Segundo jornal, Campo dos Afonsos pode fechar

“Há algo de podre no Reino da Dinamarca.”, Hamlet, Ato I, Cena IV.  Hamlet , a tragédia da dúvida, do desespero do solitário príncipe, da violência do mundo, é a peça de Shakespearemais representada e estudada até hoje.

“O Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, na Vila Militar, Zona Oeste, está ameaçado de fechar sob a alegação de “espaço improdutivo”. A informação foi repassada à coluna (de O Dia) por um suboficial, que prefere não se identificar.

Segundo o militar, corre nos bastidores que o tenente-brigadeiro Paes de Barros estaria negociando o espaço com empresas privadas.

Outras denúncias pesam contra o Alto Comando da Aeronáutica. Em maio, a Controladoria Geral da União (CGU) solicitou que o Ministério da Defesa investigasse oficiais por supostas irregularidades, como tráfico de influência e compras sem licitação.”

bairros_campodosafonsos1 (1)

Alegação é de que o espaço é ‘improdutivo’

Por, Osni Alves

Rio – O Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, na Vila Militar, Zona Oeste, está ameaçado de fechar sob a alegação de “espaço improdutivo”. A informação foi repassada à coluna por um suboficial, que prefere não se identificar. Ele afirma que a iniciativa seria uma decisão do Alto Comando da Força e envolve também a transferência do Museu da Aeronáutica.

Segundo o militar, corre nos bastidores que o tenente-brigadeiro Paes de Barros estaria negociando o espaço com empresas privadas. Como o fechamento da unidade não encerraria as atividades no local, oficiais de baixa patente seriam transferidos e companhias terceirizadas assumiriam a manutenção das aeronaves.

Os militares seriam alocados em unidades na Ilha do Governador (RJ), São Paulo e Lagoa Santa (MG). “Com o remanejamento, centenas de famílias seriam transferidas de forma compulsória, deixando os imóveis novos, construídos para os Jogos Mundiais Militares. Os que forem para outros estados vão pagar aluguéis caríssimos”, diz o suboficial.

Outras denúncias pesam contra o Alto Comando da Aeronáutica. Em maio, a Controladoria Geral da União (CGU) solicitou que o Ministério da Defesa investigasse oficiais por supostas irregularidades, como tráfico de influência e compras sem licitação.

Sem licitação

O suboficial reformado Marcos Reis dos Santos é o autor de denúncias acatadas pela CGU. Ele afirma que o processo de modernização de aeronaves teria sido feito sem licitação.

FAB pede tempo

A assessoria de imprensa da FAB solicitou à coluna mais tempo para responder às supostas denúncias. O departamento deve emitir comunicado oficial durante a semana.

Fonte: O Dia via Poder Aéreo 

5 Comentários

  1. Essa Quadrilha dos Irmãos Petralhas levou mesmo o virus da corrupção pra dentro da caserna.
    O proprio comandante da FAB é suspeito,o do EB tambem faltando apenas surgir algo relativo ao da MB ou ja surgiu e permanece abafado.
    A Justiça Militar blinda os IMPs,investigações e etc…
    Grande parte da tropa esta BOLADA a tempos com o fato de alguns prostituirem-se.
    Junte a isto a insatisfação popular,descasos e escandalos e forma o tempero certo para a Cobra Fumar.
    Correndo por fora tem os bostéricos jurassicos ansiosos que o circo pegue fogo pois se borram de medo de irem pra guilhotina.
    Não existe no Brasil nenhuma possibilidade de golpe militar para tomar o poder mas existe sim enorme possibilidade de nossos guerreiros se unirem a nosso povo e juntos implementarmos profunda depuração para livrar-mos de vez o Brasil de todos estes vermes imundos e traidores,politicos,militares e privados.
    Vão de ralo heim…
    Quanto ao Campo dos Afonsos alem dos interesses escusos existe a tempos uma armação de tirarem do RJ tudo o que puderem das forças armadas não somente unidades mas a historia da mesma tambem talvez por ser o RJ o estado da União com maior indice de politização e porque as atitudes tomadas aqui viram comoção social.
    Ponham rodinhas embaixo do Maracanã,Cristo Redentor a PQP tambem mas o que mais querem tirar e que jamais conseguirão tira é a MB pois não é so as instalações,suas estrategias e necessidades mas toda a infraestrutura que envolve desde terceiros e privados ao especializado comercio e serviços.Levar tudo isso impossivel.

    • Maluquinho… Você como sempre não sabe de nada. Faz tempo que se pensa na retirada das unidades militares do Rio de Janeiro, por uma questão de logística, antes de tudo. A Brigada Paraquedista, o Campo dos Afonsos, a Vila Militar, inclusa, simplesmente estrangulam a Cidade do Rio de Janeiro… Experimente ir do centro para Bangu, e você entenderá o que eu digo.

      É evidente que existe um interesse imobiliário, mas uma distribuição lógica dos nossos parques de manutenção se faz necessária. O parque de manutenção do Campo de Marte retira aeronaves retrofitadas por meio de carretas!

      A Brigada Paraquedista vai para Anápolis-GO. Pretende-se fazer na base de Anápolis uma grande instalação de manutenção. A base passaria da função de Defesa Aérea, para Complexo Aéreo… Espaço há.
      E espaço é o que falta no Rio, e em São Paulo.

      PS: Você vive falando de “irmãos petralhas”, mas o uniforme deles é azul e amarelo… O certo, portanto é irmãos Tucanalhas. 😉

      • é realmente no que se diz respeito a transferencia dos batalhões isso já estava no papel a muito tempo
        exemplo o gaee vao para os litorais
        os batalhões do rio muitos deles serão transferidos para amazonia
        e etc e tal ,isso aqui em são Paulo e principalmente no rio de janeiro que depois de brasilia é aonde tem o maior numero de quarteis no pais
        isso se chama logística ,e já estava programado, é aquele negocio tem muito texto alarmista fora de nexo para fazer apenas ibope e esquece que por tras a maioria dos estrelas não são entreguistas e sabem sobre a art da guerra e geopolítica do globo

  2. Essas denuncias devem ser melhor apuradas,para que se chegue a uma conclusão, pois sempre paira uma certa dúvida quando as denuncias são anônimas !
    É prudente que se aguarde mais um tempo,para se chegar a uma conclusão à respeito dessa denúncia !

Comentários não permitidos.