei o que ele provoca na prática, basta ligar a televisão. Riqueza e opulência para alguns e miséria, doenças, violência e opressão para milhões.

      • Caro walfredo, penso que é sempre bom entrar em contato com ideias novas, mesmo aquelas que a primeira vista possam parecer totalmente opostas aquilo em que acredito.
        Discordo diametralmente de Marx, Gramsci e de grande parte de Keynes, porém me interessei e continuo me interessando pela leitura desses pensadores, concordando com eles ou não. Considero ainda que quando leio um livro eu mesmo tiro minhas conclusões, diferente de assistir TV onde a notícia aparece sempre deformada de alguma forma.
        Porém, se uma sugestão de leitura o ofendeu de alguma forma, peço que me desculpe.

      • O Walfredo é COMUNISTA STALINISTA da mais torpe concepção de mundo… ele ainda vive a pretensão da utopia marxista… rsrsrsrsrs… ou seja, UM ALIENADO… verdadeiro idiota idiotizante… cuidado, isso pega… rsrsrsrsrs…

  9. Para contrariar o gráfico precisamos de política proativa, o bolsa família não é suficiente!A defesa tem papel fundamental nessa questão, se o governo em vês de usar o dinheiro do BNDES pra fazer burguês nacional, poderia investir esse mesmo dinheiro diretamente numa indústria de defesa! Com outros marcos regulatórios, pra também não criar parasita oficial com direitos adquiridos, isso seria revolucionário em termos de geração de emprego de valor agregado e distribuição de riqueza!Temos estradas e ferrovias por construir, porque não fazer isso diretamente via exercito brasileiro e recrutamento de jovens por exemplo!Ou seja, solução há, falta política afirmativa!Sem trabalho não há emprego, sem emprego não há distribuição de renda!

    • Vou mais longe, ao invés de empresa de defesa para ser futuramente privatizada por tucanos, seria melhor investir em bases secretas de desenvolvimento e produção, controladas inteiramente pelo Ministério da Defesa, com verbas secretas, fiscalizadas por representantes do MP, TCU, Senado, Camara e Presidência da República.

      Nessas bases secretas teríamos pessoal civil e militar, mas a remuneração estaria desatrelada da estrutura de remuneração das forças. Haveria premiação, em dinheiro, por resultados.

      Metade das verbas destinadas ao rearmamento seriam direcionadas para estas unidades.

      • Isso é liberalismo, amigo… parte do fundamento que todos devem ser remunerados de acordo com seus méritos… isso é MERITOCRACIA, e não esse arremedo de realidade que vc tanto apregoa que é o coletivismo… não to te entendendo ???!!!…

  10. Infelizmente, ou felizmente, eu tive ‘muita’ aula de estatística e probabilidade. Comparar Brasil e Estados Unidos é quase impossível. Países diferentes, realidades diferentes, mentalidades diferentes. Sendo assim a comparação morreria nos números e serve para pouca coisa. Você poderia fazer uma comparação entre ex-países da URSS ou das Coreias, mesmo assim por um período específico de tempo porque os fatores ‘divergem’ muito após alguns anos.
    Os Estados Unidos não podem ser parâmetro para o Brasil, como a China também não pode, excetuando caráter e/ou bons e maus costumes, que podem ser ou não seguidos para se alcançar algum objetivo.
    A mentalidade, desde a época da colonização dos dois países não tem correlação.
    É obvio que se os americanos são mais bem sucedidos que os brasileiros em algumas áreas isto significa que estamos fazendo algo errado ‘nestas’ áreas, e isto também é pontual.
    Meu ponto de vista.

    []s.

    • Não devemos nos comparar com os EUA, então qual país deve servir de comparação?
      Só não sugira comparar um anão com um gigante ok?
      Ou um milenar olho puxado com um jovem olho redondo ok?
      Ou um seguidor cego de Alá com um seguidor Livre cristão ok?
      Ou um multilinguista com um monolinguista ok?
      etc
      etc

    • Hehehe, salvo engano a fala do Mané para o treinador na Copa de 58 foi: “o senhor combinou tudo isso aí com os russos?”

      É bem isso, infelizmente…

      Somos o eterno país do futuro. Regredindo sob o regime PeTralha…

  11. Gérsio Mutti é uma boa pessoa. Agradabilíssima, é verdade, mas…
    Sou obrigado a fazer reparos, duros até, nos postulados…

    Quer dizer que o Governo Trabalhista falhou?
    Como, se é o mais exitoso governo desde o fim do período dos Generais Presidentes?
    Quem fez um governo melhor que o de Lula?
    Sarney?
    Collor?
    Itamar Franco?
    FHC?

    O Presidente Lula foi aquele que em sua gestão elevou a Renda Per Capita do brasileiro de US$ 2,910.00 para U$ 11,229.00. Ou seja, entre o que herdou e o que entregou houve um ganho de US$ 8,319.00… Este é o tamanho do sucesso do Presidente Lula. Sucesso que será marcado pela História, por mais que alguns insistam no contrário e não importam o que venham a escrever… Nada mudará o fato histórico que Lula, e o PT, mudaram este país para melhor.
    Durmam com isso.

    Existe corrupção no governo atual? Sim, existe. Mas, ele é menor que nos tempos do senhor FHC, que vendeu as nossas empresas estatais por pouco mais que nada, enquanto ele, e seus próceres apareceram com patrimônios exuberantes, tal como imóveis nas áreas mais caras de Paris e São Paulo, da noite para o dia… Mas, como é do partido amado pelos cegos, o PSDB, tudo fica em brancas nuvens…
    Vamos ser honestos e admitir, que nunca se teve na história da república um Ministério Público tão atuante quanto aqueles dos anos em que o Partido dos Trabalhadores esteve à testa, posto que todos os Procuradores Gerais da República foram escolhidos entre os primeiros das listas tríplices apresentadas pelo Ministério Público da União, resultado de uma votação livre entre pares.
    Esta é a verdade. É dura para os promotores do ódio e da aversão política, mas é a verdade, tão real, que os procur5adores empreenderam por várias vezes ações contra membros do governo… Enquanto em tempos outros, na época da ditadura, ou de FHC, eram estas mesmas ações engavetadas…
    E aí?
    Qual é o argumento contrário?

    Quero terminar falando de outra coisa.: O Planeta não aguenta sustentar o nível de consumo da sociedade americana, se esta for espalhada por todas as nações. Para tanto precisaríamos de cinco planetas Terra.
    É bom parar para pensar…

    • Comparações entre bandidos não vale… faça comparações entre governos pós 1985 e os anteriores e veja que diferença !!!… nunca, NUNCA um país agrário como éramos na década de 50 saiu dessa condição em menos de 10 anos nas mãos do militares patriotas… não porque fossem militares, mas porque eram patriotas e não eram CORRUPTOS como os ESQUERDALHAS… investiram pesado em infraestrutura… se tivessem permanecido mais 20 anos no poder seriamos hoje uma Coreia do Sul… mas as “forças ocultas” falaram mais alto e entregaram-nos nas mãos de bandidos de toda sorte… pobre povo brasileiro…

      • E os golpistas sem farda, como os chamaremos ???… pois quem perverte a vontade popular através de manipulações orquestradas sem amparo popular também não seria golpistas ???… amparo popular os petralhas NÃO TEM, haja vista os manifestos POPULARES de junho passado contra o MENSALÃO, IMPUNIDADE, ROUBALHEIRAS DIVERSAS E CAOS NOS SERVIÇOS PÚBLICOS, entre outros como a INFLAÇÃO GALOPANTE… então, recolha o RABO para falar dos militares, caro ESQUERDALHA… difícil vai ser achar lugar para esconder tamanho rabo…

    • SEU ASNO… VERMES TRAIDORES DA PÁTRIA SÃO OS QUE VC DEFENDE, seu ignóbil falastrão… TOMA TENTO ou abra essa cabeça de vento e aprende alguma coisa…

  12. Amigos,
    Só há um país para o Brasil se comparar e esse é o que atualmente está no topo do poder mundial.
    Por várias questões, sociais, culturais, históricas e religiosas.
    Ou os senhores querem que nos comparemos com Méxicos, Venezuelas, Argentinas, Índias, Espanhas, Chinas etc da vida?

    Se formos nos comparar (sem viralatismo nenhum) deverá ser com os estadunidenses. Não só por estarem mais de acordo com nossas estruturas, mas também por ser o ideal.

    Contudo fora esse acerto do estudo acima temos que considerar também o seguinte, já que nem tudo são flôres:

    Duas grandes vantagens que o EUA tiveram como uma verdadeira ajuda aditivada em seu progresso pós descobrimento da América, em relação ao gigante português lá do sul, foram sua posição geográfica bem mais próxima dos europeus e sua poderosa metrópole inglesa. Foi como se eles tivessem uma dianteira histórica em relação a nós.

    E aí é que está o X da questão, sem uma análise histórica e geoestratégica honesta e rica culturalmente, essas comparações, como a de cima, ficam parecendo apenas trabalho escolar de meio de ano, de simples estudante do 2º grau. Pois ao fazer vista apenas sobre um dado apenas(no caso PIB per capita – que é algo passível de acentuadas alterações por crises econômicas, guerras, planos de governo etc) fica fragilizado como documento informativo verdadeiramente válido e útil.
    Portanto, esse estudo comparativo de PIB per capita é por demais frívolo e até mesmo desinformativo para leitores menos esclarecidos.

  13. A comparacao e apenas numeros. O que mata o Brasil e a corrupcao de cima para baixo. Nao se constroe um km de rodovias sem desvio. nao se constroe um hospital sem maracutaias. nao se constroe um edificio moderno sem roubo. De quem e a culpa. Ignorem as comparacoes. O problema do Brasil nunca foi dinheiro, trabalho ou patriotismo. E a falta de vergonha e um judiciario banana sem dentes, sem forcas. Porque estamos discutindo mensaloes ate hoje. Os reus ja deveriam estar em cadeias. O povo ter que ser educado, em casa e nas escolas.
    Moro nos EUA faz 35 anos e jamais comparo com o Brasil, no quesito numeros. Ha comparacoes a ser feito no campo da educacao, que vem de dentro, na forma de um povo constuir alguma cisa que seja para o bem de todos. Aqui, se dizem que vao constuir 50 km de estradas ou reformar outras, a coisa sai, e raramente, mas muito rararemnte volta a essas contas e descobrem dinheiro na Suica ou Bahamas. Nao creio que exista no Brasil uma so construcao que seja limpa..Nenhuma..not one.

Comentários não permitidos.