Com 68 mortes confirmadas em ataque, cerco a shopping no Quênia continua

Militares quenianos no shopping Westgate

Cerco ao shopping center Westgate se mantinha 36 horas após o início do ataque

O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, pediu neste domingo que o país permaneça “unido e forte” diante da adversidade provocada pelo ataque terrorista a um shopping center de Nairóbi, reivindicado por um grupo militante islâmico somali com ligações com a rede Al Qaeda.

A Cruz Vermelha queniana confirmou na noite deste domingo (meio da tarde em Brasília) que ao menos 68 pessoas morreram e 175 pessoas ficaram feridas em consequência do ataque.

Notícias relacionadas

Mais de 36 horas após a invasão do shopping por um grupo armado, cerca de 10 a 15 supostos membros do grupo militante Al-Shabab permaneciam entrincheirados dentro do edifício.

Alguns civis também permaneciam no shopping, como reféns ou escondidos.

Segundo a correspondente da BBC Anne Soy, que estava a cerca de 300 metros do local, tiros intensos foram ouvidos por volta das 19h (13h de Brasília).

Ambulâncias também foram vistas deixando o local, assim como um caminhão coberto com mantas, sugerindo que poderia estar levando corpos.

‘Criminosos concentrados’

Mulher foge de tiros dentro do shoppingMuitos frequentadores conseguiram fugir do shopping logo após o início do ataque

Em um pronunciamento neste domingo, o presidente Kenyatta, que perdeu um sobrinho e sua noiva no ataque, disse que “os criminosos estão agora concentrados em um local dentro do prédio”.

“Com os profissionais no local, temos uma boa chance de neutralizar os terroristas”, disse.

Kenyatta afirmou que poderia haver mulheres entre os atiradores, mas a informação ainda não estava confirmada.

Ele agradeceu àqueles que ajudaram nos esforços de resgate e pediu que outros países não emitam avisos para que os turistas evitem visitar o Quênia.

O shopping center Westgate é frequentado pela elite de Nairóbi e também é muito popular entre a comunidade estrangeira da cidade.

Entre os mortos, estão ao menos três britânicos, além de cidadãos de França, China, Gana, Holanda, África do Sul, Índia, Canadá e Austrália.

O grupo militante somali Al-Shabab afirmou ter realizado o ataque como uma resposta contra as operações militares do Quênia na Somália.

Cerca de 4.000 soldados quenianos estão no sul da Somália desde 2011, combatendo os militantes.

Reféns

Frequentadores são escoltados por militar para fora do shoppingTestemunhas descreveram cenas de pânico dentro do shopping após o ataque no sábado

Segundo o correspondente da BBC Will Ross, que também está próximo ao shopping, será extremamente difícil para os militares invadirem rapidamente o shopping para atacar os militantes por causa dos civis ainda presos no local.

O Al-Shabab afirmou ter ao menos 36 reféns sob seu controle, mas a informação não foi confirmada por fonte independente.

Os atiradores entraram no shopping por volta das 12h (5h de Brasília), atrirando granadas e disparando com fuzis automáticos.

Centenas de frequentadores do shopping conseguiram fugir do local, mas alguns ficaram presos do lado de dentro.

O shopping realizava no sábado um evento especial para crianças, e haveria crianças entre os mortos no ataque.

Fonte: BBC Brasil

12 Comentários

  1. Se a OTAN desse armas pros rebeldes assim como os seus colegas que travam uma batalha “heróica” na Síria, já que também são ligados a Al Qaeda e aos Sauditas, este cerco ia demorar uns dois anos, ai sim, seria uma resistência “heróica” destes bravos soldados defensores da “liberdade”…

    • Ei chefe, já reparou que todo grupelho bastardo terrorista safado, tem nome “coitadista coletivista fanatico” tipo
      ” Frente Popular de Resistência de Qualquer Troço”
      “Forças Armada Revolucionarias de Rebinboca da Parafuseta”
      “Exercito de libertação dos oprimidos de Jeriquaquara do sul”

      Porque será ???

      • Capa, a razão é simples, todo movimento revolucionário, seja d eesquerda, direita, centro, cima, abaixo, tem algo em comum, é genocida, quer implantar a sua ditadura na desculpa de derrubar a outra, se auto intitulam os iluminados e salvadores da sociedade e ainda o mais importante, posam de perseguidos, minorias e coitados.
        todos este s FDP tem a mesma origem e o mesmo senso comum, só o discurso em certos pontos é redirecionado para o que lhes convém.
        Proclamemn-se ateus ou religiosos, são todos fundamentalistas radicais e sanguinários.
        Só isso.
        Abraço e continuemos a nossa luta

      • Perfeito chefe, são vendedores de ilusões, e usam da impusividade juvenil para construir sua muralha de cadaveres.
        Saudações.

  2. herois não colocam usam crianças e nem inocentes como escudo e não atacam civis inocentes COVARDES E DESORIENTADOS HUMANAMENTE SIM.

  3. Tropas especiais israelenses se encontram no shopping center Westgate, auxiliando e agindo junto as forças quenianas,para abreviar o ataque terrorista e liberar os reféns !

  4. Um cancer, matam em nome de um placebo kkkkkkk,macacos que se consideram os filhinhos do papai ,sao um bando de ingenuos covardes !

Comentários não permitidos.