Sugestões: Lucena
400 mercenários da Rússia estão combatendo na Síria
Entre 300 e 400 pessoas provenientes da Rússia se encontram na Síria, combatendo ao lado da oposição, disse o primeiro vice-diretor do Serviço Federal de Segurança, Serguei Smirnov.
Se trata, principalmente, de mercenários do norte do Cáucaso, embora haja entre eles representantes das diásporas dos povos caucasianos em outras partes da Rússia. Aqueles que desejam lutar nas fileiras pela “pureza do Islã” e pela criação de um “Emirado Sírio” recebem treinamento especial (treinamento SAS) em campos de militantes islâmicos nas regiões ocidentais da Síria e da Líbia.
O grupo mais ativo, entre os daguestanianos, inguchétios, chechenos e naturais das outras repúblicas do Cáucaso do Norte que lutam na Síria, são os representantes de vários jamaat radicais. Estas são pessoas que participaram das campanhas militares na Chechênia, Abkházia, Ossétia do Sul, assim como indivíduos incluídos na lista federal de procurados por crimes graves e não sujeitos à anistia na Federação Russa.
“Eles vão voltar, e isso, naturalmente, é muito perigoso,” salientou Smirnov, observando que a lei russa não estipula expressamente a repressão do mercenarismo. “Por isso, ainda há necessidade de trabalhar nesse sentido,” acrescentou ele.
Smirnov chefia a delegação russa numa reunião da entidade antiterrorista regional da Organização para Cooperação de Xangai, a decorrer em Yaroslavl.
Oposição síria condena ataques de terroristas contra “irmãos de armas”
A Coalizão Nacional das Forças de Oposição e Revolucionárias da Síria condenou os ataques dos combatentes antigovernamentais contra unidades do Exército Livre da Síria, o principal braço armado da oposição.
A oposição refere-se, em particular, à cidade de Azaz, na fronteira com a Turquia, que foi tomada na quarta-feira ao Exército Livre da Síria, pelo grupo denominado Estado Islâmico do Iraque e do Levante, ligado à Al-Qaeda. Pela cidade passa uma importante rota de abastecimento da oposição a partir do território da Turquia.
5 Comments