Vladimir Putin ataca tentativas de reconstrução de um mundo unipolarizado

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, condenou na quinta-feira, 19, no fórum de debates internacionais Clube Valdai, o que classificou como tentativas de reavivamento do mundo unipolar. “Presenciamos tentativas de reanimar de alguma forma um modelo do mundo unificado, unipolar, corroer o direito internacional e a soberania das nações”, discursou o chefe de Estado, acrescentando que “o mundo unipolar precisa de vassalos, e não de Estados soberanos”.

Putin disse ainda que “a Rússia está do lado daqueles que defendem a tomada de decisões sobre uma base coletiva, e não sobre os benefícios de determinados países ou grupos de nações”. Em seguida, afirmou que “o direito internacional não pode ser regido pelo direito do mais forte”, e que “cada nação e cada povo, embora não sejam exclusivos, são de fato autóctones, únicos, e têm os mesmos direitos, em particular, o de determinar por conta própria seu autodesenvolvimento”. O líder ressaltou que a Rússia chegou a esta abordagem graças ao seu contexto histórico e seu papel na política global.

Com relação ao conflito na Síria, recordou que o possível uso da força está sendo debatido no Congresso dos Estados Unidos “quando é uma questão a ser discutida no Conselho de Segurança da ONU” e concluiu: “a ameaça da força e o uso dela não são uma panaceia para resolver os problemas internacionais”.

Fonte: Diário da Rússia

17 Comentários

  1. No mundo hoje não cabe mais unilateralismos e deve-se mudar tambem as regras onde as vozes dos excluido tenham poder de decisão.
    Democracia e liberdade se fundamental em decisões de maioria,esse é o principio do entendimento que gera igualdade e é garantia de paz.
    Que a Russia e a China então tenham a coragem de promoverem estas mudanças.

  2. Nem Putin acredita nesta afirmaçao ,nao ha no horizonte a menor chance de haver uma unipolarizaçao, oque esta ocorrendo e´uma mercaçao ou tentativa de se manter areas de influencia, uma vez que ha um novo e poderoso player no palcp mundial !!!!

  3. Os Russos e Chineses são os únicos que podem fazer o contraponto na geopolítica e barrarem um pouco o domínio político-econômico de certas potências.
    Na prática, como citei anteriormente, só quem tiver poder militar (tb nuclear) e seriedade é que poderá se impor e enfrentar certas potências que claramente desafiam o direito internacional e a soberania das nações.
    Infelizmente o Brasil está longe disso …
    Abraços,

  4. As afirmações atuais dele são exatamente sincronizadas com os posicionamentos da China e do Brasil e percebesse uma articulação entre esses tres paises que se fazem voz de emergentes e pobres.
    As economias Europeias Ocidental e Americana os deixam vulneraveis.
    Se a Alemanha debandar para os BRICS a coisa vai ficar interessante.

  5. Ele faz essas afirmações sob uma óptica de que os BRICS não serão uma realidade futura, apenas arroubos de um grupo economicamente discrepantes e com interesses diversos… não conseguirão fazer frente aos yankes… a China sim, mesmo isoladamente, tem, a logo prazo condições de enfrentar os EUA, assim como a Russia, nuclearmente, sob a esteira de um enfrentamento acirrado… afora esses dois, não há quem possa faze-lo… agora, cabe a pergunta: querem os chinas ou os russos enfrentarem os yankes para defender os demais países ???… eis a questão… Putin falou tudo isso (“a ameaça da força e o uso dela não são uma panaceia para resolver os problemas internacionais”.) mas não se lembrou que não fazem dez anos que seu país invadiu um país vizinho sem consentimento da ONU… ou seja, faço o que eu falo e não o que eu faço… mas isso é normal em política internacional… só os bolivariânus otários se sentem corneados qndo são informados da traição que os assola… rsrsrsrsrsrsrsr

  6. No Facebook tive um inusitado contato com um militante Turco que a principio ficou desconfiado de mim.
    Apos um dialogo ele entendeu que sou realmente Brasileiro e me ouviu.
    Eu coloquei pra ele que alem de lutarem pelo ideal deles deveriam verem a possibilidade de trazerem a Turquia para os BRICS e ele disse tergostado e que debateria com seus companheiros.
    So depois que eu soube que ele era um dos lideres.
    É questão de tempo a Indonesia adentrar para os BRICS,a Alemanha so lhe restara essa opção.
    Paises e pessoas querem é acessos,prosperidade,trabalho e produtividade.
    Sempre disse que ate mesmo a Inglaterra na hora do aperto pularia fora e ja deram dois indicios disso um com a UE e outro com os EUA.
    A queda da hegemonia Americana ocorrera sem que seja disparado um unico tiro.
    Eles perdem a cada dia mais fontes fornecedoras de petroleo e desesperados aplicam tudo em seus programas de xisto e gaz,se não forem bem sussedidos naufragarão de vez e tambem teriam de adaptarem tudo para essas novas alternativas o que implicara tempo e muito dinheiro.
    O crnometro foi acionado pra eles e alem de correr rapido corre em sentido anti-horario.

    • Devaneios… a realidade é outra… volta pra terra, cabeça de penico… se assim fosse, não estaríamos sendo minados a décadas pelos yankes e os russos não estariam esperneando… os EUA não precisam de petróleo tanto assim… só as reservas do Alasca bastariam para eles… eles só não querem é um outro xerife mandando no mundo e pondo sua hegemonia monetária em xeque… qnto a nós, não temos saída sem mudanças na CULTURA, EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA… o resto é mimimi…

      • Para termos mudanças na cultura, educação e tecnologia, precisamos de dinheiro.

        Só que as “forças ocultas”, mídia e sistema financeiro, sugam 240 bilhões de nosso tesouro anualmente, só com o pagamento de juros, sem qualquer amortização.

        Uma luz acendeu no fim do túnel. A Fiespe está abrindo campanha contra os juros,, cliou o jurômetro.

        http://www.jurometro.com.br/

  7. Putin é apenas mais um tirano na looooonga lista de tiranos que já governaram a Rússia.

    Aliás, trata-se de um país que só anda para a frente quando governado por tiranos. Até porque quando não tem um tirano em Moscou o país se fragmenta como aconteceu nos anos 90.

    Os russos não aprenderam nada com os czares, os Ivans, os Pedros e os Nicolaus. Não aprenderam nada com o comunismo, com Stálin, Kruchev e Brejnev.

    Se os russos apenas se limitassem a manter seus tiranos no poder eu não veria problema algum. Gostam de chicotinho e vela nas costas? Ok, divirtam-se…

    O problema é a idéia fixa dos russos de exportar seu modelo para tudo quanto é canto. O problema é a súcia de canalhas daqui e outros cantos apontando o dedo para o modelo totalitário russo como se isso fosse bom, só porque eles com esse modelo conseguem se manter vivos e poderosos no mundo.

    • Pois é Vader… tirano ou não Putin foi o cara que acabou com a baderna na Rússia e recolocou o país no rumo de crescimento e importância no cenário mundial após o desmantelamento da URSS pelo “vendido” e pelo outro “pudim de cachaça” .. ou vodka! Trouxe de volta ao seu país o respeito … o Urso se levantou!
      Não sou comunista, não gosto do modelo Cubano de posse permanente do governo pela família Castro, por mim enterrava todos os bolivarianos do entorno, mas te digo…. tá faltando um Putin aqui no Brasil pra colocar esta baderna nos trilhos!
      Abraços,

      • Acabou com a baderna ou se apropriou dela meu caro Henrique? 😉

        Cara, tem algumas coisas no Putin que eu admiro. Como também havia algumas coisas admiráveis em Átila, Hitler, Stálin, Calígula, Maozedong, etc.

        Daí a dizer que eu queria qualquer um desses tiranos aqui no Brasil vai uma distância muito longa.

        Chega de tiranos. Chega de gente que acha que o poder existe para servir-lhe, e não o contrário.

        Sds.

      • Caro Vader… concordo que não precisamos de tiranos… mas quer maior tirania do que fizeram, fazem e continuarão a fazer no Brasil? Esta falsa democracia que destrói a educação, cria uma “massa gado” totalmente manobrável à base de bolsas “voto” permanente, inutiliza a justiça em prol interesses partidários ou “quadrilhários”, fomenta grupos obscuros com o dinheiro desviado e mal gerido de nossos impostos, mantém a população doente pela precariedade da saúde, incentiva o não trabalho, etc… etc… etc… etc…. etc….. esta é a pior ditadura que uma nação pode ter… a da Ignorância! Uma colega esteve a poucos dias na Rússia e me relatou que o país é lindo, limpo, de povo sério, com segurança nas ruas (são um pouco neuróticos com a questão de terrorismo também), sem favelas ou abismos sociais… de repente vale a pena perguntar pra eles se querem trocar com nosso regime “democrático” … estilo segurança nas grandes capitais, justiça para “todos” e serviços essenciais de primeiro mundo (estádios temos)….rs
        Abraços,

      • Se a oposição tivesse feito bons governos, nós não teríamos uma massa de milhões de brasileiros precisando receber uma bolsa família.

        Se existem miseráveis no Brasil, é por culpa da oposição, herdeira dos escravocratas.

        Mesmo considerando apenas o governo do príncipe da privataria, seus oito anos poderiam ter deixado alguma obra, algum feito que pudesse ser lembrado. Mas não fez nada, não tem uma estrada, uma ferrovia, um estádio, um porto, uma usina nuclear ou hidrelétrica, uma refinaria, um estaleiro, nada.

        Aí entra um governo que faz, faz muito, além disso, enquanto cria milhões de empregos, 14 novas faculdades e quase 300 cursos técnicos, paga uma bolsa para aqueles que não podem esperar uma qualificação, que não possuem dinheiro para tomar banho, por uma roupa, escovar seus dentes, se é que ainda os possui, pagar um transporte, comprar um jornal, para procurar um emprego (claro, isso apenas para os sortudos que forma minimamente alfabetizados).

        Esse governo, que faz e entrega resultados é uma merda, um ladrão, um corrupto. Bom é o que não faz nada, mas tem amplo apoio da mídia.

Comentários não permitidos.