Novo navio de pesquisas NPqHo ‘Vital de Oliveira’ será construído na China

COMANDO DA MARINHA

GABINETE DO COMANDANTE

PORTARIA No 514/MB, DE 18 DE SETEMBRO DE 2013

Institui o Grupo de Fiscalização da Construção, Apoio Técnico e Administrativo (GFCATA) do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” e dá outras providências.

O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe conferem os art. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010 e o art. 26, inciso V, do Anexo I ao Decreto no 5.417, de 13 de abril de 2005,
resolve:
Art. 1º Instituir, em caráter temporário, o Grupo de Fiscalização da Construção, Apoio Técnico e Administrativo (GFCATA) do NPqHo “Vital de Oliveira”, inicialmente funcionando no Brasil e oportunamente transferido para a República Popular da China (RPC).

I – Missão: executar tarefas, que transcendam às atividades intranavio, durante o processo de obtenção por construção do NPqHo “Vital de Oliveira”, incluindo o relacionamento local com a empresa contratada, o gerenciamento dos cursos, treinamentos, sobressalentes e atividades de
Apoio Logístico Integrado (ALI), a fiscalização técnica do contrato, a obtenção de equipamentos e serviços, além da parte administrativa relacionada a todo pessoal envolvido no recebimento dos navios;

II – Local: Xinhuí – RPC;
III – Período: de 14 de outubro de 2013 a 13 de dezembro de 2014; e
IV – Subordinação: O GFCATA ficará subordinado ao DiretorGeral do Material da Marinha, que mantém a supervisão funcional do processo de obtenção por construção do NPqHo “Vital de Oliveira”.

Art. 2º O GFCATA será apoiado administrativamente pelo Adido Naval na República Popular da China, na República da Coreia e na República Socialista do Vietnã.

Art. 3º O GFCATA terá a seguinte composição, extratripulação
do NPqHo:
– 1 Capitão-de-Fragata (CA), Encarregado do Grupo;
– 3 Oficiais Engenheiros Navais (EN) ou Engenheiros de Tecnologia Militar (ETM);
– 1 Oficial do Corpo de Intendentes da Marinha (IM); e
– 1 Praça.

Art. 4º O GFCATA será extinto mediante proposta do DiretorGeral do Material da Marinha.

Art. 5º O Diretor-Geral do Material da Marinha e o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha estão autorizados a baixar os atos complementares que se fizerem necessários à execução desta Portaria.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na presente data.

JULIO SOARES DE MOURA NETO

NPqHo-“Vital-de-Oliveira”

FONTE: Diário Oficial da União via Defesa Aereanaval

11 Comentários

    • A indústria naval brasileira foi salva da inação pelo governo do Partido dos Trabalhadores, na pessoa de Luis Inácio Lula da Silva. Só no Rio de Janeiro 72.000 mil novos empregos especializados foram criados.
      Recentemente, o campo de TUPI ganhou uma plataforma de exploração construída no Rio Grande do Sul, para a Petrobras…

      Você não sabe disso, como de muitas outras coisas, pois prefere alinhar-se com a mídia golpista… Mas, que dela se alimenta, fala besteiras. O navio de pesquisas Vital de Oliveira será construído na China, pelo fato de estarmos com as nossas carreiras ocupadas, e ser dos estaleiros estrangeiros aqueles que oferecem o melhor preço, com o menor prazo de entrega…

      Reconheço, no entanto, que tal compreensão, para pessoas que usam termos como “petralhas” e assemelhados é algo difícil, em virtude da natureza.
      Acontece.

  1. É uma notícia boa porque sera um equipamento novo,pois é comum o país comprar coisas de segunda mão, o único problema é que sera construído fora do país,enquanto sabemos que precisamos aquecer nossa industrias e gerar tecnologia !

  2. Então o projeto está pronto e a engenharia vai entrar de cabeça nisso, na verdade de muita importância um navio deste porte e para essa missão como os de Aviso hidroceanográficos … temos que saber onde pisamos , voamos e navegamos … são as Cartas para o Brasil de vital importância .

    http://www.planobrazil.com/batimento-de-quilha-de-novos-avisos-hidroceanograficos-fluviais/

    http://www.planobrazil.com/?s=hidroceanogr%C3%A1fico

    http://www.naval.com.br/blog/2010/05/04/fragata-niteroi-encalha-em-arraial-do-cabo/#axzz2fccR55gX

  3. Já que a EMBRAER vai entrar nesse setor, http://www.planobrazil.com/embraer-vai-criar-empresa-para-atender-setor-naval/, integração de sistemas e como ela contrata muitos engenheiros navais recém-formados, futuramente esse tipo de embarcação equipada com tais sistemas pode ser feita aqui. produzimos navios petroleiros e subs e um casco desses deve ter complexidade similar porque não é feito aqui? É uma nave de pesquisa e provavelmente menos complexa de construir que uma de combate. O projeto, poderia ser uma tarefa para engenheiros navais em formação sob tutela dos professores, para dar experiencia para os primeiros. Deveria ter uma lei como nos EUA que prioriza o fabricante/engenheiro nacional nesses casos. Si a EMBRAER resolver lidar com sistemas de aquisição de alvos, sistemas armas para embarcações navais e talvez projetar ao invés de comprar projetos prontos, incentivada pelo federal, teremos essa capacidade. Perai! Estamos no BRASIL e o que é errado é que é certo. Então tá certo.
    Para desgraça nacional…

  4. Depois que o governo dos “petralhas” parou de importar plataformas de petróleo de Cingapura e começou a fabrica-la AQUI a industria naval brasileira ressurgiu das cinzas.
    Como sabemos MUITO BEM, na era)maldita) FHC/PSDB/EUA nossa indústria como um todo quase desapareceu, e hoje a indústria naval está com dificuldades de atender toda demanda brasileira.
    Ruim essa notícia, mas pior seria se nós não tivéssemos a tecnologia para fabricar um desses, nós temos sim, o que não temos nesse momento e capacidade industrial para dar conta de TANTOS navios encomendados pela Petrobrás e outros.

  5. Ilya

    “”…pelo fato de estarmos com as nossas carreiras ocupadas…”””

    Empalador

    “””…o que não temos nesse momento e capacidade industrial para dar conta de TANTOS navios encomendados pela Petrobrás e outros.”””

    Se os motivos apresentados por vocês justificando essa construção na China for esse mesmo , a notícia é muito melhor, ainda mais um navio desse porte e sendo para a MARINHA DO BRASIL.
    Sinais que os estaleiros estão a todo vapor no Brasil dando emprego para o nosso povo e ainda sobra uma chance de fazer um geopolítica com a China que é BRICS .

    • Stadeu…
      A situação da nossa indústria naval não é maravilhosa, pois construímos com métodos de carreira, quando hoje se utiliza do método modular… Estamos absorvendo tecnologia, mas pagamos pelo fato de termos nossa construção naval inativa por mais de uma década.

      Precisamos melhorar nossa competitividade… É fato.

      Mas, encomendar um navio na China não é ruim. Veja o prazo: um ano.
      E o preço é o melhor que há.

Comentários não permitidos.