Evo Morales acusa Obama de crimes contra humanidade

O governo boliviano promoverá uma ação judicial internacional contra o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por crimes contra a humanidade, anunciou nesta quinta-feira o presidente Evo Morales.

Em entrevista coletiva, Morales disse que acusará Obama por “espionagem, políticas de amedrontamento e intimidação, e por proibir o voo sobre Porto Rico” do avião presidencial do líder venezuelano, Nicolás Maduro, durante a viagem que fará à China.

“Quero comunicar que, agora, com mais força, vamos preparar uma ação internacional nos tribunais para que Obama e seu governo sejam julgados por crimes contra a humanidade”, disse Morales.

“Este será o melhor instrumento legal para defender os direitos dos povos e dos Estados, porque, lamentavelmente, ele exagera com sua soberba e prepotência em seguir humilhando não apenas os presidentes e governos anti-imperialistas, mas também seus aliados, com espionagem”.

“Quando não respeitam as leis internacionais, lamentavelmente devo dizer que o presidente Obama e seu governo são criminosos que atentam contra a vida, contra os direitos e contra as normas internacionais”.

Mais cedo, Morales pediu “uma reunião de emergência” da Celac para abordar a decisão de Washington de fechar seu espaço aéreo a Maduro.

O presidente boliviano afirmou que defenderá na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) “a saída imediata dos embaixadores dos EUA”.

Em julho passado, o próprio Morales foi alvo de uma decisão semelhante quando Espanha, Portugal, França e Itália negaram ao presidente boliviano a passagem por seu espaço aéreo, em sua volta da Rússia.

Os quatro países europeus bloquearam seu espaço aéreo ao avião presidencial de Morales, devido às suspeitas de que ele levava o ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden, acusado de espionagem e considerado foragido por Washington.

AFP

Fonte: Terra

Morales pede que Alba boicote Assembleia da ONU em NY

O presidente da Bolívia, Evo Morales, vai propor aos líderes dos países da Alba que não compareçam à Assembleia Geral da ONU, que acontece na próxima semana em Nova York, em protesto pela negativa dos Estados Unidos de permitir o sobrevoo do avião presidencial venezuelano por Porto Rico.

Em entrevista coletiva convocada imediatamente após ter tomado conhecimento da decisão dos EUA, Morales também pediu uma reunião urgente da Celac e adiantou que vai pedir no encontro “a retirada imediata” dos embaixadores americanos nos países que fazem parte desse organismo.

“Pedimos aos presidentes da Celac uma reunião de emergência para tratar seriamente a soberba do governo dos Estados Unidos”, afirmou o líder.

Morales expressou sua solidariedade com Maduro “e todo o povo venezuelano”, e acusou o governo de Barack Obama de violar quatro tratados internacionais e os direitos “de toda a América Latina” com sua decisão.

O chanceler venezuelano, Elías Jaua, denunciou nesta quinta-feira que os EUA negaram a permissão de sobrevoo por seu território para o avião de Maduro, que deveria atravessar o espaço aéreo desse país, especificamente Porto Rico, para viajar à China neste fim de semana.

“Não se pode permitir que esse governo continue com suas políticas de amedrontamento, soberba e proibição de voo para aviões presidenciais”, criticou Morales.

Diante do caso, o governante boliviano anunciou que pedirá uma reunião de emergência da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) para tratar do ocorrido, e que a Bolívia pedirá “a retirada imediata” dos embaixadores americanos dos países que formam esse bloco.

Bolívia e EUA não mantêm relações no nível de embaixadores desde 2008, quando Morales expulsou o então chefe da missão diplomática americana sob a acusação de conspiração contra seu governo, e os Estados Unidos responderam com a retirada do embaixador boliviano.

Além disso, Morales antecipou que vai consultar os presidentes dos países da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) sobre a possibilidade deles não comparecerem à Assembleia Geral da ONU que será realizada na semana que vem em Nova York.

“Nós, os presidentes anticapitalistas e anti-imperialistas, não nos sentimos seguros em território americano”, afirmou, e acrescentou que, para a Assembleia Geral da ONU, “ou vamos todos, ou nenhum”. Por esse motivo, também reivindicará que a sede das Nações Unidas seja transferida de Nova York.

Morales também garantiu que seu país vai fazer um requerimento diante de instâncias internacionais “para que Obama e seu governo sejam julgados por crimes de lesa-humanidade”. O fato de não respeitar as normas internacionais transforma o presidente americano, de acordo com Morales, em “um criminoso que atenta contra os direitos humanos”.

Morales cumprimentou a decisão de Dilma Rousseff de adiar sua viagem oficial aos Estados Unidos pelas acusações de espionagem por parte do governo americano a empresas e integrantes do governo brasileiro.

“O governo dos EUA está espantando os presidentes e presidentas com suas políticas de amedrontamento”, acrescentou.

A recusa dos EUA de permitirem o sobrevoo do avião presidencial venezuelano acontece três meses depois que três países europeus fecharam seus espaços aéreos para a aeronave de Evo Morales pela suspeita de que o ex-técnico da CIA Edward Snowden estivesse a bordo da mesma.

Morales, que retornava de uma conferência sobre energia na Rússia, teve que fazer uma aterrissagem de emergência em Viena e ficou preso nessa cidade por 13 horas à espera de uma nova rota para retornar à Bolívia.

O governo boliviano denunciou então que os vetos de França, Itália e Portugal tinham ocorrido por uma ordem dos Estados Unidos.

EFE

Fonte: Terra

24 Comentários

  1. É técnica já utilizada por Morales, é como fechar ruas, combinar passeatas, fazer barulho e incomodar. Alguém terá que receber seus pedidos, processar e encontrar desculpas esfarrapadas para dizer que não são pertinentes.

    Quanto a transferência da Sede da ONU, não está tão distante assim, pois a cada dia mais presidentes se sentem constrangidos a fazer essa viagem, por exemplo, Assad.

    Aliás, se não houver uma reforma do Conselho de Segurança e o respeito às decisões da Assembléia, a própria Organização corre o risco de ser desfeita.

  2. Os EUA ja cometeram vários crimes contra a humanidade…

    2 bombas atômicas nao sao pouca coisa ….

    Por isso, os EUA e os americanopatas nao tem moral nenhuma pra cobrar nada de seu ninguém,,, deveriam é tomar vergonha na cara…

    Fora o massacre de indígenas, as prisões e torturas em abu Graibi e outros absurdos cometidos pela policia do mundo e pelos seus macacos adestrados pagos com bananas atiradas no chão….

    Evo morales só disse a verdade… Goste ou nao os alucinados do monte das três oliveiras….

    Saudações…

    • Ninguém se lembra que dias antes das duas bombas sobre o Japão, em uma só noite, 25 km da cidade de Tóquio foi bombardeada com Napalm e mais de 100.000 pessoas civis morreram, porque isto também não é dito?

    • O problema é que quem paga mais da metade das contas da ONU (custos de funcionário, custos prediais, eventos) são os EUA (que cederam o espaço para a ONU, aliviando-a do aluguel).

      Daí, pensar em um país neutro (pensou-se em instalar a ONU em Jerusalém nos anos 50) é pensar também em quem bancará os custos.

      Sds.

  3. Além de negar a permissão de sobrevoo por seu território para o avião de Maduro, parece que o governo estadunidense está negando vistos para parte da delegação venezuelana que na próxima semana participará da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.
    ————————-

    Maduro acusa EUA de negar vistos para delegados na ONU

    “O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou os Estados Unidos nesta quinta-feira de negar vistos para parte da delegação venezuelana que na próxima semana participará da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

    “Governo dos Estados Unidos, você é obrigado a conceder vistos para toda a delegação venezuelana, não aceito que negue o visto para o ministro Barrientos (Wilmer, da Presidência), nem para o chefe da Casa Militar ou para qualquer outro membro da delegação”, disse Maduro em um discurso emocionado.

    “Se for preciso tomar medidas diplomáticas contra o governo dos Estados Unidos, vou tomá-las no nível mais drástico necessário, não vou aceitar qualquer tipo de agressão”.

    Maduro afirmou que com a decisão de negar os vistos os Estados Unidos pretendem dificultar sua viagem para a Assembleia Geral da ONU, caso “decida ir a Nova York para representar a Venezuela, a ALBA e a consciência latino-americana”.

    “Governo dos Estados Unidos, você não é dono da ONU. A ONU está em Nova York, então terá que mudar a ONU”.”

    http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/maduro-acusa-eua-de-negar-vistos-para-delegados-na-onu,fa607de8df431410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

  4. De Gogó o Morales está bem. E como anda a desigualdade social na Bolívia? Como anda seus desenvolvimento econômico? Quais são suas ações para integração latino americana? Fala muito e faz pouco.

    • E como anda a desigualdade social nos Estados Unidos, na Europa Ocidental, incluindo Espanha, Grecia, Italia, Inglaterra, Irlanda, paises que como centro do imperialismo ocidental se beneficiam da exploracao da mao de obra barata dos paises do hemisferio sul entretanto o contraste entre a maioria os 90% da populacao e a minoria, o resto os 10% esta cada vez mais se aproximando ao nivel dos paises chamados perifericos.

      • Ando no centro de São Paulo e não vejo americanos, espanhóis, gregos, italianos, ingleses e irlandeses para todo canto…

        Já bolivianos… 😉

        Acho que isso dá uma boa indicação de quem realmente está na m…

  5. O Cocaleiro não perde a oportunidade de mostrar a bunda kkkk
    Ai Dilminha o papagaio de pirata do Chavez esta sem um ombro para posar ja que o Maduro caiu de maduro da bicicleta.

    • Cocaleiro? No mundo capitalista as pessoas tem que se virar para adquirir dinheiro. Vender coca? Que tal o envolvimento dos servicos secretos de Inglaterra e dos Estados Unidos na propagacao de cocaina e heroina na Europa e America do Norte. Afinal das contas quem faz dinheoiro realmente com a venda de coca sao os mafiosos norte americanos e europeus ligados com os servicos secretos, CIA, MI6 etc. E estes mafiosos estao completmentre entrelacasdos com o sistema politico e social norte americano e europeu. Nos Estados Unidos praticamente nao se faz negocio algum sem o envolvimento de um mafioso ou outro. Ate eleicao presidencial e de senadores. Os maiores consumidores de cocaina sao as classes medias e altas da Europa e dos Estados Unidos. E no entanto nao tacham esses europeus e norrte americanos de “Cocaleiros”

      • A CIA é o maior controlador da cocaina no mundo meu caro.
        Cocaina vale mais que ouro,faz e derruba governos,banca guerras.
        E voce não acha que Lulinha paz e amor pode ser um capo da coca usando a mesma para alicerçar seu sonho etilico Bolivariano e para comprar simpatias Africanas ? O Cachoeira que o diga.

  6. E de se esperar que os decendentes de europeus no Brasil tratam com desprezo, e ao nivel de deboche a opiniao do presidente da Bolivia. que Obama comete crimes contra a humanidade.Mas Morales nao esta dizendo nada novo. Craig Paul Roberts, ex secretario do Tesouro dos EUA na administracao do Presidente Ronald Reagan, diz mesmo que Obama e John Terry sao criminosos de guerra que devem ser presos e enviados para o Tribunal de Haia. Gostaria de ler o que esses reacionarios facistas brasileiros que escrevem no Plano Brasil pensam sobre a tese de Craig Paul Roberts que os dois ultimos presidentes dos EUA, Bush junior e Negro Obama sao criminosos de guerras e que os EUA se tornaram o centro do eixo do mal. Vao acusa-lo de esquerdita? comunista? castroista? Se acusa-lo nesses termos eu diria ou sao ignorantes ou nao sao serios. Craig Roberts e de direita, conservador republicano.

    • kkkkkk pow meu caro voce vive nesse mundo negroide so falta dizer que o primeiro Brasileiro foi um negroide da Pangéia né !
      Aqui entre nosso povo segregadores não tem espaço e o preconceito não se origina somente de descendentes de Europeus.
      Aqui no Brasil o preconceito se origina na propria minoria que por si mesma se entitula e se rotula como vitima a exigir beneficios por compaixão ou complexo de culpa.
      A capacidade e a determinação de vencer independe de raça,credo ou condição social.

      • Meu comentario sobre o racismo por detrar da caricaturizacao de Morales como Cocaleiro nao foi a parte mais significativa do meu comentario. Queria chamar atencao por que trazer fator ‘Coca’ quando Morales diz que o Obama e um criminoso de guerra e o silencio quando um ex secretario do Tesouro EUA na administracao de Ronaldo Reagan, ex editor do jornal Wall Street e do Business Weekly, faz essa acusacao ainda em maior tom. Diz que se Obama viajar para o exterior quando ja nao for mais presidente dos EUA deve ser preso e enviado para o Tribunal de Haia. Quanto as minorias sao os criadores da ideologia racista, nao me faca rir. Ou esta brincando ou fala por ignorancia. O que sao hoje minoria na America Latina, os chamados ‘Indios’ eram a maioria e foram massacrados. Os criadores da ideologia racistas, criaram o conceito da inferioridade das racas dos paises colonizados para juistificar suas acoes criminais. Com a mao esquerda segurava uma biblia que dizia que todos sao iguais diante Cristo e com a outra mao a facao ou uma pistola, forcava os nativos trabalhares debaixo do xicote ate morrerem. Isto e a base do racismo meu caro. Sds

  7. Até onde é possível ir o patetismo da corja bolivariana? O Zacarias dos altiplanos resolveu tomar as dores do seu amigo, o motora de busão, pelo fato de que o Tio Sam não deixou o mesmo sobrevoar a terra dos Menudos. E incorporou o estilo do “Não se reprima!”. Ridículo…..

  8. Tá bom, ele denuncia Obama, Obama é processado e condenado e vivemos felizes para sempre. Brincadeira, seria melhor esse cocaleiro cuidar da porcaria de seu país e também parar de falar dos outros e não cumprir também as leis. Será que ele esqueceu que pelo fato de negar o salvo conduto ao senador ele forçou o mesmo a ficar em situação de quase risco.

Comentários não permitidos.