Parlamento da Suíça e a encomenda do Gripen E

Cumprida a fase de decisões  politicas referentes ao plano de compra dos novos caças para a Força Aérea da Suíça, o contrato com o governo de Zurique devera prever o fornecimento de 22 Gripen E, os quais substituirão os veteranos Northrop F-5E/F.

Ivan Plavetz

Ontem (18), o Conselho de Estado (Ständerat), uma das duas câmaras do Parlamento da Suíça, votou favoravelmente com maioria absoluta o cancelamento do limite de gastos que incidia sobre o plano de aquisição do avião de combate Gripen E (conhecido também como Gripen NG) para a Força Aérea do País.

O Ständerat já havia se manifestado em março do corrente ano em favor do negócio, incluindo a votação de um aporte especial de fundos para a transação.

No final da corrente sessão parlamentar, marcada para 27 de setembro próximo, as duas câmaras do Parlamento da Suíça, o Ständerat e o Conselho Nacional (Nationalrat), revisitarão e votarão novamente todas as decisões federais tomadas durante a sessão, incluindo o plano de aquisição do Gripen E.

Lennart Sindahl, vice-presidente e diretor da área de negócios da Saab para o setor aeronáutico, disse que se a votação favorável for confirmada, existe a possibilidade de convocação de um referendo popular.

Caso haja a necessidade da consulta, ela terá que ser realizada antes da compra dos aviões.

Cumprida a fase de decisões políticas referentes ao plano de compra dos novos caças, o contrato com o governo de Zurique devera cobrir o fornecimento de 22 Gripen E, os quais substituirão os veteranos Northrop F-5E/F.

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

1 Comentário

  1. Resolvida a questão na Suíça. A Suíça dá um show de democracia ao mundo e opta pela solução que melhor lhe convém. Uma solução racional.

    Aliás, sempre me espantei com a patética torcidinha rafalítica contra esta aquisição e contra o Gripen NG em geral.

    Ao passo que sempre afirmei que o Gripen NG era uma aposta, mas uma aposta certeira. A SAAB não é a Funilaria do Jorjão, e a Suécia não é a Federação de Cucamonga (by 1Maluquinho, rsrs).

    Mas isso são coisas que para entrar na cabeça de certos esquerdofrênicos doentes mentais demora… Só mesmo os fatos para espancar essa corja…

    Como era previsível a Suíça sai na frente do Brasil, país este que jamais perde uma oportunidade de perder oportunidades.

    Parabéns à Suíça. Parabéns à Suécia. Parabéns à SAAB e demais empresas do projeto Gripen Next Generation.

    Veremos agora se o Gripen NG, que fisicamente nem existe ainda, conseguirá concretizar “no papel” sua primeira venda externa antes de um certo caça que está indo para a quarta década e o máximo que conseguiu foi uma promessa de compra…

    E com 121 míseras unidades entregues em quase 40 anos…

Comentários não permitidos.