Chengdu Aircraft Industry Group vai produzir 1.200 caças J-10 para a Força Aérea do PLA

Aj-10b fc-20 j-10a (5)

Sugestão: Red Dragon (Taiwan)

Tradução e Adaptação: E.M.Pinto

A Chengdu Aircraft Industry Group vai produzir um total de 1200 caças J-10  para a Força Aérea do PLA, segundo os analistas, a poderosa força de caças é planejada para fazer frente à Força Aérea Taiwanesa e seus caças  F-16  ao longo do Estreito de Taiwan e do Pacífico Ocidental.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/16hn4AR” standard=”http://www.youtube.com/v/eVKsgoeF2g8?fs=1″ vars=”ytid=eVKsgoeF2g8&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3690″ /]

Segundo a “Voz da Rússia”,  o J-10A utiliza as turbinas AL-31FN motor turbofan Lyulka-Saturn importado da Rússia, esta escolha se deve segundo a nota às dificuldades chinesas no desenvolvimento da sua turbina nacional WS-10 motor Taihang da China.

j10b-31-1

Porém analistas chineses e ocidentais já admitem que o motor chegou a sua maturidade e que a nova variante do caça J-1 0B com inúmeros melhoramentos aerodinâmicos e eletrônicos, bem como expressiva furtividade em relação aos caças da sua categoria, já serão equipados com a motorização chinesa o WS-10 Taihang.

Geng Ruguang, vice-presidente sênior da China Aviation Industry Corporation, afirmou que o desenvolvimento do J-10, do motor Taihang  e dos novos mísseis BVR PL-12 demonstram que a China tornou-se o quarto país do mundo capaz de para projetar e produzir a sua própria aeronave de combate avançada.

Chengdu-J-10A-PL-11+PL-8-2S

Geng afirmou que o radar AESA incorporado no J-10B permite ao caça rastrear seis alvos e envolver quatro deles simultaneamente, segundo ele o radar também pode Jammear e bloquear as variantes  norte americanas  e japonesas do F 16 e F-2 sem dificuldade.

Além disso, o PL-12  projetado para o J-10, possui especificações similares aos mísseis americanos AIM-120  usados pelos F-16A / B  da Força Aérea de Taiwan.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/16hnib8″ standard=”http://www.youtube.com/v/179WvxaV6yg?fs=1″ vars=”ytid=179WvxaV6yg&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5647″ /]

Taiwan possui em seu inventário atualmente 388 caças, dos quais 145 são F-16A/B comprados dos Estados Unidos. O desequilíbrio no tamanho da dimensão das frotas de caça sobre os lados do Estreito de Taiwan é uma questão de grave preocupação para a segurança de Taiwan.

Entre 2014 e 2015, 36 caças J-10B serão fornecidos para a Força Aérea do Paquistão sob o nome de FC-20.

Chengdu-J-10b

Fonte: Asian Defense News

33 Comentários

      • Enquanto isso a PETRALHADA tá fazendo doce por 36 merrecas voadoras… só rindo… rsrsrsrsrs… esse, literalmente, não é um país sério… ainda mais agora… como nunca antes na historia desse país tivemos tanto descaso com a FAB… trágico…

      • te procurei em varios post, imaginei te encontrar em um que falasse de CHINA OU RÚSSIA QUE VC NÃO GOSTA, deu certo. senti sua falta comentando nesse post aqui ó Militares nos Estados Unidos questionam lançar ataques aéreos contra a Síria, ou esse post não é sério pra vc? moster agora que vc é imparcial…

      • Vc não me conhece mesmo, muito menos acompanha os meus comentários… nunca disse que não gostava da China, muito menos da Rússia de Putin, que considero o melhor modelo de filtragem de ações subversivas estrangeiras… somente atentei para seus coments muito assemelhados aos dos esquerdalhas que aqui militam, e como eles não são muito honestos, vivem trocando de nick para tentar convencer pelo número… ainda desconfio da sua real identidade no tocante a sua condição de militar… se isso for verdade, as FAs tão cheias de melancias… por isso tá uma merda a cada dia que passa… o câncer vermelho tomou conta do país ???…

  1. Volto a dizer, a China está movendo as peças e não é só Taiwan que tem que ficar preocupada com esta história. Sei que o cenário chinês difere e muito do nosso, mas 1200 caças ‘nacionais’ enquanto tentamos adquirir 36 com tecnologia 100% estrangeira, sujeita a embargos futuros… alguma coisa está muito, mas muito errada neste país.

    • Posso te responder, amigo ???… nossos “políticos” não querem forjar uma nação, mas simplesmente ter um território rico de onde possam desfrutar de suas riquezas… simples assim… sugam nosso sangue cotidianamente…
      os três poderes da republica não cogitam um minuto sequer em fazer um pequeno sacrifício em prol da nação, seja de caráter econômico como de caráter moral… vejam os números dos gastos do país com o Senado, por exemplo… é imoral… e por ai vai… saudações…

      • Muito bem dito Olhos azuis,Sim, baixamos a guarda na guerra cultural e permitimos que os pensamentos distorcidos de poucos, se tornassem livros de cabeceira de muitos. Desde cedo, permitimos que escolas venham despejando lixo marxista na mente de crianças e guiando-as para universidades ainda mais empedernidas em marxismo desenfreado. Deu nisso. eu gostaria muito que um dia o Brasil acordasse desse transe em que se encontra. Visse o quanto tudo está tão enfiado as avessas, tanto no governo quanto em seus próprios valores, e expurgasse o maldito relativismo moral que nos infecta como uma virose, a causa principal par mim de nosso atraso,.Saudações amigo olhos azuis

      • Grande amigo… como sempre, intervenções valorosas de sua parte… por essas e outras que eu não desanimo… morte aos traidores do NOSSO país… que vençam os bons e não os mensaleiros e demais bandidos travestidos de salvadores da pátria… que assim seja…

  2. viiixxxiii….

    Numa única geração a China se transformou de um país em grande parte agrário numa potência de fabricação e comércio global….A economia da China é 20 vezes maior do que era há duas décadas e está a caminho de superar os Estados Unidos tornando-se a maior do mundo….Mas talvez o mais surpreendente foi o ambicioso crescimento militar e cada vez mais poderoso da China…A questão é por que o brazil não dispõe de tecnologia espacial, nuclear e técnica e se gaba de ser a sexta ou sétima economia do mundo….A Coreia do Sul bem menor que o brazil inunda o mundo com automóveis, televisores e celulares de alta qualidade….Nós só compramos e pagamos….O PIB do Brasil é cinco vezes maior que da Suécia e 35% maior que da Rússia….

    a CHINA que é detentora das maiores reservas mundiais de minérios como alumínio, ferro, manganés, ouro, prata dentre outras, NÃO OS EXPLORA, prefere importar a preços de banana, deixando para explorá-los quando as reservas mundias estiverem praticamente esgotadas…A China possui reservas de minério mas prefere importar! O motivo, estratégia! Os EUA possuem petróleo, mas preferem importar, o motivo? Nem preciso dizer! O brazil, muito esperto exporta matéria bruta, ao invés do produto manufaturado! Somos campeões da soja e minério, somos espertos demais!!!! um povo que não têm acesso a educação básica DE QUALIDADE , jamais saberá seus direitos e principalmente seus deveres !………..

    POVO DESPROTEGIDO!!!!!!!!!!!!!!!

    • Charles Dal,

      Me arrisco a dizer…

      No Brasil, existem empresas de ponta que são capazes de fazer pelo menos o básico… Carros de combate, navios, aeronaves… Uma aeronave como o JF-17, por exemplo, não seria nada impossível, mesmo que fosse para ter motores e sistemas eletrônicos importados; utilizando o máximo possível de peças de mercado… É bem verdade que ainda faltaria muito arroz com feijão para se chegar a um país “maior”, mas na prática, o necessário para crescer já existe.

      No meu entender, dever-se-ia pensar com a lógica chinesa. Os chineses, ao lançarem um equipamento de defesa, não estão tão preocupados com o melhor em si, mas somente com aquilo que seja bom o bastante; que atenda as suas necessidades imediatas… Pouco importa se não for o super-ultra-arque equipamento. Podendo ser construído e manutenido no país é o que conta no final… Aliás, o J-10 é um reflexo disso; uma aeronave que seria, se muito, comparada a uma aeronave de terceira geração ( pelo menos no desenho ), mas que pode ser construída por eles aos milhares, e que vai dotar a PLAAF em números que seus vizinhos dificilmente suplantarão…

      • é verdade senhor RR, o necessário para crescer sempre existiu…isso nunca foi novidade..só falta um povo que se respeite e se valorize…que se de ao respeito..só falta um povo que tenha vergonha na cara…..só falta o povo ter vergonha na cara senhor RR…Países sérios protegem suas empresas…Aqui a troco de propina enterram nossas empresas para depois fazerem negociatas com empresas estrangeiras…Aqui a nossa indústria/empresas/economia/potencialidades que apresente qualquer ameaça ao domínio dos interesses estrangeiro são sabotadas sordidamente/impedidas de começar ou se desenvolver pelos nossos próprios políticos/lideres/governos/gente por causa da corrupção e viralatismo…são comprados/postos no bolso pelas multinacionais estrangeiras/capital estrangeiro via propina e financiamentos de campanhas políticas.sabotam toda e qualquer desenvolvimento de produto/tecnologia/ciência/indústria/economia/bens e serviços Nacional….com relação o chinês..não digo nada…”fico só olhando a presepada”…afinal como diz um ditado..o tempo é o senhor da razão……

      • e se eu disesse que a situação da FAB é confortável em relação a marinha que sirvo? morre aqui, a fontin tá com gerador alugado do paisano, minha turma tá 20% no SÃO PAULO,e já disseram pra esqueler aquilo navegando. as reformas são só pra encher os bolsos de um monte de empresas que tem como donos? não posso falar, mas vou chamar de ESTRELAS ( MEU CÓDIGO SECRETO AQUI NO BLOG), ou quando não são donos são sócios. acredite, quem é do rio, só passar no elevado paulo de frontin e vai ver a FRAGATA DEFENSORA PARADA NO ARSENAL DE MARINHA. tenho amigos de turma que servem lá e está só o casco, para ajudar a montar duas que revezam na brilhante missão UNIFIL.

      • Quer dizer então que a situação das FAs é pior do que pensamos ???… tudo porque o governo atual é incompetente e corrupto ao extremo ???…

    • Agora sim, falou como patriota… mas como eu disse acima, somos governados por ladrões, piores do que os sanguessugas internacionais… moramos com o inimigo… literalmente… como diz o cabeça de panela, enquanto não houver uma degola ampla e irrestrita nessa terra brasilis, não veremos o dia nascer feliz… infelizmente… e na cola dessa limpeza, um rígido regime de libertação pela educação FORMAL, sem construtivismos idiotas e com aplicação de conceitos cívicos e morais… temos que resgatar os valores edificantes de nosso povo, que anda com o amor próprio devastado por rapinagens e imoralidades cada vez maiores vindas dos políticos esquerdalhas e seus asseclas que diariamente derrubam o pavilhão nacional para levantar o internacional foice e martelo, não se importando de fato com o povo brasileiro, senão com seu projeto de poder…

      • zoinho azul ,não cansa de levar o discurso para o lado de esquerda ou direita
        o eb também é garfado por um bando de gafanhoto desde muito tempo atrás ,não se trata de ideologia e sim de responsabilizar os que desviam até em alimentação de soldados ,farda e etc e tal!!!!
        você zoinho azul só enxerga esquerda e direita na sua frente ,já te disse até parece que você perdeu uma namorada na sua época de colegial para algum esquerdista que tocava aquela musica do vandre no violão ,rsrsrs
        talvez por isso só enxergue desvios do lado esquerdo do peito rsrsrsrs
        o soldado de hoje em dia não é mais sem estudos como antigamente e ele acaba percebendo que tem sim vários estrelas que não honra nem as cuecas.desvios para tudo que é lado e o pior a punição desses nunca chega
        na época da monarquia ,o rei mandava dinheiro para o sul do pais investir militarmente ,mas os estrelas daquela época desviavam o dinheiro ,quando o Paraguai atacou os batalhões estavam todos sucateados .
        e na época do Paraguai não tinha nenhum esquerdista roubando a namorada de ninguém rsrsrs

  3. por LUCENA.
    .
    .
    .

    Do jeito que os chineses estão indo;já eles terão a força armada mais poderosa do mundo !…..e em pouco tempo ! 🙂

  4. Nos Deveríamos comprar a linha de montagem do F-5 e começar a produzir o F-5 não e um caça ruim o problema e que a FAB o usa como primeira linha de defesa aérea, e o certo seria como segunda, logo atrás do caça vencedor do Fx-2

    • Andrews27,

      O F-5 é um bom caça, mas obsoleto em todos os sentidos… Teoricamente, não haveria naquele desenho mais espaço para crescimento…

      Um novo desenho, melhor adaptado a nova realidade ( que pede por uma aeronave de manutenção mais racional e que seja de baixa detectabilidade ), se faz necessário…

  5. ok 1200 ,mas em quantos anos ?
    mesmo assim os china destacam no texto que os caças chineses seriam melhores que os japoneses e americanos da região
    então fogo no pavil !!!!!

  6. Seriedade é outra coisa! Os caras sofreram no passado nas mãos de outras nações, inclusive do Japão, e pelo jeito deram um basta pra nunca mais!! Além de terem que alimentar quase um bilhão e meio de habitantes conseguem ser uma das mais fortes economias, com uma indústria que faz (ou copia) qualquer coisa e qualquer tecnologia com a capacidade de melhorá-la com o tempo. Na China se formam 200 mil engenheiros projetistas por ano (dentro de um total de 400 mil engenheiros formados por ano lá)…., enquanto no Brasil formamos 30 mil engenheiros por ano em todas as disciplinas, só isso já explica muita coisa!
    País que quer se impor e ser realmente INDEPENDENTE tem que investir em EDUCAÇÃO forte, tecnologia, infraestrutura em geral e não pode esquecer de sua DEFESA! Até o Japão, aos poucos, já está voltando (como quem não quer nada – não sei se já mexeram na constituição pós II G) a ter forças armadas.
    Parabéns à China !! … enquanto por aqui…

    • Colega, lamentavelmente não existe interesse aqui. Não no volume demandado hoje. Aí sabe como é, quem planta colhe. E quem não planta nada também não colhe nada. Simples.

  7. Quer saber da verdade ????
    Temos empresas capazes de fazer um pássaro destes e até melhor , já fizemos AMX antes, e com motor e eletrônica importados fica fácil demais.
    Só não evoluímos mais porque ficamos no cabresto dos nossos ALIADOS ESTRATÉGICOS que encarceram a mente portanto o corpo.
    A embraer devia ser estatizada negócios são negócios … mas Segurança Nacional é outra coisa.

    • Caro stadeu, a Embraer pode sim fazer o tipo de caça que quiser mas tem que ter encomendas mínimas e certeza que vai receber retorno do investimento. Vc acha que alguma empresa séria e com os pés no chão vão investir centenas de milhões de dólares em um projeto pro governo brasileiro comprar meia dúzia de unidades depois ??? Nem os Europeus estão em condições de fazer isso e tira-se pelo exemplo do Rafale que a Dassault meteu a cara e fico com ele encalhado, tendo somente a Força Aérea Francesa de cliente.
      A Engesa por si é um bom exemplo … meteu a cara, arriscou (se deu mal lá fora) e o governo brasileiro não chegou junto para salvar seu projeto e, inclusive, manter uma linha de suporte e desenvolvimento dos cascavéis, urutus, e outros projetos como o sucuri que foram pelo ralo! …
      E falar em estatização… sem uma fiscalização e gestão séria….estatizar é jogar dinheiro no bolso de partidos! Veja a Petrobrás… nossa maior empresa e também a mais “sugada” e utilizada politicamente pelo estado!
      Abraços,

  8. William
    21 de setembro de 2013 at 17:36

    Volto a dizer, a China está movendo as peças e não é só Taiwan que tem que ficar preocupada com esta história. Sei que o cenário chinês difere e muito do nosso, mas 1200 caças ‘nacionais’ enquanto tentamos adquirir 36 com tecnologia 100% estrangeira, sujeita a embargos futuros… alguma coisa está muito, mas muito errada neste país.===== A China tem direito de re-anexar taiwuan, e parte da mesma, e veja a qtdd 1200…devem ser mt bons…é o |BRASIL..deixa prá lá…Sds.

Comentários não permitidos.